|
||
|
A RPE pauta-se por princípios de qualidade científica, relevância social dos textos que publica e abertura à pluralidade das vozes envolvidas no campo da Educação. A RPE procura estimular a publicação de trabalhos produzidos por jovens investigadoras/es, a par de nomes reconhecidos no campo científico em que se inscreve a revista. No sentido de fortalecer a comunidade científica em que se integra, a RPE procura, através da constituição do seu Conselho Editorial, bem como da publicação de textos de índole diversa, estabelecer ou estreitar laços com as comunidades-pares de diferentes latitudes, línguas e tradições culturais e de investigação. A RPE procura visibilizar e estimular o debate plural em torno de questões científicas e sociais relevantes e controversas no terreno da educação. A RPE aceita propostas de colaboração que se enquadrem no âmbito definido pelos seus objetivos: artigos científicos empiricamente sustentados e artigos de reflexão teórica inovadora, que contribuam para o avanço do conhecimento, redigidos em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa. Para além dos artigos submetidos individualmente, a RPE aceita propostas de núcleos temáticos, constituídos por 4 ou 5 artigos. A RPE aceita também propostas de recensão crítica de livros, publicados nos últimos 3 anos. Os autores e as autoras podem ainda submeter recensões de obras mais antigas, desde que aportem um olhar inovador sobre as mesmas. Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e autoras. Todavia, não serão aceites textos com conteúdos e linguagem de natureza racista, sexista, xenófoba, homófoba ou de algum modo discriminatória. Todos os artigos submetidos para publicação serão objeto de uma análise preliminar por parte da Direção, que terá como critérios de aceitação para avaliação: a) o cumprimento integral das políticas e normas editoriais; b) a pertença explícita ao campo da educação ou a incorporação de contributos educacionais relevantes; c) a apresentação de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico; d) o uso de conteúdo e/ou linguagem não discriminatórios. Observadas estas condições, o artigo será avaliado, em regime de duplo anonimato (double-blind), por, pelo menos, dois especialistas externos, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad-hoc seleccionados para o efeito. Sempre que necessário um terceiro parecer é solicitado. A RPE autoriza e recomenda aos seus autores e autoras o auto-arquivo da versão publicada do trabalho em repositórios institucionais. |
|
Forma e preparação de manuscritos
|
Os manuscritos (artigos, recensões críticas) devem ser submetidos online através do portal RCAAP ( http://revistas.rcaap.pt/rpe ), em formato word. Dimensão e formatação: Os artigos não devem normalmente exceder as 25 páginas A4, numeradas sequencialmente, 2,5 cm em todas as margens. As recensões não devem exceder as 2500 palavras. Todos os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento duplo. As referências devem seguir as normas da APA (consultar http://www.apastyle.org/about-apa-style.aspx). As referências devem aparecer no texto, entre parênteses, indicando o nome do autor, seguido do ano de publicação e, se for o caso, das páginas citadas. A lista final de referências deve incluir apenas as referências citadas no texto. Nesta lista e ao longo do texto, os textos e qualquer informação que possa identificar os autores devem ser protegidos pelo anonimato; usar, por exemplo [Autor 1, data]. A informação em falta será posteriormente adicionada, caso o texto seja aceite para publicação. Para obter informações em detalhes e exemplos, consulte o manual da APA . Capa: a primeira página do documento deve conter as seguintes informações: 1) Título, 2) Título curto (até 35 caracteres); 3) nome(s) do/a(s) autor/a(es) e afiliações institucionais (até três níveis de especificação); 4) autor/a(es) e endereços postais e de e-mail e alguns dados curriculares, bem como a indicação do/a autor/a responsável pela correspondência. Resumos e palavras-chave: As páginas seguintes devem incluir: 1) o título, resumo e um máximo de quatro palavras-chave na língua do artigo; 2) o título, resumo e palavras-chave numa segunda e terceira línguas; no caso de artigos em Português, Espanhol ou Francês, a segunda língua deve ser o Inglês. Os resumos devem referir o problema ou objeto de estudo, os participantes, método, resultados principais e conclusões ou implicações e não podem exceder as 200 palavras. Tabelas e figuras: devem ser apresentadas em documentos separados, numeradas sequencialmente, em formatos editáveis, e devem ter um título. A posição aproximada deve ser indicada no texto, de acordo com o exemplo: [inserir Tabela 1 aqui]. Notas: devem ser mantidas a um mínimo, numeradas consecutivamente, e inseridas em rodapé. Sempre que aplicável, deverá ser indicado de que forma foi assegurado o cumprimento de princípios éticos, internacionalmente aceites (ver AERA Guidelines for Educational Research , ou Guidelines on Good Publication Practice do COPE , por exemplo) para a realização de investigação em ciências sociais e humanas. Antes do processo de submissão, recomenda-se a consulta e exame cuidadosos do trabalho publicado em edições anteriores da RPE para verificar se a proposta satisfaz todos os critérios e as normas de aceitação da Revista. RPE não cobra taxas de processamento de artigo ( Article Processing Charges - APC) e/ou de submissão de artigo ( Submission charges ) ao/às autore/as. |
|
|
Os artigos propostos para publicação devem ser originais, não publicados nem propostos para publicação noutros lugares. |
|
|
As recensões críticas seguem as mesmas normas dos artigos científicos e não devem ultrapassar as 2500 palavras. |
|
[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]
© 2018 CIEd - Universidade do Minho
Instituto de Educação
Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal
Tel.: +351 253604249 , 253604688 / 253604673
Fax: + 351 253604248