Scielo RSS <![CDATA[Revista Diacrítica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0807-896720250002&lang=pt vol. 39 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Processos de desfronteirização entre a Galiza e o Norte de Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As experiências de cooperação transfronteiriça são recorrentemente apontadas como laboratórios vivos da integração europeia, já que permitem corrigir certos desencontros simbólicos e institucionais provocados pela artificialidade das fronteiras estatais. No caso de Portugal e Espanha isto é especialmente relevante, pois grande parte do século XX esteve marcado por uma divisão fronteiriça rígida e fortemente controlada pelas ditaduras ibéricas. A entrada dos dois Estados no projeto europeu foi rapidamente aproveitada pelos agentes políticos, económicos, sociais e culturais da Galiza e do Norte de Portugal para fortalecer laços com base nas suas complementaridades. A partir da revisão de conceitos chave, análise de dados de fontes oficiais e mapeamento de iniciativas territoriais, este texto identifica os principais processos de “desfronteirização” observados nos últimos anos na fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal, destacando as suas origens e resultados. O texto termina com uma reflexão sobre os obstáculos que ainda persistem e que dificultam a consolidação da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal como um território de ação política, económica e territorial, capaz de superar as barreiras impostas pelas lógicas territoriais baseadas no Estado-nação.<hr/>Abstract Cross-border cooperation experiences are often cited as living laboratories of European integration, as they help to correct certain symbolic and institutional mismatches caused by the artificiality of state borders. In the case of Portugal and Spain, this is particularly relevant, as much of the 20th century was marked by a rigid and heavily controlled border division under the Iberian dictatorships. The entry of both states into the European project was quickly seized by political, economic, social, and cultural actors from Galicia and Northern Portugal to strengthen ties based on their complementarities. Through a review of key concepts, analysis of data from official sources, and mapping of territorial initiatives, this text identifies the main processes of “de-bordering” observed in recent years along the Galicia-Northern Portugal border, highlighting their origins and outcomes. The text concludes with a reflection on the obstacles that still persist and hinder the consolidation of the Galicia-Northern Portugal Euroregion as a territory for political, economic, and territorial action, capable of overcoming the barriers imposed by territorial logics based on the nation-state. <![CDATA[As relações económicas da Galiza com os países da CPLP são proporcionais à sua massa económica? Implicações numa nova era de política externa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A política externa da Galiza entrou numa nova fase nas suas relações com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa após a publicação da Lei de Acção Externa da Galiza (2021) e da Lei Paz Andrade (2014). Nesse contexto, torna-se essencial que a Galiza desenvolva este quadro normativo com o objetivo de definir uma nova estratégia para fortalecer as relações comerciais com esse grupo de países, com os quais compartilha uma afinidade cultural e histórica. Para identificar oportunidades de aprimorar essas relações comerciais, optou-se por aplicar um modelo gravitacional, considerando variáveis como o PIB e a distância entre os territórios. Os resultados revelam diferenças significativas entre os territórios analisados e em função das variáveis selecionadas. As conclusões deste estudo permitirão extrair implicações e elaborar recomendações políticas voltadas para a concepção e a inovação de uma estratégia económica futura com esses países.<hr/>Abstract Galiza's foreign policy has entered a new phase in its relations with the Community of Portuguese-Speaking Countries following the publication of Galiza's Foreign Action Law (2021) and the Paz Andrade Law (2014). For this reason, Galiza should develop this regulation with a view to a new strategy in terms of trade relations with this group of countries, with which it has a historical cultural affinity. Therefore, in order to identify opportunities to improve trade relations between Galiza and this group of countries, it was decided to apply a Gravitational Model. To do this, variables such as GDP and distance between territories were considered. The results show differences between territories and depending on the variables selected. The conclusions of the work will allow us to draw implications and policy recommendations for designing and innovating future economic strategy with these countries. <![CDATA[Tutela jurídica dos Caminhos de Santiago: Portugal e Galiza]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A institucionalização dos Caminhos de Santiago em Portugal ocorreu em 2019 com o Decreto-Lei nº 51/2019, de 17 de abril, que estabelece e regula esses percursos no país. A certificação funciona como um mecanismo de salvaguarda, valorização e promoção, garantindo reconhecimento oficial. Atualmente, quatro itinerários estão certificados: Caminho Português de Santiago Central - Alentejo e Ribatejo; Caminho Português de Santiago Interior; Caminho Português de Santiago - Caminho da Costa; e Caminho Português de Santiago Central - Região Centro. A partir da análise de uma seleção da legislação portuguesa e galega, será apresentada uma reflexão sobre o enquadramento normativo dos Caminhos, considerando os aspetos cultural e turístico.