Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-216020250001&lang=pt vol. num. 33 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Depressão na Pessoa mais velha: Um Desafio Comunitário e a Inovação do MCT-Silver]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Adolescer em um assentamento rural e os transtornos mentais comuns]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Contexto: Os adolescentes que vivem em assentamentos na zona rural têm dificuldades para acessar serviços de saúde. Por isso, é fundamental fazer pesquisas para entender melhor quem são esses jovens e identificar os problemas que eles enfrentam relacionados à saúde mental. Objetivos: Descrever o perfil sociodemográfico dos adolescentes moradores de assentamento rural no estado Amapá, e identificar os sintomas físicos e psicoemocionais associados aos transtornos mentais comuns. Método: Estudo quantitativo, desenvolvido com adolescentes de 12 a 19 anos de idade. O instrumento de coleta de dados, foi composto de dois eixos: o primeiro incluiu variáveis sociodemográficas, no segundo foi utilizado o questionário Self Reporting Questionnaire. A análise estatística descritiva e inferencial dos dados foi processada pelo software SPSS, versão 22.0. Foi realizada análise bivariada para comparar as características sociodemográficas com os transtornos mentais comuns. O estudo foi autorizado pela Comitê de Ética na Pesquisa, Parecer Nº 47848421.2.0000.0003. Resultados: A maioria dos adolescentes pesquisados são mulheres (57,8%), com baixa escolaridade (34,4%), renda de 1 a 3 salários mínimos (59,4%), católicos (45,3%), e cor autodeclarada parda (53,1%). O indicativo de TMC foi de 51,6%. O TMC associou-se positivamente com o sexo feminino (p=0,04), considerando o (p≤ 0.05). Conclusão: A única variável sociodemográfica associada positivamente ao indicativo de TMC foi o sexo, as possíveis origens concentram-se na diferença de gênero, associado a costumes patriarcais. Os resultados permitem compreender que existem desafios a serem vencidos no meio rural amazônico, como por exemplo, fazer chegar os serviços de cuidado à saúde mental.<hr/>Abstract Context: Adolescents living in settlements in rural areas face difficulties accessing health services. Therefore, it is essential to conduct research to better understand who these young people are and to identify the problems they face related to mental health. Objectives: To describe the sociodemographic profile of adolescents residing in rural settlements in the state of Amapá, and to identify the physical and psycho-emotional symptoms associated with common mental disorders. Method: Quantitative study conducted with adolescents aged 12 to 19 years. The data collection instrument consisted of two parts: the first included sociodemographic variables, and the second used the Self Reporting Questionnaire. Descriptive and inferential statistical analysis of the data was processed using SPSS software, version 22.0. Bivariate analysis was performed to compare sociodemographic characteristics with common mental disorders. The study was approved by the Research Ethics Committee, Opinion No. 47848421.2.0000.0003. Results: The majority of the adolescents surveyed were women (57.8%), with low education levels (34.4%), income of 1 to 3 minimum wages (59.4%), Catholics (45.3%), and self-declared brown skin color (53.1%). The indicator for common mental disorders (CMD) was 51.6%. CMD was positively associated with female sex (p=0.04), considering (p ≤ 0.05). Conclusion: The only sociodemographic variable positively associated with the indicator of CMD was sex; the possible origins are concentrated in gender differences, associated with patriarchal customs. The results highlight the challenges to be overcome in the Amazonian rural environment, such as ensuring access to mental health care services.<hr/>Resumen Contexto: Los adolescentes que viven en asentamientos en zonas rurales tienen dificultades para acceder a los servicios de salud. Por ello, es fundamental realizar investigaciones para entender mejor quiénes son estos jóvenes e identificar los problemas que enfrentan relacionados con la salud mental. Objetivos: Describir el perfil sociodemográfico de los adolescentes residentes en asentamientos rurales en el estado de Amapá, e identificar los síntomas físicos y psicoemocionales asociados a los trastornos mentales comunes. Método: Estudio cuantitativo desarrollado con adolescentes de 12 a 19 años de edad. El instrumento de recolección de datos estuvo compuesto por dos ejes: el primero incluyó variables sociodemográficas y en el segundo se utilizó el cuestionario Self Reporting Questionnaire. El análisis estadístico descriptivo e inferencial de los datos fue procesado mediante el software SPSS, versión 22.0. Se realizó un análisis bivariado para comparar las características sociodemográficas con los trastornos mentales comunes. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, Parecer Nº 47848421.2.0000.0003. Resultados: La mayoría de los adolescentes encuestados son mujeres (57,8%), con baja escolaridad (34,4%), ingresos de 1 a 3 salarios mínimos (59,4%), católicos (45,3%) y autodeclarados de piel morena (53,1%). El indicador de Trastornos Mentales Comunes (TMC) fue del 51,6%. El TMC se asoció positivamente con el sexo femenino (p=0,04), considerando un nivel de significancia (p≤ 0,05). Conclusión: La única variable sociodemográfica asociada positivamente con el indicador de TMC fue el sexo; las posibles causas se concentran en la diferencia de género, vinculada a costumbres patriarcales. Los resultados permiten comprender que existen desafíos por superar en el medio rural amazónico, como por ejemplo, hacer llegar los servicios de atención a la salud mental. <![CDATA[O impacto da história clínica no reconhecimento emocional das expressões faciais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Introduction: Several studies have shown the importance of the role of context in recognizing facial expressions of emotion, but there are not many studies in clinical and health contexts that analyze how this influence takes place, particularly in mixed emotional expressions. Objective: Our aim is to verify whether and how the clinical condition (e.g. depression) associated with clinical history influences the interpretation of facial expressions by clinical psychologists, especially in cases of mixed emotional signs. Method: In the Method, a questionnaire was constructed with sociodemographic questions and 7 groups of questions pairing images (7) and contexts (3), for a total of 21 image-text combinations. The images are prototypical emotional expressions of 3 basic emotions (anger, fear, and sadness) and mixed expressions of these. The texts are clinical information and constitute the different contexts. Through the digital platform with the questionnaire, the order of presentation of the clinical stories and associated questions was randomized. In an intra-subject design, 60 participants, clinical psychology professionals, were assigned to three experimental conditions (story concordant with emotion; non-concordant story; and neutral story) and 21 image-text combinations, and were asked to judge the presence of the emotions studied in each combination. Results: The results showed an increase in the recognition of the facial expressions of anger and fear in the presence of a clinical history concordant with the emotion compared to the other contexts. In the mixed signals there was: greater recognition of anger (as non-dominant) in the presence of the neutral story than in the story agreeing with the dominant emotion (sadness); greater recognition of sadness (as non-dominant) in the presence of the story agreeing with fear than in the neutral story; an increase in the attribution of anger in images in which it is not present and the dominant emotion is fear, in a context of aggression vs. a neutral context. Conclusion: We conclude that our study shows that the history of the clinical condition (clinical context) has an impact on the overvaluation or undervaluation of a facial expression of emotion, and that the presence of mixed signals accentuates this contextual effect, when we refer to sadness, fear and anger.<hr/>Resumo Introdução: Diversos estudos demonstraram a importância do papel do contexto no reconhecimento das expressões faciais da emoção, mas não existem muitos estudos nos contextos clínicos e de saúde que analisem como se processa esta influência, particularmente nas expressões emocionais mistas. Objetivo: O nosso objetivo consiste em verificar se e de que forma a condição clínica (e.g., depressão) associada à história clínica influencia a interpretação das expressões faciais por parte dos psicólogos clínicos, especialmente em casos de sinais emocionais mistos. Método: No Método foi construído um questionário com questões sociodemográficas e 7 grupos de questões emparelhando imagens (7) e contextos (3), num total de 