ISSN 1647-6158
[versão impressa ]

ISSN 1647-7316
[versão online ]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Pesquisa feita pelos artistas

A Revista :Estúdio publica artigos originais na área de Estudos Artísticos com o objetivo de debater e disseminar a inovação e a investigação nesta área do conhecimento. Trata-se de apresentar pesquisa, dentro da Arte, feita pelos artistas. Os autores estudam a obra de um outro profissional, seu colega.


A revista :Estúdio segue princípios de qualidade científica, pluralismo e relevância cultural. Promove a publicação de artigos que:
  • Explorem o ponto de vista do artista sobre a arte;
  • Introduzam e deem a conhecer autores de qualidade, menos conhecidos, originários do arco de países de expressão de línguas ibéricas;
  • Apresentem perspetivas inovadoras sobre o campo artístico;
  • Proponham novas sínteses, estabelecendo ligações pertinentes e criativas, entre temas, autores, épocas e ideias.

Arco de expressão ibérica

A revista :Estúdio assume como línguas de trabalho o português, o castelhano, o galego e o catalão, incentivando a descentralização cultural e a promoção do encontro de culturas que podem ser mais próximas no contexto da geografia atual.

Âmbito dos originais
A revista :Estúdio recebe submissões de artigos originais segundo os temas propostos em cada número, e mediante algumas condições e requisitos:

  • Os autores dos artigos são artistas ou criadores graduados em qualquer área artística.
  • O autor do artigo debruça-se sobre outra obra diferente da própria.
São fatores de preferência:
  • Incentivam-se artigos originais que tomam como objeto um criador oriundo de país de expressão linguística portuguesa ou espanhola.
  • Incentiva-se a revelação de autores menos conhecidos, mas de qualidade.

Ética

Ética da publicação e declaração de boas práticas

(baseado nas recomendações Elsevier, SciELO e COPE - Committee on Publication Ethics)

 

A revista Estúdio está empenhada em assegurar ética na publicação e qualidade nos artigos.

Os Autores, Editores, Pares Académicos e a Editora têm o dever de cumprir as normas de comportamento ético.

 

Autores:

Ao submeter um manuscrito o(s) autor(es) assegura(m) que o manuscrito é o seu trabalho original. Os autores não deverão submeter artigos para publicação em mais do que um periódico. Os autores não deverão submeter artigos descrevendo a mesma investigação para mais que uma revista. Os autores deverão citar publicações que foram influentes na natureza do trabalho apresentado. O plagiarismo em todas as suas formas constitui uma prática inaceitável e não ética. O autor correspondente deve assegurar que existe consenso total de todos os co-autores da submissão de manuscrito para publicação. Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão no seu trabalho publicado, é obrigação do autor notificar prontamente a revista e colaborar com o editor para corrigir ou retractar a publicação.

 

Editores:

Os Editores deverão avaliar os manuscritos pelo seu mérito sem atender preconceitos raciais, de género, de orientação sexual, de crença religiosa, de origem étnica, de cidadania, ou de filosofia política dos autores. O editor é responsável pela decisão final de publicação dos manuscritos submetidos à revista.

O editor poderá conferir junto de outros editores ou pares académicos na tomada de decisão.

O editor ou outros membros da revista não poderão revelar qualquer informação sobre um manuscrito a mais ninguém para além do autor, par académico, ou outros membros editoriais. Um editor não pode usar informação não publicada na sua própria pesquisa sem o consentimento expresso do autor. Os editores devem tomar medidas razoáveis quando são apresentadas queixas respeitantes a um manuscrito ou artigo publicado.

A opinião do autor é da sua responsabilidade.

 

Pares académicos:

A revisão por pares académicos auxilia de modo determinante a decisão editorial e as comunicações com o autor durante o processo editorial no sentido da melhoria do artigo. Todos os manuscritos recebidos são tratados confidencialmente. Informação privilegiada ou ideias obtidas através da revisão de pares não devem ser usadas para benefício pessoal e ser mantidas confidenciais. Os materiais não publicados presentes num manuscrito submetido não podem ser usados pelo par revisor sem o consentimento expresso do autor. Não é admissível a crítica personalizada ao autor. As revisões devem ser conduzidas objetivamente, e as observações apresentadas com clareza e com argumentação de apoio. Quando um par académico se sente sem qualificações para rever a pesquisa apresentada, ou sabe que não consegue fazê-lo com prontidão, deve pedir escusa ao editor. Os pares acdémicos não deverão avaliar manuscritos nos quais possuam conflito de interesse em resultado de relações de competição, colaboração, ou outras relações ou ligações com qualquer dos autores, ou empresas ou instituições relacionadas com o artigo. As identidades dos revisores são protegidas pelo procedimento de arbitragem duplamente cego.