<hr/>Abstract The institutionalization of the Caminhos de Santiago in Portugal took place in 2019 with Decree-Law No. 51/2019, of April 17, which establishes and regulates these routes in the country. Certification serves as a mechanism for safeguarding, enhancing, and promoting them, ensuring official recognition. Currently, four itineraries are certified: Caminho Português de Santiago Central - Alentejo and Ribatejo; Caminho Português de Santiago Interior; Caminho Português de Santiago - Caminho da Costa; and Caminho Português de Santiago Central - Região Centro. Based on the analysis of a selection from Portuguese and Galician legislation, a reflection will be presented on the regulatory framework of the Caminhos, considering cultural and touristic aspects. <![CDATA[Film co-production between Galicia and Portugal 2019-2024]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo examina la relación cinematográfica entre Galicia y Portugal, desde un punto de vista de la producción cinematográfica gallega se hace un recorrido por los factores que han permitido encontrar en el país luso uno de los mejores aliados para desarrollar una narrativa propia. La coproducción se presenta como una estrategia esencial para superar limitaciones económicas y técnicas, permitiendo a los cineastas y a las empresas de producción gallegas y portuguesas colaborar y enriquecerse mutuamente. Históricamente, la coproducción europea se ha consolidado como un medio para enfrentar la hegemonía estadounidense y mejorar el acceso a financiamiento. En el caso de Galicia y Portugal, la proximidad geográfica y los lazos culturales facilitan esta colaboración, aunque también hay desafíos, como el carácter periférico de ambos países y el pequeño tamaño de sus industrias cinematográficas. A nivel institucional, organismos como AGADIC y el Instituto do Cinema e do Audiovisual han promovido eventos para fomentar la cooperación y, en los últimos años se han establecido una serie de políticas públicas y un marco legal favorable que han permitido un crecimiento significativo del sector audiovisual gallego.<hr/>Abstract This article explores the evolving cinematic relationship between Galicia and Portugal, focusing on the role of coproduction in shaping a distinct Galician narrative. By examining key factors that have positioned Portugal as a crucial ally, this study underscores the strategic importance of cross-border collaboration in overcoming economic and technical limitations. Coproduction serves as a vital mechanism that enables Galician and Portuguese filmmakers and production companies to pool resources, share expertise, and enhance creative synergies. Historically, European coproduction has been instrumental in counterbalancing the dominance of Hollywood while expanding access to funding opportunities. In the case of Galicia and Portugal, geographic proximity and deep-rooted cultural ties provide a strong foundation for cooperative efforts. However, significant challenges persist, including the peripheral status of both regions within the broader European film landscape and the relatively small scale of their respective audiovisual industries. At the institutional level, entities such as AGADIC and the Instituto do Cinema e do Audiovisual have played a pivotal role in fostering collaboration through targeted initiatives and industry events. In recent years, the implementation of progressive public policies and the establishment of a supportive legal framework have contributed to the sustained growth of the Galician audiovisual sector. <![CDATA[Comunidades linguístico-culturais e fronteiras estatais: o caso da raia galego-portuguesa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo É sabido que os limites político-administrativos entre os estados rara vez coincidem com as fronteiras linguísticas e culturais. O caso da Galiza e do norte de Portugal não constitui uma exceção: desde os primórdios da história, e durante muito tempo, mesmo bem depois da emergência do Condado Portucalense no reino galego, pôde verificar-se até hoje a continuidade cultural e linguística nas duas margens da fronteira estatal. Tomando como ponto de partida dados socioeconómicos, etnográficos, históricos, etc., pretendemos ilustrar, portanto, essa velha identidade cultural, espelhada de maneira recíproca nos dois lados da raia e nomeadamente no mundo rural.<hr/>Abstract It is well known that the political-administrative limits between states rarely coincide with linguistic and cultural borders. The case of Galicia and northern Portugal is not an exception: since the beginning of history, and for a long time, even well after the emergence of the Portucalense County from the Galician kingdom, cultural and linguistic continuity can still be seen on both sides of the state border to this day. Taking socio-economic, ethnographic, historical data, etc. as a starting point, we therefore intend to illustrate this old cultural identity, mirrored in a reciprocal manner on both sides of the divide, particularly in the rural world. <![CDATA[Noticias da homenaxe a Rosalía de Castro no Porto (1954)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Transcorridos 70 anos, a escultura de Rosalía resiste como lugar de memoria nun entorno que hoxe dista de ser o locus amoenus descrito nos discursos do acto inaugural celebrado en 1954 na Praza da Galiza. A perennidade da pedra, en granito rosa, parece simbolizar, alén dunha paisaxe compartida polo noroeste peninsular, a fortaleza dos lazos que unen o Norte de Portugal e Galicia. Un vínculo, moitas veces vencellado ao ámbito cultural, ao lingüístico e ao literario, mais tamén ao político e as súas consecuentes instrumentalizacións. Este texto propón un ollar ao pasado a través das noticias da inauguración do monumento publicadas nos principais xornais galegos e nos portugueses Jornal de Notícias e O Comércio do Porto. Seguindo algúns parámetros da análise de contido, comparouse a importancia e relevancia dada ao acontecemento nun total de 18 noticias. Esta primeira abordaxe complementouse aínda co estudo do discurso en relación co contexto político a fin de investigar a proxección da imaxe da poeta e o adoutrinamento da fraternidade peninsular.