Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720230002&lang=pt vol. 36 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Diversidade nas Ciências da Educação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No Brasil, a teoria do professor reflexivo vem sendo alvo de discussão em cursos de formação continuada e nos documentos oficiais orientadores de formação inicial. Entretanto, será que os professores desenvolvem uma prática reflexiva, ou essa prática fica só nas orientações documentais? Com o objetivo de responder a esse questionamento, realizamos uma pesquisa com quinze professores de uma escola pública localizada no estado de São Paulo, Brasil. Para essa pesquisa, baseamo-nos em três questões propostas por McKay (2008). Essas questões versaram sobre o planejamento das atividades pedagógicas, em que se baseavam para avaliar as suas aulas e em que momento refletiam sobre sua prática. Os resultados evidenciaram que a maioria segue o currículo do estado de São Paulo, e as reações dos alunos foram o parâmetro mais utilizado para a avaliação das aulas ministradas, nas quais os professores desenvolvem principalmente a reflexão na ação. Com essa pesquisa percebemos que para esse grupo de professores, torna-se importante um aprofundamento da reflexão sobre as suas práticas.<hr/>ABSTRACT In Brazil, the theory of reflective teacher has been the subject of discussion in continuing education courses and in the official documents that guide initial education. However, do teachers actually develop a reflective practice, or does such practice remains only in official guidelines? In order to answer this question, we conducted a research with fifteen teachers from a public school located in the state of São Paulo, Brasil. For this research, we based ourselves on three questions proposed by McKay (2008). These questions were about the planning of pedagogical activities, what they used to evaluate their classes and when they reflected on their practice. The results showed that most of the teachers follow São Paulo state curriculum; and the students’ reactions were the most used parameter for the evaluation of their classes, in which teachers mainly develop the reflection on action. With this research we realized that for this group of teachers, it is important to deepen the reflection on their practices.<hr/>RESUMEN En Brasil, la teoría del profesor reflexivo ha sido discutida en cursos de formación continua y en los documentos oficiales que orientan la formación inicial. Sin embargo, ¿desarrollan los docentes una práctica reflexiva, o esta práctica está solo en las pautas documentales? Para responder a esta pregunta, realizamos una encuesta con quince profesores de una escuela pública ubicada en el estado de São Paulo, Brasil. Para esta investigación, nos basamos en tres preguntas propuestas por McKay (2008). Estas preguntas fueron sobre la planificación de las actividades pedagógicas, qué utilizaban para evaluar sus clases y en qué momento reflexionaban sobre su práctica. Los resultados mostraron que la mayoría sigue el currículo del estado de São Paulo, y las reacciones de los estudiantes fueron el parámetro más utilizado para la evaluación de las clases impartidas, en las que los docentes desarrollan principalmente la reflexión en acción. Con esta investigación, nos damos cuenta de que para este grupo de profesores es importante profundizar la reflexión sobre sus prácticas. <![CDATA[Consciência e esclarecimento no <em>Boletim de Eugenia</em> (1929-1933): Repensando o conceito de <em>educação eugênica</em> no Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT This article analyzes the concept of eugenic education in the Boletim de Eugenia (1929-1933), the biggest specialized newspaper in the science of racial improvement and the main means of scientific racism's dissemination in Brazil. Edited in Rio de Janeiro by the doctor and pharmacist Renato Kehl between 1929 and 1931, its direction was assumed from 1932 by the professors of the Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) Octavio Domingues and Salvador de Toledo Piza Júnior. Besides changing the periodical's characteristics, losing the aspect of a propaganda newspaper, and assuming the format of a scientific journal, the two renowned geneticists from Piracicaba scientifically supported Kehl's Mendelian eugenics, ensuring the continuity and radicalization of his project. Taking as a theoretical-methodological framework documentary research in dialogue with Critical Theory, we investigate the mobilization and the interrelation between the concepts of consciousness and enlightenment in the articles published in the Boletim de Eugenia. We found that the concept of eugenic education was presented in an ambiguous and contradictory way in these texts, reflecting the broad sense in which the term was structured by Francis Galton, but also how the notions of enlightenment and eugenic consciousness were interpreted by the journal's directors. We conclude that the term eugenic education, used in a generalizing form in the historiography of eugenics, is insufficient for a critical understanding of the narrow and broad meanings of education developed from Galton to the most radical members of the Brazilian eugenic movement.<hr/>Resumo O presente artigo analisa o conceito de educação eugênica no Boletim de Eugenia (1929-1933), o maior periódico especializado na ciência do melhoramento racial e principal meio de disseminação do racismo científico no Brasil. Editado no Rio de Janeiro pelo médico e farmacêutico Renato Ferraz Kehl entre 1929 e 1931, sua direção foi assumida a partir de 1932 pelos professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Júnior. Além de alterarem as características do periódico, perdendo o aspecto de jornal de propaganda e assumindo o formato de revista científica, os dois renomados geneticistas de Piracicaba respaldaram cientificamente a eugenia mendeliana de Kehl, garantindo a continuidade e a radicalização de seu projeto. Tomando como aporte teórico-metodológico uma pesquisa documental em diálogo com a Teoria Crítica, investigamos a mobilização e a inter-relação entre os conceitos de consciência e esclarecimento nos artigos publicados no Boletim de Eugenia. Constatamos que o conceito de educação eugênica se apresentou de forma ambígua e contraditória nesses textos, refletindo o sentido amplo no qual o termo foi estruturado por Francis Galton, mas também a maneira particular como as noções de esclarecimento e consciência eugênica foram interpretadas pelos diretores do periódico. Concluímos que o termo educação eugênica, empregado de forma generalizante na historiografia da eugenia, é insuficiente para uma compreensão crítica dos sentidos restrito e amplo da educação desenvolvidos desde Galton até aos membros mais radicais do movimento eugenista brasileiro.<hr/>Resumen Este artículo analiza el concepto de educación eugenésica en el Boletim de Eugenia (1929-1933), el mayor periódico especializado en la ciencia del mejoramiento racial y el principal medio de difusión del racismo científico en Brasil. Editado en Río de Janeiro por el médico y farmacéutico Renato Ferraz Kehl entre 1929 y 1931, su dirección fue asumida a partir de 1932 por los profesores de la Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) Octavio Domingues y Salvador de Toledo Piza Júnior. Cambiando las características del periódico, perdiendo el aspecto periodístico de propaganda y asumiendo el formato de revista científica, los dos reconocidos genetistas de Piracicaba apoyaron científicamente la eugenesia mendeliana de Kehl, garantizando la continuidad y radicalización de su proyecto. Utilizando la investigación documental en diálogo con la Teoría Crítica como aporte teórico-metodológico, analizamos la movilización y la interrelación entre los conceptos de conciencia y esclarecimiento en los artículos publicados en el Boletim de Eugenia. Demostramos que el concepto de educación eugenésica se presentó de manera ambigua y contradictoria en estos textos, reflejando el sentido amplio en que el término fue estructurado por Francis Galton, pero también la forma particular en que se interpretaran las nociones de esclarecimiento y conciencia eugenésica por los directores de la revista. Concluimos que el término educación eugenésica, utilizado de manera general en la historiografía de la eugenesia, es insuficiente para una comprensión crítica de los significados estrechos y amplios de la educación desarrollada desde Galton hasta los miembros más radicales del movimiento eugenésico brasileño. <![CDATA[Perspetivas de professores sobre o planeamento para a melhoria das escolas: Processos, fatores críticos e resultados percebidos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT Strategic planning and strategic action have been identified as valuable frameworks for school improvement. Therefore, school reforms in different parts of the world have mandated formal planning to support improvement. However, planning is only sometimes fully embraced and knowledge-based, raising questions about schools' efficacy in strategic planning and action processes. In that sense, developing a better understanding of strategic planning and action is critical. This study focuses on the school planning processes in Portuguese schools by exploring how three Portuguese schools engaged in strategic action planning processes. A qualitative approach was employed. School strategic processes, critical factors for high-quality strategic action and planning, and perceived outcomes of strategic action plans were identified. The findings indicate that schools have embraced strategic action plans, despite the difficulties encountered during the planning and implementing process. Planning was limited by deadlines, failing in teachers, and other stakeholders' participation. Limited financial support and human resources were identified as factors hindering plan implementation. Compromise to school mission was identified as the main factor facilitating planning and action. The results point to crucial challenges for policymakers and school leaders. It also has relevant implications for future research related to school improvement.