Scielo RSS <![CDATA[Revista Diacrítica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0807-896720240003&lang=pt vol. 38 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[INTRODUÇÃO (Vol. 38.3/2024): DIVINO MASCULINO, DIVINO FEMININO, DIVINO OUTRO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O volume 38.3 da Diacrítica reúne o dossiê temático Divino Masculino, Divino Feminino, Divino Outro: Teorias, Práticas e Expressões Generizadas do Fenómeno Religioso, que explora as intersecções entre género e religião sob múltiplas perspectivas teóricas e metodológicas. Resultado de uma reflexão plural e conjunta, inicialmente espoletada pelo colóquio Género e Religiões (2022) e pelo subsequente ciclo de conferências homónimo, que visaram fomentar um debate interdisciplinar em torno das implicações do género no fenómeno religioso em diversos contextos históricos, culturais e sociais, este volume apresenta estudos de caso referentes a diferentes temáticas, cronologias e geografias. Para além de uma apresentação sumária dos contributos, a presente introdução oferece um breve enquadramento conceptual, ao mesmo tempo que traça um panorama sintético da evolução das abordagens ao género e à religiosidade, destacando o impacto do aparato crítico pós-moderno e feminista, e enfatizando a contribuição dos aportes académicos ibero-americanos para o tema. Além disso, sublinha-se o caráter dinâmico e permanentemente (re)negociado do género e da religião, vistos como construções sociais interligadas, realçando-se a importância das abordagens interseccionais. Em suma, o volume não apenas reflete os debates académicos prévios, como também se propõe como um passo adicional num diálogo contínuo, promovendo olhares plurais que transcendem os limites cronológicos, geográficos e teóricos tradicionais.<hr/>Resumen El volumen 38.3 de Diacrítica reúne el dosier temático Divino Masculino, Divino Femenino, Divino Otro: Teorías, Prácticas y Expresiones Generizadas del Fenómeno Religioso, que explora las intersecciones entre género y religión desde múltiples perspectivas teóricas y metodológicas. Fruto de una reflexión plural y conjunta, inicialmente impulsada por el coloquio Género y Religiones (2022) y el posterior ciclo de conferencias homónimo - ambos diseñados para fomentar un debate interdisciplinar sobre las implicaciones del género en el fenómeno religioso en diversos contextos históricos, culturales y sociales - este volumen presenta estudios de caso que abordan diferentes temáticas, cronologías y geografías. Además de ofrecer un resumen de las contribuciones, la introducción proporciona un breve marco conceptual mientras traza una panorámica sintética de la evolución de los enfoques sobre género y religiosidad, destacando el impacto del aparato crítico posmoderno y feminista, así como la contribución de las aportaciones académicas iberoamericanas al tema. Asimismo, se subraya el carácter dinámico y constantemente (re)negociado del género y la religión, entendidos como constructos sociales interrelacionados, enfatizando la importancia de las aproximaciones interseccionales. En resumen, este volumen no solo refleja los debates académicos previos, sino que se propone como un paso adicional en un diálogo continuo, promoviendo miradas plurales que trascienden los límites cronológicos, geográficos y teóricos tradicionales.<hr/>Abstract Volume 38.3 of Diacrítica brings together the thematic issue Divine - Masculine/Feminine/Other: engendering religious theories, practices, and expressions, which explores the intersections between gender and religion from multiple theoretical and methodological perspectives. The result of a plural and collective reflection initially sparked by the colloquium Gender and Religions (2022) and the subsequent conference series with the same title-both of which aimed to foster an interdisciplinary debate on the implications of gender in religious phenomena across various historical, cultural, and social contexts -, this volume presents case studies addressing different themes, chronologies, and geographies. In addition to summarising the contributions, this introduction provides a brief conceptual framework while offering a concise overview of the evolution of approaches to gender and religiosity, highlighting the impact of postmodern and feminist critical frameworks and the contribution of Ibero-American academic inputs to the topic. Furthermore, it underlines the dynamic and constantly (re)negotiated nature of gender and religion, seen as interlinked social constructs, and stresses the importance of intersectional approaches. In sum, this volume not only reflects previous academic debates, but also positions itself as an additional step in an ongoing dialogue, promoting plural perspectives that transcend traditional chronological, geographical, and theoretical boundaries. <![CDATA[DE PRECONCEITOS A RECONSTRUÇÕES: OS ESTUDOS DE RESQUÍCIOS HUMANOS AO LONGO DOS SÉCULOS]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo de resquícios humanos