Scielo RSS <![CDATA[CIDADES, Comunidades e Territórios]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-303020240002&lang=pt vol. num. 48 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Editorial 48]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[‘Quando a ideia se fez verbo’. Tributo a Vítor Matias Ferreira (1938-2023)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A primeira década da revista CIDADES, Comunidades e Territórios. Homenagem ao seu Diretor, Vitor Matias Ferreira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Vítor Matias Ferreira: Compromiso Y Fascinación Por La Ciudad]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Lembrar o Vítor Matias Ferreira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Vítor Matias Ferreira. Da Expo’98 aos ‘Grandes Trabalhos’]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Crise do alojamento estudantil em Portugal: Análise da opinião pública em redes sociais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O alojamento estudantil não tem ficado à margem da crise habitacional que assola o país. O arranque do ano letivo 2022/2023 viu agudizar dificuldades no acesso ao alojamento estudantil com uma diminuição expressiva dos alojamentos privados disponíveis para arrendamento e um aumento dos valores das rendas. Com o intuito de identificar as teorias leigas sobre o problema e sobre as propostas apresentadas pelos partidos políticos e pelas associações estudantis para a sua resolução, foi realizado um estudo exploratório baseado na identificação de notícias sobre a temática e na análise dos comentários às mesmas publicados nas redes sociais. Os resultados da análise temática efetuada aos 2312 comentários publicados entre setembro e dezembro de 2022 evidencia tratar-se de um problema recorrente que se tem vindo a agravar pela insuficiência da oferta pública existente. Neste sentido são apontadas causas estruturais, como o funcionamento do mercado e o papel do Estado, mas também contextuais como a turistificação e a atração de estudantes e residentes estrangeiros. Os resultados evidenciam ainda uma polarização das posições, nomeadamente através da mobilização de estereótipos negativos. Conclui-se salientando a necessidade de articulação entre as diferentes políticas públicas e discutindo a relação entre a crise do alojamento estudantil e a crise habitacional que o país atravessa na reprodução de desigualdades sociais.<hr/>Abstract Student accommodation has not been left out of the housing crisis that is affecting the country. The start of the 2022/2023 academic year saw difficulties in accessing student accommodation arising due to the significant decrease in private accommodation available for rent and the increase in rent values. With the aim of identifying lay theories about the problem and about the proposals presented by political parties and student associations for its resolution, an exploratory study was carried out based on the identification of news on the subject and the analysis of comments published on them in social media. The results of the thematic analysis carried out on the 2312 comments published between September and December 2022 show that this is a recurring problem that is worsening due to the insufficiency of the existing public offer. Results highlight structural causes, such as the functioning of the market and the role of the State, but also contextual causes such as touristification and the attraction of foreign students and residents. The results also show a polarization of positions, namely through the mobilization of negative stereotypes. It concludes highlighting the importance of articulating the different public polices and discussing the relationship between the student accommodation crisis and the housing crisis that the country is experiencing in the reproduction of social inequalities. <![CDATA[Consumption, use and disposal patterns of electric devices among university students in Mar del Plata, Argentina]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The production of electronic devices, based on the exploitation of non-renewable resources, requires novel strategies for the efficient recovery of valuable materials contained in the e-waste stream. To conceive the local management of these particular resources in a decentralized way, the patterns of consumption, use and disposal of electronic devices were analyzed in a higher-level educational institution, the National University of Mar del Plata in Argentina, considered as a Distinctive Urban Mine (DUM). A quantitative methodology was developed by distributing a self-administered survey on a sample of 400 university students, statistically distributed among the different faculties. The instrument was divided into the stages that condition the post-consumption paths of electronic waste in Mar del Plata city. Each phase - consumption, use and disposal of electronic devices - was analyzed based on the variables of habits, information and valorization. The main results highlight the socio-cultural factors that characterize this particular DUM as replacement cycles of electronic devices, estimated between two to four years, in relation to the lack of maintenance, and valorization in terms of price and durability. It is the first study that makes a contribution on e-waste based on quantitative data on the territory of Mar del Plata. The conclusions emphasize the correlations between stages, which can be effectively measured and conducted to improve the variables to manage DUM sustainably. <![CDATA[Dissonâncias nas políticas de revitalização da área central do Recife: avanços e desafios das transformações urbanísticas (2000-2023)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200078&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é compreender processos e