<hr/>RESUMO O planeamento estratégico e a ação estratégica foram identificados como marcos valiosos para a melhoria da escola. Por conseguinte, as reformas escolares em diferentes partes do mundo exigiram um planeamento formal para apoiar a melhoria. No entanto, o planeamento nem sempre é totalmente adotado e baseado em conhecimento, o que levanta questões sobre a eficácia das escolas no planeamento estratégico e nos processos de ação. Nesse sentido, é importante desenvolver uma melhor compreensão do planeamento e da ação estratégicos. Este estudo centra-se nos processos de planeamento nas escolas portuguesas, explorando a forma como três escolas se envolveram em processos de planeamento estratégico de ação. Foi realizado um estudo qualitativo. Foram identificados os processos estratégicos das escolas, os fatores críticos para uma ação e planeamento estratégicos de alta qualidade e os resultados percebidos de planos de ação estratégica. Os resultados indicam que as escolas adotaram planos de ação estratégica, apesar das dificuldades encontradas durante o processo de planeamento e implementação. O planeamento foi limitado por prazos bem como pelas limitadas oportunidades de participação dos professores e de outros intervenientes educativos. Apoio financeiro e recursos humanos limitados foram identificados como fatores que dificultam a implementação do plano. O compromisso com a missão escolar foi identificado como o principal fator que facilita o planeamento e a ação. Os resultados deste estudo apontam para desafios significativos para os decisores políticos e líderes escolares. Também tem implicações relevantes para pesquisas futuras relacionadas com a melhoria escolar.<hr/>RESUMEN La planificación estratégica y la acción estratégica se han identificado como marcos valiosos para la mejora escolar. Por lo tanto, las reformas escolares en diferentes partes del mundo han exigido una planificación formal para apoyar la mejora. Sin embargo, la planificación no siempre se adopta plenamente ni se basa en el conocimiento, lo que plantea interrogantes sobre la eficacia de las escuelas en los procesos de planificación y acción estratégicos. En ese sentido, es importante desarrollar una mejor comprensión de la planificación y la acción estratégicas. Este estudio se centra en los procesos de planificación escolar en las escuelas portuguesas mediante la exploración de cómo tres escuelas participaron en los procesos de planificación de acciones estratégicas. Se utilizó un diseño cualitativo. Se identificaron los procesos estratégicos escolares, los factores críticos para una acción y planificación estratégicas de alta calidad y los resultados percibidos de los planes de acción estratégicos. Los resultados indican que las escuelas adoptaran planes de acción estratégicos, a pesar de las dificultades encontradas durante el proceso de planificación e ejecución. La planificación se vio limitada por los plazos, y por las escasas oportunidades de participación de los profesores y otras partes interesadas. El apoyo financiero y los recursos humanos limitados se identificaron como factores que obstaculizan la implementación del plan. El compromiso con la misión de la escuela se identificó como el principal factor que facilita la planificación y la acción. Los resultados de este estudio señalam importantes retos para los responsables por las políticas y los líderes escolares. También tiene implicaciones relevantes para futuras investigaciones relacionadas con la mejora escolar. <![CDATA[Salas de aula multigraduadas: Vantagens, dificuldades e propostas de melhoria expressas pelos professores da Galiza-Espanha]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Las aulas multigrado ofrecen numerosos beneficios y posibilidades educativas, y no sólo en los entornos rurales. Sin embargo, son muchas las dificultades con las que se encuentra el profesorado de este tipo de aulas; entre otras, la falta de formación especializada o el insuficiente apoyo de la administración. El propósito de esta investigación es conocer la percepción del profesorado de las aulas multigrado de Galicia (España) respecto a las posibilidades de la multigraduación, las limitaciones y las propuestas de mejora necesarias para la optimización de este modelo educativo. Los resultados evidencian que la realidad educativa donde un porcentaje importante de la población escolar está atendida en aulas multigrado requiere medidas específicas que ayuden a los desafíos de esta tipología de aulas. Consecuentemente, es necesario el apoyo de la administración educativa y la consideración de la multigraduación no sólo como una estrategia que evita el cierre de las escuelas rurales, sino como modelo de innovación. Urge hacer una apuesta que provoque una revalorización de este tipo de aulas.<hr/>ABSTRACT Multigrade classrooms offer many educational benefits and possibilities, and not only in rural settings. However, there are many difficulties encountered by teachers in this type of classrooms; among others, the lack of specialised training or the insufficient support from the administration. The purpose of this research is to find out the perception of teachers in multigrade classrooms in Galicia (Spain) regarding the possibilities of multigrade teaching, the limitations and proposals for improvement necessary for the optimisation of this educational model. The results show that the educational reality where a significant percentage of the school population is attended in multigrade classrooms requires specific measures to help with the challenges of this type of classroom. Consequently, the support of the educational administration and the consideration of multigrade not only as a strategy that avoids the closure of rural schools, but also as a model of innovation are necessary. It is urgent to make a commitment that will lead to a revaluation of this type of classroom.<hr/>RESUMO As salas de aula multigraduadas oferecem muitos benefícios e possibilidades educacionais, e não apenas em ambientes rurais. Contudo, são muitas as dificuldades encontradas pelos professores neste tipo de salas de aula; entre outras, a falta de formação especializada ou o apoio insuficiente da administração. O objetivo desta investigação é conhecer a perceção dos professores de salas de aula multigraduadas da Galiza (Espanha) relativamente às possibilidades do ensino multigraduado, às limitações e propostas de melhoria necessárias para a otimização deste modelo educativo. Os resultados mostram que a realidade educacional em que uma percentagem significativa da população escolar tem aulas em salas de aula com vários graus de ensino exige medidas específicas para enfrentar os desafios deste tipo de aulas. Consequentemente, é necessário o apoio da administração e a consideração da multigraduação não apenas como estratégia que evita o encerramento de escolas rurais, mas também como modelo de inovação. É urgente assumir um compromisso que conduza a uma revalorização deste tipo de sala de aula. <![CDATA[Educação STEM no desenvolvimento das estruturas cognitivas acerca das transformações de energia: Um estudo com alunos do 9.º ano]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O conceito de energia, embora sendo um conceito central no ensino das Ciências, é um conceito abstrato, cuja compreensão coloca muitos desafios e dificuldades aos alunos. De igual forma, os fenómenos associados a este conceito, nomeadamente as transformações de energia, revestem-se de particular dificuldade conceptual para grande parte dos alunos. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer o efeito de uma atividade STEM (Science, Tecnhology, Engineering, and Mathematics), para o ensino, em contexto formal, do tópico “Transformações de Energia”, nas estruturas cognitivas de 31 alunos do 9.º ano de escolaridade. O estudo seguiu um design de pré-teste e pós-teste, com um grupo único. A recolha de dados foi realizada através de um teste de associação de palavras (WAT), com seis palavras-estímulo, antes e depois da realização da atividade. Os resultados obtidos permitiram a construção de tabelas de frequências e de mapas das estruturas cognitivas dos alunos nos dois momentos. Adicionalmente, e como forma de revelar a natureza das associações de palavras feitas pelos alunos, foi solicitado que estes escrevessem frases com as palavras associadas. A análise dos resultados foi realizada tendo em conta as associações mais frequentemente indicadas pelos alunos (i.e., com base no tipo e nas frequências das palavras-resposta) e a natureza das mesmas (i.e., com base nas frases escritas pelos alunos). Tendo em conta os resultados e a sua análise, é possível concluir que houve uma evolução das estruturas cognitivas dos alunos, o que é indicativo de que o seu envolvimento na atividade STEM promoveu a construção de um conhecimento mais aprofundado sobre os conteúdos em questão.<hr/>Abstract: The concept of energy, although a central concept in Science teaching, is an abstract concept, whose understanding poses many challenges and difficulties to students. Likewise, the phenomena associated with this concept, namely energy transformations, are particularly difficult for most students. Thus, this study aimed to know the effect of a STEM activity (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), for the teaching, in a formal context, of the topic “Energy Transformations”, in the cognitive structures of 31 students attending the 9th grade. The study followed a pre-test and post-test design, with a single group. Data collection was performed through a word association test (WAT), with six stimulus words, before and after the activity. The results obtained allowed the construction of tables of frequencies and maps of the cognitive structures of the students in the two distinct moments. In addition, and as a way of revealing the nature of the word associations made by the students, they were asked to write sentences with the associated words. The analysis of the results was performed considering the associations most frequently made by the students (i.e., based on the type and frequencies of the response words) and their nature (i.e., based on the sentences written by the students). Considering the results and their analysis, it is possible to conclude that there was an evolution of the cognitive structures of the students, which is indicative that their involvement in the STEM activity promoted the construction of a more in-depth knowledge about the contents in question.