ISSN 0807-8967
[versão impressa e online]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Descreve a política editorial da revista
A Diacrítica é uma revista universitária, de periodicidade anual, editada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A revista acolhe propostas de publicação de colaboradores internos e externos ao CEHUM que se enquadrem no domínio dos estudos decorrentes das três linhas de ação do Centro: Ciências da Literatura, Ciências da Linguagem e Filosofia e Cultura. Cada edição é subdividida em três volumes individuais respeitantes a cada linha de ação: Diacrítica Série Ciências da Literatura, Diacrítica Série Ciências da Linguagem e Diacrítica Série Filosofia e Cultura.

Especifica as áreas de interesse da publicação e o tipo de artigos e outros assuntos que publica
A Revista Diacrítica subdivide-se em três séries: Ciências da Literatura, Ciências da Linguagem e Filosofia e Cultura, com focos de estudo, coordenção e publicação individuais. Para além de artigos, sujeitos a arbitragem científica, a revista recebe igualmente entrevistas e recensões críticas, dentro das áreas de investigação respeitantes a cada uma das suas três séries, que se pautem por critérios de qualidade e interesse científicos reconhecidos pelos órgãos competentes da revista.

Relata os procedimentos de avaliação por pares (peer review) da revista
Os artigos propostos à Revista Diacrítica para publicação são submetidos à emissão de pareceres por dois avaliadores (ou três, quando necessário) na respectiva área científica em que o texto se enquadra. Os artigos são enviados sob anonimato aos blind referees, internos e externos ao CEHUM, a quem é solicitado que o parecer emitido tenha em conta, de acordo com a ficha de avaliação adoptada pela Revista:

  • adequação às normas de publicação da Revista
  • adequação do tema do artigo ao âmbito da Revista
  • pertinência
  • originalidade
  • enquadramento teórico
  • pertinência da metodologia crítica
  • clareza da apresentação
  • argumentação e relação entre hipóteses de partida e resultados
Os pareceres deverão incluir uma recomendação em relação a possível publicação, entre as seguintes: publicar sem quaisquer modificações; publicar com pequenas modificações; publicar com modificações significativas; o artigo não se revela adequado para publicação. Será ainda solicitada a indicação de sugestões e sua justificação, para melhoria da qualidade científica do artigo submetido a parecer, a ser enviadas, sob anonimato, aos Autores.

Especifica o público da revista
A Diacrítica destina-se a investigadores/as e a estudantes com interesse pelas áreas de estudo vinculadas às três séries de investigação da revista.

 

Forma e preparação de manuscritos

Todos os artigos, entrevistas e recensões propostos para publicação na Diacrítica devem ser enviados ao Coordenador/a da respetiva linha de ação da Revista a publicar, até às datas definidas por cada série, e elaborados de acordo com as respetivas Normas de Publicação.

Pode consultar o e-mail e contactos gerais dos Coordenadores/as de cada uma das três linhas de ação, para os quais deverão ser enviadas as propostas de publicação, através da seguinte página com as informações atualizadas: http://ceh.ilch.uminho.pt/orgaos_de_gestao.php

Dos artigos a submeter a publicação na revista devem ser remetidas duas versões eletrónicas, apresentadas em tamanho A4:

  • uma versão anónima, em ficheiro doc/docx (Microsoft Word)
  • uma versão identificada, em ficheiro pdf (Adobe), com a afiliação de autor e o respetivo endereço eletrónico (conforme consta nas normas de publicação)

Os textos das entrevistas e recensões deverão ser enviados em duas versões electrónicas, ambas identificadas, uma em ficheiro doc/docx (Microsoft Word) e outra em ficheiro pdf (Adobe)

Impõe-se que todos os artigos propostos para publicação sejam originais inéditos, não tendo sido anteriormente publicados, completos ou em parte, quer no formato impresso quer no eletrónico.

Os textos publicados e as imagens (se as houver) são da responsabilidade dos respetivos Autores.

Normas de Publicação:

Informações Gerais:
  1. São aceites originais inéditos escritos em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.
  2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no idioma do texto do artigo e no idioma português e inglês.
  3. Os artigos e as entrevistas não devem exceder 20 páginas (incluindo as notas e as referências).
  4. As recensões críticas não devem ir além dos 10 000 caracteres com espaços.
  5. A afiliação de autores deve ser feita a dois níveis, após o título do artigo e em nota de rodapé, devendo conter informação completa sobre os autores.
  6. Todos os textos propostos para publicação na revista e redigidos no idioma português deverão seguir o disposto no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor desde 2009.

