Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0871-918720240001&lang=pt vol. 37 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[O ecossistema das publicações científicas de acesso livre: Contributos, desafios e agentes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Supervisão e inovação pedagógica: Um estudo na formação inicial de professores de Francês em Moçambique]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Partindo do pressuposto de que a supervisão pode favorecer a inovação pedagógica, foi realizado um estudo de caso no contexto do estágio de um curso de formação inicial de professores de Francês em Moçambique, com a finalidade de compreender em que medida a supervisão promove práticas alinhadas com tendências atuais da educação em línguas, no quadro de uma formação reflexiva. Recorreu-se ao inquérito por questionário aos atores do estágio e à análise de dois manuais escolares adotados nas escolas. Os resultados indicam aproximações das atividades didáticas a uma abordagem comunicativa e intercultural, mas também limitações no desenvolvimento da autonomia dos alunos e na promoção de competências profissionais de reflexão, investigação e inovação. Com base nos resultados do estudo, são apontadas implicações para a melhoria da relação entre supervisão e inovação no contexto de estágio.<hr/>Abstract: Assuming that supervision can favor pedagogical innovation, a case study was carried out in the practicum of in a pre-service program for French teachers in Mozambique, with the aim of understanding the extent to which supervision promotes practices aligned with current trends in language education, within the framework of reflective teacher education. A questionnaire survey was used with the practicum actors and two textbooks adopted in schools were analyzed. The results indicate approaches between teaching activities and a communicative and intercultural approach, but also shortcomings in the development of learner autonomy and in the promotion of professional competences for reflection, research, and innovation. Based on the study results, implications are drawn for improving the relationship between supervision and innovation in the practicum context.<hr/>Resumen: Partiendo del supuesto de que la supervisión puede favorecer la innovación pedagógica, se realizó un estudio de caso en el contexto de prácticas en un curso de formación inicial para profesores de francés en Mozambique, con el objetivo de comprender en qué medida la supervisión promueve prácticas alineadas con tendencias actuales en la enseñanza de idiomas, en el marco de una formación reflexiva. Se recurrió a la encuesta por cuestionario a los actores de las prácticas y al análisis de dos libros de texto adoptados en las escuelas. Los resultados indican acercamientos entre las actividades didácticas y un enfoque comunicativo e intercultural, pero también limitaciones en el desarrollo de la autonomía de los estudiantes y en la promoción de habilidades profesionales de reflexión, investigación e innovación. A partir de los resultados del estudio, se destacan implicaciones para mejorar la relación entre supervisión e innovación en el contexto de las prácticas. <![CDATA[Intervenção em estratégias de aprendizagem: Uma proposta de formação de professores em serviço]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study aimed to analyze the effects of an intervention developed in the format of a curricular overlay related to the teaching of learning strategies for high school teachers in a public school in Paraná, Brazil. Fourteen teachers participated in the research until its conclusion. The teachers participated in a hybrid format intervention that lasted for 5 months and was composed of 17 intervention sessions, totaling 50 hours. The research followed a pre-experimental design, following the stages of pre-test, intervention, and post-test. During the intervention stage, cognitive, metacognitive, internal and contextual resource learning strategies were taught to the educators. The results showed statistically significant differences when comparing the pre- and post-test for the sub-scales of self-regulation: cognitive and metacognitive, internal and contextual resources, and total self-regulation of the scale. There is a need for more studies with teachers in initial or continued formation, as they play an important role in the formation of students, as well as with other participants, school levels, cultures, and contexts.<hr/>Resumo Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos de uma intervenção desenvolvida no formato de uma sobreposição curricular relacionada ao ensino de estratégias de aprendizagem aos professores do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Paraná/Brasil. Participaram da pesquisa até à conclusão 14 professores. Os professores participaram da intervenção no formato híbrido que durou 5 meses e foi composta por 17 sessões de intervenção, totalizando 50 horas. A pesquisa seguiu um delineamento quase-experimental cumprindo as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Na intervenção foram ensinadas aos professores estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitiva, de recursos internos e contextuais. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significantes ao comparar o pré e pós-teste para as subescalas de autorregulação: cognitiva e metacognitiva, de recursos internos e contextuais e autorregulação total da escala. Ressalta-se a necessidade de mais estudos com professores em formação inicial ou continuada, pois eles desempenham um importante papel na formação de seus alunos, bem como com outros participantes, níveis escolares, culturas e contextos.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar los efectos de una intervención desarrollada en formato de superposición curricular relacionada con la enseñanza de estrategias de aprendizaje a profesores de Educación Secundaria de una escuela pública estatal en Paraná/Brasil. Participaron en la investigación un total de 14 profesores. Los profesores participaron en la intervención en formato híbrido que duró 5 meses y constó de 17 sesiones de intervención, totalizando 50 horas. La investigación siguió un diseño cuasi-experimental cumpliendo las etapas de pretest, intervención y postest. En la intervención se enseñaron a los profesores estrategias de aprendizaje cognitivas, metacognitivas, de recursos internos y contextuales. Los resultados señalaron diferencias estadísticamente significativas al comparar el pretest y el postest para las subescalas de autorregulación: cognitiva y metacognitiva, de recursos internos y contextuales y autorregulación total de la escala. Se destaca la necesidad de más estudios con profesores en formación inicial o continua, ya que desempeñan un papel importante en la formación de sus alumnos y también con otros participantes, niveles escolares, culturas y contextos. <![CDATA[O apoio da família na adaptação de jovens portugueses ao ensino superior: Uma revisão integrativa da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A entrada no ensino superior coloca aos jovens universitários inúmeros desafios e mudanças que podem ter diferentes implicações no grau de sucesso e satisfação com a vida e com a vida académica, em particular. Num período marcado pela expetativa de dar continuidade às suas escolhas académicas num contexto novo, o estudante do ensino superior vai mobilizar os seus recursos para o processo de adaptação. Neste processo, não obstante ser reconhecida a importância do apoio da família, conhece-se relativamente pouco acerca do papel do apoio familiar e da perceção desse auxílio pelos estudantes. Procurando colmatar esta lacuna, o presente estudo apresenta uma revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 30 anos, com o objetivo de descrever as distintas formas de relacionar o apoio familiar ao processo de adaptação ao contexto universitário português, durante o período da ‘adultez’ emergente. Dá-se particular atenção aos resultados da pesquisa, nomeadamente os que apontam para a influência da família e do papel que assume na adaptação. Foram consultadas diferentes bases de dados (SciELO, Google Scholar, Scopus, Dialnet e RCAAP) e foram selecionados 12 artigos. Os estudos selecionados evidenciam o papel da família e o apoio familiar percebido como variáveis preditoras de uma adaptação positiva. Destaca-se a necessidade de realizar mais estudos, em particular com enfoque nas características do apoio familiar durante o período de adaptação ao contexto académico.<hr/>ABSTRACT Entry into higher education presents young university students with numerous challenges and changes that can have different implications on the degree of success and satisfaction with life, and with academic life in particular. In a period marked by the expectation of continuing their academic choices in a new context, higher education students will mobilize their resources for the adaptation process. In this process, despite the recognition of the importance of family support, very few is known about the role of family support and the perception of this support by students. Seeking to fill this gap, the present study presents an integrative review of articles published in the last 30 years, with the objective of describing the different ways of relating family support to the process of adaptation to the Portuguese university context, during the period of emerging adulthood. Particular attention is given to the research results, namely those that point to the influence of the family and the role it assumes in adaptation. Different databases were consulted (SciELO, Google Scholar, Scopus, Dialnet and RCAAP) and 12 articles were selected. The selected studies show the role of the family and the perceived family support as predictive variables of positive adaptation. The need for further studies is highlighted, particularly with focusing on the characteristics of family support during the period of adaptation to the academic context.