Scielo RSS <![CDATA[Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-301520200002&lang=pt vol. num. 12 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Editorial Millenium 12]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Estudo e análise de um novo dispositivo para a reabilitação da articulação tibiotársica.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Currently, there are several types of devices and techniques for the rehabilitation of the tibiotarsal joint. However, complete and effective rehabilitation still falls short of expectations, since the existing devices are not adaptable to the level of torque and the number of repetitions and sessions to be performed, as these depend on each patient and on the stage at which he is finds. Objetives: To improve a mechatronic device for the rehabilitation of the tibiotarsal joint, the Therapheet. Methods: This study presents a review of the tibiotarsal joint rehabilitation protocols, as well as the classification of devices used for this purpose. Thus, the purpose is to improve the Therapheet, developed at the Department of Mechanical Engineering of the University of Minho, obtaining a viable, functional and safe rehabilitation device, standing out from the rest on the market, since it allows the execution of the six rehabilitation exercises. Results: It was obtained a prototype of equipment for rehabilitation of the tibiotarsal joint was obtained, proposing changes for improvement according to the specificities and requirements for such a device, having been subjected to a series of preliminary tests to verify its functionality, performance and suitability. The equipment proved to be functional, in terms of executing the ankle rehabilitation movements, however, it still manifests some flaws in terms of the user's stability, sudden movements, and above all dysfunctions arising from excess mass that make up its structure and limitations pneumatic technology adopted. Conclusions: The control of the amplitude of the characteristic angles of the movements of the foot is still done manually, so it would be significant to implement an automated system that would allow the control of the range of amplitude, according to the patient's rehabilitation phase. One option would be the implementation of a new technology, such as the insertion of servomotors.<hr/>Resumo Introdução: Atualmente existem vários tipos de dispositivos e técnicas para a reabilitação da articulação tibiotársica. No entanto, a reabilitação completa e eficaz ainda está aquém das expectativas, uma vez que os dispositivos existentes não são adaptáveis ao nível do binário e do número de repetições e sessões a executar, pois estas dependem de cada paciente e do estádio em que este se encontra. Objetivos: Melhorar um dispositivo mecatrónico, de reabilitação da articulação tibiotársica, o Therapheet. Métodos: Neste estudo é apresentada uma revisão dos protocolos de reabilitação da articulação tibiotársica, assim como a classificação dos dispositivos utilizados para este propósito. Assim, a finalidade é aperfeiçoar o Therapheet, desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, obtendo-se um dispositivo de reabilitação viável, funcional e seguro, destacando-se dos restantes no mercado, uma vez que permite a executação dos seis exercícios de reabilitação. Resultados: Foi obtido um protótipo de equipamento para reabilitação da articulação tibiotársica, propondo alterações de melhoria de acordo com as especificidades e os requisitos necessários para um dispositivo deste tipo, tendo sido submetido a uma série de testes preliminares para verificar a sua funcionalidade, desempenho e adequabilidade. O equipamento demonstrou ser funcional, a nível de execução dos movimentos de reabilitação do tornozelo, no entanto, ainda manifesta algumas falhas ao nível da estabilidade do utilizador, movimentos bruscos, e sobretudo disfunções provenientes de excesso de massa que compõe a sua estrutura e de limitações da tecnologia pneumática adotada. Conclusões: O controlo da amplitude dos ângulos característicos dos movimentos do pé ainda é feito manualmente, pelo que seria significativa a implementação de um sistema automatizado que possibilitasse o controlo da graduação da amplitude, de acordo com a fase de reabilitação do paciente. Uma opção seria a implementação de uma nova tecnologia, como a inserção de servomotores.