<hr/>Abstract After 70 years, Rosalía's sculpture resists as a place of memory in an environment that is now far from being the locus amoenus described in the speeches of the inaugural event held in 1954 in Galiza square. The perennity of the stone, in pink granite, seems to symbolize, beyond a shared landscape in the northwest of the peninsula, the fortress of the ties linking the North of Portugal and Galicia. A connection often related to culture, linguistics and literature, but also to politics and consequent instrumentalizations. This text proposes a look into the past through the news of the inauguration of the monument published in the main Galician newspapers and in the Portuguese Jornal de Notícias and O Comércio do Porto. Following several parameters of content analysis, the importance and relevance given to the event was compared in a total of 18 news articles. This first approach was further complemented by the study of discourse in relation to the political context, specifically the projection of the poet's image and the indoctrination of the peninsular fraternity. <![CDATA[Reverberações da saudade Uma exploração da identidade cultural galega na revista Nós (1920-1935)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo reflete sobre a apropriação da saudade como elemento cultural e identitário na revista Nós, durante o período entre 1920 e 1935. Ao relacionar os contextos galego e português, este estudo discerne sobre como a saudade se tornou um capital simbólico de certo impacto. Nesse sentido, a investigação sublinha a influência da saudade tanto na literatura como na formação de uma identidade cultural galega, destacando a importância da revista Nós como meio de expressão política e estética.<hr/>Abstract This article reflects on the appropriation of saudade (longing) as a cultural and identity element in the Nós journal, during the period between 1920 and 1935. By relating the Galician and Portuguese contexts, this study discerns how saudade has become a symbolic capital of considerable impact. In this regard, the research emphasises the influence of saudade on both literature and the formation of a Galician cultural identity, highlighting the importance of Nós as a vehicle for political and aesthetic expression. <![CDATA[Manuel María e Portugal Das cantigas medievais à literatura do seu tempo através da sua obra e correspondência lusitana]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O poeta galego Manuel María teve uma intensa relação com Portugal e com personalidades do seu âmbito literário, como bem demonstra o volume da correspondência existente a respeito na documentação custodiada nos arquivos da sua Casa-Museu em Outeiro de Rei. Dela deduz-se que Manuel María exerceu em Portugal como verdadeiro embaixador da língua e da literatura galegas, bem como de uma nação em reconstrução que partilha com o país vizinho um passado comum. A sua obra também reflete esse interesse constante do poeta por Portugal, pela história e pelas cantigas medievais, de que é boa amostra a sua pouco conhecida faceta de poeta neotrovadoresco. As cartas revelam igualmente a sua alta valorização da literatura portuguesa e uma especial preferência por autores como Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes, Miguel Torga ou Florbela Espanca. Ao mesmo tempo, Manuel María teve uma muito boa receção além Minho, onde foram publicadas várias das suas obras, e para alguns dos seus correspondentes tornou-se o escritor galego mais conhecido e um dos mais estimados em Portugal.<hr/>Abstract The Galician poet Manuel María had an intense relationship with Portugal and with personalities from the literary sphere, as demonstrated by the volume of existing correspondence in the archives of his House-Museum in Outeiro de Rei. It can be deduced that Manuel María served in Portugal as a true ambassador of the Galician language and literature, as well as of a nation in reconstruction that shares a common past with the neighbouring country. His work also reflects the poet's constant interest in Portugal, in history and medieval songs, of which his little-known side as a neo-troubadour poet is a good example. The letters also reveal his high appreciation of Portuguese literature and a special preference for authors such as Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes, Miguel Torga or Florbela Espanca. At the same time, Manuel María had a very good reception beyond Minho, where several of his works were published, and for some of his correspondents he became the best-known Galician writer and one of the most esteemed in Portugal. <![CDATA[Fazer turismo em tempos de guerra As viagens pelo Brasil do galego José Casais entre 1937 e 1939]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Estado Novo (1937-1945), no Brasil, reprimiu