<hr/>RESUMEN El ingreso a la educación superior presenta a los estudiantes universitarios numerosos desafíos y cambios que pueden tener diferentes implicaciones en el grado de éxito y satisfacción con la vida y con la vida académica en particular. En un período marcado por la expectativa de continuar con sus opciones académicas en un nuevo contexto, los estudiantes de educación superior movilizarán sus recursos para el proceso de adaptación. En este proceso, a pesar del reconocimiento de la importancia del apoyo familiar, se sabe relativamente poco sobre el papel del apoyo familiar y la percepción de este apoyo por parte de los estudiantes. Buscando llenar este vacío, el presente estudio presenta una revisión integradora de artículos publicados en los últimos 30 años, con el objetivo de describir las diferentes formas de relacionar el apoyo familiar al proceso de adaptación al contexto universitario portugués, durante el período de edad adulta emergente. Se presta especial atención a los resultados de la investigación, es decir, aquellos que apuntan a la influencia de la familia y el papel que asume en la adaptación. Se consultaron diferentes bases de datos (SciELO, Google Scholar, Scopus, Dialnet y RCAAP) y se seleccionaron 12 artículos. Los estudios seleccionados muestran el papel de la familia y el apoyo familiar percibido como variables predictoras de una adaptación positiva. Se destaca la necesidad de más estudios, particularmente con foco en las características del apoyo familiar durante el período de adaptación al contexto académico. <![CDATA[Manifestações e situações de violência escolar percebida nas comunidades educativas de Cartagena, Colômbia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A maioria das escolas públicas de Cartagena (Colômbia) está localizada em áreas vulneráveis da cidade e caracterizam-se por uma alta incidência de violência, afetando, seriamente, a qualidade da educação, a convivência e o bem-estar emocional da comunidade educativa. O objetivo deste estudo foi analisar os testemunhos da violência escolar, a partir dos relatos de 50 participantes: alunos, mães e professores de instituições educativas que vivem em zonas vulneráveis de Cartagena das Índias. Desta forma, pretende-se abordar as queixas de violência escolar dos diferentes agentes sociais entrevistados com o objetivo de construir soluções conjuntas a partir da escola e da comunidade. Os resultados indicam que a violência escolar é percebida em termos de uma diversidade de manifestações que ocorrem e se entrelaçam em três cenários principais: escola, família e sócio-comunidade. É vista como um jogo, um produto de tensões entre a família e a escola. Está associada a um défice de competências sociais e mesmo ligada a problemas como a toxicodependência ou a falta de oportunidades de trabalho digno. Estes resultados fornecem às escolas contributos para a conceção e aplicação de programas e estratégias de prevenção da violência escolar.<hr/>Resumen Gran parte de los colegios públicos de Cartagena (Colombia) se ubican en zonas vulnerables de esta ciudad, caracterizándose estos colegios por la elevada incidencia de la violencia, viéndose la calidad de la educación, la convivencia y el bienestar emocional de la comunidad educativa afectada de forma grave. Este trabajo tuvo como objetivo analizar percepciones sobre la violencia escolar, a partir de relatos de 50 participantes: estudiantes, madres y docentes de instituciones educativas que viven en zonas vulnerables de Cartagena de Indias. De esta manera se pretende abordar los testimonios sobre la violencia escolar de los diferentes agentes sociales entrevistados con el objetivo de construir soluciones conjuntas desde la escuela y la comunidad. Los resultados indican que la violencia escolar se percibe en función de una diversidad de manifestaciones que ocurren y se entrecruzan en tres grandes escenarios: escolar, familiar y socio-comunitario. Es percibida como un juego, producto de tensiones entre familia y escuela. Se le asocia con un déficit de competencias sociales hasta vincularla con problemáticas como la drogadicción o la carencia de oportunidades para acceder a un trabajo digno. Estos resultados aportan a las escuelas insumos para el diseño e implementación de programas y estrategias de prevención contra la violencia escolar.<hr/>Abstract Most public schools in Cartagena (Colombia) are located in vulnerable areas of the city, characterized by a high incidence of violence, which seriously affects the quality of education, coexistence and the emotional well-being of the educational community. The objective of this work was to analyze perceptions about School Violence (SV), based on the stories of 50 participants: students, mothers and teachers from educational institutions living in vulnerable areas from Cartagena de Indias. In this approach, this paper intends to examine the testimonies of violence at school reported by the different social agents interviewed with the purpose of developing solutions from the school and the community. Results indicate that school violence is perceived in terms of a diversity of manifestations that occur and intertwine in three main scenarios: school, family, and social community. It is perceived as a game, a product of tensions between family and school. It is associated with a deficit of social competences and associated with problems such as drug addiction or poor opportunities for decent jobs. These results provide schools with inputs for the design and implementation of prevention programs and strategies against school violence. <![CDATA[Programa para salas de aula com alunos surdos: Construção por profissionais chilenos e colombianos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La comunicación y el aprendizaje son un referente espontáneo dentro de los procesos educativos de los seres humanos, en los que se incluyen programas para estudiantes sordos. El artículo tiene como objetivo describir los componentes necesarios de un programa para un aula con estudiantes sordos y sordas. Con un enfoque de corte cualitativo, un diseño fenomenológico, se recogió información a través de grupos de discusión con la participación e interacción de profesionales chilenos y colombianos. Los participantes fueron 44, entre ellos: fonoaudiólogos, profesores de sordos, co-educadores/modelos lingüísticos, intérpretes de lengua de señas chilena y colombiana. Los resultados establecieron 3 categorías: perfil profesional, estrategias comunicativas-cognitivas y elementos fortalecedores. Las conclusiones van orientadas a la importancia de considerar elementos articuladores como el trabajo colaborativo y la gestión pedagógica en el desarrollo del trabajo profesional de un programa educativo para un aula con estudiantes sordos.<hr/>Abstract Communication and learning are a spontaneous reference within the educational processes of human beings, which include programs for deaf students. The article aims to describe the necessary components of a program for a classroom with deaf students. With a qualitative approach, a phenomenological design, information was collected through discussion groups with the participation and interaction of Chilean and Colombian professionals. There were 44 participants, among them: speech therapists, teachers of deaf, co-educators/linguistic models, Chilean and Colombian sign language interpreters. The results established 3 categories: professional profile, communicative-cognitive strategies and strengthening elements. The conclusions are oriented to the importance of considering articulating elements such as collaborative work and pedagogical management in the development of the professional work of an educational program for a deaf classroom.<hr/>Resumo A comunicação e a aprendizagem são referências naturais nos processos educativos do ser humano, que incluem programas para alunos surdos. O presente artigo tem como objetivo descrever os componentes necessários a um programa para uma aula com estes alunos. Com abordagem qualitativa e desenho fenomenológico, foram recolhidas informações através de grupos de discussão com a participação e interação de profissionais chilenos e colombianos. Participaram, neste estudo, 44 participantes entre os quais: terapeutas da fala, professores de surdos, co-educadores/modelos linguísticos, intérpretes de língua gestual chilena e colombiana. Com os resultados estabeleceram-se 3 categorias: perfil profissional, estratégias comunicativo-cognitivas e elementos de fortalecimento. As conclusões orientam-se para a importância de se considerar a articulação de elementos, tais como: o trabalho colaborativo e a gestão pedagógica no desenvolvimento do trabalho profissional de um programa educacional na sala de aula com alunos surdos. <![CDATA[A tríade universidade, escola e profissão na formação docente: Considerações sobre a verticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo contextualiza os cursos de formação inicial de professores na arquitetura institucional de uma política federal brasileira e sinaliza seu potencial de reduzir as distâncias entre universidade, escola e profissão. Sublinhando a urgência de serem constituídas novas institucionalidades que concretizem os processos de formação de professores, António Nóvoa propõe a criação de “casas comuns” capazes de estabelecer ligações orgânicas entre o ambiente acadêmico, o cotidiano escolar e a profissão docente. No Brasil, uma política de abrangência nacional dialoga diretamente com essa proposta. Pouco estudada, começou a ser implementada em 2008, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e tem na verticalização do ensino um dos fundamentos de sua organização político-pedagógica, ofertando cursos de diferentes níveis, incluindo o ensino secundário e as licenciaturas. O quadro docente, por seu turno, com remuneração e plano de carreira equiparados aos professores universitários, leciona, na mesma instituição, tanto na educação básica quanto no ensino superior, atuando como professor pesquisador e formador de professores. É a essa experiência que o presente artigo se reporta. A partir de um estudo qualitativo de enfoque descritivo, recupera os antecedentes da política pública discutindo a fundação dessa nova institucionalidade em um cenário de escassez de professores. Direciona a atenção, então, à inovação institucional propiciada pelo modelo de verticalização, acenando para a sua potencial contribuição na constituição do que Nóvoa nomeia como o triângulo da formação docente, em cujos vértices estariam a escola, a universidade e a profissão. Ao final, problematiza os desafios para a consolidação da proposta.