ISSN e2184-6499
[versão online]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Escopo e política

 

 

Processo de Revisão

 

A Revista segue um rigoroso processo cego (single-blind) de revisão por pares (peer review), sendo os artigos submetidos à revisão por um ou mais especialistas. O autor correspondente será informado da aceitação do seu trabalho ou das eventuais alterações a introduzir previamente à sua publicação.

 

O conselho redatorial reserva-se o direito de corrigir ou introduzir pequenas alterações no texto, visando a sua melhoria, desde que não prejudiquem o seu sentido.

 

A política editorial da Revista incorpora no processo de revisão e publicação as recomendações de Política Editorial (Editorial Policy Statements) emitidas pelo Conselho de Editores Científicos (Council of Science Editors) disponíveis em https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/

Políticas Editoriais para os Autores

Formulário de autoria e Copyright

 

De acordo com os Requirements ICMJE, a autoria requer uma contribuição substancial para o manuscrito, sendo necessário especificar que todos os designados como autores participaram significativamente no trabalho, cumprindo os 4 critérios para a autoria.

 

Assim, são autores aqueles que:

 

1. Têm uma contribuição substancial no planeamento e conceção do trabalho, ou na colheita de dados, ou na análise e interpretação dos resultados;

2. Participam na redação do manuscrito ou na revisão crítica de conteúdo intelectualmente relevante;

3. Aprovam a versão final a publicar;

4. Assumem responsabilidade pelo trabalho, assegurando que todas as questões relacionadas com a sua integridade e rigor foram devidamente investigadas e resolvidas;

 

Os colaboradores que não cumpram os quatro critérios para autoria, mas que tenham contribuído para o estudo ou manuscrito, deverão ser antes reconhecidos na secção de Agradecimentos, especificando o seu contributo.

 

Os autores e coautores devem fornecer um ORCID ID no momento da submissão digitando-o no perfil de utilizador no sistema de submissão. Poderão obtê-lo em https://orcid.org/.

 

Cada manuscrito deve ter um “Autor Correspondente” que funcionará em nome de todos os co-autores como o correspondente principal com a equipa editorial durante o processo de submissão e revisão. O autor correspondente é também responsável por assegurar todos os requisitos administrativos da revista (fornecimento de detalhes de autoria; aprovação da comissão de ética; formulários de conflitos de interesse; consentimento informado).

 

Política de Preprints

 

A Revista Portuguesa Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço aceita a submissão de manuscritos previamente publicados em servidores de preprints. Os autores não podem enviar seus artigos para um servidor de preprints após terem sido submetidos à revista. Deverá indicar no processo de submissão como nota ao editor qual o link onde o manuscrito foi publicado como preprint.

 

Política de Plágio

 

A revista implementa uma verificação de plágio no processamento dos trabalhos. Caso seja encontrada evidência de plágio antes / depois da aceitação ou após a publicação do artigo, será dada ao autor uma oportunidade de refutação. Se os argumentos não forem considerados satisfatórios, o manuscrito será retratado.

 

Custos de Publicação

 

Não haverá custos de publicação nem taxas de submissão ou de processamento de artigo (APCs).

 

Auto-Arquivo

 

Os autores ficam autorizados a disponibilizar qualquer versão dos seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a respetiva licença Creative Commons.

Consentimento Informado

 

Formulário para Consentimento Informado

 

Os autores são responsáveis por obter o consentimento informado relativamente a cada indivíduo presente em fotografias, vídeos, descrições detalhadas ou em radiografias ou ecografias.

 

Nomes, iniciais ou outras formas de identificação devem ser removidos das fotografias ou outras imagens. Devem ser omitidos dados pessoais, como profissão ou residência, exceto quando sejam epidemiologicamente relevantes para o trabalho. Os autores devem assegurar que não apresentam dados que permitam a identificação inequívoca ou, caso isso não seja possível, devem obter o “consentimento informado” dos intervenientes.

 

Conduta de Ética e Direitos Humanos e Animais

 

Formulário para Conduta de Ética e Direitos Humanos e Animais

 

Os autores devem assegurar que o estudo que deu origem ao artigo que submetem para publicação está em conformidade com os princípios éticos e legais, quer no decurso da investigação quer na publicação, nomeadamente com as recomendações da World Medical Association Declaration of Helsinki, disponíveis em: https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-human-subjects/ e com as diretrizes do ICMJE (www.icmje.org) e do Comitê de Ética em Publicações (COPE) http://publicationethics.org/resources/guidelines

 

Nos casos adequados, os autores devem informar se o trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética da Instituição de acordo com a Declaração de Helsínquia. Esta informação deve constar do texto do artigo.