<hr/>Resumen: El concepto de energía, aunque es un concepto central en la enseñanza de las Ciencias, es un concepto abstracto, cuya comprensión plantea muchos desafíos y dificultades a los estudiantes. Del mismo modo, los fenómenos asociados con este concepto, a saber, las transformaciones energéticas, son particularmente difíciles para la mayoría de los estudiantes. Así, este estudio tuvo como objetivo conocer el efecto de una actividad STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), para la enseñanza, en un contexto formal, del tema “Transformaciones Energéticas”, en las estructuras cognitivas de 31 estudiantes del 9.º grado de escolaridad. El estudio siguió un diseño pre-test y post-test, con un solo grupo. La recolección de datos se realizó a través de una prueba de asociación de palabras (WAT), con seis palabras de estímulo, antes y después de la actividad. Los resultados obtenidos permitieron la construcción de tablas de frecuencias y mapas de las estructuras cognitivas de los estudiantes en los dos momentos. Además, y como una forma de revelar la naturaleza de las asociaciones de palabras hechas por los estudiantes, se les pidió que escribieran oraciones con las palabras asociadas. El análisis de los resultados se realizó teniendo en cuenta las asociaciones más frecuentemente hechas por los estudiantes (es decir, basadas en el tipo y frecuencia de las palabras de respuesta) y su naturaleza (es decir, basadas en las oraciones escritas por los estudiantes). Con base en los resultados y su análisis, es posible concluir que hubo una evolución de las estructuras cognitivas de los estudiantes, lo que es indicativo de que la su participación en la actividad STEM promovió la construcción de un conocimiento más profundo sobre los contenidos en cuestión. <![CDATA[A educação experimental: Cartas de Almeida Garrett à filha]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta e analisa as cartas privadas de João Baptista de Almeida Garrett (1799-1854) enviadas a sua filha Maria Adelaide, no período em que esta se encontrava como porcionista das Salésias, entre novembro de 1853 e 1854. Trata-se de um conjunto de 40 cartas manuscritas que permaneceram inéditas até à publicação de Correspondência Familiar (2012). Não obstante serem documentos privados de carácter inviolável, quando se lhes autoriza a publicação assumem valor histórico por reconstruírem situações da esfera familiar numa perspetiva informal raramente dada a conhecer. Num estilo direto e despretensioso, as 40 cartas são um genuíno testemunho de amorosidade paterna e um registo do investimento educativo em oitocentos, não comum em Portugal. Daí o seu significado para a literatura pedagógico-política, parca em correspondência doméstica, a que acresce o contributo para compreensão do que se afigura coerente no pensamento liberal português sob influência do romantismo: por um lado, a correlação entre ilustração e civilidade; por outro, o desnivelamento da exigência da educação em função do género. Sabendo-se que Garrett escreveu as cartas 24 anos depois da publicação do livro Da Educação (1829), pergunta-se pela confirmação da coerência ideológica na transição do plano teórico generalizado para o plano prático individualizado.<hr/>Abstract: The text presents and analyses the private letters of João Baptista de Almeida Garrett (1799-1854) sent to his daughter Maria Adelaide, during the period when she was an internal student of the Salésias, between November 1853 and 1854. It is a set of 40 handwritten letters that remained unpublished until the publication of Correspondência Familiar (2012). Although these are private documents of an inviolable nature, when they are authorised for publication they take on historical value by reconstructing situations in the family sphere from an informal perspective rarely made known. In a direct and unpretentious style, the 40 letters are a genuine testimony of paternal love and a record of educational investment in the eighteenth century, not common in Portugal. Hence its significance for the pedagogical-political literature, scarce in domestic correspondence, which adds to the contribution to the understanding of what seems coherent in the Português liberal thought under the influence of romanticism: on the one hand, the correlation between illustration and civility; on the other hand, the unevenness of the demand for education according to gender. Knowing that Garrett wrote the letters 24 years after the publication of the book Da Educação (1829), we wonder about the confirmation of the ideological coherence in the transition from the generalized theoretical plan to the individualized practical plan.<hr/>Resumen El texto presenta y analiza las cartas privadas de João Baptista de Almeida Garrett (1799-1854) enviadas a su hija Maria Adelaide, durante el período en que fue aluna interna de las Salésias, entre noviembre de 1853 y 1854. Se trata de un conjunto de 40 cartas manuscritas que permanecieron inéditas hasta la publicación de Correspondência Familiar (2012). Aunque se trata de documentos privados de carácter inviolable, cuando se autoriza su publicación adquieren valor histórico al reconstruir situaciones del ámbito familiar desde una perspectiva informal raramente dada a conocer. En un estilo directo y sin pretensiones, las 40 cartas son un auténtico testimonio de amor paterno y un registro de la inversión educativa en el siglo XVIII, poco común en Portugal. De ahí su importancia para la literatura pedagógico-política, escasa en la correspondencia doméstica, que se suma a la contribución a la comprensión de lo que parece coherente en el pensamiento liberal portugués bajo la influencia del romanticismo: por un lado, la correlación entre ilustración y civismo; por otro, la desigualdad de la demanda de educación según el género. Sabiendo que Garrett escribió las cartas 24 años después de la publicación del libro Da Educação (1829), nos preguntamos sobre la confirmación de la coherencia ideológica en la transición del plan teórico generalizado al plan práctico individualizado. <![CDATA[Descrição da variação multimodal dos textos de estudantes da área da saúde: Uso e frequência de recursos semióticos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El actual contexto cultural e histórico ha puesto en evidencia la necesidad de considerar en el desarrollo de la escritura en estudiantes universitarios desde un enfoque multimodal. Lo anterior por el panorama tecnológico y semiótico en expansión y la tendencia a entender la comunicación desde un enfoque multimodal. En este marco, esta investigación describe el uso y funciones de los recursos semióticos de los textos que habitualmente escriben estudiantes universitarios del área de la salud. Se aplicó un cuestionario a una muestra estratificada de 255 estudiantes de 8 carreras de las ciencias de la salud. Tras el análisis estadístico descriptivo, los resultados muestran que existen diferencias disciplinares en el uso y función, en otras palabras, el uso de recursos semióticos varia dependiendo de la carrera que se estudia, lo que constituye un desafío para la enseñanza de la escritura desde un punto de vista multimodal.<hr/>Abstract The current cultural and historical context has highlighted the need to consider the development of writing in university students from a multimodal approach. The first is due to the expanding technological and semiotic landscape and the tendency to understand communication from a multimodal approach. Within this framework, this research describes the use and functions of the semiotic resources of the texts that university students in the health area usually write. A questionnaire was applied to a stratified sample of 255 students from 8 health sciences careers. After the descriptive statistical analysis, the results show that there are disciplinary differences in the use and function, that is, the use of semiotic resources varies according to the career being studied, which constitutes a challenge for the teaching of writing from a multimodal view.<hr/>Resumo O atual contexto cultural e histórico tem evidenciado a necessidade de se pensar o desenvolvimento da escrita nos estudantes universitários a partir de uma abordagem multimodal. Tal facto deve-se ao cenário tecnológico e semiótico em expansão e à tendência de compreender a comunicação a partir de uma abordagem multimodal. Nesse quadro, esta pesquisa descreve o uso e as funções dos recursos semióticos dos textos que estudantes universitários da área da saúde costumam escrever. Aplicou-se um questionário a uma amostra estratificada de 255 alunos de 8 carreiras da área da saúde. Após a análise estatística descritiva, os resultados mostram que existem diferenças disciplinares no uso e na função, ou seja, o uso dos recursos semióticos varia de acordo com a carreira em que se estuda, o que se constitui em um desafio para o ensino da escrita a partir de uma visão multimodal. <![CDATA[Protagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escola]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, explicitamos os aspectos teóricos relevantes à promoção do protagonismo infantojuvenil no ambiente escolar, no sentido de enfrentar a invisibilidade a partir da infância e, também, facilitar o seu desenvolvimento. Partimos da abordagem da Psicologia Cultural, de orientação semiótica, para explicar a conceituação de protagonismo infantojuvenil. Este é compreendido como o resultado de crenças, valores e práticas sociais que promovem a real participação na construção, e em possíveis mudanças, das práticas sociais e pedagógicas do ecossistema escolar, por meio do compartilhamento de tarefas e responsabilidades com os adultos, segundo a capacidade de todos os envolvidos. De acordo com uma orientação para o protagonismo, os sujeitos podem desenvolver, através das práticas sociais e pedagógicas, a agência e a responsabilidade, o que permite a construção coletiva de crenças e valores pró-sociais. Argumentamos sobre como a criação de um ambiente dialógico pode se contrapor às crenças na incapacidade e incompletude infantojuvenil, as quais estão na base da invisibilidade desse grupo etário. Conclui-se que o protagonismo infantojuvenil, como valor fundamental, é necessário para promover práticas culturais e pedagógicas que considerem as vozes e sugestões no contexto educativo. Tais práticas, por sua vez, aumentarão a motivação, agência, autonomia e a capacidade de reflexão, com impacto positivo nas relações e experiências de ensino-aprendizagem.