mecanismos que fazem com que instrumentos da política urbana legitimem que o interesse público seja obscurecido pela hegemonia de atores privados, sugerindo dissonâncias e afastamento destes instrumentos dos planos e projetos urbanos propostos para Recife (2000-2023). Exemplifica-se esses desencontros e sua prevalência na produção da cidade que acompanha a orla fluvial e marítima na área central, supondo que investimentos de atores privados nos centros históricos estão diretamente ligados e favorecidos por políticas públicas (ou à sua incapacidade de contrabalançar o avanço imobiliário), resultando que a valorização da terra não seja objeto de justa redistribuição, conduzida pela política urbana. Parte-se de que o espaço urbano é objeto e resultado de conflitos e desigualdade socioespacial, e de que, no marco de uma prática capitalista monopolista e oligopolista, interesses de empreiteiras e empreendedores imobiliários, e a privatização de terras públicas, resultam em pressões de agentes privados sobre o Estado e a sociedade.<hr/>Abstract The objective of this article is to understand processes and mechanisms that make urban policy instruments legitimize public interest being obscured by the hegemony of private actors, suggesting dissonances and distancing of these instruments from the urban plans and projects proposed for Recife (2000-2023). These mismatches and their prevalence are exemplified in the production of the city that accompanies the river and sea coast in the central area, assuming that investments by private actors in the historic centres are directly linked to and favoured by public policies (or their inability to counterbalance real estate advancement), resulting in the valuation of land not being the object of fair redistribution driven by urban policy. It is based on the fact that the urban space is the object and result of conflict and socio-spatial inequality, and that within the framework of a monopolistic and oligopolistic capitalist practice, the interests of real estate developers and developers, and the privatization of public lands, result in pressures from private agents on the State and society. <![CDATA[Creative dynamics in districts of large Brazilian metropolises: Botafogo (RJ) and Santa Tereza (BH)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The article addresses the relationship between creative activities and urban space through a comparative perspective between two neighborhoods, renowned for their creative dynamics, located in two Brazilian metropolises: Botafogo (Rio de Janeiro) and Santa Tereza (Belo Horizonte). The objective is to analyze how social, economic, cultural, institutional and urban characteristics shape the development of creative economy in these neighborhoods, engendering districts marked by agglomerations of firms and creative workers. Based on literature on productive clusters and cultural quarters, we developed a framework with nine categories: origin; evolutionary trajectory; connections; relational density; activities; built form; meaning; conflicts; and governance. The qualitative methodological procedures of this research included semi-structured interviews with entrepreneurs, professionals, and public managers and urban landscape photographic analysis. Botafogo and Santa Tereza are old neighborhoods in Rio de Janeiro and Belo Horizonte and both stand out in the creative ecosystem of their cities. However, the flourishing processes of their creative activities are different, since Santa Tereza has greater historical and symbolic recognition than Botafogo, which went through a more recent process of development of these activities due to its social and economic characteristics. The obtained results show that cultural and creative districts can be developed by different processes and that governance mechanisms need to be improved to mediate some conflicts in favor of the sustainability of the cultural quarters. Finally, we hope to contribute to urban planning and creative economy development. <![CDATA[Today's urban planner as a dynamic agent of sustainable territory]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Ante la dinámica de complejidad de los objetos urbanísticos que configuran las ciudades, se han realizado intentos para entender la práctica de lo urbano en atención a las indeterminaciones espaciales. En este sentido, el objetivo de este artículo es analizar las habilidades del urbanista en los tiempos de incertidumbre a partir de las variables: sostenibilidad, político - administrativo, infraestructura - territorio y social. . El estudio se abordó a través del enfoque de investigación mixto, el cual permite la metainferencia con base en datos cuantitativos y cualitativos, obtenidos de los profesionales de la arquitectura que fungen como objetos de estudio, quienes a partir del componente urbanístico desarrollado en su formación profesional contribuye a valorar las competencias del urbanista. Los resultados indican que, a pesar de los avances en materia de construcción sostenible de las ciudades mediante estrategias de manejo eficiente de fenómenos naturales en el espacio habitado, es necesario pensar en sistemas inteligentes dentro de las prácticas urbanas como componente fundamental de los diseños. Se concluye que, la tarea del urbanista es mediar entre la realidad espacial y el saber técnico disciplinar en los procesos de configuración urbana, por tanto, constituye una relación epistemológico-proyectual interdisciplinaria que responde a la complejidad socioespacial, cuya práctica exige competencias técnicas y manejo de herramientas metodológicas blandas que hagan posible la participación ciudadana en la producción social del espacio, la sostenibilidad en la construcción y edificación del territorio para equilibrar la relación hombre - naturaleza, actuando como mediador de la realidad territorial y el componente técnico en la construcción urbana.