ISSN 1645-3794
Versão impressa

ISSN 2182-7400
Versão digital

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) especializada em temáticas africanas. Aberta à comunidade científica internacional que trabalha nas áreas das Ciências Sociais e Humanas sobre este continente publica artigos originais em quatro línguas (português, inglês, espanhol e francês). Baseando-se num rigoroso sistema de arbitragem científica por pares a revista Cadernos de Estudos Africanos tem tido desde o seu primeiro número, datado de Julho de 2001, uma publicação regular e semestral.

Todos os autores que apresentarem os seus artigos para publicação aos Cadernos de Estudos Africanos assumem o compromisso de não apresentar esses mesmos artigos a outras revistas e, simultaneamente, conferem à Coordenação dos Cadernos de Estudos Africanos os direitos de indexação, em bases de dados nacionais e internacionais, dos artigos publicados. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas, tal como a referência a figuras ou gráficos já publicados, são da exclusiva responsabilidade dos autores e os direitos de publicação são propriedade do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos apresentados devem ser originais, redigidos em língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola.

Todos os artigos propostos para publicação na revista Cadernos de Estudos Africanos  devem ser enviados por correio electrónico para cei@iscte.pt ou ana.benard.costa@iscte.pt.

Numa página à parte deve constar:

a) Identificação do autor;
b) Instituição a que pertence;
c) Actual função;
d) Morada institucional;
e) E-mail;
f) Telefone e Fax.

Artigos originais

Os textos devem ser formatados a espaço duplo (norma também válida para as notas e bibliografia), em fonte Times New Roman, corpo 12, e margens não inferiores a 3 cm. Se o ficheiro de texto em Word for Windows, deve-se indicar a versão utilizada.

Os quadros, gráficos e figuras devem, ainda, ser enviados no formato em que foram elaborados e também num ficheiro separado

O limite máximo de dimensão dos artigos é de 60.000 caracteres com espaços incluídos (cerca de 30 páginas), incluindo notas, bibliografia, quadros, gráficos e figuras. Cada artigo terá de ser acompanhado de: título, resumo (até 120 palavras) e 6 palavras-chave.

O título, o resumo e as palavras-chave deverão vir obrigatoriamente em português e na língua original do texto. Nos artigos em português o resumo deve vir em português e em inglês.

As divisões internas do texto (exceptuando a primeira) devem ser introduzidas por subtítulos, sendo os principais em negro e, caso haja subdivisões dentro das divisões, estas devem vir em itálico.

As notas de texto serão notas de rodapé, de carácter explicativo ou remissivo. Não devem exceder, preferencialmente, as cinco linhas. As remissões entre diferentes partes do texto serão preferencialmente evitadas e, a existir, farão referência ao número de página remetido.

Os textos devem ser formatados de acordo com as normas da APA resumidas no site: http://cei.iscte-iul.pt/cadernosafricanos

Recensões

As recensões não devem exceder os 8.000 caracteres (com espaços). A obra recenseada deve ser identificada pelo seu autor, título, local de edição, editora, data de edição e número de páginas. As citações de outras obras (para além da recenseada) devem ser feitas no decurso do texto, entre parênteses, com referência ao autor, à obra citada, à sua data de edição e à página a que se reporta a citação (ex: M. Newitt, História de Moçambique, 1997, p.102). No caso de a citação referir uma obra citada no livro recenseado, deverá estar explícito no texto da recensão e apenas será necessário indicar a data de edição.

Os textos devem ser formatados de acordo com as normas da APA resumidas no site: http://cei.iscte-iul.pt/cadernosafricanos

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2013 Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Edifício ISCTE-IUL
Avenida das Forças Armadas
1649-026 Lisboa, Portugal
Tel.: +351 210 464 029
Fax: +351 217 964 710

http://cea.revues.org/

cei@iscte.pt