Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-028320210005&lang=pt vol. serV num. 8 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Ciência cidadã e aberta em tempos de pandemia!]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Análise de custos da primeira vaga da pandemia COVID-19 na gestão de recursos humanos num hospital português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A pandemia de coronavírus de 2019 (COVID-19) levou os sistemas de saúde à beira da rotura em todo o mundo, impondo desafios económicos relevantes. Objetivo: Analisar os custos da primeira vaga da pandemia COVID-19 na gestão de recursos humanos num hospital português. Metodologia: Estudo económico, retrospetivo e unicêntrico. Foram analisados os custos associados ao absentismo, com novas contratações e trabalho suplementar com profissionais de saúde (enfermeiros, médicos, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica). Determinaram-se as diferenças de custos entre 1 de março e 31 de maio de 2020 e o período homólogo de 2019. Resultados: Foram incluídos dados referentes a 6994 profissionais de saúde. Comparado com 2019, neste trimestre gastaram-se mais 8 817 199,84€ com pessoal (absentismo: 6 842 284,64€; novas contratações: 363 540,03€; trabalho suplementar: 1 611 375,17€). Conclusão: O primeiro trimestre da pandemia COVID-19 levou à quase triplicação de custos globais com profissionais de saúde, representando quase 9 milhões de euros gastos a mais do que no período homólogo de 2019.<hr/>Abstract Background: The COVID-19 pandemic has brought healthcare systems to the brink of collapse worldwide, imposing relevant economic challenges. Objective: To analyze the costs related to the impact of the first wave of the COVID-19 pandemic on human resource management in a Portuguese hospital. Methodology: Economic, retrospective, and single-center study. This study analyzed the costs of absenteeism, hiring new staff, and overtime work by health professionals (nurses, physicians, operational assistants, and diagnostic and therapeutic technicians) and compared data from March 1 to May 31, 2020 to the same period in 2019 to determine differences in costs. Results: Data from 6,994 health professionals were included. Compared to 2019, an additional 8,817,199.84€ were spent on staff in this trimester (absenteeism: €6,842,284.64; hiring new staff: €363,540.03; overtime work: €1,611,375.17). Conclusion: In the first trimester of the COVID-19 pandemic, the overall costs with health professionals almost tripled, representing almost €9 million more than in the same period in 2019.<hr/>Resumen Marco contextual: La pandemia de coronavirus de 2019 (COVID-19) ha puesto a los sistemas sanitarios al borde del colapso en todo el mundo y ha planteado importantes retos económicos. Objetivo: Analizar los costes de la primera ola de la pandemia de COVID-19 en la gestión de los recursos humanos en un hospital portugués. Metodología: Estudio económico, retrospectivo y monocéntrico. Se analizaron los costes asociados al absentismo, las nuevas contrataciones y el trabajo adicional de los profesionales sanitarios (enfermeros, médicos, auxiliares y técnicos de diagnóstico y terapia). Se determinaron diferencias de costes entre el 1 de marzo y el 31 de mayo de 2020 y el mismo periodo de 2019. Resultados: Se incluyeron los datos de 6994 profesionales sanitarios. En comparación con 2019, en este trimestre se gastaron 8 817 199,84 euros más en personal (absentismo: 6 842 284,64 €; nuevas contrataciones: 363 540,03 €; trabajo adicional: 1 611 375,17 €). Conclusión: El primer trimestre de la pandemia de COVID-19 hizo que casi se triplicaran los costes globales relacionados con los profesionales sanitarios, lo que supuso un gasto de casi 9 millones de euros más que en el mismo periodo de 2019. <![CDATA[As atitudes dos enfermeiros no cuidado às famílias no contexto da atenção primária à saúde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Na atenção primária à saúde o enfermeiro realiza atenção integral ao grupo familiar, responsabilizando-se pela coordenação do cuidado. Diante disso as suas atitudes frente à família são determinantes para a formação de vínculo e sucesso das terapêuticas propostas pela equipa de saúde. Objetivo: Caracterizar as atitudes dos enfermeiros no cuidado às famílias no contexto da atenção primária à saúde brasileira. Metodologia: Quantitativo, descritivo, realizado entre abril e junho de 2020, com 71 enfermeiros. Utilizando-se formulário para a caracterização e a escala Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros. Aplicou-se análise estatística descritiva. Resultados: Houve predomínio de mulheres (90,1%), idade entre 31 e 50 anos (76%), formação lato sensu (38,0%), especialização em saúde da família (54,9%). Verificou-se atitudes de apoio (80,9; DP = 7,8), com significância estatística na distribuição pela faixa etária e sexo. Conclusão: Os enfermeiros apresentaram atitudes de apoio perante às famílias, sendo observada a necessidade de investimento na qualificação para o trabalho com famílias, especialmente dentre os homens e faixa etária acima de 40 anos.