Scielo RSS <![CDATA[Comunicação e Sociedade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-357520250001&lang=pt vol. spe num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Nota Introdutória: Comunicação e Liberdade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Em Busca da Credibilidade Perdida: Reflexões Sobre as Reconfigurações da Práxis Jornalística na Era da Midiatização]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho busca refletir sobre os processos de reconfiguração pelos quais a práxis de produção jornalística da notícia nas redações vem passando diante da concorrência com novos atores sociais que produzem, fazem circular e consomem notícias das plataformas sociais, no contexto da sociedade contemporânea midiatizada. Essas transformações trazem desafios teóricos, epistemológicos, éticos e profissionais para os pesquisadores do campo do jornalismo, pois são atravessadas por questões como o combate à desinformação, a verdade, a pós-verdade, as disputas do poder simbólico discursivo e as novas dinâmicas de produção jornalística e da circulação dos enunciados na esfera pública digital. Para conduzir as reflexões e auxiliar no entendimento de possíveis estratégias que o jornalismo precisa lançar mão no atual ecossistema midiático para manter sua autoridade, credibilidade e protagonismo de enunciador público da verdade, contextualizamos as transformações históricas nos processos de produção da notícia na redação jornalística e perspectivas sobre a influência do fenômeno da midiatização, complementando com resultados de entrevistas com jornalistas que trabalham em alguns dos principais jornais impressos/online do Brasil sobre as mudanças físicas e culturais da rotina das redações nas últimas décadas.<hr/>Abstract This paper reflects on the reconfiguration processes that have reshaped journalistic praxis in newsrooms, particularly in response to the growing competition from new social actors who produce, circulate, and consume news on social media platforms within the context of a mediatised society. These transformations present significant theoretical, epistemological, ethical, and professional challenges for journalism researchers as they intersect with issues such as the fight against disinformation, the concepts of truth and post-truth, discursive symbolic power struggles, and the evolving dynamics of journalistic production and the circulation of information in the digital public sphere. To guide our reflections and explore the strategies journalism must adopt in today’s media ecosystem to preserve its authority, credibility, and role as a public truthteller, we contextualise the historical evolution of newsroom news production processes and perspectives on the influence of mediatisation. This is complemented by insights from interviews with journalists working at leading Brazilian print and online newspapers, examining the physical and cultural changes in newsroom routines over the past few decades. <![CDATA[Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas: A Rádio-Voz da Liberdade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nos 50 anos do 25 de Abril de 1974, em Portugal, a rádio traz à memória os primeiros sons da liberdade. A escolha da rádio para veículo de transmissão não foi por acaso e várias razões podem explicar esta opção. No campo informativo português daquela década era um meio privilegiado, dada a elevada taxa de analfabetismo adulta. A rádio era ubíqua e a sua popularidade evidencia-se pela taxa de penetração, de aproximadamente 88%, sendo que em 1974 havia mais de um milhão de recetores de rádio que televisores (Cristo, 2005; Ferreira, 2013). Pelo seu lado, os militares contaram com a conivência de jornalistas, técnicos e locutores das emissoras para transmitirem as senhas que deram início ao movimento militar que derrubou o Estado Novo. Foi através dos microfones da rádio que comunicaram a revolução à população e anunciaram a rendição do Governo de Marcelo Caetano. Transformada no posto de comando, é responsável pela escolha de alguns dos símbolos sonoros que identificam o 25 de Abril. O tema aqui apresentado procura fazer a reconstrução dos passos que marcaram a madrugada da revolução e os momentos que se seguiram. A metodologia adotada cruza informações dispersas que foram sendo publicadas e emitidas nos últimos 50 anos e a análise das reportagens radiofónicas feitas naquele período.