começou no XIX, quando os trabalhos publicados reforçavam os preconceitos de etnia e de gênero comuns na sociedade da época. Desde então houve muitas transformações nos objetivos e nas metodologias da disciplina, devido aos avanços na Ciência, mas também à participação de mulheres e de pessoas negras e indígenas na produção do conhecimento. Durante esse processo surgiu uma nova abordagem, a bioarqueologia, que integra elementos da arqueologia, da antropologia biológica e de outras áreas do conhecimento. A bioarqueologia nos permite fazer um estudo mais detalhado sobre as condições de vida em sociedades do passado. Diversos elementos vão determinar o acesso de indivíduos a recursos em quantidade e qualidade suficientes para a sobrevivência, dentre eles o gênero e a religião. Nesse artigo discutimos como os conceitos de gênero e de religião eram tratados desde o início da disciplina até o período atual, e como eles podem ser empregados como elementos da análise interseccional em bioarqueologia.<hr/>Abstract The study of human remains began in the 19th century, when published works reinforced ethnic and gender prejudices common in society at the time. Since then, there have been many transformations in the objectives and methodologies of the discipline, due to advances in Science, but also to the participation of women and black and indigenous people in the production of knowledge. During this process, a new approach emerged, bioarchaeology, which integrates elements from archaeology, biological anthropology and other areas of knowledge. Bioarchaeology allows us to carry out a more detailed study of the living conditions in past societies. Several elements will determine individuals' access to resources in sufficient quantity and quality for survival, including gender and religion. In this article we discuss how the concepts of gender and religion were treated from the beginning of the discipline to the current period, and how they can be used as elements of intersectional analysis in bioarchaeology.<hr/>Résumé L’étude des restes humains a commencé au XIXe siècle, quand des travaux publiés ont renforcé les préjugés ethniques et sexistes existants dans la société de l’époque. Depuis, de nombreuses transformations ont eu lieu dans les objectifs et les méthodologies de la discipline, dues aux progrès de la Science, mais aussi à la participation des femmes et des personnes racisées à la production du savoir. Au cours de ce processus, une nouvelle approche a émergé, la bioarchéologie, qui intègre des éléments de l'archéologie, de l'anthropologie biologique et d'autres domaines de connaissances. La bioarchéologie permet de réaliser une étude plus détaillée des conditions de vie dans les sociétés passées. Plusieurs éléments détermineront l'accès des individus aux ressources en quantité et en qualité suffisantes pour survivre, notamment le sexe et la religion. Dans cet article, nous discutons la façon dont les concepts de genre et de religion ont été traités depuis le début de la discipline jusqu’à la période actuelle, et comment ils peuvent être utilisés comme éléments d’analyse intersectionnelle en bioarchéologie. <![CDATA[VIRGINDADE E (IN)VISIBILIDADE EM TEXTOS DA LITERATURA RELIGIOSA DA IDADE MÉDIA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na literatura religiosa da Idade Média, desenvolveram-se estratégias de diversa ordem que visavam definir ou controlar âmbitos, contextos e modalidades das representações simbólicas do género feminino. Neste artigo são analisados alguns conceitos que integraram este universo de representações do género nos séculos XIII e XIV. Examina-se, em particular, a noção de “Virgindade” com base em dois textos da literatura hagiográfica, “Vida de Eufrosina” e “Vida de Santa Maria Egipcíaca”, a partir do códice alcobacense 266. Procura-se, através da análise das suas articulações com a questão da visibilidade/invisibilidade, demonstrar o alcance hermenêutico da problemática da virgindade.<hr/>Abstract In medieval religious literature one can find strategies that were used to precise and control contexts and modalities of symbolic representations of the female genre. This article analyses some of the concepts that were active in those representations of genre in the 13th and 14th centuries. It will examine specifically the notion of Virginity, drawing on two examples from hagiography - the “Vida de Eufrosina” and “Vida de Santa Maria Egipcíaca” (Cód. Alcob. 266). By looking into issues of visibility and invisibility, this article aims to demonstrate hermeneutical problems underlying the problematics of Virginity. <![CDATA[A VIAGEM DO SILÊNCIO. CARTUXA DE SANTA MARIA SCALA COELI]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Santa Maria Scala Coeli foi o último mosteiro da Ordem da Cartuxa em Portugal. Durante séculos o espaço foi um mundo acessível apenas aos monges que nele habitaram. Com a partida dos últimos religiosos em 2019, o complexo foi temporariamente visitável até voltar a encerrar ao público para acolher as irmãs da Ordem do Verbo Encarnado. A mudança de paradigma (da ordem masculina para a feminina) trará uma nova vivência ao icónico mosteiro alentejano mas a atmosfera certamente permanecerá imutável, assente numa comunidade religiosa estruturada a partir do silêncio e do isolamento. Esta reflexão pretende reproduzir um olhar dicotómico entre espaço e tempo religioso numa poética a traduzir, momentaneamente, o espírito do lugar.