<hr/>Resumen Introducción: Actualmente, existen varios tipos de dispositivos y técnicas para la rehabilitación de la articulación tibiotarsal. Sin embargo, la rehabilitación completa y efectiva aún no cumple con las expectativas, ya que los dispositivos existentes no son adaptables al nivel de torque y al número de repeticiones y sesiones a realizar, ya que dependen de cada paciente y la etapa en la que se encuentra. Objetivos: Mejorar un dispositivo mecatrónico para la rehabilitación de la articulación tibiotarsal, el Therapheet. Métodos: Este estudio presenta una revisión de los protocolos de rehabilitación de la articulación tibiotarsal, así como la clasificación de los dispositivos utilizados para este propósito. Por lo tanto, el propósito es mejorar un dispositivo mecatrónico desarrollado en el Departamento de Ingeniería Mecánica de la Universidad de Minho, el Therapheet, obteniendo un dispositivo de rehabilitación viable, funcional y seguro, que se destaque del resto en el mercado, ya que permite la ejecución de los seis ejercicios de rehabilitación. Resultados: Se obtuvo un prototipo de equipo para la rehabilitación de la articulación tibiotarsal, proponiendo cambios para mejorar de acuerdo con las especificidades y requisitos de dicho dispositivo, habiendo sido sometido a un serie de pruebas preliminares para verificar su funcionalidad, rendimiento e idoneidad. El equipo demostró ser funcional, en términos de ejecución de los movimientos de rehabilitación de tobillo, sin embargo, todavía presenta algunos defectos en términos de estabilidad del usuario, movimientos bruscos y, sobre todo, disfunciones derivadas del exceso de masa que conforman su estructura y limitaciones. Tecnología neumática adoptada. Conclusións: El control de la amplitud de los ángulos característicos de los movimientos del pie todavía se realiza manualmente, por lo que sería importante implementar un sistema automatizado que permita el control del rango de amplitud, de acuerdo con la fase de rehabilitación del paciente. Una opción sería la implementación de una nueva tecnología, como la inserción de servomotores. <![CDATA[Ensino do método qualitativo: estudo de revisão.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Interest in qualitative research in various fields of knowledge is increasing. Difficulties linked to the teaching-learning process of the qualitative method have been subject of discussion in national and international scientific events. Objetives: This paper aims to raise questions and pertinent information teaching of qualitative method of research that will serve as subsidies to pedagogical proposals that expand and qualify its use in scientific research. Methods: A literature review on the subject was made in the SciELO and Medline databases and 15 titles were selected from three major areas of knowledge: Health Sciences, Humanities and Social and Applied Sciences. Data thematic analysis originated 3 categories: course modalities, pedagogical strategies and problematization of the method use / teaching. Results: The experiences presented were varied, which can demonstrate that teaching qualitative method is not yet consolidated when comparing it to other hegemonic research methods. Some points stood out as essential in a teaching-learning method proposal in the various areas of knowledge: the constructivist model of teaching-learning, teaching not restricted to techniques and research in practice. Conclusion: It was concluded that the paradigmatic conception of teaching, which discusses science theoretical foundations seems to be the one with the greatest potential to achieve educational objectives.<hr/>Resumo Introdução: Existe crescente interesse pelas pesquisas qualitativas em diversos campos do conhecimento e as dificuldades vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem do método qualitativo têm sido objeto de discussão em eventos científicos nacionais e internacionais. Objetivos: Este artigo tem por objetivo levantar questões e informações pertinentes ao ensino do método qualitativo de pesquisa que sirvam de subsídios a propostas pedagógicas que ampliem e qualifiquem sua utilização em pesquisas científicas. Métodos: Foi feita revisão bibliográfica sobre o tema nas bases de dados do SciELO e Medline e selecionados 15 títulos de três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Submetidos à análise temática deram origem a 3 categorias: modalidades de curso, estratégias pedagógicas e problematização do uso/ ensino do método. Resultados: As experiências apresentadas foram variadas, o que pode demonstrar que o ensino do método qualitativo ainda não está consolidado ao compará-lo com outros métodos de pesquisa que são hegemônicos. Alguns pontos destacaram-se como essenciais numa proposta de ensino-aprendizagem do método nas diversas áreas de conhecimento: o modelo construtivista de ensino-aprendizagem, o ensino não restrito às técnicas e a pesquisa na prática. Conclusões: Concluiu-se que a conceção paradigmática do ensino, em que se discute os fundamentos teóricos que embasam a ciência parece ser a que apresenta maior potencialidade para alcançar os objetivos educacionais.