Scielo RSS <![CDATA[Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-018020240001&lang=pt vol. 17 num. 33 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[80/20 Olfactory Training Kit. Um projeto para a recuperação e reabilitação do sentido do olfato]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The study begins with the observation of an increase in sensory and perceptual disorders related to the loss, temporary reduction, or alteration of the sense of smell in recent years, following pandemic events and climate changes. These conditions have significant implications both for individuals' dietary habits and their overall health. The contribute aims to provide, through the development of a therapeutic tool, a training kit for olfactory rehabilitation in individuals who have experienced the alteration or gradual loss of olfactory receptors due to certain neurodegenerative pathologies. The first part of the paper analyzes the evolution of design approaches aimed at defining products, tools, and services that incorporate multisensory experiences into the design, enhancing the interaction between food and consumers in the context of changing sensory perceptions. The second part, through the selection of relevant case studies, describes the experiments conducted by designers, artists, and researchers on the theme of olfactory perception, addressing three levels: cognitive and narrative, functional and aesthetic, and communicative. In the final part, the paper describes the design experience of the "80/20 Olfactory Training Kit," a set of tools for olfactory recovery and rehabilitation. The kit aims to raise users' awareness of aroma perception. The tool, composed of six aroma compounds, aims to train memory and restore a correct perception of smell and taste through a training experience and a system of verification and visualisation of the progress achieved. The goal is to highlight how the design of multisensory and synesthetic experiences not only enhances tasting modalities but also has a positive impact on individuals' health and the environment.<hr/>Resumo O estudo parte da observação de um aumento nos últimos anos, em decorrência de eventos pandêmicos e mudanças climáticas, de distúrbios sensoriais e perceptivos ligados à perda, à diminuição temporária ou à alteração do olfato. Essas patologias têm diversas repercussões tanto na alimentação quanto na saúde dos indivíduos. O objetivo é oferecer, por meio da definição de uma ferramenta terapêutica, um kit de treinamento para reabilitação do olfato em sujeitos que, devido a algumas patologias neurodegenerativas, sofreram alteração ou perda gradual dos receptores olfativos. A primeira parte do artigo analisa a evolução das abordagens de design orientadas para a definição de produtos, ferramentas e serviços que incorporam experiências multisensoriais e novas formas de degustação de alimentos, potencializando a interação entre alimento e consumidor. A segunda parte descreve, por meio da seleção de casos de estudo relevantes, as experimentações de designers, artistas e pesquisadores sobre o tema da percepção olfativa, segundo três níveis: cognitivo e narrativo, funcional e estético, e comunicativo. Na última parte, o artigo relata a experiência de design do "80/20 Olfactory Training Kit", um conjunto de ferramentas para a recuperação e reabilitação do olfato, voltado para transmitir ao usuário uma consciência na percepção dos aromas. A ferramenta, composta por seis compostos aromáticos, visa treinar a memória e restaurar uma percepção correta do olfato e do paladar, por meio de uma experiência de treinamento e um sistema de verificação e visualização dos progressos obtidos com o uso da ferramenta. O objetivo é destacar como o design de experiências multisensoriais e sinestéticas não apenas potencializa as formas de degustação, mas também tem impacto na saúde das pessoas e no meio ambiente. <![CDATA[Epistemological Parallels. The Analogy between Estévez's Stages and Pepper's Hypotheses in Biomorphic Architecture]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La arquitectura biomórfica, como manifestación de la creatividad inherente al ser humano, responde a una multiplicidad de influencias culturales, tecnológicas y medioambientales. En los últimos tiempos, este campo ha experimentado un crecimiento significativo en la investigación de enfoques epistemológicos y teorías fundamentales que respaldan la práctica arquitectónica. En este contexto, en 2005, el arquitecto español Alberto Estévez presentó su concepción de la ‘historia de la arquitectura genética’ en su artículo titulado "Arquitectura Biomórfica" [1]. Su propuesta se basa en un modelo lineal temporal que divide la evolución de la arquitectura biomórfica en tres fases principales: el pasado clásico, el presente