Scielo RSS <![CDATA[Media & Jornalismo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-546220240002&lang=en vol. 24 num. 45 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[“It is the best Tool we have, but that doesn’t mean it’s a Good Tool”: Czech Civically Engaged Youth Actors on Tackling the Ambiguity of Using Digital Media]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper explores the ambiguities of using digital media in youth’s civic engagement, acknowledging the unprecedented transformation of the senses of public and private, and the pivotal role of the digital context in shaping citizenship. It presents results from a thematic analysis of post-sorting interviews conducted within a Q research study of civically engaged actors aged 13-18 (n=20) from Czechia, mapping their experiences with digital media. The study identifies six key themes that point to the ever-present balancing of the risks and opportunities in pursuing the participants’ agendas online. The results reveal a high level of online resilience and digital literacy of the participants, exposing coping strategies they adopt while navigating the online spaces. The study also reflects on the transformed sociality, pointing to the glocal implications for active engagement in the digital age, which allows garnering support from peer groups and communities on a transnational basis.<hr/>Resumo Este artigo explora as ambiguidades do uso dos media digitais no engajamento cívico dos jovens, reconhecendo a transformação sem precedentes do público e do privado, e o papel crucial do contexto digital na formação da cidadania. Apresenta resultados de uma análise temática de entrevistas conduzidas com uma pesquisa Q entre jovens engajados civicamente, com idades entre 13 e 18 anos (n=20) da Chéquia, mapeando suas experiências com os media digitais. O estudo identifica seis temas-chave que apontam para o constante equilíbrio entre os riscos e oportunidades na busca das agendas dos participantes. Os resultados revelam um alto nível de resiliência online e literacia digital dos participantes, expondo estratégias de adaptação que usam ao navegar nos espaços online. O estudo também aponta para a transformação da sociabilidade, apontando para implicações glocais para o engajamento ativo na era digital, que permite obter suporte de grupos de pares e comunidades em uma base transnacional. <![CDATA[Young Chileans Evaluate the News in order to decide how to Vote in 2022]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Based on the call for the mandatory vote of young Chileans (+18) to approve or reject the draft of a new constitution for Chile in 2022, this research explored how they informed themselves about this political process and what was their assessment of the news to make their electoral decision. This context constitutes a unique scenario to contribute to the body of knowledge about the relationship between the consumption of news by young people and their involvement in political life, according to the opportunities that news offers to build their opinion. An ad-hoc quantitative survey was designed, applied online in 2023, to which 183 participants between 18 and 24 years old, mostly higher education students, responded. Young people consider it very important to vote in an informed manner, they are interested in current affairs, they value the professional work of journalists and they searched for news about the content of the constitutional text. However, for more than half of them, the news did not respond to their interests, despite the fact that this is for them one of the characteristics of quality news.<hr/>Resumo Com base na convocação do voto obrigatório dos jovens chilenos (+18) para aprovar ou rejeitar o projeto de uma nova Constituição em 2022, esta pesquisa explorou como eles se informaram sobre esse processo político e qual foi sua avaliação das notícias para tomar a sua decisão eleitoral. Este contexto constitui um cenário único para contribuir para o corpo de conhecimento sobre a relação que pode ser estabelecida entre o consumo de notícias pelos jovens e o seu envolvimento na vida política de acordo com as oportunidades que as notícias oferecem para construir livremente a sua opinião. Foi concebido um inquérito quantitativo ad-hoc, aplicado online em 2023, ao qual responderam 183 participantes com idades entre os 18 e os 24 anos, na sua maioria estudantes do ensino superior. Os jovens consideram muito importante votar de forma informada, interessam-se por assuntos da atualidade, valorizam o trabalho profissional dos jornalistas e procuraram notícias sobre o conteúdo do texto constitucional. No entanto, para mais de metade deles, as notícias não respondiam aos seus interesses, apesar de esta ser para eles uma das características das notícias de qualidade. <![CDATA[Young People and Media Consumption: A Comparative Analysis Between News Deserts and Non-Deserts in Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Considerando os desafios que a falta de cobertura noticiosa impõe, em particular numa fase de definição de identidade e participação como a juventude, este artigo procura compreender como é que a (in)existência de jornalismo regional impacta o consumo mediático dos jovens residentes em Portugal entre os 15 e os 24 anos. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa e comparativa, operacionalizada a partir do recorte de um inquérito por questionário (n=745). As evidências convidam, por um lado, ao debate sobre que estratégias podem garantir o acesso das pessoas jovens a informações capazes de assegurar a sua compreensão crítica e envolvimento cívico; e, por outro, à interrogação sobre o exercício do jornalismo regional e o cumprimento dos objetivos a que se propõe.<hr/>Abstract Considering the challenges that the lack of news coverage imposes, particularly at the time when young people are defining identity and participation, this article seeks to understand how the (in)existence of regional journalism impacts the media consumption of young people living in Portugal, aged between 15 and 24. A quantitative and comparative approach was used, based on a questionnaire survey (n=745). This evidence invites, on the one hand, a debate on which strategies guarantee young people access to relevant and diverse information, capable of ensuring their critical understanding and civic involvement; and, on the other hand, questions about the exercise of regional journalism and the fulfilment of its intended functions. <![CDATA[“The Million-Euro Answer”: Party Youth Wings’ Views on the Opportunities and Challenges of Political Communication on Social Media]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622024000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Research on the relationship between youth, politics, and social media in Europe often overlooks the role and views of party youth wings. In this study, we seek to fill this gap by understanding (1) the objectives guiding the political communication of party youth wings on social media and (2) the opportunities and challenges they identify in the process. We do so by conducting semi-structured interviews with representatives of youth wings and informal youth groups from Portuguese political parties. Information emerges as the primary communicational objective of youth wings, who do not consider social media an ideal space for political dialogue. Although social media is the main communication channel with young people, offering more reach, flexibility, and feedback opportunities, several challenges limit the effectiveness of communication: resources, algorithms, audience fragmentation, selection effects, simplification of the complex, and the irreplaceability of face-to-face contact. The implications of these results are discussed.<hr/>Resumo A investigação sobre a relação entre jovens, política e redes sociais na Europa não tem incluído o papel e a visão das juventudes partidárias. Neste estudo, procuramos colmatar essa lacuna, explorando (1) os objetivos que norteiam a comunicação política das juventudes partidárias nas redes sociais e (2) que oportunidades e desafios elas identificam no processo. Para tal, recorremos a entrevistas semiestruturadas com representantes das juventudes partidárias e grupos informais de jovens de partidos portugueses. A informação destaca-se como o principal objetivo comunicacional das juventudes partidárias, que não consideram as redes sociais o espaço ideal para o diálogo político. Embora as redes sociais sejam o principal canal de comunicação com os jovens, trazendo mais alcance, flexibilidade e possibilidade de feedback, vários desafios limitam a eficácia da comunicação: os recursos, o algoritmo, a fragmentação da audiência, os efeitos de seleção, a simplificação do complexo e a centralidade do contacto cara-a-cara. As implicações destes resultados são discutidas.