Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720140002&lang=pt vol. 27 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Pedagogia universitária</b>: <b>Valorizando o ensino e a docência na universidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como e em que circunstâncias processos de formação relativos ao saber ser professor podem ser desenvolvidos em uma universidade complexa? O texto aponta possíveis respostas a essa questão, a partir da análise da constituição de uma política de formação dos docentes em uma universidade pública - Universidade de São Paulo, Brasil -, cuja tradição das atividades de pesquisa se sobrepõe às de ensino. Para ampliar a compreensão da experiência empreendida, discute o significado do ensino de graduação no contexto da crise da universidade contemporânea e aponta a relevância dos docentes para assegurar o significado social da universidade. Teve como instrumentos que sustentam a análise os registros escritos e as pesquisas produzidas pelos participantes do processo (docentes, gestores, doutorandos). Considerando o marco teórico-conceitual sobre docência universitária, os resultados da análise apontam algumas contribuições para a área: a importância do enraizamento institucional de políticas de formação pedagógica de docentes universitários; a inserção destas no orçamento institucional; a diversidade de ações formativas; e a valorização da produção científica dos docentes sobre ensino.<hr/>How and under what circumstances training processes regarding how to be a teacher can be developed at a complex university? The paper suggests possible answers to this question, from analysis of the establishment of a teacher education policy at a public university - University of São Paulo, Brazil - whose tradition of research activities overlaps with teaching. To broaden understanding of the undertaken experience, it discusses the meaning of higher education in the context of contemporary university crisis and analyses experiences in institutions that point the importance of teachers to ensure the social significance of university. The analysis is supported by written records and research produced by participants of the process (teachers, managers, doctoral students) as instruments. Considering a conceptual framework of university teaching, the results show some contributions to the field: importance of institutional rooting of policies for pedagogical education of university teachers; inclusion of these policies in the institutional budget; diversity of these educational activities; and enhancement of research findings of teachers about teaching.<hr/>Comment et dans quelles circonstances les processus de formation concernant le "savoir être" enseignant peuvent être développés au sein d’une université complexe? Ce texte propose quelques réponses possibles à cette question, à partir de l’analyse de la constitution d’une politique de formation d’enseignants au sein d’une université publique - l’Université de São Paulo, Brésil - dont la tradition privilégie la recherche en dépit de l’enseignement. Pour mieux comprendre l’expérience réalisée, nous discutons le sens des cursus de licence dans le cadre de la crise de l’université contemporaine et analysons plusieurs expériences institutionnelles qui indiquent l´importance des enseignants pour assurer le rôle social de l´université. Les notes prises et les recherches réalisées par les participants du processus (professeurs, gestionnaires, doctorants) sont à la base de cette étude. Considérant le cadre théorique et conceptuel de l’enseignement à l’université, les résultats de l’analyse apportent quelques contributions à ce domaine: l’enracinement institutionnel des politiques de formation pédagogique des enseignants universitaires; l’inclusion de cette formation dans le budget de l´université; la diversité des actions formatives; et la valorisation de la production scientifique des professeurs sur l’enseignement. <![CDATA[<b>Estudantes adultos no Ensino Superior</b>: <b>O que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.<hr/>This article refers to a study about adult students who have gained entry to Portuguese universities under the "Over 23s" admission process. It aims to analyse the main problems that such students face, especially those who are older and who are known in the literature as mature students. For personal and professional reasons, these students took the decision to obtain an academic degree, but they are not on an equal footing with the other colleagues who accessed Higher Education in a traditional way, with whom they do not share the same motivations and interests. Some limitations caused by age require a permanent adjustment between their real capacity for achievement and the demands of university life, and they experience a pressure to succeed imposed by their personal and, often, by their professional lives. Biographic interviews were carried out with 5 students with older ages (between 45 and 60 years), with the aim of understanding the challenges and the limitations they face, but also to discover the strategies they use to "survive" and to achieve "success" in a university setting.<hr/>Este artículo hace referencia a un estudio sobre los adultos que accedieron a las universidades portuguesas mediante la opción para "Mayores de 23". Pretende analizar los principales problemas con los que se encuentran estas personas, sobre todo las que tienen una edad más avanzada y que, en la literatura de la especialidad, se denominan mature students. Estos estudiantes, tras ponderar razones personales y profesionales, tomaron la decisión de obtener un grado académico, pero no se encuentran en igualdad de condiciones frente a sus compañeros que ingresaron en la Educación Superior en la forma tradicional, con los cuales no comparten las mismas motivaciones ni intereses. Algunas limitaciones impuestas por la edad exigen un ajuste constante entre la capacidad de realización efectiva y las exigencias impuestas por el mundo universitario, lo cual les somete a una presión impuesta para lograr el éxito en la vida personal y, muchas veces, profesional. Se han hecho entrevistas biográficas de 5 sujetos con edades avanzadas (entre 45 y 60 años), con el objetivo no sólo de comprender los retos y las limitaciones que enfrentan, sobre todo los adultos mayores, sino también para conocer las estrategias que utilizan para "sobrevivir" y lograr el "éxito" en el ámbito universitario. <![CDATA[<b>Processo de supervisão em jardim de infância</b>: <b>Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento, permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e, consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias, as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas.<hr/>This article is based on a supervision process that aimed to listen to two childhood educators that told their experiences, in order to share their educational practices. This collaborative supervision process was evidenced in the stories of the educators as promoters of professional development and improvement of the educational practices. The reflection is the central element for this development, allowing the attribution of meaning to the pedagogical action. The study has a qualitative and interpretative nature. The narrative was the method of listening and reflection, using Labov’s model (1972/1982) for the analysis of the narratives. This study suggests that the integrated reflection process in the supervision allowed for the improvement of the educational practices and, consequently, professional development. While telling their stories, the educators remembered, analyzed and incorporated the reflection of their educational experiences in their practices.<hr/>Cet article a comme base un processus de supervision qui visait l’écoute de deux assistantes maternelles qui nous ont racontés leurs expériences, de façon à nous faire connaître leurs pratiques éducatives. Ce processus de supervision collaborative et de réflexion a été mis en évidence dans les récits des assistantes maternelles, quand elles indiquent que celui-ci promeut le développement professionnel et l’amélioration des pratiques éducatives, faisant de la réflexion l’élément central pour ce développement, permettant l’attribution d’un sens à l’action pédagogique. Cette étude est de nature qualitative et interprétative et a comme fil conducteur l’écoute et la réflexion, utilisant pour l’analyse des narratives le modèle évaluateur de Labov (1972, 1982).Cette étude suggère que le processus de réflexion, intégré à la supervision, a permis une amélioration des pratiques éducatives et, par conséquent, le développement professionnel. En racontant leurs histoires, les assistantes maternelles se rappellent, analysent et incorporent la réflexion sur leurs expériences éducatives dans leur pratique. <![CDATA[<b>Os projetos de trabalho</b>: <b>Uma experiência integradora na formação inicial de professores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo problematizar o papel da investigação nos cursos de formação inicial de professores a partir do relato de uma experiência com projetos integradores (PI). Fundamenta o seu desenvolvimento em três conceitos organizadores: formação inicial de professores, currículo integrado e interdisciplinaridade. Discute a importância de um currículo de formação que possibilite a relação teoria e prática, o diálogo entre as disciplinas, a reflexão e a crítica. Destaca a importância da disponibilidade dos professores de diferentes áreas disciplinares no compartilhamento de suas experiências, seus saberes, suas certezas e incertezas. Tem como contexto de análise o relatório elaborado pelo grupo-classe de uma turma do terceiro período da licenciatura em Espanhol. Baseia-se nos princípios da pesquisa qualitativa. Destaca os indicadores que apontam a integração das disciplinas a partir do PI e a importância deste para a formação do professor-pesquisador e para a integração do grupo-classe.<hr/>This article aims to discuss the role of research in the initial teacher education courses based on an experience with integration projects (IP). Its development is based on three organizing concepts: initial teacher training, integrated curriculum and interdisciplinarity. It also discusses the importance of a teacher education curriculum which enables the relation between theory and practice, as well as the dialogue between subjects, reflection and critique. This work also highlights the importance of the availability of teachers from different disciplines for sharing their experiences, their knowledge, their certainties and uncertainties. It has as an analysis context a report prepared by a third period class (second year college) with major in Spanish. It is based on the principles of qualitative research. This work emphasizes the indicators which point to the integration of disciplines starting from the IP and its importance to the formation of the research teacher and for the integration of the group-class.<hr/>Ce travail qualitatif a comme objectif problématiser le rôle de la recherche dans les cursus de formation initiale de professeurs à partir du récit d'une expérience avec des projets intégrateurs (PI). Son développement a comme base trois concepts organisateurs: formation initiale de professeurs, curriculum intégré et interdisciplinarité. Il discute l'importance d'un curriculum de formation qui permette la relation entre théorie et pratique, le dialogue entre les disciplines, la réflexion et la critique. Il met en évidence l'importance de la disponibilité des professeurs de différents domaines disciplinaires dans l'échange de leurs expériences, leurs savoirs, leurs certitudes et incertitudes. Il a comme contexte d'analyse le rapport élaboré par le groupe-classe d'un groupe du troisième trimestre de la licence en Espagnol. Il met en évidence les indicateurs qui montrent l'intégration des disciplines à partir du PI et l'importance de celui-ci pour la formation du professeur-chercheur et pour l'intégration du groupe-classe. <![CDATA[<b>Tecnologias digitais na gestão escolar</b>: <b>Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação de cariz descritivo, desenvolvida junto de 133 diretores de escolas e agrupamentos de escolas do ensino público de Portugal continental, onde se procurou analisar o índice de utilização das tecnologias digitais (TD) nas práticas de gestão escolar e o sentido de autoeficácia na utilização das mesmas, apresentados pelos diretores escolares. O processo de recolha de dados estruturou-se com base na aplicação de duas escalas organizadas num único instrumento disponibilizado online: a ‘Computer self-efficacy scale’ e a ‘Escala de utilização das TD nas práticas de gestão escolar’, no ano letivo 2012-2013. Os resultados tendem a evidenciar que os diretores escolares apresentam scores médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das TD nas suas práticas profissionais. O estudo procurou ainda explorar as necessidades de formação na área das TD e, apesar dos scores favoráveis de proficiência e utilização das mesmas nas práticas profissionais, os diretores referem importantes necessidades de formação.<hr/>This paper presents the results of a study organized according to the post-positivist research paradigm and is assumed a descriptive study involving 133 participants (16%) of a universe of 831 principals of the Portuguese public schools. This study aims to analyze the practices and proficiency levels in digital technology (DT) use presented by the Portuguese school principals. Data collection process was based on the application of two online self-report scales: ‘Computer self-efficacy scale’ and the ‘DT use in scholar administration practices scale’, in the school year of 2012-2013. The results show favorable scores both in DT proficiency level and in the use of digital technologies in professional practices. Therefore schools principals reported favorable personal attitudes towards the use of DT in their own professional activities. The study also explores the principals’ training needs in the area of digital technologies and even though the levels of DT use in professional practices are positive, principals pointed out significant needs regarding ICT training.<hr/>En este trabajo se hace la presentación de los resultados de un estudio de carácter descriptivo, desarrollado con 133 directores de escuelas de la educación pública de Portugal, donde se buscó analizar el índice de utilización de las tecnologías digitales (TD) en prácticas de administración de la escuela y el sentido de la autoeficacia en el uso de las mismas, presentados por los directores de escuela. El proceso de recolección de datos se estructura a partir de la aplicación de dos escalas: la ‘Computer self-eficacy scale’ y la ‘Escala de uso de las TIC en las prácticas de administración de la escuela’, en el año académico 2012-2013. Los resultados tienden a mostrar que los directores de escuelas tienen puntuaciones medias favorables de autoeficacia y el uso de TD en sus prácticas profesionales. El estudio también trató de explorar las necesidades de formación en el ámbito de la TD y, a pesar de las puntuaciones favorables de competencia y el uso de TD en las prácticas profesionales, los directores refieren necesidades de formación importantes. <![CDATA[<b>Prevenção do consumo de álcool em manuais escolares de Ciências Naturais portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O consumo de álcool é um problema grave, muito prevalente e em crescimento entre adolescentes escolarizados. Por este motivo, a prevenção do consumo de álcool deve ser realizada na escola. Os manuais escolares são um recurso a ser usado nos processos preventivos. A presente investigação tem como objetivo analisar as abordagens ao tema do consumo de álcool propostas pelos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais para o 9.º ano de escolaridade. Neste sentido, procedeu-se à análise de conteúdo de sete manuais escolares existentes em Portugal para o ano letivo de 2008/2009, que estarão em vigor até ao ano de 2014. Os manuais escolares abordam a problemática do consumo de álcool de forma muito incompleta e superficial. Em nenhum manual são sugeridas atividades que desenvolvam nos estudantes competências para resistir às pressões que frequentemente conduzem ao consumo. Os autores dos manuais devem ter em conta a necessidade de aprofundar este tema.<hr/>Alcohol consumption is a serious problem, very prevalent and growing among schooled adolescents. For that reason, the prevention of alcohol consumption should be carried out at school. School textbooks are a resource to be used in preventive processes. The objective of the present investigation is to analyze the approaches to contents concerning alcohol consumption proposed in 9th grade Portuguese Natural Sciences’ school textbooks. For that, one has proceeded to the contents analysis of the seven school books in Portugal for the school year of 2008/2009. These textbooks will be used until 2014. School textbooks approach the alcohol consumption problem in a very incomplete and superficial way. None suggests activities to develop students’ competences to resist to pressures leading to consumption. School textbook authors should take into account the need to discuss this topic.<hr/>La consommation d'alcool est très répandue parmi les étudiants adolescents devient, de plus en plus, un problème sérieux. C’est pourquoi la prévention doit se faire à l'école et les manuels scolaires sont une ressource importante dans ce processus. Cette étude analyse les approches à la question de la consommation d'alcool proposées par les manuels portugais de Sciences Naturelles (9ième année de scolarité). Ainsi, nous avons analysé sept manuels scolaires existant au Portugal pour l’année scolaire 2008/2009 et utilisés jusqu'à 2014. Ces manuels traitent la question de la consommation d'alcool de façon très incomplète et assez superficielle. En aucun cas, nous avons trouvé des suggestions d'activités qui puissent développer chez les jeunes les compétences nécessaires pour résister aux pressions qui mènent, souvent, à la consommation. Les auteurs de manuels devraient prendre en compte le besoin d'approfondir cette thématique.