<hr/>Abstract On the 50th anniversary of the April 25 1974 Revolution in Portugal, radio recovered the first sounds of freedom. The choice of radio as the broadcasting vehicle was no coincidence, and there are several reasons for this choice. In the Portuguese information landscape of that decade, radio was a privileged medium, given the high rate of adult illiteracy. Radio was ubiquitous, and its popularity is evidenced by its penetration rate of approximately 88%, with over a million more radio receivers than television sets in 1974 (Cristo, 2005; Ferreira, 2013). For their part, the military relied on the cooperation of journalists, technicians, and broadcasters to transmit the passwords that initiated the military movement that overthrew the Estado Novo. Through the radio microphones, they communicated the revolution to the population and announced the surrender of Marcelo Caetano’s Government. Transformed into a command post, it was responsible for selecting some of the sound symbols that identify April 25. This theme seeks to reconstruct the key events that marked the dawn of the revolution and the subsequent moments. The methodology adopted combines scattered information published and broadcast over the last 50 years with an analysis of radio reports from that period. <![CDATA[“A Consciência da Revolução Síria”: Resistência Criativa nas Faixas e Cartazes de Kafranbel (2011-2018)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper examines the revolutionary storytelling and communication process of Kafranbel, a town in northern Syria celebrated as “the conscience of the Syrian revolution”. Known for its impactful banners, the town’s production spanned from 2011 to 2018 and featured images of people holding banners with written messages, drawings, and caricatures. These banners were regularly shared on social media, reflecting a nuanced and evolving creative process. This study employs a descriptive and qualitative research methodology to analyze a dataset of images (n = 214) compiled and organized chronologically. Additionally, insights from nine semi-structured interviews conducted in Spanish, English, and Arabic are included in the analysis. These interviews involved residents, witnesses, and experts who have closely followed the uprising, providing a comprehensive understanding of Kafranbel’s communicative efforts. The findings highlight how Kafranbel’s banners emerged and consolidated as a response to both the Syrian regime’s crackdown and the threat increasingly posed by extremist groups, including the Islamic State of Iraq and Syria (ISIS). The town’s storytelling employed humancentered and persuasive elements, such as the portrayal of children and references to global struggles and icons, to engage both local and international audiences. Patterns in the banners reveal a shift in tone and language choices as the conflict intensified and the town became more desperate for help. The absence of banners during periods of intense bombing underscores the harsh realities faced by the town’s residents, which culminated in the town’s silence following its recapture by the Syrian regime and the assassination of journalist Raed Fares by ISIS-affiliated gunmen. This study fills a significant gap in existing research, offering a detailed analysis of Kafranbel’s unique communication strategy within the broader narrative of the Syrian uprising.<hr/>Resumo Este artigo examina a narrativa revolucionária e o processo de comunicação de Kafranbel, uma cidade no norte da Síria amplamente reconhecida como “a consciência da revolução síria”. Célebre pelas suas emblemáticas faixas e cartazes, a produção da cidade decorreu entre 2011 e 2018, abrangendo imagens de pessoas a segurar faixas e cartazes com mensagens escritas, desenhos e caricaturas. Estas faixas e cartazes eram regularmente partilhados nas redes sociais, refletindo um processo criativo dinâmico e em constante evolução. Este estudo recorre a uma metodologia de investigação descritiva e qualitativa para analisar um conjunto de imagens (n = 214) compiladas e organizadas cronologicamente. Além disso, integra na análise as perceções de nove entrevistas semiestruturadas conduzidas em espanhol, inglês e árabe. Estas entrevistas, realizadas junto de residentes, testemunhas e especialistas que acompanharam de perto a revolta, proporcionam uma visão abrangente dos esforços de comunicação de Kafranbel. As conclusões destacam a forma como as faixas e cartazes de Kafranbel surgiram e se consolidaram como resposta à repressão do regime sírio e à crescente ameaça representada por grupos extremistas, incluindo o Estado Islâmico do Iraque e da Síria (Daesh). A narrativa da cidade recorreu a elementos persuasivos e centrados no ser humano, como a representação de crianças e referências a lutas e ícones globais, para envolver tanto o público local como internacional. A análise das faixas e cartazes revela uma mudança no tom e nas escolhas linguísticas à medida que o conflito se intensificava e a cidade se via cada vez mais desesperada por auxílio. A ausência de faixas e cartazes durante períodos de bombardeamento intenso evidencia as duras realidades enfrentadas pelos residentes, culminando no silêncio da cidade após a sua recaptura pelo regime sírio e o assassinato do jornalista Raed Fares por homens armados afiliados ao Daesh. Este estudo preenche uma lacuna significativa na investigação existente, oferecendo uma análise detalhada da estratégia de comunicação singular de Kafranbel no contexto mais amplo da revolta síria. <![CDATA[Das Ações Censórias à Resistência: Mobilizações em Defesa da Liberdade de Expressão Artística no Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo explora as manifestações online e offline que surgiram em resposta às tentativas de censura a produções artísticas no Brasil entre 