<hr/>ABSTRACT In this paper, we elaborate on theoretical issues concerning the promotion of child and young adults protagonism within school contexts. We also address how this may favor their development and visibility in such contexts. From a Cultural Psychology semiotically oriented approach, we conceptualize juvenile protagonism as the result of practices, values and beliefs that promote their actual participation in the construction, and possible changes, in social and pedagogical practices within the school ecosystem. Such participation allows them to share tasks and responsibilities with adults, according to their possibilities. Following this protagonic orientation, children and teenagers may develop, through social and pedagogical practices, their agency and responsibility, allowing for the collective construction of pro-social values and beliefs. We argue for the creation of a dialogic environment as a way to work against beliefs concerning “undeveloped” or “lack of capacity” conditions, which results in their invisibility. Therefore, juvenile protagonism, as a fundamental value to guide school activities, is necessary to foster cultural and pedagogical practices that take into account their voices and suggestions within educational contexts. Once such practices occur, they will likely increase students’ motivation, agency, autonomy and reflective capacities, with a positive effect on teaching-learning relations and experiences.<hr/>RESUMEN En este artículo explicamos los aspectos teóricos relevantes para la promoción del protagonismo infantil y juvenil en el ámbito escolar, en el sentido de enfrentar la invisibilidad desde la infancia y también facilitar su desarrollo. Partimos del enfoque de la Psicología Cultural, con una orientación semiótica, para explicar el concepto de protagonismo infantil y juvenil. Esta se entiende como el resultado de creencias, valores y prácticas sociales que promuevan la participación real en la construcción, y en los posibles cambios, de las prácticas sociales y pedagógicas del ecosistema escolar, a través del reparto de tareas y responsabilidades con los adultos, según a la capacidad de todos los involucrados. De acuerdo con una orientación hacia el protagonismo, los sujetos pueden desarrollar, a través de prácticas sociales y pedagógicas, agencia y responsabilidad, lo que permite la construcción colectiva de creencias y valores prosociales. Argumentamos sobre cómo la creación de un ambiente dialógico puede oponerse a las creencias en la incapacidad y la incompletud de los niños y adolescentes, que están en la base de la invisibilidad de este grupo etario. Se concluye que el protagonismo infantil y juvenil, como valor fundamental, es necesario para promover prácticas culturales y pedagógicas que consideren las voces y sugerencias en el contexto educativo. Tales prácticas, a su vez, incrementarán la motivación, la agencia, la autonomía y la capacidad de reflexión, con un impacto positivo en las relaciones y experiencias de enseñanza-aprendizaje. <![CDATA[Evidências de validade da escala de motivação de professores para o trabalho]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo teve por objetivo estimar indicadores de validade com base na estrutura interna e precisão da Escala de Motivação do Professor para o Trabalho, por meio de uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram 452 docentes de diferentes etapas de ensino e regiões do país. A média de idade foi de 41 anos e 7 meses (DP = 10,2), variando de 18 a 66 anos, com predominância do gênero feminino (77,9%). Os resultados da AFC indicaram a presença das quatro dimensões, conforme mencionado na literatura científica, com índices de consistência interna considerados aceitáveis e bons índices de ajuste do instrumento. Foram encontradas correlações positivas e negativas entre os fatores, todas significativas. Por fim, os professores se mostraram mais motivados autonomamente. Os resultados evidenciam importantes contribuições à área psicoeducacional, com bons indicadores psicométricos do instrumento para avaliação do construto motivacional relacionado ao trabalho docente.<hr/>ABSTRACT This study aimed to estimate validity indicators based on the internal structure and accuracy of The Work Tasks Motivation Scale for Teacher by using a Confirmatory Factor Analysis (CFA). The study was attended by 452 teachers from different stages, educational institutions, and regions of Brazil. The results from CFA indicated the presence of the four motivational dimensions, as reported in the scientific literature, with internal consistency indices considered acceptable and good fit indices for the instrument. There were significant correlations between the factors, both positive and negative. Finally, teachers proved to be more autonomously motivated. The results highlight important contributions to the psychoeducational area, with well-developed psychometric indicators of the instrument for the evaluation of the motivational construct related to the teaching work.<hr/>RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo estimar los indicadores de validez basados en la estructura interna y la precisión de la Escala de Motivación Laboral Docente, mediante un Análisis Factorial Confirmatorio (AFC). Participaron del estudio 452 docentes de diferentes etapas, instituciones educativas y regiones de Brasil. Los resultados del AFC indicaron la presencia de las cuatro dimensiones motivacionales, según la literatura científica, con índices de consistencia interna considerados aceptables y buenos índices de ajuste del instrumento. Se encontraron correlaciones positivas y negativas entre los factores, todas ellas significativas. Por último, los profesores se mostraron más motivados de forma autónoma. Los resultados muestran importantes contribuciones al área psicoeducativa, con indicadores psicométricos del instrumento bien desarrollados para la evaluación del constructo motivacional relacionado con la labor docente. <![CDATA[Professores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A escola, enquanto instituição estruturante da nossa sociedade, é influenciada pelas alterações que a própria sociedade experimenta e as quais a escola tem imperiosamente de acompanhar. A era tecnológica veio revolucionar os comportamentos da população, em particular das crianças e jovens, e dar espaço à era do m-learning, especificamente no que concerne ao uso dos telemóveis como uma ferramenta disponível para apoiar as aprendizagens. Por estes motivos, o desenvolvimento deste estudo objetivava identificar as funcionalidades dos telemóveis utilizadas pelos docentes portugueses e conhecer as suas perceções quanto à integração destes equipamentos em contextos formais de aprendizagem. A aplicação, análise e tratamento estatístico dos dados recolhidos, por meio de um questionário a 443 docentes do norte de Portugal, permitiram perceber que os docentes estão recetivos à integração dos telemóveis nas suas aulas, mas apontam várias barreiras como justificativa para os manter excluídos dessas dinâmicas. Nesta análise foi possível constatar que as ações que os docentes utilizam nos seus telemóveis são destinadas essencialmente para usos pessoais, não se registando um aproveitamento expressivo das suas potencialidades na vertente profissional. A destreza na utilização pessoal destes equipamentos por parte dos participantes no estudo revelou-se importante na forma como os docentes perspetivavam oportunidades de os incluir nas práticas profissionais.<hr/>ABSTRACT School, as a structuring institution of our society, is influenced by the changes that society itself experiences and to which it must keep up with. The technological era has revolutionized the behavior of the population, particularly of children and young people, and has given way to an m-learning era, specifically regarding the use of cell phones as an available tool to support learning. In this context, the development of this study aimed to identify characteristics of cell phones used by Portuguese teachers and to realize their perceptions regarding the integration of these devices in formal learning contexts. The application, analysis and statistical treatment of the data collected through a questionnaire to 443 teachers in northern Portugal, provided us evidence that teachers are receptive to the integration of cell phones in their classes, but also point to several barriers as justification to keep them excluded from these dynamics. Through this analysis it was possible to state that teachers use their cell phones essentially for personal use, with no significant use of their potential in the professional area. Skills in the personal use of this equipment by the participants in the study proved to be important in the way teachers envisioned opportunities to include them in professional practices.