<hr/>Resumen Introducción: Existe un creciente interés en la investigación cualitativa en diversos campos del conocimiento y las dificultades relacionadas con el proceso de enseñanza-aprendizaje del método cualitativo han sido objeto de discusión en eventos científicos nacionales e internacionales. Objetivos: Este artículo tiene como objetivo plantear preguntas y información pertinente a la enseñanza del método cualitativo que servirá como subsidio a las propuestas pedagógicas que amplían y califican su uso en investigacións científicas. Métodos: Se realizó revisión de la literatura sobre el tema en las bases de datos SciELO y Medline y se seleccionaron 15 títulos de 3 áreas principales de conocimiento: Salud, Humanidades y Sociales y Aplicadas. Sometido a análisis temático dio lugar a 3 categorías: modalidades del curso, estrategias pedagógicas y problematización del uso / enseñanza del método. Resultados: Las experiencias presentadas fueron variadas, lo que puede demostrar que la enseñanza del método cualitativo aún no está consolidada cuando se compara con otros métodos hegemónicos. Algunos puntos se destacaron como esenciales en las diversas áreas del conocimiento: el modelo constructivista de enseñanza-aprendizaje, enseñanza no restringida a técnicas e investigación en la práctica. Conclusións: Se concluyó que la concepción paradigmática de la enseñanza, que analiza los fundamentos teóricos que sustentan la ciencia, parece ser la que tiene el mayor potencial para alcanzar los objetivos educativos. <![CDATA[Estudantes de doutoramento no seu caminho para a investigação multi e interdisciplinar.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Interdisciplinary approaches are necessary today for meeting the most critical and complex technological and socio-cultural challenges of knowledge sharing in the world. This paper aims at investigating a doctoral course that took place at Uppsala University in autumn semester 2018. Objetives: The purpose of the study is to describe the processes of joint learning of doctoral students, on their pathway in exploring multi- and interdisciplinary research. Methods: The qualitative approach was used, literature studies, inquires, observations, focus group discussions, interviews and course evaluations with students as well as documentation over the course design were all used as empirical sources. Results: The major implication of the study is that the course gave students a possibility to deepen their understanding over the both barriers and benefits of multi- and transdisciplinary research by interacting and discussing with co-students and teachers from different disciplines. Conclusions: It is suggested in this study, though, that multi- and interdisciplinarity and even undisciplinarity can be the way of co-operating cross the disciplines, learning collectively and creating value for researchers in both solving big problems, in creating something new and innovative, finding solutions and future development for the world. The task for educators and learning agents as well as policy makers is to facilitate participative and systemic critical learning systems and situations where these conditions can be realized.<hr/>Resumo Introdução: Atualmente são necessárias abordagens interdisciplinares para responder aos desafios técnicos e socioculturais mais críticos e complexos de partilha de conhecimento no mundo. Este artigo pretende analisar um curso de doutoramento que ocorreu na Universidade de Uppsala no outono de 2018. Objetivos: O objetivo deste estudo é descrever o processo de aprendizagem conjunta de estudantes de doutoramento no seu caminho de exploração de pesquisas multi e interdisciplinares. Métodos: Recorrem-se a uma abordagem qualitativa tendo sido utilizadas como fontes empíricas estudos de literatura, pesquisas, observações, discussões em grupos focais, entrevistas e avaliações de cursos com os alunos, para além de documentação sobre o desenho do curso. Resultados: O principal resultado do estudo foi o facto do curso ter dado aos alunos a possibilidade de aprofundar a sua compreensão sobre as barreiras e os benefícios da pesquisa multi e transdisciplinar através da interação e discussão com colegas e professores de diferentes disciplinas. Conclusões: Sugere-se neste estudo que a multi e a interdisciplinaridade e até a undisciplinarity podem ser a forma de cooperar entre as disciplinas, aprendendo coletivamente e criando valor para os pesquisadores na solução de grandes problemas, na criação de algo novo e inovador, encontrando soluções e desenvolvimento futuro para o mundo. A tarefa dos educadores e agentes de aprendizagem, bem como dos formuladores de políticas é facilitar sistemas participativos e sistémicos de aprendizagem crítica e situações em que essas condições possam ser realizadas.<hr/>Resumen Introducción: los enfoques interdisciplinarios son necesarios hoy para enfrentar los desafíos tecnológicos y socioculturales más críticos y complejos del intercambio de conocimientos en el mundo. Este documento tiene como objetivo investigar un curso de doctorado que tuvo lugar en la Universidad de Uppsala en el semestre de otoño de 2018. Objetivos: El propósito del estudio es describir los procesos de aprendizaje conjunto de estudiantes de doctorado, en su camino en la exploración de la investigación multidisciplinaria e interdisciplinaria. Métodos: Se utilizó el enfoque cualitativo, se utilizaron estudios de literatura, consultas, observaciones, discusiones de grupos focales, entrevistas y evaluaciones de cursos con estudiantes, así como documentación sobre el diseño del curso como fuentes empíricas. Resultados: La principal implicación del estudio es que el curso brindó a los estudiantes la posibilidad