Scielo RSS <![CDATA[Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-301520230005&lang=en vol. num. ESP13 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[In times of “cri(s)e”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152023000500101&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Nursing interventions in pain management for patients in basic emergency services]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152023000500201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A literatura atual revela que as Intervenções de Enfermagem em Gestão de Dor, em Serviços de Urgência Básica, nem sempre são consideradas prioritárias pelos enfermeiros, no primeiro momento de atendimento. Objetivo: Identificar as Intervenções de Enfermagem em Gestão de Dor em Serviços de Urgência Básica, e analisar as relações entre as variáveis sociodemográficas e estas Intervenções. Métodos: Estudo transversal, descritivo e correlacional, a partir dos resultados emergentes da aplicação da Escala de Práticas de Enfermagem na Gestão da Dor (António, 2017), numa amostra de 157 enfermeiros em funções em Serviços de Urgência Básica. Resultados: As Intervenções mais aplicadas são de caráter autónomo: a Avaliação Inicial (X=38,94; δ=5,78), as Intervenções Não Farmacológicas (X=24,76; δ=4,76), a Reavaliação (X=20,13; δ=3,89), o Planeamento (X=19,67; δ=4,28), e o Registo (X=8,96; δ=2,31), sendo o menos executado. Das interdependentes, só assumem executar as Intervenções Farmacológicas (X=10,83; δ=1,39). Da análise da relação entre estas variáveis, e as sociodemográficas, verifica-se que para um nível de significância p&gt;0,05, a formação é diferenciadora: os enfermeiros pós-graduados assumem mais ensinos e registos da dor, e, quanto mais longa é a formação (&gt;50 horas) e mais adequada, mais elevados são os valores de implementação de intervenções. Conclusão: A formação como variável determinante na aplicação de Intervenções revela-se como o campo emergente de investimento para os enfermeiros.<hr/>Abstract Introduction: The current literature shows that nursing interventions in Pain Management in Basic Emergency Services are not always considered a priority by nurses at the first moment of care. Objective: To identify nursing interventions in Pain Management in Basic Emergency Services and to analyze the relationships between sociodemographic variables and these Interventions. Methods: Cross-sectional, descriptive, and correlational study based on the results emerging from the application of the Scale of Nursing Practices in Pain Management (António, 2017) in a sample of 157 nurses working in Basic Emergency Services. Results: The most applied Interventions are autonomous: the Initial Assessment (X=38.94; δ=5.78), Non-Pharmacological Interventions (X=24.76; δ=4.76), Reassessment (X=20.13; δ=3.89), Planning (X=19.67; δ=4.28), and Registration (X=8.96; δ=2.31), Being the least executed. Of the interdependent ones, they only perform Pharmacological Interventions (X=10.83; δ=1.39). From the analysis of the relationship between these variables and the sociodemographic ones, it is verified that for a significance level p&gt;0.05, training is differentiating postgraduate nurses take on more teaching and recording of pain, and the longer the training (&gt;50 hours) and the more adequate, the higher the intervention implementation values. Conclusion: Training as a determinant variable in the application of Interventions reveals that it should be the emerging field of intervention for nurses.<hr/>Resumen Introducción: La literatura actual revela que las intervenciones de enfermería en la Gestión del Dolor en los Servicios Básicos de Emergencia no siempre son consideradas prioritarias por los enfermeros, en el primer momento de la atención. Objetivo: Identificar las Intervenciones de Enfermería en la gestión del dolor, los Servicios Básicos de Emergencia y analizar las relaciones entre las variables sociodemográficas y estas Intervenciones. Método: Estudio transversal, descriptivo y correlacional, basado en los resultados emergentes de la aplicación de la Escala de Prácticas de Enfermería en el Manejo del Dolor, (António, 2017), en una muestra de 157 enfermeras que trabajan en Servicios Básicos de Emergencia. Resultados: Las Intervenciones más aplicadas son autónomas: la Valoración Inicial (X=38,94; δ=5,78), las Intervenciones No Farmacológicas (X=24,76; δ=4,76), la Reevaluación (X=20,13; δ=3,89), la Planificación (X=19,67; δ=4,28), y el Registro (X=8,96; δ=2,31), siendo los menos ejecutados. De las interdependientes, sólo realizan intervenciones Farmacológicas (X=10,83; δ=1,39). Del análisis de la relación entre