ISSN 0870-6352
[versão impressa]

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

 

Escopo e política

 

  • A revista SILVA LUSITANA aceita toda a colaboração científica que dê a conhecer o resultado de trabalhos de investigação e de experimentação, assim como artigos de revisão e recensões bibliográficas, no domínio das ciências florestais e ambiente

 

  • O artigo é analisado pela Comissão Editorial, que verifica o seu enquadramento nos objectivos da revista; caso isto se verifique, é enviado para apreciação à Comissão Científica e devolvido aos autores para eventuais alterações sugeridas pelos referees da área. Cabe aos autores a revisão das primeiras provas enviadas pela tipografia.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

1.   Os trabalhos aceites pela Comissão Científica, serão publicados pela ordem cronológica de chegada à Comissão Editorial, devendo o autor incluir, no final do trabalho, a data de entrega para publicação.

2 - Os originais deverão ser enviados à:

 

Comissão Editorial da Revista Silva Lusitana,

Av. da República, Quinta do Marquês-2780-159 OEIRAS, Portugal.

E-mail: silva.lusitana@iniav.pt

 

3 - As opiniões e conceitos emitidos são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

4 - Os textos, escritos de forma clara e sucinta, devem ser apresentados em folhas A4, num só lado, com uma margem esquerda não inferior a 4 cm, e uma mancha de 20 cm x 13,5 cm incluindo quadros, fotografias, referências de pé de página, etc.

5 - Os originais não deverão exceder 25 páginas A4, incluindo anexos.

6 - A apresentação dos originais deverá obedecer às seguintes regras:

6.1 - Título: O título do trabalho deverá ser conciso, específico e descritivo, não ultrapassando um máximo de 15 palavras.

6.2 - Nome do autor: O nome do(s) autor(es) deverá ser seguido do título profissional, da direcção da instituição onde exerce a sua actividade científica e do seu E-mail.

6.3 - Sumário: O sumário deverá ser conciso, cerca de 2-3% da totalidade do texto, mas nunca superior a 200 palavras. No fim deste, acrescentar as palavras-chave (no máximo de 5), que não apareçam no título. É obrigatório a apresentação de um sumário em inglês e em francês, com as respectivas palavras-chave.

6.4 - Quadros e Figuras: Devem ser utilizados sempre que facilitem a compreensão do texto. A sua dimensão deve ser de modo a que, depois de reduzidos à dimensão considerada adequada, em função da mancha tipográfica, a sua reprodução não se afaste dos tipos utilizados no texto. A legenda deverá ser curta e concisa e indicadas sempre as fontes de onde foram retiradas.

6.5 - Fotografias: Serão apenas aceites fotografias de qualidade e consideradas indispensáveis para a compreensão do texto. A Comissão Editorial reserva-se o direito de eliminar as fotografias sem qualidade e as que considere excessivas ou dispensáveis, depois de ouvido(s) o(s) autor(es).

6.6 - Notas de pé de página: As notas de pé de página devem ser curtas e reduzidas ao mínimo, assinaladas sucessivamente por números e não por asteriscos.

6.7 - Referências bibliográficas: No texto, referir o nome do(s) autor(es) em maiúsculas e o ano de publicação. No caso de 3 ou mais autores, utilizar o nome do primeiro seguido de et al. e a data da publicação. As referências no texto citadas em conjunto devem ser ordenadas por ordem cronológica.

 Exemplos: Livro(A); Artigo(B); Artigo em Livro(C)

A) NATIVIDADE, J.V., 1950. Subericultura. Ministério da Economia, DGSFA, 387 pp.

B) CABRAL, M.T., LOPES, F., SARDINHA, R.A., 1993. Determinação das causas da morte do sobreiro nos concelhos de Santiago de Cacém, Grândola e Sines. Relatório Síntese. Silva Lusitana 1(1) : 7-24.

C) SILVA, R., PÁSCOA, F., MARQUES, C.P., 1991. Modelação dinâmica dos povoamentos de pinheiro bravo. In Comunicações do I Encontro Sobre Pinhal Bravo, Material Lenhoso e Resina, SPCF/ESAC/CFC, Coimbra, pp. 123-130.

7 - Número de cópias: Os autores deverão enviar um original escrito com cópia em disquete (PC) ou em alternativa poderão enviar por E-mail.

8 - Revisão de provas: A revisão das primeiras provas será feita pelo(s) autor(es). A alteração do texto inicial, para além de 5%, constituirá um encargo para o(s) autor(es).

9 - Separatas: Os autores receberão 25 separatas de cada artigo, devendo, para tanto, assinalá-lo a vermelho, na primeira folha das primeiras provas tipográficas. Poderá receber um número superior de separatas, mas tal constituirá seu encargo perante a tipografia.

10 - Direitos de edição: Todos os direitos de edição pertencem à Unidade Estratégica de Investigação de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.(I.N.I.A.V.), na sua qualidade de Editor da revista Silva Lusitana.

 

 

 [Home] [Sobre esta revista] [Corpo Editorial] [Assinaturas]


© 2014 Unidade Estratégica de Investigação de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal

Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.(I.N.I.A.V.)

SILVA LUSITANA
Unidade Estratégica de Investigação de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal .

Av. da República, Quinta do Marquês,
2780-159 OEIRAS, Portugal.
Tel.: (351) 214463700
Fax: (351) 214463701

E-mail: silva.lusitana@iniav.pt