quaisquer articulações dos imigrantes espanhóis em prol da II República durante a Guerra Civil Espanhola e evitou a chegada de exilados da Espanha. Dentro desse contexto, estudaram-se, mediante uma pesquisa documental, as ações do professor e pesquisador galego José Casais, quem, após a exoneração do cargo que desempenhava na Embaixada da Espanha em Buenos Aires, refugiou-se no Brasil e, evitando posicionamentos partidários, dedicou-se a fazer turismo pelo país até a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Considera-se que no livro de viagem documentado com fotografias Un turista en el Brasil, publicado em 1940, José Casais pôs em prática a sua compreensão da categoria turismo moderno. Essa obra contém também a primeira narração em que Santiago de Compostela, associada à distinção e à tradição, é usada como a referência para a recomendação de um destino turístico no Brasil, sendo ele a Cidade de Goiás. Considerando o habitus de Casais, procurou-se entender, por um lado, como se materializou a aplicação, nos roteiros realizados, da categoria turismo moderno e, por outro, que elementos foram usados para justificar o traçado de paralelismos entre as duas cidades - Compostela e Goiás, recomendando, em consequência, a incorporação da antiga capital goiana aos itinerários do novo turismo.<hr/>Abstract The Estado Novo (1937-1945), in Brazil, repressed any articulation by Spanish immigrants in favor of the II Republic during the Spanish Civil War and prevented the arrival of exiles from Spain. Within this context, we studied, through documentary research, the actions of the Galician professor and researcher José Casais, who, after being dismissed from the position he held at the Spanish Embassy in Buenos Aires, took refuge in Brazil and, avoiding partisan positions, dedicated himself to touring the country until Brazil's entry into the Second World War. It is considered that in the travel book documented with photographs Un turista en el Brasil, published in 1940, José Casais put into practice his understanding of the modern tourism category. This work also contains the first narration in which Santiago de Compostela, associated with distinction and tradition, is used as the reference for recommending a tourist destination in Brazil, the City of Goiás. Considering Casais’ habitus, we sought to understand, on the one hand, how the application of the modern tourism category materialized in the itineraries carried out and, on the other, what elements were used to justify the drawing of parallels between the two cities - Compostela and Goiás, recommending, consequently, the incorporation of the old capital of Goiás into the new tourism itineraries. <![CDATA[Referentes culturais Galegos en Portugués. Os nomes propios de A Praia dos Afogados de Domingo Villar na versión Portuguesa e na autotradución Española]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200196&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O universo cultural galego e portugués é historicamente común mais isto non sempre se reflicte nos contactos literarios contemporáneos, pois os intercambios no espazo literario transnacional impoñen as súas propias condicións (Sapiro, 2024). Para exemplificalas tomamos como banco de probas a versión dunha obra galega contemporánea ao portugués e, alén de ver os seus condicionamentos, observamos as súas consecuencias nun aspecto cultural concreto, a versión dos nomes propios. O tratamento destes elementos supón un problema de tradución amplamente tratado no ámbito dos Estudos de Tradución (Moya, 2000, Franco Aixelá, 2022) que o/a tradutor/a literario/a debe confrontar de modo razoado e coherente, segundo o xénero literario, tipo de obra, público meta da tradución, estratexias tradutoras da editorial e a intención comunicativa do autor. Domingo Villar, un dos autores galegos contemporáneos de maior éxito comercial internacional (Galanes-Santos, 2023), adoitaba xeolocalizar física e culturalmente as súas obras en Galiza. Partindo do orixinal galego da súa obra de maior éxito, A praia dos afogados (2009), debruzámonos sobre a autotradución española (2009) e a versión portuguesa (2013) para analizarmos as estratexias de tradución dos nomes propios en ambas. Na obra orixinal figuran 189 referencias onomásticas propias, que constitúen un corpus de análise tradutolóxica acaído polo seu volume para os nosos obxectivos, dunha banda, amosar como se plasma na actualidade esa relación en ámbito internacional; doutra, determinar canto do orixinal galego se transmite ás outras culturas e, por último, estabelecer até que punto a autotradución española mediatizou a versión portuguesa deste autor galego.<hr/>Abstract The Galician and Portuguese cultural universe is historically shared, but this is not always reflected in contemporary literary contacts, because exchanges in the transnational literary space impose their own conditions (Sapiro, 2024). To exemplify them, we take as a test bed the version of a contemporary Galician work in Portuguese and, in addition to seeing its conditioning, we observe its consequences in a specific cultural aspect: the version of proper names. The treatment of these elements represents a translation problem widely discussed in the field of Translation Studies (Moya, 2000, Franco Aixelá, 2022), which the literary translator must confront in a reasoned and coherent way, according to the literary genre, type of work, target audience of the translation, translation strategies of the publishing house and the communicative intention of the author. Domingo Villar, one of the