ISSN 0870-9025
[versão impressa]

ISSN: 2173-4135
[versão: electrónica]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Escopo e política

Política editorial da Revista

A Revista Portuguesa de Saúde Pública visa estimular o debate nacional e internacional em torno de temáticas relevantes para a investigação e desenvolvimento em Saúde Pública, através da publicação de artigos originais, de investigação aplicada ou de revisão nesta área ou em áreas afins. As contribuições podem ser apresentadas em português, em inglês, em espanhol ou em francês.

Áreas de interesse da publicação e o tipo de artigos e outros assuntos que publica

A Revista Portuguesa de Saúde Pública aceita trabalhos originais, de investigação aplicada ou de revisão sobre qualquer assunto relacionado com o tema geral da saúde pública, entendida esta no seu sentido mais amplo.

Procedimentos de avaliação por pares (peer review) da Revista

Ao Director da Revista cabe a responsabilidade de aceitar, rejeitar ou propor modificações. Para este efeito, é apoiado por um Conselho Editorial e por um Conselho Científico, constituído por avaliadores internos e externos, nacionais e internacionais, aplicando-se o sistema de double-blind peer review na avaliação dos artigos.

Público da Revista: A Revista destina-se a investigadores, docentes e alunos do ensino superior, bem como a um diversificado leque de gestores, médicos e outros profissionais de saúde.

 

Forma e preparação de manuscritos

Submissão do manuscrito. Os artigos deverão ser enviados electronicamente através da plataforma da Elsevier em http://ees.elsevier.com/rpsp. Na altura da submissão, é exigida a informação de contacto completa (morada, endereço de e-mail, telefone e fax) relativa ao autor principal. Primeiros nomes e apelidos, endereços de e-mail e afiliações institucionais de todos os co-autores são igualmente exigidos.

Os trabalhos deverão incluir: o título do trabalho, nome(s) e pequeno esboço curricular do(s) autor(es), principais funções ou títulos, até ao máximo de dois.

Carta de apresentação. Deve ser incluída uma carta de apresentação e informações de contacto completas relativas aos autores (moradas, endereços de e-mail, telefones e fax). Deverão ser incluídos outros artigos relacionados com o mesmo estudo, caso os autores os tenham publicado ou submetido a publicação.

Todos os artigos são sujeitos à apreciação de um referee. Os artigos submetidos à revista não devem ter sido previamente publicados nem submetidos para publicação a nenhum outro jornal.

Os autores devem assinar e encaminhar a declaração de autor que garante o carácter inédito dos artigos e a declaração de disponibilização para acesso mundial, cujos modelos estão disponíveis em http://www.ensp.unl.pt/dispositivos-de-apoio/cdi/cdi/sector-de-publicacoes/normas-editoriais/normas-editoriais.

Padrões de apresentação da revista

Os trabalhos deverão conter: uma pequena introdução ao artigo até ao máximo de uma página dactilografada; o texto; quadros e gráficos com títulos e legendas, os quais deverão ser antecedidos de referência em texto.

Formato dos ficheiros. Os artigos deverão ser enviados em suporte informático e acompanhados por uma versão impressa (incluindo quadros e figuras), dactilografados a duas entrelinhas em folhas de formato A4. Em cada folha não deverão constar mais de 35 linhas. As folhas serão numeradas em ordem sequencial.

Os trabalhos deverão conter o seguinte:

a) Título do trabalho, nome(s) e pequeno esboço curricular do(s) autor(es), principais funções ou títulos, até ao máximo de dois;

b) Pequena introdução ao artigo até ao máximo de uma página dactilografada;

c) O texto;

d) Quadros e gráficos com títulos e legendas, os quais deverão ser antecedidos de referência em texto;

e) Pequeno resumo do artigo acompanhado do respectivo título e tradução em inglês, assim como de palavras-chave em português e em inglês;

f) Os originais não deverão conter pés-de-página.

Todas as referências bibliográficas completas serão inseridas no final do artigo.

Para a submissão e a revisão, os formatos pretendidos incluem o Word e o WordPerfect, com o texto em duplo espaço e as margens direitas não-justificadas. Não devem ser submetidos manuscritos em formato .pdf.

Frontispício. O frontispício deve incluir um número de palavras referente ao texto (máximo de 5,000 palavras) e aos nomes completos, aos graus académicos e às afiliações de todos os autores. Se uma afiliação de autor sofre alterações até à publicação, a nova afiliação deve igualmente ser referida.