<hr/>Abstract Background: In primary health care, nurses provide comprehensive care to the family group and coordinate care. Therefore, their attitudes towards the family are key for forming bonds and achieving the success of the therapies proposed by the health team. Objective: Characterize nurses’ attitudes in family care in the context of primary health care in Brazil. Methodology: Descriptive, carried out between April and June 2020, with 71 nurses, using a form for the characterization and the scale of Importance of Families in Nursing Care - Nurses’ Attitudes. Descriptive statistical analysis was applied. Results: There was a predominance of women (90.1%), aged 31 to 50 (76%), sensu lato education (38.0%), specialization in family health (54.9%). There were supportive attitudes (80.9; SD = 7.8), with statistical significance in age group and gender distribution. Conclusion: The nurses presented support attitudes towards families, but the study found a need for investment in the qualification for working with families, especially among men and the over-40 age group.<hr/>Resumen Marco contextual: En la atención primaria, el enfermero proporciona una atención integral al grupo familiar y se responsabiliza de la coordinación de los cuidados. Por lo tanto, sus actitudes hacia la familia son determinantes para la formación de un vínculo y para que las terapias propuestas por el equipo de salud se lleven a cabo con éxito. Objetivo: Caracterizar las actitudes de los enfermeros en el cuidado de las familias en el contexto de la atención primaria de salud brasileña. Metodología: Cuantitativo, descriptivo, realizado entre abril y junio de 2020, con 71 enfermeros. Se utilizó un formulario para la caracterización y la escala Importancia de las Familias en los Cuidados de Enfermería - Actitudes de los Enfermeros. Se aplicó un análisis estadístico descriptivo. Resultados: Predominaron las mujeres (90,1%), con edades comprendidas entre 31 y 50 años (76%), formación lato sensu (38,0%), especialización en salud familiar (54,9%). Se observaron actitudes de apoyo (80,9; DP = 7,8), con significancia estadística en la distribución por grupo de edad y sexo. Conclusión: Los enfermeros mostraron actitudes de apoyo hacia las familias, y se observó la necesidad de invertir en cualificación para trabajar con las familias, especialmente entre los hombres y en el grupo de edad de más de 40 años. <![CDATA[Avaliação da qualidade de vida da mulher com cirurgia da mama após programa de reabilitação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: O diagnóstico precoce do cancro da mama e os avanços terapêuticos têm contribuído para um aumento de sobreviventes, contudo, pouco se sabe de que forma a qualidade de vida das mulheres é afectada. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida da mulher submetida a cirurgia da mama com esvaziamento ganglionar axilar após implementação de um programa de reabilitação. Metodologia: Estudo quantitativo de avaliação pré e pós intervenção, a 48 mulheres, recrutadas num Centro Hospitalar entre 2018 e 2019. Implementou-se um programa de reabilitação durante 3 meses no domicílio das participantes. Os instrumentos utilizados foram EORTC-QLQ-C30 e BR23. Resultados: Após implementação do programa, a qualidade de vida das participantes, melhorou nos aspetos funcionais (desempenho, emocional, cognitiva, social, imagem corporal, perspetiva futura) e sintomas (fadiga, dor, insónia, efeitos terapia sistémica, da mama e braço). Conclusão: Este programa influenciou positivamente a qualidade de vida das participantes, tendo-lhes fornecido o conhecimento e as competências para terem uma participação ativa e informada na sua reabilitação motora.<hr/>Abstract Background: Early breast cancer diagnosis and therapeutic advances have contributed to increasing survivorship, yet little is known about how women’s quality of life (QoL) is affected. Objective: To evaluate the QoL of women who underwent breast surgery with axillary lymph node dissection after a rehabilitation program was implemented. Methodology: Quantitative pre- and post-intervention assessment study involving 48 women recruited from a Hospital Center between 2018 and 2019. A three-month rehabilitation program was implemented in the participants’ homes. The instruments used were EORTC-QLQ-C30 and BR23. Results: After the program implementation, the participants’ QoL improved in functional aspects (role, emotional, cognitive, social, body image, future perspectives) and symptoms (fatigue, pain, insomnia, systemic therapy side effects, and breast and arm symptoms). Conclusion: This program has positively influenced the participants’ QoL, providing them with the knowledge and skills to take an active and informed part in their motor rehabilitation.