 

Critérios de arbitragem:

São critérios de seleção:

  • Interesse, relevância e originalidade e fundamentação do texto;
  • Adequação linguística;
  • Correta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.
  • Dentro do tema geral proposto para cada número, ‘Criadores Sobre outras Obras,’ versar sobre autores com origem nos países do arco de línguas de expressão ibérica, ou não o sendo, sendo autores menos conhecidos.

Os números pares da revista, versam, adicionalmente, sobre um tema específico proposto.

Artigos originais:

Os artigos propostos deverão ser originais, comprometendo-se os autores a não os candidatarem em simultâneo a outra publicação, nem os republicarem sem autorização desta revista.

Os artigos completos são acompanhados de declaração de originalidade e não publicação em outro local.

Apreciação em duas fases

Os originais serão submetidos a um processo editorial que se desenrola em duas fases, a fase de resumo provisório e a fase de artigo completo.

Na primeira fase, fase de resumos, os resumos submetidos são objeto de uma avaliação preliminar por parte do Diretor e/ou Editor, que avalia a sua conformidade formal e temática. Uma vez verificados os requisitos formais e temáticos indicados acima, será enviado a dois, ou mais, pares académicos que integram o Conselho Editorial internacional, e que determinam de forma anónima: a) aprovado b) não aprovado.

Na segunda fase, uma vez conseguida a aprovação preliminar, o autor do artigo deverá submeter, em tempo, a versão completa do artigo, observando o manual de estilo ("meta-artigo").

Esta versão do original será enviada a dois ou mais pares académicos, que integram o conselho editorial internacional, e que determinam de forma anónima: a) aprovado b) aprovado mediante alterações c) não aprovado.

Os procedimentos de seleção e revisão decorrem assim segundo o modelo de arbitragem duplamente cega por pares académicos (double blind peer review), onde se observa, adicionalmente, em ambas as fases descritas, uma salvaguarda geográfica: os autores serão avaliados somente por pares alheios à sua afiliação.

Antes da publicação os autores cumpriram com a declaração de originalidade e cedência de direitos, bem como comparticiparam nos custos de publicação.

Componentes do artigo

Componentes do artigo original

Os textos devem ser formatados em letra Times New Roman a espaço e meio, tamanho 12 (com exceção dos Resumos, Palavras-chave, legendas de Figuras, blocos de texto citados e Bibliografia, que serão a compostos a um espaço e tamanho 11). Devem ser enviados por e-mail (estudio@belasartes.ulisboa.pt) com o ficheiro de texto em Word (*.doc ou *.docx). Não pode apresentar notas de rodapé ou finais.

O resumo provisório (primeira fase de submissão) pode ter um máximo de 2.000 caracteres ou 300 palavras, sem apresentar nome do autor. Deverá incluir título, uma ou duas figuras, devidamente legendadas.

O artigo completo (segunda fase de submissão) pode ter um máximo 12.000 caracteres (incluindo espaços) no corpo do texto excluindo resumos, legendas e referências bibliográficas. Poderá incluir as Figuras ou Quadros que forem julgados oportunos (máximo de dez) devidamente legendados.

O Título deve ser descritivo e com um máximo de 150 caracteres (incluindo espaços), e traduzido também para inglês.
Segue-se-lhe a menção "artigo submetido a dia-mês-ano" (data de submissão do artigo completo).
Segue-se-lhe o resumo com um máximo de 650 caracteres, a que se seguem três a cinco palavras-chave.
Segue-se-lhe a tradução do resumo e das palavras-chave para inglês.
Segue-se-lhe o corpo do artigo, que é composto por uma parte de "Introdução" (com este ou outro título), por uma parte de desenvolvimento (composta por uma ou mais divisões com títulos numerados e começando em "1" e com eventuais subsecções até ao segundo nível, como por exemplo "1.1" etc.). O artigo encerra com a "Conclusão", que a exemplo da "Introdução" não é uma secção numerada. No final apresenta-se o capítulo "Referências" que apenas inclui as referências bibliográficas citadas ao longo do texto (e apenas essas).

Citações: as transcrições menores que duas linhas abrem e encerram com aspas verticais. As transcrições mais extensas são destacadas num bloco (tamanho 11 e entelinha 1) e em itálico, sem aspas.

