Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120240001&lang=pt vol. 42 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[As crenças acerca da COVID-19 são importantes: A (des)informação sobre a COVID-19 alterou as associações entre bem-estar e envolvimento com o desenvolvimento sustentável]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The understanding of how individuals’ beliefs, perceptions or (mis)information interact with other processes in shaping individuals’ engagement is of great important in contemporary societies. During the COVID-19 lockdown, adolescents were exposed to a huge amount of information through various channels. The formulated perceptions, beliefs and representations, including about the causes of the COVID-19, influence subjective experiences and functioning. This study aimed to examine the role that adolescents’ perceptions and beliefs about COVID-19 played in the associations among well-being, satisfaction of basic psychological needs, and engagement with sustainable development. In total, 1.649 adolescents (51.2% girls) participated in two waves of data collection (before COVID-19 and during COVID-19 lockdown). The results showed that (1) well-being was positively associated with adolescent engagement with sustainable development, (2) satisfaction of basic psychological needs was also positively associated with engagement with sustainable development, and (3) satisfaction of basic psychological needs mediated the association between well-being and engagement with sustainable development. However, and the most significant result from this study, adolescents’ perceptions of COVID-19 being a consequence of human-environment changed the direction of those associations. These results are consistent with research on misinformation and cognitive biases: in adolescents who had an understanding of COVID-19 as being a natural phenomenon, resulting from human-nature interaction, their engagement with sustainable development was less dependent on their subjective well-being and on their satisfaction of basic psychological needs. These results have important implications research, political and educational practices and for Health-related Communication and Messages.<hr/>Resumo: A compreensão de como as crenças, perceções ou (des)informações dos indivíduos interagem com outros processos na moldagem do envolvimento dos indivíduos é de grande importância nas sociedades contemporâneas. Durante o confinamento da COVID-19, os adolescentes foram expostos a uma enorme quantidade de informação através de vários canais. As perceções, crenças e representações formuladas, inclusive sobre as causas da COVID-19, influenciam as experiências e o funcionamento subjetivos. O objetivo deste estudo foi examinar o papel que as perceções e crenças dos adolescentes sobre a COVID-19 desempenharam nas associações entre bem-estar, satisfação com as necessidades psicológicas básicas e envolvimento com o desenvolvimento sustentável. Um total de 1.649 adolescentes (51,2% sexo feminino) participaram em duas fases de recolha de dados (antes da COVID-19 e durante o confinamento da COVID-19). Os resultados mostraram que (1) o bem-estar esteve positivamente associado ao envolvimento dos adolescentes com o desenvolvimento sustentável, (2) a satisfação com as necessidades psicológicas básicas também esteve positivamente associada ao envolvimento com o desenvolvimento sustentável, e (3) a satisfação com as necessidades psicológicas básicas mediou a associação entre o bem-estar e o envolvimento com o desenvolvimento sustentável. No entanto, e o resultado mais significativo deste estudo, a perceção dos adolescentes de que a COVID-19 é uma consequência da interação entre o Ser Humano - Natureza mudou a direção dessas associações. Estes resultados são consistentes com a investigação sobre desinformação e enviesamentos cognitivos: em adolescentes que entendiam a COVID-19 como sendo um fenómeno natural, resultante da interação entre o Ser Humano - Natureza, o seu envolvimento com o desenvolvimento sustentável era menos dependente do seu bem-estar subjetivo e da satisfação com as necessidades psicológicas básicas. Estes resultados têm implicações importantes para a investigação, para as práticas e políticas educativas e para a Comunicação e Mensagens relacionadas com a Saúde. <![CDATA[Sintomas depressivos e autocrítica: O efeito mediador da autorregulação e moderador dos comportamentos autolesivos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Introduction: Non-suicidal self-injury (NSSI) is common among college students and is best understood as a self-soothing method for dealing with aversive emotional states. Aims: To analyse the pathway that sustains the association between NSSI, depressive symptomatology, emotion dysregulation and self-criticism in college students. Method: Three hundred eighty-five students (85.2% females) between 18 and 35 years old (M=20.71; SD=2.80) were evaluated. Results: In the non-NSSI and past-NSSI groups, higher depression increases self-criticism without impairing emotional regulation, a result that was not observed in the current-NSSI group. Therefore, emotion regulation mediated the relationship between depression and self-criticism, but only for the participants with current NSSI. Discussion: NSSI constitute a public health problem during college years. Overall, depressive symptomatology, emotional dysregulation, and self-criticism seem to contribute to a risk profile for the presence and maintenance of NSSI, thus being important for prevention, identification, and clinical intervention on university campuses.