Resumo. Incluir um resumo estruturado do artigo acompanhado do respectivo título e tradução em inglês com o máximo de 300 palavras para os artigos originais, os artigos de revisão e as meta-análises. Não são necessários resumos para os editoriais, os comentários e outros contributos especiais.

Palavras-chave. Cada artigo deve ter 2 a 10 palavras-chave em português e em inglês.

Abreviaturas. Não devem ser utilizadas abreviaturas no título ou no resumo e a sua utilização deverá ser limitada no texto. Todas as abreviaturas deverão ser discriminadas aquando da sua primeira menção em texto.

Padrões para referências bibliográficas da revista

Referências bibliográficas. Todas as referências devem ser apresentadas de modo correcto e completo e deverão seguir o estilo Vancouver. A veracidade e correcção das informações contidas na lista de referências é da responsabilidade do(s) autor(es).

Todas as referências bibliográficas devem ser citadas no texto:

Texto e citação: (…) embora o seu desempenho na epidemiologia, prevenção e tratamento ainda esteja para ser avaliado12 (…)

As citações devem ser numéricas e inseridas no texto onde a citação ocorre, em expoente, remetendo para os documentos, por ordem de citação. As citações seguintes do mesmo documento têm que ter o mesmo número da primeira.

No caso das revistas, as referências devem conter o nome do primeiro autor (apelido e nome), seguidos dos outros, o título do artigo, o nome da publicação e a sua identificação (ano, volume e páginas).

Uma descrição detalhada do estilo Vancouver pode encontrar-se nos “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals”.

Revisão: Os autores recebem cópias do artigo aprovado para revisão e correcção exclusiva de erros de tipografia. A devolução das revisões deverá ser levada a cabo no prazo máximo de uma semana após a sua recepção pelos autores.

Ofertas: O primeiro autor recebe uma cópia impressa da revista.

Correspondência:

spublicacoes@ensp.unl.pt
g.santos@elsevier.com

Artigos originais

Incluem estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efectividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional. (Cada artigo deve conter objectivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões). Incluem, também, ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde pública.

Artigos de revisão

Revisão sistemática e meta-análise - Síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, descreve com pormenores o processo de investigação dos estudos originais, os critérios utilizados para selecção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregues na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revistos (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise).

Revisão crítica - A revisão crítica apresenta carácter descritivo e corresponde à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo da Saúde Pública.

Secções ou partes que formam um artigo:

Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos e Referências Bibliográficas.

Extensão e outras instruções para a apresentação de resumos

Deverão ser apresentados dois resumos, um em português e outro em inglês. O formato dos resumos deve ser estruturado ou narrativo, conforme se trate de um artigo original (até 300 palavras) ou de um artigo de outra tipologia (até 150 palavras).

Formato, extensão, e outras instruções para a apresentação de ilustrações, figuras, fotografias, tabelas, etc.

Figuras. É no interesse do autor fornecer as figuras no formato com a mais alta qualidade possível. Verifique se todo o material digitalizado foi submetido a esse processo na resolução certa: 1200 dpi para a linha de arte, 600 dpi para a escala de cinzentos e 300 para a escala de cor.

As figuras devem ser enviadas em ficheiro separado do texto manuscrito.

Outras informações

Os originais não deverão conter pés-de-página. Todas as referências bibliográficas completas serão inseridas no final do artigo.

Tipos de documentos publicados pela revista:

Artigos de revisão – revisão crítica da literatura sobre temas relacionados com a saúde pública (máximo de 8.000 palavras);

Artigos originais – resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceptual (máximo de 6.000 palavras);

Notas – nota prévia, relatando resultados parciais ou preliminares de pesquisa (máximo de 1.700 palavras);

Recensões – recensão bibliográfica crítica de livro relacionado com a área temática da saúde pública na sua concepção mais ampla, publicado nos últimos três anos (máximo de 1.200 palavras);

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2015 Escola Nacional de Saúde Pública
Revista Portuguesa de Saúde Pública
Escola Nacional de Saúde Pública
Universidade Nova de Lisboa
Sector de Publicações
Av. Padre Cruz
1600-560 Lisboa

e-mail: spublicacoes@ensp.unl.pt