<hr/>ABSTRACT This article contextualizes initial teacher education programs within the institutional framework of a Brazilian federal policy, highlighting their potential to bridge the gap between university, school, and the teaching profession. Emphasizing the need for new institutional structures to actualize teacher education processes, António Nóvoa proposes the creation of "common houses" capable of establishing an organic connection between the academic environment, daily school life, and the teaching profession. In Brazil, a nationally comprehensive teacher education experience aligns directly with this proposal, initiated in 2008 at the Federal Institutes of Education, Science, and Technology. This institution emphasizes vertical education as a cornerstone of its political-pedagogical organization, offering courses at various levels, including secondary education and teaching degrees. The faculty, with remuneration and career plans equivalent to university professors, teaches in both basic education and higher education within the same institution, serving as teacher-researchers and teacher educators. This article focuses on this experience, using a descriptive qualitative study to trace the origins of the public policy that led to the creation of the Federal Institutes and discusses the establishment of this new institutional framework in a context of teacher shortage. It then turns attention to the institutional innovation facilitated by the verticalization model of the new units, suggesting its potential contribution to the formation of what Nóvoa terms the "teacher education triangle," with school, university, and the profession at its vertices. Finally, it examines the challenges for the consolidation of the proposal.<hr/>RESUMEN Este artículo contextualiza los cursos de formación inicial de profesores en la arquitectura institucional de una política federal brasileña, señalando su potencial para reducir las distancias entre universidad, escuela y profesión. Subrayando la urgencia de establecer nuevas institucionalidades que concreten los procesos de formación de profesores, António Nóvoa propone la creación de "casas comunes" capaces de establecer conexiones orgánicas entre el entorno académico, el cotidiano escolar y la profesión docente. En Brasil, una experiencia de alcance nacional dialoga directamente con esta propuesta. Poco estudiada, esta política comenzó a implementarse en 2008 en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología y tiene en la verticalización de la enseñanza uno de los fundamentos de su organización político-pedagógica, ofreciendo cursos de diferentes niveles, incluyendo la educación secundaria y las licenciaturas. El cuerpo docente, por su parte, con remuneración y plan de carrera equiparados a los profesores universitarios, enseña en la misma institución tanto en la educación básica como en la educación superior, actuando como docente investigador y formador de profesores. A esta experiencia se refiere el presente artículo. A partir de un estudio cualitativo de enfoque descriptivo, se recuperan los antecedentes de la política pública discutiendo la fundación de esta nueva institucionalidad en un escenario de escasez de profesores. Luego, se centra la atención en la innovación institucional propiciada por el modelo de verticalización, señalando su potencial contribución en la constitución de lo que Nóvoa denomina como el triángulo de la formación docente, cuyos vértices serían la escuela, la universidad y la profesión. Al final, se plantean los desafíos para la consolidación de la propuesta. <![CDATA[Apropriações das tecnologias digitais na prática docente após ensino remoto emergencial: Uma análise de emergência de conceitos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As discussões apresentadas neste artigo originaram-se de uma pesquisa desenvolvida por integrantes de dois grupos de pesquisa de uma universidade pública do Brasil. Buscou-se investigar as apropriações críticas do uso das tecnologias digitais na prática docente no processo de retorno ao ensino presencial após o Ensino Remoto Emergencial. Utilizou-se como metodologia a análise de emergência de conceitos, para investigar a experiência docente do Ensino Remoto Emergencial ao presencial, vivenciada em uma instituição de ensino superior. Iniciou-se o registro ideográfico das fontes geradoras a partir da coleta de dados realizada com os sujeitos. As respostas obtidas foram traduzidas para a língua Inglesa, de modo a propiciar a interpretação por meio de um software específico de análise semântica - Tropes. Foi utilizado um tipo de representação - análise por meio de redes, desenvolvida por meio da plataforma de composição e análise de redes - Gephi. Posteriormente, verificou-se a emergência dos conceitos aferentes, eferentes e de transição, para compor a análise de conceitos originada no entorno do tema gerador. Os dados obtidos evidenciaram que os sujeitos investigados reconhecem que seu modo de ensinar mudou após a experiência com o Ensino Remoto Emergencial e retorno para o ensino presencial. Os sujeitos mantiveram as estratégias intermediadas via tecnologia digital, adaptaram sua prática de ensino, superaram dificuldades de apropriação quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, além de reconhecerem que ainda há desafios associados à prática de ensino, como: desinteresse dos alunos, inovação e atualização das práticas de ensino.<hr/>Abstract: The discussions presented in this article result from research carried out by members of two research groups of a public university in Brazil. We sought to investigate the critical appropriations of the use of digital technologies in teaching practice in the process of returning to in-person teaching after Emergency Remote Teaching. The emergency analysis of concepts was used as a methodology to investigate the teaching experience of Emergency Remote Teaching in person, experienced in a higher education institution. The ideographic recording of the generating sources began from the data collection carried out with the subjects. The responses obtained were translated into English, in order to facilitate interpretation using specific semantic analysis software - Tropes. A type of representation was used - network analysis, developed using the network composition and analysis platform - Gephi. Subsequently, the emergence of afferent, efferent and transitional concepts was verified, to compose the analysis of concepts originated around the generating theme. The data obtained showed that the subjects of the research recognized that their way of teaching changed after the experience with Emergency Remote Teaching and return to in-person teaching. Furthermore, they maintained strategies intermediated via digital technology, adapted their teaching practice, overcame difficulties in appropriating the use of digital information and communication technologies, in addition to recognizing that there are still challenges associated with teaching practice, such as: lack of student interest, innovation and updating of teaching practices.<hr/>Resumen: Las discusiones presentadas en este artículo se originaron a partir de investigaciones realizadas por miembros de dos grupos de investigación de una universidad pública de Brasil. Buscamos investigar las apropiaciones críticas del uso de tecnologías digitales en la práctica docente en el proceso de regreso a la enseñanza presencial después de la Enseñanza Remota de Emergencia. El análisis de emergencia de conceptos fue utilizado como metodología para investigar la experiencia docente de la Enseñanza Remota de Emergencia de manera presencial, vivida en una institución de educación superior. El registro ideográfico de las fuentes generadoras partió de la recolección de datos realizada con los sujetos. Las respuestas obtenidas fueron traducidas al inglés, para facilitar la interpretación utilizando un software de análisis semántico específico - Tropes. Se utilizó un tipo de representación: análisis de redes, desarrollado utilizando la plataforma de análisis y composición de redes: Gephi. Posteriormente, se verificó el surgimiento de conceptos aferentes, eferentes y transicionales, para componer el análisis de conceptos originados en torno al tema generador. Los datos obtenidos mostraron que los sujetos investigados reconocieron que su forma de enseñar cambió luego de la experiencia con la Enseñanza Remota de Emergencia y el regreso a la docencia presencial. Además, mantuvieron estrategias intermediadas a través de la tecnología digital, adaptaron su práctica docente, superaron dificultades para apropiarse del uso de las tecnologías digitales de la información y la comunicación, además de