Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-045820210002&lang=es vol. 8 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Introductory Note: More Research, Better Inclusion]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Inclusive Education Policies and Pedagogical Practices in Public Schools: Experiences in Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo refere-se aos resultados de uma pesquisa sobre a implementação de políticas públicas de educação inclusiva e as experiências de inclusão escolar de estudantes com deficiência visual na Escola Municipal Adelino Magalhães, localizada em Niterói, estado do Rio de Janeiro, e tem por objetivo central caracterizar as experiências sobre a práxis pedagógica com estudantes com deficiência visual considerados em situação de inclusão. O referencial teórico-metodológico adotado na problematização do objeto de estudo e análise dos dados foi a teoria crítica da sociedade. Participaram do estudo: dois estudantes com deficiência visual considerados em situação de inclusão, uma professora da sala de aula inclusiva, uma professora da sala de recursos multifuncionais e uma professora de apoio pedagógico à inclusão escolar. Os resultados revelaram que a Escola Municipal Adelino Magalhães está desenvolvendo a educação inclusiva, sobretudo em decorrência da implementação das políticas públicas de educação no município de Niterói, que estabelecem como prioridade a inclusão escolar de estudantes com deficiência. Foi constatado que a educação inclusiva demanda compromisso político-pedagógico coletivo de professores, gestores e familiares em prol da escola pública e de sua democratização. Consequentemente, a educação inclusiva possibilita experiências de ensino e aprendizagem solidárias, centradas na humanização de estudantes com deficiência, tornando-os, assim, aptos a se reconhecerem como partícipes da sociedade, na qual impera a violência presente na competitividade.<hr/>Abstract This article refers to the results of a survey on policy implementation of public policies for inclusive education and the experiences of school inclusion of students with visual impairments at the Adelino Magalhães Municipal School, located in Niterói, state of Rio de Janeiro, with the primary objective of characterizing the experiences on pedagogical praxis with students with visual impairments considered to be in a situation of inclusion. The theoretical-methodological framework adopted in the problematization of the object of study and data analysis was the critical theory of society. The study included: two visually impaired students considered to be in a situation of inclusion, a teacher from the inclusive classroom, a teacher from the multifunctional resources room and a teacher of pedagogical support for school inclusion. The results revealed that the Adelino Magalhães Municipal School is developing inclusive education, mainly due to the implementation of public education policies in the municipality of Niterói, which prioritize the inclusion of students with disabilities. It was found that inclusive education demands collective political-pedagogical commitment from teachers, administrators and family members in favor of public schools and their democratization. Consequently, inclusive education enables solidary teaching and learning experiences centered on the humanization of students with disabilities, thus making them able to recognize themselves as participants in society, in which the violence present in competitiveness prevails. <![CDATA[French Support and Work Assistance Establishment and Social and Professional Integration of Workers With Disabilities in Rural Areas. The Example of Habert (Savoie, France)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200041&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This article proposes to address the issue of inclusion through work and in a rural environment of people with mental disabilities and/or intellectual disabilities. Through the example of a French support and work assistance establishment, the support and work assistance establishment Le Habert, located in a small rural and mountainous village in the Alps and offering people with disabilities to work on a farm, the article will first address the importance of work as a means for people to regain their dignity. Between the feeling of usefulness and pride in participating in the operation of one territory, by being fully involved in the process of producing and adding value to a product, accompanying the farm allows, apart from these therapeutic virtues, a real professional inclusion. Living in houses or apartments in the surrounding villages, the accommodation, allowing contact between people with disabilities and local inhabitants is also a vector of social inclusion. However, while the rural setting can be an asset for inclusion because of the professional and social opportunities, the isolation and geographical inaccessibility of the rural mountainous environment can be an obstacle for people who do not necessarily have the means to be mobile. By offering personalised support for mobility, the institution transforms geographical exclusion into an asset for professional, social and spatial inclusion.