las variables sociodemográficas se verifica que para un nivel de significación p&gt;0,05, la formación es diferenciadora p&lt;0,05: las enfermeras postgraduadas realizan más enseñanza y registro del dolor, y, cuanto más larga es la formación (&gt;50 horas) y más adecuada, mayores son los valores de ejecuciones. Conclusión: La formación como variable determinante en la aplicación de Intervenciones se revela que debe ser el campo emergente de intervención de las enfermeras. <![CDATA[Emotional intelligence in higher education students]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152023000500202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Apesar do papel das emoções no envolvimento dos estudantes já ter sido estudado ainda pouco se sabe sobre a forma como a inteligência emocional está relacionada com o envolvimento e outros resultados de aprendizagem chave no ensino superior. Objetivo: Descrever os níveis da inteligência emocional dos estudantes do ensino superior; e Apurar os preditores de inteligência emocional em estudantes do ensino superior. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra foi não probabilística por conveniência, constituída por 538 estudantes do ensino superior, maioritariamente género feminino (74,21%), com uma média de idades de 21,53±4,53 anos. Resultados: Os scores de inteligência emocional mais elevados correspondem à perceção das próprias emoções (M=32,78±5,57) e à componente sociocognitiva das emoções (M=32,27±4,87). Os estudantes com um score global mais elevado de inteligência emocional são os que estudam diariamente (p=.002). O controlo, o envolvimento social, a autoestima e a felicidade estabeleceram uma associação positiva (β=.21; p&lt;.001; β=.14; p=.002; β=.13; p=.02; β=.18; p=.004, respetivamente) com a inteligência emocional. O equilíbrio estabeleceu uma associação negativa (β=-.16; p&lt;.001) com a inteligência emocional. Conclusão: O controlo, o envolvimento social, a autoestima, a felicidade e o equilíbrio são preditores da inteligência emocional. Impõe-se a necessidade de implementação de programas promotores do desenvolvimento de Inteligência emocional.<hr/>Abstract Introduction: Emotional intelligence is the ability to identify and deal with personal and other individuals' emotions and feelings. Although the role of emotions in student engagement has been studied, little is known about how emotional intelligence is related to engagement and other key learning outcomes in higher education. Objetive: To describe the levels of emotional intelligence of higher education students; to ascertain predictors of emotional intelligence in higher education students. Methods: Quantitative, cross-sectional, descriptive-correlational study. The sample was non-probability by convenience, consisting of 538 higher education students, mostly female (74.21%), with a mean age of 21.53±4.53 years. Results: The highest emotional intelligence scores correspond to the perception of own emotions (M=32.78±5.57) and the sociocognitive component of emotions (M=32.27±4.87). Students with a higher overall emotional intelligence score are those who study daily (p=.002). Control, social engagement, self-esteem, and happiness established a positive association (β=.21; p&lt;.001; β=.14; p=.002; β=.13; p=.02; β=.18; p=.004, respectively) with emotional intelligence. Balance established a negative association (β=-.16; p&lt;.001) with emotional intelligence. Conclusion: Control, social involvement, self-esteem, happiness, and balance are predictors of emotional intelligence. There is a need for the implementation of programs that promote the development of emotional intelligence.<hr/>Resumen Introducción: La inteligencia emocional es la capacidad de identificar y manejar las emociones y los sentimientos personales y de otras personas. Aunque se ha estudiado el papel de las emociones en el compromiso de los estudiantes, se sabe poco sobre cómo se relaciona la inteligencia emocional con el compromiso y otros resultados clave del aprendizaje en la enseñanza superior. Objetivo: Describir los niveles de inteligencia emocional de los estudiantes de enseñanza superior; averiguar los predictores de la inteligencia emocional en los estudiantes de enseñanza superior. Métodos: Estudio cuantitativo, transversal y descriptivo-correlacional. La muestra fue no probabilística por conveniencia, compuesta por 538 estudiantes de enseñanza superior, en su mayoría mujeres (74,21%), con una edad media de 21,53±4,53 años. Resultados: Las puntuaciones más altas en inteligencia emocional corresponden a la percepción de las propias emociones (M=32,78±5,57) y al componente sociocognitivo de las emociones (M=32,27±4,87). Los alumnos con una mayor puntuación global de inteligencia emocional son los que estudian a diario (p=.002). El control, el compromiso social, la autoestima y la felicidad establecieron una asociación positiva (β=.21; p&lt;.001; β=.14; p=.002; β=.13; p=.02; β=.18; p=.004, respectivamente) con la inteligencia emocional. El equilibrio estableció una asociación negativa (β=-.16; p&lt;.001) con la inteligencia emocional. Conclusión: El control, la implicación social, la autoestima, la felicidad y el equilibrio son predictores de la inteligencia emocional. Es necesario poner en marcha programas que promuevan el desarrollo de la inteligencia emocional. <![CDATA[How to improve the child and adolescent health? Some concerns, advice and reflection]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152023000500203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: Os cuidados de saúde primários representam o primeiro nível de intervenção dos serviços de saúde. Em idade pediátrica, uma vigilância rigorosa é de extrema importância, pois influencia o crescimento e o bem-estar biopsicossocial, com repercussões na idade adulta. Objetivo: Descrever as principais preocupações sentidas nas consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil durante o estágio de cuidados de saúde primários e fazer uma revisão das questões que deverão merecer especial atenção nestas consultas. Métodos: Análise retrospetiva dos parâmetros avaliados nas consultas de saúde infantil e juvenil durante um estágio de seis meses numa Unidade de Saúde Familiar modelo A. Resultados: Durante o estágio, realizámos 423 consultas, das quais 385 de vigilância (91%). Os principais motivos de preocupação foram erros na alimentação (n=48; 11,3%), na higiene oral (n=36; 8,5%) e nos hábitos de sono (n=52; 12,3%) e as perturbações ao nível do neurodesenvolvimento (n=32, 7,6%). Conclusão: Nas consultas de saúde infantil e juvenil deve ser feita uma avaliação completa de acordo com a idade e o aconselhamento para um crescimento saudável. Devem valorizar-se os cuidados antecipatórios e quando detetados sinais de alarme, a intervenção deve ser precoce. A vigilância da saúde infantil e juvenil é um importante desafio na promoção da saúde e prevenção da doença das crianças e adolescentes. É fundamental haver a cooperação entre os médicos, familiares/cuidadores e profissionais que lidam com as crianças no dia a dia.<hr/>Abstract Introduction: Primary health care represents the first level of intervention in health services. In pediatrics, rigorous surveillance is extremely important, as it influences growth and biopsychosocial well-being, with repercussions in adulthood. Objective: Describe the main concerns felt in child and youth health surveillance consultations and review the issues that should deserve special attention in these consultations. Methods: Retrospective analysis of the parameters evaluated in the child and youth health consultations during a six-month internship at a model A Family Health Unit. Results: During the internship, we carried out 423 consultations, of which 385 were surveillance (91%). The main reasons for concern were errors in eating (n=48; 11.3%), oral hygiene (n=36; 8.5%) sleeping habits (n=52; 12.3%), and neurodevelopmental disorders (n=32, 7.6%). Conclusion: In child and youth health consultations, it’s crucial to undertake a complete assessment according to age and to provide advice for healthy growth and development. Anticipatory care should be valued and when warning signs are detected, early intervention needs to be provided. Child and youth health surveillance is an important challenge for health promotion and disease prevention. The cooperation between physicians, family members/caregivers, and professionals who contact children on a daily basis is essential.<hr/>Resumen Introducción: La atención primaria representa el primer nivel de intervención en los servicios de salud. En la edad pediátrica, la vigilancia estricta es de suma importancia, ya que influye en el crecimiento y el bienestar biopsicosocial, con repercusiones en la edad adulta. Objetivo: Describir las principales preocupaciones sentidas en las consultas de niño sano durante la rotación en atención primaria y revisar los temas que deben merecer especial atención en estas consultas. Métodos: Análisis retrospectivo de los parámetros evaluados en las consultas de niño sano durante una rotación de seis meses en un centro de salud modelo A. Resultados: Durante la rotación realizamos 423 consultas, de las cuales 385 consultas de niño sano (91%). Los principales motivos de preocupación fueron los errores en la alimentación (n=48; 11,3%), la