Scielo RSS <![CDATA[População e Sociedade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-526320220001&lang=en vol. num. 37 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Adaptation of teachers and teaching law during the pandemic]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Résumé La pandémie de SARS-CoV-2 a perturbé profondément la façon dont les enseignants universitaires travaillent, et la façon dont les étudiants étudient. L’enseignement en distanciel a apporté avec lui des solutions pédagogiques, mais l’expérience d’une année et demie a démontré que le e-learning a des caractéristiques propres, et il faut s’interroger sur ses apports. Cette interrogation est posée à propos de l’enseignement universitaire du droit, à travers l’analyse et les réflexions de deux enseignants et de deux étudiants, au sein de deux universités européennes (à Porto et à Budapest). L’article aborde les questions théoriques et pratiques posées : quelles sont les façons d’assurer une préparation pratique des étudiants à distance ? Les régimes hybrides sont-ils meilleurs que les régimes entièrement à distance ? Enfin, ce type d’enseignement peut-il faire perdre à l’enseignement juridique ses qualités intrinsèques, alors même qu’elle constitue l’un des piliers de la démocratie ?<hr/>Abstract The SARS-CoV-2 pandemic has profoundly disrupted the way university teachers work, and the way students study. Distance learning has brought pedagogical solutions, but the experience of a year and a half has shown that e-learning has its own characteristics, and that its contribution should be questioned. This questioning is posed in relation to law teaching at university level, through the analysis and reflections of two teachers and two students, in two European universities (in Porto and in Budapest). The article addresses the theoretical and practical questions raised: what are the ways to ensure a practical preparation of students by distance? Are hybrid regimes better than full e-learning regimes? Finally, can this type of teaching cause the loss of the intrinsic qualities of law studies, even though legal education is one of the pillars of democracy? <![CDATA[“Professors who never die”: Rogério Fernandes Ferreira (1929-2010), a pedagogue at the service of higher education in accounting]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo consiste num tributo a Rogério Fernandes Ferreira (1929-2010), um académico da área da contabilidade com um legado notável nesta área de saber. O texto revisita os principais aspetos da sua vida, da sua vastíssima obra publicada e do seu longo percurso profissional. Com contribuições relevantes para a normalização contabilística portuguesa, ética e deontologia na contabilidade, associativismo profissional e ensino superior de contabilidade e disciplinas conexas, a literatura contabilístico-fiscal por si produzida ao longo de mais de 50 anos (1958-2010) deixou marcas indeléveis no panorama da história da contabilidade em Portugal. O professor Rogério Fernandes Ferreira é um dos grandes nomes nacionais com lugar reservado na galeria da contabilidade portuguesa. As suas elevadas qualidades pedagógicas beneficiaram sucessivas gerações de estudantes e de profissionais de contabilidade. Com isto em mente, este trabalho dirige-se especialmente às novas gerações de estudantes de contabilidade interessadas em conhecer e em homenagear a vida, a obra e o exemplo de Rogério Fernandes Ferreira, uma referência histórica incontornável, cuja herança cultural e contribuição para o desenvolvimento da contabilidade em Portugal merecem divulgação e perpetuação no tempo e na memória dos contabilistas. Ao fazer isto, o artigo concorre para motivar os estudantes de contabilidade para a grandeza histórica da disciplina e para a importância do conhecimento da vida e da obra dos principais mestres da contabilidade em Portugal.<hr/>Abstract The article is a tribute to Rogério Fernandes Ferreira (1929-2010), an accounting academic with a remarkable legacy in this area of ​​knowledge. The text revisits the main aspects of his life, his vast published work and his long professional career. With relevant contributions to Portuguese accounting regulation, ethics and deontology in accounting, professional associations and higher education in accounting and related areas, the accounting-tax literature produced by him over more than 50 years has left indelible marks in the panorama of accounting history in Portugal. Professor Rogério Fernandes Ferreira is one of the great national names with a place reserved in the Portuguese accounting gallery. Its high pedagogical qualities have benefited successive generations of students and accounting professionals. With this in mind, this work is aimed especially at the new generations of accounting students interested in knowing and honoring the life, work and example of Rogério Fernandes Ferreira, an unavoidable historical reference, whose cultural heritage and contribution to the development of accounting in Portugal deserve dissemination and perpetuation in the time and memory of accountants. In doing so, the article contributes to motivating accounting students for the historical greatness of the discipline and for the importance of the knowledge of the life and work of the main masters of accounting in Portugal. <![CDATA[The decentralization of competences in the field of education: the case of the municipality of Covilhã]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100034&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Nos últimos anos, em Portugal, o processo da descentralização de competências na área da educação foi objeto de um debate alargado, não tendo sido possível, até ao momento, alcançar um consenso abrangente relativamente à realidade e especificidades que o consubstancia. O objetivo deste trabalho é analisar a perceção que os principais atores, a nível municipal, têm deste processo. A metodologia adotada é de cariz qualitativo, através do estudo de caso do Município da Covilhã, tendo sido inquiridos os envolvidos neste processo de transferência de competências, através de entrevistas semiestruturadas. A perceção geral dos intervenientes auscultados é que este processo pode ser caraterizado como extremamente positivo, muito embora persistam alguns aspetos que podem ser melhorados, sobressaindo a falta de recursos financeiros para fazer face às novas responsabilidades assumidas.