Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20170002&lang=en vol. 13 num. SPE lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Associated program of post-graduation in physical education IPE/UFPB</b>: <b>A brief successful story</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Health in curricular proposals for the teaching of physical education in the Brazilian Northeast</b>: <b>what to teach?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em paralelo às discussões das questões conceituais em torno da saúde, se desenvolveram, na Educação Física Escolar (EFE) brasileira da década de 1980, proposições pedagógicas e concepções curriculares que representaram um avanço no campo acadêmico. Entretanto, um distanciamento de grande parte das proposições, no que se refere à saúde como temática para o ensino na escola, veio a reboque. Assim, perguntamos: na atualidade, estariam as propostas curriculares estaduais indicando a saúde como temática para a EFE? Sob que perspectiva de saúde estariam embasados esses documentos? De que forma tem se traduzido este tema para as aulas de EFE? Para buscar respostas, realizamos uma pesquisa nas propostas curriculares de Educação Física no Nordeste brasileiro, por terem mais Estados atendendo ao ensino fundamental e médio. Utilizamos a análise de conteúdo categorial temática e percebemos que a saúde é um tema privilegiado, em algumas propostas, no mesmo patamar das práticas corporais, sendo estruturada por eixos temáticos, conteúdos de ensino e conteúdos subjacentes a outros temas das práticas corporais. Observamos que, tanto nas intencionalidades quanto nos conteúdos das propostas, a saúde gira, predominantemente, em torno dos hábitos saudáveis numa perspectiva anátomo-fisiológica, à medida que, contraditoriamente, partilham da concepção de saúde numa perspectiva de saúde coletiva.<hr/>Parallel to the discussion of conceptual issues regarding health, some pedagogical proposals and curricular conceptions were developed in Physical Education in Brazil in the 80’s, which represented a breakthrough in the academic field. Meanwhile, a detachment of most of the proposals, regarding health as a teaching subject in school, came over. So, we ask: nowadays would the state curriculum proposals indicating health as a theme for Physical Education? Under what health perspective would be grounded these documents? How has this theme been translated to Physical Education lessons? To seek for answers, we conducted a survey in the curriculum proposals for Physical Education in northeast of Brazil. We use the thematic content analysis and realized that health is a prime topic in some proposals at the same level of corporal practices, being structured by themes, teaching content and content underlying other topics of corporal practices. We noted that both in intentions and proposals, health revolves predominantly around the healthy habits in anatomical physiological perspective, as, paradoxically, intentions and proposals share the concept of health in a public health perspective. <![CDATA[<b>Acute effect of aerobic exercise with blood flow restriction on blood pressure and heart rate in healthy young subjects</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito agudo do exercício predominantemente aeróbico (EA) com restrição de fluxo sanguíneo (RFS) sobre a pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e frequência cardíaca (FC) em jovens saudáveis. Participaram do estudo 13 universitários normotensos (19.5 ± 1.7anos). Os participantes foram divididos randomicamente em duas sessões experimentais (cross-over): a) exercício aeróbico com a RFS (EARFS); b) exercício aeróbico sem a RFS (EASRFS). As sessões foram realizadas com cinco séries de dois minutos e um minuto de intervalo. A PAS, PAD e FC foram mensurados em repouso, no final dos exercícios e durante os 60 minutos pós-exercício. O EASRFS apresentou efeito hipotensivo no 60º pós-exercício (p= 0.029); o EA com e sem RFS elevou significativamente a PAS e FC imediatamente após o exercício (p< 0.05), e o EARFS apresentou valores de PAD e FC superiores, no momento imediatamente pós-exercício, quando comparado com o EASRFS (p= 0.001; p< 0.001, respectivamente). Conclui-se, que o EARFS parece não maximizar o efeito hipotensivo, ambos as sessões podem elevar a PAS e FC imediatamente pós-exercício com valores significativos maiores na PAD e FC para o EARFS.<hr/>The aim of the present study was to verify the acute effect of the aerobic exercise (AE) with blood flow restriction (BFR) upon systolic (SBP), diastolic blood pressure (DBP) and heart rate (HR) in health youngsters. Participated in the present study 13 young normotensive students (19.5 ± 1.7 years old). The sample was randomly divided into two experimental protocols: stationary race with BFR and stationary race without BFR. Subjects performed 5 sets of 2 minutes with 1 minute of rest interval for both protocols. SBP, DBP and HR were measured at rest, in the end of the exercises and during 60 minutes after conditions. The AE without BFR presented hypotensive effect 60 minutes post exercise (p= 0.029); the AE with and without BFR elevated significantly the SBP and HR immediately post exercise (p< 0.05) and the AE with BFR presented higher DBP and HR