2017 e 2022. O foco é identificar e analisar episódios e tentativas de censura à arte, examinando as reações e mobilizações desencadeadas. Ao lançar luz sobre as influências do contexto político brasileiro, o estudo destaca os novos repertórios de ação que conferem agência e criatividade aos confrontos. Além disso, reflete sobre como essas mobilizações de resistência atuaram na defesa da liberdade de expressão, que é crucial para a promoção da pluralidade e da inclusão no debate público. Utilizando dados coletados em sites jornalísticos e plataformas de mídias sociais, a pesquisa emprega a análise de conteúdo nos critérios de Krippendorff e Boc (2007) para examinar os mecanismos de censura e as narrativas midiáticas sobre eles. Os resultados revelam que as manifestações contra a censura se desdobraram em quatro dinâmicas principais: campanhas, protestos de rua, ações alternativas e ativismo de hashtag. Notavelmente, as ações alternativas se destacaram como a categoria mais expressiva, impulsionada pela criatividade. Essas manifestações contra a censura se materializaram em diversas performances artísticas, evidenciando a constante adaptação dos artistas ao desafiar normas e expandir o repertório em prol da defesa da liberdade de expressão.<hr/>Abstract This article examines online and offline responses to attempts to censor artistic productions in Brazil between 2017 and 2022. It focuses on identifying and analysing instances of artistic censorship attempts and the mobilisations they provoked. By situating these events within the broader Brazilian political context, the study highlights new repertoires of action that enable agency and creativity in resistance efforts. It also explores how these mobilisations defended freedom of expression, a fundamental principle for fostering plurality and inclusion in public debate. The research employs content analysis, following Krippendorff and Boc’s (2007) criteria, to investigate censorship mechanisms and media narratives drawing on data from journalistic websites and social media platforms. The findings reveal that opposition to censorship unfolded through four main dynamics: campaigns, street protests, alternative actions, and hashtag activism. Notably, alternative actions emerged as the most expressive form of resistance, characterised by creativity. These protests against censorship took shape through diverse artistic performances, underscoring the ongoing adaptability of artists as they challenged restrictive norms and expanded their repertoire in defence of freedom of expression. <![CDATA[Expansões e Retrações de Liberdades no Sistema de Mídia Brasileiro: Mecanismos de Responsabilização e de Captura]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo busca apresentar diferentes mecanismos de captura (Schiffrin, 2021; Stiglitz, 2017) e de responsabilização da mídia (Aznar, 2005; Bertrand, 1999/2002), somados a contribuições da economia política da comunicação (Bolaño, 2000; Brittos, 2022), para entender movimentos de expansão e retração de liberdades relacionadas ao direito à comunicação. Para isso, mostra exemplos de como essas dinâmicas são observadas na configuração do sistema de mídia brasileiro. O estudo parte da análise de como o direito à comunicação e seus desdobramentos foram inseridos na agenda dos debates internacionais para a construção de sociedades democráticas no pós-Segunda Guerra Mundial. Em seguida, buscamos relacionar as dimensões econômicas, políticas e sócio-cognitivas desses mecanismos com a realidade brasileira. No primeiro caso, mostramos como a concentração da propriedade de mídia no Brasil impacta nas lacunas regulatórias, na limitação da pluralidade e, mais recentemente, por meio de plataformas digitais, na reconfiguração da lógica das políticas de comunicação no país. Na sequência, veremos de que maneira a captura política se reflete no arrefecimento de mecanismos de responsabilização, accountability e participação social no sistema de mídia público do Brasil. As considerações finais apontam para limites e possibilidades de diferentes formas de regulação, de financiamento e de representação social na mídia para recuo de capturas e expansão de liberdades.<hr/>Abstract This article explores mechanisms of media capture (Schiffrin, 2021; Stiglitz, 2017) and accountability (Aznar, 2005; Bertrand, 1999/2002) alongside contributions from the political economy of communication (Bolaño, 2000; Brittos, 2022) to examine the expansion and retraction of freedoms related to the right to communication. It provides examples of how these dynamics manifest in the configuration of the Brazilian media system. The study begins by analysing how the right to communication and its implications were introduced into international debates on the construction of democratic societies in the post-World War II era. The economic, political, and socio-cognitive dimensions of these mechanisms are then related to the Brazilian context. Economically, the concentration of media ownership in Brazil has led to regulatory gaps, restricted plurality, and, more recently, reshaped communication policy dynamics