Scielo RSS <![CDATA[SOCIOLOGIA ON LINE]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-333720240001&lang=en vol. num. 34 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[FACTORS OF SCHOOL SUCCESS AND EQUITY BETWEEN STUDENTS WITH AND WITHOUT IMMIGRANT ORIGINS: A CASE STUDY IN AN UNEXPECTEDLY EFFECTIVE SCHOOL]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372024000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O paradigma da eficácia escolar implica, hoje, a capacidade de as organizações escolares combaterem as desigualdades no desempenho de alunos de diferentes origens socioculturais. Contudo, são ainda escassos os estudos que procuram identificar as características escolares que beneficiam concretamente alunos descendentes de imigrantes. Este texto apresenta os resultados parciais de um estudo de caso, realizado numa escola básica da Área Metropolitana de Lisboa, que demonstrou uma diminuição progressiva da desigualdade nas taxas de retenção entre alunos com e sem origens imigrantes, no 2.º ciclo, durante quatro anos letivos. Foram realizadas 13 entrevistas semi-diretivas a docentes, lideranças escolares, representantes dos pais e da comunidade. A análise de conteúdo temática focou-se na identificação das abordagens à diversidade predominantes na escola, das quais se destacaram uma combinação de multiculturalismo e igualitarismo. Os resultados dão conta da coexistência de múltiplas abordagens à diversidade na mesma escola e apontam para vantagens na combinação de uma abordagem centrada na promoção da igualdade com uma abordagem multicultural de valorização da diferença, em linha com a literatura existente. Sobressaem, apesar disso, efeitos não-intencionais da evolução da composição social na escola sobre a adoção de estratégias de gestão da diversidade de cariz assimilacionista, que são discutidos à luz do seu impacto na promoção da igualdade de oportunidades.<hr/>Abstract The paradigm of school effectiveness today includes schools’ ability to offset outcome inequalities between students from different sociocultural backgrounds. However, there are still few studies that seek to identify school factors that particularly benefit students of immigrant origin. This paper presents partial results of a case study conducted in a primary school in the Lisbon Metropolitan Area which showed a progressive decrease for 4 consecutive years in grade repetition inequalities between students with and without immigrant origins, in 5th and 6th grades. 13 semi structured interviews were conducted with teachers, school leaders and community / parent representatives. Our thematic content analysis focused on identifying the dominant approaches to diversity in the school, of which emerged mainly multiculturalism and egalitarianism. The results point to the coexistence of multiple approaches to diversity within the same school and to advantages in combining an approach centered on promoting equality with a multicultural approach that values difference, in line with existing literature. However, unintentional effects of the evolution of the school’s social composition on the adoption of assimilationist strategies stand out and are discussed in light of their impact on promoting equal opportunities. <![CDATA[THE WORLD OF METAL AND ITS IDENTITIES: A SOCIOLOGICAL APPROACH TO THE PORTUGUESE SITUATION]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372024000100035&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No presente artigo procuramos compreender sociologicamente de que forma a subcultura do metal está presente na vida dos indivíduos e assume um papel crucial na construção das suas identidades pessoais e sociais e de que modo, em simultâneo, estes contribuem para a produção e reprodução deste mundo social. Privilegiando a entrevista semi-estruturada na produção dos dados, interpretámos a voz dos interlocutores, que aponta para uma necessidade de afirmação pessoal e, em simultâneo, para a necessidade de pertença grupal, enquanto estilo de vida, em torno do que consideram ser a “melhor música do mundo”.<hr/>Abstract In this article we seek to understand sociologically how the metal subculture is present in the lives of individuals and plays a crucial role in the construction of their personal and social identities and how, at the same time, they contribute to the production and reproduction of this social world. Using the semi-structured interview in the production of data, we interpreted the voice of the interlocutors, which points to a need for personal affirmation and, at the same time, a need for group belonging, as a lifestyle, centered on what they consider to be the “best music of the world”. <![CDATA[THE UNSUSTAINABLE LIGHTNESS OF A BEING: IN THE DAILY DILEMMAS OF LIVING WITH DEMENTIA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372024000100063&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A investigação que enquadra o presente artigo tem como objetivo compreender a forma como os seres humanos, em processo de demência continuado, desenvolvem compromissos pessoais baseados na sua dependência com o ambiente de que são feitos, tomando especial atenção ao espaço da casa e às materialidades que o compõem. Metodologicamente, propomo-nos seguir oito casos de pessoas que, por razões da doença, experienciam momentos de descontinuidade do ser, de perda de capacidades, numa espécie de alteração flutuante dos limites de si. Através de uma abordagem etnográfica e de uma perspetiva emic, que tenta ver os fenómenos pelos olhos das pessoas afetadas, observámos de forma participante o seu dia a dia. Especificamente procuramos: compreender os regimes de envolvimento na ação acionados por seres em situação de grande vulnerabilidade; reconhecer a forma como os objetos e os ambientes participam na ação; atentar à forma como estes podem ser mobilizados para o compromisso possível dos atores. Os resultados dão conta de que a personalidade dos seres em demência, se estende por meio dos objetos da vida. Os seus ambientes de vida, onde se experienciam situações de hospitalidade e de cuidados inserem-se numa ecologia sensível, que pela confortabilidade que assume, torna-se uma âncora existencial que permite levar a humanidade adiante.