Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020250001&lang=pt vol. num. 51 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Editorial da ex æquo 51]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Machismos Virtuais: discursos masculinistas em canais <em>Red Pill</em> brasileiros de <em>YouTube</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe-se a explorar as origens e os contextos que marcaram o surgimento do masculinismo e, em particular, da teoria Red Pill. Criada no mundo anglo-saxónico entre as décadas de 1970/80 e 1990, encontrou um terreno fértil para a sua importação e adaptação por influenciadores digitais brasileiros nas transformações tecnológicas e comunicacionais dos últimos vinte anos e no contexto cultural, social e político brasileiro pós-2013. Através da análise de um canal de YouTube, o Redcast, o artigo examina as narrativas de género e as dinâmicas socioeconómicas que caracterizam a produção de conteúdo masculinista, refletindo uma subjetivação social e política neoliberal tanto dos influenciadores quanto do seu público, e um constante diálogo com a direita radical.<hr/>Abstract This article sets out to explore the origins and contexts that marked the emergence of masculinism and, in particular, Red Pill theory. Created in the Anglo-Saxon world between the 1970s/80s and 1990s, it found fertile ground for its importation and adaptation by Brazilian influencers in the technological and communication transformations of the last twenty years and in the Brazilian cultural, social and political context after 2013. By analysing a YouTube channel, the Redcast, the article examines the gender narratives and socio-economic dynamics that characterise the production of masculinist content, reflecting a neoliberal social and political subjectivisation of both the influencers and their audiences, and a constant dialogue with the radical right.<hr/>Resumen Este artículo se propone explorar los orígenes y contextos que marcaron el surgimiento del masculinismo y, en particular, de la teoría de la Píldora Roja. Creada en el mundo anglosajón entre las décadas de 1970/80 y 1990, encontró terreno fértil para su importación y adaptación por influencers brasileños en las transformaciones tecnológicas y de comunicación de los últimos veinte años y en el contexto cultural, social y político brasileño después de 2013. Mediante el análisis de un canal de YouTube, el Redcast, el artículo examina las narrativas de género y las dinámicas socioeconómicas que caracterizan la producción de contenidos masculinistas, reflejando una subjetivización social y política neoliberal tanto de los influencers como de sus audiencias, y un diálogo constante con la derecha radical. <![CDATA[Medo de assédio sexual em contexto de transporte público]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na última década, o assédio sexual (AS) em espaços públicos tem recebido uma considerável atenção em razão da sua prevalência generalizada. Não obstante, a dimensão deste fenómeno, os locais onde ocorre e as formas como se processa ainda carecem de evidência empírica, especialmente em contexto de transporte público. Neste contexto, o AS é, erroneamente, entendido como parte do quotidiano das mulheres, apresentando repercussões na sua mobilidade. Este artigo procura elucidar o modo como as condutas de AS neste contexto refletem atitudes e comportamentos discriminatórios que perpetuam a desigualdade de género, e que, em última análise, impossibilitam o reconhecimento, a prevenção e uma resposta adequada a este fenómeno.<hr/>Abstract Over the past decade, sexual harassment (SH) in public spaces has garnered considerable attention due to its widespread prevalence. Nevertheless, its extent, where and how it occurs, still lack empirical evidence, especially in transit environments. In these environments, SH is erroneously perceived as part of women's daily lives, having repercussions on their mobility. This article seeks to elucidate how SH behaviors in this context reflect discriminatory attitudes and behaviors that perpetuate gender inequality, ultimately hindering the recognition, prevention, and appropriate response to this phenomenon.