Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20110001&lang=en vol. 7 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A quest for new forms of intervention</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Analysis of the effect of different intensities and rest interval on the perceived exertion of athletes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa analisou os efeitos de diferentes intensidades e diferentes intervalos de recuperação do treinamento resistido na percepção subjetiva de esforço (PSE) em atletas jovens. Foram selecionados 23 adolescentes, homens, com 17.06 ± .73 anos de idade, 68.01 ± 8.09 kg massa corporal e 173.65 ± 5.61 cm de estatura. Submetidos à adequação de cargas (5 RM, 10 RM ou 15 RM) e intervalo de recuperação (30, 60 ou 120 s), onde ao final de cada série foi pedido para apontar o esforço percebido na escala OMNI-RES. A estatística utilizada foi a two-way ANOVA. As diferenças significativas foram analisadas pelo post-hoc de Bonferroni. Na PSE não foram encontradas diferenças significativas entre as intensidades nos intervalos de recuperação avaliados. Com relação aos intervalos com a mesma intensidade, verificou-se diferença entre 15 RM e intervalo de 120 e 60 s com 15 RM e intervalo de 30 s. Para as intensidades de 10 e 5 RM, apenas o intervalo de 120 s apresentou diferença em relação a 5 e 10 RM com intervalo de 30 s demonstrou que entre as intensidades e intervalos de recuperação ocorreram diferenças significativas. Conclui-se que quanto menor o intervalo de recuperação maior serão os níveis de fadiga, independente do número de repetições executadas em todas as intensidades, podendo inferir que a PSE mostrou-se sensível a diminuição do intervalo de recuperação<hr/>The research examined the effects of different intensities and different rest intervals of strength training on the rating of perceived exertion (RPE) in young athletes. Participated in the study 23 young men, aged 17.06 ± .73 years, 68.01 ± 8.09 kg of body mass, and 173.65 ± 5.61 cm of height. They were submitted to the appropriateness of charges (5 RM, 10 RM or 15 RM) and rest intervals (30, 60 or 120 s) and then asked to point perceived exertion according to the OMNI-RES scale. A two-way ANOVA was used and significant differences were analyzed by post-hoc Bonferroni. For RPE there were no significant differences between the intensities in the recovery intervals evaluated. For intervals with the same intensity, there were differences between 15 RM and range of 120 and 60 s with 15 RM and 30 s intervals. Intensities of 10 and 5 RM, in the range of 120 s showed significant differences. It follows that the smaller the rest interval the greater the levels of fatigue regardless of the number of repetitions performed in all intensities and it may be inferred that the RPE was sensitive to reduction in the rest interval. <![CDATA[<b>Comparative study of joint range of motion in children between 7 and 12 years of age from different gender</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo teve como objetivo avaliar e comparar amplitudes de movimentos articulares, em condições activa e passiva, entre crianças de diferentes faixas etárias e sexo. Participaram 103 crianças (43 meninos e 60 meninas) categorizadas em dois grupos: G1 (7 a 9 anos) e G2 (10 a 12 anos). Na avaliação de amplitude articular adotou-se o protocolo do flexiteste, activo e passivo, e o programa SAPO®. Para comparar a amplitude activa e passiva foi utilizado o teste t emparelhado e para comparar as amplitudes activa e passiva entre os sexos e faixas etárias foi aplicado o teste t independente (p < .05). Os resultados evidenciaram que as amplitudes passivas das articulações dos membros inferiores são maiores do que as activas (p < .001). As meninas apresentaram maior amplitude passiva no movimento de flexão plantar em relação aos meninos (p = .002). As crianças de 7 a 12 anos apresentaram padrões similares quanto à flexibilidade das articulações de membros inferiores. Foram encontradas diferenças significativas nas amplitudes angulares dos membros inferiores entre os movimentos de flexão activa e passiva nas articulações do quadril, joelho e tornozelo. Não se encontraram diferenças, entre sexos e entre as diferentes faixas etárias, nas amplitudes de movimento avaliadas.<hr/>The aim of the study was to evaluate and compare active and passive joint range of motion in children in relation to gender and age. This study involved 103 children (43 boys and 60 girls) categorized into two groups: G1 (7 to 9 years old) and G2 (10 to 12 years old). The flexitest protocol, active and passive, and the SAPO® were used to evaluate joint range of motion. A paired t test was applied to compare active and passive joint range of motion and an independent t test (p < .05) was used to compare active and passive range of motion between gender and age. Results showed that the passive joint ranges of motion of the lower limbs are higher than active motion (p < .001). Girls presented greater passive ankle flexion than boys did (p = .002). Children between 7 and 12 years of age presented similar standards of joint range of motion of low limb. Significant differences were found between passive and active angular range of motion in the hip, knee and ankle. There were no differences between boys and girls in the joint range of motion as well as among age groups. <![CDATA[<b>The effect of in-home instruction on the functional performance of children with special needs</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Crianças com necessidades especiais apresentam disfunções neuro-sensório-motoras que limitam sua funcionalidade e participação social. Os cuidados dispensados pelos cuidadores a essas crianças podem reduzir essas limitações aumentando o grau de participação. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da orientação domiciliar na funcionalidade de crianças com necessidades especiais em atividades de vida diária. Trinta e um cuidadores de crianças foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Orientado (GO, n = 17) e Controle (GC, n = 14). Ambos os grupos foram submetidos ao PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventory) no início do estudo e após três meses. Nesses três meses, o GO recebeu orientação domiciliar individualizada sobre banho, troca de roupas, alimentação e transporte da criança especial. A avaliação com o PEDI revelou aumento significativo nas pontuações do GO em auto-cuidado e função social na escala de habilidades funcionais, bem como em auto-cuidado na escala de assistência do cuidador. Sugere-se que a orientação domiciliar e individualizada a cuidadores seja eficaz para elevar o nível de funcionalidade de crianças com necessidades especiais em áreas de auto-cuidado e função social de acordo com o PEDI. Sendo, assim, uma forma simples e eficiente de intervenção junto à família.<hr/>Children with special needs are known to have neurosensorymotor disorders that lead to both difficulties and limitations in their functionality and social participation. The care provided by caregivers to these children may reduce such limitations improving participation. The purpose of the present study was to verify the effect of in-home instruction on the functional performance of children with special needs during their daily activities. Thirty-one caregivers of children were randomly divided into two groups: Instructed (IG, n = 17) and Control (CG, n = 14). Both groups were submitted to the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) at baseline and after three months. The IG received individualized in-home instruction over this three-month period on how to bathe, change clothes, feed and carry the child with special needs. The PEDI evaluation revealed that IG significantly increased PEDI score in the self-care and social function on the functional skills scale as well as in the self-care on the caregiver assistance scale. Individualized in-home instruction to caregivers is suggested to be effective in improving the level of independence of children with special needs in the self-care and social function in the PEDI. This is a simple and effective intervention with the family. <![CDATA[<b>The contribution of exproprioceptive visual information and seat height to the control of the stand-to-sit movement in young and older individuals</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da informação visual exproprioceptiva e da altura do assento no controle do movimento de sentar em adultos jovens e idosos. Doze indivíduos idosos e onze adultos jovens foram convidados a sentar em uma cadeira sob duas alturas diferentes (100 e 80% da distância do joelho até o chão) e sob duas condições visuais (com e sem a disponibilidade da informação visual exproprioceptiva). A informação visual exproprioceptiva foi manipulada através do uso de um anteparo visual posicionado logo abaixo do olho que reduziu o tamanho do campo visual inferior. Os participantes realizaram o movimento de sentar com os pés posicionados sobre uma plataforma de força. Os resultados permitem concluir que a disponibilidade da informação visual exproprioceptiva afeta de forma diferente o controle do movimento de sentar em adultos jovens e idosos. Por outro lado, a manipulação da altura do assento gerou estratégias de controle semelhantes em adultos e idosos. Ainda, os idosos exibiram um comportamento mais conservador durante a realização do movimento de sentar.<hr/>The purpose of the present study was to analyze the contribution of both exproprioceptive visual information and seat height in the control of stand-to-sit movement in young and older adults. Twelve older and 11 young individuals were invited to sit down on a chair under two seat heights (100% and 80% of the knee-ground distance) and under two visual conditions (with and without the availability of exproprioceptive visual information). Participants wore special goggles that reduced the size of the lower visual field. Participants performed the stand-to-sit movement with their feet positioned on a forceplate. The results allowed for the conclusion that the exproprioceptive visual information availability affected differently the way young and older adults control the stand-to-sit movement. On the other hand, seat height