<hr/>Resumo: Introdução: Os comportamentos autolesivos são comuns entre estudantes universitários e são melhor compreendidos como um método autoapaziguador para lidar com estados emocionais aversivos. Objetivos: Analisar a relação que sustenta a associação entre os comportamentos autolesivos, a sintomatologia depressiva, a desregulação emocional e a autocrítica em estudantes universitários. Método: Foram avaliados 385 estudantes (85.2% do sexo feminino) entre 18 e 35 anos (M=20.71; DP=2.80). Resultados: Nos grupos sem história de comportamentos autolesivos e com história anterior de comportamentos autolesivos, maior sintomatologia depressiva aumentou a autocrítica sem prejudicar a regulação emocional, resultado que não foi observado no grupo com história atual de comportamentos autolesivos. Isto é, a regulação emocional mediou a relação entre a sintomatologia depressiva e a autocrítica, mas apenas para os participantes com comportamentos autolesivos no último ano. Discussão: Os comportamentos autolesivos constituem um problema de saúde pública entre os estudantes universitários. Globalmente, a sintomatologia depressiva, a desregulação emocional e a autocrítica parecem contribuir para um perfil de risco para a presença e manutenção destes comportamentos, sendo assim importantes para a prevenção, identificação e intervenção clínica nos campi universitários. <![CDATA[Testando efeitos indiretos de fatores de personalidade na relação entre tecnoestresse e sobrecarga no trabalho]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The widespread adoption of Information and Communication Technologies (ICT) resulted in a new form of work culture in which boundaries are not clearly established. Technostress - a phenomenon partially caused by excessive technology exposure and usage - is being associated with a myriad of negative effects. However, individual differences, such as personality traits, might influence one’s experience of stress when using ICT. Thus, this study aimed to investigate the indirect effects of personality traits on the relationship between work overload and technostress. A sample of 213 ICT Brazilian workers (M age=35.53±9.41; 64.8% males) provided information on demographic and labor-related data, as well as measurements of Technostress, Work Overload, and Personality Traits; moreover, based on a coefficient of determination (ρ 2 =.12), the power achieved was 99%. Adjusted for multiple comparisons, results pointed to moderate, significant links between Fatigue and Neuroticism (ρ=.32), Fatigue and Work Overload (ρ=.37), Anxiety and Work Overload (ρ=.33). Moreover, Conscientiousness exerted an indirect effect on the relationship between Work Overload and the Technostress dimension of Fatigue (95%CI: .001, .06). The study highlights the role of individual differences that might prevent workers’ experiences of technostress, particularly Fatigue.<hr/>Resumo: A adoção generalizada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) resultou numa nova forma de cultura de trabalho em que limites não estão claramente estabelecidos. O estresse tecnológico ou tecnoestresse - fenômeno parcialmente causado pela exposição e utilização excessiva da tecnologia - está associado a diversos efeitos negativos. No entanto, diferenças individuais, como os traços de personalidade, podem influenciar a experiência de estresse de uma pessoa quando utiliza as TIC. Assim, este estudo teve como objetivo investigar os efeitos indiretos dos traços de personalidade na relação entre sobrecarga de trabalho e tecnoestresse. Uma amostra de 213 trabalhadores brasileiros que utilizam TIC (M=35,53±9,41; 64,8% homens) participou do estudo, que coletou dados sociodemográficos e ocupacionais, além de utilizar escalas de Tecnoestresse, Sobrecarga de Trabalho e Traços de Personalidade. Com base num coeficiente de determinação (ρ 2 =0,12), o poder do estudo foi de 99%. Após ajustamentos para comparações múltiplas, os resultados apontaram para associações moderadas e significativas entre Fadiga e Neuroticismo (ρ=0,32), Fadiga e Sobrecarga de Trabalho (ρ=0,37) e Ansiedade e Sobrecarga de Trabalho (ρ=0,33). Verificou-se que a Conscienciosidade exerceu um efeito indireto na relação entre a Sobrecarga de Trabalho e Fadiga (IC95%: 0,001, 0,06). O estudo destaca o papel das diferenças individuais, que podem amenizar as experiências de tecnoestresse dos trabalhadores, particularmente Fadiga. <![CDATA[Interpretar as percepções sobre Homens e Mulheres de 17 nacionalidades obtidas num contexto Português: Um pré-teste]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Individuals have the propensity to attribute certain characteristics to nations or regions, and