values immediately post-exercise when compared to AE without BFR (p= 0.001; p< 0.001, respectively). It is concluded that the AE without BFR does not seem to maximize the hypotensive effect, both sessions can increase SBP and HR immediately post-exercise with significant higher values in DBP and HR for AE with BFR. <![CDATA[<b>Analysis of fluency, space, weight and time in the walking of the Physical Education teacher during classes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo analisou a intencionalidade pedagógica expressa no andar do professor nas aulas de educação física escolar. A coleta realizou-se durante sete meses de observação direta de professores com diferentes tempos de atuação profissional (até 5 anos, mais de 10 anos e mais de 20 anos), diferentes gêneros, em seis escolas públicas e em diferentes situações de aula. Numa pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, utilizou-se da Análise Laban de Movimento (LMA) para descrever o andar dos professores em suas qualidades expressivas, constituídas pela combinação dos quatro fatores (fluxo, espaço, peso e tempo), bem como a Pedagogia da Corporeidade para analisar a situação de movimentação educativa criada. Na identificação das três situações do andar na aula (conduzir, organizar, disciplinar), observou-se que apenas no andar enérgico para disciplinar a turma induziu maior variabilidade de combinações de fatores. O grupo dos professores mais veteranos evidenciou a incorporação do saber de experiência numa intencionalidade pedagógica integrativa.<hr/>This study analyzed the pedagogical intentionality expressed in the teacher’s walk in physical education classes. The data collection was carried out during seven months of direct observation of teachers with different past teaching experience (5 years, more than 10 years and more than 20 years), different genders, different schools and different class situations. In a descriptive and qualitative research, the Laban Movement Analysis was used to describe the walk of teachers in its expressive qualities, comprising the combination of four factors (fluency, space, weight and time) as well as the Pedagogy of Corporeality to analyze the creation of educational movement. During the identification of the three conditions during class (conducting, organizing and enforcing), it was observed that only in the vigorous way of walking to enforce the students, a greater variability in the combination of factors was present. The older group of teachers demonstrated the incorporation of knowledge experience in an integrative pedagogical intentionality. <![CDATA[<b>Indicadores de rendimento técnico-tático em função do resultado do set no voleibol escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi identificar e comparar os indicadores de rendimento técnico-tático em função do resultado do set no voleibol feminino escolar. Participaram do estudo 110 atletas, com faixa etária entre 12 a 14 anos, pertencentes a 11 equipes. Foram filmados 58 sets de 28 jogos, e analisados 7194 ações, sendo 2830 saques, 2157 recepções de saque, 1358 levantamentos e 1299 ataques. Em seguida, os sets dos jogos foram agrupados em sets vencedores e perdedores. As equipes que venceram os sets obtiveram vantagem na recepção de saque, no levantamento e no ataque nos critérios de erro e excelência/ponto (p< 0.05) e na qualidade nos coeficientes de levantamento, de saque e de ataque (p< 0.001). Em conclusão, os sets vencedores foram os que apresentaram melhor desempenho técnico-tático de forma quantitativa e qualitativa.<hr/>The aim of the study was to identify and compare the technical and tactical performance indicators based on the outcome of the set in the school female volleyball. The study included 110 athletes, aged between 12 and 14 years, belonging to 11 teams. Fifty-eight sets of 28 games were filmed and 7194 actions, 2830 serves, 2157 serve reception, 1358 passes and 1299 attacks were analyzed. Afterwards, the game sets were divided into winners and losers sets. Teams that won the sets had advantage at the serve reception, set and attack on error and excellence/point criteria (p< 0.05) and of serve, set and attack (p< 0.001). In conclusion, the winner’s sets were those with a better technical-tactical performance quantitatively and qualitatively. <![CDATA[<b>Self-reported feeling of mood, fatigue and recovery and physical performance of tae kwon athletes during a pre-competitive period</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo monitorou as sensações auto-referidas de estresse e recuperação e desempenho físico em atletas de tae kwon do durante um período pré competitivo. Foram realizadas avaliações das sensações auto-referidas dos estados de humor, estresse e recuperação por meio dos questionários POMS e Restq - Sport 76, massa gorda estimada (Dobras cutâneas) e desempenho físico (Teste de velocidade - 30m, Salto horizontal e Desempenho aeróbio - Teste de step do Queens College) em 9 atletas masculinos da seleção paraibana de tae kwon do, Brasil. Essas avaliações foram realizadas a cada três dias durante duas semanas anteriores ao dia da competição e uma semana seguinte. Durante a semana anterior a competição, as sensações auto-referidas de humor, estresse e recuperação apresentaram um aumento nas escalas de estresse, seguido de uma diminuição nas escalas de recuperação. Como consequência, os atletas diminuíram a velocidade, porém aumentaram significativamente a potência muscular (P= 0.023, ∆= 7.2%). O consumo máximo de oxigênio não apresentou alterações significativas durante a mesma semana. Os atletas apresentaram um aumento do estresse psicológico, acompanhado de uma diminuição do desempenho físico no período pré-competitivo.