manipulation resulted in similar strategies by young and older individuals. Yet, older individuals exhibited a more conservative behavior than young adults while performing the stand-to-sit movement. <![CDATA[<b>Declarative and procedural tactical knowledge in soccer players of different ages</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A qualidade na prestação esportiva, nos jogos esportivos coletivos, relaciona-se com as capacidades cognitivas, especificamente com o conhecimento. Esse estudo verificou a associação entre o conhecimento tático processual convergente e divergente, assim como as associações entre o conhecimento tático processual e declarativo. Participaram do estudo 221 jogadores de futebol de campo, do sexo masculino, do escalão sub-14, sub-15 e sub-17. O conhecimento tático processual foi avaliado através da aplicação do teste KORA-OO no parâmetro “oferecer-se” e “orientar-se”. O conhecimento tático declarativo foi avaliado através de cenas-situação do futebol. Os resultados indicaram uma alta associação entre o conhecimento tático processual, convergente e divergente, geral e especifico por escalão, além de uma baixa associação entre o conhecimento tático declarativo e processual (convergente e divergente). Esses dados suportam a idéia de que os conhecimentos progridem serialmente do declarativo ao processual.<hr/>The quality of the performance on collective games is related to cognitive capacities, specifically to knowledge. This study verified the association between convergent and divergent procedural tactical knowledge as well as the association between declarative and procedural tactical knowledge. Participated in this study 221 male soccer players of U-14, U-15 and U-17 categories. The procedural tactical knowledge was assessed by KORA-OO on the parameters “offer yourself” and "self-orientation”. The declarative tactical knowledge was assessed by soccer videos. Results revealed a clear association between convergent and divergent procedural tactical knowledge in general and per category and a low association between procedural (convergent and divergent) and declarative tactical knowledge. These data support the idea that knowledge progresses from declarative to procedural. <![CDATA[<b>Self-efficacy, physical competence and self-esteem in basketball participants with and without physical disability</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo analisou a hipotética relação hierárquica entre eficácia percepcionada, competência física e auto-estima global em basquetebolistas, bem como eventuais diferenças entre sexos e entre atletas com e sem deficiência. Analisámos também a influência do tempo de prática e da frequência de prática nos níveis de eficácia, de competência e de auto-estima global, em cada um dos grupos estudados. Os participantes foram 193 basquetebolistas, 59 do sexo masculino com deficiência física (32.80 ± 11.64 anos), 80 do sexo masculino sem deficiência física (21.48 ± 4.69 anos) e 54 do sexo feminino sem deficiência física (22.91 ± 3.11 anos), envolvidos em competições de nível nacional. Os resultados obtidos suportam a existência de uma organização hierárquica entre a eficácia percepcionada, a competência física avaliada através das autopercepções no domínio físico e a auto-estima global. Foi igualmente confirmada a existência da autovalorização física como variável moderadora ou preditora entre as percepções da base e o topo do modelo, ou seja, entre as percepções no domínio físico e a auto-estima global. Esta relação apresenta um sentido negativo, ou seja, percepções fortes de competência e de eficácia não geram sentimentos fortes de confiança e de satisfação individual em outros contextos do dia-a-dia.<hr/>The purpose of this study was to assess the hypothetical hierarchical relationship between self-efficacy, physical self and global self-esteem, in groups with and without physical disability as well as gender and condition between groups. A second purpose was to assess the influence of independent variables, such as time and frequency of sport involvement, on self-efficacy, physical competence and global self-esteem for each of the groups studied. Participants were 193 basketball players, 59 male athletes with disability (mean age 32.80 ± 11.64), 80 male athletes without disability (mean age 21.48 ± 4.69), and 54 female athletes without disability (mean age 22.91 ± 3.11), all participating in Portuguese national competitions. Results showed evidence of a hierarchical organization among self-efficacy, physical self-perceptions and global self-esteem. Physical self-worth was also confirmed as a mediator between self-perceptions at the base of the model and feelings in the apex, i.e., between physical self-perceptions and global self-esteem. However, this relationship was found to be a negative one. Strong perceptions of self-efficacy and physical competence seem to generate weaker global feelings of self-confidence and personal satisfaction in everyday life contexts. <![CDATA[<b>System of tactical assessment in Soccer (FUT-SAT)</b>: <b>Development and preliminary validation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en