Scielo RSS <![CDATA[Cadernos do Arquivo Municipal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-317620250001&lang=en vol. ser2 num. 23 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Feeding the poor: A comparison between English soup kitchens and Portugal’s <em><em>cozinhas económicas</em></em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762025000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper examines the response of industrializing European societies to urban food insecurity and poor nutrition during the 19th and early 20th centuries, focusing on England and Portugal. As these societies grappled with the consequences of industrialization and free-market economics, such as increased economic inequality, urban pressure, and unemployment, they faced significant challenges in addressing the needs of the less advantaged and poor. The paper explores the different strategies adopted in England and Portugal, where philanthropic institutions, notably soup kitchens in England and Economic Kitchens in Portugal, played pivotal roles. By analysing how these institutions were integrated into the urban fabric and their architectural expressions, the study highlights how philanthropy not only aimed to alleviate hunger and malnutrition but also reflected prevailing social attitudes towards poverty. This comparative approach underscores the varying impacts of these institutions on the poor and offers insights into the broader socio-economic shifts influencing public responses to urban poverty.<hr/>Resumo Este artigo examina a resposta das sociedades europeias à insegurança alimentar urbana e à má nutrição durante os séculos XIX e início do XX, em Inglaterra e Portugal. À medida que estas sociedades enfrentavam as consequências da industrialização e da economia de mercado livre, tais como o aumento da desigualdade económica, da pressão urbana e do desemprego, encontraram desafios na satisfação das necessidades alimentares dos menos favorecidos e dos pobres. O artigo explora as estratégias adotadas nestes países, onde as instituições filantrópicas, notavelmente as soup kitchens em Inglaterra e as Cozinhas Económicas em Portugal, desempenharam papéis fundamentais. Analisando a integração dessas instituições no tecido urbano e as suas manifestações arquitetónicas, destaca-se como a filantropia procurava tanto aliviar a fome como refletir atitudes sociais sobre a pobreza. Esta comparação sublinha os diferentes impactos dessas instituições e fornece perspetivas sobre as mudanças socioeconómicas que influenciaram as respostas públicas à pobreza urbana. <![CDATA[The Soup Kitchens of Lisbon: Concept, administration and meals distribution between 1893 and 1926]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762025000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho tem por objetivo principal trazer novos contributos para o conhecimento das condições de vida das classes populares da cidade de Lisboa, da sua alimentação e das dinâmicas da assistência alimentar na capital, entre os finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX, através do caso das Cozinhas Económicas de Lisboa. Neste estudo serão analisados diversos tópicos, entre os quais os conceitos e modelos que estiveram na origem das cozinhas económicas, a constituição e administração destes estabelecimentos em Lisboa, o número e a composição das refeições distribuídas.<hr/>Abstract This work aims to provide new contributions to the understanding of the living conditions of the working classes in Lisbon, their diet, and the dynamics of food aid in the capital, between the late 19th century and the early decades of the 20th century, through the case of the Soup Kitchens of Lisbon. This study will analyse various topics, including the concepts and models that led to the establishment of the Soup kitchens, the constitution and administration of these institutions in Lisbon, and the number and composition of the meals distributed. <![CDATA[Supply and regulate: The price regulatory warehouses in Lisbon (1918-1925)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762025000100300&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A I Guerra Mundial levou os poderes públicos a intervir de forma mais incisiva nos circuitos de abastecimento alimentar, atuação que se manteve para além do término do conflito. Exemplos dessa permanência foram os armazéns reguladores dos preços dos géneros de primeira necessidade, organismos pensados com o duplo propósito de facilitar o acesso das classes mais desfavorecidas aos bens alimentares essenciais e regular os preços desses produtos, concorrendo diretamente com o comércio a retalho. Este artigo analisa a criação e a expansão desses armazéns na cidade de Lisboa entre 1918, ano em que foram instalados os primeiros estabelecimentos, sob a gestão da Obra de Assistência 5 de Dezembro, e 1925, quando se determinou a sua progressiva transformação em cooperativas de consumo.