<hr/>This study monitored self-reported feeling of mood, fatigue and recovery, anthropometry and physical performance in Tae Kwon Do athletes during a pre-competitive period. We assessed mood states (Questionnaire POMS), stress and subjective recovery (RESTQ - Sport 76), estimated fat mass (skinfolds), and physical performance (speed test - 30meters, horizontal jump and aerobic performance - Queens College step test) in nine male athletes of Paraiba tae kwon do state team, Brazil. These evaluations were performed every three days along two weeks before the competition and along the week after the competition day. During the week prior to competition self-reported feelings of mood, stress and recovery increased, followed by a decrease in the recovery scales. Athletes decreased their velocity, but it was observed a significant increase in muscle power (P = 0.023, Δ = 7.2 %). No changes were observed for aerobic performance during the same week. During the pre-competitive period, the athletes presented an increase in psychological stress and a decrease in physical performance. <![CDATA[<b>Health, physical exercise and fear of aging</b>: <b>anti-aging problematizations in amateur bodybuilders speeches</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Argumentos científicos favoráveis à aplicação do exercício físico como intervenção sobre “envelhecimento” insistem em se apoiar num conceito de saúde biológico. Considerando a hegemonia desse discurso na Educação Física, questiona-se em que medida deve-se aceitar que a relação saúde/envelhecimento permaneça resumida à mera busca pela manutenção de capacidades fisiológicas? O objetivo foi analisar as problematizações produzidas sobre a relação saúde e exercício físico por um grupo de mulheres fisicamente ativas da cidade do Recife, Pernambuco-Brasil, tendo como cenário suas opiniões sobre o processo de envelhecimento. Quarenta e cinco fisiculturistas amadoras foram selecionadas a partir da técnica snowball sample. Elas responderam individualmente um roteiro de entrevista com imagens seguindo a técnica photo elicitation. Utilizou-se a análise de discurso proposta por Foucault. Verificou-se que o grupo compreende a relação saúde/envelhecimento como forma de construir identidades, ultrapassando a visão negativa da velhice como processo negativo vital. O medo de envelhecer denota a presença de autocontrole centrado nas práticas de saúde ao longo da vida. O exercício físico exerce um papel que transcende o mero controle de variáveis biológicas, sendo um recurso para fortalecer a experiência de se ver e se sentir mais jovem.<hr/>Scientific arguments in favour of applying physical exercise as an intervention on "aging" insists on relying on the biological concept of health. Considering the hegemony of this concept in physical education, the present study questions in what extent it must be accepted that the relationship between health/aging remains summarized in the mere search for maintaining physiological capabilities? The aim was to analyse the problematizations on the relationship between health and exercise in a group of physically active women from the city of Recife, Pernambuco, Brazil, in the context of aging process. Forty-five amateur bodybuilders were selected utilizing the sample snowball technique. They answered an interview guide with pictures according to the photo elicitation technique, individually. It was utilized the speech analysis proposed by Foucault. The group understands the relationship health/aging as a way to build identities, overcoming the negative perception of old age as vital and negative process. The fear of aging denotes the presence of self-centred healthcare practices carried over the years. Physical exercise plays a role that transcends the mere control of biological variables, being a resource to strengthen the experience to look and feel younger. <![CDATA[<b>Effect of Caffeine on Hemodynamics and Autonomics Parameters in Hypertensive Women after Aerobic Exercise</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi analisar o efeito da ingestão de cafeína sobre a modulação autonômica cardíaca e da pressão arterial pós-exercício aeróbio em mulheres hipertensas. Participaram do estudo doze mulheres hipertensas (55±4 anos), consumidoras habituais de cafeína. Foram registrados no repouso e pós exercício aeróbio o eletrocardiograma e a pressão arterial. Todos os sujeitos ingeriram cafeína ou placebo (4mg/kg corporal), esperaram 30 minutos e realizaram exercício em esteira por 30 minutos com intensidade entre 60 e 70% da frequência cardíaca de reserva. Pressão arterial sistólica aumentou de forma significativa na sessão cafeína em relação ao repouso e quando comparada ao placebo (p < 0.05). Componente espectral de baixa frequência e balanço simpato-vagal, aumentaram significativamente quando comparado ao repouso na sessão cafeína. Opostamente na sessão placebo, baixa frequência e balanço simpato-vagal reduziram de forma significativa (p < 0.05). Na comparação entre as sessões cafeína e placebo, observou-se que baixa frequência e balanço simpato-vagal foram significativamente maiores na sessão cafeína (p < 0.05). Deste modo podemos sugerir que a ingestão de cafeína aumentou a atividade simpática cardíaca com consequente aumento da pressão arterial sistólica pós-exercício aeróbio, o que poderia estar relacionado a uma possível reação hipertensiva em mulheres hipertensas de meia idade.