<hr/>Resumen Marco contextual: El diagnóstico precoz del cáncer de mama y los avances terapéuticos han contribuido a aumentar el número de supervivientes; sin embargo, se sabe poco sobre cómo afecta la calidad de vida de las mujeres. Objetivo: Evaluar la calidad de vida de las mujeres sometidas a una cirugía mamaria con extirpación de los ganglios linfáticos axilares tras la implementación de un programa de rehabilitación. Metodología: Estudio cuantitativo de evaluación pre y posintervención a 48 mujeres captadas en un centro hospitalario entre 2018 y 2019. Se implementó un programa de rehabilitación durante 3 meses en los hogares de las participantes. Los instrumentos utilizados fueron EORTC-QLQ-C30 y BR23. Resultados: Tras la implementación del programa, la calidad de vida de las participantes mejoró en los aspectos funcionales (desempeño, emocional, cognitivo, social, imagen corporal, perspectiva de futuro) y en los síntomas (fatiga, dolor, insomnio, efectos de la terapia sistémica, de mama y brazo). Conclusión: Este programa influyó positivamente en la calidad de vida de las participantes, proporcionándoles los conocimientos y las competencias necesarias para participar activamente y con conocimiento de causa en su rehabilitación motora. <![CDATA[Bem-estar psicológico e coping em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A crise pandémica da COVID-19 acarretou mudanças na vida académica dos estudantes do ensino superior, o que poderá afetar o seu bem-estar psicológico. Objetivo: Analisar a relação entre estratégias de coping utilizadas e o bem-estar psicológico em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19. Metodologia: Estudo transversal, descritivo-correlacional, utilizando uma amostra de 136 estudantes. Colheita de dados online, com recurso à Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico e à Brief COPE. Resultados: Os estudantes dos últimos anos de curso utilizam mais frequentemente a estratégia de coping suporte instrumental (p = 0,015) e emocional (p = 0,009), apresentam ainda, maiores níveis de bem-estar psicológico (p = 0,012). As alterações no rendimento familiar estão associadas ao bem-estar psicológico (p = 0,024), assim como as estratégias de coping religião (r = 0,36; p ≤ 0,01), reinterpretação positiva (r = 0,47; p ≤ 0,01) e humor (r = 0,37; p ≤ 0,01). Conclusão: As estratégias de coping adotadas pelos estudantes parecem estar relacionadas com o bem-estar psicológico durante a quarentena.<hr/>Abstract Background: The COVID-19 pandemic crisis has brought about changes in the lives of higher education students that may influence their psychological well-being. Objective: To analyze the association between nursing students’ coping strategies and their psychological well-being during the COVID-19 quarantine. Methodology: Cross-sectional, descriptive-correlational study using a convenience sample of 136 students. Data were collected online using the Portuguese version of the Échelle de Mesure des Manifestations du Bien-être Psychologique and the Brief COPE. Results: Students in the last years of their undergraduate studies used the instrumental support (p = 0.015) and emotional support (p = 0.009) coping strategies more often and had higher levels of psychological well-being (p = 0.012). Psychological well-being is associated with household income changes (p = 0.024), as well as with religion (r = 0.36; p ≤ 0.01), positive reframing (r = 0.47; p ≤ 0.01), and humor (r = 0.37; p ≤ 0.01) coping strategies. Conclusion: Students’ coping strategies seem to be associated with their psychological well-being during the COVID-19 quarantine.<hr/>Resumen Marco contextual: La crisis provocada por la pandemia de la COVID-19 produjo cambios en la vida académica de los estudiantes de educación superior, que pueden afectar su bienestar psicológico. Objetivo: Analizar la relación entre las estrategias de afrontamiento utilizadas y el bienestar psicológico en estudiantes de enfermería durante la cuarentena por la COVID-19. Metodología: Estudio transversal, descriptivo-correlacional, con una muestra de 136 estudiantes. La recopilación de datos se realizó en línea mediante la Escala de Medición de la Manifestación del Bienestar Psicológico y el Brief COPE. Resultados: Los estudiantes de los últimos cursos utilizan con más frecuencia la estrategia de afrontamiento apoyo instrumental (p = 0,015) y emocional (p = 0,009), y también tienen mayores niveles de bienestar psicológico (p = 0,012). Los cambios en los ingresos familiares se asocian con el bienestar psicológico (p = 0,024), así como con las estrategias de afrontamiento religión (r = 0,36; p ≤ 0,01), reinterpretación positiva (r = 0,47; p ≤ 0,01) y estado