<hr/>Résumé L'école, en tant qu'institution structurante de notre société, est influencée par les changements que la société elle-même connaît et que l'école doit impérativement suivre. L'ère technologique a révolutionné le comportement de la population, en particulier des enfants et des jeunes, et a cédé la place à l'ère du m-learning, notamment en ce qui concerne l'utilisation des téléphones portables comme outil disponible pour soutenir l'apprentissage. Pour ces raisons, le développement de cette étude visait à identifier les fonctionnalités des téléphones portables utilisés par les enseignants portugais et à connaître leurs perceptions concernant l'intégration de ces appareils dans des contextes d'apprentissage formels. L'application, l'analyse et le traitement statistique des données recueillies par le biais d'un questionnaire adressé à 443 enseignants du nord du Portugal nous ont permis de comprendre que les enseignants sont réceptifs à l'intégration des téléphones portables dans leurs classes, mais signalent plusieurs obstacles pour justifier son exclusion de ces dynamiques. Dans cette analyse, il a été possible de vérifier que les actions que les enseignants utilisent sur leurs téléphones portables sont essentiellement destinées à un usage personnel, n'enregistrant pas une utilisation expressive de leur potentiel dans le domaine professionnel. La dextérité dans l'utilisation personnelle de ces équipements par les participants à l'étude s'est avérée importante dans la manière dont les enseignants envisageaient les opportunités de les intégrer dans les pratiques professionnelles. <![CDATA[Metodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas em sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando-se a aplicação de questionário on-line, contando com a participação de 140 estudantes do curso de Medicina de uma universidade federal brasileira. Os resultados revelam que, para a maioria dos/as estudantes, as metodologias ativas constituem uma experiência inovadora a qual exige um período de adaptação inicial, mas que se mostra capaz de contribuir efetivamente para o aprendizado e formação crítica dos sujeitos, preparando-os de forma adequada para a atuação profissional. Os/as discentes destacaram como principais vantagens dessas metodologias: a capacidade de estimular o autoestudo; o desenvolvimento de um sujeito crítico-reflexivo e o dinamismo do processo educacional; e como fragilidades: a exigência de maturidade discente; lacunas no processo de ensino; carência de suporte no processo de adaptação e insegurança quanto à aprendizagem. Ouvir os/as estudantes revelou a necessidade de transformações epistemológicas em relação às posturas de todos os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, exigindo permanente reflexão e crítica à prática educativa para seu aprimoramento.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze the perception of medical students about the use of active methodologies in their academic education. This is a qualitative study, using an online questionnaire, with the participation of 140 students from a Brazilian federal university. The results reveal that, for most students, the active methodologies constitute an innovative experience that requires an initial adaptation period, but that is capable of effectively contributing to the learning and critical formation of the subjects, preparing them in an adequate form for professional performance. As main advantages of these methodologies, students highlighted the ability to stimulate self-study, the development of a critical-reflective subject and the dynamism of the educational process; and as weaknesses: the demand for student maturity; gaps in the teaching process; lack of support in the adaptation process and insecurity regarding learning. Listening to students revealed the need for epistemological changes in relation to the attitudes of all subjects in the teaching-learning process, requiring permanent reflection and criticism of educational practice for its improvement.<hr/>RESUMEN El propósito de este artículo es analizar la percepción de los estudiantes de medicina sobre el uso de metodologías activas en su formación académica. Se trata de un estudio cualitativo, mediante una aplicación de cuestionario en línea, con la participación de 140 estudiantes de medicina de una universidad federal brasileña. Los resultados revelan que, para la mayoría de los estudiantes, las metodologías activas constituyen una experiencia innovadora que requiere un período de adaptación inicial, pero que es capaz de contribuir efectivamente al aprendizaje y formación crítica de los sujetos, preparándolos en forma adecuada para el desempeño profesional. Los estudiantes destacaron como principales ventajas de estas metodologías la capacidad de estimular el autoestudio, el desarrollo de un sujeto crítico-reflexivo y el dinamismo del proceso educativo; y como debilidades la exigencia de madurez de los estudiantes, las brechas en el proceso de enseñanza, la falta de apoyo en el proceso de adaptación y la inseguridad en el aprendizaje. La escucha de los estudiantes reveló la necesidad de transformaciones epistemológicas en relación con las actitudes de todos los sujetos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, requiriendo una permanente reflexión y crítica de la práctica educativa para su mejora. <![CDATA[Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A pandemia de Covid-19 impôs alterações ao normal funcionamento do sistema de Ensino Superior Português, sendo necessário implementar estratégias de adaptação pedagógica. Nos cursos da área da saúde, particularmente nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, o plano de estudos apresenta expressiva componente de prática clínica, que teve de ser reestruturada. Com este estudo pretendeu-se identificar o impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de Covid-19, nos estudantes de enfermagem, numa escola de saúde privada, do norte de Portugal. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística intencional, composta por 62 estudantes de enfermagem. Os resultados demonstram que as principais alterações curriculares identificadas foram as aulas à distância e o cancelamento/interrupção dos ensinos clínicos. As principais dificuldades sentidas foram a “Dificuldade na atenção e na concentração” e a “Adaptação/gestão da nova rotina”. Quanto às principais estratégias de adaptação utilizadas pelos estudantes destacam-se “a otimização de rotinas diárias” e o “aumento/gestão do estudo autónomo”. As emoções e os sentimentos mais vivenciados foram “a ansiedade”, o “stress” e o “desânimo/desmotivação”.<hr/>ABSTRACT The Covid-19 pandemic imposed changes to the normal functioning of the Portuguese Higher Education system, making it necessary to implement pedagogical adaptation strategies. In health courses, particularly in Nursing Degree courses, curricula have an expressive component of clinical practice, which had to be restructured. This study aimed to identify the impact of pedagogical adaptation strategies, adopted in the context of the Covid-19 pandemic, on nursing students, in a private health school, in northern Portugal. A study with a qualitative and exploratory approach was developed, using an intentional non-probabilistic sample, composed of 62 nursing students. The results demonstrate that the main curricular changes identified were distance classes and the cancellation / interruption of clinical teaching. The main difficulties felt were "Difficulty in attention and concentration" and "Adaptation / management of the new routine". As for the main adaptation strategies used by the students, “the optimization of daily routines” and the “increase / management of the autonomous study” stand out. The most experienced emotions and feelings were “anxiety”, “stress” and “discouragement / demotivation”.<hr/>RESUMEN La pandemia Covid-19 impuso cambios en el funcionamiento normal del sistema de educación superior portugués, requiriendo la implementación de estrategias de adaptación pedagógica. En los cursos de salud, particularmente en los cursos de Licenciatura en Enfermería, los planes de estudio tienen un componente expresivo de práctica clínica, que debió ser reestructurado. Este estudio tuvo como objetivo identificar el impacto de las estrategias de adaptación pedagógica, adoptadas en el contexto de la pandemia Covid-19, en estudiantes de enfermería, en una escuela de salud privada, en el norte de Portugal. Se desarrolló un estudio con abordaje cualitativo y exploratorio, utilizando una muestra intencional no probabilística, compuesta por 62 estudiantes de enfermería. Los resultados demuestran que los principales cambios curriculares identificados fueron las clases a distancia y la cancelación / interrupción de la docencia clínica. Las principales dificultades que se sintieron fueron “Dificultad de atención y concentración” y “Adaptación / manejo de la nueva rutina”. En cuanto a las principales estrategias de adaptación utilizadas por los estudiantes, destacan “la optimización de las rutinas diarias” y el “aumento / gestión del estudio autónomo”. Las emociones y sentimientos más vividos fueron “ansiedad”, “estrés” y “desánimo / desmotivación”. <![CDATA[TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média dos países da OCDE, segundo os professores e os diretores de Escola]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O Teaching and Learning International Survey (TALIS) é um estudo coordenado pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) sobre ensino, aprendizagem, ambiente na sala de aula e condições de trabalho dos docentes e diretores escolares do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a partir das suas opiniões e relatos. Neste artigo, desenvolvemos uma análise quantitativa sobre os resultados de Portugal, comparando-os com a média dos países da OCDE. Tivemos como base os valores obtidos nos 61 indicadores quantificados nas dez áreas definidas nos dois relatórios da OCDE sobre o TALIS 2018, bem como a perspetiva da OCDE quanto à influência desses indicadores na melhoria da qualidade da educação. Verificámos que: a) para os professores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis à melhoria da qualidade da educação é muito superior ao número de indicadores favoráveis, tanto nas áreas referentes a competências e conhecimentos básicos como nas referentes a prestígio, responsabilidade e autonomia; b) para os diretores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis é superior ao de indicadores favoráveis no total de todas as áreas. Concluímos que, segundo os diretores e docentes (em especial estes), o panorama educativo do 3.