ISSN 0874-1336
[versão impressa]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Escopo e política

A Revista Portuguesa de História do Livro é a principal revista portuguesa na área dos estudos de História do Livro em Portugal. O seu estatuto de fronteira decorre da capacidade de atrair trabalhos que resultam de investigação de topo, tanto do ponto de vista teórico como empírico, e da originalidade e importância dos problemas abordados.

A Revista Portuguesa de História do Livro é uma revista multidisciplinar, especializada nas áreas da História do Livro e da Edição; História da Imprensa, História do Comércio do Livro; História da Leitura, Análise técnica de fontes e caracteres; História do Papel.

A Revista Portuguesa de História do Livro publica sobretudo trabalhos sobre Portugal e outros países da Europa, bem como estudos comparativos.

Esta revista é publicada duas vezes por ano, está indexada no SciELO/Portugal, tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e publica também artigos em língua inglesa, francesa, espanhola e italiana desde sempre.

Esta publicação encoraja o envio de propostas de artigos nas suas várias áreas de especialização.

 

Forma e preparação de manuscritos

A Revista Portuguesa de História do Livro aceita propostas de trabalhos académicos originais em ciências sociais sob a forma de artigos, estudos e notas, e recensões de livros. A publicação dos trabalhos está sujeita à avaliação de referees anónimos e dos membros do conselho de redacção da revista. Os artigos podem ser propostos em português, inglês, francês, italiano ou espanhol.

Os trabalhos propostos à Revista Portuguesa de História do Livro devem ser enviados num único ficheiro, Word ou compatível, em corpo 12, a espaço e meio, por correio electrónico, para manuelcadafazdematos@cehle.com.

Os artigos não devem ultrapassar 9000 palavras, incluindo notas, bibliografia e quadros; os estudos e notas não devem ultrapassar 6000 palavras; as recensões não devem ultrapassar 1500 palavras.

As notas devem ser reduzidas em número e dimensão. Os quadros, figuras e mapas são numerados e colocados no final do texto, tendo este a indicação dos locais onde devem ser inseridos. A bibliografia é colocada depois dos quadros e contém apenas as obras referenciadas, ordenadas alfabeticamente.

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo de 100 palavras em francês e de outro em inglês, de 5 palavras-chave e dos dados de identificação do autor (instituição, categoria, áreas de especialização e elementos de contacto).

As citações e referências a autores seguem as normas seguintes: VIII- Nas notas de pé de página ou de rodapé será seguido - tanto nas referências a livros como a estudos de revistas - o modelo de L’Année Philologique, que também servirá como norma para as abreviaturas das revistas citadas, quando apareçam ali recolhidas. Exemplos: Manuel Cadafaz de Matos, Algumas Obras de André de Resende – I (1531-1551), Lisboa, CEHLE, 2000, p. 339; ou Manuel Cadafaz de Matos, “O saber sobre a tábua e a bolsa, ou o livro como ropicapnefma em Francoforte do Meno”, in Revista Portuguesa de História do Livro, Ano I, nº. 1, Lisboa, Edições Távola Redonda, 1997, p. 43 (ou, eventualmente, pp. 43-64).


Os autores, individuais ou colectivos, dos artigos publicados conferem à Revista Portuguesa da História do Livro o exclusivo do direito de publicação sob qualquer forma e poderão vir a receber um número pré determinado de separatas do estudo que publicaram na revista Os originais não serão devolvidos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2010 Centro de Estudos de História do Livro e da Edição – CEHLE
Revista Portuguesa de História do Livro
Centro de Estudos de História do Livro e da Edição – CEHLE
Rua Tomás da Anunciação, 109-3º
1350-325 Lisboa

Web: http://www.cehle.com

E-mail: manuelcadafazdematos@cehle.com