those living within, although the accuracy of this is under debate. In this pretest, Portuguese participants were asked to evaluate men and women from 17 nationalities based on dimensions which might be related to individualistic- or collectivistic-oriented nations - namely perceived masculinity, percentage of gays/lesbians in each group (PGL), and economic status. We predicted conceptualizations of nationality to trump gender triggers, resulting in general evaluations of individuals from each nation in this context-absent scenario. Results revealed strong relationships between men and women from the same nationality, and greater variability among nationalities in the evaluations of male targets, supporting the notion national stereotypes may be more representative of the men from each nation (i.e., androcentrism). Additionally, individualist-oriented nations were found to have higher PGL and economic status ratings when compared to collectivist-oriented nations, but both were perceived as equally masculine. Finally, gross domestic product per capita (GDPpc) of each nation appeared to somewhat act as a function of participants’ judgements. Findings generalize literature to a Portuguese context, providing insight into the manner in which individuals may categorize those from various nationalities.<hr/>Resumo: Os indivíduos atribuem frequentemente certas características a nações e regiões, e àqueles que nelas vivem, apesar da acuidade com que o fazem ser tema de debate. Neste pré-teste, foi pedido a participantes Portugueses para avaliarem Homens e Mulheres de 17 nacionalidades com base em dimensões que podem estar relacionadas com nações orientadas para o individualismo ou coletivismo - nomeadamente masculinidade percebida, percentagem de gays/lésbicas em cada grupo (PGL), e estatuto económico. Previu-se que as conceptualizações de nacionalidade superassem os factores de género, resultando e avaliações genéricas dos indivíduos de cada nação neste cenário de ausência de contexto. Os resultados revelaram fortes relações entre homens e mulheres da mesma nacionalidade, e uma maior variabilidade entre nacionalidades nas avaliações dos alvos masculinos, apoiando a noção de que os estereótipos nacionais podem ser mais representativos dos homens de cada nação (i.e., androcentrismo). Além disso, as nações orientadas para o individualismo apresentaram classificações mais elevadas de PGL e de estatuto económico quando comparadas com as nações orientadas para o coletivismo, mas ambas foram consideradas igualmente masculinas. Por fim, o produto interno bruto per capita (PIBpc) de cada nação pareceu atuar de alguma forma em função dos julgamentos dos participantes. Os resultados generalizam a literatura a um contexto Português, fornecendo uma visão sobre a forma como os indivíduos podem categorizar as pessoas de várias nacionalidades. <![CDATA[O impacto do COVID-19 no bem-estar e satisfação de estudantes militares: O papel da infeção por COVID-19, do isolamento profilático e das medidas de contenção]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The COVID-19 pandemic has drastically altered daily life worldwide and its possible psychological consequences rapidly became a cause for concern. This study intends to analyze if COVID-19 related variables (i.e., infection, prophylactic isolation and satisfaction with the containment measures) have a significant effect on psychological well-being, life satisfaction, organizational commitment and satisfaction with military training of military students. A sample of 395 students was collected during May 2021. Participants answered four scales assessing psychological well-being, satisfaction with life, organizational commitment and satisfaction with military training. The results indicate that students who contracted COVID-19 revealed higher values of environmental mastery. Furthermore, students who agreed with the restrictions imposed by the military organization revealed higher satisfaction with life, environmental mastery, self-acceptance, affective and normative commitment, but also higher satisfaction with their military training. No significant effects were found in the scores of the other variables analyzed. These results show that the satisfaction with the virus containment measures had a significant effect on different psychological dimensions and also on the students’ relationship with the military organization.