reconocer que aún existen desafíos asociados a la práctica docente, tales como: desinterés de los estudiantes, innovación y actualización de las prácticas docentes. <![CDATA[Perspectivas dos docentes e dos estudantes universitários sobre os fatores que influenciam a aprendizagem do inglês como língua estrangeira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El dominio del inglés es esencial para lograr una carrera académica y profesional exitosa, lo que motiva al alumnado universitario a perfeccionar sus competencias al respecto. Sin embargo, algunos estudiantes únicamente buscan cumplir con los requisitos exigidos por las instituciones educativas sin desarrollar habilidades lingüísticas sólidas. Ante esta situación, el presente estudio, bajo un método mixto secuencial explicativo con una primera fase cuantitativa y otra segunda cualitativa, tiene como objetivo analizar los factores que influyen en el aprendizaje del inglés como lengua extranjera durante la etapa universitaria. Para lograrlo, se ha realizado una triangulación de datos entre las respuestas proporcionadas por el alumnado, recopiladas mediante un cuestionario, y la perspectiva docente, obtenida a través de entrevistas semiestructuradas. Los resultados muestran que la titulación, el tiempo y la motivación son factores clave en el perfil estudiantil. Asimismo, se torna un momento idóneo para aumentar las exigencias en las enseñanzas de lenguas extranjeras, aunque es necesario prestar especial atención a las Titulaciones de Grado que presentan un perfil bajo. Finalmente, si se pretende mejorar la calidad del aprendizaje, resulta imprescindible emplear las TIC fuera del aula junto con metodologías activas que optimicen el tiempo disponible.<hr/>Abstract: English proficiency is essential for achieving a successful academic and professional career, which motivates university students to perfect their language skills. However, some students merely aim to meet the requirements set by educational institutions without developing strong linguistic abilities. Faced with this situation, the present study, using a sequential explanatory mixed-method approach with a first quantitative phase and a second qualitative phase, aims to analyze the factors influencing the learning of English as a foreign language during the university stage. To accomplish this, data triangulation has been conducted between the student responses gathered through a questionnaire and the teacher's perspective obtained through semi-structured interviews. The results reveal that the degree program, time invested, and motivation are key factors in the student profile. Additionally, it is an opportune moment to increase demands in foreign language education, although special attention must be given to Bachelor's Degree programs with a lower language proficiency level. Finally, to enhance the quality of learning, it is crucial to employ ICT outside the classroom along with active methodologies that optimize available time.<hr/>Resumo: A proficiência em inglês é essencial para alcançar uma carreira académica e profissional bem-sucedida, o que motiva os estudantes universitários a aprimorarem as suas competências linguísticas. No entanto, alguns estudantes buscam apenas cumprir os requisitos exigidos pelas instituições educativas sem desenvolver habilidades linguísticas sólidas. Diante dessa situação, o presente estudo, sob uma abordagem metodológica mista sequencial explicativa, com uma primeira fase quantitativa e uma segunda fase qualitativa, tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a aprendizagem do inglês como língua estrangeira durante o período universitário. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma triangulação de dados entre as respostas fornecidas pelos alunos, coletadas por meio de um questionário, e a perspectiva dos professores, obtida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que a titulação, o tempo dedicado e a motivação são fatores-chave no perfil do estudante. Além disso, é um momento oportuno para aumentar as exigências no ensino de línguas estrangeiras, embora seja necessário prestar especial atenção aos cursos de graduação que apresentam um nível mais baixo de proficiência no idioma. Por fim, para melhorar a qualidade da aprendizagem, é imprescindível utilizar as TIC fora da sala de aula, juntamente com metodologias ativas que otimizem o tempo disponível. <![CDATA[Os “profissionais” de educação de adultos e a importância dos contextos de trabalho para o seu processo de aprendizagem e construção de saber: Um processo suficiente?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Não existe, de forma generalizada, a exigência de se ter uma formação académica especializada para se poder trabalhar na educação de adultos. Partindo desta realidade, há uma questão à qual temos procurado responder com base em várias investigações concretizadas ao longo dos anos: como é que aqueles que desenvolvem as suas atividades na educação de adultos aprendem e constroem os saberes necessários para efetuarem as suas funções? Neste artigo reflete-se sobre o relevo que os contextos de trabalho podem ter nesse processo. Os resultados a que temos chegado apontam quatro grandes dimensões implicadas em tal processo, tendo plena consciência que ele é mais vasto: a formação profissional contínua; a construção e reconstrução da aprendizagem e do saber; a transferência das aprendizagens e do saber, sua circulação e coletivização; e a dimensão temporal da aprendizagem e do saber. Mas, os resultados mostram-nos também que este património construído a espaços é frequentemente destruído, porque não há uma aposta política contínua na educação de adultos. Desta forma é difícil defender que há profissionais da educação de adultos, é difícil falar da existência generalizada de um dos que seria um dos seus traços identitários mais marcantes: um conhecimento, um saber específico que os distinga. Assim, a identidade profissional dos que trabalham na educação de adultos continua a ser ténue e o processo de profissionalização de difícil realização.<hr/>ABSTRACT There is no general requirement to have specialised academic training to work in the field of adult education. Starting from this reality, there is a question that we have tried to answer based on several researches carried out over the years: how do those who develop their activities in such a field learn and build the necessary knowledge to carry out their functions? This article reflects on the importance that work contexts can have in this process. The results we have obtained point to four major dimensions involved in this process, while being fully aware that it is a wider one: continuing vocational training; the construction and reconstruction of learning and knowledge; the transfer of learning and knowledge, its circulation and collectivisation; and the temporal dimension of learning and knowledge. However, the results also show us that this heritage built in spaces is often destroyed, because there is no continuous political commitment in the field of adult education. Thus, it is difficult to argue that there are adult education professionals, it is difficult to speak of the generalised existence of one of what would be one of their most striking identity features: a knowledge, a specific knowledge that distinguishes them. Thus, the professional identity of those working in adult education remains tenuous and the professionalization process is difficult to achieve.<hr/>RESUMEN No existe un requisito generalizado de tener una formación académica especializada para trabajar en el ámbito de la educación de adultos. Partiendo de esta realidad, hay una pregunta que hemos tratado de responder a partir de varias investigaciones realizadas a lo largo de los años: ¿cómo aprenden y construyen los conocimientos necesarios para desempeñar sus funciones quienes desarrollan sus actividades en dicho ámbito? Este artículo reflexiona sobre la importancia que pueden tener los contextos laborales en este proceso. Los resultados que hemos obtenido apuntan a cuatro grandes dimensiones implicadas en este proceso, siendo plenamente conscientes de que se trata de un proceso más amplio: la formación profesional continua; la construcción y reconstrucción del aprendizaje y el conocimiento; la transferencia del aprendizaje y el conocimiento, su circulación y colectivización; y la dimensión temporal del aprendizaje y el conocimiento. Sin embargo, los resultados también nos muestran que este patrimonio construido en los espacios a menudo se destruye, porque no hay un compromiso político continuo en el ámbito de la educación de adultos. Así, es difícil sostener que hay profesionales de la educación de adultos, es difícil hablar de la existencia generalizada de uno de los que sería uno de sus rasgos de identidad más llamativos: un saber, un conocimiento específico que los distingue. Así, la identidad profesional de quienes trabajan en el ámbito de la educación de adultos sigue siendo tenue y el proceso de profesionalización difícil de alcanzar. <![CDATA[A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): O lugar da creche]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Referenciadas às Ciências da Educação e às Sociologias da Infância, da Família e da Educação, perspetivamos o recente interesse político sobre a creche no âmbito das relações entre pequena infância, família e Estado, para interrogarmos o lugar da Creche no contexto da educação para a infância que antecede a escolaridade obrigatória. A institucionalização educativa da infância dos 0 aos 6 anos apenas ganha relevância social no Portugal da democracia. Desde então, assiste-se à configuração de um sistema e de uma governação separada do acolhimento e da educação da infância, sob a forma da Creche para as idades do 0-3 anos e do Jardim de Infância para as idades dos 3-6 anos. O levantamento e análise da produção legislativa relativa ao cuidado e educação da pequena infância, publicada em Portugal entre 1974-2023, permitiram constatar que a Creche constitui uma resposta socioeducativa sob tutela do Ministério da Segurança Social, assumindo funções de guarda e cuidado e orientada para a conciliação do trabalho e da família e que, sob tutela pedagógica do Ministério da Educação, ao Jardim de Infância se atribui uma função educativa ao integrar o sistema educativo no âmbito da rede nacional da educação pré-escolar. Este sistema bipartido obriga a questionar a diferenciação entre cuidar/educar e o seu impacto no direito das crianças pequenas à educação.