de ánimo (r = 0,37; p ≤ 0,01). Conclusión: Las estrategias de afrontamiento adoptadas por los estudiantes parecen estar relacionadas con el bienestar psicológico durante la cuarentena. <![CDATA[Clima de segurança no trabalho em unidade de atenção psicossocial: Perceção de trabalhadores de enfermagem]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: O clima de segurança é um elemento mensurável da cultura de segurança. A partir da perceção dos profissionais é possível conhecer o contexto de segurança de uma organização. Objetivo: Avaliar o clima de segurança e sua relação com acidentes/doenças de trabalho em unidade de atenção psicossocial. Metodologia: Estudo quantitativo, inferencial com trabalhadores de enfermagem de uma Unidade de Atenção Psicossocial. Utilizou-se um questionário semiestruturado e a Escala de Clima de Segurança no Trabalho Hospitalar. Análise realizada no programa IBM SPSS Statistics. Resultados: Quanto ao clima de segurança, o domínio com pior avaliação foi Apoio às práticas de trabalho e segurança. Houve associação entre o clima de segurança e as variáveis acidentes/doenças do trabalho, uso de medicamentos e afastamentos decorrentes do acidente/doença relacionada ao trabalho. Conclusão: Existem fragilidades na cultura de segurança e estão relacionadas com o suporte para práticas de trabalho e segurança. Sofrer acidente/doença do trabalho, usar medicações e/ou ter que se afastar está associado às piores perceções do clima de segurança.<hr/>Abstract Background: The safety climate is a measurable element of safety culture. Based on professionals’ perceptions, it is possible to know the safety context of an organization. Objective: Assess the safety climate and its relationship to accidents/occupational diseases in a psychosocial care unit. Methodology: Quantitative, inferential study with nursing workers in a psychosocial care unit. A semi-structured questionnaire and the ClimaSeg-H - Escala de Clima de Segurança no Trabalho Hospitalar (Hospital Work Safety Climate Scale) were used. Analysis was carried out using the IBM SPSS Statistics program. Results: As for the safety climate, the domain with the worst evaluation was “Support for work and safety practices”. There was an association between the safety climate and the variables accidents/occupational diseases, use of medications, and missed work resulting from work-related accidents/illnesses. Conclusion: There are weaknesses in the safety culture related to work and safety practices support. Having an accident/illness at work, using medications, and/or missing work is associated with the poorest perceptions of the safety climate.<hr/>Resumen Marco contextual: El clima de seguridad es un elemento medible de la cultura de seguridad. A partir de la percepción de los profesionales es posible conocer el contexto de seguridad de una organización. Objetivo: Evaluar el clima de seguridad y su relación con los accidentes/enfermedades laborales en una unidad de atención psicosocial. Metodología: Estudio cuantitativo, inferencial con trabajadores de enfermería de una Unidad de Atención Psicosocial. Se utilizó un cuestionario semiestructurado y la Escala de Clima de Seguridad en el Trabajo Hospitalario. Análisis realizados en el programa IBM SPSS Statistics. Resultados: En cuanto al clima de seguridad, el ámbito peor valorado fue el apoyo a las prácticas de trabajo y seguridad. Se observó una asociación entre el clima de seguridad y las variables accidentes/enfermedades laborales, uso de medicación y ausencias laborales debido a accidentes/enfermedades laborales. Conclusión: Existen puntos débiles en la cultura de seguridad y están relacionados con el apoyo a las prácticas de trabajo y seguridad. Sufrir un accidente/lesión en el trabajo, utilizar medicación o tener que ausentarse del trabajo se asocia con las peores percepciones del clima de seguridad. <![CDATA[School climate as a protective factor for substance use in high school adolescents]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Marco contextual: El clima escolar se considera un factor protector para el consumo de drogas. Objetivo: Identificar la asociación del clima escolar con el consumo de drogas por los adolescentes. Metodología: Estudio descriptivo correlacional predictivo. Muestreo por conglomerados unietápico y una muestra de 227 estudiantes de 15 a 18 años. Se aplicó una Cédula de Identificación de Características Personales y Consumo de Drogas y la Escala de Clima Escolar (MDS3). Resultados: Se identificó que cuando existe percepción positiva de seguridad (OR = 0,904; p &lt; 0,01), existe menor consumo de alcohol en la última semana, lo que explica el 8,2% de la varianza. Por otra parte, el clima escolar positivo no predice el consumo de tabaco, sin embargo, existe menor probabilidad de consumo de tabaco en el último año cuando existe una percepción positiva del ambiente escolar (OR = 0,884; p &lt; 0,05). Conclusión: La percepción positiva de seguridad en el clima escolar se asocia con el no consumo de alcohol en la última semana, sin embargo, no predice el consumo de tabaco.