<hr/>Resumo: A pandemia de COVID-19 mudou drasticamente o dia-a-dia em todo o mundo e as suas possíveis consequências psicológicas rapidamente se tornaram um foco de preocupação. Este estudo pretende analisar se as variáveis associadas ao COVID-19 (i.e., infeção, isolamento profilático e satisfação com as medidas de contenção) têm um impacto significativo sobre o bem-estar psicológico, satisfação com a vida, comprometimento organizacional e satisfação com a formação militar de estudantes militares. Foi recolhida uma amostra de 395 estudantes durante o mês de maio de 2021. Os participantes responderam a quatro escalas que avaliam bem-estar psicológico, satisfação com a vida, comprometimento organizacional e satisfação com a formação militar. Os resultados indicam-nos que os alunos que contraíram COVID-19 revelaram valores mais elevados de domínio ambiental. Além disso, os alunos que concordaram com as restrições impostas pela organização militar revelaram maior satisfação com a vida, domínio ambiental, autoaceitação, compromisso afetivo e normativo, mas também maior satisfação com a formação militar. Não foram encontrados efeitos significativos nos valores das demais variáveis analisadas. Estes resultados mostram que a satisfação com as medidas de contenção do vírus teve um efeito significativo sobre várias dimensões psicológicas e também sobre a relação dos alunos com a organização militar. <![CDATA[Autoestima e satisfação de vida entre adolescentes brasileiros vitimizados e agressores de bullying]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Bullying is characterized by repeated physical or psychological intimidation, leading to harassment and abuse that can impact the well-being of both victims and perpetrators. This study investigated differences in self-esteem and life satisfaction among students who had been victims or bullies compared to those who had never experienced bullying, either as victims or aggressors. The study involved 194 adolescents, with an average age of 17.46 years (SD=1,26), from the Federal Institute of Science and Technology of Bahia, Brazil. Four scales were used: the Bullying Victimization Scale, Bullying Behavior Scale, Rosenberg Self-Esteem Scale, and Global Life Satisfaction Scale. Results indicate that victims of verbal and relational bullying had lower life satisfaction than non-victims. Victims of relational bullying also had lower self-esteem compared to those who had never been victimized. Victims of verbal bullying showed a trend towards lower self-esteem compared to non-victims. Finally, relational bullies had lower life satisfaction than non-bullies. We concluded that bullying adversely affects the subjective well-being of both victims and perpetrators, underscoring the importance of addressing bullying behaviors among adolescents.<hr/>Resumo: O bullying é caracterizado por intimidação física ou psicológica repetida, levando ao assédio e abuso que podem impactar o bem-estar tanto das vítimas quanto dos agressores. Este estudo investigou as diferenças na autoestima e na satisfação com a vida entre estudantes que foram vítimas ou agressores de bullying, em comparação com aqueles que nunca vivenciaram bullying, seja como vítimas ou agressores. O estudo envolveu 194 adolescentes, com idade média de 17,46 anos (DP=1,26), do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia, Brasil. Quatro escalas foram utilizadas: a Escala de Vitimização por Bullying, a Escala de Comportamento de Bullying, a Escala de Autoestima de Rosenberg e a Escala Global de Satisfação com a Vida. Os resultados indicam que vítimas de bullying verbal e relacional têm menor satisfação com a vida do que as não-vítimas. Vítimas de bullying relacional também apresentaram menor autoestima em comparação com aqueles que nunca foram vitimizados. Vítimas de bullying verbal mostraram uma tendência a ter menor autoestima em comparação com os não-vítimas. Finalmente, agressores relacionais apresentaram menor satisfação com a vida do que os não-agressores. Conclui-se que o bullying afeta negativamente o bem-estar subjetivo tanto das vítimas quanto dos agressores, destacando a importância de combater comportamentos de bullying entre os adolescentes. <![CDATA[Respeito e simpatia em crianças portuguesas do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Recent research has revealed theorical and empirical links between respect and socioemotional outcomes such as moral emotions and prosociality, as well as negative associations with aggression. The ability to sympathize, feel concern, and be aware of other’s states has also been hypothesized to influence how children conceptualize respect and evaluate behaviors as worthy of respect. The development of respect derives from the ability to recognize others as individuals with unique needs, feelings, and desires. Similarly, like respect, sympathy has also been associated with more altruistic and kinder interactions. The present study aims to explore the link between these two socioemotional constructs - respect and sympathy - while considering possible cultural nuances. Fifty-three children answered the Respect Interview which delved into their conceptualizations, evaluations, and reasonings behind respect (the concept, expressions, and examples of feeling respect from others), and the Sympathy Scale. Parents also reported on their children’s sympathy and sociodemographic data. A positive effect between sympathy and respect was only partially confirmed. Sympathy revealed a positive effect on prosocial conceptualizations of respect (χ2=3.85, p&lt;.05; b=.90). In contrast, children who used authority themes to define expressions of respect, were less sympathetic [t(51)=-1.86, p&lt;.05]. Sociodemographic differences were considered and discussed when analysing both variables. Our results are in line with previous literature and contribute to knowledge in this field by replicating the study in a different culture and age range.