<hr/>Abstract The research framing this article aims to understand how humans, in a continuous process of dementia, develop personal commitments based on their dependence on the environment they are made of, with special attention to the home space and its materialities. Methodologically, we propose to follow eight cases of people who, due to the illness, experience moments of discontinuity of being, loss of abilities, in a kind of fluctuating alteration of the boundaries of the self. Through an ethnographic approach and an emic perspective, which tries to see phenomena through the eyes of the affected people, we observed their daily lives in a participatory manner. Specifically, we seek to: understand the engagement regimes in action triggered by beings in situations of great vulnerability; recognize how objects and environments participate in action; pay attention to how these can be mobilized for the possible commitment of the actors. The results indicate that the personality of people with dementia extends through the objects of life. Their living environments, where they experience situations of hospitality and care, are part of a sensitive ecology that, through the comfort it provides, becomes an existential anchor that allows humanity to move forward. <![CDATA[TELEASSISTANCE IN OLD AGE: PATTERNS OF USE AND CONTRIBUTIONS TO QUALITY OF LIFE]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372024000100084&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A oferta e utilização de tecnologias de assistência, onde se incluem os serviços de teleassistência, têm-se expandido ao longo das últimas décadas, inclusivamente junto das pessoas que se encontram nas fases mais avançadas da vida. É advogado que estas tecnologias promovem o envelhecimento no lugar/na comunidade e a qualidade de vida (QdV) dos mais velhos. Contudo, a evidência empírica ainda é escassa ou inconclusiva sobre o modo como os adultos mais velhos utilizam estas tecnologias, assim como se, e de que forma, a utilização destas tecnologias promove, efetivamente, a QdV. Este artigo pretende dar um contributo para o esclarecimento destas questões, reportando alguns resultados de um estudo qualitativo sobre a utilização e avaliação do serviço de teleassistência de um Município da região do Algarve, do qual se realizaram 21 entrevistas semiestruturadas a utilizadores com 65 ou mais anos de idade (às quais se adicionam 5 entrevistas exploratórias a informantes privilegiados). Os resultados aqui reportados chamam a atenção para a diversidade de padrões de utilização do serviço de teleassistência, particularmente para a existência de um padrão de utilização que denota a persistência na sociedade portuguesa de cidadãos que não estarão suficientemente empoderados para usar os serviços sociais de que necessitam e a que têm direito. Os resultados também oferecem evidência de que o serviço de teleassistência, na ótica dos seus utilizadores, promove, efetivamente, a qualidade das suas vidas, muito por via da segurança que proporciona, e não tanto pela companhia que providencia. São discutidas as implicações destes resultados para o conhecimento sociológico, as políticas públicas e as práticas profissionais.<hr/>Abstact The provision and use of assistive technologies, including teleassistance services, has increased in recent decades, even among those in the most advanced stages of life. It is argued that these technologies promote aging in place/community and the quality of life (QoL) for the elderly. However, empirical evidence is still scarce or inconclusive on how older adults use these technologies as well as whether and how their use effectively promotes QoL. This article aims to contribute to the clarification of these issues by reporting some results of a qualitative study on the use and evaluation of the teleassistance service of a municipality of the Algarve region, which included 21 semi-structured interviews with users aged 65 years or older (alongside 5 exploratory interviews with key informants). The results draw attention to the diversity of patterns of use of the teleassistance service, particularly the existence of a pattern of use that denotes the persistence in Portuguese society of citizens who may not be sufficiently empowered to access the social services they need and are entitled to. The results also provide evidence that, from the point of view of its users, the teleassistance service effectively promotes the quality of their lives, largely through the security it provides rather than the companionship it offers. The implications of these findings for sociological knowledge, public policy and professional practice are discussed. <![CDATA[COVID-19 IN LATIN AMERICA: SOCIAL INEQUALITIES, STATE MANIPULATION AND CHALLENGES FOR RECONSTRUCTION - THE CASE OF BRAZIL]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372024000100107&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As ações de combate à COVID-19 expuseram as mazelas de uma sociedade historicamente desigual, visíveis no precário saneamento básico, na perda de emprego/renda e no aumento da pobreza. Tendo como fontes principais dos dados a Comisión Económica para América Latina y el Caribe, a Organização Mundial de Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, este artigo analisa os impactos da pandemia nas desigualdades sociais na América Latina, com foco no Brasil, precedido por um debate sociológico sobre pobreza, exclusão e desigualdade. Os dados indicam que a pandemia intensificou as desigualdades sociais, com as classes mais favorecidas a reforçarem as suas posições e as classes mais pobres a serem drasticamente afetadas em diferentes aspetos, em função da pertença de classe, étnico-racial, de género, idade, condições de saúde, tornando-as ainda mais vulneráveis ao risco de doença e morte. Por fim, apela-se à construção de uma sociedade menos injusta e mais solidária, alicerçada em lutas coletivas, tendo no horizonte uma sociedade democrática e igualitária.<hr/>Abstract Actions to combat COVID-19 exposed the ills of a historically unequal society, visible in precarious basic sanitation, loss of employment/income and increased poverty. With the main sources of data being the Comisión Económica para América Latina y el Caribe, the World Health Organization and the Brazilian Institute of Geography and Statistics, this article analyzes the impacts of the pandemic on social inequalities in Latin America, focusing on Brazil, preceded by a sociological debate on poverty, exclusion and inequality. The data indicates that the pandemic has intensified social inequalities, with the more privileged classes strengthening their positions and the poorest classes being drastically affected in different aspects depending on class, ethnic-racial, gender, age, conditions health, making them even more vulnerable to the risk of illness and death. Finally, there is an appeal for the construction of a less unfair and more supportive society, grounded on collective struggles, with a democratic and egalitarian society on the horizon.