<hr/>Abstract Santa Maria Scala Coeli was the last monastery of the Carthusian Order in Portugal. For centuries, space was a world accessible only to the monks who lived there. With the departure of the last religious in 2019, the complex was temporarily visitable until it closed again to welcome the sisters of the Order of the Incarnate Word. The change of paradigm (from the masculine to the feminine order) will bring a new experience to the iconic Alentejo monastery, but the atmosphere will certainly remain unchanged, based on a religious community structured around silence and isolation. This reflection aims to reproduce a dichotomous view between religious space and time, enclosure and isolation, the axis from which the old - and new - community align their daily experience. Because the spirit of the place has only been touched upon, the methodology crosses investigation and narrative poetics in an attempt to better reproduce the transiently experienced atmosphere. <![CDATA[O PARANGOLÉ APÓS AS EXPERIÊNCIAS: RESSIGNIFICAÇÃO DE RITOS E PARTICIPAÇÃO EM VANGUARDAS BRASILEIRAS]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300062&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao observar exemplos de participação do público na cocriação de iniciativas culturais, artistas como o modernista Flávio de Carvalho, com as suas Experiências, e Hélio Oiticica (HO), com os seus Parangolés mostram expressões do que chamaremos ‘arte do acontecimento’. Apelando à participação ativa do público a arte conjuga-se de forma inesperada, orientando-se na incerteza de cada instante, aproveitando da cultura popular e da ressignificação de elementos religiosos para a desconstrução de dogmas. Assim, analisando o texto que narra a Experiência nº 2, bem como como a Experiência nº 3, observamos como alguns dos pressupostos intelectuais deste modernista heterodoxo influenciarão o projeto estético e ideológico tropicalista de HO. Neste sentido, através de alguns Parangolés e do heliotexto “O herói anti-herói e o anti-herói anônimo” (1968), analisaremos estas obras numa perspetiva literária, interpretando as subjacentes leituras decoloniais do cenário cultural brasileiro. A marginalidade e as turbulências mentais junto ao questionamento da violência hegemónica e contra-hegemónica serão elementos inspiradores de obras que, reivindicando a participação de categorias oprimidas, permitem planear a desconstrução de mitos e ritos da civilização eurocêntrica.<hr/>Abstract Looking at examples of public participation in the co-creation of cultural initiatives, artists such as the modernist Flávio de Carvalho, with his Experiências, and Hélio Oiticica (HO), with his Parangolés, show expressions of what we will call 'event art'. Appealing to the active participation of the public, art comes unexpectedly, orientated around the uncertainty of each moment, using popular culture and the re-signification of religious elements to deconstruct dogmas. Thus, by analysing the text that narrates the Experiência nº 2, as well as Experiência nº 3, we can see how some of the intellectual assumptions of this heterodox modernism will influence HO's aesthetic and ideological tropicalist project. In this sense, through some Parangolés and the heliotext "O herói anti-herói e o anti-herói anônimo" (1968), we will analyse these works from a literary perspective, interpreting the underlying decolonial readings of the Brazilian cultural scene. Marginality and mental turbulence, together with the questioning of hegemonic and counter-hegemonic violence, will inspire works that, by claiming the participation of oppressed categories, allow us to plan the deconstruction of myths and rites of the Eurocentric civilization. <![CDATA[O DIVINO FEMININO NA ARTE DE ANA MENDIETA E CLARA MENÉRES]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho evidencia, através da obra das artistas Ana Mendieta e Clara Menéres, as ações que floresceram nos anos 1960 e 1970. Um período rico em transformações sociais que envolviam questões políticas, de género, raciais, culturais, religiosas e que repercutem até na atualidade. Estas artistas lutaram contra a visão engessada da sombra patriarcal ainda forte no período, posicionando-se e ressignificando tradições ancestrais onde o feminino tinha um protagonismo ligado à fertilidade, à terra, à criatividade e aos cuidados com a natureza. Vê-se assim o surgimento de obras de arte provocadoras e transformadoras de significado profundo e actual que tiveram por base o ecofeminismo, enquanto forma de ativismo, luta pelos direitos da sensibilidade e visão feminina e pelo cuidado com a natureza, que ainda se encontram tão aviltados por interesses capitalistas e de explorações patriarcais. Partindo de uma metodologia qualitativa documental e semiótica, foram analisadas iconograficamente obras das artistas, em particular a série Siluetas de Ana Mendieta e Mulher-Terra-Viva de Clara Menéres, à luz de ideias filosóficas de autoras como Stengers e Starhawk, de palavras das próprias artistas, bem como dos contextos sociais e religiosos das mesmas. Este artigo pretende contribuir para lançar mais luz sobre o lado místico da obra artística de duas mulheres hispânicas da mesma época que, nunca se tendo cruzado, têm tanto em comum e cuja relação merece ser articulada.