higiene bucal (n=36; 8,5%) y los hábitos de sueño (n=52; 12,3%) y los trastornos del neurodesarrollo (n=32, 7,6%). Conclusión: En las consultas de niño sano se debe realizar una valoración completa según la edad y consejos para un crecimiento saludable. Se debe valorar la atención anticipatoria y cuando se detectan signos de alarma, la intervención debe ser temprana. La vigilancia de la salud infantil y adolescente es un desafío importante en la promoción de la salud y prevención de enfermedades en niños y adolescentes. Es fundamental contar con la cooperación entre médicos, familiares/cuidadores y profesionales que atienden a los niños en el día a día. <![CDATA[Family nursing and the dynamic model of family assessment and intervention]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152023000500204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: A Enfermagem Familiar é fundamental na colaboração com as famílias em todas as fases da vida, de forma a maximizar a saúde e o bem-estar. O MDAIF emerge para responder às necessidades dos profissionais de saúde relativamente aos cuidados com as famílias (Figueiredo, 2012). Objetivo: Caracterizar a família de acordo com o MDAIF e identificar as necessidades em saúde da família. Métodos: Estudo descritivo, de natureza qualitativa. Para a colheita de dados foi realizada uma entrevista estruturada, com base no MDAIF, a uma família nuclear constituída pelo casal e dois filhos. A participação foi voluntária e assinado consentimento informado. Resultados: Família de classe social média-alta, ligada e flexível, equilibrada e com perceção de ser altamente funcional, mas com 80% de probabilidade de desenvolver patologias psicossomáticas. Conclusão: A família é o centro dos cuidados da Enfermagem Familiar e neste sentido o enfermeiro deve conhecer as necessidades e os problemas das famílias de modo a adequar as suas intervenções. O modelo utilizado veio facilitar o reconhecimento destas necessidades e problemas melhorando a prestação de cuidados.<hr/>Abstract Introduction: Family Nursing is fundamental in collaborating with families at all stages of life, to maximize health and well-being. The MDAIF has emerged to respond to the needs of health professionals in relation to family care (Figueiredo, 2012). Objective: To Characterise the family according to MDAIF and to identify the family's health needs. Methods: Descriptive, qualitative nature study. As a data collection instrument, a structured interview based on MDAIF was carried out with a nuclear family composed by the couple and their two children. Participation was voluntary and an informed consent was signed. Results: Upper-middle social class family, connected and flexible, balanced and with the perception of being highly functional, but with an 80% probability of developing psychosomatic pathologies. Conclusion: The family is at the centre of Family Nursing care and is seen. In this sense, nurses must know the needs and problems of families to adapt their interventions. The model used facilitates the recognition of these needs and problems, improving the provision of care.<hr/>Resumen Introducción: La Enfermería de la Familia es fundamental para colaborar con las familias en todas las etapas de la vida, con el fin de maximizar la salud y el bienestar. El MDAIF surge para dar respuesta a las necesidades de los profesionales de la salud en materia de atención familiar (Figueiredo, 2012). Objetivo: Caracterizar a la familia de acuerdo con MDAIF y identificar las necesidades en salud de la familia. Métodos: Estudio descriptivo de naturaleza cualitativa. Como instrumento de recolección de datos se utilizó una entrevista estructurada, basada en el MDAIF a una familia nuclear formada por una pareja y sus dos hijos. La participación ha sido voluntaria y se firmó un consentimiento informado. Resultados: Familia de clase social media-alta, conectada y flexible, equilibrada y con la percepción de ser altamente funcional, pero con 80% de probabilidad de desarrollar patologías psicosomáticas. Conclusión: La familia es el centro de atención en Enfermería de la Familia y es vista como un todo. En este sentido, el enfermero debe conocer las necesidades y problemas de las familias para poder adecuar sus intervenciones. El modelo utilizado vino a facilitar el reconocimiento de estas necesidades y problemas, mejorando la prestación de cuidados. <![CDATA[Control based on internet of things technologies: improving energy efficiency and comfort in buildings]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152023000500401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Introdução: O investimento no desenvolvimento de