<hr/>Abstract: Positioned within the fields of Education Sciences and the Sociology of Childhood, Family, and Education, we approach the recent political interest in crèches in the context of the relationship between early childhood, family, and the state. Our aim is to examine the role of crèches in the context of early childhood education prior to compulsory schooling. The educational institutionalization of early childhood (0 to 6 years old) has gained social significance in democratic Portugal. A separate system has been established for the care and education of young children, with crèche for ages 0-3 and kindergarten for ages 3-6. By analysing the legislative production regarding the care and education of young children published in Portugal from 1974 - 2023, we have observed that crèches serve as a socio-educational response under the jurisdiction of the Ministry of Social Security. They assume responsibilities of guardianship and care while aiming to facilitate the reconciliation between work and family. On the other hand, kindergarten is attributed an educational function, with its pedagogical oversight falling under the jurisdiction of the Ministry of Education. It integrates the educational system within the national network of pre-school education. This dichotomous system raises questions about the differentiation between care/education and its impact on the right of young children to education.<hr/>Resumen: Referenciadas en las Ciencias de la Educación y las Sociologías de la Infancia, la Familia y la Educación, abordamos el reciente interés político en la guardería en el ámbito de las relaciones entre la infancia, la familia y el Estado, con el fin de cuestionar el lugar de la guardería en el contexto de la educación infantil anterior a la escolarización obligatoria. La institucionalización educativa de la infancia de 0 a 6 años solo adquiere relevancia social en la democracia de Portugal. Hemos sido testigos de la configuración de un sistema y una gobernanza separados para el cuidado y la educación de la infancia, en forma de guardería para los 0 a 3 años y escuela infantil para los 3 a 6 años. El análisis de la producción legislativa relacionada con el cuidado y la educación de la infancia publicada en Portugal entre 1974-2023 han permitido constatar que la guardería constituye una respuesta socioeducativa bajo la jurisdicción del Ministerio de Seguridad Social, asumiendo funciones de custodia y cuidado y orientada a la conciliación del trabajo y la familia, mientras que al escuela infantil se le asigna una función educativa cuya tutela pedagógica, bajo la jurisdicción del Ministerio de Educación, se integra en el sistema educativo en el ámbito de la red nacional de educación preescolar. Este sistema bipartido plantea interrogantes sobre la diferenciación entre el cuidado y la educación y su impacto en el derecho de los niños pequeños a la educación. <![CDATA[Educação a distância e ensino remoto: Oposição pelo vértice]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de implicações para a sociedade, incidindo diretamente sobre a educação na medida em que foram paralisadas as atividades presenciais como forma de conter a transmissão do novo coronavírus. Nesse sentido, visando mitigar os problemas decorrentes da paralisação das aulas, adotou-se aquilo que, apesar de algumas variações terminológicas, se convencionou chamar de Ensino Remoto (ER), opondo-o à Educação a Distância (EaD). Neste ensaio, temos como objetivo avaliar as aparentes distinções, problematizando-as. Para tanto, retomamos debates e discussões recentes, apresentando algumas antíteses para certas teses até então sustentadas. Concluímos que os esforços voltados a separar diametralmente as duas realidades são, em muitos sentidos, equivocados, porquanto não dão conta de balizar aquilo que só pode ser apreendido por meio da materialização num contexto histórico-social. Defendemos, sob esse prisma, que o ER, se se quer preservar sua dimensão emergencial, nada mais é do que uma configuração possível para tudo aquilo que chamamos de EaD, pois compreende, fundamentalmente, a separação no espaço e/ou no tempo entre os sujeitos, bem como o uso de tecnologias que viabilizam a mediação pedagógica.<hr/>Abstract: The Covid-19 pandemic brought a series of implications for society, directly affecting education insofar as face-to-face activities were paralyzed as a way to contain the transmission of the new coronavirus. In this sense, in order to mitigate the problems arising from the stoppage of face-to-face classes, what, despite some terminological variations, is conventionally called Remote Teaching (RE) was adopted, opposing it to Distance Education (DE). In this essay, we aim to evaluate the apparent distinctions, problematizing them. To do so, we resume recent debates and discussions, presenting some antitheses to certain theses held until then. We conclude that the efforts aimed at diametrically separating the two realities are, in many senses, wrong, as they are not able to mark out what can only be apprehended through materialization in a historical-social context. We defend, from this point of view, that RE, if one wants to preserve its emergency dimension, is nothing more than a possible configuration for everything we call DE, since it fundamentally comprises the separation in space and/or time between the subjects, as well as the use of technologies that enable pedagogical mediation.<hr/>Resumen: La pandemia del Covid-19 trajo una serie de implicaciones para la sociedad, afectando directamente a la educación en la medida en que se paralizaron las actividades presenciales como forma de contener la transmisión del nuevo coronavirus. En este sentido, para paliar los problemas derivados de la paralización de las clases, se adoptó lo que, a pesar de algunas variaciones terminológicas, se denomina convencionalmente Enseñanza Remota (ER), en contraposición a la Educación a Distancia (EaD). En este ensayo, nuestro objetivo es evaluar las aparentes distinciones, problematizándolas. Para ello, retomamos debates y discusiones recientes, presentando algunas antítesis a ciertas tesis sostenidas hasta entonces. Concluimos que los esfuerzos encaminados a separar diametralmente las dos realidades son, en muchos sentidos, erróneos, pues no logran delimitar lo que sólo puede ser aprehendido a través de la materialización en un contexto histórico-social. Defendemos, desde este punto de vista, que la ER, si se quiere conservar su dimensión de emergencia, no es más que una configuración posible de todo lo que llamamos EaD, ya que comprende fundamentalmente la separación en el espacio y/o en el tiempo entre los sujetos, así como el uso de tecnologías que posibiliten la mediación pedagógica. <![CDATA[Utilização do Kahoot! em procedimentos de ensino: Uma revisão sistemática da literatura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As revisões de literatura e a análise de dados quantitativos em Educação permitem identificar o efeito das variáveis analisadas e descrever os procedimentos dos estudos publicados, possibilitando o planejamento de novos estudos e a proposição e avaliação de estratégias e de recursos pedagógicos. Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura de estudos empíricos em que a plataforma Kahoot! foi utilizada para avaliação da aprendizagem e a revisão de conteúdos acadêmicos sobre o desempenho dos estudantes em diferentes disciplinas acadêmicas. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES/MEC, utilizando a palavra-chave “Kahoot!”, de artigos escritos em inglês, francês, espanhol, italiano e português, de 2017 a 2021. Foram selecionados 22 estudos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Vinte dos 22 estudos usaram métodos quantitativos para avaliar o desempenho dos estudantes. Os resultados mostram que o uso do Kahoot! melhora o desempenho dos participantes. Os procedimentos de intervenção foram geralmente utilizados para avaliar ou revisar conteúdos previamente ensinados. Concluímos que os estudos revisados demonstraram que a plataforma Kahoot! pode ser indicada como estratégia pedagógica, sendo adequada para a avaliação da aprendizagem e para a revisão de uma diversidade de conteúdos acadêmicos.<hr/>ABSTRACT Literature reviews and quantitative data analysis in education allow the identification of the effect of the analyzed variables and description of the procedures of published studies, enabling the planning of new studies and the proposition and evaluation of pedagogical strategies and resources. This study aimed to systematically review the literature of empirical studies in which Kahoot! was used to assess learning and review academic content on student performance in different academic subjects. The search was carried out on the Portal de Periódicos CAPES/MEC, using the keyword “Kahoot!”, of articles written in English, French, Spanish, Italian, and Portuguese from 2017 to 2021. Twenty-two studies that met the inclusion criteria and exclusion criteria were selected. Twenty of the 22 studies used quantitative methods to assess student performance. The results show that the use of Kahoot! improves participant performance. Intervention procedures were generally used to evaluate or review previously taught content. We conclude that the reviewed studies demonstrated that Kahoot! can be indicated as a pedagogical strategy suitable for assessing learning and reviewing diverse academic content.