Scielo RSS <![CDATA[Análise Psicológica]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0870-823120250001&lang=pt vol. 43 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Intervenção em ideação suicida e prevenção do suicídio: Experiências e perceções de um grupo de psicólogos Portugueses]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312025000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Objective: Suicide represents 800.000 annual deaths, worldwide, and three daily deaths in Portugal. Suicide prevention in a clinical context involves intervening in risk factors such as suicidal ideation. However, this prevention is lacking, given that, globally, 40% of individuals who died by suicide visited emergency services in the previous year. Healthcare professionals face anxiety and difficulties managing at-risk cases, which hinders the effectiveness of their intervention. While psychologists play a crucial role in suicide prevention, there are limited research exploring their experiences in this field. This study aims to explore the experiences of a group of Portuguese psychologists in intervening in suicidal ideation. Method: A qualitative methodology was used, conducting interviews with 10 psychologists with experience in suicidal ideation, followed by a thematic analysis. Results: Participants reported adopting different intervention strategies (e.g., non-adoption of guidelines, emphasis on therapeutic relationship) and facing obstacles (e.g., gaps in academic training, lack of human resources, emotional difficulties). Conclusion: This study highlights the need for specific training and guidelines/protocols, and increased human resources in services. These insights can guide better clinical practices for suicide prevention in Portugal. Further research involving a more diverse range of participants is warranted to draw broader conclusions.<hr/>Resumo: Objetivo: O suicídio representa cerca de 800.000 mortes mundialmente, por ano, e três mortes diárias em Portugal. A prevenção do suicídio em contexto clínico envolve a intervenção em fatores de risco como a ideação suicida. No entanto, esta prevenção parece insuficiente, considerando que, globalmente, 40% dos indivíduos que morreram por suicídio recorreram aos serviços de urgência no ano anterior. Os profissionais de saúde enfrentam ansiedade e dificuldades na gestão de casos de risco, o que compromete a eficácia da sua intervenção. Apesar de os psicólogos desempenharem um papel crucial na prevenção do suicídio, há uma escassez de estudos que explorem as suas experiências nesta área. Este estudo procura explorar as experiências de um grupo de psicólogos portugueses na intervenção em ideação suicida. Método: Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas a 10 psicólogos com experiência em ideação suicida, seguida de uma análise temática. Resultados: Os participantes relataram adotar diferentes estratégias de intervenção (e.g., ausência de diretrizes, ênfase na relação terapêutica) e enfrentar obstáculos (e.g., lacunas na formação académica, falta de recursos humanos e dificuldades emocionais). Conclusão: Este estudo evidencia a necessidade de formação e diretrizes/protocolos específicos, e do aumento de recursos humanos nos serviços. Estes contributos podem orientar melhores práticas clínicas para a prevenção do suicídio em Portugal. Estudos adicionais envolvendo uma maior diversidade de participantes são necessários para possibilitar conclusões mais amplas. <![CDATA[Agir rapidamente com base nos sentimentos!: Teorias ingénuas dos jogadores de futsal sobre o uso dos sentimentos no decorrer das suas ações]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312025000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Athletes often report relying on their gut feelings to guide their decisions. This paper examines this reliance through a social-cognitive approach, focusing on players’ beliefs about how they use feelings, thoughts, or a simple assessment of the situation when making decisions. In Study 1, we first asked athletes about how they define “actions” and “changes of action” in a sports context and then inquired them about how they would justify their decisions to make such changes - whether through feelings, thinking, or a simple apprehension of the situation. Study 2 replicates these questions and explores whether the justifications for changes of action vary in different contextual characteristics (ambiguity, dynamism, or complexity) represented through a set of futsal game scenarios (photos). The results of both studies clearly show that, although athletes believe they make decisions based on all three sources of information, they predominantly rely on their feelings to guide most of their action decisions, particularly when the actions are fast-paced, dynamic, and complex. These findings are discussed in relation to theories that highlight the role of feelings as a valuable source of information in decision-making and action.