<hr/>The aim of this study was to analyse the effect of caffeine consumption on cardiac autonomic modulation and arterial blood pressure after aerobic exercise in hypertensive women. Twelve hypertensive women participated in this study (55±4 years old), habitual consumers of caffeine. The electrocardiogram and the arterial blood pressure were recorded during rest and after aerobic exercise. All subject ingested caffeine or placebo (4mg/kg), waited 30 minutes and exercised on a treadmill for 30 minutes with intensity of 60% and 70% of the reserve heart rate. Systolic arterial blood pressure rose significantly in the caffeine session compared to rest and placebo session (p < 0.05). Spectral component of low frequency and sympathovagal balance increased dramatically when compared to baseline in caffeine session. In contrast, during the placebo session, the low frequency and sympathovagal balance decreased significantly (p < 0.05). When compared the caffeine and placebo sessions, it could be seen that the low frequency and sympathovagal balance were significantly higher in caffeine session (p < 0.05). Thus, it can be suggested that the consumption of caffeine increased the cardiac sympathetic activity with resulting increase of systolic arterial blood pressure after aerobic exercise, which could be related to a possible hypertensive reaction in hypertensive middle-aged women. <![CDATA[<b>Body practices in rehabilitation alcohol and drugs users</b>: <b>a lifestyle setting</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi identificar e analisar as práticas corporais realizadas pelos usuários de álcool e drogas que estão em processo de reabilitação social nos Centros de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad), no intuito de compreender a influência destas práticas nos estilos de vida dos usuários. Trata-se de um estudo que utilizou a pluralidade metodológica como delineamento de pesquisa, envolvendo 76 usuários de álcool e/ou drogas que frequentam os CAPS ad na cidade do Recife/Pernambuco, Brasil. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada e um roteiro de observação, os quais foram apreciados mediante a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as práticas corporais realizadas nos CAPS ad, como parte do processo de reabilitação, auxiliam no tratamento de forma a oferecer mudanças no estilo de vida. Os usuários acreditam que estas práticas auxiliam no processo de abstinência e na busca de um estilo de vida visando à saúde e as relações sociais.<hr/>The aim of the study was to identify and analyse the body practices by alcohol and drugs addicted that are in social rehabilitation process at Centros de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad) in order to understand the influence of these practices in their lifestyle. This study used the methodological plurality as research design, involving 76 alcohol and / or drugs addicted attending the CAPS ad in Recife/Pernambuco, Brazil. It was used a semi-structured interview and observation script, which were appreciated by content analysis. The results showed that the body practices offered by the CAPS ad, as part of the rehabilitation process, do assist in the treatment offering changes in lifestyle. The subjects believe that these practices help in the withdrawal process as well as in searching for a healthier and social lifestyle. <![CDATA[<b>The influence of non-verbal educational and therapeutic Practices in autism spectrum disorder</b>: <b>the possibilities for physical education professionals</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) apresentam sintomas que começam na infância e comprometem a capacidade do indivíduo na vida e no seu dia a dia. Para reduzir e controlar os sintomas do TEA existem vários tipos de práticas. Assim, este estudo teve como objetivo analisar as contribuições das principais práticas pedagógicas e terapêuticas de comunicação não verbal na motivação, estabilidade emocional, comunicação e socialização de indivíduos com perturbações do espectro do autismo, que possam vir a colaborar na intervenção do profissional de Educação Física. O estudo foi feito através de uma revisão sistemática que foi realizada em bases de dados eletrônicas. Inicialmente, foram identificados 390 documentos. Após a leitura e análise dos títulos dos documentos, selecionou-se 109. Após a leitura dos resumos foram considerados elegíveis 53 e, por fim, incluídos 18, os quais atendiam completamente aos critérios de inclusão. Os resultados apresentaram que os programas de intervenção são distintos, sendo predominante a musicoterapia. A revisão sistemática demonstrou que há participação direta do profissional de Educação Física apenas em práticas de psicomotricidade.