<hr/>Resumo Este artigo visa abordar a questão da inclusão através do trabalho e num ambiente rural de pessoas com deficiência psíquica e/ou com deficiência intelectual. Através do exemplo de um estabelecimento de apoio e assistência ao trabalho, o estabelecimento de apoio e assistência ao trabalho Le Habert, localizado numa pequena aldeia rural e montanhosa nos Alpes e que oferece às pessoas com deficiência o trabalho numa quinta, o artigo abordará primeiro a importância do trabalho como meio para as pessoas recuperarem a sua dignidade. Entre o sentimento de utilidade e orgulho em participar no funcionamento de um território, ao estar plenamente envolvido no processo de produção e valorização de um produto, o acompanhamento na quinta permite, para além destas virtudes terapêuticas, uma verdadeira inclusão profissional. Vivendo em casas ou apartamentos nas aldeias circundantes, o alojamento, permitindo o contacto entre pessoas com deficiência e habitantes locais, é também um vector de inclusão social. Contudo, se a ruralidade, devido às oportunidades profissionais e sociais que oferece, pode ser um trunfo para a inclusão, o isolamento e a inacessibilidade geográfica do ambiente rural montanhoso pode ser um obstáculo para as pessoas que não têm necessariamente os meios para serem móveis. Ao oferecer um apoio personalizado à mobilidade, a instituição transforma a exclusão geográfica num bem para a inclusão profissional, social e espacial. <![CDATA[Inclusive Education in Contemporaneity in the Light of the Critical Theory of Society]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200063&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A proposta de educação inclusiva, iniciada no final do século passado, obteve maior efervescência na primeira década do século vigente, conforme verificamos no âmbito das pesquisas, estudos e promulgações legislativas. Todavia, no Brasil, assim como em muitos países do mundo, o processo educacional de pessoas com deficiência ainda é permeado por muita precariedade, evidenciada tanto pela indisponibilidade de recursos e serviços básicos de acessibilidade, quanto pela manutenção de crenças e atitudes que impedem a inclusão educacional digna dessas pessoas. O presente artigo visa refletir acerca da inclusão educacional das pessoas com deficiência no contexto contemporâneo, tomando como referência a teoria crítica da sociedade, sobretudo os estudos de Adorno (1970/1995, 1972/2010). Analisa-se, também, no decorrer deste trabalho a necessidade de ampliação do olhar em relação a essa temática para além das especificidades que possuem as pessoas com deficiência. Ademais, buscou-se, paralelamente, apontar a necessidade de fomentar no ambiente educacional uma formação que permita ao indivíduo reconhecer a humanidade contida em todos(as) e em cada um(a). Considera-se que isso só será verdadeiramente possível quando os sistemas educacionais assumirem o compromisso com a formação de valores humanos que nos despertem a perceber nos outros semelhanças e diferenças como aspectos naturais da diversidade humana que nos constitui. Esta mudança depende, em grande medida, de uma verdadeira formação, amparada na autorreflexão crítica dos indivíduos e da sociedade, concomitantemente. Do contrário, ficaremos cada vez mais expostos à barbárie, resultante de uma pseudoformação/semiformação, que ainda impera na maioria das nossas instituições.<hr/>Abstract First stated at the end of the last century, the inclusive education proposal had more significant effervescence in the first decade of the current century, as we verified in the scope of the research, studies, and legislative enactments. Nevertheless, the educational process of people with disabilities is precarious in Brazil and worldwide. That is evident both by the unavailability of basic accessibility resources and services and the persistence of beliefs and attitudes that hinder the decent educational inclusion of these people. This article aims to reflect on the educational inclusion of people with disabilities in the contemporary context, taking as a reference the critical theory of society, mainly the studies of Adorno (1970/1995, 1972/2010). It also analyses the need to expand the focus on this issue beyond the specificities of people with disabilities. In parallel, this text points out the need to foster individuals’ formation in the educational environment capable of recognizing the humanity within all and each of us. It is considered that this will only be truly possible when the educational systems assume the commitment to the formation of human values that awaken us to perceive similarities and differences in the other as natural aspects of human diversity that constitute us. This change largely depends on proper formation supported by the individuals’ critical self-reflection and society, concomitantly. Otherwise, we will be increasingly exposed to barbarism, resulting from a pseudo-formation/semi-formation that still prevails in most institutions. <![CDATA[Professional Inclusion of Down Syndrome Workers in the City of São Paulo: Personal Achievement, Productivity, and Social Relationships in the Work Environment]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200079&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo objetiva apresentar as discussões acerca dos dados coligidos