de profundizar su comprensión sobre las barreras y los beneficios de la investigación multidisciplinaria y transdisciplinaria al interactuar y debatir con compañeros y profesores de diferentes disciplinas. Conclusiones: En este estudio se sugiere que la multidisciplinariedad y interdisciplinariedad y incluso la indisciplinariedad pueden ser la forma de cooperar a través de las disciplinas, aprender colectivamente y crear valor para los investigadores, tanto para resolver grandes problemas como para crear algo nuevo y innovador, buscando soluciones y desarrollo futuro para el mundo. La tarea de los educadores y los agentes de aprendizaje, así como de los encargados de formular políticas, es facilitar los sistemas de aprendizaje críticos participativos y sistémicos y las situaciones en las que estas condiciones pueden realizarse. <![CDATA[Transição para a grã-parentalidade no masculino: desempenho do papel grã-parental.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: The birth of a child is an event that causes a series of changes in roles and family dynamics. Studying grandfatherhood is finding the grandfather's prominent role in family health. Objetives: To describe the process of transition to grand parenting as a grandfather and to characterize the performance of the grandparent role in the figure of man as grandfather in family health. Methods: A qualitative study using the Grounded Theory methodological approach according to the approach of Strauss and Corbin (2008). The intentional sample consisted of twenty-six grandparents safeguarding the defined inclusion and exclusion criteria, after informed consent. Results: It is in the family and community context that becoming a grandfather: process of building grandfatherthood, having found the causal condition, the intervening conditions, the strategies and the consequences. By becoming a grandfather, the man who already has other roles assumes before society another role, that of grandfather, in which he performs different tasks or functions within the community and the family nucleus where he is inserted with a view to family health. Conclusions: Studying the grandfather figure focuses on the parental role in family health, giving visibility and sustainability to the grandfather figure in the care and care of grandchildren, thus helping health professionals to integrate grand parenting phenomenon.<hr/>Resumo Introdução: O nascimento de uma criança é um acontecimento que provoca uma série de alterações nos papéis desempenhados e na dinâmica familiar. Estudar a grã-parentalidade no masculino é encontrar o papel de destaque do avô na saúde da família. Objetivos: Descrever o processo de transição para a grã-parentalidade do homem enquanto avô e caracterizar o desempenho do papel grã-parental na figura do homem enquanto avô na saúde da família. Métodos: Estudo qualitativo que recorreu à opção metodológica da Grounded Theory, de acordo com a abordagem de Strauss e Corbin (2008). A amostra intencional foi constituída por vinte e seis avôs salvaguardando-se os critérios de inclusão e exclusão definidos, após consentimento informado. Resultados: É no contexto familiar e comunitário que o Tornar-se Avô: Processo de Construção da Grã-parentalidade no Masculino se desenvolve, tendo-se encontrado a condição causal, as condições intervenientes, as estratégias e as consequências. Ao tornar-se avô, o homem que já tem outros papéis assume perante a sociedade mais um papel, o de avô, no qual desempenha diferentes tarefas ou funções dentro da comunidade e do núcleo familiar onde está inserido com vista a saúde familiar. Conclusões: Estudar a figura do avô tem um enfoque relativamente ao papel grã-parental no âmbito da saúde da família, dando visibilidade e sustentabilidade à figura do avô no acompanhamento e cuidados aos netos, ajudando, deste modo, os profissionais de saúde a integrarem o fenómeno da grã-parentalidade.<hr/>Resumen Introducción: El nacimiento de un niño es un evento que provoca una serie de cambios en los roles y la dinámica familiar. Estudiar los hombres abuelos es encontrar el papel destacado del abuelo en la salud familiar. Objetivos: Describir el proceso de transición como abuelo y caracterizar el desempeño del papel de abuelo en la figura del hombre en la salud familiar. Métodos: Estudio cualitativo que utiliza el enfoque metodológico de la teoría fundamentada según el enfoque de Strauss y Corbin (2008). La muestra intencional consistió en veintiséis abuelos que salvaguardaron los criterios definidos de inclusión y exclusión, después del consentimiento informado. Resultados: Es en el contexto familiar y comunitario que se convierte en abuelo: Proceso de construcción de la gran paternidad en el hombre, habiendo encontrado la condición causal, las condiciones intermedias, las estrategias y las consecuencias. Al convertirse en abuelo, el hombre que ya tiene otros roles asume ante la sociedad otro rol, el de abuelo, en el que realiza diferentes tareas o funciones dentro de la comunidad y el núcleo familiar donde se inserta con vistas a la salud familiar. Conclusiones: El estudio de la figura del abuelo se centra en el papel de los padres en la salud familiar, dando visibilidad y sostenibilidad a la figura del abuelo en el cuidado y cuidado de los nietos, ayudando así a los profesionales de la salud a integrarse Gran fenómeno de crianza. <![CDATA[Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativo.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Higher education is normally associated to a more traditional way of teaching which does not fall within the current Bologna process, the characteristics of young students or the changing demands of our society. Nowadays, students must be prepared with a high-level of social skills and knowledge that is required in a labour market that is in permanent transformation. Objectives: Describe group-based or cooperative learning strategies applied in higher education degrees of social sciences and educational areas. Methods: The developed research is characterized as being a qualitative descriptive study with the aim of overcoming a comprehensive summarization of specific strategies experienced by two groups of higher education students. Results: The research suggests that students learn best when they are actively involved in activities where critical and creative thinking is promoted, resulting in better grades, a higher satisfaction with their academic progress and a lower probability of dropping out. Conclusion: It is essential to reflect on pedagogical practices and consequently adopt new strategies developed in student-centered learning environments that increase the quality of higher education, making it more appropriate for the current reality of the job market.<hr/>Resumo Introdução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.<hr/>Resumen Introducción: La educación superior está normalmente asociada a una formación más tradicional/expositiva que no encaja con el actual proceso de Bolonia, las características de los jóvenes estudiantes o las exigencias derivadas de las constantes transformaciones de la sociedad. Hoy en día, los estudiantes deben estar preparados con un alto nivel de habilidades sociales y conocimientos necesarios en un mercado laboral que cambia constantemente. Objetivos: Describir estrategias de aprendizaje cooperativas, desarrolladas en grupos, aplicadas en cursos superiores en las áreas de las ciencias sociales y de la educación. Métodos: La investigación llevada a cabo destaca por su carácter cualitativo y por ser esencialmente descriptivo, ya que presenta, de forma holística, estrategias específicas aplicadas a dos grupos de estudiantes de enseñanza superior. Resultados: La investigación sugiere que los estudiantes aprenden mejor cuando participan activamente en actividades en las se fomenta el pensamiento crítico y creativo, resultando en mejores clasificaciones, en una mayor satisfacción con su trayectoria académica y en una menor probabilidad de abandono. Conclusiones: Es esencial reflexionar sobre las prácticas pedagógicas y, en consecuencia, adoptar nuevas estrategias desarrolladas en entornos de aprendizaje centrados en los estudiantes, que aumenten la calidad de la enseñanza superior, para que se adecue mejor a la realidad laboral actual. <![CDATA[Padrão de consumo de substâncias psicoativas em motoristas de transporte alternativo.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: The alternative transport drivers, more commonly known as "pirateiros” are constantly exposed to various health-threatening situations, such as the consumption of psychoactive substances. Objectives: To identify patterns of consumption of psychoactive substances in alternative transport drivers. Methods: A descriptive study with a quantitative approach, performed with a sample of 40 “pirateiros” drivers in the city of Oiapoque, in the state of Amapá, Brazil. There was use of a sociodemographic questionnaire, and the Alcohol, Smoking and Substance Test (ASSIST). The data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 22.0. Results: The “pirateiros” drivers consumed psychoactive substances: 87.5% used tobacco derivatives, alcohol 100%, 37.5% marijuana, 15% cocaine and crack, 65% amphetamine and 2.5% inhalants and deny the use of hypnotics, sedatives, hallucinogens and opiates. Through the questionnaire ASSIST on consumption patterns, 62.5% occasionally used marijuana and 86.4% and 67.6% resorted to the abusive use of amphetamines and tobacco derivatives, respectively. In relation to the consumption of alcoholic beverages, 28.2% showed indicative of dependency. Conclusions: The results show the need for more specific investigations, and the reflection on the situation of vulnerability of “pirateiros” strongly raised in this study. The research reveals the need to entice professionals to develop concrete actions for health education for this professional category.<hr/>Resumo Introdução: Os motoristas de transportes alternativos, mais conhecidos como “pirateiros” estão constantemente expostos a diversas situações nocivas à saúde, tal como o consumo de substancias psicoativas. Objetivos: Identificar os padrões de consumo de substâncias psicoativas em motoristas de transporte alternativo. Métodos: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizada numa amostra de 40 motoristas “pirateiros" da cidade de Oiapoque, no Estado do Amapá, Brasil. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, e o Alcohol, Smoking and Substance Test (ASSIST). Os dados foram analisados no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Resultados: Apurou-se que os motoristas “pirateiros" consumiam substâncias psicoativas: 87,5% utilizavam derivados de tabaco, 100% bebidas alcoólicas, 37,5% maconha, 15% cocaína e crack, 65% anfetamina, 2,5% inalantes e negam uso de hipnóticos, sedativos, alucinógenos e opioides. Através do questionário ASSIST sobre os Padrões de Consumo, detectou-se que 62,5% apresentaram uso ocasional para maconha e que 86,4% e 67,6% recorriam ao uso abusivo de anfetamina e derivados de tabaco, respectivamente. No referente ao consumo de bebidas alcóolicas 28,2% mostraram indicativo de dependência. Conclusões: Os resultados mostram a necessidade de investagação mais específica, e a reflexão acerca da situação de vulnerabilidade dos “pirateiros” fortemente suscitada neste estudo. Da investigação emerge ser necessário instigar os profissionais a desenvolver acções concretas de educação para a saúde para esta categoria profissional.<hr/>Resumen Introducción: Los conductores de transporte alternativo, más comúnmente conocidos como “pirateiros” están constantemente expuestos a diversas situaciones que son perjudiciales para la salud, tales como el consumo de sustancias psicoactivas. Objetivos: Identificar los patrones de consumo de sustancias psicoactivas en los conductores de transporte alternativo. Métodos: Estudio descriptivo con abordaje cuantitativo, realizado en una muestra de 40 conductores “pirateiros” de la ciudad de Oiapoque, en el estado de Amapá, Brasil. Se utilizó un cuestionario sociodemográfico y el Alcohol, Smoking and Substance Test (ASSIST). Los datos fueron analizados mediante el software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versión 22.0. Resultados: Se comprobó que los conductores “pirateiros” consumían sustancias psicoactivas: 87,5% utilizan derivados del tabaco, 100% el alcohol 37,5% marihuana, y 15% cocaína y crack, 65% anfetaminas, 2,5% inhalantes y denegaron el uso de hipnóticos, sedantes, alucinógenos y opiáceos. A través del cuestionario ASSIST en los patrones de consumo, el 62,5% tenía un uso ocasional de marihuana y el 86,4% y el 67,6% ha recurrido a la utilización abusiva de las anfetaminas y derivados del tabaco, respectivamente. En relación con el consumo de bebidas alcohólicas, 28,2% mostraron un indicativo de la dependencia. Conclusiones: Los resultados muestran la necesidad de investigación más específica, y la reflexión sobre la situación de vulnerabilidad de conductores “pirateiros” planteada en este estudio. La investigación reveló la necesidad de atraer a los profesionales a desarrollar acciones concretas de educación para la salud para esta categoría profesional. <![CDATA[Perfil sociodemográfico da depressão em idosos no brasil: revisão integrativa.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: The prevalence of clinically significant depressive symptoms in the elderly is high. Therefore, it is essential that health professionals know the dominant profile of this nosological entity. Objectives: To identify in the literature, the sociodemographic profile of elderly people affected by depression between 2002 and 2016. Methods: Integrative literature review, carried out in the Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases, using the descriptors: depression, the elderly and geriatrics. Results: The prevalence of depressive illness significantly affects females (90%), aged over 60. The socio-demographic profile identifies white elderly, single, Catholic, illiterate, of medium economic level, with a family history. The use of illicit and licit drugs and a high rate of cognitive deficit are also prevalent characteristics in the profile of an elderly person with depression. Conclusions: Over the past few years, the elderly population has been showing an increase in mental illnesses, including depression. This, therefore, deserves more qualified and humanized attention by the health team, with the aim of reducing the rates of mental disorders in the elderly.<hr/>Resumo Introdução: A prevalência de sintomas depressivos clinicamente significativos em idosos é elevada, sendo essencial que os profissionais de saúde conhecerem o perfil dominante desta entidade nosológica. Objetivos: Identificar na literatura, o perfil sócio-demográfico de idosos acometidos por depressão nos anos de 2002 a 2016. Métodos: Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores: depressão, idosos e geriatria. Resultados: A prevalência da doença depressiva afeta significativamente o sexo feminino (90%), com idade acima de 60 anos. O perfil sócio demográfico, identifica idosos da cor branca, solteiros, católicos, analfabetos, de nível econômico médio, havendo procedência familiar. O uso de drogas ilícitas e licitas e alto índice de déficit cognitivo, são também características prevalentes no perfil de um idoso com depressão. Conclusões: No decorrer dos últimos anos a população idosa vem mostrando um aumento de doenças mentais, dentre elas a depressão, merecendo portanto, uma atenção mais qualificada e humanizada por parte da equipe de saúde, com o objetivo de diminuir os índices de transtornos mentais em idosos.