through digital platforms. Politically, instances of capture have weakened accountability mechanisms and reduced social participation in Brazil’s public media system. The final considerations highlight the limits and possibilities of various models of regulation, funding, and social representation in the media as strategies to counter its capture and expand freedoms. <![CDATA[Plataformas Digitais Para a Política Participativa: Espaços de Diálogo Entre Cidadãos e Representantes Públicos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Civic participation in the digital age has changed the dynamics of the internet, allowing users not only to consume information but also to contribute and collaborate in the creation of content. Online platforms for political participation aim to strengthen the quality of democracy and bridge the gap between institutions and citizens by facilitating dialogue with political representatives. The overall objective is to understand the dynamics of citizen participation in Spain through the digital platform Osoigo.com. The research adopts a quantitative approach, analysing interactions in order to identify patterns in communication, content, sentiment and the relationship between questions and answers. The scope is exploratory, addressing descriptive, correlative and inferential aspects through the use of data mining techniques and statistical analysis. The sample is purposively selected based on the popularity of the queries. The main findings show the diversity and plurality of the Spanish political landscape reflected on the platform, with gender inequality and a leftist bias among question recipients. The geographical distribution of questions suggests a general balance, with more attention given to public representatives at the national level, with the exception of right-wing politicians, who receive more regional questions. There is no statistically significant relationship between the sentiment of questions and answers, suggesting that politicians do not adapt their emotional tone to citizens but maintain a consistent emotional response pattern.<hr/>Resumo A participação cívica na era digital transformou a dinâmica da internet, permitindo aos utilizadores não apenas consumir informação, mas também contribuir e colaborar na criação de conteúdos. As plataformas digitais online dedicadas à participação política visam fortalecer a qualidade democrática e reduzir a lacuna entre as instituições e os cidadãos, facilitando o diálogo com os representantes políticos. O objetivo geral é compreender a dinâmica da participação cidadã em Espanha através da plataforma digital Osoigo.com. A investigação adota uma abordagem quantitativa, analisando as interações para identificar padrões de comunicação, conteúdo, sentimento e a relação entre perguntas e respostas. O estudo é de caráter exploratório, abordando aspetos descritivos, correlativos e inferenciais por meio de técnicas de extração de dados e análise estatística. A amostra é selecionada intencionalmente com base na popularidade das consultas. As principais conclusões revelam a diversidade e pluralidade do panorama político espanhol refletidas na plataforma, com desigualdades de género e uma tendência de esquerda entre os destinatários das perguntas. A distribuição geográfica das perguntas sugere um equilíbrio geral, com maior atenção voltada para os representantes públicos a nível nacional, exceto no caso dos políticos de direita, que recebem mais perguntas regionais. Não se observa uma relação estatisticamente significativa entre o sentimento das perguntas e das respostas, o que sugere que os políticos não ajustam o tom emocional das suas respostas ao sentimento dos cidadãos, mas mantêm um padrão emocional consistente nas suas respostas. <![CDATA[Na Encruzilhada Digital: Economia da Atenção, Liberdade de Expressão e Regulação de Plataformas - Análise de Problemáticas e Perspectivas de Solução da União Europeia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo conduz uma revisão bibliográfica explorando problemáticas decorrentes do cenário digital contemporâneo. Destaca-se a complexidade associada às plataformas digitais, as quais possuem modelos de negócios que frequentemente adotam estratégias consideradas prejudiciais. Ao capturar excessivamente a nossa atenção ou ainda ser espaço para livre circulação de conteúdos nocivos, estamos diante de um momento de reflexão e criação de regras que possam estabelecer uma realidade online mais segura e justa. No entanto, de que forma as chamadas big techs (gigantes tecnológicas) irão se comprometer em estabelecer limites nas publicações, já que estas interações estão interligadas com seu modelo de negócio? Este trabalho percorre por temas fundamentais, como a economia da atenção e a liberdade de expressão, oferecendo uma análise crítica desses conceitos no âmbito digital. Além disso, foram incluídos alguns artigos de legislação da União Europeia, obrigatórios desde 2024, proporcionando uma perspectiva regulatória sobre o enfrentamento desses desafios. Dessa forma, foi possível observar, por exemplo, consequências sociais causadas pela economia da atenção e direções complexas para a regulação das plataformas digitais.