ISSN 2504-3137
[versão impressa]

ISSN: 2504-3145
[versão: electrónica]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Escopo e política

Política editorial da Revista

A revista Portuguese Journal of Public Health visa e stimular o debate nacional e internacional em torno de temáticas relevantes para a investigação e desenvolvimento em Saúde Pública , através da publicação de artigos originais, de investigação aplicada ou de revisão nesta área ou em áreas afins. As contribuições devem ser apresentadas em inglês.

Áreas de interesse da publicação e o tipo de artigos e outros assuntos que publica

A revista Portuguese Journal of Public Health aceita trabalhos originais, de investigação aplicada ou de revisão sobre qualquer assunto relacionado com o tema geral da saúde pública, entendida esta no seu sentido mais amplo.

Procedimentos de avaliação por pares (peer review) da Revista

Ao Director da Revista cabe a responsabilidade de aceitar, rejeitar ou propor modificações. Para este efeito, é apoiado por um Conselho Editorial e por um Conselho Científico, constituído por avaliadores internos e externos, nacionais e internacionais, aplicando-se o sistema de double-blind peer review na avaliação dos artigos.

Público da Revista: A Revista destina-se a investigadores, docentes e alunos do ensino superior, bem como a um diversificado leque de gestores, médicos e outros profissionais de saúde.

 

Forma e preparação de manuscritos

Submissão do manuscrito. Os manuscritos devem ser submetidos através do sistema de submissão MM (Manuscript Management) da Karger disponível em www.karger.com/PJP . Na altura da submissão, é exigida a informação de contacto completa (morada, endereço de e-mail, telefone e fax) relativa ao autor principal. Primeiros nomes e apelidos, endereços de e-mail e afiliações institucionais de todos os co-autores são igualmente exigidos.

Os trabalhos deverão incluir: o título do trabalho, nome(s) e pequeno esboço curricular do(s) autor(es), principais funções ou títulos, até ao máximo de dois.

Carta de apresentação. Deve ser incluída uma carta de apresentação e informações de contacto completas relativas aos autores (moradas, endereços de e-mail, telefones e fax). Deverão ser incluídos outros artigos relacionados com o mesmo estudo, caso os autores os tenham publicado ou submetido a publicação.

Todos os artigos são sujeitos à apreciação de um referee . Os artigos submetidos à revista não devem ter sido previamente publicados nem submetidos para publicação a nenhum outro jornal.

Os autores devem assinar e encaminhar declaração de submissão cujo modelo está disponível no sistema MM aquando da submissão.

Padrões de apresentação da revista

Os trabalhos deverão conter: uma pequena introdução ao artigo até ao máximo de uma página dactilografada; o texto; quadros e gráficos com títulos e legendas, os quais deverão ser antecedidos de referência em texto.

Formato dos ficheiros

Para a submissão e a revisão, os formatos pretendidos incluem o Word e o WordPerfect, com o texto em duplo espaço e as margens direitas não-justificadas. Não devem ser submetidos manuscritos em formato .pdf.

Frontispício . O frontispício deve incluir um número de palavras referente ao texto (máximo de 5,000 palavras) e aos nomes completos, aos graus académicos e às afiliações de todos os autores. Se uma afiliação de autor sofre alterações até à publicação, a nova afiliação deve igualmente ser referida.

Resumo. Incluir um resumo estruturado do artigo acompanhado do respectivo título e tradução e<m inglês com o máximo de 300 palavras para os artigos originais, os artigos de revisão e as meta-análises. Não são necessários resumos para os editoriais, os comentários e outros contributos especiais.

Extensão e outras instruções para a apresentação de resumos

Deverão ser apresentados dois resumos, um em português e outro em inglês. O formato dos resumos deve ser estruturado ou narrativo, conforme se trate de um artigo original (até 300 palavras) ou de um artigo de outra tipologia (até 150 palavras).

Palavras-chave. Cada artigo deve ter 2 a 10 palavras-chave em inglês e em português.

Abreviaturas. Não devem ser utilizadas abreviaturas no título ou no resumo e a sua utilização deverá ser limitada no texto. Todas as abreviaturas deverão ser discriminadas aquando da sua primeira menção em texto.

Figuras (Formato, extensão, e outras instruções para a apresentação de ilustrações, figuras, fotografias, tabelas, etc.)

É no interesse do autor fornecer as figuras no formato com a mais alta qualidade possível. Verifique se todo o material digitalizado foi submetido a esse processo na resolução certa: 1200 dpi para a linha de arte, 600 dpi para a escala de cinzentos e 300 para a escala de cor.

As figuras devem ser enviadas em ficheiro separado do texto manuscrito.

Os artigos submetidos devem incluir:

a) Título do artigo, nome(s) e CV resumido do(s) autor(es), principais funções e títulos, até dois;

b) Pequena introdução não maior do que uma página impressa;

c) O texto;

d) Tabelas e figuras com os títulos e as legendas previamente referidas no texto;

e) Um pequeno resumo com o título e o abstract as keywords, em inglês e em português;

f) O manuscrito original não deverá incluir notas de rodapé.

Todas as referências bibliográficas devem ser indicadas no final do artigo.

 

•  Padrões para as referências bibliográficas da revista

Referências bibliográficas . Todas as referências devem ser apresentadas de modo correcto e completo e deverão seguir o estilo Vancouver. A veracidade e correcção das informações contidas na lista de referências é da responsabilidade do(s) autor(es).

Todas as referências bibliográficas devem ser citadas no texto:

Texto e citação: (…) embora o seu desempenho na epidemiologia, prevenção e tratamento ainda esteja para ser avaliado 12 (…)

As citações devem ser numéricas e inseridas no texto onde a citação ocorre, em expoente, remetendo para os documentos, por ordem de citação. As citações seguintes do mesmo documento têm que ter o mesmo número da primeira.

No caso das revistas, as referências devem conter o nome do primeiro autor (apelido e nome), seguidos dos outros, o título do artigo, o nome da publicação e a sua identificação (ano, volume e páginas).

Uma descrição detalhada do estilo Vancouver pode encontrar-se nos “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”.

Revisão: Os autores recebem cópias do artigo aprovado para revisão e correcção exclusiva de erros de tipografia. A devolução das revisões deverá ser levada a cabo no prazo máximo de uma semana após a sua recepção pelos autores.

Correspondência:

spublicacoes@ensp.unl.pt

PJPH.Journal@ensp.unl.pt

service@karger.com

A Revista Port uguese Journal of Public Health publica artigos de diferentes tipos:

•  Artigos originais - resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceptual (máximo de 6.000 palavras; resumo de 300 palavras );

•  Artigos de revisão – revisão crítica da literatura sobre temas relacionados com a saúde pública no seu sentido mais lacto, publicada nos últimos três anos (máximo de 1.200 palavras; resumo de 150 palavras).

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2019 Escola Nacional de Saúde Pública
Portuguese Journal of Public Health
Escola Nacional de Saúde Pública
Universidade Nova de Lisboa
Sector de Publicações
Av. Padre Cruz
1600-560 Lisboa

e-mail:spublicacoes@ensp.unl.pt