ISSN
2182-1372 |
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• A revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional publica artigos originais no âmbito da investigação em Ciências da Educação, incluindo anualmente um número de submissão livre e um número temático. O número temático visa dar expressão ao debate de questões relevantes, centrando-as num domínio particular. • A INVEP é uma revista de âmbito educacional que aceita artigos sobre os: contextos educativos (formais e não formais), atores educativos, processos de ensino e de aprendizagem, modelos e processos de desenvolvimento da criança, organização dos sistemas educativos, políticas, valores e práticas. • A INVEP publica artigos científicos, apresentações de Projetos e recensões de livros. Os artigos submetidos podem ser de natureza teórica, metodológica, empírica ou histórica, podendo relacionar-se com qualquer área da educação. • A Comissão Editorial reserva-se o direito de uma primeira revisão que poderá levar a uma imediata rejeição, caso o artigo não cumpra as normas de submissão ou tenha lacunas evidentes (e.g., graves incorreções na redação do manuscrito, ausência de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico…). A avaliação dos artigos é realizada, num sistema de pares duplamente cego (double blind peer review), por dois revisores especializados na área do artigo, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad-hoc selecionados para o efeito, sendo sempre externos à instituição do(s) autor(es). Em caso de discordância, a Comissão Editorial pode tomar a decisão final, sendo solicitado um terceiro parecer, sempre que necessário. • A INVEP tem como público-alvo investigadores, professores, educadores, ou outros profissionais na área da educação, bem como estudantes de cursos de graduação e pós-graduação no âmbito da educação, e todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento do conhecimento e da inovação educacionais. • Todos os autores que submetam os seus artigos para publicação na INVEP assumem o compromisso de não os submeter a outras revistas a não ser que os artigos não sejam publicados no prazo de um ano e meio, carecendo, nesse caso, de informação prévia à direção da INVEP. Os textos avaliados positivamente poderão não ser publicados na edição imediata à data de aceitação, dependendo a sua publicação da política editorial da INVEP bem como do volume de artigos aceites pelos avaliadores. • Os autores conferem à INVEP os direitos de indexação, em redes internacionais, dos artigos publicados. • A INVEP autoriza os autores a auto-arquivarem, em repositórios institucionais, os seus textos publicados na revista. • O conteúdo dos artigos é da total responsabilidade dos autores. |
Forma e preparação de manuscritos
• Os manuscritos deverão ser enviados em suporte informático (formato Word) acedendo à plataforma através do seguinte endereço: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/about/submissions#onlineSubmissions. • Os artigos devem conter informação completa sobre a afiliação de todos os autores, incluindo o nome da instituição de origem a três níveis (Ex: Universidade/Instituto Politécnico, Faculdade/Escola e Departamento/Centro), código postal, cidade, país e correio eletrónico de contacto. No caso do autor de correspondência, deverá acrescentar-se a respetiva morada completa. • Os artigos devem ter devem ter um máximo de 25 páginas, incluindo gráficos, quadros, imagens e referências bibliográficas. As notas de rodapé devem ser numeradas sequencialmente e inseridas na página a que dizem respeito. Formatação: Fonte: Gill Sans MT 8.5, normal; espaçamento múltiplo em 1.15, 10 pto depois do parágrafo, justificado. Margens: Superior 6,5 cm; inferior 4,5 cm; esquerda 5 cm; direita: 4,5 cm; cabeçalho e rodapé: 1,25 cm. As citações no texto devem ser apresentadas em Gill Sans MT 8.5, normal, espaçamento múltiplo em 1.15, 10pto depois do parágrafo, avanço de 1.25 à esquerda, justificado. Deve ser usado um template disponível em http://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2014/template_revista_cied.doc. • As normas de referência bibliográfica são as da American Psychological Association (APA). As citações bibliográficas devem ser inseridas no corpo do texto, de acordo com as mesmas normas. Exemplos para formatação: a) Artigo publicado em revistas científicas: Ball, D. L. (1990). Prospective elementary and secondary teachers’ understanding of division. Journal for Research in Mathematics Education, 21(2), 132-144. b) Livro de um único autor: Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora. c) Livro de mais do que um autor: Pereira, S., Rodrigues, M., Pires, C., & Almeida, A. (Orgs.) (2013). Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa. Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. c) Capítulo de livro: Sugrue, C. (2010). Profissionalismo e Performatividade : A experiência dos professores irlandeses no tango entre a política e a prática. In A. M. Flores (Ed.), A avaliação de Professores numa perspectiva internacional - sentidos e implicações (pp.164-195). Porto: Areal Editores. d) Livro
consultado em fonte electrónica: Costa, J., Cabral, A. C., Santiago, A.
& Viegas, F. (2011). Conhecimento explícito da língua. Guião de implementação
do programa. Consultado em http://area.dgidc.min-edu.pt/download/CELInternet.html • Os artigos submetidos à INVEP devem ser inéditos, não publicados nem propostos para publicação noutros lugares. Considera-se e aceita-se como original um trabalho que tenha origem numa dissertação de mestrado ou tese de doutoramento, desde que devidamente referenciado. • Os artigos científicos de natureza empírica são formados pelas seguintes secções: Introdução; Enquadramento Teórico; Metodologia; Resultados e respetiva discussão; Conclusão (ou Considerações Finais); e Referências Bibliográficas. • Os artigos científicos de natureza teórica, metodológica ou histórica são formados pelas seguintes secções: Introdução; Desenvolvimento Teórico/Metodológico/Histórico; Conclusão (ou Considerações Finais); e Referências Bibliográficas. • Os artigos devem conter, no início, resumos em português, em inglês (Abstract) e em francês (Résumé). Os resumos não devem exceder os 1500 carateres com espaços. Junto dos resumos devem ainda ser indicadas 3 a 5 palavras-chave nas respetivas línguas (minúsculas e separadas por vírgulas). O resumo deve explicitar o tema geral, a problemática, os objetivos, a metodologia e as principais conclusões. • As figuras e os gráficos devem ser numerados e legendados em Gill Sans MT 7.5, normal, centrado. As tabelas ou quadros devem ser numerados e titulados em Gill Sans MT 7.5, normal, centrado. • Os agradecimentos,
caso existam, devem ser breves e devem aparecer imediatamente antes das
referências. • A INVEP publica artigos de apresentação de projetos, de revisão (sistemática ou outros), e recensões. • Os artigos de apresentação de projetos não devem ultrapassar as 2500 palavras. • Os artigos de revisão (sistemática ou outros) são formados pelas seguintes secções: Introdução; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências. Seguem as mesmas normas dos artigos científicos. • As recensões podem referir-se a obras saídas nos vinte e quatro meses anteriores. Os textos não devem ultrapassar as 2500 palavras e são formados pelas seguintes secções: a) Referência bibliográfica (identificação, na entrada, de 1) o título do livro, 2) o autor, 3), a cidade de edição, 4) a editora, 5) o ano de edição; caso se trate de uma tradução, é necessário também incluir o nome do tradutor); b) Resumo da obra (incluindo organização e estrutura da mesma); contextualização no percurso global do autor e enquadramento breve no âmbito do estado da arte quanto ao tema; c) Avaliação
crítica (salientando o contributo, ou criticando a sua ausência, questões
em aberto, pistas para investigação futura, etc.). |
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