<hr/>Resumen Introducción: La prevalencia de síntomas depresivos clínicamente significativos en los ancianos es alta y es esencial que los profesionales de la salud conozcan el perfil dominante de esta entidad nosológica. Objetivos: Identificar en la literatura el perfil sociodemográfico de las personas mayores afectadas por la depresión en los años 2002 a 2016. Métodos: Revisión de la literatura, realizada en las bases de datos de Literatura Latino-Americana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando los descriptores: depresión, ancianos y geriatría. Resultados: La prevalencia de la enfermedad depresiva afecta significativamente a las mujeres (90%), mayores de 60 años. El perfil sociodemográfico identifica a los ancianos blancos, solteros, católicos, analfabetos, de nivel económico medio, con origen familiar. El uso de drogas ilícitas y lícitas y una alta tasa de déficit cognitivo también son características prevalentes en el perfil de una persona mayor con depresión. Conclusiones: En los últimos años, la población de edad avanzada ha mostrado un aumento de las enfermedades mentales, incluida la depresión, que merece, por lo tanto, una atención más calificada y humanizada por parte del equipo de salud, con el objetivo de reducir las tasas de trastornos mentales en los ancianos. <![CDATA[Signos e significado da religiosidade para o cuidador familiar de idosos.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: In Brazil, the plurality of beliefs favors the search for spirituality as an emotional support to daily problems and limitations in the care process. Objectives: To analyse reports from family caregivers of elderly dependents about the meaning of religiosity in the care provided at home. Methods: A qualitative study based on symbolic interactionism was developed through semi-structured interviews and free observation with ten family caregivers of the elderly in their homes. Results: The analysis of the understanding of the signs and meanings of religiosity attributed by the caregiver were expressed in the following themes: Faith to face problems in caring for elderly dependents; Prayer to strengthen care and appeal to patience and Obedience to biblical and religious principles. It is noteworthy that the mechanism of religion promotes welcoming, bonding and social support, influencing habits and lifestyles in the context of caring for the dependent elderly. Conclusions: The study reveals religiosity and spirituality as support mechanism to face the difficulties of family caregivers.<hr/>Resumo Introdução: No Brasil, a pluralidade de crenças favorece a procura da espiritualidade como sustentação emocional aos problemas diários e limitações no processo do cuidar. Objetivos: Analisar relatos de cuidadores familiares de idosos dependentes sobre o significado da religiosidade nos cuidados prestados no domicílio. Métodos: Desenvolveu-se um estudo qualitativo fundamentado no interacionismo simbólico, mediante entrevistas semiestruturadas e observação livre, com dez cuidadores familiares de idosos em seus domicílios. Resultados: A análise da compreensão dos signos e significados da religiosidade atribuídos pelo cuidador foram expressos nas seguintes temática: a fé para o enfrentamento dos problemas no cuidar do idoso dependente; a oração para fortalecer o cuidado e apelo à paciência e obediência aos princípios bíblicos e religiosos. Destaca-se que o mecanismo da religião é promotor de acolhimento, criação de vínculos e apoio social, influenciando os hábitos e estilos de vida no contexto do cuidar do idoso dependente. Conclusões: O estudo revela a religiosidade e a espiritualidade como mecanismo de apoio no enfrentamento das dificuldades de cuidadores familiares.<hr/>Resumen Introducción: En Brasil, la pluralidad de creencias favorece la búsqueda de la espiritualidad como un apoyo emocional a los problemas diarios y las limitaciones en el proceso de atención. Objetivos: Analizar los informes de los cuidadores de ancianos dependientes sobre el significado de la religiosidad en la asistencia domiciliaria. Métodos: Se desarrolló un estudio cualitativo basado en el interaccionismo simbólico a través de entrevistas semiestructuradas y observación gratuita, con diez cuidadores familiares de ancianos en sus hogares. Resultados: El análisis de la comprensión de los signos y significados de la religiosidad atribuidos por el cuidador se expresó en los siguientes temas: Fe para enfrentar problemas en el cuidado de personas mayores dependientes; Oración para fortalecer el cuidado y apelar a la paciencia y la obediencia a los principios bíblicos y religiosos. Es de destacar que el mecanismo de la religión promueve la acogida, el vínculo y el apoyo social, influyendo en los hábitos y estilos de vida en el contexto del cuidado de las personas mayores dependientes. Conclusiones: El estudio revela que la religiosidad y la espiritualidad ayudan a enfrentar las dificultades de los cuidadores familiares. <![CDATA[Avaliação da falha de transferência de imunidade passiva em vitelos de carne: dois casos clínicos.