no âmbito da pesquisa Inclusão Profissional de Trabalhadores com Deficiência Intelectual na Cidade de São Paulo desenvolvida no Laboratório de Estudos sobre o Preconceito, sediado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. A pesquisa, realizada em 2017, objetivou compreender diferentes dimensões referentes à situação de inclusão de 20 jovens com síndrome de Down no mundo laboral. A partir de dados coligidos mediante a realização de observações e entrevistas semiestruturadas junto dos jovens, colegas de trabalho, chefias, familiares e amigos, a pesquisa analisou aspectos concernentes à satisfação pessoal, à produtividade e às relações sociais que se dão no ambiente de trabalho. De modo geral, mesmo diante da tendência generalizada de precarização das condições de trabalho de grande parte da população brasileira, os jovens demonstram satisfação com as atividades laborais, apresentaram produtividade compatível com relação às atividades a eles requeridas e mantiveram boas relações sociais com os seus colegas, chefias e clientes das empresas em que trabalhavam.<hr/>Abstract The objective of this article is to present a debate about data collected within the scope of the research Professional Inclusion of Workers With Down Syndrome in the City of São Paulo developed at the Laboratory of Studies on Prejudice located at the Psychology Institute at the University of São Paulo. The survey, held in 2017, aimed to understand different dimensions regarding 20 young people with Down syndrome being included in the working world. Based on the data collected through observations and semi-structured interviews with young people, co-workers, managers, family and friends, the research analysed aspects related to personal achievement, productivity, and social relationships that occurred in the workplace. Despite the general trend towards precarious working conditions affecting a significant part of the Brazilian population, young people showed satisfaction with their work activities. They proved productivity compatible with the activities they were required to perform and maintained good social relationships with colleagues, managers, and clients in the companies they worked. <![CDATA[Effectiveness and Efficiency in Associations of Parents and Friends of the Disabled Persons From Minas Gerais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200099&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Como a gestão social é uma discussão atual nos estudos organizacionais, este artigo busca contribuir para compreender e explicar a eficácia e a eficiência nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Minas Gerais, Brasil, tomadas do ponto de vista da sua missão estatutária como orientadora de suas práticas. A análise é feita com base na visão dos gestores das APAE sob as três dimensões da sua missão: oferta de serviços, melhoria da qualidade dos serviços e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual, entendendo-as como sistemas em interação com o meio ambiente externo. Com base num inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa de 199 APAE selecionadas aleatoriamente, foram segmentadas por três clusters pré-definidos segundo a dimensão (porte). Esse questionário foi auto administrado pelos gestores e diretores das APAE, da amostra, sendo composto por uma série de perguntas em função de 54 indicadores presentes nas três dimensões observadas na missão estatutária das APAE. Por forma a analisar a eficácia e a eficiência com base naqueles indicadores, construíram-se índices de eficácia e eficiência. Tendo como referencial a teoria sistêmica e os conceitos de eficácia e eficiência, submeteram-se esses índices a várias técnicas de análise estatística. Os resultados obtidos apontam para existência de homogeneidade estrutural das APAE, independentemente dos seus oito clusters formados com base na distribuição por quartis dos seus diferentes níveis de eficácia e eficiência (baixo, médio, alto e elevado), não tendo sido possível chegar a um modelo quantitativo explicativo dos níveis de eficácia e eficiência das APAE, considerando a influência das variáveis internas e externas com que foram relacionados.<hr/>Abstract As social management is a current discussion in organizational studies, this article seeks to understand and explain the effectiveness and efficiency of the Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE, Associations of Parents and Friends of the Disabled Persons) in the state of Minas Gerais, Brazil, based on their statutory mission that works as a guideline for their practices. The analysis is based on the point of view of APAEs’ managers under the three dimensions of their mission: services rendering, improvement of the quality of services and defense of the rights of persons with intellectual disability, understanding the dimensions as systems interacting with the external environment, based on a survey applied to a representative sample of 199 randomly selected APAEs, segmented into three pre-defined clusters according to size. This questionnaire was self-administered by the managers and directors of the APAEs from the sample. It comprises a series of questions based on 54 indicators presented in the three dimensions observed in the statutory mission of the APAEs. In order