Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720110002&lang=pt vol. 24 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Prolegómenos sobre o processo de transformação capitalista da actividade educativa nos níveis básico e secundário de escolaridade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretende-se neste texto apresentar os fundamentos do que se considera ser um novo campo de investigação educativa, cujo objecto é a transformação capitalista (ou capitalização) da actividade educativa nos níveis básico e secundário de escolaridade, aqui considerada como sendo a tendência actualmente dominante nas políticas educativas a nível global. Argumenta-se que uma tal mudança educativa configura um processo clássico de transição capitalista cujo ponto nodal reside na transformação do trabalho escolar. Sob o lema da "melhoria contínua" dos resultados escolares, pretende-se que a produtividade do trabalho do professor seja aferida pela produtividade do trabalho do aluno. Impõe-se neste contexto um estudo detalhado das formas de valorização dos capitais investidos na indústria educativa. Decorrendo sobretudo no interior dos sistemas públicos de educação, a presente mudança educativa envolve mudanças profundas nas estruturas estatais e nas relações de produção educativa, para a análise das quais se utilizam os conceitos operativos de Estado capitalizador e de formas pró-capitalistas de mercado.<hr/>This paper aims to expose the foundations of a suggested new field on educational research, whose object is the capitalist transformation (or capitalization) of the educational activity in the elementary and secondary levels, which is considered as the present dominant trend in educational policies all over the world. It is argued that such an educational change configures a classic process of capitalist transition whose nodal point is the transformation of school work. Under the slogan of "continuous improvement" of school results, it is intended to constitute the productivity of students work as the measure of the productivity of the teacher's work. In this context, a detailed study of the forms of capital valorization in the education industry is required. Occurring mainly within the public education systems, the current educational transformation involves deep changes both in state structures and in the relationships of educational production. The concepts of capitalizer state and for-capitalist forms of market are used to analyze these changes.<hr/>Ce texte vise à présenter les fondements de ce qui est considéré comme un nouveau champ de recherche en éducation, dont l'objet est la transformation capitaliste (ou capitalisation) de l’activité éducative dans l'enseignement élémentaire et secondaire, considérée ici comme la tendance qui prévaut actuellement dans les politiques éducatives au niveau mondial. Il est soutenu que ce changement éducatif représente un processus classique de transition capitaliste dont le point nodal est la transformation du travail au milieu scolaire. Sous le slogan de «amélioration continue» des résultats scolaires, on prétend que la productivité du travail de l'enseignant soit mesurée par la productivité du travail des élèves. Une telle situation rend nécessaire une étude approfondie des formes de valorisation du capital investi dans l’industrie éducative. Survenant principalement au sein des systèmes publics d'éducation, la présente transformation implique des changements profonds dans les structures étatiques et dans les relations de production éducative. Les concepts d’État capitalisateur et de formes pro-capitalistes de marché sont utilisés pour examiner cette transformation. <![CDATA[<b>As multiracionalidades no contexto da organização escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo das racionalidades nas organizações educativas, em particular na escola, tem como pano de fundo a problemática das decisões na educação e no ensino e a identificação dos interesses, lógicas e objectivos que lhes estão subjacentes. A recusa de uma concepção monista e absoluta de racionalidade coloca-nos perante a possibilidade de distinguirmos entre várias formas de racionalidade. Este objectivo pressupõe uma abordagem multifocalizada no estudo da escola considerando, em termos analíticos e de modo articulado, os modelos burocrático e anárquico, e arquitectando um aparelho conceptual que se articule com a proposta de estudo das multiracionalidades que incorporam as decisões que revelam diferentes formas de poder.<hr/>The study of rationality in educational organisations, particularly schools, has decision making as an underlying problem. The denial of a monistic and absolute conception of rationality opens up the possibility of distinguishing among various forms of rationality. Such a possibility presupposes a multiple focused framework in the study of schools viewing both bureaucratic and anarchic models as a theoretical account that integrates differing sorts of power.