<hr/>Resumo: Investigações recentes têm revelado ligações teóricas e empíricas entre o respeito e aspetos socio-emocionais, tais como as emoções morais, a pró-socialidade, bem como, associações negativas com a agressão. A capacidade de simpatizar, de sentir preocupação e de estar consciente das circunstâncias e dos estados do outro, também tem sido considerada um potencial influenciador na forma como as crianças conceptualizam o respeito e avaliam os comportamentos enquanto dignos de respeito. O desenvolvimento do respeito deriva da capacidade de reconhecer o outro como indivíduo com necessidades, sentimentos e desejos únicos. Do mesmo modo, tal como o respeito, a simpatia também tem sido associada a interações mais altruístas e mais amáveis. O presente estudo tem como objetivo explorar a ligação entre estes dois construtos socio-emocionais - respeito e simpatia - tendo em conta possíveis nuances culturais. Cinquenta e três crianças responderam à Entrevista sobre o Respeito, que se debruçava sobre as suas conceptualizações, avaliações e raciocínios subjacentes ao respeito (o conceito, as expressões e os exemplos de sentimentos de respeito por parte dos outros), e à Escala de Simpatia. Os pais também reportaram sobre a simpatia e os dados sociodemográficos dos seus filhos. O efeito positivo entre a simpatia e o respeito só foi parcialmente confirmado. A simpatia revelou um efeito positivo nas conceptualizações pró-sociais do respeito (χ2=3.85, p&lt;.05; b=.90). Em contrapartida, as crianças que utilizaram temas de autoridade para definir expressões de respeito foram menos simpáticas [t(51)=-1.86, p&lt;.05]. As diferenças sociodemográficas foram consideradas e discutidas aquando da análise de ambas as variáveis. Os nossos resultados estão de acordo com a literatura anterior e contribuem para o conhecimento neste domínio ao replicar o estudo numa cultura e numa faixa etária diferentes. <![CDATA[Perceções de vinculação ao pai e à mãe e vergonha na fase inicial da adolescência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312024000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Shame results from a set of complex ideas about the self and, when intense and prolonged, may interfere in adolescents’ socioemotional adjustment. Research with young adults found that parent- child attachment was associated with shame. Due to the limited number of studies during adolescence, this study aimed to examine the role of the perceptions of safe haven and secure base in the relationship with the mother and the father in self-reported shame in a sample of adolescents aged 10 to 15 years. A total of 312 adolescents (45% boys) aged, on average, 12 years, recruited from a school of the Metropolitan Lisbon, participated in the study. Participants answered the Portuguese version of the Security Scale Questionnaire (SSQ) and the External and Internal Shame Scale for Adolescents (EVEI-A) to assess perceptions of safe haven and secure base in the relationships with parents and total, internal, and external shame. Higher scores of secure base and safe haven in the relationships with the father and with the mother were associated with self-reports of lower levels of overall, internal, and external shame. The strength of the associations between the scores of safe haven and internal shame tended to be higher for the relationship with the mother than for the relationship with the father. These findings are consistent with research conducted with young adults and highlight the importance of assessing the role of both fathers and mothers as a safe haven and secure base.<hr/>Resumo: A vergonha resulta de um conjunto de ideias complexas acerca do eu e, quando intensa e prolongada, pode interferir no ajustamento socioemocional dos adolescentes. A investigação com jovens adultos mostrou que a vinculação aos pais é um dos fatores que se associa com a vergonha. Face à escassez de estudos na adolescência, este estudo teve como objetivo examinar o papel das perceções de porto de abrigo e base segura na relação com o pai e a mãe nos relatos de vergonha numa amostra de adolescentes entre os 10 e 15 anos. Participaram no estudo 312 adolescentes (45% rapazes) que tinham, em média, 12 anos, recrutados numa escola da Região Metropolitana de Lisboa. Os adolescentes responderam à versão portuguesa do Security Scale Questionnaire (SSQ) e à Escala de Vergonha Externa e Interna para Adolescentes (EVEI-A) para avaliar as perceções de porto de abrigo e base segura na relação com os pais e a vergonha total, interna e externa, respetivamente. Valores mais elevados de base segura e de porto de abrigo na relação com ambos os pais associaram-se significativamente com autorrelatos de menores níveis de vergonha total, interna e externa. A força das associações entre os valores de porto de abrigo e a vergonha interna foi mais acentuada na relação com a mãe do que na relação com o pai. Estes resultados são consistentes com a investigação conduzida com jovens adultos e reforçam a importância de avaliar o papel do pai e da mãe enquanto base segura e porto de abrigo.