most commercially successful contemporary Galician authors internationally (Galanes-Santos, 2023), used to physically and culturally geolocate his works in Galicia. Starting from the Galician original of his most successful work, A praia dos afogados (2009), we focus on the Spanish self-translation (2009) and the Portuguese version (2013), to analyze the translation strategies of proper names in both. The original work contains 189 proper name references, forming a corpus of suitable size for our translation analysis. Our objectives are threefold: first, to show how the Galician-Portuguese relationship is currently reflected in the international sphere; second, to determine how much of the Galician original is conveyed to other cultures; and third, to assess the extent to which the Spanish self-translation influenced the Portuguese version of this Galician author’s work. <![CDATA[Galician diversity and its teaching. Contributions from teaching Brazilian Portuguese to a minorized language]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen A través dunha breve análise sobre cuestións que atinxen ao ensino da lingua galega e do portugués brasileiro vamos tentar facer contribucións para o tratamento da variación e da diversidade lingüística no seu ensino como linguas maternas. O galego é unha lingua aínda en proceso de normalización - o que desde a perspectiva de Haugen sería elaboración ou implementación - e que nos últimos anos ten mellorado moito canto ao seu status no nivel lexislativo dentro do sistema obrigatorio de ensino galego. Mesmo así, observamos que a normalización aínda non é realmente efectiva. Xa o portugués brasileiro sofre dunha forte diglosia a respecto do portugués europeo e a súa normativa, que é a que de facto é ensinada no sistema público de ensino brasileiro. As reflexións que traemos aquí sobre unha e outra lingua e o seu ensino poden servirnos para evitar os prexuízos nas aulas de galego e tamén nas de portugués brasileiro como linguas maternas e avanzar nun ensino máis democratizado.<hr/>Abstract Through a brief analysis of issues affecting the teaching of Galician and Brazilian Portuguese, we will try to make a contribution to the treatment of linguistic variation and diversity in their teaching as mother languages. Galician is a language that is still in the process of being normalized - which from Haugen's perspective would be elaboration or implementation - and which in recent years has greatly improved its legal level within the Galician compulsory education system. Even so, we can see that normalization is still not really effective. In other side, Brazilian Portuguese suffers from a strong diglossia in relation to European Portuguese and its normative, which is what is actually taught in the Brazilian public education system. The thoughts we've outlined here on one language and another and their teaching can help us to avoid prejudices in Galician and Brazilian Portuguese lessons as mother languages and to move towards more democratic teaching. <![CDATA[O entreolhar do movimento imóvel: uma análise comparativa entre o cinema e a poética de António Reis]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200240&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente ensaio buscar analisar, de forma comparativa, o cinema e a poética de António Reis, cineasta e poeta português. Embora se trate de duas manifestações artísticas distintas, considera-se que, em sua obra, elas dialogam em si. Para tanto, são analisados os filmes Jaime (1974), Trás-os-Montes (1976) e Ana (1984). No que se refere à sua produção poética, foi selecionado um corpus composto por oito poemas que integram o livro Poemas Quotidianos (2017), antologia que reúne os únicos cem poemas publicados pelo autor. A discussão estrutura-se, principalmente, em quatro eixos temáticos: as relações entre cinema e poesia, a imobilidade, a desconstrução do neorrealismo, a invisibilidade e a interioridade na representação feminina, considerando-se que tanto o cinema quanto a poesia de Reis integram uma poética única. Para o estudo da interação entre cinema e poesia, recorre-se às reflexões de João Batista de Brito (2006), Italo Calvino (1990) e Godoy Johnson (1982). Já para a análise da poética de Reis, são utilizados o ensaio de Eduardo Prado Coelho (1967), escrito como prefácio da primeira edição dos Poemas Quotidianos em 1967, e o prefácio de Fernando J. B. Martinho (2017) presente na edição lançada pela Tinta-da-China cinquenta anos depois.<hr/>Abstract This essay seeks to analyze, through a comparative approach, the cinema and poetics of António Reis, the Portuguese filmmaker and poet. Although these are two distinct artistic manifestations, it is argued that, within his body of work, they engage in a profound dialogue. To this end, the films Jaime (1974), Trás-os-Montes (1976), and Ana (1984) are examined. Regarding his poetic production, the selected corpus comprises eight poems from the collection Poemas Quotidianos (2017), an anthology that brings together the only one hundred poems published by the author. The discussion is structured primarily around four thematic axes: the relationship between cinema and poetry; immobility; the deconstruction of neorealism; and the invisibility and interiority in the representation of women-considering that both Reis’s cinema and poetry constitute a singular poetics. To explore the interaction between cinema and poetry, the essay draws on the reflections of João Batista de Brito (2006), Italo Calvino (1990), and Godoy Johnson (1982). For the analysis of Reis’s poetics, we