ISSN 1645-6432
[versão online]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Escopo e política

1. Descrição da política editorial da revista

O e-Journal of Portuguese History é uma revista internacional, com arbitragem científica. Tem uma abordagem pluralista e não subscreve qualquer perspectiva ideológica, teórica ou metodológica. Os editores do e-Journal têm como objetivo a qualidade editorial e a publicação de artigos sujeitos a uma revisão “cega”, que cobrem qualquer período cronológico dentro de qualquer âmbito da investigação histórica.

2. Especificação das áreas de interesse da publicação e o tipo de textos a incluir sob categorias diferentes

O principal objetivo da revista é disponibilizar a publicação de trabalhos académicos sobre temas históricos, em especial aqueles que se relacionam com temas da história de Portugal analisada numa perspetiva comparada. As contribuições de caráter histórico provenientes de diferentes ciências sociais serão bem acolhidas. Além disso, é propósito da revista oferecer novas sobre a evolução da historiografia portuguesa, assim como proporcionar notícias e informação sobre as atividades de investigação em torno da história de Portugal.

As contribuições recebidas no e-JPH serão consideradas para as seguintes secções:

Artigos
Balanços e Debates
Instituições e Investigação
Recensões Críticas

3. Descrição dos procedimentos de avaliação por pares (peer review)

Todos os artigos recebidos são objecto das seguintes fases:

a) Envio aos 6 Editores para apreciação do seu enquadramento global no perfil da revista e sugestão dos nomes de 2 relatores.

b) Uma vez acordados estes relatores, o texto (sem identificação do seu autor), é-lhes enviado para revisão “cega”, solicitando um parecer sobre o seu conteúdo científico. Depois de recebidos ambos os pareceres, estes são enviados ao autor ou autora para consideração, reformulação ou melhor fundamentação.

c) Uma vez recebida a resposta do autor, ou o texto reformulado, este é enviado de novo aos relatores para apreciem as alterações feitas. Existindo uma discrepância de fundo entre o autor e um ou ambos os relatores, o texto é enviado a um 3º relator, ou então, se o teor da discrepância o justificar, o assunto é apreciado conjuntamente pelos Editores.

d) Os editores se esforçam para informar os autores, o mais rapidamente possível, sobre as decisões sobre os trabalhos apresentados. Acusa-se a recepção, mas os autores devem esperar até 6 meses antes da notificação de aceitação, aceitação condicional, convite para revisão e reapresentação, ou rejeição.

e) Depois de se receber o acordo final dos revisores, o texto é enviado para o tradutor oficial da revista para efeitos de revisão linguística.

f) O texto em Inglês, entra finalmente em composição. É enviado a um dos assistentes dos Editores, que procede a uma última revisão sobre a escrita do artigo (resolvendo as dúvidas em caso de necessidade directamente com o autor) preparando, depois, o layout final.

g) Uma vez terminado o trabalho anterior, os textos são enviados para a Brown University onde são colocados em linha. Nesta última fase, antes do acesso ser totalmente disponibilizado, os autores tem, ainda, a possibilidade de conferir a versão final e sugerir alterações de pormenor.

4. Especifica o público da revista
Historiadores e académicos de diferentes países. A forma de averiguar este interesse pode ser feita através da consulta das numerosas bibliotecas universitárias que disponibilizam no seu site o acesso direto à revista.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os textos devem ser enviados em Inglês, em formato digital, em anexo a um e-mail dirigido aos Editores [ejph@reit.up.pt].

Os textos devem ser enviados em Times New Roman, duplo espaço, 12 pt fonte, e devem incluir um resumo (máximo 100 palavras, em Português e em Inglês), 5 palavras-chave (em Português e em Inglês) e referências bibliográficas.

As notas de rodapé devem ser, também, em Times New Roman, espaço simples, 10 pt fonte. Devem ser reduzidas ao mínimo e podem incluir referências a fontes ou breves comentários sobre uma ideia expressa no texto.

Os artigos também podem incluir imagens, figuras, gráficos ou apêndices que sevem ser enviados em arquivos separados. Sempre que necessário, o autor deve obter autorização legal para a reprodução destes materiais.
Os textos devem ser enviados em Inglês. Os autores que não se sintam totalmente seguros da versão inglesa devem diligenciar para que os seus textos sejam traduzidos profissionalmente. Os editores reservam-se o direito de introduzir uma revisão final destinada a uniformizar os textos segundo as normas internacionais.

O e-Journal of Portuguese History aceita textos que podem ser publicados nas seguintes secções:

- Artigos não devem exceder 40.000 caracteres.
- Balanços e debates não devem exceder 40.000 caracteres.
- Instituições e Investigação não devem exceder 20.000 caracteres.
- Recensões Críticas não devem exceder 15.000 caracteres. Estas resenhas não necessitam de resumo nem de palavras-chave. A referência completa ao livro e o ISBN devem ser enviados à revista.

Padrões de apresentação na revista

Os autores devem enviar uma breve nota biográfica no corpo da mensagem que acompanha o documento apresentado. Esta nota deve incluir a filiação institucional, endereço de e-mail, número de telefone e domicílio do autor para correspondência.

Padrões de referências bibliográficas

As referências bibliográficas, incluídas no texto, devem seguir o sistema de Harvard, indicando o apelido do autor, data de publicação e número da página. Por exemplo, (Boxer 1969: 146). As referências completas devem ser listadas no final do artigo, de acordo com os exemplos que se seguem:

Accati, Luisa (2000). Volontà e autorità. Francisco Suarez e la naturale privazione dell'etica. Quaderni Storici, 35 (3): 623-653.

Chaunu, Pierre (1971). La Civilization de l'Europe des Lumières. Paris: Arthaud.

Engerman, Stanley L. (1981). Notes on the patterns of economic growth in the British North American colonies in the seventeenth, eighteenth and nineteenth centuries. In Paul Bairoch and Maurice Lévy-Leboyer (eds.), Disparities in Economic Development since the Industrial Revolution. London: Macmillan, 46-57.

Smith, Adam (1976) [1776]. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations, ed. R. H. Campbell and A. S. Skinner, 2 Volumes. Oxford: Clarendon Press.

Artigos originais: define "artigos originais" e outros tipos de materiais

Todos os textos submetidos ao e-JPH devem ser originais, ainda não publicados em qualquer outra revista.

Determina a extensão e outras instruções para a apresentação de resumos

O resumo não deve exceder 100 palavras e deve ser enviado tanto em Inglês e Português.

Define os tipos de documentos publicados pela revista

Artigos
Balanços e Debates
Instituições e Investigação
Recensões Críticas

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2014 Universidade do Porto / Brown University
Universidade do Porto – Faculdade de Letras
Via Panorâmica, s/n
4150-564 PORTO
PORTUGAL

E-mail: ejph@reit.up.pt