ISSN 0872-0169
[versão impressa]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Escopo e política

A Revista Portuguesa de Nefrologia e Hipertensão é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e tem publicação trimestral, para além de Suplementos sobre temas seleccionados ao critério do Editor.

A Revista publica artigos sobre tópicos clínicos ou laboratoriais relevantes para nefrologia, diálise, transplantação renal e hipertensão. Trabalhos que versem sobre imunologia básica, fisiologia, genética e epidemiologia serão aceites se relacionados com aspectos renais.

A Revista Portuguesa de Nefrologia e Hipertensão publica Editoriais e Revisões abrangentes (apenas por convite), Artigos Originais, Comunicações Breves, Notas Técnicas, Casos Clínicos e Cartas ao Editor. Os artigos são submetidos e publicados apenas na língua inglesa. Os artigos submetidos devem ser acompanhados de carta, assinada por todos os autores, declarando a cedência dos direitos de propriedade a favor da Revista Portuguesa de Nefrologia e Hipertensão e a originalidade do trabalho, que não pode ter já sido publicado nem estar em processo de avaliação para publicação noutra revista.

Os manuscritos devem ser preparados em conformidade com os Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas, produzidos pelo ICMJE (International Committee of Medical Journal
Editors), que poderão ser consultados em http://www.icmje.org. Todos os manuscritos recebidos são submetidos ao processo de revisão por pares.

PROCESSO DE REVISÃO E PUBLICAÇÃO

Cada artigo recebido é imediatamente submetido a avaliação editorial, após o que é enviado a três revisores, especialistas na área, que desconhecem a autoria do trabalho em causa. O Editor envida todos os esforços na coordenação deste processo de modo a que se chegue a uma decisão no prazo máximo de 8 semanas, conseguindo, assim, que os trabalhos sejam publicados no número da Revista que se segue à sua aceitação. Os artigos que não correspondam aos padrões científicos da Revista Portuguesa de Nefrologia e Hipertensão poderão ser rejeitados pelo Editor sem recurso a outras revisões.

 

Forma e preparação de manuscritos

O manuscrito, digitado em formato A4 e em espaço duplo, deve ser submetido ao Editor por correio electrónico para: jose.m.vinhas@gmail.com

Primeira página: Deve conter o título do artigo e os nomes e apelidos de todos os autores, bem como o nome e endereço da instituição onde o trabalho foi desenvolvido; no caso de várias instituições, estas devem ser identificadas com algarismos e a respectiva correspondência aos autores. Nome completo e morada do autor correspondente. Com início nesta, todas as páginas devem ser numeradas consecutivamente.

Na segunda página deverá constar novamente o título do artigo.

Resumo: Deverá conter até 300 palavras, sem abreviaturas nem acrónimos.

Palavras-Chave: Num máximo de 6, por ordem alfabética e, se possível, de acordo com a lista de Medical Subject Headings (Índex Medicus).

Texto: A ordem do texto deve ser a seguinte: Introdução, Material e Métodos (algum método estatístico utilizado deve ser detalhado nesta secção), Resultados, Discussão, Agradecimentos, Referências, Quadros, Legendas e Figuras.

Quadros: A referência aos quadros deve ser feita, por ordem de entrada no texto, entre parêntesis [e.g., (Quadro I)]. Cada quadro deve constar de uma folha separada, ter numeração romana e sequencial, bem como um título informativo do seu conteúdo.

Figuras: As figuras devem ser identificadas com numeração árabe e referidas, por ordem de entrada no texto, entre parêntesis [e.g., (Fig. 2)]. Uma figura que tenha sido publicada anteriormente deve ser acompanhada de cópia da autorização para re-publicação por parte da entidade detentora dos seus direitos de propriedade e reconhecida a respectiva fonte

Referências Bibliográficas: Devem ser numeradas e ordenadas segundo a ordem de citação no texto. As referências devem citar todos os autores (apelido e iniciais), quando até seis; acima deste número, devem citar-se os três primeiros seguido de et al. Aos nomes dos autores, segue-se o título do artigo, a abreviatura do nome da revista (segundo o estilo usado no Index Medicus), ano de publicação, número do volume, e números da primeira e última páginas. Referências a livros, devem incluir o nome do capítulo, nome do livro, local de publicação, editora, ano e páginas relevantes.

Exemplos:

1. Revista

Carrera F, Oliveira L, Maia P, Mendes T, Ferreira C.The efficacy of intravenous darbepoetin alfa administered once every 2 weeks in chronic kidney disease patients on haemodialysis. Nephrol Dial Transplant 2006;21:2846-2850.


2. Livro de um único autor

Botella García J. Manual de Nefrología Clínica. 1st ed. Barcelona: Masson SA, 2003: 209.

3. Capítulo em livro

Carrera F, Frazão JM. Thromboembolism and atheroembolic disease of the kidney. In: Schena, FP, ed. Nephrology. London: McGraw Hill International, 2001: 355-359.

Última página: Nesta página devem constar os apoios e patrocínios (bolsas, equipamento, fármacos, etc.) concedidos. Os possíveis conflitos de interesses, no que se refere, por exemplo, a participação accionista, concessão de bolsas, pagamento de consultoria ou honorários pela indústria farmacêutica ou outra, devem ser explicitamente declarados em conformidade com as recomendações ICMJE II:D1 sobre compromisso de autores e II:D2 sobre apoio a projectos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2018 Publicações Ciência e Vida, Lda.

Edifício Infante, Avenida D. João II, 35 - 11º andar
1990 - 083 Lisboa

Tel. + 351 21 478 78 50

E-mail: pub@cienciaevida.pt