convoke Eduardo Prado Coelho’s essay (1967), written as a preface to the first edition of Poemas Quotidianos in 1967, and Fernando J. B. Martinho’s preface (2017) from the edition published by Tinta-da-China fifty years later. <![CDATA[Mimese e écfrase como retórica de contestação em Eu amo Dick, de Chris Kraus]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo investiga a obra Eu amo Dick (2019), de autoria de Chris Kraus, sob o viés da teoria feminista. Elenca-se uma discussão de gênero, focando no modo que a autora mobiliza a ideia de feminilidade e a dinâmica do olhar. Inicialmente, abordo a forma como a autora produz uma mimese estratégica que performa uma aparente cumplicidade da lógica falocêntrica apenas para introduzir, por meio do excesso, uma sátira sobre os limites dessa feminilidade. Essa discussão é feita a partir das propostas de Irigaray (1985, 2017), que tratam a relação das mulheres com a linguagem e a epistemologia ocidental. Posteriormente, demonstro como Kraus mobiliza uma forma de descrição de obras visuais que reelabora a relação do olhar entre sujeito e objeto. Para tal, as referências usadas passam principalmente por Heffernan (1993) e Mulvey (2018). Ao fim, é concluído que Kraus oferece uma contribuição significativa para os debates sobre as estruturas formais das obras literárias, visto que, ao realizar intersecções políticas, Eu amo Dick sugere outras formas de produzir sentido e alianças.<hr/>Abstract This article investigates Chris Kraus’s work, I Love Dick (2019), through the lens of feminist theory. It presents a gender discussion, examining how the author deploys concepts of femininity and the dynamics of the gaze. Initially, we adress the way Kraus enacts a strategic mimicry that appears to support male-centric logic, which ultimately mocks the limitations of femininity by exaggerating them. This discussion is based on Irigaray’s writings (1985, 2017), highlighting women’s relationship with language and Western epistemology. Subsequently, we demonstrate how Kraus mobilizes visual description that reconfigures the gaze relationship between subject and object. For this purpose, references include Heffernan ( 1993) and Mulvey (2018). In the end, it is concluded that Kraus offers a significant contribution to the debates on literary works’ formal structures, as I Love Dick suggests alternative ways of producing meaning, forming alliances, through its political intersections. <![CDATA[O arquétipo da mãe na ficção de Teresa Veiga: o caso de “As Parcas”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200272&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O arquétipo da mãe, detetado em vários mitos de origem não apenas indo-europeia, é uma constante na literatura de todos os tempos. A questão da maternidade é também uma das matrizes do imaginário de Teresa Veiga, cuja presença pode ser rastreada desde a primeira coletânea de contos até ao último livro. Ao mesmo tempo, é pertinente observar que não se trata de uma imagem fixa na obra veiguiana, mas, pelo contrário, de uma constelação de imagens rica em variedade e matizes axiológicos (p. ex. tópicos da mãe ausente / rival / alienada / suicidária / imaginária / protetora etc.). Neste contexto, é precisamente a figura da mãe (hiper)protetora, relevante no conto “As Parcas” (Uma aventura secreta do marquês de Bradomín, 2008/2015), que constitui o foco da presente análise. No centro da atenção encontra-se a relação problemática entre mãe e filha, ensombrada pelo simbolismo das Parcas. A análise deste duplo relacionamento baseia-se nas estruturas arquetípicas desenvolvidas por Carl Gustav Jung, aqui se revelando tanto a vertente simbólico-mitológica, como a sua subversão fantasmática.<hr/>Abstract The archetype of the mother, detected in various myths of not only Indo-European origin, is a constant in the literature of all times. The question of motherhood is also one of the matrices of Teresa Veigaʼs imagination, whose presence can be traced from her first collection of short stories to her last book. At the same time, it is important to note that this is not a fixed image in Veigaʼs work, but rather a constellation of images rich in variety and axiological nuances (e.g. topics of the absent / rival / alienated / suicidal / imaginary / protective mother, etc.). In this context, it is precisely the figure of the (hyper) protective mother, relevant in the short story “As Parcas” (Uma aventura secreta do marquês de Bradomín, 2008/2015), that is the focus of this analysis. At the centre of attention is the problematic relationship between mother and daughter, overshadowed by the symbolism of the Parcas. The analysis of this dual relationship is based on the archetypal structures developed by Carl Gustav Jung and aims to highlight the symbolic-mythological aspect of motherhood, as well as its phantasmatic subversion. <![CDATA[O planeta é um pergaminho: a poética ambiental de Sérgio Medeiros]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A obra de Sérgio Medeiros (Bela Vista, 1959) mostra-se como um caso exemplar de hibridismo ou mesmo indiscernibilidade entre gêneros artísticos na atualidade, talvez não apenas em contexto brasileiro. Desde seus primeiros livros, Medeiros opta por uma experimentação constante, entre prosa e poesia, que logo se expande ao teatro, à caligrafia, ao livro de artista, ao desenho e à pintura, sendo ao mesmo tempo poesia visual, ou ainda, como o próprio designa, “esculturas de caligrafias”, “glifos” e, por vezes, música, performance, instalação. Sua produção nos leva a experimentar uma