21 combinações de imagens-texto. As imagens são expressões emocionais prototípicas de 3 emoções básicas (fúria, medo e tristeza) e expressões mistas destas. Os textos são informações clínicas e constituem os diferentes contextos. Através da plataforma digital com o questionário, foi randomizada a ordem de apresentação das histórias clínicas e das questões associadas. Num desenho intra-sujeitos, 60 participantes, profissionais de psicologia clínica, foram distribuídos por três condições experimentais (história concordante com emoção; história não-concordante e história neutra) e 21 combinações de imagem-texto, sendo solicitado um julgamento sobre a presença das emoções estudadas em cada combinação. Resultados: Nos resultados, observou-se um aumento do reconhecimento da expressão facial da fúria e do medo na presença da história clínica concordante com a emoção comparativamente aos restantes contextos. Nos sinais mistos houve: maior reconhecimento da fúria (como não dominante), na presença da história neutra do que na história concordante com a emoção dominante (tristeza); maior reconhecimento da tristeza (como não dominante), na presença da história concordante com o medo do que da história neutra; aumento na atribuição de fúria nas imagens em que não está presente e a emoção dominante é o medo, num contexto de agressividade vs. um contexto neutro. Conclusão: Concluímos que o nosso estudo demonstra que a história da condição clínica (contexto clínico) tem impacto na sobrevalorização ou subvalorização de uma expressão facial de emoção e que a presença de sinais mistos acentua este efeito contextual, quando nos referimos a tristeza, medo e fúria.<hr/>resumen está disponible en el texto completo <![CDATA[Comunicação assertiva e habilidades de interação social em pessoas com esquizofrenia resistente ao tratamento]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Contexto: A esquizofrenia é uma doença mental grave e incapacitante. A complexidade do seu percurso clínico prejudica o pensamento, a perceção e as relações interpessoais, alterando persistentemente o funcionamento social e a qualidade de vida das pessoas afetadas. A integração em programas de treino de habilidades sociais fornece as ferramentas necessárias para uso no seu quotidiano. Objetivos: Analisar os dados relativos ao desempenho social e individual e à prática comunicacional assertiva em situações sociais, em pessoas com esquizofrenia. Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, realizado com uma amostra não probabilística de 19 utentes internados numa unidade de tratamento de pessoas com Esquizofrenia resistente ao tratamento. Foram utilizadas as escalas ECI-R (Escala de Comportamento Interpessoal - versão reduzida) e PSP (Personal and Social Performance Scale). Calcularam-se as estatísticas resumo adequadas para as diferentes variáveis de caraterização e para as medidas de funcionamento pessoal e social e prática social assertiva. Para verificar a existência de correlação entre as componentes e as dimensões da ECI, foi utilizado o teste t da significância da correlação de Pearson. Resultados: Verificaram-se dificuldades significativas no funcionamento pessoal e social, bem como níveis de desconforto importantes e baixa frequência da prática de comportamentos interpessoais assertivos, existindo uma correlação negativa, mas sem significado estatístico, entre as duas componentes. Conclusões: Os défices globais de funcionamento e, particularmente, de desempenho social remetem para a necessidade de implementar programas de treino de habilidades sociais para dotar a pessoa com Esquizofrenia com as competências de assertividade e relacionamento interpessoal necessárias à vida em sociedade.<hr/>Abstract Context: Schizophrenia is a severe and debilitating mental illness. The complexity of its clinical course impairs thinking, perception, and interpersonal relationships, persistently altering the social functioning and quality of life of affected individuals. Integration into social skills training programs provides the necessary tools for use in their daily lives. Objective: To analyze data on social and individual performance and assertive communicational practice in social situations in people with schizophrenia. Methods: Descriptive-correlational study conducted with a non-probabilistic sample of 19 inpatients in a treatment unit for people with treatment-resistant schizophrenia. The ECI-R (Interpersonal Behavior Scale - reduced version) and PSP (Personal and Social Performance Scale) scales were used. Summary statistics appropriate for the different characterization variables and measures of personal and social functioning and assertive social practice were calculated. The Pearson's correlation t-test was used to verify the existence of a correlation between the components and dimensions of the ECI. Results: Significant difficulties were observed in personal and social functioning, as well as important levels of discomfort and low frequency of assertive interpersonal behaviors, with a negative but not statistically significant correlation between the two components. Conclusions: The global deficits in functioning and particularly in social performance indicate the need to implement social skills training programs to equip individuals with schizophrenia with the assertiveness and interpersonal relationship skills necessary for life in society.<hr/>Resumen Contexto: La esquizofrenia es una enfermedad mental grave e incapacitante. La complejidad de su curso clínico perjudica el pensamiento, la percepción y las relaciones interpersonales, alterando persistentemente el funcionamiento social y la calidad de vida de las personas afectadas. La integración en programas de entrenamiento de habilidades sociales proporciona las herramientas necesarias para su uso en la vida cotidiana. Objetivos: Analizar los datos relativos al desempeño social e individual y a la práctica comunicacional asertiva en situaciones sociales en personas con esquizofrenia. Metodología: Estudio descriptivo-correlacional, realizado con una muestra no probabilística de 19 pacientes internados en una unidad de tratamiento para personas con esquizofrenia resistente al tratamiento. Se utilizaron las escalas ECI-R (Escala de Comportamiento Interpersonal - versión reducida) y PSP (Personal and Social Performance Scale). Se calcularon las estadísticas resumidas adecuadas para las diferentes variables de caracterización y para las medidas de funcionamiento personal y social y práctica social asertiva. Para verificar la existencia de correlación entre los componentes y las dimensiones de la ECI, se utilizó la prueba t de la correlación de Pearson. Resultados: Se observaron dificultades significativas en el funcionamiento personal y social, así como niveles importantes de malestar y baja frecuencia de comportamientos interpersonales asertivos, existiendo una correlación negativa, pero sin significancia estadística, entre los dos componentes. Conclusiones: Los déficits globales de funcionamiento y, particularmente, de desempeño social, indican la necesidad de implementar programas de entrenamiento de habilidades sociales para dotar a las personas con esquizofrenia de las competencias de asertividad y relación interpersonal necesarias para la vida en sociedad. <![CDATA[Validação do modelo de Duplo Contínuo de Saúde Mental em estudantes do ensino superior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100058&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Contexto: O modelo do duplo contínuo da saúde mental indicia que saúde mental e bem-estar mental são dois construtos distintos, mas interrelacionados e que ambos contribuem para a saúde mental geral dos indivíduos. Objetivo: Validar o modelo do duplo contínuo da saúde mental nos critérios de confirmação da existência independente e desconfirmação da bipolaridade. Metodologia: Foi realizado um estudo de natureza quantitativa, descritiva-correlacional. A amostra foi constituída por 226 jovens recém-integrados no ensino superior. Para a recolha de dados recorreu-se a um questionário sociodemográfico, a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress e a versão reduzida do questionário Mental Health Continuum Short Form. O tratamento estatístico foi efetuado com recurso ao programa IBM-SPSS versão 28.0. Resultados: Os resultados mostram que o critério da independência é confirmado, observando-se jovens que apresentam pontuações elevadas nas subescalas de sofrimento psicológico, estando simultaneamente em languishing. O critério da bipolaridade é desconfirmado para a ansiedade e stress e o bem-estar, não se confirmando na depressão, em que o modelo sugerido é bipolar. Conclusões: Os resultados mostram, como propõe o modelo do duplo contínuo, que podemos efetuar uma melhoria do bem-estar mental, independente da situação de saúde mental dos indivíduos, investindo na promoção da saúde mental.