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152020000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Failure in Transfer of Passive Immunity (FTPI) is a condition that occurs frequently in the bovine species when inadequate ingestion or absorption of enough good-quality colostrum takes place. In bovine kept in extensive conditions, FTPI diagnosis is usually made by complete physical examination, with not enough time for laboratory analysis, and treatment is based on the administration of colostrum replacement products or transfusion. Objectives: To evaluate the transfer of passive immunity in meat calves kept in extensive conditions. Methods: We hereby describe two case reports of calves presenting clinical signs compatible with FTPI and their biochemical analysis, including IgG determination by an ELISA test. Results: The results indicated that both calves presented a very low serum IgG concentration (calf 1: 0.7mg/ml and calf 2: 1mg/ml), confirming FTPI. The animals were treated with a plasma transfusion from a crossbreed cow. At 24 hours after the plasma transfusion, serum IgG concentration raised slightly on both animals, but after 48 hours serum IgG reduced to a concentration similar to the pre-transfusion values. Conclusions: We conclude that plasma transfusion can be an effective treatment for FTPI in clinical cases in extensive conditions but it has to be monitored assuring that serum IgG concentration reaches normal values. Immunological status of donors should be assessed before plasma collection and transfer.<hr/>Resumo Introdução: A Falha de Transferência de Imunidade Passiva (FTIP) é uma condição que ocorre frequentemente na espécie bovina após ingestão ou absorção inadequada de quantidades suficientes de colostro de qualidade adequada. Em bovinos mantidos em extensivo, o diagnóstico é habitualmente realizado através de um exame clínico completo, não existindo tempo suficiente para uma análise laboratorial, e o tratamento é baseado na administração de substitutos de colostro ou transfusão. Objetivos: Avaliar a transferência de imunidade passiva em vitelos de carne em cultivo extensivo. Métodos: No presente trabalho descrevem-se dois casos clínicos de vitelos com sinais clínicos compatíveis com FTIP, assim como a sua análise bioquímica, incluindo determinação de igg através de um teste ELISA. Resultados: Ambos os vitelos apresentavam uma concentração sérica muito baixa de igg (vitelo 1: 0.7mg/ml e vitelo 2: 1mg/ml), confirmando a FTIP. Os animais foram tratados com uma transfusão de plasma de uma vaca cruzada. Após 24 horas da transfusão de plasma, a concentração de igg aumentou ligeiramente em ambos os animais, mas após 48 horas da transfusão a concentração reduziu para valores semelhantes aos verificados antes do tratamento. Conclusões: A transfusão de plasma pode ser um tratamento eficaz para a FTIP de casos clínicos em condições de extensivo, mas esta terá de ser monitorizada garantindo que a concentração sérica de igg atinge valores adequados. O estado imunitário das dadoras deve ser avaliado antes da colheita e transfusão de plasma.<hr/>Resumen Introducción: El Fallo de Transferencia de Inmunidad Pasiva (FTIP) es una condición que ocurre frecuentemente en la especie bovina, después de la inadecuada ingestión o absorción de calostro de calidad adecuada. En bovinos mantenidos en extensivo, el diagnóstico de FTIP es frecuentemente realizado con un examen físico completo, sin tiempo suficiente para realizar un análisis de laboratorio, y el tratamiento se basa en la administración de sustitutos de calostro o transfusión. Objetivos: Evaluar la transferencia de inmunidad pasiva en terneros de carne. Métodos: En este trabajo se describen dos casos clínicos de becerros con signos clínicos compatibles con FTIP y sus análisis bioquímicos, incluyendo determinación de IgG con un test ELISA. Resultados: Los resultados indicaron que los dos becerros presentaban una concentración sérica muy baja de IgG (vitelo 1: 0.7mg/mL y vitelo 2: 1mg/mL), confirmando FTIP. Los animales fueron tratados con una transfusión de plasma de una vaca cruzada. Tras 24 horas de la transfusión de plasma, la concentración de IgG incrementó ligeramente en ambos animales, pero tras 48 horas de la transfusión la concentración se redujo para valores semejantes a los verificados antes del tratamiento. Conclusiones: La transfusión de plasma puede ser un tratamiento eficaz para la FTIP de casos clínicos en condiciones de extensivo, pero tendrá de ser monitorizada garantizando que la concentración sérica de IgG alcanza valores adecuados. El estadio inmunitario de las donantes debe ser evaluado antes de la recogida y transfusión de plasma.