<hr/>RESUMEN La revisión de la literatura y el análisis de datos en Educación permiten identificar el efecto de las variables analizadas y describir los procedimientos de los estudios publicados, posibilitando la planificación de nuevos estudios, y la propuesta y evaluación de estrategias y recursos pedagógicos. Este estudio tuvo como objetivo revisar sistemáticamente la literatura de estudios empíricos en los que la plataforma Kahoot! se utilizó para evaluar el aprendizaje y revisar contenidos académicos sobre el desempeño de los estudiantes en diferentes materias académicas. La búsqueda se realizó en el Portal de Periódicos CAPES/MEC, utilizando la palabra clave “Kahoot!”, de artículos escritos en inglés, francés, español, italiano y portugués entre 2017 y 2021. Fueron seleccionados 22 estudios que cumplieron con los criterios de inclusión y exclusión. Veinte de los 22 estudios utilizaron métodos cuantitativos para evaluar el desempeño de los estudiantes. Los resultados muestran que el uso de Kahoot! mejora el rendimiento de los participantes. Los procedimientos de intervención se utilizaron generalmente para evaluar o revisar contenidos enseñados previamente. Concluimos que los estudios revisados demostraron que Kahoot! puede indicarse como una estrategia pedagógica, siendo adecuada para evaluar el aprendizaje y revisar una diversidad de contenidos académicos. <![CDATA[A literatura na formação docente e a catarse como fundamento preparatório para a sala de aula]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo propõe fundamentar a necessidade de a catarse se realizar com o professor, visto que, antes de se tornar docente, ocupa o espaço de discente na Universidade. A pesquisa não se refere à catarse como um único momento, pelo contrário, defende-a como processo que deve ser constante nos estudos, nas leituras e nas pesquisas que permeiam a formação docente durante os estudos de graduação e os demais processos de construção do conhecimento que fazem parte do aperfeiçoamento docente. A abordagem, fundamentada nos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica, sugere que a literatura, na formação docente, pode contribuir para promover o processo catártico, preparando o sujeito para a sistematização e para a mediação do conhecimento, bem como a sua humanização; reforça que o acesso à arte e à literatura é um direito de todos e não para poucos e defende uma utilização de métodos de análise da obra literária que não se restringem ao aspecto linguístico. Amparada nos textos de Newton Duarte, Antonio Candido e Demerval Saviani, a pesquisa sugere métodos que incluam uma abordagem sociológica, histórica, cultural, filosófica e artística, permitindo uma compreensão e apreensão da obra literária de caráter multidisciplinar e entrelaçando saberes de forma a eliminar a separação de conteúdos em “caixinhas”. Observa-se que docentes que não atravessam experiências catárticas durante os seus estudos formativos não dispõem de elementos para conduzir outros sujeitos pelas referidas experiências - os futuros alunos. Conclui-se que a formação docente sob essa perspectiva possibilita oferecer instrumentos para a transformação dos sujeitos envolvidos no processo educacional, preparando-os para implementar uma sociedade igualitária.<hr/>Abstract: The article proposes to justify the need for catharsis to take place with the teacher, since, before becoming a teacher, he occupies the space of a student at the University. The research does not refer to catharsis as a single moment, on the contrary, it defends catharsis as a process that must be constant in studies, readings and research that permeate teacher training during undergraduate studies, and other knowledge construction processes that are part of teacher improvement. The approach, based on the theoretical assumptions of historical-critical pedagogy, suggests that literature, in teacher training, can contribute to promoting the cathartic process, preparing the subject for the systematization and mediation of knowledge, and its humanization; reinforces that access to art and literature is a right for everyone and not for a few, and defends the use of methods of analysing literary works that are not restricted to the linguistic aspect. Supported by the texts of Newton Duarte, Antonio Candido and Demerval Saviani, the research suggests methods that include a sociological, historical, cultural, philosophical and artistic approach, which would allow an understanding and apprehension of literary work of a multidisciplinary nature, intertwining knowledge in order to eliminate the separation of contents into “little boxes”. Teachers who do not go through cathartic experiences during their formative studies do not have the elements to guide other subjects through these experiences - future students. This being said, teacher training from this perspective makes it possible to offer instruments for the transformation of subjects involved in the educational process, preparing them to implement an egalitarian society.<hr/>Resumen: El artículo se propone justificar la necesidad de que se produzca la catarsis con el docente, ya que, antes de convertirse en docente, ocupa el espacio de estudiante en la Universidad. La investigación no se refiere a la catarsis como un momento único, por el contrario, defiéndela como un proceso que debe ser constante en los estudios, las lecturas y las investigaciones que permean la formación docente durante la carrera de pregrado y otros procesos de construcción de conocimiento que forman parte de una mejor formación docente. El enfoque, basado en los presupuestos teóricos de la pedagogía histórico-crítica, sugiere que la literatura, en la formación docente, puede contribuir a promover el proceso catártico, preparando al sujeto para la sistematización y mediación del conocimiento, así como su humanización; refuerza que el acceso al arte y a la literatura es un derecho de todos y no de unos pocos; y defiende el uso de métodos de análisis de las obras literarias que no se limiten al aspecto lingüístico. Apoyada en los textos de Newton Duarte, Antonio Candido y Demerval Saviani, la investigación propone métodos que incluyen un enfoque sociológico, histórico, cultural, filosófico y artístico, que permitiría una comprensión y aprehensión de la obra literaria de carácter multidisciplinario, entrelazando conocimientos para eliminar la separación de contenidos en “cajitas”. Se observa que los docentes que no pasan por experiencias catárticas durante sus estudios formativos no cuentan con los elementos para guiar a otros sujetos a través de estas experiencias - los futuros estudiantes. Se concluye que la formación docente desde esta perspectiva permite ofrecer instrumentos para la transformación de los sujetos involucrados en el proceso educativo, preparándolos para implementar una sociedad igualitaria. <![CDATA[Escuta e formação: O silêncio pedagógico em Montessori]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O silêncio é um fenómeno multifacetado com diferentes implicações no processo educativo. Remetido para as margens do discurso educacional, o tema do silêncio ressurge pela sua ligação aos temas da atenção e da escuta, bem como pela sua influência no ambiente de sala de aula e na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Pressupondo que a reconstrução da pedagogia se fortalece quando parte dos germes de construção nova contidos na sua própria conceção socio-histórica e cultural, este estudo retoma a proposta pedagógica de Maria Montessori. Neste sentido, pretende-se identificar a ideia e os tipos de silêncio preconizados no método desta pedagoga, assim como interpretá-los como expressão de princípios que marcaram o debate sobre a educação escolar no século XX. Este estudo, de natureza hermenêutica, destaca não apenas uma conceção positiva do silêncio como também a valorização do silêncio interior e a sua faceta de recolhimento. Assim, ainda serão relevantes as perspetivas da sua exercitação em contexto formal de educação infantil e do desenvolvimento pessoal e social potenciado pela unidade entre corpo e mente.<hr/>Abstract: Silence is a multifaceted phenomenon with different implications in the educational process. The concept of silence, which has been set aside from educational discourse, reappears due to its connection to the themes of attention and listening. It also resurfaces due to its influence on the classroom environment and the quality of the teaching and learning process. Assuming that the reconstruction of pedagogy is strengthened when it starts from the germs of new construction contained in its own socio-historical and cultural construction, this study takes up Maria Montessori's pedagogical proposal to identify the conception and types of silence advocated in the method of this pedagogue and interpret them as an expression of principles that marked the debate on school education in the 20th century. This study, of a hermeneutic nature, highlights a positive conception of silence, the appreciation of inner silence and its facet of recollection, as well as the perspectives of its exercise in a formal context of early childhood education and personal and social development enhanced by the unity between body and mind.