O título é conciso, breve e suficientemente informativo. Os nomes dos autores estão correctos e são os 2/3 nomes usados habitualmente na clínica ou nas actividades científicas. Todos os autores cumprem os critérios de autoria. Estão indicados os graus ou títulos dos autores. Estão indicados os locais, instituições ou serviços aos quais os autores estão ligados.
Está indicado o nome, telefone/fax, endereço de correio electrónico e endereço postal do autor responsável pela correspondência com a revista acerca do manuscrito. Está indicado o nome, endereço de correio electrónico e endereço postal do autor a quem deve ser dirigida a correspondência sobre o artigo após a sua publicação na revista.
Está indicado o título do artigo nas línguas necessárias O Resumo segue as normas da revista para o tipo de artigo em questão e existe nas línguas necessárias. Estão indicadas duas a seis palavras-chave adequadas nas línguas necessárias. Está indicada a tipologia do artigo (a que secção da revista se destina)
O texto do artigo segue as normas da revista e não excede os limites previstos. Cada uma das secções do artigo começa no início de uma página. As referências bibliográficas estão correctamente assinaladas e numeradas ao longo do texto. As ilustrações estão devidamente assinaladas no texto e numeradas pela ordem por que são mencionadas. As figuras estão numeradas com algarismos árabes e os quadros com numeração romana.
Respeitam rigorosamente as normas internacionalmente aceites, existindo nomeadamente as autorizações para citar os nomes de pessoas a quem se agradecem os contributos.
As referências bibliográficas estão devidamente assinaladas no texto. Os documentos referenciados foram cuidadosamente verificados e estão listados de acordo com as normas de Vancouver.
Todos os quadros estão numerados e têm título adequado. Todas as restantes ilustrações estão numeradas e identificadas. O nome dos ficheiros electrónicos contendo imagens permite identificar facilmente a ilustração a que se referem (por exemplo, Figura_1.jpg) Todas as ilustrações têm qualidade que permita a sua reprodução directa. Cada ilustração está devidamente assinalada no texto e é apresentada em separado. Fotografias ou diapositivos estão devidamente identificados (algarismos árabes) com etiqueta autocolante no verso ou na margem. Os autores detêm todos os direitos sobre as imagens. Existe consentimento informado dos doentes fotografados para reprodução da sua imagem na RPCG de acordo com o modelo anexo.
É enviado o original do texto (incluindo ilustrações) por correio electrónico, nos formatos Microsoft Word, RTF ou Open Office (texto, tabelas e diagramas) e JPEG, TIF ou EPS (ilustrações) É enviado por correio postal o formulário para os autores devidamente preenchido e assinado por todos os autores Tratando-se de um estudo original, cópia do parecer da comissão de ética que apreciou o trabalho. Tratando-se de um relato de caso, declaração de consentimento informado assinada pelo doente que motivou o relato de caso. Havendo fotografia de doente(s), declaração de consentimento informado assinada pelo doente fotografado. Está preenchida e é enviada por correio electrónico esta lista de verificação.