<hr/>Resumo: Frequentemente ouvimos atletas relatar que tomaram as suas decisões com base no que estavam a sentir. Este artigo parte de uma abordagem sociocognitiva para analisar a confiança que os atletas depositam nesses seus sentimentos, explorando as crenças que os jogadores têm sobre como usam os seus sentimentos, pensamentos ou meras avaliações das situações para tomar decisões. No Estudo 1, começámos por questionar atletas sobre como definem “ações” e “mudanças de ação” no contexto desportivo, e em seguida indagámo-los sobre possíveis justificações para mudanças de ação - se estas ocorrem com base em sentimentos, pensamentos ou numa avaliação da situação no imediato. O Estudo 2 replica estas questões e explora se as justificações para mudanças de ação variam consoante diferentes características contextuais (como a ambiguidade, o dinamismo ou a complexidade), representadas num conjunto de cenários (fotografias) de jogo de futsal. Os resultados de ambos os estudos mostram que, embora os atletas relatem tomar as suas decisões com base nas três fontes de informação, tendem a confiar predominantemente nos seus sentimentos para orientar a maioria das suas decisões, sobretudo quando estas dizem respeito a ações rápidas, dinâmicas e complexas. Estes resultados são discutidos à luz das teorias que salientam o papel dos sentimentos como uma fonte valiosa de informação na tomada de decisão e na ação. <![CDATA[Análise dos itens da Escala de Avaliação da Garra: Versão internacional em língua portuguesa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312025000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Grit can be understood as an element of personality, being a positive and non-cognitive human characteristic, composed of two components: perseverance of effort and consistency of interests. Due to its social, professional, and educational impact, grit has become a construct of great interest. Although some instruments have been developed and adapted for its evaluation in different contexts, the absence of measures in Portuguese led to the development of the Grit Assessment Scale - International Version in Portuguese Language (EAGrit-LP), based on samples from Brazil and Portugal. Even though previous studies have investigated some evidence of validity for the instrument, its items had not yet been individually evaluated. Therefore, the objective of the present study was to perform an item analysis, using Item Response Theory. For this purpose, a sample of 1.050 Brazilians and 656 Portuguese individuals responded to the EAGrit-LP (aged between 17 and 71 years old; M = 24.1 years; SD = 9.2). The results showed that all items had appropriate infit and outfit indices, and that items difficulty was, in general, low. Six items displayed differential item functioning (DIF), based on participants’ gender and country of origin. These results can be used to revise the scale and guide the development of more challenging items, as well as to the development of normative tables that are specific to gender and country of origin.<hr/>Resumo: A garra (grit) pode ser compreendida como um elemento da personalidade, sendo uma característica humana positiva e não cognitiva, composta por dois componentes: perseverança de esforço e consistência de interesses. Devido ao seu impacto social, profissional e educacional, a garra tornou-se um construto de grande interesse. Embora alguns instrumentos tenham sido desenvolvidos e adaptados para sua avaliação em diferentes contextos, a ausência de medidas em língua portuguesa levou ao desenvolvimento da Escala de Avaliação da Garra: Versão Internacional em Língua Portuguesa (EAGrit-LP), com base em amostras do Brasil e de Portugal. Apesar de estudos anteriores terem investigado algumas evidências de validade do instrumento, seus itens ainda não haviam sido avaliados individualmente. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma análise dos itens, utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Para isso, uma amostra de 1.050 brasileiros e 656 portugueses respondeu à EAGrit-LP (com idades entre 17 e 71 anos; M = 24,1 anos; DP = 9,2). Os resultados mostraram que todos os itens apresentaram índices de infit e outfit adequados, e que a dificuldade dos itens foi, em geral, baixa. Seis itens apresentaram funcionamento diferencial do item (differential item functioning; DIF), com base no gênero e no país de origem dos participantes. Esses resultados podem ser utilizados para revisar a escala e orientar o desenvolvimento de itens mais desafiadores, bem como para a construção de tabelas normativas específicas para gênero e país de origem. <![CDATA[Parâmetros psicométricos da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho em situações de urgência para o Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312025000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The assessment of the work context in emergency situations is hindered by the lack of psychometrically valid instruments. This study aims to examine the psychometric properties of the Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (Work Context Evaluation Scale) in samples represented by professionals from the SAMU-192 (Urgency Mobile Services). To achieve this goal, exploratory factor analysis (n = 229), confirmatory factor analysis (n = 207), and internal consistency verification were performed. The exploratory factor analysis revealed a three-dimensional model structured in 24 variables. In turn, the confirmatory factor analysis corroborated the model, divided into three factors - Socio-professional Relationships (10 items), Work Organization (4 items), and Working Conditions (10 items) - presented the best adjustment indices [χ²(276) = 3.049.792; RMSEA = 0.00; SRMR = 0.06; CFI = 1.00; TLI = 0.99]. The instrument presented a reproducible factorial structure, which enables its use in future investigations, particularly those of epidemiological nature.