ISSN 0871-9187
[versão impressa]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

 

•  A RPE pauta-se por princípios de qualidade científica, relevância social dos textos que publica e abertura à pluralidade das vozes envolvidas no campo da Educação. A RPE procura estimular a publicação de trabalhos produzidos por jovens investigadoras/es, a par de nomes reconhecidos no campo científico em que se inscreve a revista.

•  No sentido de fortalecer a comunidade científica em que se integra, a RPE procura, através da constituição do seu Conselho Editorial, bem como da publicação de textos de índole diversa, estabelecer ou estreitar laços com as comunidades-pares de diferentes latitudes, línguas e tradições culturais e de investigação. A RPE procura visibilizar e estimular o debate plural em torno de questões científicas e sociais relevantes e controversas no terreno da educação.

•  A RPE aceita propostas de colaboração que se enquadrem no âmbito definido pelos seus objetivos: artigos científicos empiricamente sustentados e artigos de reflexão teórica inovadora, que contribuam para o avanço do conhecimento, redigidos em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

•  Para além dos artigos submetidos individualmente, a RPE aceita propostas de núcleos temáticos, constituídos por 4 ou 5 artigos.

•  A RPE aceita também propostas de recensão crítica de livros, publicados nos últimos 3 anos. Os autores e as autoras podem ainda submeter recensões de obras mais antigas, desde que aportem um olhar inovador sobre as mesmas.

•  Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e autoras. Todavia, não serão aceites textos com conteúdos e linguagem de natureza racista, sexista, xenófoba, homófoba ou de algum modo discriminatória.

•  Todos os artigos submetidos para publicação serão objeto de uma análise preliminar por parte da Direção, que terá como critérios de aceitação para avaliação:

a) o cumprimento integral das políticas e normas editoriais;

b) a pertença explícita ao campo da educação ou a incorporação de contributos educacionais relevantes;

c) a apresentação de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico;

d) o uso de conteúdo e/ou linguagem não discriminatórios.

•  Observadas estas condições, o artigo será avaliado, em regime de duplo anonimato (double-blind), por, pelo menos, dois especialistas externos, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad-hoc seleccionados para o efeito. Sempre que necessário um terceiro parecer é solicitado.

•  A RPE autoriza e recomenda aos seus autores e autoras o auto-arquivo da versão publicada do trabalho em repositórios institucionais.

 

Forma e preparação de manuscritos

 

 

•  Os manuscritos (artigos, recensões críticas) devem ser submetidos online através do portal RCAAP ( http://revistas.rcaap.pt/rpe ), em formato word.

•  Dimensão e formatação: Os artigos não devem normalmente exceder as 25 páginas A4, numeradas sequencialmente, 2,5 cm em todas as margens. As recensões não devem exceder as 2500 palavras.

•  Todos os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento duplo.

•  As referências devem seguir as normas da APA (consultar http://www.apastyle.org/about-apa-style.aspx). As referências devem aparecer no texto, entre parênteses, indicando o nome do autor, seguido do ano de publicação e, se for o caso, das páginas citadas. A lista final de referências deve incluir apenas as referências citadas no texto. Nesta lista e ao longo do texto, os textos e qualquer informação que possa identificar os autores devem ser protegidos pelo anonimato; usar, por exemplo [Autor 1, data]. A informação em falta será posteriormente adicionada, caso o texto seja aceite para publicação. Para obter informações em detalhes e exemplos, consulte o manual da APA .

•  Capa: a primeira página do documento deve conter as seguintes informações: 1) Título, 2) Título curto (até 35 caracteres); 3) nome(s) do/a(s) autor/a(es) e afiliações institucionais (até três níveis de especificação); 4) autor/a(es) e endereços postais e de e-mail e alguns dados curriculares, bem como a indicação do/a autor/a responsável pela correspondência.

•  Resumos e palavras-chave: As páginas seguintes devem incluir: 1) o título, resumo e um máximo de quatro palavras-chave na língua do artigo; 2) o título, resumo e palavras-chave numa segunda e terceira línguas; no caso de artigos em Português, Espanhol ou Francês, a segunda língua deve ser o Inglês. Os resumos devem referir o problema ou objeto de estudo, os participantes, método, resultados principais e conclusões ou implicações e não podem exceder as 200 palavras.

•  Tabelas e figuras: devem ser apresentadas em documentos separados, numeradas sequencialmente, em formatos editáveis, e devem ter um título. A posição aproximada deve ser indicada no texto, de acordo com o exemplo: [inserir Tabela 1 aqui].

•  Notas: devem ser mantidas a um mínimo, numeradas consecutivamente, e inseridas em rodapé.

Sempre que aplicável, deverá ser indicado de que forma foi assegurado o cumprimento de princípios éticos, internacionalmente aceites (ver AERA Guidelines for Educational Research , ou Guidelines on Good Publication Practice do COPE , por exemplo) para a realização de investigação em ciências sociais e humanas.

Antes do processo de submissão, recomenda-se a consulta e exame cuidadosos do trabalho publicado em edições anteriores da RPE para verificar se a proposta satisfaz todos os critérios e as normas de aceitação da Revista.

RPE não cobra taxas de processamento de artigo ( Article Processing Charges - APC) e/ou de submissão de artigo ( Submission charges ) ao/às autore/as.

 

Artigos originais

 

Os artigos propostos para publicação devem ser originais, não publicados nem propostos para publicação noutros lugares.

 

Recensões

 

As recensões críticas seguem as mesmas normas dos artigos científicos e não devem ultrapassar as 2500 palavras.

 

 

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