<hr/>Abstract This article presents a literature review examining issues emerging from the contemporary digital landscape, with a particular focus on the complexities of digital platforms. These platforms often operate under business models that employ strategies deemed detrimental, either by excessively capturing users’ attention or facilitating the unrestricted circulation of harmful content. In this context, there is an urgent need for reflection and the development of regulatory frameworks to foster a safer and fairer online environment. However, a critical question arises: how will major technology companies (big tech) commit to imposing limits on content dissemination when such interactions are integral to their business models? This study explores key themes, including the attention economy and freedom of expression, offering a critical analysis of these concepts within the digital sphere. Additionally, it examines European Union legislation that has been in force since 2024, providing a regulatory perspective on addressing these challenges. The analysis highlights the social consequences of the attention economy and the complexities involved in regulating digital platforms. <![CDATA[Jorge de Sena, Liberdade de Pensamento nos Média e a Comunidade (Inter)Cultural de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Jorge de Sena (1919-1978), um dos mais multifacetados intelectuais portugueses do século XX, deixou um legado que, de acordo com certos autores (Baltrusch, 2019; Santos, 2019), merece ser explorado mais aprofundadamente para que seja apurada a dimensão do seu contributo para o património da cultura da língua portuguesa. Autor proscrito pelo regime de Salazar, com vasta obra produzida entre Portugal, Brasil e Estados Unidos, demonstrou desde cedo a sua liberdade de pensamento, recusando sacrificá-la a filiações políticas, apadrinhamentos sociais ou correntes literárias. Se, por um lado, essa liberdade foi incompatível com uma pátria ditatorial que lhe usurpou o lugar de pertença, por outro, permitiu-lhe fazer propostas inovadoras à época, como a constituição de uma comunidade (inter)cultural de língua portuguesa. Assim, a partir da constatação de que o pensamento de Jorge de Sena sobre esta comunidade permanece sob um espesso manto de esquecimento, encontrando-se ainda por sistematizar e divulgar, é proposta a hipótese de caber aos média, e ao tratamento que deram e continuam a dar a este intelectual, uma parte da responsabilidade por esse desconhecimento. Para testar a nossa hipótese, procedemos ao mapeamento, leitura, análise de conteúdo e consequente interpretação de vários conteúdos nos média, da autoria de, ou sobre, Jorge de Sena, desde 1942 até aos dias de hoje, dividindo esse período entre antes e após o 25 de Abril de 1974. Primeiro, constata-se que durante o período ditatorial, Sena nunca deixou de exprimir a sua liberdade de pensamento nas peças que assinava. Depois, textos sobre Jorge de Sena da autoria de outros enfatizam mais o seu percurso de vida do que o seu pensamento e o seu legado intelectual.<hr/>Abstract Jorge de Sena (1919-1978), recognised as one of the most versatile Portuguese intellectuals of the 20th century, left a legacy that, as some scholars argue (Baltrusch, 2019; Santos, 2019), warrants deeper investigation to fully understand his impact on Portuguese-language cultural heritage. Outlawed by the Salazar regime, Jorge de Sena built an extensive body of work across Portugal, Brazil, and the United States, asserting his intellectual independence from an early age by resisting political affiliations, social patronage, and literary trends. While this defiance clashed with the oppressive regime that denied him a sense of national belonging, it also enabled him to propose forward-thinking ideas, such as establishing a Portuguese-speaking (inter)cultural community. Thus, based on the observation that Jorge de Sena’s views on this community remain largely overlooked and have yet to be systematically explored and disseminated, we hypothesise that the media, through their treatment of this intellectual figure, are partially responsible for this lack of recognition. To test our hypothesis, we mapped, read, analysed, and interpreted various media content by or about Jorge de Sena from 1942 to the present, dividing this period into two phases: before and after April 25, 1974. Firstly, it is evident that during the dictatorial period, Sena consistently expressed his freedom of thought in the works he produced. Secondly, texts about Jorge de Sena written by other authors emphasise his life journey more than his intellectual contributions and legacy. <![CDATA[Recensão do Livro <em>Comunicação Radical. Despatriarcalizar, Descolonizar e Ecologizar a Cultura Mediática Radical</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Jorge de Sena (1919-1978), um dos mais multifacetados intelectuais portugueses do século XX, deixou um legado que, de acordo com certos autores (Baltrusch, 2019; Santos, 2019), merece ser explorado mais