<hr/>Resumo: A avaliação do contexto de trabalho em situações de emergência é prejudicada pela falta de instrumentos psicometricamente válidos. Este estudo tem como objetivo examinar as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho em amostras representadas por profissionais do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Para atingir esse objetivo, foram realizadas análise fatorial exploratória (n = 229), análise fatorial confirmatória (n = 207) e verificação da consistência interna. A análise fatorial exploratória revelou um modelo tridimensional estruturado em 24 variáveis. Por sua vez, a análise fatorial confirmatória corroborou o modelo, dividido em três fatores - Relacionamento Socioprofissional (10 itens), Organização do Trabalho (4 itens) e Condições de Trabalho (10 itens) - que apresentaram os melhores índices de ajuste [χ²(276) = 3.049.792; RMSEA = 0.00; SRMR = 0.06; CFI = 1.00; TLI = 0.99]. O instrumento apresentou uma estrutura fatorial reprodutível, o que possibilita seu uso em futuras investigações, principalmente as de natureza epidemiológica. <![CDATA[A centralidade da pandemia por COVID-19 e sintomas de trauma em enfermeiros/as: O papel mediador da inflexibilidade psicológica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312025000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Background: The COVID-19 pandemic has been associated with negative psychological consequences, particularly amongst frontline workers, such as nurses; however, little is known about modifiable mechanisms underlying the development of such outcomes. Objectives: This study aimed to examine the mediating role of psychological inflexibility in the relationship between the centrality of the emergence of the COVID-19 pandemic and post-traumatic stress symptoms in nurses. Methods: The sample consisted of 672 Portuguese nurses, whose data was collected online, through self-report questionnaires. Correlation analyses were conducted to explore associations between variables, and the PROCESS macro was used to perform regression-based mediation analyses. Results: The observed results confirmed psychological inflexibility as a putative mediator between the centrality of the COVID-19 outbreak and trauma symptoms in nurses. Implications: These findings suggest that interventions directed at reducing psychological inflexibility are likely to attenuate the deleterious effects of the centrality of the emergence of the COVID-19 pandemic on nurses’ post-traumatic distress.<hr/>Resumo: Contexto: A pandemia por COVID-19 tem sido associada a consequências psicológicas nefastas, particularmente entre trabalhadores da linha da frente, como enfermeiros/as, no entanto, pouco se sabe sobre os mecanismos modificáveis subjacentes ao desenvolvimento destes resultados. Objetivos: Este estudo teve como objetivo examinar o papel mediador da inflexibilidade psicológica na relação entre a centralidade da emergência da pandemia por COVID-19 e os sintomas de stresse pós-traumático em enfermeiros/as. Métodos: A amostra foi constituída por 672 enfermeiros/as portugueses/as, cujos dados foram recolhidos online, através de questionários de autorrelato. Foram realizadas análises de correlação para explorar associações entre variáveis, e o macro PROCESS foi utilizado para realizar análises de mediação baseadas em modelos de regressão. Resultados: Os resultados observados confirmaram a inflexibilidade psicológica como um mediador putativo entre a centralidade da pandemia por COVID-19 e sintomas de trauma em enfermeiros/as. Implicações: Estes resultados sugerem que as intervenções direcionadas para reduzir a inflexibilidade psicológica poderão atenuar os efeitos deletérios da centralidade da emergência da pandemia por COVID-19 nos sintomas pós-traumáticos de enfermeiros/as. <![CDATA[Adaptação ao stress competitivo em atletas portugueses: O papel da avaliação cognitiva]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312025000100079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo analisa o papel dos processos de avaliação cognitiva na adaptação a uma situação de stress, fornecendo indicações sobre emoções, coping e eficácia do coping. A amostra inclui 229 atletas do sexo masculino (59,8%) e 154 do sexo feminino (40,2%), com idades entre os 14 e os 37 anos (M = 22,85; DP = 5,35), distribuídos entre modalidades individuais (n = 157; 41%) e coletivas (n = 226; 59%). O protocolo de avaliação incluiu medidas de avaliação cognitiva, emoções e estratégias de coping. Os principais resultados foram: (a) perceções de desafio, coping e controlo estiveram associadas a emoções positivas, atribuição de efeitos benéficos às emoções negativas e utilização de estratégias ativas de resolução de problemas; e (b) a perceção de ameaça esteve associada à ansiedade e a outras emoções negativas. Em conclusão, este estudo mostra que padrões mais adaptativos de avaliação cognitiva primária (perceção elevada de desafio e baixa de ameaça) e secundária (perceções elevadas de coping e controlo) correspondem a uma maior tendência para uma adaptação positiva a eventos stressantes.<hr/>Abstract: This study analyses the role of cognitive appraisal processes in the adaptation to a stressful situation, providing indications about emotions, coping, and coping effectiveness. The study includes 229 male athletes (59.8%) and 154 female athletes (40.2%), with ages between 14 and 37 years old (M = 22.85; SD = 5.35) divided between individual (n = 157; 41%) and team sports (n = 226; 59%). The evaluation protocol included cognitive appraisal, emotions, and coping measures. The main results were: (a) challenge, coping, and control perceptions were related to positive emotions, attribution of beneficial effects to negative emotions, and use of active problem solving; and (b) threat perception was related to anxiety and other negative emotions. In conclusion, this study shows that more adaptive patterns of primary (high challenge and low threat perceptions) and secondary (high coping and control perceptions) cognitive appraisals correspond to a higher tendency to adapt positively to stressful events.