Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-028320240001&lang=pt vol. serVI num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Prevalência, incidência e caracterização sociodemográfica e clínica das pessoas com estoma de eliminação em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Dados que caracterizam as pessoas com estoma em Portugal são escassos. Estabelecer estimativas epidemiológicas pode melhorar o conhecimento sobre esta população e adaptar modelos de cuidados de saúde. Objetivos: Estimar a prevalência e incidência de pessoas com estoma de eliminação em Portugal em 2021. Metodologia: Estudo observacional, longitudinal e retrospetivo, a partir de uma base de dados de dispensa de dispositivos para ostomia. Resultados: Em 2021, o número estimado de pessoas com pelo menos um estoma foi de 22.045. Entre estes, 19.793 [IC95%:19.599;19.994] tinham um estoma de eliminação. Na sua maioria eram homens (61,4%), em média tinham 70,5 anos e residiam preferencialmente na região interior do país. O tipo de estoma de eliminação mais prevalente foi a colostomia (48,8%). A incidência estimada de novos casos foi de 6.622, sendo 5.834 [IC95%:5.680;5.984] referentes a estomas de eliminação. Conclusão: Estes resultados permitiram caracterizar o perfil das pessoas com estoma de eliminação em Portugal. Poderão ser úteis para ajustar os programas de prevenção/acompanhamento em saúde desta população e ainda alocar recursos especializados.<hr/>Abstract Background: Data characterizing individuals with a stoma in Portugal is limited. Establishing epidemiological estimates can enhance understanding of this population and facilitate the adaptation of healthcare models. Objectives: To estimate the prevalence and incidence of individuals in Portugal who have undergone intestinal or urinary ostomy in 2021. Methodology: Observational, longitudinal, and retrospective study using a stoma appliance dispensing database. Results: In 2021, an estimated 22,045 individuals had at least one stoma, with 19,793 [95%CI:19,599;19,994] having an intestinal/urinary stoma. Most of these individuals were men (61.4%) with a mean age of 70.5 years and resided in the inland region of Portugal. Colostomy was the most prevalent type of intestinal/urinary stoma (48.8%). The estimated incidence of new cases was 6,622, of which 5,834 [95%CI:5,680;5,984] were intestinal/urinary stomas. Conclusion: These results characterize the profile of individuals with intestinal and urinary stomas in Portugal. They may be useful in adjusting prevention and health monitoring programs for this population and allocating specialized resources.<hr/>Resumen Marco contextual: Los datos que caracterizan a las personas con estomas en Portugal son escasos. Establecer estimaciones epidemiológicas puede mejorar el conocimiento sobre esta población y adaptar modelos sanitarios. Objetivos: Estimar la prevalencia y la incidencia de personas con estoma de eliminación en Portugal en 2021. Metodología: Estudio observacional, longitudinal y retrospectivo, basado en una base de datos de dispensaciones de dispositivos de ostomía. Resultados: En 2021, el número estimado de personas con al menos un estoma era de 22.045, de las cuales 19.793 [IC95%:19.599;19.994] tenían un estoma de eliminación. La mayoría de ellos eran hombres (61,4%), tenían una edad media de 70,5 años y vivían principalmente en el interior del país. El tipo de estoma de eliminación más frecuente era la colostomía (48,8%). La incidencia estimada de nuevos casos fue de 6.622, de los cuales 5.834 [IC95%:5.680;5.984] eran estomas de eliminación. Conclusión: Estos resultados han permitido caracterizar el perfil de las personas con estoma de eliminación en Portugal. Podrían ser útiles para ajustar los programas de prevención/seguimiento de la salud de esta población y para asignar recursos especializados. <![CDATA[A satisfação da grávida com os cuidados das enfermeiras obstétricas durante a pandemia COVID-19]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Em tempo de pandemia, as consultas de enfermagem de vigilância da gravidez sofreram alterações, nomeadamente na restrição de acompanhantes. Por esse motivo, é importante a avaliação da satisfação das grávidas com a assistência de enfermagem durante este contexto pandémico. Objetivo: Avaliar a satisfação da grávida com a assistência das enfermeiras obstétricas nas consultas de vigilância da gravidez durante o contexto de pandemia COVID-19. Metodologia: Estudo transversal descritivo de natureza quantitativa, com uma amostra de 196 grávidas. Aplicado a Escala de Satisfação dos Pacientes com a Assistência de Enfermagem (General Practice Nurse Satisfaction Scale - GPNS), constituída pelas dimensões: relacionamento interpessoal e comunicação, confiança, credibilidade e dedicação. Resultados: As grávidas apresentam-se em média mais satisfeitas na dimensão relacionamento interpessoal e comunicação e menos satisfeitas na dimensão dedicação. Conclusão: As grávidas apresentam-se satisfeitas com a assistência de enfermagem percecionando a sua importância. Tal reforça a pertinência das consultas serem realizadas por um Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.<hr/>Abstract Background: Prenatal nursing appointments underwent changes during the COVID-19 pandemic, namely in the restriction of companions. For this reason, it is important to assess pregnant women’s satisfaction with nursing care during this period. Objective: To assess pregnant women’s satisfaction with nurse midwife-led prenatal appointments during the COVID-19 pandemic. Methodology: A qualitative descriptive cross-sectional study was conducted with a sample of 196 pregnant women. The Portuguese version of the General Practice Nurse Satisfaction Scale (Escala de Satisfação dos Pacientes com a Assistência de Enfermagem) was administered to the sample. The tool consists of the following dimensions: interpersonal relationship and communication, confidence, credibility, and dedication. Results: Pregnant women are, on average, more satisfied in the interpersonal relationship and communication dimension and less satisfied in the dedication dimension. Conclusion: Pregnant women are satisfied with nursing care and acknowledge its importance. This finding reinforces the importance of nurse midwife-led consultations.<hr/>Resumen Marco contextual: En tiempos de pandemia, las citas de enfermería para el seguimiento del embarazo cambiaron, sobre todo la restricción de acompañantes. Por esta razón, es importante evaluar la satisfacción de las mujeres embarazadas con los cuidados de enfermería durante este contexto pandémico. Objetivo: Evaluar la satisfacción de las mujeres embarazadas con la atención prestada por las enfermeras obstétricas en las consultas de seguimiento del embarazo durante la pandemia de COVID-19. Metodología: Estudio descriptivo transversal de carácter cuantitativo, con una muestra de 196 mujeres embarazadas. Se aplicó la Escala de Satisfacción de los Pacientes con Asistencia de Enfermería (General Practice Nurse Satisfaction Scale - GPNS), compuesta por las siguientes dimensiones: relaciones interpersonales y comunicación, confianza, credibilidad y dedicación. Resultados: Las mujeres embarazadas están, de media, más satisfechas en la dimensión relaciones interpersonales y comunicación, y menos satisfechas en la dimensión dedicación. Conclusión: Las embarazadas se mostraron satisfechas con los cuidados de enfermería y se dieron cuenta de su importancia. Esto refuerza la pertinencia de que las consultas sean realizadas por una enfermera especializada en Enfermería de Salud Materna y Obstétrica. <![CDATA[Loyola Generativity Scale e Generative Behavior Checklist: Um estudo psicométrico com idosos espanhóis LGBT+]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A generatividade tem sido associada à resiliência e à satisfação com a vida na velhice, incluindo entre a população lésbica, gay, bissexual e transgénero (LGBT+) mais velha. Objetivo: Analisar as propriedades psicométricas da Loyola Generativity Scale (LGS) e da Generative Behavior Checklist (GBC) para idosos espanhóis LGBT + (com mais de 50 anos). Metodologia: Foi realizado um estudo psicométrico com 141 idosos espanhóis LGBT+ com o objetivo de examinar a validade de construto (análise fatorial exploratória), a validade convergente e a fiabilidade (consistência interna) da LGS e da GBC. Resultados: Os métodos de análise paralela e a análise fatorial exploratória sugeriram um modelo de dois fatores para ambos os instrumentos com boa adequação da amostra. A LGS explicou 45,1% da variância e apresentou uma consistência interna de 0,78. O GBC explicou 41,76% da variância e apresentou uma consistência interna de 0,879. Foi encontrada uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a satisfação com a vida e as escalas generativas. Foi também observada uma correlação positiva e significativa (rs = 0,310) entre os dois instrumentos. Conclusão: Ambos os instrumentos demonstraram ser válidos e fiáveis para medir a generatividade em idosos espanhóis LGBT+.<hr/>Abstract Background: Generativity has been associated with resilience and life satisfaction in older age, including among lesbian, gay, bisexual, and transgender (LGBT+) older adults. Objective: To examine the psychometric properties of the Loyola Generativity Scale (LGS) and Generative Behavior Checklist (GBC) for Spanish LGBT+ older adults (over the age of 50). Methodology: A psychometric study was conducted with 141 Spanish LGBT+ older adults to examine the construct validity (exploratory factor analysis), convergent validity, and reliability (internal consistency) of the LGS and the GBC. Results: Parallel and exploratory factor analyses suggested a two-factor model with good sample adequacy for both scales. The LGS explained 45.1% of the variance and had an internal consistency of 0.78. The GBC explained 41.76 % of the variance and had an internal consistency of 0.879. A positive and statistically significant correlation was found between life satisfaction and the generative scales. A positive and significant correlation (rs = 0.310) was also observed between both instruments. Conclusion: Both instruments proved valid and reliable for measuring generativity in Spanish LGBT+ older adults.