ISSN 2341-4545
[versão impressa
]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

 

Escopo e política

 

·         O GE Portuguese Journal of Gastroenterology (Jornal Português de Gastrenterologia) recebe e, eventualmente, publica artigos da mais variada índole, relacionados directa ou indirectamente com o aparelho digestivo e a endoscopia.

·         A revista submete todos os artigos enviados, excepto aqueles expressamente solicitados pelo editor, à apreciação por 2 revisores. Estes são escolhidos preferencialmente entre os membros do conselho científico da revista ou, sempre que o artigo o justifique ou o artigo versar matéria sobre a qual não exista no Conselho Científico qualquer elemento com idoneidade sobre o assunto, outro avaliador que pode ser ou não gastrenterologista. Em caso de discordância profunda entre os revisores, o artigo é submetida à consideração do editor de secção que ajuizará da conduta a seguir.

·         As opiniões expressas nos artigos são da exclusiva responsabilidade dos autores.

·         A revista tem uma tiragem de 4.000 exemplares, sendo distribuída por todos os gastrenterologistas, cirurgiões, alguns internistas, bibliotecas hospitalares e centros de saúde.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

·         Após recepção, os manuscritos são avaliados pelo Conselho Editorial da Revista e enviados para os revisores. Estes analisarão o artigo e farão os comentários que considerarem pertinentes, os quais são enviados separadamente para o editor e para os autores. Quanto à aceitação dos artigos são consideradas as seguintes alternativas:

    Aceite

   Aceite após correcção

   Aceite após reformulação

   Recusado

 ·         Os originais, em inglês, devem ser submetido no Elsevier Editorial System platform at http://ees.elsevier.com/ge acompanhados da declaração de originalidade e da cedência dos direitos de propriedade.

   Dactilografados em triplicado a 2 espaços em folhas A4, numa só face do papel, com margens laterais não inferiores a 2,5 cm. Todas as páginas devem ser numeradas no canto superior direito. A numeração das referências, tabelas e quadros deve ser feita pela ordem de aparecimento no texto.

Os originais devem ser preparados segundo a seguinte ordem, iniciando-se cada secção numa página separada: 1. Página do título, 2. Resumo, 3. Introdução, 4. Material e Métodos, 5. Resultados, 6. Discussão, 7. Bibliografia, 8. Legendas, 9. Figuras, 10. Quadros.

 ·         Página do Título deve conter:

Título – não deve ultrapassar os 120 caracteres. Poderá englobar um subtítulo com um máximo de 45 caracteres. O título das imagens não deve conter mais de 8 palavras.

Autores – a identificação dos autores deve ser feita com as iniciais do primeiro nome, apelido e qualificação académica. Deverá ser identificado o serviço, departamento ou instituição onde o trabalho foi realizado.

Patrocínios – deverão ser mencionadas as entidades que patrocinaram o trabalho

Correspondência – referir o contacto do autor a quem dever enviada a correspondência

Declaração da originalidade do artigo e da concordância de todos autores pelas opiniões expressas no trabalho.

Resumo é redigido em português e inglês, não devendo ultrapassar as 350 palavras, no caso de artigos originais, e as 150 se se tratar de um caso clínico. Deve ser organizado respeitando a sequência: introdução, objectivos, métodos, resultados e conclusões.

Palavras chave, em português e inglês.

Texto. Não deve ultrapassar as 4000 palavras nos artigos originais e as 2000 palavras nos casos clínicos. No caso das imagens, o texto não deve ultrapassar as 500 palavras e não deve conter gráficos nem quadros; o número máximo de imagens publicadas é de 3. No caso dos Instantâneos endoscópicos, o texto é limitado a 500 palavras, sem quadros, podendo conter até 3 figuras com legendas.

No que diz respeito à referência a medicamentos, abreviaturas, parâmetros e identificação de figuras e quadros, a revista rege-se pelas normas internacionais.

Bibliografia deve ser referenciada em numeração árabe, por ordem de aparecimento no texto. Nos artigos originais as referências não devem ultrapassar as 40 referências e nos de revisão 100 referências. Nos casos clínicos não devem ultrapassar as 25. Nos Instantâneos endoscópicos e nas imagens, o número de referências permitido é até 5. Como é usual, as referências de comunicações pessoais e de dados não publicados serão feitas directamente no texto, não sendo numeradas. Recomenda-se que sejam seguidas as normas de referênciação publicadas no New England Journal of Medicine (N Engl J Med 1991;324:424-28)

As Legendas são enviadas em folhas separadas e numeradas em sequência com algarismos árabes. Devem fornecer informação suficiente para permitir a interpretação da figura.

Os Quadros e Figuras devem ser enviados em folhas separadas e acompanhados da respectiva legenda em folha à parte. As figuras são em triplicado em fotografia ou em formato digital. O número máximo de figuras e quadros será de 6 para os artigos originais e de 6 para os casos clínicos.

As modificações sugeridas pelos revisores e a revisão das provas tipográficas são feitas pelos autores dentro do prazo estipulado pela revista. O corpo editorial também procede à revisão das provas tipográficas

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2014 Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

Av. António José de Almeida, nº. 5 F - 8°
1000 - 042 Lisboa
Tel. +351 217 995 530
Fax +351 217 995 538

gejornal@mail.telepac.pt