redes de comunicação inteligentes está a possibilitar cada vez mais conetividade à internet. Neste cenário, o trabalho explora a utilização de dispositivos baseados na Internet das Coisas (IoT) e conjetura sobre o impacto que essa tecnologia pode ter no conforto e na eficiência energética dos edifícios. Objetivo: Entender como as aplicações inovadoras baseadas em IoT podem melhorar a eficiência energética e a temperatura de conforto nos edifícios, através do controlo do funcionamento de equipamentos de aquecimento já instalados. Métodos: São abordados os principais custos e benefícios associados à aplicação de tecnologias inteligentes, como medida de racionalização de consumo de energia em edifícios, de forma a fundamentar uma tomada de decisão. Resultados: Espera-se que a adoção de soluções de IoT como sistemas inteligentes de monitorização e gestão de ambientes, pouco intrusivas e de baixo custo, possibilite uma redução na fatura energética da climatização nos edifícios. Conclusão: O estudo efetuado revela o potencial da IoT na redução do consumo de energia, através da gestão inteligente dos sistemas de climatização em edificações existentes. Em muitas destas estruturas, face ao investimento avultado que representa substituir sistemas de climatização menos eficientes, a adoção deste tipo de tecnologia é uma solução barata para reduzir os encargos energéticos. Assim, espera-se que esta análise sirva como um catalisador para uma maior eficiência energética pela adoção de tecnologias IoT em vários setores, tanto no âmbito público como privado.<hr/>Abstract Introduction: Investment in the development of intelligent communication networks is facilitating greater internet connectivity. The paper examines the utilization of Internet of Things (IoT) devices and hypothesizes about their potential effect on building energy efficiency and comfort. Objetive: Understand the potential of IoT-based applications to enhance energy efficiency and optimize the indoor temperature in buildings by regulating the operation of pre-existing heating equipment. Methods: The main costs and benefits associated with the application of intelligent technologies as a measure to rationalize energy consumption in buildings are discussed in order to support decision-making. Results: It is expected that the adoption of IoT solutions as intelligent, low-intrusion and low-cost environmental monitoring and management systems will make it possible to control thermal comfort and increase the energy efficiency of buildings. Conclusion: The study reveals the potential of IoT to reduce energy consumption through the intelligent management of HVAC systems in existing buildings. In many of these structures, given the large investment involved in replacing less efficient climate control systems, adopting this type of technology is a cheap solution for reducing energy costs. It is hoped that this analysis will act as a catalyst for greater energy efficiency by adopting IoT technologies in various public and private sectors.<hr/>Resumen Introducción: La inversión en el desarrollo de redes de comunicación inteligentes está permitiendo una conectividad a Internet cada vez mayor. En este contexto, el documento explora el uso de dispositivos basados en el Internet de las Cosas (IoT) y conjetura sobre el impacto que esta tecnología podría tener en el confort y la eficiencia energética de los edificios. Objetivo: Comprenda cómo las aplicaciones innovadoras basadas en IoT pueden mejorar la eficiencia energética y la temperatura de confort en los edificios controlando el funcionamiento de los equipos de calefacción ya instalados. Métodos: Se abordan los principales costes y beneficios asociados al uso de tecnologías inteligentes como medida para racionalizar el consumo de energía en los edificios, con el fin de fundamentar la toma de decisiones. Resultados: Se espera que la adopción de soluciones IoT como sistemas de monitorización y gestión del entorno, poco intrusivos y de bajo coste, permitan controlar el confort térmico y aumentar la eficiencia energética en los edificios. Conclusión: El estudio revela el potencial de IoT para reducir el consumo de energía mediante la gestión inteligente de los sistemas de climatización de los edificios existentes. En muchas de estas estructuras, dada la gran inversión que supone sustituir los sistemas de climatización menos eficientes, la adopción de este tipo de tecnología es una solución barata para reducir los costes energéticos. Se espera, por tanto, que este análisis sirva de catalizador para una mayor eficiencia energética mediante la adopción de tecnologías IoT en diversos sectores, tanto públicos como privados.