Afiliação de Autores:
Títulos:
  1. O título do original deverá estar em Negrito, Times New Roman 14, alinhado à esquerda.
  2. Os títulos das secções e subsecções deverão estar em negrito e o tamanho da fonte deve ser Times New Roman 12.
  3. Sugere-se a utilização de, no máximo, dois níveis de titulação, sem numeração ou com numeração árabe (e.g. 1, 2.2., mas não 3.2.1.).

Resumo/Abstract e Palvras-chave/Keywords:
  1. O Resumo deverá ser escrito depois do título do artigo, sem parágrafo e com 1 cm de recuo a partir das margens esquerda e direita. Não deve constar a designação Resumo.
  2. O texto do resumo não deverá exceder 150 palavras.
  3. O número máximo de palavras-chave é 6.

Texto
  1. As páginas deverão ser numeradas.
  2. Corpo de Texto:
    • Tipo de letra: Times New Roman
    • Tamanho: 12
    • Espaçamento entre linhas: Simples
    • Espaçamento entre parágrafos: 0 pt
    • Alinhamento: Justificado
    • Indentação de parágrafos: 1 cm
    • Margem superior e esquerda: 3 cm
    • Margem inferior e direita: 2 cm

Imagens:
  1. Todas as imagens, incluindo tabelas e equações que sejam imagens, devem ser incluídas no corpo do texto com referência. As imagens devem ser identificadas com numeração consecutiva e título, aparecendo abaixo da imagem (i.e. Figura 1. Título).
  2. Imagens a preto e branco produzem os melhores resultados, pelo que as coloridas devem ser evitadas.

Notas/Epígrafes:
  1. As notas deverão ser em Times New Roman 8, com espaçamento simples entre linhas e espaçamento de 0 pt entre notas e entre parágrafos de uma mesma nota, e surgirão em pé de página, com a numeração seguida.
  2. O algarismo que remete para a nota deverá ser colocado depois do sinal de pontuação. Exemplo: “como frequentemente pode ser demonstrado.5”.
  3. Nas remissões de umas para outras páginas do artigo, usar-se-ão as expressões latinas consagradas (cf. supra, cf. infra), que virão sempre em itálico e por extenso.
  4. As epígrafes, que deverão ser em itálico e sem aspas, em Times New Roman 10, só necessitam da indicação do nome do autor, sendo opcional a indicação do título da obra. Não devem ser usados parênteses para a indicação do nome do autor da epígrafe.
Referências:
  1. As citações pouco extensas (ate três linhas, inclusive) podem ser incorporadas no texto, entre aspas. (Utilizar a seguinte sinalização para aspas: “...”; e no caso de uma citação com aspas dentro de aspas: “... ‘...’ ...”.)
  2. As citações mais longas serão recolhidas, ficando impressas em Times New Roman 10, sem aspas, alinhadas, à esquerda, pela indentação de parágrafo do texto.
  3. As interpolações serão identificadas por meio de parênteses retos [ ].
  4. As omissões serão assinaladas por reticências dentro de parênteses curvos (...).
  5. No texto, o título das publicações será em itálico e o dos artigos, colocado entre aspas.
  6. Nas Referências devem apenas ser mencionados os autores e obras citadas no artigo.
  7. As referências serão sempre feitas no corpo do texto, na forma abreviada da indicação, entre parênteses curvos, do nome do autor, data de publicação e, se for o caso, número de página. Se se tratar de uma citação indirecta, essas indicações serão precedidas da palavra apud.
  8. Será incluída no final, em Times New Roman 10, com o título "Referências”, se o texto for em português, e com o título "References", se o texto for em inglês, a lista completa, por ordem alfabética de apelidos de autores, das obras que tenham sido referidas ao longo do texto.
  9. Se houver duas ou mais referências do mesmo autor e do mesmo ano, acrescentar-se-ão a data as letras a, b, etc. : e.g. Van Dine (1946a), (1946b).
  10. Qualquer informação adicional, tal como a indicação da data original de publicação de um artigo, deve ser apresentada entre parênteses rectos [ ].
  11. O apelido do autor consultado deverá estar formatado com a fonte Maiúsculas pequenas (no Word, menu Formatar, Fonte, opção Maiúsculas pequenas).
  12. Deverá sempre indicar-se a editora e a edição consultada. Poderá também indicar-se, se for considerada relevante, a data da primeira edição. Estas indicações deverão vir no fim da referência, entre parênteses retos. Quando se trate de traduções, deverá vir sempre indicado o nome do tradutor.

Recensões:
  1. A recensão não deverá apresentar título próprio, sendo identificada pelo nome do autor e título da obra recenseada, seguidos das indicações de edição e, por fim, do número de páginas do volume.
  2. A afiliação de Autor deverá seguir as mesmas normas já referidas para os artigos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2014 Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

Centro de Estudos Humanísticos
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

http://ceh.ilch.uminho.pt
E-mail: ceh@ilch.uminho.pt
Tel.: +351 253604184