aprofundadamente para que seja apurada a dimensão do seu contributo para o património da cultura da língua portuguesa. Autor proscrito pelo regime de Salazar, com vasta obra produzida entre Portugal, Brasil e Estados Unidos, demonstrou desde cedo a sua liberdade de pensamento, recusando sacrificá-la a filiações políticas, apadrinhamentos sociais ou correntes literárias. Se, por um lado, essa liberdade foi incompatível com uma pátria ditatorial que lhe usurpou o lugar de pertença, por outro, permitiu-lhe fazer propostas inovadoras à época, como a constituição de uma comunidade (inter)cultural de língua portuguesa. Assim, a partir da constatação de que o pensamento de Jorge de Sena sobre esta comunidade permanece sob um espesso manto de esquecimento, encontrando-se ainda por sistematizar e divulgar, é proposta a hipótese de caber aos média, e ao tratamento que deram e continuam a dar a este intelectual, uma parte da responsabilidade por esse desconhecimento. Para testar a nossa hipótese, procedemos ao mapeamento, leitura, análise de conteúdo e consequente interpretação de vários conteúdos nos média, da autoria de, ou sobre, Jorge de Sena, desde 1942 até aos dias de hoje, dividindo esse período entre antes e após o 25 de Abril de 1974. Primeiro, constata-se que durante o período ditatorial, Sena nunca deixou de exprimir a sua liberdade de pensamento nas peças que assinava. Depois, textos sobre Jorge de Sena da autoria de outros enfatizam mais o seu percurso de vida do que o seu pensamento e o seu legado intelectual.<hr/>Abstract Jorge de Sena (1919-1978), recognised as one of the most versatile Portuguese intellectuals of the 20th century, left a legacy that, as some scholars argue (Baltrusch, 2019; Santos, 2019), warrants deeper investigation to fully understand his impact on Portuguese-language cultural heritage. Outlawed by the Salazar regime, Jorge de Sena built an extensive body of work across Portugal, Brazil, and the United States, asserting his intellectual independence from an early age by resisting political affiliations, social patronage, and literary trends. While this defiance clashed with the oppressive regime that denied him a sense of national belonging, it also enabled him to propose forward-thinking ideas, such as establishing a Portuguese-speaking (inter)cultural community. Thus, based on the observation that Jorge de Sena’s views on this community remain largely overlooked and have yet to be systematically explored and disseminated, we hypothesise that the media, through their treatment of this intellectual figure, are partially responsible for this lack of recognition. To test our hypothesis, we mapped, read, analysed, and interpreted various media content by or about Jorge de Sena from 1942 to the present, dividing this period into two phases: before and after April 25, 1974. Firstly, it is evident that during the dictatorial period, Sena consistently expressed his freedom of thought in the works he produced. Secondly, texts about Jorge de Sena written by other authors emphasise his life journey more than his intellectual contributions and legacy. <![CDATA[A Comunicação (Não) Interseccional de Instituições de Ativismo Tecnológico que Atuam na Promoção da Igualdade de Gênero nas Tecnologias da Informação e da Comunicação em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A brecha digital de gênero tem raízes profundas em desigualdades históricas e sociais. Em Portugal, políticas públicas têm tentado reduzir essa disparidade, focando-se na educação e emprego, mas, frequentemente, falham ao não considerar a complexidade social do problema, como a falta de acesso a aparatos tecnológicos de qualidade e a baixa literacia tecnológica entre mulheres de diferentes contextos geográficos e socioeconômicos. Este trabalho busca analisar a comunicação das instituições de ativismo tecnológico, que atuam na promoção da igualdade de gênero nas tecnologias da informação e da comunicação em Portugal, sob uma perspectiva interseccional. Focando nas publicações do Instagram de quatro instituições (Portuguese Women in Tech, As Raparigas do Código, Geek Girls Portugal e Women in Tech Portugal), entre janeiro e junho de 2023, a análise revela que, embora haja esforços perceptíveis por parte das instituições de ativismo tecnológico em Portugal, ainda existem desafios consideráveis na promoção de uma comunicação interseccional. Conclui-se que as instituições devem revisar e expandir suas estratégias de comunicação, para incorporar uma abordagem interseccional, garantindo representação contínua e diversa. Descentralizar atividades e promover eventos online são estratégias importantes para ampliar a participação e reduzir desigualdades.