<hr/>Abstract Background: The school climate is a protective factor for substance use. Objective: To identify the association between school climate and substance use in adolescents. Methodology: Predictive descriptive-correlational study. Single-stage cluster sampling and a sample of 227 students aged 15 to 18 years. A Personal Traits and Drug Consumption Identity Card and the School Climate Survey (MDS3) were applied. Results: Participants had a positive perception of safety (OR = 0.904; p &lt; 0.01). There was less alcohol consumption in the last week, explaining 8.2% of the variance. Although a positive school climate does not predict tobacco use, a positive perception of the school environment results in a lower probability of tobacco use in the last year (OR = 0.884; p &lt; 0.05). Conclusion: Although a positive perception of safety in the school climate is associated with no alcohol consumption in the last week, it does not predict tobacco use.<hr/>Resumo Enquadramento: O clima escolar é considerado um fator de proteção para o consumo de drogas. Objetivo: Identificar a associação do clima escolar com o uso de drogas por adolescentes. Metodologia: Estudo descritivo correlacional preditivo. Amostragem por conglomerados num estágio e amostra de 227 alunos de 15 a 18 anos. Foram aplicados o Cartão de Identificação de Características Pessoais e Consumo de Medicamentos e a Escala de Clima Escolar (MDS3). Resultados: Identificou-se que quando há perceção positiva de segurança (OR = 0,904; p &lt; 0,01) há menor consumo de álcool na última semana, explicando 8,2% da variância. Por outro lado, um clima escolar positivo não prediz o uso de tabaco, porém, há menor probabilidade de uso de tabaco no último ano quando há uma perceção positiva do ambiente escolar (OR = 0,884; p &lt; 0,05). Conclusão: A perceção positiva de segurança no clima escolar está associada ao não consumo de álcool na última semana, porém não prediz o uso de tabaco. <![CDATA[Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica. Objetivo: Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal. Metodologia: Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3. Resultados: Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos “gestão” e/ou “administração”, associados com “enfermagem” e/ou “saúde”, e outros termos associados, salientando-se “organização dos cuidados de saúde”. Conclusão: O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.<hr/>Abstract Background: Effective leadership in nursing practice is associated with students’ preparation during their academic training. Objective: To identify leadership content in Portuguese undergraduate nursing programs. Methodology: Online consultation of course unit syllabuses of 17 undergraduate nursing programs from 39 higher education institutions, whose content was available, conducted between - December September-December 2018. Data were organized using Excel software to characterize the course units, and content analysis was performed using IRAMUTEQ 0.6 alpha 3 software. Results: Leadership content was identified in course units that present the terms “management” and/or “administration,” associated with “nursing” and/or “health,” and other related terms, particularly “health care organization.” Conclusion: Leadership education is present as content in all programs, although it is not taught as a specific course unit in any undergraduate nursing degrees studied. Leadership education is recognized as essential for developing students’ abilities and skills. No links between leadership education and clinical practice were found in the course units.<hr/>Resumen Marco contextual: El liderazgo eficaz en la práctica de la enfermería se relaciona con la preparación de los estudiantes durante la formación académica. Objetivo: Identificar los contenidos sobre liderazgo en los planes de estudio del Grado de Enfermería en Portugal. Metodología: Consulta online de los programas de las unidades curriculares de 17 grados con contenidos accesibles de 39 instituciones de educación superior que imparten enfermería, en septiembre-diciembre de 2018. Datos organizados con el software Excel para caracterizar las unidades del grado y análisis de contenido con el software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3. Resultados: Identificados los contenidos sobre liderazgo en las unidades del grado que presentaban los términos “gestión” y/o “administración”, asociados con “enfermería” y/o “salud”, y otros términos asociados, entre los que destaca “organización de la atención sanitaria”. Conclusión: La enseñanza del liderazgo está presente como contenido programático en todos los