moderno y el futuro genético. En cada fase, Estévez examina cuatro factores distintivos: sistema formal, estructural, material y procesual, actuando como hilos conductores que conectan la evolución de la arquitectura a lo largo de la historia. A partir de estos supuestos, y con la hipótesis de que la integración de la biología y la tecnología, se erigen como factores que enriquecen la comprensión de la arquitectura biomórfica, este trabajo tiene como objetivo analizar las teorías propuestas por Alberto Estévez en relación con la arquitectura biomórfica, con el fin de profundizar en su comprensión y definición de sus características fundamentales. Para llevar a cabo este análisis, se utilizará la taxonomía elaborada por Stephen Pepper (1942), en su obra titulada “World Hypotheses: A Study in Evidence” [2], en donde elabora una serie de modelos fundamentales o ‘hipótesis del mundo’, aplicables en la observación de los fenómenos en el contexto occidental. Estas cuatro hipótesis, a saber, formalismo, mecanicismo, organicismo y contextualismo, establecen diferentes visiones del mundo arraigadas en metáforas subyacentes, cada una con su enfoque cognitivo distintivo. Finalmente, este estudio no busca proporcionar una clasificación definitiva, sino servir como punto de partida para futuras investigaciones en el campo de la arquitectura biomórfica y su influencia en el entorno construido<hr/>Abstract Biomorphic architecture, as a manifestation of inherent human creativity, responds to a multiplicity of cultural, technological and environmental influences. In recent times, this field has experienced significant growth in the investigation of epistemological approaches and fundamental theories that support architectural practice. In this context, in 2005, Spanish architect Alberto Estevez presented his conception of the ‘history of genetic architecture’ in his article entitled "Biomorphic Architecture". His proposal is based on a linear temporal model that divides the evolution of biomorphic architecture into three main phases: the classical past, the modern present and the genetic future. In each phase, Estévez examines four distinctive factors: formal, structural, material and processual system, acting as threads that connect the evolution of architecture throughout history. Based on these assumptions, and with the hypothesis that the integration of biology and technology, stand as factors that enrich the understanding of biomorphic architecture, this paper aims to analyze the theories proposed by Alberto Estévez in relation to biomorphic architecture, in order to deepen its understanding and definition of its fundamental characteristics. To carry out this analysis, the taxonomy elaborated by Stephen Pepper (1942), in his work entitled "World Hypotheses: A Study in Evidence" will be used, where he elaborates a series of fundamental models or ‘hypotheses of the world’, applicable in the observation of phenomena in the western context. These four hypotheses, namely formalism, mechanicism, organicism and contextualism, establish different worldviews rooted in underlying metaphors, each with its distinctive cognitive approach. Finally, this study does not seek to provide a definitive classification, but rather to serve as a starting point for future research in the field of biomorphic architecture and its influence on the built environment. <![CDATA[A imagem da morte no discurso visual da iluminura francesa dos séculos XIII-XV: Tipologias Iconográficas e Práticas Artísticas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study conducts a targeted iconographic analysis of imagery related to death in French illuminated manuscripts from the 13th to 15th centuries. Using art historical methods including stylistic, semiotic and hermeneutic analysis, the study aims to identify common iconographic typologies and examine how medieval artists visually represented ideas about mortality. Analysis of recurrent compositional formats across various manuscript types demonstrates how illumination helps reconstruct medieval perspectives on the ubiquitous yet enigmatic phenomenon of death. Findings show that while certain conventional templates recurred, illuminators adapted these to heighten emotional impact and narrative resonance. The prevalence of macabre motifs across both secular and religious manuscripts points to a preoccupation with death, even as the diversity of approaches reveals multifaceted attitudes. As artifacts of medieval visual culture, these works provide fertile ground for interdisciplinary investigation into a society Spellbound by death.