<hr/>L`étude de la rationalité dans le cadre de l`organisations éducatives, notamment à l`école, a le fond de la problématique des décisions dans l`éducation et dans l`enseignement et l`identification des intérêts, des logiques et des objectifs qui leur sont sous-jacents. Le refus d`une conception moniste et absolue met nous devant la possibilité de distinguer parmi différentes formes de rationalité. Cet objectif fait supposer une étude multi-centrée dans l`école en considérant, en termes d`analyse et de façon articulée, les modèles bureaucratique et anarchique en concevant un appareil conceptuel qui est lié à l`étude proposée sur les multirationalités qui intègrent les décisions qui mettent en évidence les différentes formes de pouvoir. <![CDATA[<b>As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores</b>: <b>a figura do supervisor cooperante</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis "Área científica", "Anos de serviço", "Tempo de supervisão" e "Formação específica em supervisão" diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.<hr/>This paper studies the experiences of cooperating teachers regarding the supervision of student teachers in their practicum year. A study was conducted with 155 cooperating teachers that have cooperated with four public universities in the school year of 2007/8. Their experience was studied with the instrument Inventory of Experiences and Perceptions of the Cooperating Teacher (IVPS in portuguese - Esteves, Caires & Moreira, 2008). This instrument has 77 items and assesses three central domains of the cooperating teachers’ experiences: i) benefits, ii) personal impact, and iii) difficulties in the adaptation to the supervisory tasks. It is our aim to investigate the extent in which the variables ‘Scientific domain’, ‘Teaching years’, ‘Supervisory experience’, and ‘Specialized training in supervision’ differentiate the experiences and perceptions of the participants. Data collected point out the lack of impact of the first three variables and the influence of the last in the experiences and perceptions of the cooperating teachers.<hr/>Cet article se centre sur les expériences personnelles vécues par les tuteurs de stage, au niveau du processus d’accompagnement des stages pédagogiques. Celui-ci présente une étude qui a impliqué 155 tuteurs qui ont collaboré, au long de l’année scolaire 2007/08, avec quatre universités publiques portugaises et dont les expériences ont été évaluées par l’Inventaire d’Expériences Personnelles et Perceptions du Tuteur (IVPS en portugais - Esteves, Caires & Moreira, 2008). Cet inventaire, ayant un total de 77 items, évalue trois importants domaines des expériences des tuteurs de stage, dans les écoles: i) les bénéfices, ii) l’impact personnel et iii) les difficultés d’adaptation aux tâches liées à la supervision. Comme objectif, nous voulons vérifier si les variables «Domaine scientifique», «Années de travail enseignant», «Années d’expérience comme tuteur» et «Formation spécialisée en supervision» influencent les expériences personnelles et les perceptions des tuteurs participants. Les données recueillies indiquent que les trois premières variables ne sont pas influentes alors que la dernière l’est, effectivement. <![CDATA[<b>A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo, que reflecte sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem. No entanto, a questão como objecto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. O texto debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios e algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo - Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas em contexto de supervisão de estágio, no Plano da Acção/Sistema da Acção.<hr/>This study, which reflects on the supervision of internships, is not a new issue in the context of nursing. However, the issue investigated as organizational subject appears in the portuguese context as a novelty. The thesis focuses on the guidelines and practices of supervision placements in Nursing as an analyzer of the interorganizational articulation Nursing School and Hospital phenomena. The course of this investigation was the interlace between some changes in oversight of internships and some social and political changes of the organizations under study - School of Nursing and Hospital - by setting up relations between both sociologically relevant. The heuristic value of this route led to (re)construct a theoretical model for the analysis of the interorganizational articulation Nursing School and Hospital, where two analytical approaches for their understanding were elected. Here, it will be presented theoretical and methodological framework of this case study, which allowed us to make the reading of the discourses and practices in the context of probation supervision, the Plan of Action/Action System.