<hr/>Résumé Au cours de la dernière décennie, le harcèlement sexuel (HS) dans les espaces publics a reçu une attention considérable en raison de sa prévalence généralisée. Néanmoins, ses dimensions, où et comment il se manifeste, manquent encore de preuves empiriques, notamment dans le contexte du transport public. Dans ce contexte, le HS est erronément perçu comme faisant partie du quotidien des femmes, ce qui a des répercussions sur leur mobilité. Cet article cherche à expliquer comment les comportements de HS dans ce contexte reflètent des attitudes et des comportements discriminatoires qui perpétuent l'inégalité entre les sexes, et qui, en fin de compte, empêchent la reconnaissance, la prévention et une réponse appropriée à ce phénomène. <![CDATA[Domínio masculino e discriminação no desporto. Reflexões a partir das teorias das masculinidades e correntes feministas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100046&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Los movimientos feministas han promovido la inclusión de mujeres en ámbitos tradicionalmente dominados por hombres. El deporte no solo enfrenta la resistencia patriarcal, sino que también refleja su rigidez simbólica. Desde una metodología ensayística, basada en las teorías de las masculinidades y los feminismos, se analiza el deporte como dispositivo patriarcal que discrimina a las mujeres, reproduciendo estructuras de poder y construyendo la masculinidad hegemónica. Desde una perspectiva feminista, se busca reconocer la diferencia sexual, argumentando que la opresión de la mujer radica en negar su autonomía y en la comparación desigual con los hombres. Finalmente, se plantea resignificar los espacios deportivos desde una mirada femenina.<hr/>Resumo Os movimentos feministas promoveram a inclusão das mulheres em áreas tradicionalmente dominadas pelos homens.. O desporto não só enfrenta a resistência patriarcal, como também reflete a sua rigidez simbólica. A partir de uma metodologia ensaística, baseada nas teorias das masculinidades e dos feminismos, analisa-se o desporto como um dispositivo patriarcal que discrimina as mulheres, reproduzindo estruturas de poder e construindo uma masculinidade hegemónica. A partir de uma perspetiva feminista, procura-se reconhecer a diferença sexual, argumentando que a opressão das mulheres reside na negação da sua autonomia e na comparação desigual com os homens. Por fim, propõe-se ressignificar os espaços desportivos a partir de um ponto de vista feminino.<hr/>Abstract Feminist movements have promoted the inclusion of women in traditionally male-dominated fields. Sport not only confronts patriarchal resistance but also reflects its symbolic rigidity. Adopting an essayistic methodology, based on the theories of masculinities and feminisms, this paper analyzes sport as a patriarchal device that discriminates against women, reproducing power structures and constructing hegemonic masculinity. From a feminist perspective, it seeks to recognize sexual difference, arguing that the oppression of women lies in denying their autonomy and in the unequal comparison with men. Finally, it proposes redefining sports spaces from a female perspective. <![CDATA[De casas cinzentas a casas arco-íris. Uma análise das habitações de apoio específicas para pessoas LGTBIQ+ sem-abrigo na Europa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El sinhogarismo cuestiona la garantía del derecho universal a la vivienda e impacta de manera diferenciada en las personas LGTBIQ+. Por esta razón, se ha hecho especial hincapié en la necesidad de contar con alojamientos específicos y seguros. En el contexto europeo, estos se han ido creando desde los años 80 pero han sido escasamente visibilizados, pudiendo estar en riesgo en el momento actual de reacción conservadora a los regímenes democráticos (Biroli &amp; Caminotti 2020), con el aumento de los discursos de odio contra las personas LGBTI+. El presente artículo presenta un análisis de estos recursos, lo que permite extraer experiencias de interés para garantizar este derecho, y para la democracia en su conjunto.<hr/>Resumo A situação de sem-abrigo põe em causa a garantia do direito universal à habitação e tem um impacto diferenciado nas pessoas LGTBIQ+. Por este motivo, tem sido dada especial ênfase à necessidade de alojamentos específicos e seguros. No contexto europeu, estes têm sido criados desde a década de 1980, mas têm sido pouco visíveis, podendo estar em risco no atual momento de reação conservadora aos regimes democráticos (Biroli &amp; Caminotti 2020), com o aumento do discurso de ódio contra pessoas LGBTI+. Este artigo apresenta uma análise desses recursos, permitindo-nos tirar lições de interesse para a garantia desse direito, e para a democracia como um todo.<hr/>Abstract Homelessness challenges the guarantee of the universal right to housing and has a differentiated impact on LGTBIQ+ people. For this reason, special emphasis has been placed on the need for specific and safe accommodations. In the European context, these have been created since the 1980s but have been scarcely visible, and may be at risk in the current moment of conservative reaction to democratic regimes (Biroli &amp; Caminotti 2020), with the increase in hate speech against LGBTI+ people. This article presents an analysis of these resources, allowing us to draw lessons of interest for guaranteeing this right, and for democracy as a whole. <![CDATA[Expressão de género e utilização de casas de banho e balneários escolares: perceções de estudantes de um curso de formação inicial de