<hr/>Abstract In recent years, in Portugal, the process of decentralizing competences in education has been the subject of a wide debate. However, until the present days, it has not been possible to reach a comprehensive consensus regarding the reality and specificities that embody it. The objective of this work is to analyze the perception that the main actors, at the municipal level, have of this process. The methodology adopted has a qualitative nature, through the case study of the Municipality of Covilhã, those involved in this process of transfer of competences having been questioned, through semi-structured interviews. The general perception of the surveyed individuals is that this process can be characterized as extremely positive, although there are still some aspects that can be improved and the lack of financial resources to face the new responsibilities assumed has been highlighted. <![CDATA[Application of the Balanced Scorecard to the Social Economy Sector: the case of a Santa Casa da Misericórdia in Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A economia social, também conhecida como terceiro setor, é o conjunto das organizações originárias do empreendedorismo social, que visam responder a necessidades sociais que não encontram oferta suficiente ou adequada no setor público e privado. Do setor da economia social (ou terceiro setor) fazem parte as Instituições de Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que são entidades constituídas sem finalidade lucrativa. O setor da economia social tem apresentado um crescimento expressivo nas últimas décadas, pelo que o Balanced Scorecard (BSC), como modelo de gestão estratégica que visa medir a evolução de uma organização em relação às suas metas de longo prazo, se apresenta como uma ferramenta adequada à gestão das instituições do terceiro setor. Este artigo tem por objetivo estudar e implementar o BSC numa Santa Casa da Misericórdia, entidade com o estatuto de IPSS, usando uma abordagem metodológica qualitativa de natureza interpretativa, baseada na recolha direta de dados e do contacto direto com a organização e com o seu meio envolvente. Os resultados obtidos ditaram que o BSC revelou ser uma ferramenta capaz de auxiliar a delinear uma estratégia para a organização, a comunicá-la a todos os colaboradores e ainda a promover a mudança de processos organizacionais e culturais mais favoráveis à organização.<hr/>Abstract The social economy, also known as the third sector, is the set of organizations originating from social entrepreneurship, which aim to respond to social needs that do not find sufficient or adequate supply in the public and private sector. The Social Solidarity Private Institutions (IPSS) are part of the social economy sector (or third sector), which are non-profit entities. The social economy sector has shown significant growth in recent decades, so the Balanced Scorecard (BSC), as a strategic management model that aims to measure the evolution of an organization in relation to its long-term goals, presents itself as a tool adequate to the management of third sector institutions. This article aims to study and implement the BSC in a Santa Casa da Misericórdia, an entity with IPSS status, using a qualitative methodological approach of an interpretive nature, based on direct data collection and direct contact with the organization and its environment. The results obtained provided information that the BSC proved to be a tool able to helping to outline a strategy for the organization, to communicate it to all employees and also to promote the change of organizational and cultural processes that are more useful to the organization. <![CDATA[Use of cost control software in the teaching-learning process: management of agricultural business and training of agricultural managers]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100078&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo visa avaliar as necessidades de informação das empresas agrícolas, analisar os recursos informáticos disponíveis e discutir a integração destes recursos nos processos de ensino-aprendizagem. Pretende-se contribuir para aprofundar o conhecimento acerca das vantagens da utilização de ferramentas de gestão em ambiente de sala de aula, como via para aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, a maximizar as competências adquiridas e a contribuir para a melhoria da eficiência do tecido empresarial. Numa abordagem exploratória, aplicou-se um questionário a agricultores portugueses, tendo sido obtidas 114 respostas, o qual permitiu validar a importância da utilização de sistemas de informação adequados. Este estudo contribui para a investigação sobre o impacto da utilização das ferramentas de gestão na motivação e sucesso académico dos alunos.<hr/>Abstract The present study aims to assess the information needs of agricultural companies, analyse the available computer resources and discuss the integration of these resources in the teaching-learning processes. This study intends to contribute to deepen knowledge about the advantages of using management tools in a classroom environment to increase students' motivation and involvement in the teaching-learning process, maximise acquired skills, and improve business efficiency. In an exploratory approach, this study applies a questionnaire to Portuguese farmers, obtaining 114 responses, which allowed us to validate the importance of using adequate information systems. This paper contributes to evaluate the impact of management tools on students' motivation and academic success. <![CDATA[Crèche in the Educative System: an Emergente and Well-Timed Trend]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100089&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Desde o início do século XXI que se percebe a necessidade de uma resposta única e singular à criança e à infância. Até então, o contexto sociocultural regia-se por uma lógica adultocentrada, não sendo reconhecido por parte do adulto a incapacidade de adotar a perspetiva da criança. Tal acentua-se com a Contemporaneidade, a sociedade do conhecimento e a vulgarização das TIC a enaltecerem o papel das crianças “nativo digitais”. O hiato geracional confonta pais/cuidadores, docentes, profissionais que atuam na infância e comunidade em geral com a criança competente e de direito. O desafio envolve educadores qualificados, orientações educativas específicas e contextos consagrados às crianças dos 0-3 anos, verdadeiros “lugares de infância”. Através da metodologia de position paper, pretende este artigo sustentar a posição de que esta é a conjuntura ideal para a “emergência” de um novo, revigorado e inclusivo “Sistema Educativo”, aquele que abraça, considera e destaca a CRECHE.