rítmica que se expande para além dos suportes, ocupando o espaço, o entorno, e indo em direção a uma “poética ambiental”, no sentido do programa ambiental do artista Helio Oiticica. O objetivo deste artigo é, ao fazer uma apresentação do projeto caligráfico e “glífico” de Medeiros, mostrar o quanto esse trabalho híbrido e expandido liga-se à criação de outras cosmogonias possíveis. As análises e reflexões partem do ponto de vista de seu processo criativo e baseiam-se sobretudo no próprio pensamento do autor, o qual constitui junto aos poemas visuais e verbais sua cosmogonia poética. Importa-nos ainda notar o quanto o desdobramento ambiental é o gesto condizente com cosmogonias que partem de um ato ético de escuta e aproximação a outros modos de ver e escrever o mundo, propondo que “o planeta é um pergaminho”, em que tudo e todos escrevem.<hr/>Abstract The work of Sérgio Medeiros (Bela Vista, 1959) stands as an exemplary case of hybridity or even indiscernibility between artistic genres today, perhaps not only within the Brazilian context. Since his early books, Medeiros has pursued constant experimentation between prose and poetry, which soon expands to theatre, calligraphy, artist’s books, drawing, and painting; simultaneously embodying visual poetry, or, as he calls it, “calligraphy sculptures”, “glyphs”, and, at times, music, performance, and installation. His production leads us to experience a rhythm that transcends its media, occupying space, its surroundings, and moving towards an “environmental poetics”, in the sense of the environmental programme of the artist Hélio Oiticica. The aim of this article is, by presenting Medeiros’ calligraphic and “glyphic” project, to demonstrate how this hybrid and expanded work is connected to the creation of other possible cosmogonies. The analyses and reflections stem from the perspective of his creative process and are primarily based on the author’s own thinking, which, along with his visual and verbal poems, constitutes his poetic cosmogony. Furthermore, it is important to observe how the environmental unfolding is the gesture consistent with cosmogonies that emerge from an ethical act of listening and approaching other ways of seeing and writing the world, proposing that “the planet is a parchment”, upon which everything and everyone writes. <![CDATA[The art of disappearing or the tekné of catatonic skepticism]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo trata el fenómeno de la desaparición como trasunto de la suspensión del juicio (epoché) en tanto que metodología escéptica. En concreto, aborda la desaparición como arte (tekné) performativo, el cual permite entablar similitudes con el estado de indecibilidad propio de la ataraxia. El trabajo toma como punto de partida la indagación de Giorgio Agamben acerca de la desaparición del físico cuántico Ettore Majorana, y explora sus consecuencias por medio de la picnolepsia, teorizada por Paul Virilio, y la catatonia. El artículo analiza ejemplos seleccionados de variado enfoque estético para examinar las sinergias escépticas de la desaparición como forma de investigación filosófica, situando-se en el terreno transversal de la estética comparada y los estudios visuales.<hr/>Abstract The present paper discusses the phenomenon of disappearance drawing a parallelism with the suspension of judgment (epoché) as a Skeptical tool. Specifically, the paper addresses disappearance as a performative art (tekné) which establishes striking similarities with ataraxia’s undecidability. The paper takes as a starting point the investigation undertaken by Giorgio Agamben concerning the disappearance of the quantum physicist Ettore Majorana, and explores the consequences by means of picnolepsia, as conceived by Paul Virilio, and catatonia. The paper analyzes a selected variety of aesthetic examples that excavate skeptical strategies within disappearance, this understood as a poietic form of philosophical research, and is situated in the cross-disciplinary field of comparative aesthetics and visual studies. <![CDATA[Tanto talento em tão pouco tempo O que diz Veleio Patérculo sobre outros autores]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200334&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Propõe-se neste artigo uma análise dos trechos em que são abordados autores de diferentes gêneros na História Romana, obra da primeira metade do primeiro século de nossa era escrita por Veleio Patérculo. Ainda que o texto tenha sobrevivido em mau estado, e que o status de Veleio enquanto historiador tenha sido questionado, o seu trabalho tem-se revelado uma fonte relevante quanto ao período do final da República e início do Império Romano. Apresenta-se também como um dos poucos registros disponíveis sobre determinados autores cujas obras perderam-se total ou parcialmente ao longo do tempo, o que justifica o recorte aqui abordado. Utilizam-se nesta reflexão as proposições de Mario Citroni (2006a) sobre os cânones antigos e as listas e os critérios de seleção presentes em autores como Horácio e Quintiliano para discutir o que Veleio indica. Conclui-se que o historiador valoriza o ingenium, um talento natural, mas também é possível notar a importância dada à ars como meio para os autores atingirem a posição de glória, autoridade e imortalidade. Essa excelência, por sua vez, tornaria os textos difíceis de serem imitados por aqueles que vêm depois, exigindo destes mais empenho e fazendo com que os grandes talentos concentrem-se em curtos espaços de tempo.