<hr/>Abstract Through the work of the artists Ana Mendieta and Clara Menéres, this study highlights actions that flourished in the 1960s and 1970s. It was a period rich in social transformations involving political, gender, racial, cultural and religious issues, which still have repercussions today. These artists fought against the patriarchal shadow still strong at that time, positioning themselves and re-signifying ancestral traditions where the feminine had a leading role linked to fertility, earth, creativity and caring for nature. Thus, one sees the emergence of provocative and transformative works of art with a deep and current meaning based on eco-feminism, as a form of activism, a fight for the rights of feminine sensitivity and vision and the care for nature, which are still so demeaned by capitalist interests and patriarchal exploitation. Based on a qualitative, documental and semiotic methodology, works of the artists were analyzed iconographically, in particular the Siluetas series by Ana Mendieta and Mulher-Terra-Viva by Clara Menéres, in the light of philosophical ideas by authors such as Stengers and Starhawk, the words of the artists themselves, as well as their social and religious contexts. This article aims to shed more light on the mystical side of the artistic work of two Hispanic women from the same era who, having never met, have so much in common and whose relationship deserves to be articulated. <![CDATA[EL HORROR INMACULADO EN EL CINE DE HORROR CONTEMPORÁNEO]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Partindo de uma perspetiva global, este artigo examina uma série de filmes que exploram a manipulação das narrativas religiosas em torno dos corpos femininos em termos de reprodução (abortos, gravidezes), violência (estupros e feminicídios) e uma imaginação deficiente frequentemente atribuída às mulheres. Destaca-se a conexão entre religião e capitalismo. Do mesmo modo, grande parte do cinema contemporâneo de terror expõe a ocupação dos corpos femininos por forças divinas ou demoníacas e rejeita o consentimento parcial imposto a esses corpos, especialmente quando a agência, subjetividade e desejos das mulheres foram restringidos. Filmes como La Inmaculada revelam-se como obras iconoclastas que procuram restaurar a agência feminina.<hr/>Resumen Desde una perspectiva global, este artículo examina una serie de producciones cinematográficas en las que se estudia la manipulación de las narrativas religiosas sobre los cuerpos femeninos en términos de reproducción (abortos, embarazos), violencia (violaciones y feminicidios), así como una imaginación deficiente atribuida a la mujer. Se resalta la conexión entre religión y capitalismo. Asimismo, gran parte del cine contemporáneo de horror denuncia la ocupación de los cuerpos femeninos por instancias divinas/diabólicas y rechaza el consentimiento parcial de los cuerpos femeninos, sobre todo, cuando la agencia, subjetividad y deseos de la mujer han sido coartados. Películas como La Inmaculada, se revelan como instancias iconoclastas que pretenden restituir la agencia femenina.<hr/>Abstract This article examines a series of films (from a global perspective) that explore the manipulation of religious narratives surrounding female bodies in terms of reproduction (abortions, pregnancies), violence (rape and femicide), and a deficient imagination often attributed to women. It highlights the connection between religion and capitalism. Furthermore, much of contemporary horror cinema exposes the occupation of female bodies by divine or demonic forces and rejects the partial consent imposed on them, especially when women's agency, subjectivity, and desires have been curtailed. Films such as La Inmaculada emerge as iconoclastic works that seek to restore female agency. <![CDATA[SOBRE DERIVAS E TRAVESSIAS: RESTOS DE UM SERTÃO FEITO DE LETRAS EM DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, DE GLAUBER ROCHA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300120&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Leitor de Guimarães Rosa e de Euclides da Cunha, o cineasta Glauber Rocha retorna à região do sertão para explorar seus escombros e escutar o silêncio das palavras mudas na longa-metragem Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Atravessando páginas e paisagens, o cineasta decanta referências teóricas, restos de leituras, anotações esparsas e depoimentos de moradores para produzir a alegoria de um sertão em transformação em um país à beira de um golpe de estado.