<hr/>Abstract The digital gender gap is deeply rooted in historical and social inequalities. In Portugal, public policies have aimed to reduce this disparity by focusing on education and employment. However, these policies often fail to address the social complexity of the issue, such as limited access to quality technological devices and low technological literacy among women from diverse geographical and socio-economic backgrounds. This study analyses the communication strategies of technological activist institutions that promote gender equality in information and communication technologies in Portugal, adopting an intersectional perspective. Focusing on the Instagram posts of four institutions - Portuguese Women in Tech, As Raparigas do Código, Geek Girls Portugal, and Women in Tech Portugal - between January and June 2023, the analysis reveals that, despite notable efforts by these organisations, significant challenges remain in achieving intersectional communication. The study concludes that institutions should reassess and broaden their communication strategies to incorporate an intersectional approach, ensuring continuous and diverse representation. Decentralising activities and promoting online events are identified as critical strategies for increasing participation and reducing inequalities. <![CDATA[“Aprendo Aqui o que Não Aprendo em Mais Lado Nenhum”: Análise de uma Comunidade Online na Área da Saúde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo procura analisar as dinâmicas que sustentam a comunicação de uma comunidade online na área da saúde focada nos cuidadores, intitulada “Vencer Autismo”, que tinha como epicentro uma página do Facebook e um programa semanal em direto gerido por moderadores. A pesquisa privilegia a abordagem qualitativa: etnografia digital e entrevistas. O trabalho empírico decorreu durante nove meses, de setembro de 2022 a maio de 2023, tendo como fase determinante a etnografia digital realizada durante 10 semanas, a que se seguiram 10 entrevistas. A sucessiva cadeia de relações entre os elementos identificados permitiu descobrir que o conhecimento que ali se adquire é considerado raro pelos seus membros, se sustenta na experiência vivida, notando-se a valorização do aprender a fazer, da prova, a par do discurso irreverente, mas também que o contacto regular beneficia as relações e que o sentimento de inclusão atua como agregador. A confiança, outra das coordenadas estudadas, revela-se volátil - e ocorre num processo em construção - e depende de fatores mínimos, como o facto de os moderadores recusarem pronunciar-se sobre assuntos que não dominam. A transparência surge como o aspeto consensual. O papel dos moderadores é reconhecido e justificado também pela garantia da não civilidade das participações.<hr/>Abstract This article aims to analyse the dynamics underlying communication within an online health community focused on carers, titled “Vencer Autismo” (Overcoming Autism). The community’s central platform was a Facebook page, supported by a weekly live programme moderated by moderators. A qualitative research approach was adopted, employing digital ethnography and interviews. The empirical study spanned over nine months, from September 2022 to May 2023, with the primary phase consisting of 10 weeks of digital ethnography, followed by 10 interviews. The analysis of the relationships between identified elements revealed that the knowledge shared within the community is viewed as rare by its members. This knowledge is based on lived experiences, with an emphasis on practical learning, testing, and irreverent discourse. Regular interactions were found to strengthen relationships, while the sense of inclusion served as a unifying force. Trust, another key theme, was found to be volatile - and in constant development - reliant on minimal factors such as moderators refraining from commenting on topics outside their expertise. Transparency emerged as a shared value within the community. The role of moderators was also recognised, with their participation justified in ensuring that interactions remain respectful. <![CDATA[Fabulações do Antropoceno em <em>Playlists</em> de <em>Dark Ambient</em> no YouTube]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Encontram-se no YouTube diversas playlists de dark ambient apocalíptico, produzidas por músicos amadores. Na trilha visual, imagens estáticas ou gifs animados apresentam cidades em ruínas, geralmente sem presença humana. As peças musicais que integram a trilha sonora são compostas por meio de software de edição de áudio, compondo a textura sonora por meio de drones graves, pouca variação dinâmica e melódica e ausência de elementos percussivos. Se Murray Schafer (1977/2001) chamava atenção para a poluição sonora que acometia o tempo presente, aqui provocamos de forma diferente: como os sons das playlists de dark ambient apocalípticas imaginam o porvir? Que fabulações de futuro emergem dessas expressões artísticas? Partimos da premissa de que nestas expressões não constam respostas para as catástrofes que virão - pelo contrário, elas expressam a complexidade do tempo presente em nossa incapacidade de lidar com elas. Propomos observar a produção sígnica que decorre destas relações materiais. O nosso método de análise observa os comentários postados pelos usuários nas playlists publicadas no YouTube. Os comentários expressam afetos dos espectadores das playlists, que se sentiram impelidos a compartilhar sua experiência particular de escuta. Por vezes, expressam que as músicas lhes geraram sensação de solidão, ou de melancolia, ou até sensações contraditórias como alegria e tristeza ao mesmo tempo; em outras, conectam a experiência audiovisual com momentos passados da própria vida. Compreendemos o agenciamento criado pela soma dos comentários, do vídeo e das sonoridades como escutas expandidas, isto é, produção de comunicação, de signos que fabulam distopias do passado, presente e futuro em conexão com a temática do antropoceno.