ISSN 0254–0223
[Versão impresa]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista Ciência e Técnica Vitivinícola publica artigos originais, notas técnicas e revisões bibliográficas, em português, em francês e em inglês, nos diferentes sectores da ciência e da tecnologia da vinha e do vinho.

 

Forma e preparação de manuscritos

O texto, em papel A4, deverá ser processado em “Times New Roman”, tamanho 12, estilo normal, com marginalização das páginas de texto de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda), com espaçamento de parágrafo no texto de 6 pontos depois, espaçamento de entrelinha de 1,5 espaços e com alinhamento justificado.

  No início de cada artigo, deverá indicar-se: o título na língua do texto principal em maiúsculas (Tamanho 14, “bold”), centrado, seguido da sua tradução numa das outras línguas (em português, se a língua principal do texto for o francês ou o inglês), em maiúsculas (Tamanho 12, “bold”); o nome dos autores, em minúsculas excepto as primeiras letras (Tamanho 12 a “bold”); e o nome da(s) instituição(ões) onde foi efectuado o trabalho e seu endereço (Tamanho 10).

  Os artigos serão redigidos, sempre que possível, segundo o seguinte plano, com os títulos em maiúsculas, tamanho 12, “bold”, centrados e espaçamento de 6 pontos antes e depois:

a)   RESUMO (em português, tamanho 10).

b)   Palavras-Chave (cinco no máximo, nas duas línguas do título, tamanho 10).

c)   INTRODUÇÃO

d)   MATERIAL E MÉTODOS

e)   RESULTADOS E DISCUSSÃO

f)   CONCLUSÕES

g)   RÉSUMÉ (em português, tamanho 10);

h)   SUMMARY (em inglês, tamanho 10);

i)   AGRADECIMENTOS

j)   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (tamanho 10, espaçamento de linha 1 e espaçamento entre referência de 6 antes )

  Os quadros (numerados em romano) e respectivos títulos e as figuras (numeradas em árabe) e respectivas legendas, devem ser apresentados à parte, centrados, sendo a palavra quadro em maiúsculas (QUADRO). Os títulos dos quadros e legendas das figuras serão nas duas línguas do título do artigo. As legendas das figuras, devem ser processadas numa folha separada. As figuras são fornecidas no estado definitivo ou em tamanho que permita a redução para a mancha da página da revista.

  As unidades de medidas são as do Sistema Internacional de Unidades (S.I.).

  As referências bibliográficas devem ser citadas no texto da seguinte forma: ou incluídas - Silva e Almeida (1940), ou (Silva e Almeida, 1940). Quando comportar mais de dois autores, apenas será mencionado o primeiro seguido de “et al.” - (Silva et al., 1940).

No final do artigo a listagem das referências são apresentadas por ordem alfabética dos nomes dos primeiros autores e por ordem cronológica para um mesmo autor ou autores e sob as formas seguintes:

- artigo (standard) numa revista:

Duarte F.L., Clímaco M.C., 1991. Utilização da mistura azeotrópica pentano-diclorometano no doseamento de constituintes voláteis dos vinhos. Ciência Tec. Vitiv., 10, 23-31.

- obra citada no seu conjunto:

Esau K., 1965. Plant Anatomy. 767 p. John Wiley & Sons Inc, New York.

- tese:

Alves M.A.C., 1992. Caracterização química de quatro castas produtoras de Vinho do Porto durante a maturação. 175 p. Tese de Doutoramento, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

- citação de uma parte de uma obra:

Versini G., Odello L., 1991. Grappa: Considerations on the italian traditional distillation. In: Les eaux-de-vie traditionelles d’origine viticole. 32-37. Bertrand A. (ed.), Lavoisier-TEC & DOC, Paris.

 A menção “comunicação pessoal” ou “ dados não publicados” deve ser feita entre parêntesis no texto.

  O texto do artigo será proposto à Ciência e Técnica Vitivinícola, em triplicado, junto com suporte magnético em disquete 3.5”. As correcções indicadas pelos referees, bem como as provas tipográficas, enviadas ao primeiro autor, devem ser revistos no prazo de 10 dias, podendo a demora na devolução à Comissão de Redacção implicar anulação da aceitação ou passagem a outro número.

Copyright: no caso de aceitação para publicação, os autores transmitem os seus direitos de copyright a Ciência e Técnica Vitivinícola.

 

Linha editorial

A revista Ciência e Técnica Vitivinícola aceita toda a colaboração científica que dê a conhecer o resultado de trabalhos de investigação e experimentação originais, bem como notas técnicas, artigos de revisão e recensões bibliográficas, no domínio da enologia, viticultura e economia vitivinícola.

O artigo é analisado pela Comissão de Redacção, que verifica o seu enquadramento nos objectivos da revista e envia para a apreciação à Comissão de Leitura, sendo avaliado por um número mínimo de 3 referees da respectiva área e posteriormente devolvido aos autores para as correcções consideradas pertinentes. Cabe aos autores a revisão das primeiras provas enviadas pela tipografia.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2014 Ex-Estação Vitivinícola Nacional (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.)

Quinta da Almoínha, 2565 – 191 Dois Portos, Portugal

Tel.: (351) 261712106

Fax: (351) 261712426

e-mail: ctv.doisportos@iniav.pt

web site: www.iniav.pt