<hr/>Resumen Marco contextual: La generatividad se asocia con la resiliencia y la satisfacción con la vida en la vejez, incluidas las de las personas adultas lesbianas, gays, bisexuales y transexuales (LGBT+). Objetivo: Examinar las propiedades psicométricas de la Loyola Generativity Scale (LGS) y la Generative Behavior Checklist (GBC) en adultos mayores LGBT+ españoles (mayores de 50 años). Metodología: Estudio psicométrico con 141 adultos mayores LGBT+. Se analizó la validez de constructo (análisis factorial exploratorio), la validez convergente y la consistencia interna de cada escala. Resultado: Los análisis factoriales paralelos y exploratorios sugieren un modelo bifactorial para ambas escalas con una buena adecuación a la muestra. La LGS explica el 45,1% de la varianza y tiene una consistencia interna de 0,78. La GBC explica el 41,76% de la varianza y tiene una consistencia interna de 0,879. Se encontró una correlación positiva estadísticamente significativa entre la satisfacción con la vida y las escalas de generatividad. Las dos escalas mostraron una correlación positiva y significativa (rs = 0,310). Conclusión: Ambas escalas han demostrado ser válidas y fiables para medir la generatividad en adultos mayores LGBT+ españoles. <![CDATA[A perceção de líderes formais de enfermagem sobre a prática baseada na evidência]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A implementação da Prática Baseada na Evidência (PBE) é crucial para a qualidade dos cuidados de enfermagem. As ações desenvolvidas pelos líderes formais são essenciais para implementar a PBE, tornando-se determinante conhecer as suas perceções. Objetivo: Conhecer as perceções de líderes formais de enfermagem sobre a PBE. Metodologia: Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 17 líderes de três hospitais portugueses. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo e do software MAXQDA Analytics Pro 2022. Salvaguardados os pressupostos éticos. Resultados: Emergiram dois temas com respetivas categorias − Conhecimento sobre PBE (Conceito de PBE, Impacto da PBE nos resultados em saúde e Autoperceção do conhecimento sobre PBE); Papel na implementação da PBE (comportamentos e caraterísticas). Conclusão: Os líderes descreveram a sua perceção sobre o Conceito de PBE e a relação do Impacto da PBE com resultados em saúde, a necessidade de conhecimento e o seu investimento formativo, bem como o seu papel neste processo. Futuros programas formativos deverão ser implementados nesta área.<hr/>Abstract Background: The implementation of Evidence-Based Practice (EBP) is critical to the quality of nursing care. Formal leaders play a crucial role in developing interventions to implement EBP, so it is important to understand their perceptions. Objective: To examine formal nurse leaders’ perceptions of EBP. Methodology: Descriptive exploratory study with a qualitative approach. Semi-structured interviews were conducted with 17 leaders from three Portuguese hospitals. Data were analyzed using content analysis and MAXQDA Analytics Pro 2022 software. All ethical principles were observed. Results: Two themes and their categories emerged − Knowledge of EBP (Concept of EBP, Impact of EBP on health outcomes, and Self-perception of the knowledge about EBP) and Role in EBP implementation (behaviors and characteristics). Conclusion: The leaders described their perception of the concept of EBP and the association between the impact of EBP and health outcomes, the need for knowledge, and the investment in training, as well as their role in this process. Future training programs should be implemented in this area.<hr/>Resumen Marco contextual: La implantación de la Práctica Basada en la Evidencia (PBE) es esencial para la calidad de los cuidados de enfermería. Las acciones emprendidas por los líderes formales son esenciales para implantar la PBE, y es fundamental conocer sus percepciones. Objetivo: Conocer las percepciones de los líderes formales de enfermería sobre la PBE. Metodología: Estudio exploratorio descriptivo con enfoque cualitativo. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a 17 líderes de tres hospitales portugueses. Los datos se analizaron mediante análisis de contenido y el programa MAXQDA Analytic Pro 2022. Se garantizaron los presupuestos éticos. Resultados: Surgieron dos temas con sus respectivas categorías − Conocimiento sobre la PBE (Concepto de la PBE, Impacto de la PBE en los resultados sanitarios y Autopercepción del conocimiento sobre la PBE); Papel en la aplicación de la PBE (comportamientos y características). Conclusión: Los líderes describieron su percepción del concepto de PBE y la relación del Impacto de la PBE con los resultados sanitarios, la necesidad de conocimientos y su inversión formativa, así como su papel en este proceso. Los futuros programas de formación deberían aplicarse en este ámbito. <![CDATA[Efetividade de um filme na ansiedade e medo de crianças em idade escolar submetidas a cirurgia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A hospitalização e a cirurgia são consideradas pela criança como eventos ameaçadores e com repercussões no seu comportamento, nomeadamente ansiedade e medo. Objetivo: Avaliar a efetividade de um filme preparatório para procedimentos a realizar antes de uma cirurgia de ambulatório visando a redução da ansiedade e medo. Metodologia: Estudo randomizado, controlado, envolvendo 60 crianças (6-14 anos), submetidas a cirurgia de ambulatório. O grupo de intervenção visualizou um filme no período pré-operatório e o grupo de controlo recebeu os cuidados habituais. A efetividade do filme foi medida através da escala de ansiedade Children’s Anxiety Meter-State e o medo pela escala Children’s Fear Scale. Resultados: Não se observaram diferenças significativas (p &gt; 0,05) entre o grupo de intervenção que visualizou o filme e o grupo de controlo que seguiu os cuidados pré-operatórios habituais. Conclusão: Importa avaliar de forma precisa se os custos envolvidos nesta intervenção compensam os benefícios. Sugere-se mais investigação nesta área, ajustando outros programas que se revelem mais efetivos neste contexto.<hr/>Abstract Background: Children often perceive hospitalization and surgery as threatening events that can lead to feelings of anxiety and fear. These feelings may affect their behaviors. Objective: To evaluate the effectiveness of an educational video in reducing anxiety and fear before outpatient surgery. Methodology: A randomized controlled study was conducted with 60 children (6 - 14 years old) undergoing outpatient surgery. The intervention group watched an educational video during the preoperative period, while the control group received standard preoperative care. The effectiveness of the video was measured using the Children’s Anxiety Meter-State scale, and fear was measured using the Children’s Fear Scale. Results: No significant differences (p &gt; 0.05) were found between the intervention group that watched the video and the control group that received standard preoperative care. Conclusion: An accurate assessment of whether the costs of this intervention outweigh the benefits is essential. Further research is recommended, particularly in adapting other programs that have proven more effective in this context.<hr/>Resumen Marco contextual: La hospitalización y la intervención quirúrgica son percibidas por el niño como acontecimientos amenazantes que repercuten en su comportamiento, concretamente en la ansiedad y el miedo. Objetivo: Evaluar la eficacia de una película preparatoria para los procedimientos que deben realizarse antes de la cirugía ambulatoria con el fin de reducir la ansiedad y el miedo. Metodología: Estudio aleatorizado y controlado en el que participaron 60 niños (de 6 a 14 años) sometidos a cirugía ambulatoria. El grupo de intervención vio una película en el periodo preoperatorio y el grupo de control recibió los cuidados habituales. La eficacia de la película se midió con la escala Children’s Anxiety Meter-State y el miedo con la Children’s Fear Scale. Resultados: No hubo diferencias significativas (p &gt; 0,05) entre el grupo de intervención que vio la película y el grupo de control que siguió los cuidados preoperatorios habituales. Conclusión: Es importante evaluar con precisión si los costes de esta intervención compensan los beneficios. Se sugiere seguir investigando en este ámbito, ajustando otros programas que resulten más eficaces en este contexto. <![CDATA[Mães no período de situação pandémica por COVID-19: Das vivências às narrativas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A pandemia por COVID-19 trouxe inúmeros desafios às mães de crianças e jovens até aos 18 anos de idade, pela gestão de responsabilidades a que o seu papel social se encontra inerente. Objetivo: Compreender quais são os significados e os contextos das vivências de mães portuguesas de crianças e jovens adolescentes até aos 18 anos de idade, no período de situação pandémica por COVID-19; Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo e retrospetivo recorrendo à análise de conteúdo de Bardin. Participaram no estudo 16 mulheres, mães de crianças e jovens adolescentes até aos 18 anos de idade. Resultados: Emergiram um total de nove categorias, sendo elas - Sentimentos; Perceção de saúde; Alterações no estado de saúde; experiências marcantes; Significado das experiências; Dificuldades sentidas durante o período de situação pandémica; dificuldades sentidas na educação; dificuldades sentidas enquanto mãe e mulher e impactos na educação dos filhos. Conclusão: A maioria das mães entrevistadas considerou o período pandémico por COVID-19 como uma fase impactante nas suas vidas, originando ambivalência de sentimentos e contextos vivenciais distintos.<hr/>Abstract Background: The COVID-19 pandemic has posed many challenges for mothers of children and adolescents up to 18 years of age in managing the responsibilities associated with their social roles. Objective: To understand the meanings and contexts of the experiences of Portuguese mothers of children and adolescents up to 18 years of age during the COVID-19 pandemic. Methodology: Qualitative, descriptive, and retrospective study using Bardin’s content analysis. The sample consisted of 16 mothers of children and adolescents up to 18 years of age. Results: Nine categories emerged - Feelings; Perception of health; Changes in health status; Significant experiences; Meaning of experiences; Difficulties felt during the pandemic; Difficulties felt in education; Difficulties felt as a mother and wife; and Impact on children’s education. Conclusion: Most of the interviewed mothers considered the COVID-19 pandemic a significant period in their lives, giving rise to ambivalent feelings and distinct life contexts.