<hr/>Resumen: El silencio es un fenómeno multiforme con diferentes implicaciones en el proceso educativo. Relegado a los márgenes del discurso pedagógico, la cuestión del silencio resurge por su conexión con los temas de la atención y la escucha, su influencia en el ambiente del aula y en la calidad del proceso de enseñanza y aprendizaje. Asumiendo que la reconstrucción de la pedagogía se fortalece cuando parte de los orígenes de nueva construcción contenidos en su propia estructura socio-histórica y cultural, este estudio retoma la propuesta pedagógica de Maria Montessori con el objetivo de identificar la concepción y los tipos de silencio preconizados en el método de esta pedagoga e interpretarlos como expresión de principios que marcaron el debate sobre la educación escolar en el siglo XX. Este estudio hermenéutico destaca una concepción positiva del silencio, revalorizando el silencio interior y su faceta de recogimiento, las perspectivas de su ejercicio en el contexto formal de la educación infantil, del desarrollo personal y social potenciado por la unidad entre cuerpo y mente. <![CDATA[Construindo a docência na profissão académica: Possibilidades da formação em pedagogia no ensino superior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa que explora possíveis efeitos da formação pedagógica de professores do ensino superior, tendo em conta os desafios que marcam hoje a docência neste nível de ensino. Tais desafios decorrem quer da expansão e diversificação da população estudantil quer das mudanças curriculares e pedagógicas - nomeadamente, aquelas associadas ao Processo de Bolonha. Com base na análise de um conjunto de portefólios produzidos por 14 professores portugueses no quadro de um curso de pós-graduação em pedagogia do ensino superior, consideram-se as suas motivações para a formação, a relação que estabelecem com a docência e as reverberações da formação no respetivo exercício da profissão académica, bem como a (re)configuração dos seus entendimentos sobre finalidades e conteúdos da formação académica. Conclui-se evidenciando possíveis contributos da formação pedagógica na valorização do trabalho docente e no reforço da autonomia no exercício da docência, em paralelo com a centralidade das respetivas dimensões coletivas. Estes elementos, no seu conjunto, abrem possibilidades para equacionar os efeitos da formação pedagógica no reequilíbrio da tensão entre investigação e ensino e na afirmação da profissão académica como um bem público.<hr/>ABSTRACT This article presents a study that explores the effects of the pedagogical training of higher education teachers. The challenges faced today by academic staff and teaching within higher education are taken into account, namely those that result either from the expansion and diversification of the student population or changes in curriculum design and pedagogical practices associated with the Bologna Process. Based on the analysis of a set of portfolios produced by 14 Portuguese professors within the framework of a postgraduate degree in pedagogy in higher education, we explore their motivations for training, the relationship they establish with teaching and the echoes of training in the respective exercise of the academic profession, as well as the (re)configuration of their understandings about the purposes and contents of higher education. We conclude by highlighting possible contributions of pedagogical training for valuing teaching academic work and reinforcing teachers’ autonomy, in parallel with the centrality of the respective collective dimensions. These elements, as a whole, open possibilities to consider the effects of pedagogical training in balancing the tension between research and teaching and in assuming the academic profession as a public good.<hr/>RESUMEN En este artículo se presenta una investigación que explora efectos de la formación pedagógica de los docentes de educación superior, teniendo en cuenta los retos que marcan la docencia en este nivel educativo en la actualidad, que resultan ya sea de la expansión y diversificación de la población estudiantil o de los cambios aspectos curriculares y pedagógicos, a saber, los relacionados con el Proceso de Bolonia. A partir del análisis de un conjunto de portafolios producidos por 14 profesores portugueses en el marco de un curso de posgrado en pedagogía de la educación superior, son investigados sus motivaciones para la formación, la relación que establecen con la docencia y las repercusiones de la formación en el respectivo ejercicio de la profesión académica, así como la (re)configuración de sus entendimientos sobre los propósitos y contenidos de la formación académica. Se concluye destacando posibles aportes de la formación pedagógica en la valorización del trabajo docente y el reforzamiento de la autonomía en la docencia, en paralelo a la centralidad de las respectivas dimensiones colectivas. Estos elementos, en su conjunto, abren posibilidades para explorar los efectos de la formación pedagógica en el reequilibrio de la tensión entre investigación y docencia y en la afirmación de la profesión académica como bien público. <![CDATA[Evolução na perceção da competência digital na formação de professores universitários após o ensino remoto de emergência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Desde la COVID-19, la integración de herramientas y competencias digitales en la enseñanza superior ya es una realidad en todos los países. El objetivo de este estudio es analizar la percepción del profesorado (n = 88) y del alumnado (n = 487) de los Grados en Educación Infantil y Primaria y Máster de formación del profesorado de una universidad pública de Madrid acerca de la evolución de su competencia digital, en general, y de las diferentes áreas competenciales, tanto antes como durante la enseñanza remota de emergencia. Para ello, nos apoyamos en el conocido Marco Común de Competencia Digital Docente del Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación del Profesorado (INTEF). Desde una metodología cuantitativa y un cuestionario ad hoc validado por expertos se ha realizado un análisis descriptivo, correlacional e inferencial de las variables. Los resultados evidencian en los dos perfiles la disposición de recursos digitales suficientes para enfrentarse a esta modalidad, un aumento significativo de la autopercepción de esta competencia, destacando mayor desarrollo en las áreas: Comunicación y Colaboración, Creación de contenidos digitales y Seguridad. También muestran descontento hacia la modalidad virtual por la excesiva carga de trabajo y la formación continua requerida. El estudio ayuda a replantear los planes de estudio del futuro docente y los planes de formación del profesorado universitario sobre la necesaria competencia digital en la actualidad.<hr/>Abstract: Since COVID-19, the integration of digital tools and skills in higher education is already a reality in all countries. The aim of this study is to analyse the perception of teachers (n = 88) and students (n = 487) - of the Degrees in Early Childhood and Primary Education and Master of teacher training of a public university in Madrid - on the evolution of their digital competence, in general, and of the different competence areas, both before and during the emergency remote teaching. For this purpose, we rely on the well-known Common Framework of Digital Competence in Teaching of the National Institute of Educational Technologies and Teacher Training (INTEF). Using a quantitative methodology and an ad hoc questionnaire validated by experts, a descriptive, correlational and inferential analysis of the variables was carried out. The results show in both profiles the availability of sufficient digital resources to face this modality, a significant increase in the self-perception of this competence, highlighting greater development in the following areas: Communication and Collaboration, Creation of digital content and Security. They also show dissatisfaction with the virtual modality due to the excessive workload and the continuous training required. This study helps to rethink the curricula of future teachers and the training plans of university faculty on the necessary digital competence today.<hr/>Resumo: Desde a COVID-19, a integração de ferramentas e competências digitais no ensino superior tornou-se uma realidade em todos os países. O objetivo do estudo é analisar a perceção do pessoal docente (n = 88) e dos estudantes (n = 487) das Licenciaturas em Educação Infantil e Primária e do Mestrado em Formação de Professores de uma universidade pública de Madrid sobre a evolução da sua competência digital, em geral, e das diferentes áreas de competência, tanto antes como durante o ensino remoto de emergência. Para o efeito, utilizámos o conhecido Quadro Comum para a Competência Digital no Ensino do Instituto Nacional de Tecnologias Educativas e Formação de Professores (INTEF). Utilizando uma metodologia quantitativa e um questionário ad hoc validado por peritos, foi efetuada uma análise descritiva, correlacional e inferencial das variáveis. Os resultados mostram, em ambos os perfis, a disponibilidade de recursos digitais suficientes para enfrentar esta modalidade, um aumento significativo na autoperceção desta competência, destacando um maior desenvolvimento nas seguintes áreas: Comunicação e Colaboração, Criação de conteúdos digitais e Segurança. Mostram, também, insatisfação com a modalidade virtual devido à excessiva carga de trabalho e à formação contínua exigida. O estudo ajuda a repensar os currículos dos futuros professores e os planos de formação do pessoal docente universitário em termos da competência digital atualmente exigida. <![CDATA[Percursos escolares e participação social dos jovens: As origens de classe ainda são relevantes?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados obtidos a partir de um inquérito aplicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência a uma amostra nacional dos estudantes no 10.