planes de estudio, aunque no se imparta como asignatura en ninguno de los grados. Se reconoce que la enseñanza del liderazgo es esencial para el desarrollo de las habilidades y competencias de los estudiantes. No se encontraron vínculos entre la enseñanza del liderazgo y la práctica clínica en las unidades curriculares de los grados. <![CDATA[Promoção do autocuidado na pessoa com COVID-19 hospitalizada: Intervenções de enfermagem de reabilitação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A COVID-19 aparenta ter impacto na funcionalidade e dependência da pessoa infetada, com consequências a nível da saúde e socioeconómicas. Objetivos: Realçar o impacto que a COVID-19 apresenta na funcionalidade das atividades básicas de vida diária da amostra e evidenciar os resultados que as intervenções de enfermagem de reabilitação têm na restauração da mesma. Metodologia: Estudo quantitativo e retrospetivo de coorte através da aplicação de um formulário de recolha de dados a 27 pessoas que realizaram o programa de enfermagem de reabilitação com avaliação periódica da evolução utilizando o índice de Katz e escala de Borg, modificados. Resultados: Verificou-se que a COVID-19 gerou/agravou a dependência em 96% da amostra, tendo também um impacto significativo na intolerância à atividade. Após as intervenções de enfermagem de reabilitação constatou-se melhoria do estado funcional em 93% da amostra e 96% melhoraram a intolerância à atividade, traduzindo ambos um aumento da capacidade para o autocuidado. Conclusão: As intervenções de reabilitação tiveram impacto positivo na recuperação da funcionalidade, surgindo como uma mais-valia atualmente.<hr/>Abstract Background: COVID-19 appears to have an impact on the functionality and dependence of the infected person, with health and socio-economic consequences. Objective: Highlight the impact that COVID-19 has on the functionality of the basic activities of daily living of the sample and to highlight the results that rehabilitation nursing interventions have on the restoration of the functionality. Methodology: Quantitative and retrospective cohort study through the application of a data collection form to 27 people who underwent the rehabilitation nursing program with periodic evaluation of evolution using the modified Katz index and Borg scale. Results: It was found that COVID-19 generated/aggravated dependence in 96% of the sample and had a significant impact on activity intolerance. After the rehabilitation nursing interventions, there was an improvement in functional status in 93% of the sample and for 96% there was improved activity intolerance, both resulting in an increase in capacity for self-care. Conclusion: Rehabilitation interventions have had a positive impact on the recovery of functionality, emerging as an asset today.<hr/>Resumen Marco contextual: La COVID-19 parece repercutir en la funcionalidad y la dependencia de la persona infectada, con consecuencias sanitarias y socioeconómicas. Objetivos: Destacar el impacto que presenta la COVID-19 en la funcionalidad de las actividades básicas de la vida diaria de la muestra y resaltar los resultados que las intervenciones de enfermería de rehabilitación tienen en la recuperación de la misma. Metodología: Estudio de cohorte cuantitativa y retrospectiva mediante la aplicación de un formulario de recogida de datos a 27 personas que se sometieron al programa de enfermería de rehabilitación, con valoración periódica de la evolución mediante el índice de Katz y la escala de Borg modificados. Resultados: Se comprobó que la COVID-19 generó/agravó la dependencia en el 96% de la muestra y que tuvo también un impacto significativo en la intolerancia a la actividad. Después de las intervenciones de enfermería de rehabilitación, encontramos una mejora del estado funcional en el 93% de la muestra y el 96% mejoró la intolerancia a la actividad, lo que se tradujo en ambos casos en un aumento de la capacidad de autocuidado. Conclusión: Las intervenciones de rehabilitación tuvieron un impacto positivo en la recuperación de la funcionalidad, por lo que se consideran como un valor añadido en la actualidad. <![CDATA[Tornar-se mãe de um segundo filho: O momento do nascimento]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Tornar-se mãe de um segundo filho, enquanto fenómeno de transição na parentalidade, exige da mulher uma transição para novos papéis e responsabilidades, traduzindo-se num período de maior vulnerabilidade. Objetivo: Compreender o sentido da experiência vivida da mulher ao tornar-se mãe de um segundo filho. Metodologia: Estudo qualitativo, de desenho fenomenológico hermenêutico. Atividades desenvolvidas no processo de análise de dados tiveram em consideração as orientações de van Manen. Cumpriram-se pressupostos éticos. Resultados: O tema, o momento do nascimento, manifesta-se no encontro entre a mulher e o segundo filho, sendo um momento apresentado como “só eu e ele”. A partir deste momento, iniciam-se, encontro(s) e/ou o (des)encontro(s) com o outro, que é o segundo filho, e nasce a (nova) identidade familiar. O afeto e as emoções, mas também as ambivalências e (des)encontros entrelaçam-se nesta experiência. Conclusão: O encontro com os achados e o seu sentido para os enfermeiros permitirá abrir o horizonte da sua compreensão da experiência vivida destas mulheres e seguramente terá impacto no seu modo de ser-presente no quotidiano de cuidados.