<hr/>Resumo Este estudo efectua uma análise iconográfica específica de imagens relacionadas com a morte em manuscritos iluminados franceses dos séculos XIII a XV. Utilizando métodos de história da arte, incluindo a análise estilística, semiótica e hermenêutica, o estudo tem como objetivo identificar tipologias iconográficas comuns e examinar a forma como os artistas medievais representaram visualmente ideias sobre a mortalidade. A análise de formatos composicionais recorrentes em vários tipos de manuscritos demonstra como a iluminura ajuda a reconstruir as perspectivas medievais sobre o omnipresente mas enigmático fenómeno da morte. Os resultados mostram que, embora certos modelos convencionais sejam recorrentes, os iluminadores adaptaram-nos para aumentar o impacto emocional e a ressonância narrativa. A prevalência de motivos macabros nos manuscritos seculares e religiosos aponta para uma preocupação com a morte, embora a diversidade de abordagens revele atitudes multifacetadas. Enquanto artefactos da cultura visual medieval, estas obras constituem um terreno fértil para a investigação interdisciplinar de uma sociedade enfeitiçada pela morte. <![CDATA[Paradigma da música ucraniana para piano do passado e do presente na dimensão performativa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The research relevance on the specificity of Ukrainian piano composition, both solo and ensemble, is predefined by its demand for modern society, as well as in the content and significance of this sphere of musical art. The purpose of this study is to comprehensively investigate and elucidate the intricacies of the phenomenon under examination, recognizing it as a multifaceted and intricate system. To achieve the above objective, the following methods were used: historical, culturological, analysis, structuring, synthesis, comparative characterization, and systematization. The research analyses the complexity of the phenomenon. The study examined several components of the phenomenon, namely the leading components of the foundation of piano performance in Ukraine, the sectors of pianism implementation and the nature of its impact on them, the modernisation of social life directions under the influence of music, Ukrainian piano art and performance in different historical eras, elements of the art of piano performance, software functions in the sphere of modern pianism. The research results illuminate processes of Ukrainian academic national piano art integration into world professional creative and performing culture as well as the uniqueness of Ukrainian music which embodied stylistic and technical achievements of classicism, romanticism, directions of the twentieth century and modernity on the ground of original colourful ethnic origins. The practical significance of the proposed study consists in the fact that its materials can be used in the concert activities of pianists, in compiling educational programs of secondary and higher music schools in piano performance, as well as in the implementation of research projects aimed at finding discoveries in the field of pianism, its specificity, manifested in different areas.<hr/>Resumo A relevância da investigação sobre a especificidade da composição ucraniana para piano, tanto a solo como em conjunto, é predefinida pela sua procura na sociedade moderna, bem como pelo conteúdo e significado desta esfera da arte musical. O objetivo deste estudo é investigar e elucidar de forma abrangente os meandros do fenómeno em análise, reconhecendo-o como um sistema multifacetado e intrincado. Para atingir o objetivo acima referido, foram utilizados os seguintes métodos: histórico, culturológico, análise, estruturação, síntese, caraterização comparativa e sistematização. A investigação analisa a complexidade do fenómeno. O estudo examinou vários componentes do fenómeno, nomeadamente os principais componentes da fundação da execução de piano na Ucrânia, os sectores de implementação do pianismo e a natureza do seu impacto sobre eles, a modernização das direcções da vida social sob a influência da música, a arte e a execução de piano ucraniano em diferentes épocas históricas, elementos da arte da execução de piano, funções de software na esfera do pianismo moderno. Os resultados da investigação iluminam os processos de integração da arte do piano nacional académico ucraniano na cultura criativa e performativa profissional mundial, bem como a singularidade da música ucraniana, que incorporou realizações estilísticas e técnicas do classicismo, do romantismo, das direcções do século XX e da modernidade, com base nas origens étnicas coloridas originais. O significado prático do estudo proposto consiste no facto de os seus materiais poderem ser utilizados nas actividades de concerto dos pianistas, na compilação de programas educativos de escolas de música secundárias e superiores em execução de piano, bem como na implementação de projectos de investigação destinados a encontrar descobertas no campo do pianismo, a sua