<hr/>Abstract World War I led public authorities to intervene more incisively in food supply chains, an action that continued beyond the end of the conflict. Examples of this continued intervention were the price regulatory warehouses for essential goods, institutions designed with the dual purpose of facilitating access to basic foodstuffs for the most disadvantaged classes and regulating the prices of these products, directly competing with retail trade. This article analyzes the creation and expansion of these warehouses in the city of Lisbon between 1918, the year when the first establishments were set up under the management of the Obra de Assistência 5 de Dezembro, and 1925, when the government decided their progressive transformation into consumer cooperatives. <![CDATA[The collection of the economic kitchens at the Museu de São Roque of Santa Casa da Misericórdia de Lisboa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762025000100301&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O final do século XIX ficou marcado pela criação de apoios sociais para fazer face ao deterioramento das condições de vida em meios urbanos, desde as sopas dos pobres e da caridade gratuitas, às cozinhas económicas, que vendiam refeições a baixo preço. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa esteve na primeira linha na assistência à população carenciada da capital, através do fornecimento de alimentação nos bairros mais pobres e, a partir da década de 1920, acabou por centralizar a generalidade dessas ofertas, preservando-se no Museu de São Roque uma pequena amostra da cultura material utilizada neste âmbito. Este estudo pretende dar a conhecer parte deste espólio, composto por peças produzidas em fábricas nacionais, e relacioná-lo com a documentação existente na Santa Casa da Misericórdia sobre as cozinhas económicas. A partir desta análise espera-se contribuir e incentivar o desenvolvimento de estudos em torno da cultura material e da caridade no século XX.<hr/>Abstract The end of the 19th century was marked by the creation of social support to face the deterioration of living conditions in urban environments, from the so-called soup kitchens and charity soups, to the economical kitchens, which sold meals at low prices. The Santa Casa da Misericórdia de Lisboa was at the forefront of assisting the needy population of the capital, by providing food in the poorest neighbourhoods. From the 1920s onwards, the Misericórdia de Lisboa ended up centralizing most of these offerings, preserving in the Museu de São Roque a small sample of the material culture used in this context. This study aims to reveal part of this collection, made up of pieces produced in national fabrics, and relate it to the existing documentation at Santa Casa da Misericórdia on economic kitchens. From this analysis we hope to contribute and encourage the development of studies around material culture and charity in the 20th century. <![CDATA[State-sponsored communal dining in Britain in the early twentieth century: The National Kitchen and the British Restaurant compared]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762025000100302&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This article explores the British experience of state-supported commensality between 1900 and 1950, focusing on the major wartime initiatives: National Kitchens (1917-1919) and British Restaurants (1940-circa 1954). In both cases, British urban authorities could apply for central government funding to establish a social eating venue which would employ a paid staff to serve price-capped, nutritious meals to the public. These venues were required to break even. This marked an important departure in British social history and in the history of public feeding. This article compares these two episodes in mass dining on a national scale. It scrutinises the experiment in government-led public feeding against five questions. Does the British example constitute radical commensality? What was the role of women in these schemes? What were the nutritional considerations? Were they genuinely popular, and what was the impact on morale? Why did state-led communal dining in Britain decline?<hr/>Resumo Este artigo explora a experiência britânica de comensalidade apoiada pelo Estado entre 1900 e 1950, com foco nas principais iniciativas em tempos de guerra: as Cozinhas Nacionais (1917-1919) e os Restaurantes Britânicos (1940-cerca de 1954). Em ambos os casos, as autoridades municipais britânicas podiam candidatar-se a financiamento do governo central para estabelecer um espaço de refeição social, que empregaria pessoal remunerado para servir refeições nutritivas a preços controlados ao público. Estes espaços tinham de atingir o equilíbrio financeiro. Este facto representou uma mudança importante na história social britânica e na história da alimentação pública. O artigo compara estes dois exemplos de refeições em massa à escala nacional. Analisa a experiência de