to analyze the effectiveness and efficiency based on those indicators, effectiveness and efficiency indices were built. These indices were submitted to several statistical analysis techniques, taking the systemic theory and the concepts of effectiveness and efficiency as references. The results obtained indicate the existence of structural homogeneity on the APAEs, regardless of their eight clusters distributed by quartiles according to their different levels of effectiveness and efficiency (low, average, high, and very high). It was not possible to achieve an explanatory quantitative model of the effectiveness and efficiency levels of the APAEs considering the influence of the internal and external variables to which they were related. <![CDATA[Thematization of Disability in Children’s Literature - Perspectives on the Characters]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200119&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo se propõe a problematizar a representação de personagens com deficiência física em obras de literatura infantil. A discussão é relevante visto que a temática vem se colocando em livros produzidos para a infância no Brasil, principalmente a partir de 2008, com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva ( nº 6.571, 2008). Embora a questão já aparecesse em algumas obras literárias em períodos anteriores, geralmente com uma abordagem estereotipada. As editoras de literatura infantil, diante de várias políticas e programas institucionais, acharam um filão no tema das necessidades especiais. Indubitavelmente, pressões sociais e políticas de inclusão interferem nas produções literárias e sua inserção também no contexto escolar. Neste sentido, analisar obras que não reforcem estereótipos ou remetam a deficiência como superação heroica, resignação e aceitação do destino, colocando as personagens em condições de subalternidade e/ou que inspirem piedade ou von tade divina, pode colaborar para a ampliação de olhares acerca do que é estigmatizado como deficiência e os limites e possibilidades do ser humano em diferentes condições e potencialidades. Comparar livros infantis que trazem esses dois aspectos - superação e aceitação do real versus resignação e superação heroica - pode ajudar leitores e crianças a compreender a deficiência dentro de uma normalidade e abrir boas perspectivas de discussão sobre a temática com esses leitores em formação.<hr/>Abstract This study aims to discuss characters with physical disabilities in children’s literature. The discussion is relevant once the theme has been placed in books produced for children in Brazil, especially since 2008, with the National Policy for Special Education in the Inclusive Perspective (Decreto nº 6.571, 2008). Although the issue had already appeared in some literary works in earlier periods, usually with a stereotyped approach. Children’s literature publishers, faced with various institutional policies and programs, found a lode in the topic of special needs. Undoubtedly, social and political pressures for inclusion interfere in literary productions and their insertion in the school context. In this sense, analysing works that do not reinforce stereotypes or refer to disability as heroic overcoming, resignation and acceptance of fate, placing the characters in conditions of subordination and/or that inspire pity or divine will, can collaborate to broaden perspectives on what it is stigmatised as a disability as well as the limits and possibilities of the human being in different conditions and potential. Comparing children’s books that bring these two aspects - overcoming and accepting the real versus resignation and heroic overcoming - may help readers and children to understand the disability as part of normality and open good perspectives for discussion on the subject with these readers under training. <![CDATA[Professional (Re)Integration of Persons with Disabilities: Perceptions of the Contract Employment Insertion/Contract Employment Insertion+Measures by Beneficiaries and Promoters]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200139&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Estado português reconhece à pessoa com deficiência o direito ao trabalho, de forma igualitária às demais pessoas. No entanto, muitos empregadores resistem ainda à ideia de contratar uma pessoa com deficiência. Neste sentido, a ação do Estado é determinante para a mu dança de atitudes face à deficiência e para promover a contratação de pessoas com deficiência no mercado aberto de trabalho. Estas ações materializam-se através de políticas públicas. Este artigo reporta os resultados de um estudo de natureza exploratória e qualitativa sobre as medidas contrato emprego inserção e contrato emprego inserção+ (CEI/CEI+), realizado na região de Lisboa e Vale do Tejo, que analisou a perceção de três stakeholders - 16 beneficiários/as com deficiência, nove entidades promotoras das medidas e sete entidades promotoras de formação e emprego de pessoas com deficiência - com o objetivo de conhecer as suas perspetivas sobre os aspetos facilitadores e as limitações na aplicação destas medidas. Os resultados obtidos revelam que as medidas CEI/CEI+ apenas oferecem uma resposta temporária ao problema do desemprego das pessoas com deficiência, o que dificulta o acesso de forma sustentável a uma vida socioeconomicamente independente. Não obstante, os inquiridos não negam a importância destas medidas, considerando-as uma boa oportunidade para demonstrarem as suas competências profissionais e reforçar a autoestima e valorização pessoal. Os resultados obtidos com este estudo são discutidos à luz dos modelos de abordagem à deficiência e são formuladas algumas recomendações, com vista a potencializar os efeitos destas medidas.