<hr/>Resumen Marco contextual: La pandemia de SARS- CoV-2 ha planteado numerosos retos a las madres de niños y jóvenes de hasta 18 años, debido a la gestión de las responsabilidades inherentes a su papel social. Objetivo: Comprender los significados y contextos de las experiencias de las madres portuguesas de niños y jóvenes adolescentes de hasta 18 años, durante la situación de pandemia de COVID-19. Metodología: Estudio cualitativo, descriptivo y retrospectivo mediante el análisis de contenido de Bardin. Participaron en el estudio 16 mujeres, madres de niños y jóvenes adolescentes de hasta 18 años. Resultados: Surgieron un total de nueve categorías - Sentimientos; Percepción de la salud; Cambios en el estado de salud; Experiencias notables; Significado de las experiencias; Dificultades sentidas durante la situación de pandemia; Dificultades sentidas en la educación; Dificultades sentidas como madre y esposa, e Impactos en la educación de los hijos. Conclusión: La mayoría de las madres entrevistadas consideraron que el periodo de la pandemia de COVID-19 fue una fase impactante en sus vidas, lo que dio lugar a una ambivalencia de sentimientos y diferentes contextos experienciales. <![CDATA[Adaptação e validação do instrumento Coping Behaviour Inventory para o idioma português europeu]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Os estudantes de enfermagem estão sujeitos a stress ao longo do curso de enfermagem sobretudo durante a prática clínica. O conhecimento das estratégias de coping utilizadas permite identificar recursos para mitigar o stress a que estes estão sujeitos. Objetivo: Traduzir e validar o instrumento Coping Behaviour Inventory para o idioma português europeu. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico onde foi utilizada uma amostra não probabilística de 113 estudantes dos 4 anos do curso de licenciatura em enfermagem. Para a aferição das propriedades psicométricas do instrumento foi determinada a validade de construto da escala pelo método de análise de componentes principais e a consistência interna pelo cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: Pela análise fatorial exploratória foram extraídos quatro fatores comuns que explicam 57,5% da variância retida sendo o valor alfa de Cronbach para a escala total de 0,668. Conclusão: O Inventário de comportamentos de coping apresenta características psicométricas adequadas no idioma português europeu, sendo um instrumento fiável na avaliação das estratégias de coping utilizadas pelos estudantes de enfermagem.<hr/>Abstract Background: Nursing students are exposed to stress during their nursing program, particularly during clinical practice. Identifying the coping strategies used during this period can help identify resources to mitigate the stress they face. Objective: To translate and validate the Coping Behavior Inventory (CBI) into European Portuguese. Methodology: Methodological study with a nonprobability sample of 113 students attending the four years of the nursing program. To assess the psychometric properties of the instrument, its validity was analyzed using the principal component analysis method and its internal consistency by calculating Cronbach’s alpha coefficient. Results: Four common factors were extracted from the exploratory factor analysis, explaining 57.5% of the variance, with a Cronbach’s alpha value of 0.668 for the total scale. Conclusion: The European Portuguese version of the CBI has adequate psychometric characteristics and is a reliable tool for assessing the coping strategies used by nursing students.<hr/>Resumen Marco contextual: Los estudiantes de enfermería están sometidos a estrés a lo largo de sus estudios, especialmente durante las prácticas clínicas. El conocimiento de las estrategias de afrontamiento (coping) utilizadas nos permite identificar recursos para mitigar el estrés al que están sometidos. Objetivo: Traducir y validar el instrumento Coping Behavior Inventory para el idioma portugués europeo. Metodología: Se trata de un estudio metodológico que utilizó una muestra no probabilística de 113 estudiantes de los cuatro años de la carrera de Enfermería. Para evaluar las propiedades psicométricas del instrumento, se determinó la validez de constructo de la escala mediante el método de análisis de componentes principales y la consistencia interna mediante el cálculo del coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: El análisis factorial exploratorio extrajo cuatro factores comunes que explican el 57,5% de la varianza retenida, con un valor alfa de Cronbach para la escala total de 0,668. Conclusión: El Inventario de Comportamientos de Afrontamiento tiene características psicométricas adecuadas en portugués europeo y es un instrumento fiable para evaluar las estrategias de afrontamiento utilizadas por los estudiantes de enfermería. <![CDATA[Dependência do uso de smartphones em alunos de enfermagem]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Marco contextual: Los teléfonos móviles inteligentes permiten acceder a información de manera inmediata. La adicción al uso de estos dispositivos es cada vez mayor, los teléfonos móviles inteligentes se han convertido en un elemento importante para los estudiantes de enfermería. Objetivo: Identificar la adicción al uso del teléfono móvil inteligente en estudiantes de enfermería. Metodología: Estudio descriptivo correlacional, el muestreo fue aleatorio, la muestra se calculó considerando un nivel de confianza de 0,05, una potencia de 90%, un tamaño de efecto mediano de 0,09, la muestra se conformó por 149 estudiantes de enfermería. Resultados: El componente de uso, abuso y adicción al teléfono móvil inteligente se relacionó negativamente con el componente rasgo de personalidad (r s = -0,228; p = 0,005), el uso, abuso y adicción al teléfono móvil inteligente se relacionó positivamente con el gasto monetario (r s = 0,376; p = 0,001). Conclusión: Se identificó que existe un alto uso de los teléfonos móviles inteligentes, comprender el alcance de dicho fenómeno puede ayudar a plantear estrategias eficaces para prevenir la adicción al teléfono móvil inteligente.<hr/>Abstract Background: Smartphones provide immediate access to information, and nursing students consider them essential tools. However, the addiction to these devices is increasing. Objective: To identify smartphone addiction among nursing students. Methodology: A descriptive correlational study was conducted using the stratified random sampling method. The sample size was calculated based on a confidence level of 0.05, with 90% power, and a median effect size of 0.09. The study included 149 nursing students. Results: The component “Smartphone use, abuse, and addiction” correlated negatively with the component “Personality traits” (r s = -0.228; p = 0.005); the component “Smartphone use, abuse, and addiction” correlated positively with the component “Financial spending” (r s = 0.376; p = 0.001). Conclusion: Smartphone use is high. Understanding the extent of this phenomenon can aid in developing effective strategies to prevent smartphone addiction.<hr/>Resumo Enquadramento: Os telemóveis inteligentes estão permitem acesso imediato à informação. O vício no uso desses dispositivos é cada vez maior, os celulares inteligentes tornaram-se um elemento importante para os estudantes de enfermagem. Objetivo: Identificar a dependência do uso do smartphone em estudantes de enfermagem. Metodologia: Estudo correlacional descritivo, a amostragem foi aleatória, a amostra foi calculada considerando nível de confiança de 0,05, poder de 90%, tamanho de efeito médio de 0,09, a amostra foi composta por 149 estudantes de enfermagem. Resultados: O componente de uso, abuso e dependência de smartphone foi negativamente relacionado ao componente de traço de personalidade (r s = -0,228; p = 0,005), o uso, abuso e dependência de smartphone foi relacionado positivamente com gastos monetários (r s = 0,376; p = 0,001). Conclusão: Identificou-se que existe um alto uso de telefones móveis inteligentes, compreender a abrangência desse fenômeno pode ajudar a propor estratégias eficazes para prevenir o vício em celulares. <![CDATA[Interrupções e distrações durante a preparação e administração de medicamentos de alto risco: Estudo transversal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Estudos indicam que as interrupções contribuem para erros clínicos e falhas em procedimentos. Objetivo: Analisar as interrupções vivenciadas pelos enfermeiros durante a preparação e administração de medicamentos de alto risco. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal numa unidade de cuidados intensivos e numa unidade de internamento. As interrupções vivenciadas pelos enfermeiros durante o processo de medicação foram observadas com a ajuda de duas checklists. A amostra foi selecionada por conveniência em abril e maio de 2019. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva no programa IBM SPSS Statistics, versão 24.0, enquanto os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Observaram-se 137 interrupções em 193 processos de medicação. A maioria das interrupções foi iniciada por outros membros da equipa de cuidados de saúde por meio de conversas. Estas interrupções foram maioritariamente prejudiciais e ocorreram durante a fase de preparação. A estratégia multitarefa foi utilizada para as gerir. Conclusão: As interrupções ocorridas durante o processo de medicação eram maioritariamente associadas com comunicações profissionais e sociais. A sua relevância diferiu consoante a fase do processo.<hr/>Abstract Background: Interruptions have been reported to contribute to clinical errors and procedural failures. Objective: To analyze the interruptions experienced by nurses during the preparation and administration of high-risk medications. Methodology: A cross-sectional study was conducted in an intensive care and inpatient unit. The interruptions experienced by nurses during the medication process were observed through two checklists. The sample was selected by convenience in April-May 2019. Descriptive statistics was used to analyze quantitative data in IBM SPSS Statistics software, version 24.0, while content analysis was used to analyze qualitative data. Results: In 193 medication processes, there were 137 interruptions. Other members of the healthcare team initiated most interruptions through conversations. These interruptions were mostly negative and occurred during the preparation phase. The multitasking strategy was used to manage them. Conclusion: Interruptions during the medication process were primarily associated with professional and social communications. The impact of these interruptions varied depending on the phase of the process.