professoras/es]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As questões de género e sexualidade estão cada vez mais presentes nos diferentes contextos sociais, incluindo na Escola. Partindo da questão “Quais as perceções de estudantes de um curso de formação inicial de professoras/es sobre a utilização de casas de banho e balneários escolares em função da expressão de género?”, e averiguando a adequação dos espaços educativos a estas novas configurações, este estudo exploratório, qualitativo e com recurso à análise do discurso foucaultiana consistiu de um focus group com estudantes que frequentavam a licenciatura em Educação Básica. Foi assim possível entender como as narrativas se associam ao status quo normativo, numa dualidade entre o controlo de corpos e subjetividades e as ruturas dissidentes.<hr/>Abstract Gender and sexuality issues are increasingly present in different social contexts, including schools. Based on the question “What are the perceptions of students in an initial teacher training program about the use of school toilets and changing rooms in terms of gender expression?”, and looking at the adequacy of educational spaces to these new configurations, this exploratory, qualitative study using Foucauldian discourse analysis consisted of a focus group with students attending a bachelor’s degree program in Basic Education. It was thus possible to understand how narratives are associated with the normative status quo, in a duality between the control of bodies and subjectivities and dissident ruptures.<hr/>Resumen Las cuestiones de género y sexualidad están cada vez más presentes en diferentes contextos sociales, incluida la escuela. Con la pregunta “¿Cuáles son las percepciones de estudiantes de formación inicial del profesorado sobre el uso de los baños y vestuarios escolares en términos de expresión de género?”, y con el objetivo de conocer la adecuación de los espacios educativos a esas nuevas configuraciones, este estudio exploratorio, cualitativo y con análisis del discurso foucaultiano, consistió en un focus group con estudiantes de la licenciatura en Educación Básica. Así, fue posible comprender cómo las narrativas se asocian al status quo normativo, en una dualidad entre el control de los cuerpos y subjetividades y las rupturas disidentes. <![CDATA[Linguagem sensível ao género - ou a língua reinterpretada]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende estimular a reflexão linguística sobre linguagem sensível ao género, no contexto português e em diferentes epistemologias. Na primeira etapa, verifica-se se há razões linguísticas para o masculino genérico e a concordância nominal no masculino, discutindo descrições e explicações gramaticais de referência em Portugal. Segue-se uma descrição qualitativa de soluções alternativas em uso no português europeu contemporâneo. Por fim, em linha com uma linguística de base interacionista social, devedora de Saussure e Coseriu, perspetiva-se a língua na dialética que vai do social ao individual e do individual ao social - e na tensão entre a solidariedade com a técnica herdada, a sua reinterpretação e a iniciativa de recriação.<hr/>Abstract This article aims at stimulating linguistic reflection on gender-sensitive language in the Portuguese context, in different epistemologies. First, it examines whether there are linguistic reasons for generic masculine and noun agreement in the masculine, discussing reference grammatical explanations in Portugal. A qualitative description of alternative solutions in contemporary European Portuguese follows this. Finally, in line with socio-interactionist linguistics, indebted to Saussure and Coseriu, language is seen in the dialectical movement from the social to the individual and from the individual to the social - and in the tension between solidarity with the inherited technique, its reinterpretation and the initiative to recreate it.<hr/>Résumé L’article se propose de stimuler la réflexion linguistique sur le langage sensible au genre, dans le contexte portugais, selon différentes épistémologies. D’abord, on vérifie s’il y a des raisons linguistiques pour le masculin générique et l’accord nominal au masculin, en discutant des explications grammaticales de référence au Portugal. Il s’en suit une description qualitative d’alternatives en portugais européen contemporain. Finalement, en ligne avec une linguistique interactionniste sociale, héritière de Saussure et de Coseriu, la langue est perçue dans un mouvement du social à l’individuel et de l’individuel au social - et dans la tension entre la solidarité avec la technique héritée, sa réinterprétation et l’initiative de recréation. <![CDATA[Militância no feminino no movimento sindical português: a persistência das desigualdades de género 50 anos depois de Abril]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100116&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tendo