<hr/>Abstract Context: The Dual Continuum Model of Mental Health posits that mental health and mental well-being are distinct, yet interrelated constructs, both contributing to an individual's overall mental health. Objective: This study aimed to validate the Dual Continuum Model of Mental Health based on the criteria of confirming independent existence and disconfirming bipolarity. Methodology: A quantitative, descriptive-correlational study was conducted. The sample consisted of 226 young individuals newly integrated into higher education. Data collection utilized a sociodemographic questionnaire, the Depression, Anxiety and Stress Scales, and the Mental Health Continuum Short Form. Statistical analysis was performed using IBM-SPSS version 28.0. Results: The findings indicate that the independence criterion is confirmed, as some young people exhibited high scores in psychological distress while simultaneously experiencing languishing. The bipolarity criterion was disconfirmed for anxiety and stress in relation to well-being. However, it was not disconfirmed for depression, where the suggested model appears to be bipolar. Conclusions: As proposed by the Dual Continuum Model, these results demonstrate that it's possible to improve mental well-being independently of an individual's mental health status, underscoring the importance of investing in mental health promotion.<hr/>Resumen Contexto: El Modelo del Doble Continuo de la Salud Mental postula que la salud mental y el bienestar mental son constructos distintos, pero interrelacionados, y que ambos contribuyen a la salud mental general de un individuo. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo validar el Modelo del Doble Continuo de la Salud Mental basándose en los criterios de confirmación de la existencia independiente y de desconfirmación de la bipolaridad. Metodología: Se llevó a cabo un estudio cuantitativo, descriptivo-correlacional. La muestra estuvo compuesta por 226 jóvenes recién integrados en la educación superior. La recolección de datos se realizó utilizando un cuestionario sociodemográfico, la Escala de Depresión, Ansiedad y Estrés (DASS-21) y la versión reducida del Mental Health Continuum Short Form (MHC-SF). El análisis estadístico se realizó con el programa IBM-SPSS versión 28.0. Resultados: Los hallazgos indican que el criterio de independencia se confirma, ya que algunos jóvenes mostraron puntuaciones elevadas en malestar psicológico mientras experimentaban simultáneamente languishing (bajo bienestar). El criterio de bipolaridad fue desconfirmado para la ansiedad y el estrés en relación con el bienestar. Sin embargo, no se desconfirmó para la depresión, donde el modelo sugerido parece ser bipolar. Conclusiones: Como propone el Modelo del Doble Continuo, estos resultados demuestran que es posible mejorar el bienestar mental de forma independiente del estado de salud mental de un individuo, lo que subraya la importancia de invertir en la promoción de la salud mental. <![CDATA[Atribuição de sentidos pela enfermagem ao protagonismo do usuário na atenção psicossocial: uma perspetiva construcionista.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100072&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: Esta pesquisa aborda os sentidos atribuídos pela equipe de enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial às práticas de cuidado, destacando o protagonismo do usuário como eixo das ações terapêuticas. No contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, identifica-se uma lacuna na literatura sobre a operacionalização desse protagonismo no cotidiano da enfermagem, evidenciando desafios e possibilidades para um cuidado centrado na pessoa. Objetivo: Identificar os significados atribuídos pela equipe de enfermagem às suas práticas cotidianas na construção coletiva de uma atenção psicossocial centrada na pessoa. Método: Estudo qualitativo, baseado no referencial do Construcionismo. Participaram do estudo 16 membros da equipe de enfermagem em dois serviços de saúde mental da cidade do Rio de Janeiro. Os dados coletados nas entrevistas e na observação foram organizados no software Nvivo e analisados a partir do conteúdo temático. Resultados: A enfermagem produz sentidos para o cuidado protagonizador. Ele é caracterizado por: singularidade do cuidado de Enfermagem por meio dos olhos noturnos; bravura existencial da equipe de enfermagem para investir na valorização da subjetividade e da voz do usuário como produtora de protagonismos e liberdades. Conclusão: A equipe de enfermagem percebe suas ações no cuidado da reabilitação psicossocial de forma a permitir o protagonismo do usuário.