alimentação pública liderada pelo governo com base em cinco questões: O exemplo britânico constitui uma comensalidade radical? Qual foi o papel das mulheres nestes programas? Quais foram as considerações nutricionais? Foram verdadeiramente populares e qual foi o impacto no moral? Porque é que a restauração comunitária liderada pelo Estado declinou no Reino Unido? <![CDATA[Science and politics in the question of water for Lisbon’s new slaughterhouse (mid-19th century)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762025000100401&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo evidencia, em particular, a determinante questão da disponibilidade de água nos locais apontados pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1854, para a construção de um matadouro. De entre as consultas técnicas e científicas solicitadas pelas autoridades civis, pilares deste estudo, destaca-se a do engenheiro Carlos Ribeiro, que trouxe de forma inédita, para a esfera da decisão política, a informação recolhida nos seus pioneiros trabalhos hidrogeológicos. A consistência das observações permitiu-lhe recomendar o aproveitamento das águas das quintas da periferia oriental da cidade, abundantes e de boa qualidade, e desaconselhar a abertura de poços absorventes no terreno alternativo às Picoas, pelo risco de contaminação dos aquíferos subterrâneos. Por fim, entre discutidas razões de ordem científica e prática, a opção foi para o lugar mais central, abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres, na controversa convicção de que este garantiria maior regularidade de abastecimento ao futuro matadouro.<hr/>Abstract This article highlights, particularly, the crucial issue of water availability at the sites selected by the Lisbon City Council, in 1854, for the construction of a slaughterhouse. Among the technical and scientific consultations requested by the civil authorities, pillars of this study, we emphasize that of engineer Carlos Ribeiro, who brought the information gathered in his pioneering hydrogeological work into the political decision-making, in an unprecedented way. The consistency of his observations allowed him to recommend the use of the water from the farms on the eastern outskirts of the city, which was abundant and of good quality, and to advise against the opening of absorption wells on the alternative site inside the town, due to the risk of contamination of the underground aquifers. Finally, between scientific and practical reasons, the choice was made for the most central location, supplied by the Águas Livres Aqueduct, in the controversial belief that this would guarantee a more regular supply to the future slaughterhouse. <![CDATA[Velloso, Q. (2024). <em><em>D. Sebastião, 1554-1578</em>. Gradiva.</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762025000100600&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo evidencia, em particular, a determinante questão da disponibilidade de água nos locais apontados pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1854, para a construção de um matadouro. De entre as consultas técnicas e científicas solicitadas pelas autoridades civis, pilares deste estudo, destaca-se a do engenheiro Carlos Ribeiro, que trouxe de forma inédita, para a esfera da decisão política, a informação recolhida nos seus pioneiros trabalhos hidrogeológicos. A consistência das observações permitiu-lhe recomendar o aproveitamento das águas das quintas da periferia oriental da cidade, abundantes e de boa qualidade, e desaconselhar a abertura de poços absorventes no terreno alternativo às Picoas, pelo risco de contaminação dos aquíferos subterrâneos. Por fim, entre discutidas razões de ordem científica e prática, a opção foi para o lugar mais central, abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres, na controversa convicção de que este garantiria maior regularidade de abastecimento ao futuro matadouro.<hr/>Abstract This article highlights, particularly, the crucial issue of water availability at the sites selected by the Lisbon City Council, in 1854, for the construction of a slaughterhouse. Among the technical and scientific consultations requested by the civil authorities, pillars of this study, we emphasize that of engineer Carlos Ribeiro, who brought the information gathered in his pioneering hydrogeological work into the political decision-making, in an unprecedented way. The consistency of his observations allowed him to recommend the use of the water from the farms on the eastern outskirts of the city, which was abundant and of good quality, and to advise against the opening of absorption wells on the alternative site inside the town, due to the risk of contamination of the underground aquifers. Finally, between scientific and practical reasons, the choice was made for the most central location, supplied by the Águas Livres Aqueduct, in the controversial belief that this would guarantee a more regular supply to the future slaughterhouse.