<hr/>Abstract YouTube hosts numerous dark ambient apocalyptic playlists created by amateur musicians. These playlists often feature static images or animated GIFs depicting ruined cities, typically devoid of human presence. The accompanying soundtracks, produced using audio editing software, are characterised by low-pitched drones, minimal dynamic and melodic variation, and an absence of percussive elements. While Murray Schafer (1977/2001) highlighted the problem of noise pollution in contemporary society, we pose a different question: how do the sounds of apocalyptic dark ambient playlists imagine the future? What fabulations of the future emerge from these artistic expressions? We argue that these works do not offer solutions to impending catastrophes; rather, they reflect the complexity of the present and our inability to confront it. We propose to examine the production of signs arising from these material relationships. Our analysis focuses on user comments on these YouTube playlists, which reveal the affective responses of listeners compelled to share their listening experiences. Some describe feelings of loneliness, melancholy, or paradoxical emotions such as simultaneous joy and sadness, while others relate the audiovisual experience to personal memories. We conceptualise the interaction between the comments, visuals, and sounds as expanded listening, that is, a communicative process that generates signs and constructs dystopias of the past, present, and future in relation to the anthropocene. <![CDATA[“O Mesmo Rigor, o Mesmo Pluralismo”: Análise da “Parceria Transatlântica” Entre os Jornais <em>Público</em> e <em>Folha de S. Paulo</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752025000100243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com base na premissa de que, por meio do discurso jornalístico, é possível reconhecer os sentidos socialmente partilhados, bem como as disputas simbólicas de poder, este artigo objetiva identificar e compreender de que maneira o compromisso normativo se manifesta no discurso jornalístico luso-brasileiro. A perspectiva normativa é aqui revista, pois sua tradicional associação à democracia dos Estados Unidos da América não se aplica a todas as sociedades. A partir de um estudo de caso mais amplo, selecionou-se o editorial publicado conjuntamente pelos jornais Público (Portugal) e Folha de S. Paulo (Brasil), em 9 julho de 2020, para a análise do fenômeno. Sob o guarda-chuva teórico-metodológico dos estudos do discurso, aplicou-se a técnica da análise crítica do discurso. Os resultados mostram que o discurso jornalístico luso-brasileiro atravessa cinco eixos: a informação digital; certa idealização do jornalismo como defensor da democracia; as questões migratórias; a língua portuguesa; e os objetivos europeus. De maneira alargada, Público e Folha de S. Paulo unem-se para ampliar a sua força no campo jornalístico. Entretanto, por mais que se almeje uma irmandade entre Portugal e Brasil, as particularidades político-institucionais de cada país abalam a fantasia criada. O caso também aponta para estratégias que os jornais tradicionalmente impressos têm adotado para reafirmar sua qualidade noticiosa, sobretudo diante dos mídia digitais e da desinformação.<hr/>Abstract This paper is based on the premise that, through journalistic discourse, socially shared meanings and symbolic power disputes can be recognised. It aims to identify and understand how normative commitment manifests within Portuguese-Brazilian journalistic discourse. The normative perspective is examined here, as its traditional association with democracy in the United States does not necessarily apply to all societies. For this analysis, a broader case study was conducted, focusing on the editorial published jointly by Público (Portugal) and Folha de S. Paulo (Brazil) on July 9, 2020. Under the theoretical-methodological framework of discourse studies, critical discourse analysis was applied. The results indicate that Portuguese-Brazilian journalistic discourse spans five key axes: digital information, the idealisation of journalism as an advocate of democracy, migration issues, the Portuguese language, and European objectives. Broadly, Público and Folha de S. Paulo are collaborating to strengthen their position in the journalistic field. However, despite their aspiration for an alliance between Portugal and Brazil, the political and institutional particularities of each country undermine this ideal. The case also highlights strategies adopted by traditionally printed newspapers to reaffirm their journalistic credibility, particularly in the face of digital media and misinformation.