<hr/>Abstract The Portuguese State recognises the right of persons with disabilities to employment on equal terms with non-disabled persons. Nonetheless, many employers still resist the idea of hiring someone with a disability. For this reason, the action of the State is determinant to change attitudes towards disability and promote the hiring of persons with disabilities in the open labour market. These actions are materialised through public policies. This article reports the results of an exploratory and qualitative study on the measures known as contract employment insertion/ contract employment insertion+ (CEI/CEI+), implemented in the region of Lisbon and the Tagus Valley. It examined the perception of three stakeholders - 16 male and female beneficiaries with disabilities, nine institutions promoting these measures, and seven non-profit organisations devoted to training and employment of persons with disabilities - to know their perspectives on the potentialities and limitations of these measures. The results reveal that the CEI/CEI+ measures only provide a temporary remedy to the problem of unemployment among persons with disabilities, which hinders their access to a socioeconomically independent life that is sustainable. Nonetheless, respondents do not deny the importance of these measures, viewing them as an excellent opportunity to showcase their professional skills and reinforce their self-esteem and self-worth. The data obtained in this study are discussed according to various models approaching disability. In the end, we formulate a few recommendations to maximise the effects of these measures. <![CDATA[Workers With Down Syndrome: Autonomy and Wellness at Work]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200157&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que foi uma reaplicação na cidade de São Paulo (Brasil) da desenvolvida em Portugal por Veiga e Fernandes (2014). Reflete sobre alguns dados obtidos, os quais demonstram o papel, a importância e o impacto do ingresso no mundo do trabalho na vida de trabalhadores com síndrome de Down, incluindo o sentimento de bem-estar, de autonomia e as relações de amizade adquiridas. Foram entrevistados não apenas esses trabalhadores, mas também seus chefes imediatos, amigos e colegas de trabalho, e foram realizadas também observações nos locais de trabalho. Sabendo que a inclusão social não se concretiza de modo alheio ao mundo do trabalho, destacamos a importância das políticas públicas, quer na promoção de direitos, quer na defesa dos direitos já conquistados, inclusive o da participação de pessoas com síndrome de Down na sociedade. O resultado deste estudo evidenciou que a conquista do emprego possibilitou o aumento da autoestima, o desenvolvimento da autonomia e do bem-estar dos trabalhadores, proporcionando-lhes conquistas no campo afetivo-social (namoros e amizades), nos âmbitos familiar, econômico e profissional, ainda que com restrições. Além disso, o emprego propiciou a percepção de se sentirem mais úteis e aceitos pelos pares (“sensação de pertencimento”), bem como a possibilidade de poderem contribuir para a família e de traçarem planos para o futuro, com projetos semelhantes aos de qualquer jovem adulto, como viajar, casar e ter filhos.<hr/>Abstract This article presents a research report that was replicated in the city of São Paulo (Brazil) of the one developed in Portugal by Veiga and Fernandes (2014). It reflects on some research data, which demonstrate the role, importance and impact of being admitted in the world of work in the lives of workers with Down syndrome, including the feeling of wellness, autonomy, and friendship acquired. These workers were interviewed, as were their immediate bosses, friends and co-workers, and the observations made at the workplace. Knowing that social inclusion does not occur outside work, we highlight the importance of public policies in promoting rights and defending the rights already achieved, including the active participation of people with Down syndrome in society. This study showed that the achievement of a job made it possible to increase self-esteem, to develop autonomy and wellness of workers, providing them with achievements in the affective-social field (dating and friendships), in the family, economic and professional spheres, albeit with restrictions. The job also provided the feeling of being more useful and accepted by peers (“a sense of belonging”). It also allowed the possibility of contributing to the family and making plans for the future, with the same projects as any young adult, such as travelling, getting married and having children. <![CDATA[“The People Turn it Off and Go Out Looking for Fado” - Radio and the Fado Resistance to the Estado Novo in the 