<hr/>Abstract Given the dynamics of complexity of the urban objects that make up cities, attempts have been made to understand the practice of the urban in response to spatial indeterminacies. In this sense, the objective of this article is to analyze the skills of the urban planner in times of uncertainty based on the variables: sustainability, political-administrative, infrastructure-territory and social. The study was approached through the mixed research approach, which allows meta-inference based on quantitative and qualitative data, obtained from architectural professionals who serve as objects of study, who based on the urban planning component developed in their professional training It contributes to assessing the skills of the urban planner. The results indicate that, despite the advances in sustainable construction of cities through strategies for efficient management of natural phenomena in inhabited space, it is necessary to think about intelligent systems within urban practices as a fundamental component of the designs. It is concluded that the task of the urban planner is to mediate between the spatial reality and disciplinary technical knowledge in the processes of urban configuration, therefore, it constitutes an interdisciplinary epistemological-projectual relationship that responds to socio-spatial complexity, whose practice requires technical skills of soft tools that make possible citizen participation, sustainability in the construction and construction of the territory to balance the relationship between man and nature, acting as a mediator of the technical component in urban construction. <![CDATA[Cidades inteligentes e neurodiversidade: Discussão sobre a necessidade de espaços urbanos inclusivos para todos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200132&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O crescimento das cidades devido ao aumento da população urbana tem levantado questões complexas entre as autoridades, como escassez de recursos, mobilidade, meio ambiente, inclusão social. Nesse contexto, as cidades inteligentes surgem como resposta aos desafios desse crescimento urbano, pois utilizam tecnologias de informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida dos habitantes e promover o desenvolvimento sustentável. No entanto, esse avanço tecnológico pode agravar desigualdades. Desse modo, a inclusão social e a equidade se tornam preocupações importantes no contexto das cidades inteligentes e um dos maiores desafios das cidades é se tornar totalmente acessível e inclusiva para atender às necessidades de todos. Diante disso, muitos estudos sobre o contexto urbano de grupos marginalizados como deficientes físicos e imigrantes têm recebido atenção da pesquisa no meio acadêmico, no entanto existem outras diversidades, como as pessoas neurodivergentes, que possuem barreiras sensoriais e cognitivas, que recebem menor atenção de estudos acadêmicos e de práticas inclusivas nas cidades. Nesse sentido, este ensaio teórico propõe uma reflexão sobre a inclusão da neurodiversidade nas cidades inteligentes, enfatizando a importância de priorizar as necessidades das pessoas mais vulneráveis na sociedade e permitir que todos participem das oportunidades urbanas.<hr/>Abstract The growth of cities due to rising urban population has given rise to complex issues for authorities, including resource scarcity, mobility, environmental concerns, and social inclusion. In response to these challenges, smart cities have emerged as a solution. By utilizing information and communication technologies, smart cities aim to improve the quality of life for residents and promote sustainable development, although this technological advancement can also exacerbate existing inequalities. Therefore, social inclusion and equity are crucial considerations in the context of smart cities, and ensuring full accessibility and inclusivity for all individuals becomes a major challenge for urban areas. While academia has given considerable attention to studying the urban experiences of marginalized groups such as the disabled and immigrants, there is a lack of research and inclusive practices focusing on other forms of diversity, such as neurodivergent individuals. Neurodivergent people face sensory and cognitive barriers, which are often overlooked in academic studies and urban planning. Hence, this study sought to reflect on the inclusion of neurodiversity in smart cities, emphasizing the importance of prioritizing the needs of the most vulnerable members of society and enabling equal participation in urban opportunities. <![CDATA[Quinta do Ferro, da participação à gentrificação promovida por uma autarquia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200148&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Mais do que descrever práticas e metodologias participativas e a sua transformação em projecto, este ensaio pretende refletir sobre um processo promovido a partir da realidade local (bottom-up), a organização das pessoas, a conquista de visibilidade e o confronto com as práticas institucionalizadas de planeamento (top-down). A listagem e descrição de alguns destes momentos procura produzir o registo de um processo rico em nuances, contradições, ilusões e desilusões, mas capaz de se inscrever como um contributo para uma análise mais geral sobre as formas de construção de cidade em Lisboa na última década.