Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320090001&lang=pt vol. num. 190 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Religião e pertença em discursos europeus</b>: <b>conceitos e agentes muçulmanos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na literatura académica, bem como em recentes discursos políticos, as minorias muçulmanas na Europa são frequentemente descritas como diásporas ou comunidades transnacionais. Embora estes conceitos não tenham origem nem sejam utilizados nas tradições teológicas e na linguagem jurídica islâmicas, eles reflectem novas experiências societais dos sujeitos em causa. Na presente análise discursiva demonstra-se que o papel fulcral na introdução de referências identitárias constituídas como "diaspóricas" ou "transnacionais" é desempenhado pelos investigadores (na maioria não muçulmanos) e pelas classes médias muçulmanas instruídas. Discutindo e desenvolvendo estes conceitos, os protagonistas de uma geração de intelectuais muçulmanos europeus resumem e analisam as novas práticas, situações e experiências de diferentes classes, grupos e comunidades numa linguagem não teológica, mas secular, que assinala a transformação da religião tradicional em moderna.<hr/>In the academic literature, as well as in recent political discourse, muslim minorities in Europe are often described as diasporas or transnational communities. Although these concepts do not originate in the teological traditions of Islamic law, and are not used therein, they do reflect the new societal experience of those they describe. This discursive analysis shows that it is (mostly non muslim) researchers and the educated muslim middle-classes who have played key roles in introducing identitarian forms such as "diasporas" and "the transnational". A new generation of muslim European intellectuals have discussed and developed these concepts to encapsulate and analyze the new practices, situations and experiences of different classes, groups and communities, in language which is not teological but secular, and which marks the transition from traditional to modern religion. <![CDATA[<b>Manejos da religião, da etnicidade e recursos de classe na construção de uma cultura migratória transnacional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os processos de territorialização e de reconexão transnacional desenvolvidos pelos passengers indo-britânicos em Moçambique desempenharam um papel fundamental na construção do estatuto de minorias étnicas intermediárias comerciais que lhes foi conferido durante o período colonial. Partindo de um corpus de memórias, procuraremos interrogar em que medida a religião hindu e muçulmana se revelou uma variável efectiva na consolidação de uma cultura migratória transnacional. Argumentaremos, todavia, que a compreensão destes processos exige considerar, em simultâneo, valores e recursos de classe, particularidades relacionadas com uma etnicidade diferencial, mas ainda novas estratégias de relacionamento com os restantes grupos da sociedade colonial.<hr/>Anglo-Indian migrants in Mozambique developed mechanisms of territoriality and transnational binding which played a fundamental role in establishing the intermediate ethnic trader minority status they acquired during the colonial period. Using a corpus of memories, this article seeks to determine to what extent the Hindu and muslim religions were effective variables in the consolidation of a transnational migration culture. In doing so, however, it argues that these processes can only be properly understood if class values and resources, specificities related to differential ethnicity, and new strategies for relating to other groups in colonial society are all taken into account at the same time. <![CDATA[<b>O lugar do sacrifício</b>: <b><i>qurbani</i> e circuitos transnacionais entre bangladeshis em Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na literatura sobre as migrações e as diásporas sul-asiáticas, um dos temas mais recorrentes prende-se com as dinâmicas religiosas. A relação triangular entre a religião, os países de origem e os países onde residem tem sido um importante tema de pesquisa. O presente artigo pretende dialogar com esta literatura através de um estudo de caso sobre o qurbani, um ritual sacrificial realizado aquando do final da peregrinação a Meca (hajj), entre muçulmanos bengalis em Lisboa. Ao longo do texto argumentarei que a realização desta cerimónia revela processos de (re)produção de lugares e espaços de pertença num contexto transnacional.<hr/>One of the recurring themes in the literature of migration and the South Asian diasporas is the dynamics of religion. The triangular relationship between religion, countries of origin, and host countries is an important field of research. This article seeks to engage with this literature through a case study involving qurbani, a sacrificial ritual which takes place at the end of the pilgrimage to Mecca (the hajj), among Bengali muslims in Lisbon. In the article I argue that in performing this ceremony these migrants (re)produce places and spaces of belonging in a transnational context. <![CDATA[<b>Histórias, devires e fetiches das religiões afro-brasileiras</b>: <b>ensaio de simetrização antropológica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da discussão sobre o estado actual dos estudos afro-brasileiros, este trabalho aborda o debate, recentemente retomado, em torno das ideias outrora famosas de "fetiche" e "fetichismo". Partindo do modo como esse debate tem tido lugar nos estudos sobre as "religiões afro-brasileiras", são utilizados dados bibliográficos e de campo relativos a uma dessas religiões - o candomblé -, a fim de apresentar a teoria nativa do processo de criação subjacente ao que foi denominado, de fora, "fetiche" e "fetichismo". Em resumo, essa teoria sustenta que o processo de criação consiste mais na actualização de virtualidades já existentes do que na produção ex nihilo da nossa cosmologia judaico-cristã e capitalista.