º CEB em Portugal se situa muito abaixo da média dos países da OCDE, em relação à potencialidade de melhoria da qualidade de educação neste nível educativo.<hr/>ABSTRACT The Teaching and Learning International Survey (TALIS) is a study coordinated by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) about teaching, learning, classroom environment and the working conditions of teachers and school principals of the 3rd cycle of basic education (CEB), based on their opinions and reports. In this article, we develop a quantitative analysis of Portugal's results, comparing them with the average of OECD countries, based on the values obtained in the 61 indicators quantified in the ten areas defined in the two OECD reports on TALIS 2018 together with the OECD perspective regarding the influence of these indicators in improving the quality of education. We found that: a) for Portuguese teachers, the number of unfavourable indicators for improving the quality of education is much higher than the number of favourable indicators, both in the areas referring to basic skills and knowledge and in those referring to prestige, responsibility and autonomy; b) for Portuguese principals, the number of unfavourable indicators is higher than the number of favourable indicators in the total of all areas. We conclude that, according to principals and teachers (especially the latter), the educational landscape of the 3rd CEB in Portugal is far below the average of OECD countries in relation to the potential for improving the quality of education in this level.<hr/>RESUMEN La Encuesta Internacional sobre la Enseñanza y el Aprendizaje (TALIS) es un estudio coordinado por la Organización de Cooperación y Desarrollo Económicos (OCDE) sobre la enseñanza, el aprendizaje, el entorno de las aulas y las condiciones de trabajo de los profesores y directores de centros de enseñanza del 3er ciclo de educación básica (CEB), basado en sus opiniones e informes. En este artículo, desarrollamos un análisis cuantitativo de los resultados de Portugal, comparándolos con la media de los países de la OCDE, a partir de los valores obtenidos en los 61 indicadores cuantificados en las diez áreas definidas en los dos informes de la OCDE sobre TALIS 2018 junto con la perspectiva de la OCDE sobre la influencia de estos indicadores en la mejora de la calidad de la educación. Hemos constatado que: a) para los profesores portugueses, el número de indicadores desfavorables para la mejora de la calidad de la enseñanza es muy superior al número de indicadores favorables, tanto en las áreas referidas a las competencias y conocimientos básicos como en las referidas al prestigio, la responsabilidad y la autonomía; b) para los directores portugueses, el número de indicadores desfavorables es superior al número de indicadores favorables en el total de todas las áreas. Concluimos que, según directores y profesores (especialmente estos), el panorama educativo del 3.º CEB en Portugal está muy por debajo de la media de los países de la OCDE en relación al potencial de mejora de la calidad de la educación en este nivel de educación. <![CDATA[Aprendizagens no cuidado informal: Uma análise reflexiva do Estatuto do Cuidador Informal e de experiências de cuidadores/as informais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Embora as consequências do trabalho não remunerado de reprodução social tenham sido debatidas nos últimos anos, foi apenas em 2019 que os/as cuidadores/as informais romperam a “clandestinidade legal”, através da aprovação do Estatuto do Cuidador Informal. Apesar do inegável contributo deste estatuto, são várias as fragilidades apontadas, questionando-se essencialmente a falta de apoios económicos e sociais. Contudo, a problematização do lugar dos processos, recursos e serviços educativos na vida dos/as cuidadores/as informais raramente tem sido abordada, apesar das evidentes necessidades de aprendizagem deste papel. Tendo por base uma análise reflexiva da primeira autora, enquanto entrevistadora de cuidadores/as informais de sobreviventes de AVC, pretende-se explorar o lugar e o papel da educação no Estatuto do Cuidador Informal, assim como as perceções de cuidadores/as acerca deste documento legal e dos seus processos de aprendizagem. Este trabalho evidencia o hiato entre o texto político e a realidade dos/as cuidadores/as, vertendo-se no desconhecimento acerca das medidas e serviços de apoio. Embora esteja previsto o direito à (in)formação, é relatada a escassez de recursos e serviços educativos. Assim, as aprendizagens acontecem num plano experiencial, de forma inconsciente, autónoma e pouco suportada, podendo contribuir para desigualdades no campo do cuidado. Considerando a centralidade das aprendizagens ao longo da trajetória do cuidado, assim como a sobrecarga física e emocional deste papel, é essencial que políticas e práticas suportem os processos de aprendizagem dos/as cuidadores/as e que contribuam para a sua literacia e consciência cívica.<hr/>ABSTRACT Although the consequences of unpaid social reproduction work have been discussed in recent years, it was only in 2019 that informal caregivers broke the “legal clandestineness” through the approval of the Informal Caregiver Statute. Despite the undeniable contribution of this statute, there are several weaknesses pointed out, essentially questioning the lack of economic and social support. However, the questioning of the place of educational processes, resources, and services in the lives of informal caregivers has rarely been addressed, despite the evident need of learning of this role. Based on a reflective analysis by the first author, as an interviewer of informal caregivers of stroke survivors, it is intended to explore the place and role of education in the Statute of the Informal Caregiver, as well as the perceptions of caregivers about this document and their learning processes. This work highlights the gap between the political text and the reality of caregivers, resulting in a lack of knowledge about support measures and services. Although the right to information and training is foreseen, the scarcity of educational resources and services is reported. Thus, learning takes place on an experiential level, unconsciously, autonomously, and poorly supported, which can contribute to inequalities in the field of care. Considering the centrality of learning along the trajectory of care, as well as the physical and emotional burden of this role, it is essential that policies and practices support the learning processes of caregivers and contribute to their literacy and civic awareness.<hr/>RÉSUMÉ Bien que les conséquences du travail de reproduction sociale non rémunéré aient été débattu ces dernières années, ce n'est qu'en 2019 que les aidants proches ont brisé la « clandestinité légale » à travers l'approbation du Statut de l'aidant proche. Malgré l'apport indéniable de ce statut, plusieurs faiblesses sont relevées, interrogeant essentiellement sur le manque d'accompagnement économique et social. Cependant, le questionnement sur la place des processus, ressources et services éducatifs dans la vie des aidants proches a rarement été abordée, malgré les besoins évidents d'apprentissage dans ce domaine. Sur la base d'une analyse réflexive de la première auteure, en tant qu'intervieweuse d'aidants proches de personnes victimes d'un AVC, il s'agit d'explorer la place et le rôle de l'éducation dans le Statut de l'aidant proche, ainsi que les perceptions des aidants à propos de ce document, et ces processus d'apprentissage. Ce travail met en lumière le décalage entre le texte politique et la réalité des aidants, qui se traduit par une méconnaissance des mesures et services d'accompagnement. Bien que le droit à la (in)formation soit prévu, la rareté des ressources et des services éducatifs est signalée. Ainsi, l'apprentissage se fait sur un plan expérientiel, inconsciemment, de manière autonome et mal accompagnée, ce qui peut contribuer aux inégalités dans le domaine des soins. Compte tenu de la centralité de l'apprentissage tout au long du système de soin, ainsi que du fardeau physique et émotionnel engendrés par ce statut, il est essentiel que les politiques et les pratiques soutiennent les processus d'apprentissage des soignants et contribuent à leur alphabétisation et à leur conscience civique. <![CDATA[Formação Continuada de Professores para uma Educação Básica Decolonial: Da Crítica à Autoformação Coletiva]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo integra uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores da Educação Básica de uma Rede Municipal de Ensino de Santa Catarina (Brasil), que se reúne de forma periódica e voluntária para a prática de autoformação coletiva. Este grupo despertou nossa curiosidade em investigar: quais aspectos da formação continuada de professores da Educação Básica, discutidos teoricamente, mobilizaram um grupo de docentes à autoformação voluntária coletiva para uma possível educação decolonial? O objetivo é identificar aspectos da formação continuada de professores da Educação Básica que, segundo a discussão teórica deste estudo, poderão proporcionar uma educação decolonial. A pesquisa é qualitativa e os dados foram gerados por meio de narrativas e analisados a partir do paradigma indiciário. Para fundamentar a discussão, Nóvoa centraliza o debate em torno da imprescindível mudança da escola e da docência, e Canário, Imbernón, Garcia, Roldão e Walsh fortalecem a discussão para uma formação outra. Os principais aspectos da formação continuada de professores que podem proporcionar uma educação decolonial envolvem discussões acerca: a) da compreensão da formação como um treinamento; b) da falta de autoria dos professores em sua formação; c) da falta de conexão entre o que é abordado na formação e o que se vive na prática; d) do fato de que as especificidades e contextos são desconsiderados no cenário formativo docente. Assim, a autoformação coletiva pode ser um caminho para a consolidação da identidade docente, a fim de que seja possível estabelecer uma formação autônoma e colaborativa.