<hr/>Cette étude, qui aborde la supervision des stages, ne constitue pas une nouvelle question dans le contour de l’école des Infirmières. Toutefois, la question comme objet d’enquête organisationnelle apparaît dans le contexte portugais comme une nouveauté. La thèse se penche sur les orientations et les pratiques de supervision de stage en École d’Infirmière, comme analyseur de phénomènes d’articulation interorganisationnelle École d’Infirmières et Hôpital. Le parcours de cette enquête a été celui d’une alliance entre quelques changements dans la supervision des stages ayant quelques modifications sociales et politiques des organisations étudiées - École d’Infirmières et Hôpital -, établissant ainsi des relations sociologiquement pertinentes entre les deux parties. La valeur heuristique de ce trajet a permis la reconstruction d’un modèle théorique d’études sur l’articulation interorganisationnelle École d’Infirmières et Hôpital, permettant ainsi deux options d’analyse pour sa compréhension. Ici, il sera présenté l’essai théorique et méthodologique de cette étude de cas, qui nous a permis de faire la lecture du discours et des pratiques dans le cadre de la surveillance de la probation, le Plan d'Action/Système d'Action. <![CDATA[<b>A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita</b>: <b>a análise dos educandos adultos da Escola Básica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traz reflexões desencadeadas a partir de uma investigação, realizada no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), sobre os modos como pessoas adultas em processo de escolarização básica analisam suas práticas de leitura e escrita, percebem as experiências de letramento vivenciadas na instituição escolar e avaliam seus possíveis impactos naquelas práticas. A análise de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos da Educação de Jovens e Adultos sugere que os sujeitos consideram a diversidade de suas práticas de leitura e escrita e reconhecem, mas relativizam, o papel da escola na promoção de práticas letradas de uso social. Os entrevistados identificam a ampliação e o refinamento de suas práticas de leitura e escrita, desencadeados pelas demandas e pelas oportunidades da vivência escolar. Apontam, porém, para uma certa independência de suas práticas de letramento cotidianas em relação às da escola, independência esta conquistada em decorrência da experiência escolar ou preservada apesar dela.<hr/>This article brings about reflections of a research carried out in the Project for the Youth and Adults in Elementary School from Federal University of Minas Gerais (Brazil). These reflections are on how adults, in the process of basic schooling, analyze their practices of reading and writing, understand their literacy experiences in school and evaluate the potential impacts on those practices. The analysis of four semi-structured interviews with students from Youth and Adults Education suggests that they consider the diversity of their reading and writing practice and recognize, although in a relativistic way, the role of schools in the promotion of literate practices of social use. The interviewees identify the expansion and the refining of their practices in reading and writing, triggered by demands and opportunities of the school experience. They point, however, to a certain independence from their everyday practices of literacy in relation to the school practices, independence which is a result of school experience or which is, in spite of it, preserved.<hr/>En s’appuyant sur une investigation accomplie dans Le Projet d’Enseignement Fondamental de Jeunes et d’Adultes de l’Université Fédérale de Minas Gerais (Brésil), cet article met en discussion les manières avec lesquelles personnes adultes, soumises à la scolarisation, aperçoivent les expériences de "littératie" vécues et apprécient les impactes possibles de ces pratiques. L’analyse de quatre entrevues semi-structurées avec des élèves de l’Éducation de Jeunes et d’Adultes suggère qu’ils considèrent la diversité de leurs pratiques de lecture et d’écriture et reconnaissent le rôle de l’école dans le développement des pratiques lettrées de l’usage social, bien que d’une manière relative. Tout en admettant que leurs pratiques de lecture et d’écriture sont amplifiées et raffinées par les appels et les opportunités de la vie scolaire, les élèves identifient une certaine indépendance des pratiques quotidiennes de "littératie" par rapport à celles de l’école, cette indépendance conquise par l’expérience ou préservée, malgré cette même expérience. <![CDATA[<b>Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de Matemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A prática dos professores pode ser encarada sob distintas perspectivas, sendo uma delas a cognitiva. Apresentamos um modelo que, partindo da prática dos professores, nos permite analisar que cognições se encontram em jogo enquanto estes se encontram imersos na sua prática e também de que forma essas cognições se relacionam e qual o seu papel no processo de ensino. A elaboração de um tal modelo permite-nos simplificar algo tão complexo como o processo de ensino. Neste artigo apresentamos o processo de construção desse modelo, numa aula do 4.º ano do primeiro ciclo em que a professora efectua uma revisão dialogada das diferenças entre quadrados e rectângulos relativamente à medida e nome dos lados. Do modelo ressaltam as cognições evidenciadas pela professora, bem como as relações entre estas e as acções que executa. Terminamos discutindo possíveis implicações do uso deste modelo na formação inicial e contínua de professores.