No momento da submissão do artigo, é necessário que os autores declarem concordar com as condições e normas da Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política (PO-RPCP), assim como garantir o carácter inédito e original do texto submetido a revisão científica. Os autores declaram aceitar as instruções e condições de publicação da revista, partilhando os direitos autorais, respeitando os deveres de copyright e cedendo à revista os direitos sobre a primeira publicação do texto na versão impressa e digital.
A partilha do texto e a publicação parcial ou integral (em repositórios institucionais, capítulos de livros, publicações periódicas, redes sociais online e plataformas profissionais nas áreas de ciência e investigação, entre outras) determina a citação da publicação inicial na revista e o link para o site do PO-RPCP, recorrendo, para o efeito, às informações disponíveis no sistema DOI (Digital Object Identifier).
A PO-RPCP incentiva a partilha e distribuição dos trabalhos publicados pelos autores, aumentando os fatores de impacto e o número de citações registadas, contribuindo assim para uma ciência aberta e acessível. Os trabalhos publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).