<hr/>Starting out from discussion of the current state of Afro-Brazilian studies, this article addresses the recently revived debate over formerly widely disseminated ideas concerning "the fetish" and "fetishism". It first examines how that debate has been conducted in studies of Afro-Brazilian religions, using bibliographical and field-work data on one of those religions - candomblé - to describe the native theory of the creation process which underlies that which outsiders have labelled "fetish" and "fetishism". Briefly, the theory holds that process of creation actualizes existing virtualities rather than producing, out of nothing, our Judaeo-Christian and capitalist cosmology. <![CDATA[<b>"Fazer o santo"</b>: <b>dom, iniciação e historicidade nas religiões afro-brasileiras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na tradição afro-brasilianista, a descrição da iniciação no candomblé é central para o argumento da autenticidade da tradição religiosa africana no Brasil. Os críticos desta literatura questionaram o discurso da autenticidade. Porém, poucos tentaram ir mais longe nessa crítica. Neste artigo, o nosso interesse é ver como as religiões afro-brasileiras incorporam a história através das suas práticas rituais. Para entender a historicidade destas práticas rituais é preciso entender de que forma as religiões afro-brasileiras resultam de uma relação dialéctica entre a iniciação e o dom, a reprodução da tradição e a capacidade dos médiuns de incorporarem novos espíritos.<hr/>In the Afro-Brazilianist tradition, the description of initiation into candomblé is a crucial plank in the argument for the authenticity of the African religious tradition in Brazil. Critics of this literature have questioned the discourse of authenticity, but few have sought to go beyond that critique. This article sets out to examine the way Afro-Brazilian religions incorporate history in their rituals. In order to grasp the historicity of these rituals, one needs to understand how Afro-Brazilian religions are the product of a dialectical relationship between initiation and gift, the reproduction of tradition and the ability of mediums to incorporate new spirits.cand <![CDATA[<b>Missão religiosa e migração</b>: <b>"novas comunidades" e igrejas pentecostais brasileiras no exterior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde a colonização que o Brasil era conhecido apenas como alvo de missionários católicos, vindos em geral da Europa, e posteriormente protestantes, na maioria dos Estados Unidos. Esse quadro, contudo, tem vindo a transformar-se: recentemente, missionários brasileiros deixaram o seu país para evangelizar outras nações. Este artigo apresenta reflexões sobre esse novo fluxo missionário e a sua relação com as rotas dos emigrantes brasileiros que buscam trabalho no exterior. Baseando-se em dados recolhidos no Brasil, especialmente entre grupos católicos das chamadas "novas comunidades" e documentos de pentecostais, apresentam-se hipóteses sobre o significado das motivações religiosas para os deslocamentos geográficos no contexto global contemporâneo.<hr/>From the time of its colonization Brazil was known only as a target for catholic missionaries, mainly of European origin, and later of protestant missionaries, mainly from the United States. But this picture has been changing: in recent times, Brazilian missionaries have gone abroad to spread their gospel in other countries. This article examines this new missionary flow and its relationship to the paths of Brazilian emigrants looking for jobs abroad. Based on data collected in Brazil, particularly among catholic groups in the so-called "new communities", and pentecostal documents, the article puts forward a number of hypotheses on the meaning of the religious motivations for geographical displacement in the modern global context. <![CDATA[A expansão internacional do catolicismo carismático brasileiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão religiosa a partir de países do Sul em direcção aos países do Norte, a que se chama o retorno missionário, é um fenómeno que tem sido bastante discutido em trabalhos que abordam a temática dos fluxos de mobilidade religiosa transnacionais. O presente artigo pretende contribuir para este debate através do estudo da expansão do catolicismo carismático brasileiro com a chegada a Portugal da comunidade Canção Nova, traçando algumas pistas para a análise das tensões entre o catolicismo português e o catolicismo brasileiro.<hr/>Religious expansion from the Southern to the Northern countries, which is called the missionary reflux (or reverse flow), is a phenomenon which has been much discussed in work on transnational religious mobility. This article is a contribution to this debate: it examines the expansion of charismatic Brazilian catholicism with the arrival in Portugal of the Canção Nova community, providing some guidelines for analyzing the tensions between Portuguese catholicism and Brazilian catholicism. <![CDATA[<b>Os Colégios dos Meninos Órfãos (Sécs. XVII-XIX)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão religiosa a partir de países do Sul em direcção aos países do Norte, a que se chama o retorno missionário, é um fenómeno que tem sido bastante discutido em trabalhos que abordam a temática dos fluxos de mobilidade religiosa transnacionais. O presente artigo pretende contribuir para este debate através do estudo da expansão do catolicismo carismático brasileiro com a chegada a Portugal da comunidade Canção Nova, traçando algumas pistas para a análise das tensões entre o catolicismo português e o catolicismo brasileiro.