É objectivo do presente artigo apresentar os procedimentos utilizados no desenvolvimento e estabelecimento da validade de um sistema de avaliação táctica no Futebol, assim como destacar as vantagens deste sistema em relação a outros instrumentos de avaliação do comportamento táctico disponíveis na literatura. Estes procedimentos tomaram em consideração as cinco perspectivas de noção de validade que valorizam os métodos heurísticos e os comportamentos desempenhados em jogo. Desta forma, o processo de validação focou-se em quatro pontos: i) grau de aceitabilidade e razoabilidade do teste de campo entre os jogadores; ii) análise e avaliação de peritos em relação aos conteúdos do instrumento de observação; iii) análise e avaliação dos treinadores em relação ao desempenho dos jogadores no teste de campo; e iv) fiabilidade das observações dos avaliadores. Os resultados mostraram valores superiores a .63 para a correlação entre as avaliações dos treinadores e do sistema. Os jogadores que realizaram o teste de campo concordaram com as suas demandas físicas e configurações espaciais e normativas. Todos os peritos aprovaram as categorias e as variáveis contidas no sistema. As fiabilidades intra e inter-avaliadores apresentaram valores superiores a .79. Como tal, é plausível concluir que as medidas utilizadas no sistema são válidas para o contexto do Futebol e as suas observações são fiáveis para a avaliação do comportamento táctico dos jogadores de Futebol.<hr/>The purpose of this paper was to report the development and preliminary validation of tactical assessment system in Soccer and highlight its advantages. The validation process followed five perspectives of the concept of validity that consider the value of heuristic methods and the importance of the description of behavior performed in playing situations. Thus, the process of validation was focused on four points: i) acceptability and reasonableness of the test perceived by players; ii) analysis of content of assessment tool through a panel of experts; iii) potential of the assessment tool to discriminate the quality of the performance of players; iv) observation reliability. The results displayed values higher than 0.63 for correlation between the evaluations of coaches and the system. It shows the potential of this system to distinguish the performances of players based on the evaluations of coaches. The players who performed the field test agreed with its physical demands and spatial and normative configurations. All experts endorsed the categories and variables of this system. The reliabilities showed values higher than 0.79 for intra and inter-observers. Therefore, it is possible to conclude that the system is valid and reliable for the assessment of the tactical behavior of soccer players. <![CDATA[<b>Abdominal crunch exercise analysis performed with maximum and submaximum loads</b>: <b>An electromyographic study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi verificar as respostas eletromiográficas dos músculos reto abdominal e oblíquo externo durante a realização do exercício abdominal “crunch”. Participaram no estudo 13 universitários de ambos os sexos (18 a 23 anos). O exercício abdominal crunch foi realizado até à exaustão, com sobrecargas de 20, 40, 60 e 80% da contração voluntária máxima (CVM). Os valores (mediana e semi-amplitude interquartílica) das três primeiras e três últimas repetições de cada carga foram expressos em root-mean-square (RMS). Observou-se um aumento nos valores de RMS das últimas repetições em relação às primeiras repetições na carga de 20%, nas duas primeiras na carga de 40% e na primeira repetição na carga de 80%. Não houve diferença em relação à carga de 60%. Os resultados demonstram que a utilização de sobrecargas no exercício abdominal pode ser uma alternativa de distinção da intensidade da aplicação do exercício de força, no que se diz respeito à variável intensidade da carga, o que pode tornar-se uma ferramenta prática e útil para ser aplicada em sujeitos que desejam aumentar o nível de força abdominal.<hr/>The purpose of this study was to verify the electromyographic activity of the rectus abdominis and obliquus externus abdominis during abdominal crunch exercise performed with maximum and submaximum loads. Thirteen male and female university students participated in this investigation (18-23 years old). The subjects completed abdominal crunch exercise until exhaustion with 20, 40, 60 and 80% of the maximum load. The root-mean-square (RMS) from electromyography activity of the rectus abdominis and obliquus externus muscles from the first and last three repetitions from each workload performed was analyzed. RMS for the last repetitions increased in relation to the first repetitions for the 20% workload, first two repetitions on 40% workload and first repetition on the 80% workload. There was no difference for the 60% workload. Results showed that external load on abdominal crunch exercise might be an alternative to increase intensity while performing abdominal crunch exercise, which on its turn can be a practical tool for subjects that aim to increase abdominal strength level.