Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920130002&lang=pt vol. 27 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Diagnóstico em Freud e Lacan</b>: <b>Objectivos, Métodos e Critérios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investigam-se as concepções de diagnóstico em Freud e Lacan, quanto a objetivos, métodos e critérios. Chega-se à conclusão de que interessa a esses autores o diagnóstico estrutural, ou seja, a posição subjetiva do candidato a tratamento. Ressalta-se a importância de o diagnóstico ser tomado apenas como hipótese inicial e sujeita a modificação durante o tratamento.<hr/>The conceptions of diagnostic in Freud and Lacan are investigated, considering their objectives, methods and criteria. In the conclusion is considered that the authors have a structural diagnostic view, that is, the subjective position of the candidate to treatment. The importance of the diagnostic is highlighted as an initial hypothesis, susceptible of modifications during the treatment <![CDATA[<b>O Feminino e o masculino na etologia, sociobiologia e psicologia evolutiva</b>: <b>Revisão de alguns conceitos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende apresentar ao público leitor de psicologia alguns conceitos importantes sobre o masculino e o feminino defendidos em obras seminais da etologia humana, sociobiologia e psicologia evolutiva. As críticas clássicas das ciências sociais ao determinismo biológico não encontram eco nas actuais teorias biológicas sobre o comportamento, que enfatizam a interacção necessária entre factores genéticos, ecológicos e sócio-culturais, assim como o carácter estatístico das observações empíricas. No entanto, a conclusão do artigo aponta para o risco potencial destas disciplinas reduzirem demasiado a distância entre as causas últimas e os factores próximos de motivação, ignorando desta forma os efeitos inovadores dos processos actuais de socialização.<hr/>This paper intends to introduce the readers of psychology to some important concepts about male and female specificities presented in seminal works of human ethology, sociobiology and evolutionary psychology. The classical critiques of social sciences on the biological determinism of these disciplines do not resonate in current biological theories about behavior. These later emphasize the interaction between genetic, ecological and socio-cultural factors, as well as the statistical nature of empirical observations. Nevertheless, the conclusion stresses the risk that these disciplines may reduce the distance between the ultimate causes and the proximate factors of motivation, thus avoiding the innovative effects of current socialization processes. <![CDATA[<b>O Impacto da adoção no desenvolvimento da criança</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em comparação com os pares da comunidade, as crianças que foram adotadas enfrentam, com maior frequência, adversidade e risco nos primeiros tempos de vida, os quais se podem situar ao nível de complicações ao nascimento e de experiências de perda da família biológica, bem como ao nível do acolhimento em instituições caracterizadas por cuidados pouco responsivos. Nos últimos anos, clínicos e investigadores têm vindo a alertar para os efeitos negativos daquelas experiências no desenvolvimento da criança. Simultaneamente, a literatura tem vindo a reforçar a ocorrência de mudanças positivas em áreas diversas do desenvolvimento, após a integração numa família por adoção. Este artigo de revisão apresenta uma sistematização de resultados de estudos que analisaram o impacto da adoção, sobretudo internacional, no desenvolvimento físico, cognitivo, sócio-emocional e nos problemas de comportamento da criança que foi adotada.<hr/>Compared with their peers, adopted children face, more often, adversity and risk in early life, namely in terms of complications at birth, loss of the biological family and the admission in institutional settings characterized by less responsive care. Over the past few years, clinicians and researchers have warned about the negative effects of those experiences in child development. Simultaneously, the literature has been reinforcing the occurrence of positive changes after adoption in several areas of development. This paper review presents a summary of the main empirical findings about the effects of adoption, especially international, in child’s physical growth, cognitive, socio-emotional development and behavioral problems in adopted children. <![CDATA[<b>Violência doméstica e <i>stalking</i> pós-rutura</b>: <b>dinâmicas, <i>coping</i> e impacto psicossocial na vítima</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo reflete uma realidade pouco conhecida no plano nacional - o stalking após a rutura de uma relação abusiva. Nesse contexto, o objectivo era conhecer as dinâmicas associadas a esta modalidade de vitimação, as respostas das vítimas face à mesma e os preditores de desajustamento psicossocial na vítima. A amostra foi constituída por 104 mulheres que foram vítimas de abuso na relação e de stalking após o seu término. Os resultados ilustram a natureza prolongada do stalking e documentam um continuum de ações que engloba atos com uma gravidade bastante distinta. A maioria das inquiridas relatou medo face ao stalking e admitiu que este influiu negativamente na sua vida. Apesar de tudo, as vítimas revelaram-se ativas na gestão deste tipo de violência, empreendendo diferentes estratégias de coping. A frequência média dos comportamentos de stalking e o coping de não evitamento surgiram como preditores de desajustamento psicossocial. É, pois, necessário um maior investimento ao nível da investigação e das práticas para combater este problema.