º ano de escolaridade (n= 241.341). Os resultados apontam para percursos escolares e, em menor escala, indicam, também, taxas de participação social ainda bastante marcados por desigualdades familiares, num padrão de sucessivas (des)vantagens que se vão acumulando ao longo das trajetórias infantis e juvenis.<hr/>Abstract: This article analyses how social background frames young people’s schooling pathways and social participation patterns in contemporary Portugal. With such aim, firstly, it provides a collection of how different research streams, in Portugal and internationally, address this question. The methodological protocols are explained, and afterwards, a set of data from a survey carried out by DG Education and Science Statistics to a national sample of students in 10th grade (n=241.341) is presented and discussed. The results point to schooling pathways and, to a lesser extent, social participation rates strongly bounded by family inequalities in a pattern of consecutive and cumulative (dis)advantages throughout young people’s trajectories.<hr/>Resumen: El artículo discute hasta qué punto los origines sociales determinan los recorridos escolares y de la participación social de los jóvenes, en el Portugal contemporáneo. Para ello, en primer lugar, se procede a una colección de diferentes líneas de investigación que, en Portugal e a nivel internacional, han abordado esta cuestión. Se explican los protocolos metodológicos y, en seguida, se presenta y se discute un conjunto de datos colegidos por un cuestionario aplicado por la Dirección-General de Estadísticas de Educación y Ciencia a una muestra nacional de estudiantes en el 10.º año de escolaridad (n=241.341). Los resultados apuntan a recorridos escolares y, en menor medida, también tasas de participación social aún marcados por desigualdades familiares, en un padrón de sucesivas (des)ventajas que se acumulan a lo largo de las trayectorias infantiles y juveniles. <![CDATA[Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Um estudo de caso no 1.º CEB]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O revigoramento das escolas, introduzido pela autonomia e flexibilidade curricular, tornou necessário compreender a forma como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória estava a ser operacionalizado pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um determinado agrupamento de escolas do distrito do Porto, dando, igualmente, a conhecer a perceção dos docentes acerca do reflexo dessa operacionalização, na melhoria da qualidade das aprendizagens de Matemática. Para o efeito, foi conduzido um estudo de caso - recorrendo ao método de investigação misto -, cujos participantes foram selecionados por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário - composto por questões de resposta fechada e aberta -, a partir do qual se realizou uma análise estatística descritiva para os dados quantitativos e uma análise de conteúdo para os qualitativos. Os resultados obtidos - apesar de favoráveis - revelaram que existe, ainda, um longo caminho a percorrer ao nível do planeamento e da maximização da autonomia e flexibilidade - que pode ser promovida pela gestão escolar e pela comunidade educativa.<hr/>Abstract The reinvigoration of schools, introduced by curricular autonomy and flexibility, revealed the need to try to understand how the Students’ Profile by the end of Compulsory Schooling was being operationalized by teachers of elementary schools of a given School Cluster in the district of Oporto. This also shows the perception of the teachers about the reflection of this operationalization in the improvement of the quality of mathematics learning. For this purpose, a case study was conducted using the mixed investigation method, and the participants were selected by convenience. The information was gathered through a questionnaire survey comprised of closed and open-ended questions, from which a descriptive statistical analysis for quantitative data and a content analysis for qualitative data were performed. The results obtained, although favourable, revealed that there is still a long way to go, both in planning and maximizing autonomy and flexibility - which can be promoted by school management and the educational community.<hr/>Sommaire Le processus de revigorer les écoles, introduit par l'autonomie et la flexibilité curriculaires, a révélé la nécessité de comprendre comment le Profil des Élèves Sortant de la Scolarité Obligatoire était mis en place par les enseignants de l’école élémentaire d'un certain groupe d'écoles de la région de Porto, également faire connaître la perception des enseignants quant au reflet de cette opérationnalisation dans l’amélioration de la qualité des apprentissages en mathématiques. Une étude de cas, dont les participants ont été sélectionnés par convenance, a été menée à cet égard, en utilisant la méthode de recherche mixte. Les données ont été recueillies à travers une enquête par questionnaire, composée de questions fermées et ouvertes, à partir de laquelle on a conduit une analyse statistique descriptive pour les données quantitatives et une analyse de contenu pour les données qualitatives. Les résultats obtenus, bien que favorables, ont révélé qu'il reste encore beaucoup à faire, tant en termes de planification et de maximisation de l'autonomie et de la flexibilité - qui peuvent être encouragées par la direction de l'école et par la communauté éducative. <![CDATA[Nível de conhecimento dos professores sobre o TDAH nas escolas públicas estaduais de Rondônia, no Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872024000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno prevalente na infância e na adolescência que apresenta desafios para os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos professores das escolas públicas estaduais de Rondônia acerca do TDAH. A versão brasileira da Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS-Br) foi aplicada em 202 professores de 18 municípios de Rondônia. Análises descritivas e inferenciais foram conduzidas para explorar o grau de conhecimento, de equívocos e de lacunas sobre o TDAH, incluindo o escore total e três subescalas da KADDS-Br: características gerais, sintomas/diagnóstico e tratamento. Os professores que participaram do estudo evidenciaram um percentual de conhecimento sobre o TDAH de 52,67%, mas com relevantes equívocos (18,90%) e lacunas (28,48%). Em relação aos domínios específicos, o percentual de conhecimento apresentou alguma variabilidade, sendo mais evidente em relação aos sintomas/diagnósticos (69,54%) e menos proeminente sobre características gerais (46,45%) e tratamento (48,95%). O nível de conhecimento dos professores das escolas públicas estaduais de Rondônia sobre o TDAH é mediano, sugerindo a necessidade de formação específica sobre o transtorno.<hr/>ABSTRACT The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a prevalent disorder in childhood and adolescence and presents challenges for the teaching and learning processes. Given this, it would be recommended that professionals working in the school context knew about the disorder, including aspects of diagnosis and treatment. This study aimed to assess the level of knowledge of teachers in state public schools in Rondônia about ADHD. The Brazilian version of the Knowledge of Attention Deficit Disorders Scale (KADDS-Br) was applied to 202 teachers from 18 municipalities in Rondônia. Descriptive and inferential analyses were conducted to explore the degree of knowledge, misunderstandings, and gaps about ADHD, including the total score and three subscales of KADDS-Br: general characteristics, symptoms/diagnosis, and treatment. The teachers who participated in the study showed a percentage of knowledge about ADHD of 52.67% but with relevant mistakes (18.90%) and gaps (28.48%). In relation to specific domains, the percentage of knowledge showed some variability, being more evident concerning symptoms/diagnoses (69.54%) and less prominent in general characteristics (46.45%) and treatment (48.95%). The level of knowledge of teachers in state public schools in Rondônia about ADHD is average, suggesting the need for specific training on the disorder.<hr/>RESUMEN El Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) es un trastorno prevalente en la infancia y la adolescencia y presenta desafíos para los procesos de enseñanza y aprendizaje. Delante a esto, sería recomendable que los profesionales que trabajan en el contexto escolar tuvieran conocimientos sobre el trastorno, incluidos aspectos de diagnóstico y tratamiento. El objetivo de este estudio fue evaluar el nivel de conocimiento de los profesores de las escuelas públicas estatales de Rondonyà sobre el TDAH. Se aplicó la versión brasileña de la Escala de Conocimiento de los Trastornos por Déficit de Atención (KADDS-Br) a 202 profesores de 18 municipios de Rondonyà. Se realizaron análisis descriptivos e inferenciales para explorar el grado de conocimiento, malentendidos y lagunas sobre el TDAH, incluida la puntuación total y tres subescalas de KADDS-Br: características generales, síntomas/diagnóstico y tratamiento. Los docentes que participaron del estudio mostraron un porcentaje de conocimiento sobre el TDAH del 52,67%, pero con errores relevantes (18,90%) y lagunas (28,48%). Con relación a dominios específicos, el porcentaje de conocimiento mostró cierta variabilidad, siendo más evidente con relación a síntomas/diagnósticos (69,54%) y menos prominente en características generales (46,45%) y tratamiento (48,95%). El nivel de conocimiento de los profesores de las escuelas públicas estatales de Rondonyà sobre el TDAH es medio, lo que sugiere la necesidad de una formación específica sobre el trastorno.