<hr/>Resumen Marco contextual: Se ha reportado la participación de distracciones en errores clínicos y fallos de procedimiento. Objetivo: Analizar las distracciones del personal de enfermería durante la preparación y administración de fármacos de alto riesgo. Metodología: Estudio transversal desarrollado en una unidad de cuidados intensivos y una unidad de hospitalización. Se observaron distracciones del personal de enfermería durante el proceso de medicación a través de dos listas de control. La muestra fue seleccionada por conveniencia (abril-mayo 2019). Los datos cuantitativos se analizaron mediante estadística descriptiva (IBM SPSS Statistics, versión 24.0). Los datos cualitativos se analizaron mediante análisis de contenido. Resultados: Hubo 137 distracciones en 193 procesos de medicación. La mayoría de las distracciones fueron iniciadas por otros miembros del equipo sanitario a través de conversaciones. La mayoría se produjeron en la fase de preparación y fueron negativas y se gestionaron mediante la estrategia multitarea. Conclusión: Las distracciones durante el proceso de medicación se referían principalmente a las comunicaciones profesionales y sociales. La importancia de esas distracciones variaba en función de la fase del proceso. <![CDATA[Suporte imediato de vida na pessoa em situação crítica: Contributos da intervenção do enfermeiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: As ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) possibilitam ao enfermeiro capacidade de intervenção em contexto pré-hospitalar, suportada pelo seu conhecimento técnico-científico, protocolos complexos de atuação e regulação médica por telemedicina. Objetivo: Analisar os contributos da intervenção dos enfermeiros SIV, na evolução do estado clínico da pessoa em situação crítica (PSC). Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo-correlacional, retrospetivo, realizado em meios SIV, na região norte de Portugal. Analisados 574 registos clínicos eletrónicos, entre 01 de novembro e 31 de dezembro de 2019, que correspondem ao mesmo número de pessoas avaliadas. Utilizada a escala National Early Warning Score (NEWS) para avaliar a evolução clínica da PSC. Resultados: Observou-se uma evolução positiva do score NEWS da PSC, após a intervenção do enfermeiro SIV (M = 4,43 ± 3,901 vs 3,34 ± 3,329; sig &lt; 0,001). Em sentido inverso, o risco clínico diminuiu significativamente após a intervenção do enfermeiro. Conclusão: Demonstrou-se a relevância da intervenção do enfermeiro SIV no contexto pré-hospitalar, enquanto garantia de segurança, qualidade e melhoria contínua dos cuidados à PSC.<hr/>Abstract Background: Immediate life support (ILS) ambulances allow nurses to intervene in pre-hospital settings, supported by their technical-scientific knowledge and complex protocols of action and regulation through telemedicine. Objective: To analyze the contributions of nursing interventions in the evolution of the clinical state of critical patients. Methodology: Quantitative, descriptive-correlational, retrospective, and observational study conducted in ILS settings in northern Portugal. A total of 574 electronic clinical records were analyzed between 1 November and 31 December 2019, corresponding to the same number of people evaluated. The National Early Warning Score (NEWS) was used to assess the clinical evolution of critical patients. Results: There was a positive evolution of the NEWS score of critical patients after the intervention of ILS nurses (M = 4.43 ± 3.901 vs. 3.34 ± 3.329; sig &lt; 0.001). Similarly, the clinical risk of critical patients decreased after the nurse’s intervention. Conclusion: This study demonstrated the importance of nurses in prehospital care, as a guarantee of safety, quality, and continuous improvement of care for critical patients.<hr/>Resumen Marco contextual: Las ambulancias de soporte vital inmediato (SVI) permiten al personal de enfermería intervenir en un contexto prehospitalario, con el apoyo de sus conocimientos técnico-científicos y de complejos protocolos de actuación y regulación médica a través de la telemedicina. Objetivo: Analizar las aportaciones de la intervención del personal de enfermería del SVI en la evolución del estado clínico de la persona en situación crítica (PSC). Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo-correlacional, retrospectivo, realizado en centros de SVI del norte de Portugal. Se analizaron 574 historias clínicas electrónicas entre el 1 de noviembre y el 31 de diciembre de 2019, correspondientes al mismo número de personas evaluadas. Se utilizó la escala National Early Warning Score (NEWS) para evaluar la evolución clínica de la PSC. Resultados: Se observó una evolución positiva en el score NEWS de la PSC, tras la intervención del personal de enfermería del SVI (M = 4,43 ± 3,901 vs 3,34 ± 3,329; sig &lt; 0,001). Por el contrario, el riesgo clínico disminuyó significativamente tras la intervención del personal de enfermería. Conclusión: Se demostró la relevancia de la intervención del personal de enfermería del SVI en el contexto prehospitalario, como garantía de seguridad, calidad y mejora continua en la atención a la PSC. <![CDATA[Literacia em saúde da pessoa internada em serviço de cirurgia oncológica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A literacia em saúde (LS) é a capacidade da pessoa obter e traduzir informações a fim de manter e melhorar a saúde. Objetivo: Caracterizar o nível de LS da pessoa internada num hospital oncológico; avaliar a fiabilidade do instrumento European Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT). Metodologia: Estudo transversal, quantitativo, descritivo e metodológico. Amostra de 188 pessoas internados num serviço de cirurgia oncológica entre maio e setembro de 2020, os dados foram colhidos através de formulário de caracterização sociodemográfica, de saúde e instrumento de avaliação da LS. Resultados: O HLS-EU-PT apresentou elevado nível de consistência interna. Todos os domínios e níveis de processamento do instrumento se correlacionam positivamente entre si. Os participantes apresentam em média um nível problemático de LS. Conclusão: Os resultados indiciam a necessidade de um maior investimento na capacitação da LS. São necessários mais estudos nesta e noutras populações e contextos de prestação de cuidados de saúde, de forma a direcionar a prática de cuidados na resposta eficaz aos problemas de saúde.<hr/>Abstract Background: Health literacy (HL) is the ability of an individual to obtain and translate information in order to maintain and improve their health. Objective: To characterize the level of HL of patients admitted to an oncology hospital and assess the reliability of the Portuguese version of the European Health Literacy Survey (HLS-EU-PT). Methodology: Cross-sectional, quantitative, descriptive, and methodological study. Sample of 188 patients admitted to a surgical oncology unit between May and September 2020. Data were collected through a sociodemographic and health characterization form and a HL assessment tool. Results: The HLS-EU-PT had a high level of internal consistency. All domains and information-processing levels correlated positively with each other. Participants had on average a problematic level of HL. Conclusion: The results indicate the need for greater investment in HL training. Further studies are needed in this population and in other populations and healthcare settings to provide an effective response to health problems.<hr/>Resumen Marco contextual: La alfabetización en salud (AS) es la capacidad de una persona para obtener y traducir información con el fin de mantener y mejorar su salud. Objetivo: Caracterizar el nivel de AS de las personas ingresadas en un hospital oncológico; evaluar la fiabilidad del instrumento European Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT). Metodología: Estudio transversal, cuantitativo, descriptivo y metodológico. Muestra de 188 personas ingresadas en un servicio de cirugía oncológica entre mayo y septiembre de 2020, se recogieron datos mediante un formulario de caracterización sociodemográfica y de salud, y una herramienta de evaluación de AS. Resultados: El HLS-EU-PT mostró un alto nivel de consistencia interna. Todos los dominios y niveles de procesamiento del instrumento correlacionaron positivamente entre sí. Por término medio, los participantes tienen un nivel problemático de AS. Conclusión: Los resultados indican la necesidad de una mayor inversión en formación en AS. Son necesarios más estudios en esta y otras poblaciones, y en entornos sanitarios para orientar la práctica asistencial hacia una respuesta eficaz a los problemas de salud. <![CDATA[Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Efeito de um programa baseado em técnicas de relaxamento]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: O contexto de ensino clínico e a vivência da pandemia COVID-19 são potencialmente stressores e/ou ansiogénicos em estudantes de enfermagem. Objetivo: Avaliar a eficácia do programa “Aprender a Relaxar” na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem. Metodologia: Estudo pré-experimental, longitudinal, com amostra de sete estudantes seguidos na consulta de ansiedade. Concebido e implementado Programa “Aprender a Relaxar” baseado nas técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo, com oito sessões, em cinco semanas. Avaliação inicial, final e follow-up utilizada Escala de Perceção de Stresse e Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung. Resultados: Redução dos níveis de stresse entre avaliação inicial e avaliação final (p = 0,069) e diminuição significativa entre avaliação inicial e follow-up (p = 0,033). Diminuição significativa da ansiedade entre avaliação inicial e avaliação final (p = 0,033) e entre avaliação inicial e follow-up (p = 0,006). Conclusão: Programa demonstrou efeito positivo na gestão do stresse, autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada, sendo um recurso terapêutico útil na intervenção com estudantes de enfermagem.<hr/>Abstract Background: Clinical placements and the COVID-19 pandemic are experiences that cause stress and anxiety in nursing students. Objective: To assess the effectiveness of the ‘‘Learning to Relax’’ (Aprender a relaxar) program in reducing stress and anxiety in nursing students. Methodology: A pre-experimental, longitudinal study was conducted with seven students who sought an anxiety consultation. The ‘‘Learning to Relax’’ program was designed based on diaphragmatic breathing and progressive muscle relaxation techniques and implemented in eight sessions during five weeks. The evaluation was conducted at baseline, endline, and follow-up using the Perceived Stress Scale and the Zung Self-Rating Anxiety Scale. Results: Stress levels were lower between baseline and endline (p = 0.069) and significantly lower between baseline and follow-up (p = 0.033). There was a significant decrease in anxiety between baseline and endline (p = 0.033) and between baseline and follow-up (p = 0.006). Conclusion: Program had a positive impact on managing stress, anxiety, and associated symptoms. It is therefore a therapeutic resource for interventions with nursing students.