<hr/>Abstract Introduction: This study addresses the meanings attributed by the nursing team at the Psychosocial Care Center to their care practices, highlighting the leading role of the patient as the core of therapeutic actions. Within the context of the Brazilian Psychiatric Reform, a gap in the literature is identified regarding the operationalization of this leading role of the patient in the daily practices of nursing, revealing challenges and possibilities for person-centered care. Objective: To explore the meanings attributed by the nursing team to their daily practices in the collective construction of person-centered psychosocial care. Method: Qualitative study, based on the Social Constructionism. Sixteen members of the nursing team from two mental health services in the city of Rio de Janeiro participated in the study. The data collected in the interviews and observation were organized in the Nvivo Software and analyzed by thematic analysis. Results: Nursing produces meanings for the leading role of the patient in the psychosocial Rehabilitation Center. It is characterized by: uniqueness of nursing care through night eyes; existential bravery of the nursing team to invest in the appreciation of subjectivity and of the patient's voice as produce the leading role of the patient and freedoms. Conclusion: The Nursing team perceives its actions in psychosocial rehabilitation care in a way that allows the Leading role of the patient.<hr/>Resumen Introducción: Esta investigación aborda los significados atribuidos por el equipo de enfermería del Centro de Atención Psicosocial a las prácticas de cuidado, destacando el protagonismo del usuario como eje de las acciones terapéuticas. En el contexto de la Reforma Psiquiátrica Brasileña, se identifica una laguna en la literatura respecto a la operacionalización de dicho protagonismo en el quehacer cotidiano de la enfermería, evidenciando desafíos y posibilidades para una atención centrada en la persona. Objetivo: Identificar los significados atribuidos por el equipo de enfermería a sus prácticas cotidianas en la construcción colectiva de una atención psicosocial centrada en la persona Método: Estudio cualitativo, basado en el Construccionismo Social. Participaron del estudio dieciséis miembros del equipo de enfermería de dos servicios de salud mental de la ciudad de Río de janeiro. Los datos recolectados en las entrevistas y la observación fueron organizados en el Software Nvivo y analizados por análisis temático. Resultados: La enfermería produce significados para el protagonismo del paciente en el Centro de Rehabilitación Psicosocial. Se caracteriza por: singularidad del cuidado de enfermería a través de ojos nocturnos; valentía existencial del equipo de enfermería al invertir en la valorización de la subjetividad y de la voz del paciente como productora del protagonismo del paciente y de las libertades. Conclusion: El equipo de enfermería percibe sus acciones en el cuidado de rehabilitación psicosocial de forma que posibilite el protagonismo del paciente. <![CDATA[Requisitos para a criação de um prototipo da <em>webapp</em> “<em>App</em> Projeto de Reabilitação Psicossocial”: estudo de grupo focal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivo: identificar os requisitos para a prototipagem da webapp “App projeto de reabilitação psicossocial”. Método: estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, no qual foram entrevistados oito profissionais de saúde mental de um Centro de Atenção Psicossocial do interior de São Paulo/SP utilizando a técnica de grupo focal. O conteúdo das entrevistas foi transcrito pelo software Transkriptor e analisado segundo a análise temática, com auxílio do software Atlas Ti. Resultados: os profissionais de saúde mental compreenderam a importância do projeto de reabilitação psicossocial como instrumento para a organização do cuidado em saúde mental. Além disso, perceberam que a construção de um aplicativo pode facilitar a elaboração de projetos de reabilitação psicossocial mediante a incorporação de recursos tecnológicos. Por outro lado, a aplicação também foi vista como ferramenta potencial para a vigilância do paciente psiquiátrico e com risco de aumentar a sobrecarga laboral dos profissionais de saúde mental. Conclusão: o grupo focal possibilitou captar os requisitos para a prototipagem da webapp "App projeto de reabilitação psicossocial", permitindo aproximar a tecnologia dos profissionais de saúde mental, de forma a facilitar a construção e gestão do projeto de reabilitação psicossocial.