<hr/>ABSTRACT This study is part of a survey carried out with a group of Basic Education teachers from a Municipal Education Network in Santa Catarina (Brazil), who meet periodically on a voluntary basis to practice collective self-training. This group aroused our curiosity to investigate: which aspects of the inservice education of Basic Education teachers, discussed theoretically, mobilized a group of teachers towards collective voluntary self-training for a possible decolonial education? The aim is to identify aspects of the inservice education of Basic Education teachers that, according to the theoretical discussion of this study, can provide a decolonial education. The research is qualitative and the data were generated through narratives and analyzed using the evidentiary paradigm. To support the discussion, Nóvoa centralizes the debate around the essential change in school and teaching, and Canário, Imbernón, Garcia, Roldão, and Walsh strengthen the discussion towards a different formation. The main aspects of continuous teacher training that provide decolonial education involve discussions about: a) understanding continuous education as mere training; b) the lack of authorship of teachers in their formation; c) the lack of connection between what is covered in training and what is experienced in practice; d) the fact that specificities and contexts are disregarded in the teacher training scenario. Thus, collective self-education can be a path to consolidating teaching identity, so that it is possible to establish autonomous and collaborative training.<hr/>RESUMEN Este estudio forma parte de una encuesta realizada a un grupo de docentes de Educación Básica de una Red Municipal de Educación de Santa Catarina (Brasil), que se reúnen periódicamente de forma voluntaria para practicar la autoformación colectiva. Este grupo despertó nuestra curiosidad por investigar: ¿qué aspectos de la formación permanente de los docentes de Educación Básica, discutidos teóricamente, movilizaron a un grupo de docentes hacia la autoformación colectiva voluntaria para una posible educación decolonial? El objetivo es identificar aspectos de la formación en servicio de docentes de Educación Básica que, según la discusión teórica de este estudio, pueden brindar una educación decolonial. La investigación es cualitativa y los datos fueron generados a través de narrativas y analizados utilizando el paradigma probatorio. Para sustentar la discusión, Nóvoa centraliza el debate en torno al cambio imprescindible en la escuela y la enseñanza, y Canário, Imbernón, García, Roldão y Walsh fortalecen la discusión hacia una formación diferente. Los principales aspectos de la formación docente en servicio que imparte educación decolonial involucran discusiones sobre: a) entender la formación como mero entrenamiento; b) la falta de autoría de los docentes en su formación; c) la falta de conexión entre lo que se cubre en la formación y lo que se experimenta en la práctica; d) el hecho de que las especificidades y los contextos sean ignorados en el escenario de la formación docente. Así, la autoeducación colectiva puede ser un camino para consolidar la identidad docente, de modo que sea posible establecer una formación autónoma y colaborativa. <![CDATA[Escala de Clima Ético Universitário (ECEU): Propriedades psicométricas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Compreender o Clima Ético Universitário é fundamental para a promoção de políticas e práticas institucionais que visem a formação ética dos atores sociais inseridos neste espaço. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um novo instrumento para avaliar o Clima Ético Universitário, para o contexto brasileiro, e analisar as suas evidências de validade baseadas na estrutura interna, consistência interna e validade critério. A amostra foi composta por 3.484 universitários, com idade média de 22,8 anos (DP = 6,92). A escala é um instrumento de autorrelato, com 28 itens. Empregou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, resultando em uma escala formada por oito fatores de primeira ordem: segurança, acolhimento institucional à diversidade, engajamento acadêmico institucional, indicadores de vitimização, bem-estar, indicadores de ansiedade e depressão, enfrentamento institucional ao abuso ou assédio, suporte social e institucional percebido, os quais conjuntamente explicam cerca de 71,3% da variância, e um fator de segunda ordem: clima ético universitário. As correlações evidenciaram validade convergente entre os fatores positivos da escala, como segurança, respeito e não discriminação; e validade divergente entre os fatores negativos da escala, como indicadores de vitimização, de ansiedade e depressão, e os fatores de segurança e respeito e não discriminação. Em relação à validade preditiva, verificou-se que seis dos oito fatores foram preditores da ocorrência de respeito e não discriminação. Os resultados apontam a escala como uma alternativa confiável, prática e original para avaliações de Clima Ético Universitário, podendo ser ferramenta de análise que oriente ações institucionais para promoção da convivência ética.<hr/>ABSTRACT Understanding the University Ethical Climate is fundamental for the promotion of institutional policies and practices that aim at the ethical formation of the social actors inserted in this space. Thus, the objective of this study was to develop a new instrument to assess the University Ethical Climate, for the Brazilian context, and to analyze its validity evidences based on internal structure, internal consistency and criterion validity. The sample consisted of 3.484 university students, with an average age of 22.8 years (SD = 6.92). The scale is a self-report instrument with 28 items. We used exploratory and confirmatory factor analysis, finding a scale with eight first-order factors: safety, institutional embracing of diversity, institutional academic engagement, victimization indicators, well-being, anxiety and depression indicators, institutional coping with abuse or harassment, perceived social and institutional support, which together explain about 71.3% of the variance, and a second-order factor: university ethical climate. The correlations showed convergent validity between the positive factors of the scale, as safety, respect, and non-discrimination; and divergent validity between the negative factors of the scale, such as indicators of victimization, of anxiety and of depression, and the factors of safety, respect, and non-discrimination. Furthermore, the predictive validity proposed in the regression model showed that six of the eight components were predictors of respect and non-discrimination. The results point to the scale as a reliable, practical, and original alternative for evaluations of University Ethical Climate. Moreover, it can be an analysis tool to guide institutional policies and practices that promote ethical coexistence.<hr/>RESUMEN Comprender el Clima Ético Universitario es fundamental para la promoción de políticas y prácticas institucionales que apunten a la formación ética de los actores sociales insertos en este espacio. Así, el objetivo de este estudio fue desarrollar un nuevo instrumento para evaluar el Clima Ético Universitario, para el contexto brasileño, y analizar sus evidencias de validez a partir de la estructura interna, la consistencia interna y la validez de criterio. La amuestra fue 3.484 estudiantes universitarios (edad media = 22.8 años, DS = 6.92). La escala es un instrumento de autoinforme, con 28 ítems. Se utilizó análisis factorial exploratorio y confirmatorio, resultando una escala con ocho factores de primer orden: la seguridad, el acogimiento institucional a la diversidad, el compromiso académico institucional, los indicadores de victimización, el bienestar, los indicadores de ansiedad y depresión, el afrontamiento institucional del abuso o el acoso, el apoyo social e institucional percibido, que en conjunto explican alrededor del 71.3% de la varianza, y un factor de segundo orden: el clima ético universitario. Las correlaciones mostraron validez convergente entre los factores positivos de la escala, como la seguridad y el respeto y la no discriminación; y validez divergente entre los factores negativos de la escala, como indicadores de victimización e de ansiedad y depresión y los factores de seguridad y respeto y no discriminación. La validez predictiva propuesta en el modelo de regresión mostró que seis de los ocho factores eran predictores del respeto y la no discriminación. La escala se mostró una herramienta fiable, práctica y original para evaluar el Clima Ético Universitario y orientar las políticas y prácticas institucionales que promuevan la convivencia ética. <![CDATA[Recensão da obra “The Education Systems of the Americas”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Compreender o Clima Ético Universitário é fundamental para a promoção de políticas e práticas institucionais que visem a formação ética dos atores sociais inseridos neste espaço. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um novo instrumento para avaliar o Clima Ético Universitário, para o contexto brasileiro, e analisar as suas evidências de validade baseadas na estrutura interna, consistência interna e validade critério. A amostra foi composta por 3.484 universitários, com idade média de 22,8 anos (DP = 6,92). A escala é um instrumento de autorrelato, com 28 itens. Empregou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, resultando em uma escala formada por oito fatores de primeira ordem: segurança, acolhimento institucional à diversidade, engajamento acadêmico institucional, indicadores de vitimização, bem-estar, indicadores de ansiedade e depressão, enfrentamento institucional ao abuso ou assédio, suporte social e institucional percebido, os quais conjuntamente explicam cerca de 71,3% da variância, e um fator de segunda ordem: clima ético universitário. As correlações evidenciaram validade convergente entre os fatores positivos da escala, como segurança, respeito e não discriminação; e validade divergente entre os fatores negativos da escala, como indicadores de vitimização, de ansiedade e depressão, e os fatores de segurança e respeito e não discriminação. Em relação à validade preditiva, verificou-se que seis dos oito fatores foram preditores da ocorrência de respeito e não discriminação. Os resultados apontam a escala como uma alternativa confiável, prática e original para avaliações de Clima Ético Universitário, podendo ser ferramenta de análise que oriente ações institucionais para promoção da convivência ética.<hr/>ABSTRACT Understanding the University Ethical Climate is fundamental for the promotion of institutional policies and practices that aim at the ethical formation of the social actors inserted in this space. Thus, the objective of this study was to develop a new instrument to assess the University Ethical Climate, for the Brazilian context, and to analyze its validity evidences based on internal structure, internal consistency and criterion validity. The sample consisted of 3.484 university students, with an average age of 22.8 years (SD = 6.92). The scale is a self-report instrument with 28 items. We used exploratory and confirmatory factor analysis, finding a scale with eight first-order factors: safety, institutional embracing of diversity, institutional academic engagement, victimization indicators, well-being, anxiety and depression indicators, institutional coping with abuse or harassment, perceived social and institutional support, which together explain about 71.3% of the variance, and a second-order factor: university ethical climate. The correlations showed convergent validity between the positive factors of the scale, as safety, respect, and non-discrimination; and divergent validity between the negative factors of the scale, such as indicators of victimization, of anxiety and of depression, and the factors of safety, respect, and non-discrimination. Furthermore, the predictive validity proposed in the regression model showed that six of the eight components were predictors of respect and non-discrimination. The results point to the scale as a reliable, practical, and original alternative for evaluations of University Ethical Climate. Moreover, it can be an analysis tool to guide institutional policies and practices that promote ethical coexistence.<hr/>RESUMEN Comprender el Clima Ético Universitario es fundamental para la promoción de políticas y prácticas institucionales que apunten a la formación ética de los actores sociales insertos en este espacio. Así, el objetivo de este estudio fue desarrollar un nuevo instrumento para evaluar el Clima Ético Universitario, para el contexto brasileño, y analizar sus evidencias de validez a partir de la estructura interna, la consistencia interna y la validez de criterio. La amuestra fue 3.484 estudiantes universitarios (edad media = 22.8 años, DS = 6.92). La escala es un instrumento de autoinforme, con 28 ítems. Se utilizó análisis factorial exploratorio y confirmatorio, resultando una escala con ocho factores de primer orden: la seguridad, el acogimiento institucional a la diversidad, el compromiso académico institucional, los indicadores de victimización, el bienestar, los indicadores de ansiedad y depresión, el afrontamiento institucional del abuso o el acoso, el apoyo social e institucional percibido, que en conjunto explican alrededor del 71.3% de la varianza, y un factor de segundo orden: el clima ético universitario. Las correlaciones mostraron validez convergente entre los factores positivos de la escala, como la seguridad y el respeto y la no discriminación; y validez divergente entre los factores negativos de la escala, como indicadores de victimización e de ansiedad y depresión y los factores de seguridad y respeto y no discriminación. La validez predictiva propuesta en el modelo de regresión mostró que seis de los ocho factores eran predictores del respeto y la no discriminación. La escala se mostró una herramienta fiable, práctica y original para evaluar el Clima Ético Universitario y orientar las políticas y prácticas institucionales que promuevan la convivencia ética. <![CDATA[Práticas letradas na cibercultura: Possibilidades e reflexões em múltiplos contextos + Recensão]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Compreender o Clima Ético Universitário é fundamental para a promoção de políticas e práticas institucionais que visem a formação ética dos atores sociais inseridos neste espaço. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um novo instrumento para avaliar o Clima Ético Universitário, para o contexto brasileiro, e analisar as suas evidências de validade baseadas na estrutura interna, consistência interna e validade critério. A amostra foi composta por 3.484 universitários, com idade média de 22,8 anos (DP = 6,92). A escala é um instrumento de autorrelato, com 28 itens. Empregou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, resultando em uma escala formada por oito fatores de primeira ordem: segurança, acolhimento institucional à diversidade, engajamento acadêmico institucional, indicadores de vitimização, bem-estar, indicadores de ansiedade e depressão, enfrentamento institucional ao abuso ou assédio, suporte social e institucional percebido, os quais conjuntamente explicam cerca de 71,3% da variância, e um fator de segunda ordem: clima ético universitário. As correlações evidenciaram validade convergente entre os fatores positivos da escala, como segurança, respeito e não discriminação; e validade divergente entre os fatores negativos da escala, como indicadores de vitimização, de ansiedade e depressão, e os fatores de segurança e respeito e não discriminação. Em relação à validade preditiva, verificou-se que seis dos oito fatores foram preditores da ocorrência de respeito e não discriminação. Os resultados apontam a escala como uma alternativa confiável, prática e original para avaliações de Clima Ético Universitário, podendo ser ferramenta de análise que oriente ações institucionais para promoção da convivência ética.<hr/>ABSTRACT Understanding the University Ethical Climate is fundamental for the promotion of institutional policies and practices that aim at the ethical formation of the social actors inserted in this space. Thus, the objective of this study was to develop a new instrument to assess the University Ethical Climate, for the Brazilian context, and to analyze its validity evidences based on internal structure, internal consistency and criterion validity. The sample consisted of 3.484 university students, with an average age of 22.8 years (SD = 6.92). The scale is a self-report instrument with 28 items. We used exploratory and confirmatory factor analysis, finding a scale with eight first-order factors: safety, institutional embracing of diversity, institutional academic engagement, victimization indicators, well-being, anxiety and depression indicators, institutional coping with abuse or harassment, perceived social and institutional support, which together explain about 71.3% of the variance, and a second-order factor: university ethical climate. The correlations showed convergent validity between the positive factors of the scale, as safety, respect, and non-discrimination; and divergent validity between the negative factors of the scale, such as indicators of victimization, of anxiety and of depression, and the factors of safety, respect, and non-discrimination. Furthermore, the predictive validity proposed in the regression model showed that six of the eight components were predictors of respect and non-discrimination. The results point to the scale as a reliable, practical, and original alternative for evaluations of University Ethical Climate. Moreover, it can be an analysis tool to guide institutional policies and practices that promote ethical coexistence.<hr/>RESUMEN Comprender el Clima Ético Universitario es fundamental para la promoción de políticas y prácticas institucionales que apunten a la formación ética de los actores sociales insertos en este espacio. Así, el objetivo de este estudio fue desarrollar un nuevo instrumento para evaluar el Clima Ético Universitario, para el contexto brasileño, y analizar sus evidencias de validez a partir de la estructura interna, la consistencia interna y la validez de criterio. La amuestra fue 3.484 estudiantes universitarios (edad media = 22.8 años, DS = 6.92). La escala es un instrumento de autoinforme, con 28 ítems. Se utilizó análisis factorial exploratorio y confirmatorio, resultando una escala con ocho factores de primer orden: la seguridad, el acogimiento institucional a la diversidad, el compromiso académico institucional, los indicadores de victimización, el bienestar, los indicadores de ansiedad y depresión, el afrontamiento institucional del abuso o el acoso, el apoyo social e institucional percibido, que en conjunto explican alrededor del 71.3% de la varianza, y un factor de segundo orden: el clima ético universitario. Las correlaciones mostraron validez convergente entre los factores positivos de la escala, como la seguridad y el respeto y la no discriminación; y validez divergente entre los factores negativos de la escala, como indicadores de victimización e de ansiedad y depresión y los factores de seguridad y respeto y no discriminación. La validez predictiva propuesta en el modelo de regresión mostró que seis de los ocho factores eran predictores del respeto y la no discriminación. La escala se mostró una herramienta fiable, práctica y original para evaluar el Clima Ético Universitario y orientar las políticas y prácticas institucionales que promuevan la convivencia ética.