<hr/>Abstract Background: Becoming the mother of a second child, as a phenomenon of transition in parenting, requires a transition to new roles and responsibilities for the woman, translating into a period of vulnerability. Objective: To understand the meaning of the woman’s experience of becoming a mother of a second child. Methodology: Qualitative study, with a hermeneutic phenomenological design. Activities developed in the data analysis process took van Manen’s guidelines. Ethical assumptions were fulfilled. Results: The theme, the moment of birth, is manifested in the encounter between the woman and the second child, being a moment presented as “just me and him”. From this moment, an encounter(s) and/or an (dis)encounter(s) with the other, who is the second child, begins and the (new) family identity is born. Affection and emotions, but also ambivalences and (dis)encounters are intertwined in this experience. Conclusion: Confronting these findings and their meaning for nurses will open the horizon of their understanding of the lived experience of these women and will certainly have an impact on their way of being present in care.<hr/>Resumen Marco contextual: Convertirse en madre de un segundo hijo, como fenómeno de transición en la paternidad, requiere que las mujeres hagan una transición hacia nuevos roles y responsabilidades, lo que se traduce en un período de mayor vulnerabilidad. Objetivo: Comprender el significado de la experiencia vivida por una mujer al convertirse en madre de un segundo hijo. Metodología: Estudio cualitativo, de diseño fenomenológico hermenéutico. Las actividades desarrolladas en el proceso de análisis de datos tuvieron en cuenta las directrices de van Manen. Se cumplieron los supuestos éticos. Resultados: El tema, el momento del nacimiento, se manifiesta en el encuentro entre la mujer y el segundo hijo, y se presenta como un momento de “solo yo y él”. A partir de este momento, comienzan encuentro(s) y/o (des)encuentro(s) con el otro, que es el segundo hijo, y nace la (nueva) identidad familiar. Afectos y emociones, pero también ambivalencias y (des)encuentros se entrelazan en esta experiencia. Conclusión: El encuentro con los hallazgos y su significado para los enfermeros permitirá abrir el horizonte de comprensión de la experiencia vivida por estas mujeres y seguramente tendrá un impacto en su forma de estar presente en su cuidado diario. <![CDATA[A gripe espanhola de 1918 versus SARS-CoV-2: Uma comparação ao longo da história]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Marco contextual: La humanidad ha tenido que enfrentarse a múltiples pandemias, estas se extendieron rápidamente produciendo altas tasas de morbimortalidad. Objetivo: Comparar el impacto sociosanitario de la gripe española de 1918 y el SARS-CoV-2. Metodología: Investigación histórico-descriptiva, relacionada con la gripe de 1918 y el SARS-CoV-2. Recopilación de información: protocolos sanitarios; análisis (organismos internacionales, libros y artículos científicos). Se realizó un análisis interpretativo por fechas y acontecimientos del periodo de estudio. Resultados: La gripe española ocurrió durante tres etapas, la primera en marzo de 1918 y la última en 1919. El SARS-CoV-2 comenzó en Wuhan (China) en diciembre de 2019; no obstante, tuvo su mayor propagación en marzo de 2020 y se prevé un nuevo rebrote. Hasta julio de 2020 la gripe española ha tenido mayor número de víctimas, ambas pandemias han tenido repercusión a nivel mundial y han causado la muerte a multitud de personas. Conclusión: El desconocimiento de estas patologías, la ausencia de tratamiento y vacuna y la escasez de recursos para la alta demanda de pacientes han sido un desafío global.<hr/>Abstract Background: Humanity has so far faced multiple pandemics, with swift propagation and high morbimortality rates. Objective: To compare the social and health impact of the Spanish flu of 1918 and SARS-CoV-2. Methodology: Historical-descriptive study on the 1918 flu and SARS-CoV-2. Data were collected on health protocols through the analysis of international organizations, books, and scientific articles. An interpretative analysis was performed based on the dates and events of the period under study. Results: The Spanish flu occurred in 3 stages, the first in March 1918 and the last in 1919. SARS-CoV-2 started in Wuhan, China, in December 2019 but spread worldwide in March 2020 and a new wave is expected. As of now, July 2020, the Spanish flu has had the highest number of victims, although both pandemics have had worldwide repercussions, accounting for many deaths. Conclusion: The lack of knowledge about these diseases, the absence of treatment and vaccines, as well as the scarcity of resources for the high rate of patients’ needs have been a global challenge.