<hr/>Resumen Marco contextual: El contexto de la enseñanza clínica y la experiencia de la pandemia de COVID-19 son factores potencialmente estresantes y/o ansiógenos para los estudiantes de enfermería. Objetivo: Evaluar la eficacia del programa “Aprender a Relajarse” para reducir el estrés y la ansiedad en estudiantes de enfermería. Metodología: Estudio longitudinal preexperimental con una muestra de siete estudiantes a los que se les hizo un seguimiento en la clínica de ansiedad. Diseño y aplicación del programa “Aprender a Relajarse”, basado en técnicas de respiración diafragmática y relajación muscular progresiva, con ocho sesiones a lo largo de cinco semanas. Evaluación inicial, final y de seguimiento mediante la Escala de Percepción del Estrés y el Cuestionario de Autoevaluación de la Ansiedad de Zung. Resultados: Reducción de los niveles de estrés entre la evaluación inicial y la final (p = 0,069) y disminución significativa entre la evaluación inicial y el follow-up (p = 0,033). Disminución significativa de la ansiedad entre la evaluación inicial y la final (p = 0,033) y entre la evaluación inicial y el follow-up (p = 0,006). Conclusión: Programa mostró un efecto positivo sobre la gestión del estrés, el autocontrol de la ansiedad y los síntomas asociados, lo que lo convierte en un recurso terapéutico útil para la intervención con estudiantes de enfermería. <![CDATA[Técnica Delphi na validação de intervenções de enfermagem na abordagem ao doente com acidente vascular cerebral]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A prevalência do acidente vascular cerebral continua elevada, sendo recomendada a existência de procedimentos clínicos. Objetivo: Validar, através da técnica Delphi, intervenções de enfermagem na abordagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda, com um painel de especialistas. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa Survey, com base num estudo quantitativo-descritivo, sendo que uma revisão sistemática de literatura foi realizada previamente. Resultados: Amostra composta por seis especialistas. Realizadas duas rondas da técnica Delphi, foram validadas intervenções de Enfermagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral, em fase aguda, nomeadamente: correto encaminhamento tendo em conta o tempo de evolução dos sintomas; abordagem em sala de emergência (baseada na avaliação ABCDEFGH); vigilância e resposta a reações adversas durante e após trombólise. Conclusão: A validação das intervenções de enfermagem na abordagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda levou à elaboração de uma instrução de trabalho sólida, direcionada aos enfermeiros.<hr/>Abstract Background: The prevalence of stroke remains high, where clinical procedures are recommended. Objective: To validate, using the Delphi technique, nursing interventions in the approach to patients with suspected stroke in the acute phase, with a panel of specialists. Methodology: A survey was carried out, based on a quantitative-descriptive study. A systematic literature review was carried out beforehand. Results: The sample consisted of six specialists. Two rounds of the Delphi technique were used to validate nursing interventions for patients with suspected stroke in the acute phase, namely: correct referral taking into account the time of symptom progression; emergency room approach (based on the ABCDEFGH assessment); monitoring and response to adverse reactions during and after thrombolysis. Conclusion: The validation of nursing interventions in the approach to patients with suspected acute strokes led to the development of a solid work instruction for nurses.<hr/>Resumen Marco contextual: La prevalencia de los accidentes cerebrovasculares sigue siendo elevada, por lo que se recomiendan procedimientos clínicos. Objetivo: Validar, mediante la técnica Delphi, las intervenciones de enfermería en el abordaje de pacientes con sospecha de accidente cerebrovascular en fase aguda, con un panel de especialistas. Metodología: Se realizó una investigación de tipo Survey, basada en un estudio cuantitativo-descriptivo. Previamente se realizó una revisión bibliográfica sistemática. Resultados: La muestra estaba formada por seis especialistas. Tras dos rondas Delphi, se validaron las intervenciones de enfermería para pacientes con sospecha de accidente cerebrovascular en fase aguda, a saber: derivación correcta teniendo en cuenta el tiempo de progresión de los síntomas; abordaje en urgencias (basado en la evaluación ABCDEFGH); seguimiento y respuesta a las reacciones adversas durante y después de la trombolisis. Conclusión: La validación de las intervenciones de enfermería en el abordaje de pacientes con sospecha de accidente cerebrovascular agudo condujo al desarrollo de una sólida instrucción de trabajo para enfermeras. <![CDATA[Ventilação não invasiva em pessoas internadas em serviços de medicina: Estudo retrospetivo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A ventilação não invasiva (VNI) constitui uma estratégia terapêutica à pessoa com insuficiência respiratória aguda (IRA). Objetivo: Analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e clínicas, das pessoas internadas na medicina interna, e a adaptação e complicações da VNI. Metodologia: Estudo observacional retrospetivo de coorte, com amostra de 239 pessoas. A colheita de dados foi efetuada através de registos eletrónicos no SClínico, utilizando um guia de extração de dados. Resultados: Verificou-se que 25,1% das pessoas estavam inadaptadas à VNI, associando-se significativamente com a alimentação oral, confusão e uso de contenção mecânica. As complicações verificaram-se em 33,5% da amostra, sendo as mais frequentes secreções, lesão no nariz e vómitos. Constatou-se uma associação estatisticamente significativa entre o número de complicações e pessoas alimentadas por sonda nasogástrica (SNG), confusas, com medidas de contenção mecânica e a utilizarem máscara oro-nasal. Conclusão: A vigilância da pessoa submetida a VNI deve ser assegurada por uma equipa de enfermagem especializada. Devem ser implementados protocolos conducentes à prevenção de complicações e promotores de adaptabilidade à VNI.<hr/>Abstract Background: Non-invasive ventilation is a therapeutic strategy for patients with acute respiratory failure. Objective: To analyze the relationship between the sociodemographic and clinical variables of patients hospitalized in internal medicine services and the adaptation to and complications of non-invasive ventilation. Methodology: A retrospective observational cohort study was carried out with a sample of 239 patients. Data were collected from electronic records in the information system SClínico, using a data extraction guide. Results: A total of 25.1% of the participants did not adapt to non-invasive ventilation, and this was significantly associated with oral feeding, confusion, and the use of mechanical restraint measures. Complications occurred in 33.5% of the sample. The most frequent complications were secretions, nasal injuries, and vomiting. There was a statistically significant association between the number of complications and patients fed by nasogastric tube, confused, with mechanical restraint measures, and wearing an oronasal mask. Conclusion: The monitoring of patients on non-invasive ventilation should be carried out by a specialized nursing team. Protocols should be implemented to prevent complications and promote patient adaptation to non-invasive ventilation.<hr/>Resumen Marco contextual: La ventilación no invasiva (VNI) es una estrategia terapéutica para las personas con insuficiencia respiratoria aguda (IRA). Objetivo: Analizar la relación entre las variables sociodemográficas y clínicas de las personas ingresadas en medicina interna y la adaptación y complicaciones de la VNI. Metodología: Estudio observacional retrospectivo de cohortes con una muestra de 239 personas. Los datos se recogieron a través de registros electrónicos en SClínico, mediante una guía de extracción de datos. Resultados: Se observó que el 25,1% de las personas no eran aptas para la VNI, lo que se asoció significativamente con la alimentación oral, la confusión y el uso de contención mecánica. Se produjeron complicaciones en el 33,5% de la muestra, y las más frecuentes fueron secreciones, lesiones en la nariz y vómitos. Se encontró una asociación estadísticamente significativa entre el número de complicaciones y las personas alimentadas por sonda nasogástrica (SNG), confusas, con medidas de contención mecánica y que utilizaban mascarilla oronasal. Conclusión: La persona sometida a VNI debe ser controlada por un equipo de enfermería especializado. Deben aplicarse protocolos para prevenir complicaciones y favorecer la adaptabilidad a la VNI. <![CDATA[Resposta pré-hospitalar do enfermeiro da ambulância suporte imediato de vida à pessoa com dor torácica aguda]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A dor torácica aguda (DTA) é um sintoma comum na pessoa com síndrome coronária aguda (SCA) que requer frequentemente cuidados de emergência. Objetivo: Conhecer o tempo de resposta pré-hospitalar e a atuação do enfermeiro da ambulância suporte imediato de vida nas ocorrências de DTA, na pessoa com suspeita de SCA, relativamente a dois distritos do interior norte de Portugal. Metodologia: Estudo observacional, analítico transversal, retrospetivo, de cariz quantitativo, numa amostra de 75 ocorrências. Resultados: Verificaram-se tempos totais longos na resposta pré-hospitalar, ultrapassando os 95 minutos em ambos os distritos e, no enfarte agudo miocárdio com elevação do segmento ST (EAMCSST), apresentando tempos médios de 131 ± 22,23 minutos, sucedido em 10,66% da amostra total. Os enfermeiros utilizaram o protocolo da dor torácica na generalidade das ocorrências (98,7%), realizaram eletrocardiograma (97,3%) e contribuíram para a melhoria dos sintomas (72%). Conclusão: O enfermeiro é essencial no diagnóstico e controlo da sintomatologia, mas os tempos de resposta, particularmente no EAMCSST, ultrapassam o recomendado para a realização do procedimento de eleição, a angioplastia.