nascido androcentrado, o movimento sindical nunca foi tão feminizado como é atualmente. No entanto, a militância sindical no feminino continua menos intensa do que a masculina. Apesar de ao longo das cinco décadas decorridas desde o 25 de Abril se terem registado progressos relativamente importantes, as desigualdades de género persistem, remetendo para um duplo processo de segregação, horizontal e vertical, com este último a ter como consequência uma generalizada sub-representação das mulheres nas equipas dirigentes e nas lideranças sindicais, o que torna o sindicalismo menos inclusivo e menos representativo e restringe o carácter democrático das organizações, ao mesmo tempo que contribui para a perpetuação da dominação masculina.<hr/>Abstract Having been born androcentric, the trade union movement has never been as feminised as it is today. However, trade union activism among women is still less intense than among men. Although relatively significant progress has been made in the five decades since the revolution of 25th of April 1974, gender inequalities persist, entailing a double process of segregation, horizontal and vertical, with the latter resulting in a widespread under-representation of women in the boards and in the union leadership, which makes trade unionism less inclusive and less representative and restricts the democratic nature of the organisations, while contributing to the perpetuation of male domination.<hr/>Résumé Né androcentrique, le mouvement syndical n'a jamais été aussi féminisé qu'aujourd'hui. Cependant, le militantisme syndical des femmes reste moins intense que celui des hommes. Bien que des progrès relativement importants aient été réalisés au cours des cinq décennies qui se sont écoulées depuis le 25 avril de 1974, les inégalités entre les hommes et les femmes persistent, entraînant un double processus de ségrégation, horizontal et vertical, ce dernier se traduisant par une sous-représentation généralisée des femmes dans les instances dirigeantes des syndicats et son leadership, ce qui rend le syndicalisme moins inclusif et moins représentatif et limite la nature démocratique des organisations, tout en contribuant à la perpétuation de la domination masculine. <![CDATA[Transições e resistências de género no espaço de Opinião: temáticas e perceções de mulheres colunistas dos jornais <em>Expresso</em> e <em>Público</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é compreender as transições e as resistências de género no espaço de opinião dos jornais Expresso e Público. Especificamente, pretendeu-se compreender as diferenças nas temáticas abordadas por homens e mulheres colunistas e as perceções das mulheres colunistas sobre as decisões editoriais. Recorreu-se ao método misto, com análise de conteúdo sobre os artigos publicados e entrevistas semiestruturadas a mulheres colunistas. Verifica-se que este espaço ainda é predominantemente masculino, que as temáticas feministas e de igualdade de género permanecem invisíveis e que, embora se reconheçam transições no sentido da inclusão de mulheres colunistas, estas continuam a percecionar resistências de género.<hr/>Abstract The aim of this article is to understand gender transitions and resistances in the opinion section of the Portuguese newspapers Expresso and Público. It was specifically designed to understand the thematic differences in articles by male and female columnists, and the perceptions of female columnists about editorial decisions. A mixed method was used, with content analysis of published articles and semi-structured interviews with women columnists. It was found that this space is still predominantly male, that feminist and gender equality issues are invisible, and that, although transitions towards the inclusion of women columnists are recognized, they continue to perceive gender resistance.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es comprender las transiciones y resistencias de género en la sección de opinión de los periódicos Expresso y Público. En concreto, el objetivo era comprender las diferencias en los temas tratados por columnistas masculinos y femeninos y las percepciones de las columnistas sobre las decisiones editoriales. Se utilizó un método mixto, con análisis de contenido de los artículos publicados y entrevistas semiestructuradas con columnistas femeninas. Se constató que este espacio sigue siendo predominantemente masculino, que los temas feministas y de igualdad de género son invisibles y que, aunque se reconocen transiciones hacia la inclusión de columnistas mujeres, éstas siguen percibiendo resistencias de género. <![CDATA[Interromper o estigma: imagética do aborto nas obras de artistas portuguesas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100154&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa as artes agenciadas pelo feminismo para desafiar o estigma do aborto em Portugal, entre 2004 e 2023. A partir das obras “O meu corpo pertence-me” (Paula Tavares 2005), “Lavagem a seco” (Carla Cruz e Catarina Carneiro de Sousa 2004) e “Cyanovan (Protocol)” (Diana Policarpo 2020), pretende aprofundar os enquadramentos teórico e histórico sobre a estigmatização do aborto; compreender as narrativas visuais e as estratégias usadas nestas obras para identificar, informar e combater o estigma; e, por fim, refletir sobre o potencial da arte para reconfigurar a realidade política, ética e social, e não apenas representar ou espelhar as condições existentes.