1930s]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200177&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Muito longe da consagração atual e mesmo antes da sua domesticação pelo salazarismo, o fado atravessou fases dilemáticas da sua existência. Entre elas, estão os tempos iniciais da sua mediatização, em particular, as complexas articulações com a rádio na década de 1930, com o Estado Novo e os preconceitos de classe a tentarem ostracizar o fado ou, pelo menos, travar a legitimação nacional da cultura popular urbana. As tensões que já antes rodeavam o fado renovaram-se e agudizaram-se face ao contexto simultâneo de estabilização da ditadura e de implantação da rádio em Portugal, colocando o novo meio de difusão sonora no centro das lutas simbólicas em torno da “canção nacional”. Envolvendo dilemas entre o estigma e a legitimação fadista, entre a sua origem e a propagação, entre a difusão pública e o controlo estético ou moral, constitui-se uma zona de articulação da rádio com o fado onde diversos atores sociais se posicionaram, com diferentes objetivos e estratégias, e em que se jogaram questões de programação, discursividade e status social. O objetivo deste artigo é identificar esse conjunto de articulações ao longo dos anos 30, tentando perceber de que maneira a formação do campo radiofónico, com as suas várias estações e matizes, se tornou palco e participante num processo cultural que, em alguns aspetos, já o precedia. A pesquisa baseia-se na imprensa coeva, especificamente nos jornais de fado (Guitarra de Portugal; Canção do Sul) e nos periódicos dedicados à rádio (Rádio Semanal; Rádio Revista; Boletim da Emissora Nacional; Rádio Nacional).<hr/>Abstract Far from its current consecration and even before its domestication by Salazarism, fado went through dilemmatic phases throughout its existence. Among them are the early times of its mediatization, particularly the complex relationship with radio in the 1930s, with the Estado Novo and class prejudices attempting to ostracize fado or, at least, to stop the national legitimization of urban popular culture. The tensions that already surrounded fado were renewed and sharpened in the simultaneous context of the stabilization of the dictatorship and the implementation of radio in Portugal, placing the new means of sound diffusion in the centre of symbolic struggles around the “national song”. Involving dilemmas between stigma and fado legitimation, between its origin and propagation, between public diffusion and aesthetic or moral control, a connection between radio and fado was made, where several social actors positioned themselves, with different goals and strategies, and in which questions of programming, discursiveness and social status were tackled. This article aims to identify this set of interactions throughout the 1930s. It tries to understand how the establishment of the radio industry, with its various stations and nuances, became a stage and participant in a cultural process that, in some aspects, already preceded it. The research is based on contemporary press publications, specifically fado newspapers (Guitarra de Portugal, Canção do Sul) and magazines focused on radio (Rádio Semanal, Rádio Revista, Boletim da Emissora Nacional, Rádio Nacional). <![CDATA[World Out of Place: The Degradation Trajectory of Holiday Building From the Perspective of Bourdieusian Social Space]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200193&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo À luz de uma sociologia bourdieusiana e suas noções conceituais de espaço social e estilos de vida, este artigo lança uma interpretação reflexiva sobre a trajetória de degradação simbólica de um emblemático prédio construído em 1957 no Recife (Brasil) - o Edifício Holiday. Situado em Boa Viagem, um dos bairros mais ricos da cidade, a edificação é um ícone representativo da chegada da modernidade à capital do estado de Pernambuco e marca um período de importantes modificações na paisagem e nos estilos de vida do Recife. Com 416 pequenas habitações aptas a receber mais de 3.000 moradores, o projeto experimental de apartamentos de veraneio para classes médias e altas na década de 1970 já apresentava sinais de desvalorização em um bairro de trajetória social ascendente. Nosso instrumental analítico, tal como defendido por Bourdieu, recorre à fotografia autoral e a imagens do edifício. Utiliza-se de materiais fotográficos para construir um “antes” e “depois” da desocupação do Holiday, tomando como principal fio condutor da análise ensaios realizados por dois jornalistas recifenses. Os resultados nos auxiliam a entender melhor a dimensão simbólica da habitação no espaço social urbano. Não obstante, o artigo oferece um ponto de inflexão nas discussões acerca da recepção e dos contornos próprios que a modernidade adquiriu em metrópoles do hemisfério sul, como é o caso da capital recifense.