<hr/>Abstract Background: Acute chest pain (ACP) is a common symptom in patients with acute coronary syndrome (ACS) that often requires emergency care. Objective: Examine the out-of-hospital response time and the role of immediate life support nurses in the presence of ACP in patients with suspected ACS, in two districts in the interior north of Portugal. Methodology: Observational, analytical, cross-sectional, retrospective, quantitative study with a sample of 75 occurrences. Results: Total out-of-hospital response times were high, exceeding 95 minutes in both districts. In ST-elevation myocardial infarction (STEMI), total mean times were 131 ± 22.23 minutes, which occurred in 10.66% of the total sample. The nurses used the chest pain protocol in the majority of occurrences (98.7%), performed electrocardiogram (97.3%), and contributed to symptom improvement (72%). Conclusion: Although the nurse’s role is crucial for establishing the diagnosis and managing symptoms, the response times, especially in STEMI cases, exceed the recommended time for the procedure of choice (angioplasty).<hr/>Resumen Marco contextual: El dolor torácico agudo (DTA) es un síntoma frecuente en las personas con síndrome coronario agudo (SCA) que a menudo requiere atención de urgencias. Objetivo: Conocer el tiempo de respuesta prehospitalaria y el papel del enfermero de la ambulancia de soporte vital inmediato en casos de DTA en personas con posible SCA en dos distritos del norte de Portugal. Metodología: Estudio observacional, analítico, transversal, retrospectivo, cuantitativo, con una muestra de 75 casos. Resultados: Se registraron tiempos totales de respuesta prehospitalaria largos, superiores a 95 minutos en ambos distritos, y en infarto agudo de miocardio con elevación del segmento ST (EAMCSST), con tiempos medios de 131 ± 22,23 minutos, seguido del 10,66% de la muestra total. Los enfermeros utilizaron el protocolo de dolor torácico en la mayoría de los casos (98,7%), realizaron electrocardiogramas (97,3%) y contribuyeron a la mejoría de los síntomas (72%). Conclusión: El enfermero es fundamental para diagnosticar y controlar los síntomas, pero los tiempos de respuesta, sobre todo en el IAMCEST, superan los recomendados para el procedimiento de elección, la angioplastia. <![CDATA[Intervenção educativa para prevenção da remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica em pediatria]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A participação da equipe de enfermagem nas intervenções educativas utilizando a metodologia da problematização melhora o conhecimento teórico, reduzindo o número de cateteres retirados precocemente. Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção educativa na equipa de enfermagem na unidade de terapia intensiva pediátrica na melhoria do conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações que ocasionam a remoção não eletiva do cateter central de inserção periférica. Metodologia: Estudo quase-experimental com aplicação de questionário antes e após intervenção educativa, com aplicação do teste t de Student Pareado, considerando-se o nível de significância de 95% e os valores de p &lt; 0,05 significativos. Resultados: Aumento do conhecimento teórico após intervenção, com aumento da média da pontuação dos técnicos em enfermagem de 5,30 (DP = 1,49) para 9,10 (DP = 1,79) e enfermeiros de 11,83 (DP = 2,12) para 20,67 (DP = 2,46). Conclusão: Espera-se que esse conhecimento teórico sobre a prevenção de complicações se efetive no ato de cuidar, promovendo a melhoria da prática de manutenção e, consequentemente, redução das perdas prematuras do cateter.<hr/>Abstract Background: The nursing team’s participation in educational interventions using the problematization methodology improves theoretical knowledge, reducing the number of catheters removed early. Objective: To evaluate the effect of an educational intervention on the nursing team of a pediatric intensive care unit in improving theoretical knowledge about the prevention of complications resulting from the unplanned removal of peripherally inserted central catheters. Methodology: A quasi-experimental study was conducted using a questionnaire before and after the educational intervention. The paired Student’s t-test was applied, with a significance level of 95% and a p-value of p &lt; 0.05. Results: Theoretical knowledge increased significantly after the educational intervention. The mean score for nursing technicians increased from 5.30 (SD = 1.49) to 9.10 (SD = 1.79), while the mean score for nurses increased from 11.83 (SD = 2.12) to 20.67 (SD = 2.46). Conclusion: The theoretical knowledge about the prevention of complications should be used to improve catheter maintenance practices and reduce premature catheter loss.<hr/>Resumen Marco contextual: La participación del equipo en la acción educativa, problematizando su realidad profesional, mejora los conocimientos teóricos, lo que permite reducir el número de catéteres retirados prematuramente. Objetivo: Evaluar el efecto de una intervención educativa para el equipo de enfermería de una unidad de cuidados intensivos pediátricos para mejorar los conocimientos teóricos sobre la prevención de las complicaciones que causan la retirada no electiva del catéter central de inserción periférica. Metodología: Estudio cuasiexperimental mediante cuestionario antes y después de la intervención educativa, con aplicación de la prueba t Student Pareado, considerando un nivel de significación del 95% y valores p &lt; 0,05 como significativos. Resultados: Aumento del conocimiento teórico tras la intervención educativa, con un aumento de la puntuación media de los técnicos de enfermería de 5,30 (DP = 1,49) para 9,10 (DP = 1,79) y dos enfermeros de 11,83 (DP = 2,12) para 20,67 (DP = 2,46). Conclusión: Se espera que este conocimiento teórico sobre la prevención de complicaciones se haga efectivo en la práctica asistencial, mejorando así las prácticas de mantenimiento y, en consecuencia, reduciendo la retirada prematura del catéter. <![CDATA[Preditores da carga de trabalho de enfermagem na consulta à pessoa com diabetes mellitus: Estudo exploratório]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: O estudo da carga de trabalho de enfermagem reveste-se de interesse, isto porque, a carga desajustada impacta a qualidade dos cuidados, satisfação do cliente, saúde dos profissionais e resultados organizacionais. Objetivo: Identificar preditores da carga de trabalho enfermagem na consulta à pessoa com diabetes mellitus. Metodologia: Estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa. Recorreu-se a uma amostra de 242 pessoas com diagnóstico de diabetes mellitus e 44 enfermeiros. Os dados foram recolhidos por autopreenchimento pelos enfermeiros que participaram no estudo. Resultados: Os preditores da carga de trabalho distribuem-se pelas intervenções do domínio assistencial e não assistencial. De domínio assistencial são as intervenções avaliar, monitorizar e ensinar com maior valor preditivo. De domínio não assistencial são as intervenções documentação de cuidados, procedimentos de continuidade de cuidados. A carga de trabalho é traduzida pelo tempo despendido na realização das intervenções, com tempo médio de consulta de 44,4 min. Conclusão: O cuidado assistencial apresenta maior valor preditivo da carga de trabalho de enfermagem, todavia o domínio do cuidado não assistencial deve ser considerado.<hr/>Abstract Background: The study of nursing workload is of interest because inadequate workload impacts the quality of care, patient satisfaction, professional health, and organizational outcomes. Objective: To identify predictors of nursing workload in the diabetes surveillance consultation. Methodology: A descriptive cross-sectional study was conducted using a quantitative approach. A sample of 242 people diagnosed with diabetes mellitus and 44 nurses was used. Data were collected through self-completion by the nurses who participated in the study. Results: The predictors of workload are distributed between care and non-care interventions. In the care domain, the assessing, monitoring, and educating interventions have the highest predictive value. The non-care interventions are care documentation and continuity of care procedures. The workload is reflected in the time spent carrying out the interventions, with a mean consultation time of 44.4 minutes. Conclusion: Care interventions have the highest predictive value for nursing workload, but the non-care domain should be considered.<hr/>Resumen Marco contextual: El estudio de la carga de trabajo de enfermería es interesante porque una carga de trabajo desequilibrada repercute en la calidad de los cuidados, la satisfacción de los pacientes, la salud de los profesionales y los resultados de la organización. Objetivo: Identificar predictores de la carga de trabajo de enfermería en las consultas con personas con diabetes mellitus. Metodología: Estudio descriptivo transversal con un enfoque cuantitativo. Se utilizó una muestra de 242 personas diagnosticadas de diabetes mellitus y 44 enfermeros. Los datos se recogieron mediante autocumplimentación por parte de los enfermeros que participaron en el estudio. Resultados: Los predictores de la carga de trabajo se distribuyen entre intervenciones asistenciales y no asistenciales. Las intervenciones en el ámbito asistencial son la evaluación, la supervisión y la enseñanza, con el valor predictivo más alto. Las intervenciones no asistenciales son la documentación de los cuidados y los procedimientos de continuidad de los cuidados. La carga de trabajo se refleja en el tiempo dedicado a la realización de las intervenciones, con un tiempo medio de consulta de 44,4 min. Conclusión: Los cuidados de enfermería tienen el mayor valor predictivo de la carga de trabajo de enfermería, pero debe tenerse en cuenta el ámbito de los cuidados no asistenciales. <![CDATA[Validação de protocolo de recolha e preservação de vestígios forenses na urgência: Técnica de Delphi]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Os enfermeiros na urgência desempenham um papel fundamental na investigação de crimes, colaborando com os órgãos de Polícia Criminal na colheita de evidências forenses. Esta responsabilidade exige conhecimentos, técnicas e equipamentos adequados. A articulação entre os cuidados de saúde e o sistema jurídico processual, previne a destruição desnecessária de provas, melhorando os resultados na investigação. Objetivo: Construir um protocolo de intervenções de recolha e preservação de vestígios forenses para o serviço de urgência; validar o conteúdo do referido protocolo. Metodologia: Estudo metodológico quantitativo com abordagem descritiva, com recurso à Técnica Delphi realizado com 24 peritos (sete enfermeiros, dois elementos da Guarda Nacional Republicana, seis pertencentes à Polícia Judiciária e nove elementos da Polícia de Segurança Pública). Para a validade de conteúdo utilizou-se o índice de validade de conteúdo ≥ 0,75. Resultados: Após a segunda ronda determinou-se um índice de validade de conteúdo de 0,89, para os 19 itens do protocolo. Conclusão: O protocolo foi considerado um instrumento essencial para melhorar a recolha e preservação de vestígios na urgência.