<hr/>Abstract This article analyzes the feminist-driven arts that challenge the stigma of abortion in Portugal between 2004 and 2023. By examining the works “O meu corpo pertence-me” (Paula Tavares 2005), “Lavagem a seco” (Carla Cruz and Catarina Carneiro de Sousa 2004), and “Cyanovan (Protocol)” (Diana Policarpo 2020), it aims to deepen the theoretical and historical frameworks on abortion stigmatization; to understand the visual narratives and strategies used in these works to identify, inform, and combat stigma; and, ultimately, to reflect on the potential of art to reconfigure political, ethical, and social realities, rather than merely represent or mirror existing conditions.<hr/>Resumen Este artículo analiza los artes agenciados por el feminismo para desafiar el estigma del aborto en Portugal, entre 2004 y 2023. A partir de las obras “O meu corpo pertence-me” (Paula Tavares 2005); “Lavagem a seco” (Carla Cruz y Catarina Carneiro de Sousa 2004) y “Cyanovan (Protocol)” (Diana Policarpo 2020), pretende profundizar en los marcos teóricos e históricos sobre la estigmatización del aborto; comprender las narrativas visuales y las estrategias usadas en estas obras para identificar, informar y combatir el estigma; y, en el horizonte, reflexionar sobre el potencial del arte para reconfigurar la realidad política, ética y social, y no solo representar o reflejar las condiciones existentes. <![CDATA[O cinema de Tila Chitunda como autoetnografia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100176&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A tendência para a reflexão autobiográfica tem vindo a acentuar-se entre uma jovem geração de cineastas lusófonas, considerando-se Tila Chitunda um caso de particular interesse. No registo autobiográfico, a voz que narra uma história individual/familiar é, ao mesmo tempo, expressão de processos coletivos mais abrangentes. Neste sentido, o diálogo com o self e com o seu contexto tem pontos de semelhança com a metodologia autoetnográfica. A nossa reflexão - construída a partir da análise qualitativa de filmes e de material empírico recolhido em contacto direto com a realizadora - propõe discutir as opções metodológicas da cineasta e o lugar desta obra num percurso de afirmação das mulheres como realizadoras.<hr/>Abstract The trend towards autobiographical reflection has been growing among a young generation of Lusophone filmmakers. We believe that Tila Chitunda is a case of particular interest. In autobiographical documentaries the voice narrating an individual/family story is, at the same time, an expression of broader collective processes. In this sense, the dialogue with the self and its context has points of similarity with the autoethnographic methodology. Our reflection - built on the qualitative analysis of films and empirical material collected in direct contact with the director - proposes to discuss the filmmaker's methodological choices and the place of her work in the affirmation of women as directors.<hr/>Résumé La tendance à la réflexion autobiographique s'est développée parmi une jeune génération de cinéastes lusophones, dont Tila Chitunda est un cas particulièrement intéressant. Dans le document autobiographique, la voix qui raconte l'histoire d'un individu ou d'une famille est en même temps l'expression de processus collectifs plus larges. En ce sens, le dialogue avec le soi et son contexte présente des similitudes avec la méthodologie autoethnographique. Notre réflexion - construite sur l'analyse qualitative des films et du matériel empirique recueilli en contact direct avec la réalisatrice - propose de discuter des choix méthodologiques de la réalisatrice et de la place de ce travail dans un parcours d'affirmation des femmes réalisatrices. <![CDATA[A inclusão de mulheres matemáticas relevantes na sala de aula. Uma experiência com futuras/os docentes de educação primária]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Favorecer la promoción en las aulas de mujeres relevantes en la historia de las matemáticas es clave para fomentar su reconocimiento. Considerando el rol del profesorado, nuestra propuesta busca analizar los conocimientos y valoraciones de un grupo de alumnado del Grado en Maestro/a en Educación Primaria sobre la inclusión en el aula de mujeres matemáticas relevantes. Para ello se ha llevado a cabo una investigación descriptiva usando un cuestionario planteado tras el desarrollo por parte del alumnado de una situación de aprendizaje sobre una mujer matemática. Los resultados muestran que en general el alumnado no poseía los conocimientos necesarios para diseñar secuencias didácticas que aborden las contribuciones de dichas mujeres.