 

 

Conflito de Interesses

 

Considera-se que existe um conflito de interesses quando um autor ou a instituição do autor mantém relações financeiras ou pessoais com outras pessoas ou organizações que podem influenciar inadequadamente suas ações. Os relacionamentos financeiros são facilmente identificáveis, mas os conflitos também podem ocorrer devido a relacionamentos pessoais, competição académica ou paixão intelectual. Exemplos de conflitos financeiros incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, honorários, testemunhos pagos de especialistas, patentes ou pedidos de patentes e subsídios de viagem. Um conflito pode ser real ou potencial, e deve ser feita a divulgação completa ao editor.

 

O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos Autores. No sentido prevenir ambiguidade, os autores, sempre que considerem relevante, devem declarar potenciais conflitos de interesse, assim como divulgar todas as relações financeiras e pessoais que possam enviesar o trabalho.

 

Nesta prossecução, os autores devem preencher o Formulário de acordo com ICMJE - Divulgação de Potenciais Conflitos de Interesse disponível em: http://www.icmje.org/ e enviar para o Editor.

 

Essas informações serão mantidas em sigilo durante a revisão do manuscrito e não influenciarão na decisão editorial, mas serão publicadas se o artigo for aceite.

 

Se os autores têm dúvidas sobre o que constitui um relevante interesse financeiro ou pessoal, devem contactar o editor.

 

Se não houver conflito de interesses, os autores devem declarar esse facto.

 

Caso exista, deve ainda ser indicado o nome dos patrocinadores ou fonte de financiamento do estudo.

 

 


Forma e preparação de manuscritos

 

Instruções para Autores

  • A preparação dos manuscritos deve obedecer às regras enunciadas em Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals, JAMA 1997; 277:927-34. Este documento está disponível em http://www.icmje.org/
  • Os autores devem enviar os artigos em suporte informático num formato editável em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 8MB) e obrigatoriamente de acordo com o modelo de submissão e suas instruções.

  • O Resumo deve ser estruturado em Português, Francês ou Espanhol e também em Inglês (máximo de 150 palavras) com a seguinte sequência: Objectivos, Desenho do Estudo, Material e Métodos, Resultados e Conclusões. Nos casos clínicos apenas será descrito o caso de forma abreviada.
  • O texto do manuscrito (máximo 12 páginas numeradas) deve também dividir-se em: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões (um parágrafo apenas), Agradecimentos, Referências Bibliográficas (máximo de 25 citações). Os casos clínicos serão estruturados em: Introdução, Descrição do(s) Caso(s), Discussão e Referências.
  • As Referências devem seguir as normas de Vancouver. Os autores devem ser citados até 6, e se mais de 6 citam-se os primeiros 6 seguido de et al.
  • As referências devem ser numeradas consecutivamente pela ordem em que são mencionadas no texto. As referências devem ser identificadas na lista de Referências Bibliográficas por números árabes, e no texto do artigo por números em superscript sem parêntesis. Artigos aceites mas ainda não publicados devem ser designados (no prelo /in press). A informação contida em manuscritos ainda não aceites deve ser registada com (Observações não publicadas/unpublished observations).

 

Artigos originais

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 8MB) e obrigatoriamente de acordo com o modelo de submissão.
  • Endereços (URLs ou DOIs) para as referências bibliográficas foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores.

 

Communicações, relatórios técnicos, cartas, artigos de revisão

  • As Ilustrações e as Respetivas Legendas das Figuras ou Tabelas devem ser inseridas no documento submetido, com numeração de acordo com a entrada no texto. Aquando da publicação do trabalho poderá ser solicitada uma versão das figuras ou tabelas à parte, como documentos suplementares (formatos JPEG, TIFF, PDF, Word, Excel, Powerpoint).

  • Os artigos que incluam experimentação em humanos devem mencionar a autorização da Comissão de Ética local e o respeito pela Declaração de Helsínquia de 1975 e sua revisão de 1983. As experiências animais devem igualmente indicar o parecer respectivo da Comissão de Ética local.

 

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia-Cirurgia de Cabeça e Pescoço

 

Rua Augusto Macedo, 12-D Escritório 2
1600-503 Lisboa, Portugal

journalsporl@gmail.com