<hr/>Abstract Background: Emergency nurses play a fundamental role in investigating crimes and collaborating with criminal police bodies to collect forensic evidence. This responsibility requires appropriate knowledge, techniques, and equipment. The link between health care and the procedural legal system prevents unnecessary destruction of evidence and improves investigation outcomes. Objective: To build a forensic evidence collection and preservation protocol for the emergency department and validate its content. Methodology: A quantitative methodological study with a descriptive approach was carried out with 24 experts: seven nurses, two officers of the National Republican Guard (GNR), six officers of the Portuguese Criminal Investigation Police (PJ), and nine officers of the Public Safety Police (PSP) using the Delphi technique. The content validity index ≥ 0.75 was used. Results: After Round 2, a content validity index of 0.89 was found for the 19 items included in the protocol. Conclusion: The protocol is considered an essential tool to improve the collection and preservation of forensic evidence in emergency settings.<hr/>Resumen Marco contextual: Los enfermeros de urgencias desempeñan un papel clave en la investigación de crímenes, al colaborar con la policía judicial en la recogida de pruebas forenses. Esta responsabilidad requiere conocimientos, técnicas y equipos adecuados. El vínculo entre la asistencia sanitaria y el sistema judicial evita la destrucción innecesaria de pruebas, lo cual mejora los resultados de la investigación. Objetivo: Elaborar un protocolo de intervenciones para la recogida y conservación de restos forenses para el servicio de urgencias; validar el contenido de dicho protocolo. Metodología: Estudio metodológico cuantitativo con enfoque descriptivo, en el que se usó la técnica Delphi, realizado con 24 expertos (siete enfermeros, dos miembros de la Guardia Nacional Republicana, seis miembros de la Policía Judicial y nueve miembros de la Policía de Seguridad Pública). Para la validez de contenido se utilizó el índice de validez de contenido ≥ 0,75. Resultados: Tras la segunda ronda, se determinó un índice de validez de contenido de 0,89 para los 19 ítems del protocolo. Conclusión: El protocolo se consideró una herramienta esencial para mejorar la recogida y conservación de restos en urgencias. <![CDATA[Prevalência de COVID-19 e sintomas pós-infeção entre os profissionais de enfermagem na atenção primária à saúde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Os profissionais de enfermagem são grupos de risco para a COVID-19, por estarem na linha de frente na prestação de cuidados à saúde. Objetivo: Identificar a prevalência de COVID-19 e de sintomas pós-infeção entre os profissionais de enfermagem na atenção primária à saúde e os fatores associados. Metodologia: Estudo transversal, realizado com profissionais de enfermagem na atenção primária à saúde de uma região do Rio Grande do Sul. A colheita de dados ocorreu em 2022 por meio de formulário eletrónico. Resultados: Dentre os profissionais testados para COVID-19 (83,8%), 43,8% positivaram numa ocasião e 16,4% tiveram reinfeção; 39,6% manifestaram sintomas pós-infeção, destacando-se perda de memória ou dificuldade de concentração, seguido de dores no corpo, perda de olfato e/ou paladar e outros. A prevalência de covid-19 e sintomas pós-covid-19 foi maior entre os profissionais de enfermagem com uso de medicação contínua e diagnóstico médico de patologia crónica. Conclusão: Sugerem-se estratégias de acompanhamento da saúde dos profissionais de enfermagem. Os resultados contribuem para o enfrentamento de futuras crises sanitárias.<hr/>Abstract Background: Nursing professionals are a risk group for COVID-19 because they are in the front line of health care delivery. Objective: To determine the prevalence of COVID-19 infections and post-COVID-19 symptoms among nursing professionals in the primary health care sector and identify the factors associated. Methodology: A cross-sectional study was conducted among nursing professionals in the primary health care sector in a region of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. Data were collected in 2022 using an online questionnaire. Results: Among the professionals tested for COVID-19 (83.8%), 43.8% tested positive once, 16.4% were re-infected, and 39.6% experienced post-COVID-19 symptoms, mainly memory loss or difficulty concentrating, followed by body aches and loss of smell and taste, among others. The prevalence of COVID-19 infections and post-COVID-19 symptoms was higher among health professionals taking regular medication for a medically diagnosed chronic condition. Conclusion: Strategies for monitoring the health of nursing professionals are suggested, as the results will help manage future health crises.<hr/>Resumen Marco contextual: Los profesionales de enfermería son un grupo de riesgo frente al COVID-19, ya que se encuentran en primera línea de prestación de asistencia sanitaria. Objetivo: Identificar la prevalencia de COVID-19 y los síntomas posinfección entre los profesionales de enfermería de atención primaria y los factores asociados. Metodología: Estudio transversal realizado con profesionales de enfermería de atención primaria en una región de Río Grande del Sur. Los datos se recogieron en 2022 mediante un formulario electrónico. Resultados: Entre los profesionales sometidos a la prueba de COVID-19 (83,8%), el 43,8% dio positivo en una ocasión y el 16,4% tuvo reinfección; el 39,6% manifestó síntomas posinfección, sobre todo pérdida de memoria o dificultad para concentrarse, seguidos de dolores corporales, pérdida de olfato o gusto, y otros. La prevalencia de los síntomas de COVID-19 y pos-COVID-19 fue mayor entre los profesionales de enfermería que utilizaban medicación continua y tenían un diagnóstico médico de patología crónica. Conclusión: Se sugieren estrategias para vigilar la salud de los profesionales de enfermería. Los resultados contribuyen a hacer frente a futuras crisis sanitarias. <![CDATA[(Des)conhecimento e prática profissional no acolhimento hospitalar para crianças em situação de maus-tratos: Estudo qualitativo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: O acolhimento é uma estratégia de cuidado às crianças em situação de maus-tratos, pois compreende a organização de um espaço físico, equipa qualificada, fluxo de notificação e atendimento sensível pelos profissionais de saúde. Objetivo: Descrever o conhecimento e a prática dos profissionais de saúde no atendimento de crianças em situação de maus-tratos sob a ótica do acolhimento. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter exploratório. A colheita foi realizada por entrevista não diretiva individual no ambiente hospitalar. Utilizou-se análise temática. Resultados: Participaram 23 profissionais de saúde. O sexo feminino foi o predominante e 17 participantes não possuíam curso de capacitação. O acolhimento foi apontado no modo de falar, agir e na rotina de cuidado. Conclusão: O conhecimento dos profissionais de saúde foi desenvolvido na prática profissional pelo tempo de formação e pelo cuidado sensível. A capacitação deficiente interfere na identificação de crianças e adolescentes em situação maus-tratos. Crianças menores são mais vulneráveis e podem sofrer negligência. O acolhimento precisa ser articulado com outras esferas com fluxo de atendimento conhecido.<hr/>Abstract Background: Welcoming child victims of maltreatment is a care strategy that requires a physical space, a qualified team, and a reporting system as well as the adoption of a more sensitive approach by health professionals. Objective: To describe the knowledge and practice of health professionals who provide care for maltreated children focusing on patient welcoming. Methodology: This is a qualitative, descriptive, exploratory study that used individual non-directive interviews in a hospital setting for data collection. A thematic analysis was conducted on the data collected. Results: A total of 23 health professionals participated in the study. Most participants were women and 17 had no formal qualifications. The welcoming practices were identified through the analysis of the statements, behaviors, and care practices of the participants. Conclusion: Health professionals have developed their knowledge through professional practice, training, and sensitivity. Inadequate training hinders the identification of child and adolescent victims of maltreatment. Younger children are more vulnerable and may suffer from neglect. Welcoming practices must be articulated with other professional sectors using a common line of care model.<hr/>Resumen Marco contextual: La acogida familiar es una estrategia para cuidar a los niños en situaciones de maltrato, ya que incluye la organización de un espacio físico, personal cualificado, flujo de notificaciones y atención sensible por parte de los profesionales sanitarios. Objetivo: Describir los conocimientos y la práctica de los profesionales sanitarios en la atención a niños en situación de maltrato desde la perspectiva de la acogida familiar. Metodología: Investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria. Los datos se recogieron mediante entrevistas individuales no directivas en el entorno hospitalario. Se utilizó el análisis temático. Resultados: Participaron 23 profesionales sanitarios. Predominaron las mujeres y 17 participantes no tenían formación. La acogida destacó en su forma de hablar, de actuar y en su rutina asistencial. Conclusión: Los conocimientos de los profesionales sanitarios se desarrollaron en la práctica profesional mediante el tiempo de formación y el cuidado sensible. Una formación deficiente interfiere en la identificación de niños y adolescentes en situación de maltrato. Los niños más pequeños son más vulnerables y pueden sufrir desatención. La acogida familiar debe articularse con otras esferas con un flujo de cuidados conocido. <![CDATA[Registos eletrónicos de saúde realizados pelos enfermeiros no cuidado à pessoa em situação perioperatória]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Os registos eletrónicos de saúde realizados pelos enfermeiros no cuidado à pessoa em situação perioperatória são fundamentais para a garantia da qualidade e segurança dos cuidados. Objetivo: Identificar os focos e intervenções identificados pelos enfermeiros nos registos eletrónicos de saúde no cuidado à pessoa em situação perioperatória. Metodologia: Estudo observacional retrospetivo, realizado no serviço de Bloco Operatório Central e na Unidade de Cirurgia Ambulatória, com recurso à análise da documentação de enfermagem nos registos eletrónicos de saúde no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2022. Foram analisadas 50.732 focos de enfermagem e 45.1003 intervenções no sistema de informação eletrónico. Resultados: Nos registos de enfermagem os diagnósticos de enfermagem mais frequentemente identificados são a hipotermia (35,5%) e ferida cirúrgica (34,7%). As intervenções de enfermagem com integridade referencial centram-se no âmbito do observar. Conclusão: Os registos de enfermagem no cuidado à pessoa em situação perioperatória no sistema de informação de saúde em uso centram-se em parâmetros de vigilância relacionados com a segurança e infeção durante o período intraoperatório.