Referências: as referências bibliográficas das obras citadas devem obedecer às seguintes orientações:

  • Livro;
    Apelido, Nome Próprio (ano) Título do Livro: Subtítulo. Local de edição: Editora. ISBN.
  • Artigo em publicação periódica:
    Apelido, Nome Próprio (ano), "Título do artigo", Nome da Revista. ISSN. Volume (número), páginas.
  • Textos em colectâneas:
    Apelido, Nome Próprio (ano), "Título do texto: subtítulo." In Nome Próprio e Apelido (org.), Título da Colectânea: Subtítulo. Local de edição: Editora, páginas. ISBN.

Os vocábulos noutras línguas são formatados em itálico. Não são utilizados negritos, exceto nos títulos.

Os elementos extra textuais nos artigos são apenas "Quadros" ou "Figuras" e são inseridos no texto submetido com as legendas respetivas. Os Quadros ou Figuras devem ser referidos no correr do texto (ex. "Figura 1"), e identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos. As "Figuras" apresentam legenda numerada, por baixo, com identificação de autor, título, data, local, dimensões e menção da sua fonte (própria ou referida). Os Quadros são legendados por cima, com descrição simples do que apresentam e menção da sua origem (Fonte própria ou referida).
Cada artigo não deve ultrapassar o total de 3 Quadros e 10 Figuras.

Envio de artigos à Revista :Estúdio

Envio de artigos à Revista :Estúdio

Os manuscritos são enviados à Estúdio segundo duas fases de aprovação, fase de resumo provisório e fase de texto completo.

Primeira fase: envio de resumos provisórios
Para submeter um resumo preliminar do seu artigo à :Estúdio envie um e-mail para estudio@belasartes.ulisboa.pt, com dois anexos distintos em formato Word for Windows, e assinalando o número da revista em que pretende publicar.

Um dos anexos contém o texto referente ao artigo anónimo, com título.

O outro dos anexos contém os dados pessoais e o título do artigo a que corresponde.

Ambos os anexos têm o mesmo nome (uma palavra qualquer do título do artigo) com uma declinação em _a e em _b.
Por exemplo:

  • O arquivo "palavra_preliminar_a.docx" contém o título do artigo e os dados do autor.
  • O arquivo "palavra_preliminar_b.docx" contém título do artigo e um resumo.
O resumo não deverá conter qualquer menção ao autor, direta ou deduzível (eliminá-la também das propriedades do ficheiro). Não pode haver auto-citação na fase de submissão.
Estes procedimentos em arquivos diferentes visam viabilizar a revisão científica cega (blind peer review).

Segunda fase: envio de artigos completos, após aprovação do resumo provisório
Após a superação da fase de resumos provisórios o artigo completo é enviado em tempo, na forma de arquivo, contendo todo o artigo (com o seu título), mas sem qualquer menção ao autor, direta ou deduzível (eliminá-la também das propriedades do ficheiro). Também não pode haver auto-citação na segunda fase de submissão.
O arquivo deve ter o mesmo nome do anteriormente enviado, acrescentando a expressão ‘completo’ (exemplo: palavra_completo_b).
As figuras que o artigo inclui são também enviadas em separado, em arquivos "jpg" nomeados por exemplo "palavra_completo_fig_01.jpg," "palavra_completo_fig_02.jpg," etc. A resolução destes arquivos deverá ser compatível com a impressão, ou seja, deverá ter no mínimo 800 pixel do lado menor (sendo 800 um valor mínimo: é preferível maior).

Após a aprovação

Custos de publicação:

A publicação por artigo na :Estúdio pressupõe, após aprovação, uma comparticipação de cada autor nos custos associados (166 euro).

Declaração de originalidade

A revista :Estúdio requere aos autores que a cedência dos seus direitos de autor para que os seus artigos sejam reproduzidos, publicados, editados, comunicados e transmitidos publicamente em qualquer forma ou meio, assim como a sua distribuição no número de exemplares que se definirem e a sua comunicação pública, em cada uma das suas modalidades, incluindo a sua disponibilização por meio eletrónico, ótico, ou qualquer outra tecnologia, para fins exclusivamente científicos e culturais e sem fins lucrativos. Assim a publicação ocorre mediante o envio da declaração correspondente.

Outras informações

A revista :Estúdio publica artigos originais submetidos ao Conselho Editorial e também artigos editoriais por autores convidados.
A revista inclui também sinopses, elaborados pelo Conselho Editorial, de livros, periódicos e outros materiais culturais oferecidos à :Estúdio.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2018 Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Faculdade de Belas-Artes
Largo da Academia
1249-058, Lisboa, Portugal
Tel.: +351213252108
Fax:+351213470689

estudio@belasartes.ulisboa.pt

www.estudio.fba.ul.pt