<hr/>Teaching practice can be seen in different perspectives; one of them is the cognitive perspective. We present a model that, starting from teaching practice, allows us to examine which cognitions are at stake when teachers are immersed in their practice, and also the ways in which those cognitions are related and what is their role in the teaching process. The establishment of such a model allows us to simplify something so complex as the teaching process. In this paper we present the process of construction of such a model, in an elementary 4th grade class in which the teacher makes a dialogued review of the differences between squares and rectangles regarding measurements and number of sides. The model emphasizes the cognition evidenced by the teacher as well as the relations between them and the actions he takes. We finish by presenting the possible implications of the use of this model in the initial and continuing training of teachers.<hr/>La práctica de los profesores puede ser mirada desde perspectivas distintas, una de ellas la cognitiva. Presentamos un modelo que, partiendo de la práctica de los profesores, nos permite analisar qué cogniciones están en juego cuando estos se encuentran inmersos en su práctica y también de qué forma esas mismas cogniciones se relacionan y cuál es su rol en el proceso de enseñanza. La elaboración de un tal modelo nos permite simplificar algo tan complejo como lo es el proceso de enseñanza. En este artículo presentamos el proceso de construcción de dicho modelo, en una clase de 4º año de primaria en la cual la profesora hace una revisión dialogada de las diferencias entre cuadrados y rectángulos relativamente a la medida y nombre de sus lados. Del modelo surgen las cogniciones evidenciadas por la profesora bien como las relaciones entre estas y las acciones que implementa. Terminamos presentando posibles implicaciones del uso de este modelo en la formación inicial y permanente de los profesores. <![CDATA[<b>Um professor, um currículo?</b>: <b>Um estudo com duas professoras de Matemática do 3.º ciclo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem como objectivo compreender de que forma duas professoras de Matemática do 3.º ciclo, da mesma escola, a leccionarem o mesmo ano de escolaridade e os mesmos conteúdos programáticos exercem o seu protagonismo curricular. Trata-se de uma investigação interpretativa, com design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas às professoras incluindo as suas reflexões após as aulas assistidas, de observação de aulas e de reuniões de grupo e de recolha documental. Os resultados evidenciam que Inês e Sara, embora pertençam à mesma escola e grupo disciplinar, relacionam-se de forma diferente com o currículo. Enquanto Inês sente que tem liberdade em adaptá-lo a si mesma e aos seus alunos, desempenhando um papel de mediadora do currículo prescrito, Sara procura cumprir estritamente o que são as orientações curriculares, sentindo pouca margem de decisão. A forma como legitimam as suas decisões curriculares é igualmente distinta.<hr/>The objective of this research is to better understand the method by which two Mathematics teachers of middle school, teatching in the same school, the same subject year and the same programmatic contents, exert their own curricular protagonism. This is an interpretative research, with case study design. The data was collected through interviews with the teachers, including classroom observation, the teacher's personal reflection after the observed classes, observation of subject group meetings and document analysis. The results of the research highlight that Inês and Sara, although belonging to the same school and subject group, relate differently with the curriculum. While Inês feels that she has freedom to adapt it to her teaching style and her students needs, acting as a mediator for the prescribed curriculum, Sara tries to follow the curricular guidance strictly, perceiving little room for personal choices. The way they justify their curricular decisions is also distinct.<hr/>Cette étude vise à comprendre comment deux enseignants de mathématiques du Collège, de la même école, avec les mêmes ans scolaires et le même programme exerce son rôle curricula ire. C’est une recherche interprétative, avec des études de cas. Lés données ont été recueillies à travers d'entrevues aux enseignants, y compris leurs réflexions après la classe assistée, d'observation de classes et réunions de groupe et de la recueille de documents. Les résultats mette en évidence que Inês et Sara, bien qu'elles appartiennent à la même école et groupe sujet, ont un rapport différent face au curriculum. Tandis qu'Inês sent qu'elle a la liberté de l'adapter à elle même et à ses élèves, jouant un rôle de médiateur du curriculum formel, Sara essaie de se conformer strictement aux directives du programme. La façon de légitimer leurs décisions scolaires est également différente. <![CDATA[<b>Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe - gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem.<hr/>In a context of boys’ education crisis, we aimed to characterize latent aspects of masculinity that bring out implications to individual and collective learning in Secondary School. The methodological design has an ethnographic inspiration: Physics classes of first year students were observed for an academic year in Brazil. A microanalysis of a thematic unit was conducted, focusing boys’ main interactions. Three classes are presented in detail - video and audio recorded. Some masculinity manifestations were predominant between boys in classroom activities that were challenging, that were competitive and others, in which rules had to be observed. Results suggest the kind of circumstances in which such masculinities might be manifested, jeopardizing the development of classroom activities and learning groups’ dynamics.<hr/>Dans le contexte de la dite crise de l’éducation masculine, nous avons tenté de caractériser les aspects latents de la masculinité ayant des implications pour l’apprentissage individuel et collectif dans l’enseignement secondaire. L’inspiration de la méthodologie est d’ordre ethnographique: des cours de Physique dans une classe de la première série de l’enseignement secondaire au Brésil (équivalent à la seconde au lycée) ont été accompagnés pendant une année. Une micro- analyse d’une unité thématique a été réalisée portant sur les interactions prédominantes entre les garçons. Trois cours, enregistrés et filmés sur vidéo, sont présentés en détail. Certaines manifestations de la masculinité ont prédominé parmi les jeunes gens en situation de défi, situation de compétition ou d’autres situations, encore dont les règles ont dû être observées. Les résultats indiquent dans quelles circonstances ces manifestations de la masculinité portent préjudice au développement des activités en salle de classe et au bon fonctionnement de l’ensemble du groupe d’apprenants. <![CDATA[<b>Educação, Geografia e o desafio de novas tecnologias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem por objetivo relatar, a partir da reflexão e posição de vários autores, a nova fase que se constata no ensino da Geografia, associada ao desafio do uso de novas tecnologias. Esta situação caracteriza um momento no qual se observa professores e alunos caminhando muitas vezes lado a lado na busca do conhecimento. A informática, no Brasil, para muitos professores ainda é uma ferramenta pouco conhecida de trabalho, que lhes causa medo e distância; já para os alunos, contemporâneos da informática, não existem mistérios e receios. Desta forma, cabe ao setor da educação criar as condições cada vez mais favoráveis para que professores e alunos tirem proveito das novas tecnologias em favor do ensino e da aprendizagem.<hr/>The objective of this work was to report a new stage that is taking place in Geography education, associated to the use of new digital technologies, as perceived in the current literature. This situation characterizes a condition where teachers and students walk side by side towards knowledge access. For many teachers in Brazil, computer tools are still a little known option of work, that causes fear and distance; for the pupils, that are contemporaries of computer applications, such new options do not constitute mysteries and dreads. Therefore, it is the education sector responsibility to create the suitable conditions so that teachers and students benefit from the new technologies to foster education and learning.<hr/>L'objectif de ce travail était de rapporter une nouvelle étape dans l'enseignement de la Géographie, associée à l'utilisation de nouvelles technologies numériques. Il s´agit d´une situation où les professeurs et les étudiants marchent côte à côte pour l'accès à la connaissance. Les outils informatiques, pour beaucoup de professeurs au Brésil, sont encore une option peu connue, qui sucitent des craintes et distances. Pour les élèves, contemporains des applications informatiques, de telles nouvelles options ne posent pas de mystères et ils ne les redoutent pas. Par conséquent, il est de la responsabilité du secteur de l'éducation de créer des conditions appropriées pour que les professeurs et les étudiants tirent bénéfice des nouvelles technologies pour stimuler l'éducation et l'étude. <![CDATA[<b>Mapas cognitivos na avaliação da Aprendizagem Baseada em Problemas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem por objetivo investigar o aproveitamento dos estudantes do Curso de Engenharia Civil em que foi aplicado o método Aprendizagem Baseada em Problemas - Problem Based Learning (PBL) como parte de inovações pedagógicas implementadas em uma disciplina de Engenharia de Transportes. Para analisar o aproveitamento da amostra submetida às alternativas instrucionais foram utilizadas as respostas dos estudantes a um questionário para avaliação do aprendizado, elaborado pelo professor. Este instrumento contribuiu para avaliar e comparar o aprendizado da amostra com uma turma de alunos submetida ao modelo tradicional de ensino. As respostas foram agrupadas e analisadas por meio de mapas cognitivos, contribuindo para a investigação dos efeitos do método PBL e da ocorrência de aproveitamentos diferenciados entre os alunos. Os resultados indicam que os estudantes obtiveram maior envolvimento, desenvolvimento de comportamentos e atitudes, comprometimento com a própria aprendizagem e um aproveitamento significativamente melhor com o novo desenho da disciplina.