<hr/>Abstract Rather than merely describing participatory practices and methodologies and their transformation into projects, this essay aims to reflect on a process driven from local reality (bottom-up), the organization of people, the attainment of visibility, and the conflict with institutionalized planning practices (top-down). It lists and describes some of these moments, seeking to map and register a process rich in nuances, contradictions, illusions, and disappointments, yet capable of positioning itself as a contribution to a broader analysis on Lisbon planning methods over the last decade. <![CDATA[O acesso à terra nas agendas e planos internacionais: que oportunidades para fortalecer as políticas públicas?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200164&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende contribuir para o fortalecimento das iniciativas de acesso à terra para produção agrícola em Portugal, respondendo à seguinte questão: No contexto internacional das agendas e planos de desenvolvimento sustentável, quais são os temas-chave para defender uma política pública de acesso à terra? Argumenta-se que dar visibilidade aos indicadores de acesso à terra, definidos nos planos e agendas internacionais, nomeadamente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, FAO, RUAF e Pacto de Milão, consubstancia uma oportunidade para sensibilizar os decisores políticos para a relevância da consolidação e replicação dos Bancos de Terra no território nacional e a sua inclusão no planeamento territorial. Como metodologia, procedemos à identificação e análise crítica dos temas, metas e indicadores que incluem o acesso à terra, em quatro planos de ação e monitorização selecionados. Registou-se a presença de metas e indicadores de acesso à terra em três dos planos analisados, correspondendo aos seguintes temas: igualdade de género; perspetiva socioeconómica; e produção alimentar. Conclui-se, recomendando linhas de intervenção para o acesso à terra suportadas nos temas-chave das agendas e planos analisados. Propõe-se igualmente a incorporação destes temas nos instrumentos de planeamento territorial numa ótica de fortalecimento dos sistemas alimentares locais. Por fim, sugere-se que os indicadores de acesso à terra sejam mais visibilizados através de campanhas de sensibilização e capacitação dos decisores políticos e técnicos dos governos nacionais e locais, apoiando assim a consolidação e replicação das iniciativas existentes.<hr/>Abstract This article intends to strengthen access to land for agricultural production initiatives in Portugal by answering the following question: In the international context of sustainable development agendas and plans, what are the key themes for advocating an access to land public policy? We call for more visibility to the topic based on the international action and monitoring plans, as the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda, and others developed by the FAO, RUAF and the Milan Pact, as an opportunity to raise awareness among political decision-makers regarding the need to consolidate and replicate land banks in the national territory and to include them in territorial planning. Concerning the methodology, we identified and critically analysed the themes, targets and indicators that cover access to land in four selected action and monitoring plans. Land access targets and indicators were found in three of them, corresponding to the following themes: gender equality; socio-economic perspective; and food production. We conclude by recommending guidelines for access to land based on the key themes of the agendas and plans analysed. We also propose incorporating these themes into territorial planning instruments in order to strengthen local food systems. Finally, it is suggested that access to land indicators should be more visible, through awareness campaigns and training for national and local governments, political and technical decision-makers, thus supporting the consolidation and replication of existing initiatives. <![CDATA[A participação social nos processos de regularização fundiária na Rede moradia assessoria no Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-30302024000200175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No Brasil, cerca de 85% da população habita as cidades, mas a urbanização se acompanha por altas taxas de informalidade, irregularidades e precariedades. Um quinto da população mora em assentamentos informais e a participação desses moradores está prevista pelas leis brasileiras de regularização fundiária [Reurb]. Primeiramente, analisou-se como a participação social está inserida no escopo legal de Reurb no Brasil. Em um segundo momento, investigou-se quando e como, no processo de Reurb, a participação social foi incluída nas práticas de assessoria e assistência técnica para habitação de interesse social dos grupos ligados à Rede moradia assessoria [Rede]. Dos estudos de casos disponíveis na plataforma digital da Rede, percebeu-se que a cartografia participativa é um instrumento recorrentemente utilizado para tornar visíveis as realidades e demandas dos moradores, bem como para estabelecer o diálogo com o poder público.<hr/>Abstract No Brasil, cerca de 85% da população habita as cidades, mas a urbanização se acompanha por altas taxas de informalidade, irregularidades e precariedades. Um quinto da população mora em assentamentos informais e a participação desses moradores está prevista pelas leis brasileiras de regularização fundiária [Reurb]. Primeiramente, analisou-se como a participação social está inserida no escopo legal de Reurb no Brasil. Em um segundo momento, investigou-se quando e como, no processo de Reurb, a participação social foi incluída nas práticas de assessoria e assistência técnica para habitação de interesse social dos grupos ligados à Rede moradia assessoria [Rede]. Dos estudos de casos disponíveis na plataforma digital da Rede, percebeu-se que a cartografia participativa é um instrumento recorrentemente utilizado para tornar visíveis as realidades e demandas dos moradores, bem como para estabelecer o diálogo com o poder público.