<hr/>Abstract Since the beginning of the 21st century, the need for a unique and singular response to children and childhood has been acknowledged. Until then, the sociocultural context was ruled by an adult-centered perspective, with the adult’s inability to adopt the child's perspective. Contemporaneity has accentuated this fact with the society of knowledge and the spread of IKTs, including the children’s role of “digital natives”. The generational gap confronts parents/caregivers, early childhood teachers, childhood professionals and community general face the competent and entitled child. The challenge involves qualified educators, specific educational guidelines and contexts dedicated to children aged 0 to 3, true “childhood places”. Through the position paper methodology, this article intends to support the position that this is the ideal conjuncture for the “emergence” of a new, reinvigorated and inclusive “Educational System”, one that embraces, considers and highlights the CRÈCHE. <![CDATA[US Africa Policy from World War II to the Early 1960s]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-52632022000100099&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Apesar da chamada tradição anticolonial americana (a herança da independência, ou Espírito de 1776), entre a II Guerra Mundial e o início da década de 1960 a política africana dos Estados Unidos esteve sempre subordinada às prioridades de segurança da Europa. De facto, no final da II Guerra Mundial a Europa esteve ameaçada de colapso, devido não só aos cerca de 80 milhões de mortos resultantes do conflito, mas também às gigantescas necessidades de reconstrução social e económica provocadas pela destruição maciça das suas infraestruturas produtivas, habitacionais e comerciais, que impossibilitava a satisfação das condições básicas de sobrevivência. Situação caótica da qual emergiu uma torrente humana praticamente imparável, através da qual as populações dos países envolvidos na guerra procurariam conquistar um mundo livre de miséria e de fome, de exploração e de opressão. Confrontado com esta “vaga revolucionária”, agravada pela impotência política da maior parte das elites europeias, largamente descredibilizadas em resultado da sua capitulação e colaboração com o ocupante nazi, o governo dos Estados Unidos temeu que ela pudesse viabilizar a concretização do que qualificava como “ameaça comunista”, optando por ajudar a reconstruir a Europa devastada. O que permite compreender a “Europe First Policy” ("Prioridade Política da Europa") e a consequente subordinação de todas as perspetivas africanas da política externa dos Estados Unidos às prioridades europeias, orientação que começaria a ser alterada entre 1958 e 1960, durante a administração Eisenhower, que reivindicou uma política americana independente para a África, quando a torrente ininterrupta da conquista da independência pelas colónias estava prestes a submergir todo o continente. Por sua vez, a administração Kennedy assegurou a continuidade desta política, apesar do apoio aparente às reivindicações anticoloniais afro-asiáticas, o que evidenciou as dificuldades de adaptação às prioridades políticas da era da descolonização por parte das potências coloniais europeias, especialmente Portugal. No entanto, esta reorientação nunca mudou a política externa dos Estados Unidos, que sempre privilegiou a defesa da Europa contra todo o tipo de ameaças.<hr/>Abstract Despite the so-called American anti-colonial tradition (the legacy of independence, or Spirit of ‘76), between World War II and the beginning of the 1960s, the African policy of the United States was always subordinated to the security priorities of Europe. In fact, at the end of World War II, Europe was threatened with collapse, not only due to the approximately 80 million deaths it caused, but also to the gigantic needs for social and economic reconstruction caused by the massive destruction of its productive, housing and commercial activities, which made it impossible to satisfy the basic conditions of survival. A chaotic situation from which emerged a virtually unstoppable human torrent, through which the populations of the countries involved in the war would seek to conquer a world free from misery and hunger, exploitation and oppression. Faced with this “revolutionary wave”, exacerbated by the political impotence of most European elites largely discredited as a result of their capitulation and collaboration with the Nazi occupier, the US government feared that it could make it possible to implement what it qualified as a communist threat, choosing to help rebuild devastated Europe. What makes it possible to understand the "Europe First Policy" and the consequent subordination of all African perspectives of the foreign policy of the United States to European priorities, an orientation that would begin to be changed between 1958 and 1960, during the Eisenhower administration, who claimed an independent American policy for Africa, when the uninterrupted torrent of the conquest of independence by the colonies was about to submerge the entire continent. In turn, the Kennedy administration ensured the continuity of this policy, despite the apparent support for Afro-Asiatic anti-colonial claims, which highlighted the difficulties of adapting to the political priorities of the decolonization era on the part of European colonial powers, especially Portugal. However, this reorientation has never changed the foreign policy of the United States, which has always focused on defending Europe against all kind of threats.