<hr/>Religious expansion from the Southern to the Northern countries, which is called the missionary reflux (or reverse flow), is a phenomenon which has been much discussed in work on transnational religious mobility. This article is a contribution to this debate: it examines the expansion of charismatic Brazilian catholicism with the arrival in Portugal of the Canção Nova community, providing some guidelines for analyzing the tensions between Portuguese catholicism and Brazilian catholicism. <![CDATA[<b>António Sardinha (1887-1925). Um Intelectual no Século</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão religiosa a partir de países do Sul em direcção aos países do Norte, a que se chama o retorno missionário, é um fenómeno que tem sido bastante discutido em trabalhos que abordam a temática dos fluxos de mobilidade religiosa transnacionais. O presente artigo pretende contribuir para este debate através do estudo da expansão do catolicismo carismático brasileiro com a chegada a Portugal da comunidade Canção Nova, traçando algumas pistas para a análise das tensões entre o catolicismo português e o catolicismo brasileiro.<hr/>Religious expansion from the Southern to the Northern countries, which is called the missionary reflux (or reverse flow), is a phenomenon which has been much discussed in work on transnational religious mobility. This article is a contribution to this debate: it examines the expansion of charismatic Brazilian catholicism with the arrival in Portugal of the Canção Nova community, providing some guidelines for analyzing the tensions between Portuguese catholicism and Brazilian catholicism. <![CDATA[<b>Democracia, Partidos e Elites Políticas</b>: <b>Ensaios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão religiosa a partir de países do Sul em direcção aos países do Norte, a que se chama o retorno missionário, é um fenómeno que tem sido bastante discutido em trabalhos que abordam a temática dos fluxos de mobilidade religiosa transnacionais. O presente artigo pretende contribuir para este debate através do estudo da expansão do catolicismo carismático brasileiro com a chegada a Portugal da comunidade Canção Nova, traçando algumas pistas para a análise das tensões entre o catolicismo português e o catolicismo brasileiro.<hr/>Religious expansion from the Southern to the Northern countries, which is called the missionary reflux (or reverse flow), is a phenomenon which has been much discussed in work on transnational religious mobility. This article is a contribution to this debate: it examines the expansion of charismatic Brazilian catholicism with the arrival in Portugal of the Canção Nova community, providing some guidelines for analyzing the tensions between Portuguese catholicism and Brazilian catholicism. <![CDATA[<b>Distribuição do Rendimento, Desigualdade e Pobreza. Portugal nos Anos 90</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão religiosa a partir de países do Sul em direcção aos países do Norte, a que se chama o retorno missionário, é um fenómeno que tem sido bastante discutido em trabalhos que abordam a temática dos fluxos de mobilidade religiosa transnacionais. O presente artigo pretende contribuir para este debate através do estudo da expansão do catolicismo carismático brasileiro com a chegada a Portugal da comunidade Canção Nova, traçando algumas pistas para a análise das tensões entre o catolicismo português e o catolicismo brasileiro.<hr/>Religious expansion from the Southern to the Northern countries, which is called the missionary reflux (or reverse flow), is a phenomenon which has been much discussed in work on transnational religious mobility. This article is a contribution to this debate: it examines the expansion of charismatic Brazilian catholicism with the arrival in Portugal of the Canção Nova community, providing some guidelines for analyzing the tensions between Portuguese catholicism and Brazilian catholicism. <![CDATA[<b>Recasting Culture and Space in Iberian Contexts</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão religiosa a partir de países do Sul em direcção aos países do Norte, a que se chama o retorno missionário, é um fenómeno que tem sido bastante discutido em trabalhos que abordam a temática dos fluxos de mobilidade religiosa transnacionais. O presente artigo pretende contribuir para este debate através do estudo da expansão do catolicismo carismático brasileiro com a chegada a Portugal da comunidade Canção Nova, traçando algumas pistas para a análise das tensões entre o catolicismo português e o catolicismo brasileiro.<hr/>Religious expansion from the Southern to the Northern countries, which is called the missionary reflux (or reverse flow), is a phenomenon which has been much discussed in work on transnational religious mobility. This article is a contribution to this debate: it examines the expansion of charismatic Brazilian catholicism with the arrival in Portugal of the Canção Nova community, providing some guidelines for analyzing the tensions between Portuguese catholicism and Brazilian catholicism.