<hr/>The individual with autism spectrum disorder (ASD) have symptoms that begin in childhood and affects the individual's ability to function in life and in their day to day. For reduce and control the symptoms of ASD exist several types of practices. Thus, this study aims to analyze the contributions of the main pedagogical and therapeutic practices of non-verbal communication in motivation, emotional stability, communication and socialization of individuals with autism spectrum disorders, which may collaborate in the intervention of the physical education professional. The study was done through a systematic review that was conducted in the electronic databases. Initially, 390 documents have been identified. After the reading and analysis of the titles of the documents, have selected 109. After reading the summaries were considered eligible 53 and, finally, we've included 18, which completely satisfy our criteria for inclusion. The results showed that intervention programs are distinct and the majority is in music therapy. This systematic review showed that there is direct intervention of physical education professionals only in psychomotricity. <![CDATA[<b>The constitution of school health knowledge in the context of pedagogical practice in School Physical Education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida.<hr/>In this study, we aimed to analyze how scientific production characterizes school related to health knowledge, mostly based in pedagogical practice studies of Brazilian Physical Education periodicals. Methodologically, this study is characterized as a systematic review of a qualitative approach. In the process of data analysis, we used Categorical Content Analysis by themes, choosing the categories selection, organization and systematization as reference, both for the analytical and the review data. The analysis of the studies evidenced measures of health centered on preventive approaches, as well as to an expanded health dimension, referenced as collective health, presenting great emphasis to the knowledge of physical activity. In the organization, it was possible to perceive health as the main object, cross-theme and underlying content, in a frame of predominance, or alternation between one or another interpretation about the type of knowledge to be discussed in each segment of education. In systematization, different forms of methodological procedures became evident. However, only among the studies that explicitly demonstrated how the systematization process took place, it was clear the approach to theoretical frameworks of the developed action. <![CDATA[<b>The school knowledge about health in physical education</b>: <b>A review</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A saúde sempre marcou a História da Educação Física, orientando sua intervenção na escola. Atualmente, essa discussão tem retomado a relevância da abordagem da saúde no espaço escolar, na tentativa de repensar sua inserção como conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física. Nesse contexto nosso objetivo foi analisar a produção acadêmica acerca dos saberes escolares em saúde no campo da Educação Física Escolar. Para isto realizamos um estudo de revisão sistemática com levantamento estatístico descritivo e análise de cunho qualitativo. Definimos o período de 2008-2014 para a coleta de dados, utilizando como base de dados os periódicos da Educação Física do sistema WebQualis da CAPES, os quais foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial por temática. Constatamos que os estudos que relacionam Educação Física Escolar e Saúde apontam elementos importantes acerca da constituição (seleção, organização e sistematização) dos saberes escolares, ainda que o foco de seus objetos de investigação não tenham sido estes. Reconhecemos que a questão do currículo escolar no âmbito da Educação Física, especialmente em torno dos saberes escolares em saúde, tem se configurado como um campo de investigação potencialmente importante a ser explorado no debate acadêmico dos pesquisadores.<hr/>Health has always marked the History of Physical Education, directing its speech at school. Currently, this discussion has recovered the relevance of health approach at school, trying to rethink its inclusion as a subject to be addressed within Physical Education. In this context, it was our goal to analyse the academic literature about the school health knowledge within physical education. For this we conducted a systematic review study with a statistical survey and qualitative nature of analysis. We define the period of 2008-2014 to collect data, using as database for Periodicals of Physical Education WebQualis system of CAPES, which were treated by categorical analysis technique and by themes. We found that the studies relating School Physical Education and Health identify points about the constitution (selection, organization and systematization) of school knowledge, although the focus of their research were not these. We recognize that the issue of school curriculum in Physical Education, especially around the school knowledge of health has been marked as a potentially important research field to be explored by researchers.