<hr/>Abstract Objective: To identify the requirements for prototyping the web app "Psychosocial rehabilitation project app" web application. Method: An exploratory, descriptive study with a qualitative approach, in which eight mental health professionals from a Psychosocial Care Center in the interior of São Paulo/SP were interviewed, using the focus group technique. The content of the interviews was transcribed using Transkriptor software and analyzed according to thematic analysis, with the aid of Atlas Ti software. Results: The mental health professionals understood the importance of the psychosocial rehabilitation project as an instrument for organizing mental health care. Furthermore, they realized that the construction of an application can facilitate the development of psychosocial rehabilitation projects through the incorporation of technological resources. On the other hand, the application was also seen as a potential tool for the surveillance of the psychiatric patient, and with a risk of increasing the work overload of mental health professionals. Conclusion: The focus group made it possible to capture the requirements for prototyping the web app "Psychosocial rehabilitation project app" allowing technology to be brought closer to mental health professionals, so that it is possible to facilitate the construction and management of the psychosocial rehabilitation project.<hr/>Resumen Objetivo: Identificar los requisitos para la creación de prototipos de la web aplicación "App proyecto de rehabilitación psicosocial". Método: Estudio exploratorio, descriptivo y con enfoque cualitativo, en el que se entrevistó a ocho profesionales de la salud mental de un Centro de Atención Psicosocial del interior de São Paulo/SP, utilizando la técnica de grupo focal. El contenido de las entrevistas fue transcrito por el software Transkriptor y analizado según el análisis temático, con la ayuda del software Atlas Ti. Resultados: Los profesionales de la salud mental comprendieron la importancia del proyecto de rehabilitación psicosocial como instrumento para la organización del cuidado en salud mental. Además, percibieron que la construcción de una aplicación puede facilitar la elaboración de proyectos de rehabilitación psicosocial mediante la incorporación de recursos tecnológicos. Por otro lado, la aplicación también fue vista como herramienta potencial para la vigilancia del paciente psiquiátrico y con riesgo de aumentar la sobrecarga laboral de los profesionales de la salud mental. Conclusión: El grupo focal posibilitó captar los requisitos para la creación de prototipos de la web aplicación "App proyecto de rehabilitación psicosocial", permitiendo acercar la tecnología a los profesionales de la salud mental, de forma que se pueda facilitar la construcción y gestión del proyecto de rehabilitación psicosocial. <![CDATA[Avaliação da qualidade de vida do cuidador informal da pessoa com esquizofrenia: scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602025000100118&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Introdução: A esquizofrenia é uma perturbação mental crónica que compromete significativamente a qualidade de vida (QV) das pessoas e dos seus cuidadores informais, geralmente familiares próximos. Estes enfrentam uma sobrecarga emocional, física e económica substancial, frequentemente agravada pela escassez de apoio formal e pelo estigma associado à doença. Avaliar a QV destes cuidadores revela-se essencial para compreender o impacto desta função e delinear intervenções eficazes. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo mapear a literatura existente sobre instrumentos de avaliação da QV do cuidador informal de pessoas com esquizofrenia. Método: Realizou-se uma scoping review, com base na metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI) e as orientações PRISMA-ScR. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados CINAHL® Complete e MEDLINE Complete, via EBSCOhost, e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Foram incluídos estudos quantitativos com delineamentos experimentais ou epidemiológicos, bem como revisões sistemáticas e meta-análises que utilizassem instrumentos de avaliação da QV de cuidadores informais. Resultados: Após a triagem, 14 estudos foram incluídos na análise final. Os instrumentos mais frequentemente utilizados foram o WHOQOL-BREF e o SF-12, os quais avaliam dimensões gerais da QV, como saúde física, bem-estar psicológico e relações sociais. Contudo, não abrangem as especificidades do papel do cuidador informal. Instrumentos específicos como o SCQ (Schizophrenia Caregiver Questionnaire) e o S-CGQoL (Schizophrenia Caregiver Quality of Life questionnaire) demonstraram maior sensibilidade a fatores como a sobrecarga emocional e o impacto social, mas são raramente aplicados e carecem de adaptação cultural ao contexto português. Conclusões: Os resultados sublinham a necessidade de apoio psicossocial e de medidas dirigidas aos cuidadores.<hr/>Abstract Introduction: Schizophrenia is a chronic mental disorder that significantly affects the quality of life (QoL) of individuals and their informal caregivers, who are usually close family members. These caregivers face substantial emotional, physical, and financial burdens, often worsened by the lack of formal support and the stigma associated with the illness. Assessing caregivers’ QoL is essential to understanding the impact of their role and to designing effective interventions. Aim: This study aimed to map the existing literature on QoL assessment tools for informal caregivers of people with schizophrenia. Method: A scoping review was conducted following the methodology of the Joanna Briggs Institute (JBI) and the PRISMA-ScR guidelines. The search was carried out in the CINAHL® Complete and MEDLINE Complete databases via EBSCOhost, as well as in the Scientific Open Access Repository of Portugal. Quantitative studies with experimental or epidemiological designs, as well as systematic reviews and meta-analyses that employed QoL assessment tools for informal caregivers, were included. Results: After screening, 14 studies were included in the final analysis. The most frequently used tools were the WHOQOL-BREF and the SF-12, which assess general QoL dimensions such as physical health, psychological well-being, and social relationships. However, they do not address the specificities of the informal caregiver role. Specific instruments such as the SCQ (Schizophrenia Caregiver Questionnaire) and the S-CGQoL (Schizophrenia Caregiver Quality of Life questionnaire) showed greater sensitivity to factors like emotional burden and social impact but are rarely applied and lack cultural adaptation to the Portuguese context. Conclusions: The findings highlight the need for psychosocial support and targeted measures for caregivers.<hr/>Resumen Introduction: La esquizofrenia es un trastorno mental crónico que compromete significativamente la calidad de vida (CV) de las personas y de sus cuidadores informales, generalmente familiares cercanos. Estos enfrentan una sobrecarga emocional, física y económica considerable, a menudo agravada por la escasez de apoyo formal y el estigma asociado a la enfermedad. Evaluar la CV de estos cuidadores resulta esencial para comprender el impacto de esta función y diseñar intervenciones eficaces. Objectivo: El presente estudio tuvo como objetivo cartografiar la literatura existente sobre instrumentos de evaluación de la CV de cuidadores informales de personas con esquizofrenia. Método: Se realizó una revisión exploratoria (scoping review) basada en la metodología del Joanna Briggs Institute (JBI) y las directrices PRISMA-ScR. La búsqueda se efectuó en las bases de datos CINAHL® Complete y MEDLINE Complete, a través de EBSCOhost, y en el Repositorio Científico de Acceso Abierto de Portugal. Se incluyeron estudios cuantitativos con diseños experimentales o epidemiológicos, así como revisiones sistemáticas y metaanálisis que emplearan instrumentos de evaluación de la CV de cuidadores informales. Resultados: Tras la criba, se incluyeron 14 estudios en el análisis final. Los instrumentos más utilizados fueron el WHOQOL-BREF y el SF-12, que evalúan dimensiones generales de la CV como la salud física, el bienestar psicológico y las relaciones sociales. Sin embargo, no abarcan las especificidades del rol del cuidador informal. Instrumentos específicos como el SCQ (Schizophrenia Caregiver Questionnaire) y el S-CGQoL (Schizophrenia Caregiver Quality of Life questionnaire) mostraron mayor sensibilidad a factores como la sobrecarga emocional y el impacto social, pero rara vez se aplican y carecen de adaptación cultural al contexto portugués. Conclusiones: Los resultados subrayan la necesidad de apoyo psicosocial y de medidas dirigidas a los cuidadores.