<hr/>Resumo Favorecer a promoção em sala de aula de mulheres relevantes na história da matemática é fundamental para fomentar o seu reconhecimento. Considerando o papel do professorado, a nossa proposta visa analisar os conhecimentos e as percepções de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Primária sobre a inclusão em sala de aula de mulheres matemáticas importantes. Para tal, foi realizado um estudo descritivo, utilizando um questionário aplicado após o desenvolvimento pelas/os estudantes de uma situação de aprendizagem sobre uma mulher matemática. Os resultados mostram que, de modo geral, as/os estudantes não possuíam os conhecimentos necessários para elaborar sequências didáticas que abordassem os contributos dessas mulheres.<hr/>Abstract Promoting the inclusion of relevant women in the history of mathematics in the classroom is key to fostering their recognition. Considering the main role of teachers in this field, our proposal aims to analyze the knowledge and perceptions of a group of students in the Bachelor's Degree in Primary Education regarding the inclusion of historically significant women mathematicians in teaching and learning processes. A descriptive study was conducted using a questionnaire administered after the students engaged in a learning activity focused on a woman mathematician. The results show that, in general, before the experience, the students lacked the necessary knowledge to design didactic sequences that address the contributions of these women. <![CDATA[O videoclip <em>Formation</em> de Beyoncé para a formação feminista interseccional de docentes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este trabajo aborda la necesidad de incorporar la teoría feminista en la formación inicial docente, ante los discursos mediáticos de odio contra las mujeres y la influencia del postfeminismo y postmachismo. Así pues, se propone el uso de la cultura mediática, concretamente, del videoclip Formation de Beyoncé como herramienta alfabetizadora, planteándose como objetivo comprobar si dicho videoclip facilita enseñar teoría feminista. Para ello, se aplicó una metodología de investigación basada en el diseño de un artefacto en el máster de profesorado (N=43). Los resultados demostraron que el empleo de la cultura audiovisual mejora la adquisición de competencias en alfabetización crítica feminista. Como conclusión, destacamos cómo el profesorado es clave para generar una ciudadanía comprometida con la igualdad de género.<hr/>Resumo Este artigo aborda a necessidade de incorporar a teoria feminista na formação inicial de docentes, face aos discursos mediáticos de ódio contra as mulheres e à influência do pós-feminismo e do pós-machismo. Assim, propomos a utilização da cultura mediática, especificamente o videoclip Formation de Beyoncé, como ferramenta de literacia, com o objetivo de testar se o videoclip facilita o ensino da teoria feminista. Para tal, foi aplicada uma metodologia de investigação baseada na conceção de um artefacto no mestrado em ensino (N=43). Os resultados mostraram que a utilização da cultura audiovisual melhora a aquisição de competências de literacia crítica feminista. Em conclusão, destacamos como as/os docentes são fundamentais para gerar uma cidadania comprometida com a igualdade de género.<hr/>Abstract This paper addresses the need to incorporate feminist theory in initial teacher training in the face of media discourses of hatred against women and the influence of post-feminism and post-machismo. Thus, we propose the use of media culture, specifically the video clip Formation by Beyoncé, as a literacy tool, with the objective of testing whether the video clip facilitates the teaching of feminist theory. To this end, a research methodology based on the design of an artefact was applied in the master's degree in teaching (N=43). The results showed that the use of audiovisual culture improves the acquisition of feminist critical literacy skills. In conclusion, we highlight how teachers are key to generating a citizenry committed to gender equality. <![CDATA[<em>Religion, Gender, and Populism in the Mediterranean</em>, organizado por Alberta Giorgi, Julia Garraio e Teresa Toldy. London: Routledge, 2023, 216 pp.