<hr/>Abstract This article proposes an analysis of the passages in which authors of different genres are discussed in the Roman History, a work from the first half of the first century of our era, written by Velleius Paterculus. Although the text survived in poor condition, and Velleius’ status as a historian has been questioned, his work has proven to be a relevant source on the period of the late Republic and early Roman Empire. It is also one of the few sources available on certain authors whose works have been totally or partially lost over time, which justifies the selection discussed here. We have used Mario Citroni’s (2006a) propositions on the ancient canons, and the lists and selection criteria found in authors such as Horace and Quintilian to discuss what Velleius presents in his text. We conclude that the historian values ingenium, a natural talent, but it is also possible to note the importance given to ars as a means for authors to achieve a position of glory, authority and immortality. This excellence, in turn, would make the texts difficult to imitate by those who came after, demanding more commitment from them and causing the great talents to be concentrated in short spaces of time. <![CDATA[A polivalência das formas do modo condicional em português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a semântica das formas verbais (simples e compostas) com o morfema -ria, classificadas na tradição gramatical portuguesa como instâncias do modo condicional. Trata-se de formas extraordinariamente versáteis, que podem associar-se a diversos tipos de valores, entre os quais serão autonomizados seis: valores de localização temporal relativa de tipo reichenbachiano, quer puramente prospetivos quer prospetivos-retrospetivos, valores modais epistémicos, valores evidenciais reportativos e valores condicionais, quer hipotéticos quer contrafactuais. Será feita uma análise individual de cada um destes valores, identificando as suas propriedades gramaticais distintivas, com comparação dos valores mais próximos entre si. Destacar-se-á a oposição entre contextos dêiticos e contextos anafóricos, na medida em que eles condicionam de modo muito significativo a escolha das formas verbais. Serão ainda apresentados os resultados da análise de uma amostra aleatória de 400 excertos com formas verbais com a desinência -ria no corpus de texto jornalístico português cetempúblico, com o objetivo de registar a prevalência dos diversos valores no registo escrito do português europeu contemporâneo.<hr/>Abstract This article discusses the semantics of simple and compound verb forms with the -ria morpheme (the counterparts of English conditional verb forms with would), classified in the Portuguese grammatical tradition as instances of the conditional mood. These forms are extraordinarily versatile and can be associated with various types of semantic values, six of which will be isolated here: Reichenbachian relative temporal location values, both purely prospective and prospective-retrospective, epistemic modal values, reportative evidential values and conditional values, both hypothetical and counterfactual. An individual analysis of each of these values will be provided, identifying their distinctive grammatical properties and comparing the closest values to each other. The opposition between deictic and anaphoric contexts will be highlighted, insofar as they significantly condition the choice of verb forms. The results of the analysis of a random sample of 400 excerpts with verb forms containing the -ria morpheme in the corpus of Portuguese newspaper text cetempúblico will be presented, with the aim of recording the prevalence of the different values in the written register of contemporary European Portuguese. <![CDATA[As canções em inglês têm melhor desempenho? Estudo da diversidade linguística nas participações no Festival Eurovisão da Canção]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0807-89672025000200378&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Languages at Eurovision have long been a source of debate. The frequent use of English as the primary singing language has raised questions about whether performing in English rather than a national language improves a song’s chances of winning. Studies have shown that English entries often have an advantage, likely due to broader accessibility for the audience. However, recent winning songs in languages other than English suggest that linguistic diversity can still be an asset. This study explores the languages used in Eurovision entries from 1956 to 2024, analysing lyrics from 1721 songs to examine the link between language choice and final placement. Findings show that most winning countries opt for English, even if it is not their official language.<hr/>Resumo As línguas na Eurovisão são, desde há muito, uma fonte de debate. A utilização frequente do inglês como língua principal das canções levanta questões sobre se as atuações em inglês, em vez da língua nacional, aumentariam as hipóteses de vitória de uma canção. Estudos demonstraram que as canções em inglês têm frequentemente uma vantagem, provavelmente devido a uma maior acessibilidade por parte do público. No entanto, as recentes canções vencedoras em outras línguas que não o inglês sugerem que a diversidade linguística pode ser uma vantagem. Este estudo explora as línguas utilizadas nas participações na Eurovisão de 1956 a 2024, analisando as letras de 1721 canções para examinar a relação entre a escolha da língua e a colocação final. Os resultados mostram que a maioria dos países vencedores opta pelo inglês, mesmo que essa não seja a sua língua oficial.