<hr/>This article reflects on a nationally insufficiently known reality - stalking after the breakup of an abusive relationship. Being so, the aim was to get to know the dynamics associated to this type of victimisation, the answers victims gave to it and the predictors of psycho-social maladjustment on the victim. The sample was constituted by 104 women who were victims of abuse during the ex-relationship and of stalking after they ended the relationship. Results have pointed out the prolonged nature of stalking and documented a continuum of actions referring to extremely different acts on what concerns their seriousness. The majority of the victims reported fear when dealing with stalking and admitted it had a negative influence on their lives. However, these women have assumed an active position when dealing with it and have developed different coping strategies. The mean frequency of stalking behaviours and unavoidable coping came out as predictors of psycho-social maladjustment. So, a greater investment on what concerns research and practices to fight this problem is needed. <![CDATA[<b>Conhecer as regras do jogo</b>: <b>Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo do presente artigo consiste em sistematizar as principais normas de escrita científica sugeridas pela American Psychological Association. Começaremos por rever, brevemente, o processo que levou ao desenvolvimento de tais normas e quais as vantagens inerentes à sua utilização. Seguidamente, descrevemos e ilustramos as orientações relativas ao estilo geral de escrita e formatação, estrutura e conteúdo de artigos científicos, as directrizes para elaboração de quadros e figuras e ainda as regras para elaboração das referências e de citação das fontes consultadas.<hr/>The purpose of this article is to systematize the main guidelines of scientific writing suggested by the American Psychological Association. We begin by briefly reviewing the process that led to the development of such guidelines and the advantages of using them. Then we describe and illustrate the guidelines regarding the general writing and formatting styles, structure and content of scientific papers, preparation of tables and figures, references and source citations. <![CDATA[<b>Procedimento de dissociação de processos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O procedimento de dissociação de processos (PDP) é um paradigma metodológico que tem vindo a ser largamente usado em várias áreas da investigação em psicologia. A principal inovação deste procedimento resulta da possibilidade que fornece ao investigador de dissociar e quantificar o grau de automaticidade e de controlo subjacentes ao comportamento humano no desempenho de diversas tarefas. Este procedimento, que incorpora em si mesmo uma concepção própria de automatismo e controlo, é um contributo importante para a resolução de problemas metodológicos associados aos testes directos e indirectos e às dissociações de processos baseadas em tarefas. Na presente exposição faz-se uma descrição pormenorizada do paradigma em causa recorrendo a exemplos específicos de vários domínios da Psicologia (e.g., memória, estereótipos, julgamento e decisão). São também mencionados os pressupostos básicos de aplicação do PDP e por fim referem-se as limitações do paradigma, cuidados a ter na sua aplicação assim como alguns procedimentos alternativos.<hr/>The process-dissociation procedure (PDP) is a methodological paradigm widely used in different domains of psychological research. The main innovation of this procedure stems from the possibility it offers to dissociate and to quantify the degree of automaticity and control underlying human performance in different tasks. The PDP embodies a particular definition of automaticity and control, which is an important contribution to solve methodological problems related with direct and indirect tests and with dissociation of processes based on tasks. In the present paper the paradigm will be described using several examples from different areas of psychological research (e.g., memory, stereotypes, judgment and decision making). The basic assumptions underlying the PDP, guidelines to its application, the PDP main limitations and some alternative procedures will also be described.