<hr/>Abstract Background: Electronic health records kept by nurses when caring for perioperative patients are essential for ensuring the quality and safety of care. Objective: To identify the nursing focuses and interventions reported by nurses in electronic health records when caring for perioperative patients. Methodology: A retrospective observational study was conducted in the Central Operating Room and the Ambulatory Surgery Unit. The nursing documentation in the electronic health records kept from December 2016 to December 2022 were analyzed, in a total of 50,732 nursing focuses and 451,003 interventions. Results: The most frequently identified nursing diagnoses in nursing records were hypothermia (35.5%) and surgical wound (34.7%). Nursing interventions with referential integrity were of the observing type. Conclusion: Th nursing records about perioperative patients in the health information system focus on surveillance parameters related to safety and infection during the intraoperative period.<hr/>Resumen Marco contextual: Los registros electrónicos de salud que utilizan los enfermeros para atender a las personas que reciben cuidados perioperatorios son fundamentales para garantizar la calidad y la seguridad de los cuidados. Objetivo: Identificar los focos y las intervenciones identificadas por los enfermeros en los registros de salud electrónicos cuando atienden a personas en situaciones perioperatorias. Metodología: Estudio observacional retrospectivo realizado en la Unidad de Quirófano Central y en la Unidad de Cirugía Ambulatoria, analizando la documentación de enfermería en los registros electrónicos de salud desde diciembre de 2016 hasta diciembre de 2022. Se analizaron un total de 50.732 focos de enfermería y 451.003 intervenciones en el sistema electrónico de información. Resultados: En los registros de enfermería, los diagnósticos de enfermería más frecuentemente identificados son la hipotermia (35,5%) y las heridas quirúrgicas (34,7%). Las intervenciones de enfermería con integridad referencial se centran en observar. Conclusión: Los registros de enfermería para cuidados perioperatorios en el sistema de información sanitaria en uso se centran en parámetros de vigilancia relacionados con la seguridad y la infección durante el periodo intraoperatorio. <![CDATA[Transição do estudante para o ensino superior: um estudo sobre autoeficácia, stresse e bem-estar psicológico]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: A transição para o ensino superior (ES) representa uma etapa crítica, com múltiplos novos e exigentes desafios, que podem precipitar dificuldades adaptativas e desequilíbrios na saúde mental dos estudantes. Objetivo: Descrever a correlação entre variáveis sociodemográficas/académicas e autoeficácia geral, stresse percebido e bem-estar psicológico em estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Enfermagem (LE). Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, amostra não probabilística, tipo acidental de 263 estudantes do primeiro ano da LE 2019/2020, instrumentos: Questionário Sociodemográfico/Académico, Escala de Autoeficácia Geral, Escala de Stresse Percebido-10 Itens, Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico. Resultados: Verifica-se existência de correlação negativa entre autoeficácia geral e stresse percebido, entre stresse percebido e bem-estar psicológico, constatando-se ainda correlação positiva entre autoeficácia geral e bem-estar psicológico nos estudantes da LE. Conclusão: O ambiente de transição para o ES é complexo e impactante para os estudantes, sendo fundamental desenvolver estratégias facilitadoras, que diminuir o impacto de fatores indutores de stresse e o sofrimento emocional nesta população.<hr/>Abstract Background: The transition to higher education is a critical period with many new and demanding challenges that can trigger adjustment difficulties and imbalances in students’ mental health. Objective: To describe the relationship between sociodemographic/academic variables and general self-efficacy, perceived stress, and psychological well-being in first-year undergraduate nursing students. Methodology: This descriptive-correlational study used a non-probability convenience sample of 263 first-year undergraduate nursing students. Data were collected during the 2019/2020 academic year using the following instruments: Sociodemographic/Academic Questionnaire, General Self-Efficacy Scale, Perceived Stress Scale (PSS-10), and Psychological Well-Being Manifestation Measure Scale (EMMBEP). Results: The study revealed a negative correlation between general self-efficacy and perceived stress and between perceived stress and psychological well-being. A positive correlation was also observed between general self-efficacy and psychological well-being among nursing students. Conclusion: The transition to higher education is complex and highly impactful for students, therefore it is essential to develop facilitative strategies to reduce the impact of stress-inducing factors and emotional distress in this population.<hr/>Resumen Marco contextual: La transición a la educación superior (ES) representa una etapa crítica, con múltiples retos nuevos y exigentes, que pueden desencadenar dificultades adaptativas y desequilibrios en la salud mental de los estudiantes. Objetivo: Describir la correlación entre las variables sociodemográficas/académicas y la autoeficacia general, el estrés percibido y el bienestar psicológico en estudiantes de primer curso de Enfermería (LE). Metodología: Estudio descriptivo-correlacional, muestra no probabilística, tipo accidental de 263 estudiantes de primer curso de LE 2019/2020. Instrumentos: Cuestionario Sociodemográfico/Académico, Escala de Autoeficacia General, Escala de Estrés Percibido-10 Ítems, Escala de Medición de Manifestaciones de Bienestar Psicológico. Resultados: Se observó una correlación negativa entre la autoeficacia general y el estrés percibido, entre el estrés percibido y el bienestar psicológico, y una correlación positiva entre la autoeficacia general y el bienestar psicológico en los estudiantes de LE. Conclusión: El ambiente de transición a la ES es complejo e impactante para los estudiantes, y es esencial desarrollar estrategias facilitadoras para reducir el impacto de los factores que provocan estrés y angustia emocional en esta población. <![CDATA[Fatores indutores de stress nos estudantes de enfermagem em ensino clínico: Scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832024000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquadramento: Os estudantes de Enfermagem relatam fatores associados a elevados níveis de stress em ensino clínico (EC) e que são comumente experienciados neste processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Mapear a evidência científica sobre os fatores indutores de stress nos estudantes de enfermagem em ensino clínico. Metodologia: Scoping review baseada no método de Joanna Briggs Institute (JBI). Utilizada a mnemónica PCC para dimensionar a população, conceito e contexto. No processo de seleção, extração e análise dos artigos, estiveram envolvidos dois revisores independentes. Resultados: Da pesquisa efetuada foram incluídos 17 estudos. Foram identificados fatores que integram aspetos pessoais e profissionais, fatores relacionados com o ambiente/estrutura do EC e a sua organização, bem como fatores associados aos sistemas de apoio, nomeadamente ao modelo de supervisão que acompanha este processo. Conclusão: Os fatores de stress influenciam o processo de ensino aprendizagem dos estudantes em EC, por isso, devem ser desenvolvidas estratégias de ensino que permitam assegurar a efetividade no desenvolvimento de competências dos estudantes em EC.<hr/>Abstract Background: Nursing students report factors associated with high levels of stress in clinical practice, which are frequently experienced in this teaching-learning process. Objective: To map the scientific evidence available on factors causing stress among nursing students in clinical practice. Methodology: Scoping review based on the Joanna Briggs Institute methodology. The PCC (population, concept, and context) mnemonic was used. Two independent reviewers were involved in the process of selection, extraction, and analysis of articles. Results: Seventeen studies were included. The analysis revealed factors related to personal and professional aspects, to the clinical practice environment/structure and organization, as well as to support systems, namely the supervisory model used in this process. Conclusion: Stress-inducing factors influence the teaching-learning process of students in clinical practice. Therefore, teaching strategies should be designed to ensure the development of students’ skills during clinical practice.<hr/>Resumen Marco contextual: Los estudiantes de enfermería informan de factores asociados a altos niveles de estrés en la enseñanza clínica (EC) y que se experimentan habitualmente en este proceso de enseñanza-aprendizaje. Objetivo: Mapear la evidencia científica sobre factores inductores de estrés en estudiantes de enfermería en la enseñanza clínica. Metodología: Scoping review basada en el método del Instituto Joanna Briggs (JBI). Se utilizó la nemotecnia PCC para dimensionar la población, el concepto y el contexto. Dos revisores independientes participaron en el proceso de selección, extracción y análisis de los artículos. Resultados: De la búsqueda se incluyeron 17 estudios. Se identificaron factores que incluyen aspectos personales y profesionales, factores relacionados con el entorno/estructura de la EC y su organización, así como factores asociados a los sistemas de apoyo, concretamente al modelo de supervisión que acompaña a este proceso. Conclusión: Los factores de estrés influyen en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes de EC, por lo que deben desarrollarse estrategias docentes que garanticen el desarrollo eficaz de las competencias de los estudiantes de EC.