<hr/>Resumo Enquadramento: A humanidade teve de enfrentar múltiplas pandemias, que se espalharam rapidamente e produziram altas taxas de morbilidade e mortalidade. Objetivo: Comparar o impacto socio-sanitário da gripe espanhola de 1918 e SARS-CoV-2. Metodologia: Investigação histórico-descritiva, relacionada com a gripe de 1918 e SARS-CoV-2. Recolha de informação: protocolos de saúde; análise: organizações internacionais, livros e artigos científicos. Foi realizada uma análise interpretativa por datas e eventos do período de estudo. Resultados: A gripe espanhola ocorreu durante três fases, a primeira em março de 1918 e a última em 1919. SARS-CoV-2 começou em Wuhan (China) em dezembro de 2019; teve a sua maior propagação em março de 2020 e espera-se um novo surto. Até julho 2020, a gripe espanhola tem tido o maior número de vítimas, embora ambas as pandemias tenham tido repercussões mundiais, com muitas pessoas a morrer. Conclusão: A falta de conhecimento sobre estas patologias, a ausência de tratamento e vacina, bem como a escassez de recursos para a grande procura de doentes, têm sido um desafio global. <![CDATA[Uso do Lysol em tempos pós-pandémicos da gripe espanhola]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000500012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Contexto: Durante o período de pandemia pós-influenza espanhola (na década de 1920), o lysol era uma das indicações, como produto de higiene, nos manuais de enfermagem para a formação das enfermeiras brasileiras, o que anos mais tarde gerou discussão sobre a sua indicação. Objetivo: Discutir o conteúdo dos manuais de enfermagem sobre a citação do lysol, articulando as peças publicitárias do produto num seminário veiculado na imprensa social, ao mostrar a cultura dos cuidados à época. Metodologia: Investigação histórica na perspetiva da microhistória. A colheita de dados foi realizada nos manuais de enfermagem e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, com limitação nos anos de 1920 a 1929. Utilizou-se o referencial da microanálise para a análise dos dados. Resultados: A aplicação do produto era usada para lavagem das mãos e feridas, divulgada pela imagem dos profissionais de saúde. Conclusão: Este estudo pode contribuir para a construção do conhecimento em diferentes áreas, articulando o presente e o passado.<hr/>Abstract Background: During the post-Spanish Influenza pandemic period (in the 1920s), nursing manuals used in Brazilian nurses’ training recommended Lysol as a hygiene product, a fact that, years later, led to the discussion on its use. Objective: To discuss the content of nursing manuals regarding the recommendation of Lysol in association with the product’s advertisements in a weekly social magazine and characterizing the culture of care at the time. Methodology: Historical research using the microhistory approach. Data were collected from nursing manuals and the Digital Hemeroteca of the National Library, covering the period between 1920 and 1929. The data were analyzed using the microanalysis framework. Results: Lysol was used for washing hands and wounds and advertised using health professionals’ images. Conclusion: This study contributes to building knowledge in different areas by associating the present with the past.<hr/>Resumen Contexto: En el contexto de la pandemia de la gripe española (década de 1920), el Lysol se indicó como una de las medidas de higiene en los manuales de enfermería para la formación de las enfermeras brasileñas, lo que años más tarde llevó a que se discutiese aquella indicación. Objetivo: Discutir el contenido de los manuales de enfermería sobre las citas al Lysol, articulando anuncios publicitarios del producto en un semanário realizado en la prensa social en el que se muestra la cultura del cuidado en aquella época. Metodología: Investigación histórica desde la perspectiva de la microhistoria. Los datos se recopilaron de los manuales de enfermería y de la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional, y se limitaron al periodo comprendido entre 1920 y 1929. Para analizar los datos se utilizó el referente del microanálisis. Resultados: El producto se utilizó para el lavado de manos y heridas, que se divulgó con la imagen de los profesionales de la salud. Conclusión: Este estudio puede contribuir a la construcción del conocimiento en diferentes áreas, así como a articular el presente y el pasado.