logo

ISSN 2182-4452
E-ISSN 2184-2043

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

    Editada desde 1989, a RILP é uma publicação interdisciplinar da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que circula a nível nacional e internacional e fomenta o intercâmbio de conhecimento de todos os que na América, Europa e África falam português no seu quotidiano e se preocupam com a sua utilização e ensino. Aproximando as culturas que na língua portuguesa encontram expressão, ou que a moldam para se exprimirem, a revista tem uma tiragem semestral de 200 exemplares e é disponibilizada online em regime open access.

    De todas as atividades e objetivos na génese da Associação, destaca-se a criação e edição de uma revista científica em língua portuguesa, o debate e a divulgação de pesquisas na área interdisciplinar. Como parte desse objetivo, a AULP adota uma posição neutra sobre questões tratadas no seu periódico.

    A RILP é uma marca registada e uma publicação científica oficial da AULP para publicar, divulgar e divulgar estudos originais e inovadores e pesquisas académicas dos países de língua portuguesa e Macau (RAEM), reunindo as culturas que na língua portuguesa encontram expressão.

    O ato de publicar um artigo num periódico académico revisto por pares envolve muitas partes que são obrigadas a cumprir os padrões éticos esperados em todas as fases de seu envolvimento. A AULP está comprometida em atender e manter esses padrões éticos de comportamento em todas as etapas do processo de publicação.

    De acordo com o Artigo nº 17 da Lei de Imprensa Portuguesa (Lei nº 2/99, de 13 de Janeiro), estamos empenhados em assegurar o respeito dos princípios deontológicos e a ética profissional do trabalho de investigação, bem como assegurar a boa fé dos leitores. A Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) está registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), nº 123241.

    Acompanhamos as organizações do setor, como o Comité de Ética na Publicação (COPE), que estabeleceu diretrizes sobre boas práticas de publicação, a fim de cumprir os requisitos da Declaração de Ética e Depreciação da Publicação (PEMS). Portanto, editores, revisores e autores devem estar cientes dos princípios éticos.

    A RILP incentiva a partilha e distribuição do trabalho publicado pelos autores na revista, elevando os fatores de impacto e número de citações registadas, contribuindo assim para uma ciência aberta (https://www.ciencia-aberta.pt/) e acessível (http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/portals-and-platforms/goap/open-science-movement/), desde logo, à comunidade internacional de língua portuguesa.

 

Forma e preparação de manuscritos

    1. Os artigos submetidos a apreciação têm de ser originais e inéditos. Uma vez submetidos os artigos ao processo de avaliação da RILP, em momento algum poderão ser submetidos a outras revistas. Os textos têm de ser obrigatoriamente apresentados em língua portuguesa e devem respeitar as normas referentes ao acordo ortográfico de 2009.

    2. Os artigos devem ter preferencialmente até 15.000 palavras, incluindo notas, bibliografia e quadros. Os textos devem ser entregues num documento em formato Word (ou compatível), conforme template de exemplo.

    3. Os artigos devem ser acompanhados de um resumo de cerca de 150 palavras – em português e outro em inglês – de quatro a seis palavras-chave e de um ficheiro em formato Word (ou compatível) com os dados de identificação do autor (Orcid, instituição, unidade de investigação, categoria, áreas de especialização e elementos de contacto eletrónico).

    4. As ilustrações, quadros, figuras e mapas deverão ser numerados e enviados em ficheiro à parte em formato jpeg ou png. O autor deve ainda indicar os locais onde os mesmos devem ser inseridos.

    5. As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor.

    6. A RILP segue as normas de referenciação bibliográfica APA Style Guide. As referências bibliográficas dos textos deverão ser inseridas em corpo de texto, respeitando as normas de citação adotadas, evitando a utilização de notas de rodapé para esse fim.

    7. Os textos submetidos serão, num primeiro momento, analisados pelo conselho editorial, podendo ser rejeitados ou submetidos a processo de arbitragem científica. Os artigos aceites serão, em seguida, submetidos árbitros, através de um sistema de revisão cega de pares. A decisão final sobre a publicação do artigo proposto, num dos números da RILP, será tomada pelo Conselho Editorial, considerando os pareceres dos árbitros.

    8. Os autores, individuais ou coletivos, dos artigos publicados conferem à RILP o exclusivo direito de publicação, podendo o artigo sofrer alterações e revisões de forma, ou propósito de adequá-lo ao estilo editorial da RILP.

    9. Os autores, individuais ou coletivos, dos artigos publicados na RILP receberão da revista dois exemplares cada. Se solicitado, poderá também ser disponibilizada uma cópia em formato PDF.

    Dúvidas deverão ser submetidos para rilp@aulp.org.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2021 Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)

Avenida Santos Dumont, 67, 2º
1050-203, Lisboa, Portugal

rilp@aulp.org