<hr/>Abstract This article, considering Bourdieusian sociology and its conceptual notions of social space and lifestyles, launches a reflective analysis of the biographical trajectory of symbolic degradation of an emblematic edifice built in Recife (Brazil) - the Holiday Building. Located in Boa Viagem, one of the wealthiest neighbourhoods in the city, the building is an icon representative of the arrival of modernity in the capital and marks a period of important changes in the landscape and lifestyles of Recife. With 416 small apartments that could accommodate more than 3,000 residents, this building showcased the experimental design of summer apartments for the middle and upper classes, but by the 1970s, it already showed signs of devaluation within a neighbourhood with an upward social trajectory. As defended by Bourdieu, our analytical tools use authorial photography and images of the building. Photographic materials are used to build a “before” and “after” eviction from the Holiday, using essays by two journalists from Recife as the primary guiding thread of the analysis. The results contribute to a better understanding of the symbolic dimension of housing in the urban social space. The article also suggests a turning point in discussions around the reception and the contours modernity acquired in southern hemisphere metropolis, such as Recife. <![CDATA[Vaccination Against Covid-19 - An Analysis of Portuguese Official Sources’ Digital Health Communication]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000200215&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A pandemia por covid-19 tem colocado complexos desafios às instituições governamentais e de saúde em todo o mundo. Para além da dificuldade em controlar a disseminação da in feção, as instituições têm de encetar um processo de comunicação de saúde particularmente difícil de gerir, por causa do elevado grau de incerteza associado à informação de que dispõem, do aumento da desinformação resultante de um ambiente mediático pulverizado (e, muitas vezes, sem mediador) e da resistência de alguns grupos da sociedade em aderir às medidas preventivas recomendadas. A vacinação surge, pois, como um tema que alimenta posições extremas - desde a ânsia pela sua disponibilidade (que potencia tentativas ilícitas de obtenção da vacina) até à sua recusa intransigente (baseada em teorias sem fundamentação médico-científica). Neste enquadramento, pretendemos avaliar a forma como as fontes oficiais - as principais instituições governamentais e de saúde portuguesas - comunicam com os seus públicos em ambiente digi tal, nomeadamente através dos websites e das redes sociais online. Para isso, foram recolhidos os conteúdos sobre vacinação publicados em cinco sites e quatro páginas nas redes utilizadas pelas fontes analisadas, no período compreendido entre o anúncio da autorização da primeira vacina e o arranque da administração da segunda dose aos profissionais de saúde. O material em estudo foi examinado através de técnicas de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as principais fontes oficiais portuguesas chamam a si o protagonismo em torno da vacina ção contra a covid-19, que declinam em três temas fundamentais - administração, definição de grupos prioritários e abordagens genéricas, através de conteúdos com um enquadramento maioritariamente informativo. Atendendo a que a comunicação de saúde tem como objetivos envolver, capacitar e influenciar os indivíduos, concluímos que as fontes oficiais promoveram formas de comunicação conservadoras, perdendo potencialmente a oportunidade de fomentar uma comunicação em ambiente digital mais pedagógica e personalizada.<hr/>Abstract The covid-19 pandemic poses complex challenges to governments and health authorities all around the globe. Institutions have to cope simultaneously with the efforts to control the dissemination of the disease and the need to undertake articulated health communication procedures. This communication process is challenging to manage, due to the considerable uncertainty of the available information, the increase in misinformation stemming from a scattered (and often unmediated) mediascape, and some social groups’ resistance to adhere to the recommended preventive measures. Vaccination emerges as a topic that fuels extreme positions - on the one side, the eagerness for vaccine availability (which encourages illicit attempts to get it); on the other, the obstinate refusal of vaccination (based on theories with no medical-scientific grounds). In this context, we aim to assess how the leading Portuguese governmental and health institutions communicate with their audiences in the digital environment through their official websites and online social networks. In five websites and four online social networks used by the chosen sources, we have collected the content about vaccination published between the announcement of the authorisation of the first vaccine and the beginning of the administration of the second round to health professionals. Then we have applied content analysis methodology to the corpus of this case study. The results have shown that the primary Portuguese official sources give themselves the floor regarding the covid-19 vaccination process, addressing three main themes using an eminently informative frame: vaccine administration, priority groups definition and a general approach to the vaccine. Bearing in mind health communication’s primary goals engage, empower and influence citizens - we conclude that Portuguese official sources have promoted conservative forms of communication, potentially missing the opportunity to foster a more pedagogical and customised digital communication.