<hr/>The purpose of this study is to investigate the learning performance of the Civil Engineering students using the Problem Based Learning (PBL) method as part of instructional innovations that took place in an Engineering Transportation course. We used the answers of the learning evaluation questionnaire to analyze the performance of the sample, which was submitted to the method, and the PBL effects resulted. This questionnaire contributed to evaluate and compare the learning of this sample with a group of students submitted to the traditional design. Cognitive maps were used as a strategy to investigate the effects of PBL and the occurrence of distinct learning performance among students. The results indicated that PBL students were engaged in their own learning, and their own performance. In addition, they achieved ber behavior development and attitude, involvement, and a significant learning performance with the new design course.<hr/>El objetivo de este estudio es investigar el aprovechamiento de los estudiantes del curso de Ingeniería Civil en el que fue aplicado el método "Aprendizaje Basado en Problemas" (PBL) como parte de innovaciones pedagógicas implementadas en una asignatura del area de Ingeniería de Transportes. Para analisar el aprovechamiento de la muestra sometida a las alternativas instruccionales fueron utilizadas las respuestas de los estudiantes a un cuestionario para evaluación del aprendizaje elaborado por el profesor. Este instrumento contribuyó para evaluar y comparar el aprendizaje de la muestra con un grupo de alumnos sometidos al modelo tradicional de enseñanza. Las respuestas fueron agrupadas y analisadas por medio de mapas cognitivos, contribuyendo con la investigación de los efectos del método PBL y de la ocurrencia de aprovechamientos diferenciados entre los alumnos. Los resultados indican que los estudiantes obtuvieron mejor envolvimiento, desarrollos de comportamientos y actitudes, compromiso con el propio aprendizaje y un aprovechamiento significativamente mejor con el nuevo diseño de la asignatura. <![CDATA[<b><i>Local Literacies</i></b>: <b><i>Reading and Writing in one Community</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem por objetivo investigar o aproveitamento dos estudantes do Curso de Engenharia Civil em que foi aplicado o método Aprendizagem Baseada em Problemas - Problem Based Learning (PBL) como parte de inovações pedagógicas implementadas em uma disciplina de Engenharia de Transportes. Para analisar o aproveitamento da amostra submetida às alternativas instrucionais foram utilizadas as respostas dos estudantes a um questionário para avaliação do aprendizado, elaborado pelo professor. Este instrumento contribuiu para avaliar e comparar o aprendizado da amostra com uma turma de alunos submetida ao modelo tradicional de ensino. As respostas foram agrupadas e analisadas por meio de mapas cognitivos, contribuindo para a investigação dos efeitos do método PBL e da ocorrência de aproveitamentos diferenciados entre os alunos. Os resultados indicam que os estudantes obtiveram maior envolvimento, desenvolvimento de comportamentos e atitudes, comprometimento com a própria aprendizagem e um aproveitamento significativamente melhor com o novo desenho da disciplina.<hr/>The purpose of this study is to investigate the learning performance of the Civil Engineering students using the Problem Based Learning (PBL) method as part of instructional innovations that took place in an Engineering Transportation course. We used the answers of the learning evaluation questionnaire to analyze the performance of the sample, which was submitted to the method, and the PBL effects resulted. This questionnaire contributed to evaluate and compare the learning of this sample with a group of students submitted to the traditional design. Cognitive maps were used as a strategy to investigate the effects of PBL and the occurrence of distinct learning performance among students. The results indicated that PBL students were engaged in their own learning, and their own performance. In addition, they achieved ber behavior development and attitude, involvement, and a significant learning performance with the new design course.<hr/>El objetivo de este estudio es investigar el aprovechamiento de los estudiantes del curso de Ingeniería Civil en el que fue aplicado el método "Aprendizaje Basado en Problemas" (PBL) como parte de innovaciones pedagógicas implementadas en una asignatura del area de Ingeniería de Transportes. Para analisar el aprovechamiento de la muestra sometida a las alternativas instruccionales fueron utilizadas las respuestas de los estudiantes a un cuestionario para evaluación del aprendizaje elaborado por el profesor. Este instrumento contribuyó para evaluar y comparar el aprendizaje de la muestra con un grupo de alumnos sometidos al modelo tradicional de enseñanza. Las respuestas fueron agrupadas y analisadas por medio de mapas cognitivos, contribuyendo con la investigación de los efectos del método PBL y de la ocurrencia de aprovechamientos diferenciados entre los alumnos. Los resultados indican que los estudiantes obtuvieron mejor envolvimiento, desarrollos de comportamientos y actitudes, compromiso con el propio aprendizaje y un aprovechamiento significativamente mejor con el nuevo diseño de la asignatura.