<hr/>Abstract A reader of Guimarães Rosa and Euclides da Cunha, filmmaker Glauber Rocha returned to the backlands of Brazil to explore its ruins and listen to the silence of mute words in the feature film Deus e o Diabo na Terra do Sol (Black God, White Evil) (1964). Flipping through pages and landscapes, the filmmaker sifts through theoretical references, sparse notes, and testimonies from local residents to produce an allegory of a region undergoing transformation in a country on the brink of a coup d'état. <![CDATA[O ROMANCE IBÉRICO E UMA ESTÓRIA DE GUIMARÃES ROSA]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O escritor brasileiro João Guimarães Rosa (1908-1967) conciliou as culturas erudita e popular, recriando vários géneros literários, de provérbios a contos populares, fábulas, formas da poesia oral, canções e poemas narrativos. Considerando que muitos estudiosos reconhecem na obra de Guimarães Rosa referências a romances de cavalaria e ao romanceiro ibérico, este artigo objetiva analisar motivos e temas das baladas tradicionais Conde Flores, A volta do navegante e O regresso do marido presentes em “A volta do marido pródigo”, conto de Sagarana (1946).<hr/>Abstract The Brazilian writer João Guimarães Rosa (1908-1967) combined erudite and popular culture, recreating varied literary genres, from proverbs to popular tales, fables, forms of oral poetry, songs and narrative poems. Considering that many scholars recognized in Guimarães Rosa’s work references to romances of chivalry and to Iberian balladry, this article aims to analyze motifs and themes of the traditional ballads Conde Flores, A volta do navegante e O regresso do marido also present in “A volta do marido pródigo”, tale of Sagarana (1946). <![CDATA[IDENTIDADE CULTURAL E COMPETÊNCIA INTERCULTURAL DO PADRE JOAQUIM GUERRA: PARTINDO DA MICRO-HISTÓRIA DE UM TRADUTOR E DO MODELO DE COMPETÊNCIA INTERCULTURAL]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Sendo a coleção poética mais antiga da China, o Shijing é um clássico da literatura chinesa. A sua tradução para outras línguas ajuda os leitores estrangeiros a compreender a vida e os aspetos sociais do povo da China antiga e a apreciar a cultura chinesa de então. O Padre Joaquim Angélico de Jesus Guerra S. J. (1908-1993) foi o primeiro e, até agora, o único a traduzir os 305 poemas do Shijing para português. O presente artigo parte do cruzamento entre a micro-história da tradução e a competência intercultural, tomando como objeto de estudo o perfil biobibliográfico do Padre Joaquim Guerra e as suas principais estratégias de tradução do Shijing. Este artigo pretende mostrar a identidade cultural e competência intercultural de Guerra e validar a aplicabilidade do modelo de competência intercultural ao tradutor literário.<hr/>Abstract As the oldest poetry collection in China, the Shijing is a classic of Chinese literature. Its translation into other languages helps foreign readers to understand the life and social aspects of the people of ancient China and to appreciate the Chinese culture of that time. Father Joaquim Angélico de Jesus Guerra S. J. (1908-1993) was the first and, to date, the only person to translate the 305 poems of the Shijing into Portuguese. This article is based on the intersection between the microhistory of translation and intercultural competence, taking as its object of study the biobibliographical profile of Father Joaquim Guerra and his main translation strategies for the Shijing. This article aims to show Guerra’s cultural identity and intercultural competence and validate the applicability of the intercultural competence model to the literary translator. <![CDATA[DOS GÉNEROS SEXUAIS PARA OS GÉNEROS ARTÍSTICOS EM ALMADA NEGREIROS]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672024000300175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio analisa algumas teorizações de Almada Negreiros sobre géneros sexuais, focando-se no diálogo interartístico entre a conferência “Direcção Única” e a peça de teatro “Deseja-se Mulher”, contextualizando o pensamento almadiano dentro das suas teorias estéticas sobre a relação entre géneros artísticos, e pela sua tentativa geral de harmonizar a tensão entre diversos géneros e um Todo. A análise toma como exemplo estruturante os pensamentos intergénero de Jacques Derrida e Hélène Cixous.<hr/>Abstract This essay analyses some of Almada Negreiros’ theories on sexual genres, focusing on the inter-artistic dialogue between the conference “Single Direction” and the play “Woman is Desired”, contextualizing the Almadian thought in his aesthetic theories on the relation between artistic genres, and his general attempt to harmonize the tension between various genres and a Whole. This analysis takes as structural example the intergender considerations of Jacques Derrida and Hélène Cixous.