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este trabajo aborda la necesidad de incorporar la teoría feminista en la formación inicial docente, ante los discursos mediáticos de odio contra las mujeres y la influencia del postfeminismo y postmachismo. Así pues, se propone el uso de la cultura mediática, concretamente, del videoclip Formation de Beyoncé como herramienta alfabetizadora, planteándose como objetivo comprobar si dicho videoclip facilita enseñar teoría feminista. Para ello, se aplicó una metodología de investigación basada en el diseño de un artefacto en el máster de profesorado (N=43). Los resultados demostraron que el empleo de la cultura audiovisual mejora la adquisición de competencias en alfabetización crítica feminista. Como conclusión, destacamos cómo el profesorado es clave para generar una ciudadanía comprometida con la igualdad de género.<hr/>Resumo Este artigo aborda a necessidade de incorporar a teoria feminista na formação inicial de docentes, face aos discursos mediáticos de ódio contra as mulheres e à influência do pós-feminismo e do pós-machismo. Assim, propomos a utilização da cultura mediática, especificamente o videoclip Formation de Beyoncé, como ferramenta de literacia, com o objetivo de testar se o videoclip facilita o ensino da teoria feminista. Para tal, foi aplicada uma metodologia de investigação baseada na conceção de um artefacto no mestrado em ensino (N=43). Os resultados mostraram que a utilização da cultura audiovisual melhora a aquisição de competências de literacia crítica feminista. Em conclusão, destacamos como as/os docentes são fundamentais para gerar uma cidadania comprometida com a igualdade de género.<hr/>Abstract This paper addresses the need to incorporate feminist theory in initial teacher training in the face of media discourses of hatred against women and the influence of post-feminism and post-machismo. Thus, we propose the use of media culture, specifically the video clip Formation by Beyoncé, as a literacy tool, with the objective of testing whether the video clip facilitates the teaching of feminist theory. To this end, a research methodology based on the design of an artefact was applied in the master's degree in teaching (N=43). The results showed that the use of audiovisual culture improves the acquisition of feminist critical literacy skills. In conclusion, we highlight how teachers are key to generating a citizenry committed to gender equality. <![CDATA[<em>Género, violência e ódio online: conceitos e representações</em>, coordenado por Rita Basílio de Simões. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024, 220 pp.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602025000100242&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este trabajo aborda la necesidad de incorporar la teoría feminista en la formación inicial docente, ante los discursos mediáticos de odio contra las mujeres y la influencia del postfeminismo y postmachismo. Así pues, se propone el uso de la cultura mediática, concretamente, del videoclip Formation de Beyoncé como herramienta alfabetizadora, planteándose como objetivo comprobar si dicho videoclip facilita enseñar teoría feminista. Para ello, se aplicó una metodología de investigación basada en el diseño de un artefacto en el máster de profesorado (N=43). Los resultados demostraron que el empleo de la cultura audiovisual mejora la adquisición de competencias en alfabetización crítica feminista. Como conclusión, destacamos cómo el profesorado es clave para generar una ciudadanía comprometida con la igualdad de género.<hr/>Resumo Este artigo aborda a necessidade de incorporar a teoria feminista na formação inicial de docentes, face aos discursos mediáticos de ódio contra as mulheres e à influência do pós-feminismo e do pós-machismo. Assim, propomos a utilização da cultura mediática, especificamente o videoclip Formation de Beyoncé, como ferramenta de literacia, com o objetivo de testar se o videoclip facilita o ensino da teoria feminista. Para tal, foi aplicada uma metodologia de investigação baseada na conceção de um artefacto no mestrado em ensino (N=43). Os resultados mostraram que a utilização da cultura audiovisual melhora a aquisição de competências de literacia crítica feminista. Em conclusão, destacamos como as/os docentes são fundamentais para gerar uma cidadania comprometida com a igualdade de género.<hr/>Abstract This paper addresses the need to incorporate feminist theory in initial teacher training in the face of media discourses of hatred against women and the influence of post-feminism and post-machismo. Thus, we propose the use of media culture, specifically the video clip Formation by Beyoncé, as a literacy tool, with the objective of testing whether the video clip facilitates the teaching of feminist theory. To this end, a research methodology based on the design of an artefact was applied in the master's degree in teaching (N=43). The results showed that the use of audiovisual culture improves the acquisition of feminist critical literacy skills. In conclusion, we highlight how teachers are key to generating a citizenry committed to gender equality.