especificidade, manifestada em diferentes áreas. <![CDATA[Desenvolvimento da técnica de formação do profissionalismo de um artista pop: Discurso vocal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The primary objective of this study is to investigate effective methodologies and devise innovative techniques for instructing aspiring pop vocalists, specifically focusing on the cultivation of vocal attributes to nurture and amplify the potential of young performers. In the course of this research, analytical methods, typological approaches, and generalization were employed. The research has yielded crucial insights into the fundamental aspects and influential factors that contribute to the successful adaptation of young performers to the demands of the pop singing style. As a result, it was established the importance of systematic classes and vocal practice for achieving a high level of vocal skill. Furthermore, the culmination of this scientific inquiry has led to the development of a comprehensive pedagogical approach for teaching pop vocals. This technique took into account the key aspects and factors influencing the successful adaptation of young performers to the pop style of singing. The developed method of teaching pop vocals can be used as a basis for the systematic and step-by-step development of vocal abilities of young performers. The obtained work results can be used to improve approaches to teaching pop vocals and developing musical talents in young performers. This research can serve as a basis for further research and development in the field of pop singing and music pedagogy.<hr/>Resumo O objetivo principal deste estudo é investigar metodologias eficazes e desenvolver técnicas inovadoras para instruir aspirantes a vocalistas pop, focando especificamente no cultivo de atributos vocais para nutrir e ampliar o potencial de jovens intérpretes. No decorrer desta pesquisa foram empregues métodos analíticos, abordagens tipológicas e generalização. A pesquisa produziu insights cruciais sobre os aspectos fundamentais e fatores influentes que contribuem para a adaptação bem-sucedida de jovens intérpretes às demandas do estilo de canto pop. Como resultado, constatou-se a importância das aulas sistemáticas e da prática vocal para o alcance de um alto nível de habilidade vocal. Além disso, o culminar desta investigação científica levou ao desenvolvimento de uma abordagem pedagógica abrangente para o ensino da voz pop. Esta técnica levou em consideração os principais aspectos e fatores que influenciam o sucesso da adaptação de jovens intérpretes ao estilo pop de canto. O método desenvolvido de ensino de vocais pop pode ser usado como base para o desenvolvimento sistemático e passo a passo das habilidades vocais de jovens intérpretes. Os resultados do trabalho obtidos podem ser utilizados para melhorar abordagens de ensino de vocais pop e desenvolver talentos musicais em jovens intérpretes. Esta pesquisa pode servir de base para futuras pesquisas e desenvolvimento no campo do canto pop e da pedagogia musical. <![CDATA[Explorando o complexo de papéis Compositor-Intérprete-Professor para promover a criatividade na educação musical]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article considers the interaction system between musical composition, performance, and pedagogy. The main purpose is to bring attention to this issue for Ukrainian musical and pedagogical communities and comprehend the triune role complex's significance. The study employed a multifaceted methodology incorporating historical analysis of sources, observation of musical activity, comparison of compositional/performative approaches, and structural modelling to elucidate the interconnected "composer-performer-teacher" triad in music. It was determined composition, performance, and music education interact between domains of music, pedagogy, teachers and students, and creative/educational staff contacts against the backdrop of global and Ukrainian culture. Updating and expanding modern curricula by applying “composer-performer-teacher” trinity principles enhances professional musician interactions with audiences and students. This creates conditions to train top-level musical personnel and build awareness of each component's equal importance in this triad. Bringing attention to this issue can increase engagement from Ukrainian music/pedagogy communities. Applying the trinity model creates opportunities to revamp educational approaches. It also highlights the multifaceted nature of musical pursuit spanning creation, interpretation, and instruction.<hr/>Resumo Este artigo analisa o sistema de interação entre a composição musical, a execução e a pedagogia. O estudo utilizou uma metodologia multifacetada que incorpora a análise histórica de fontes, a observação da atividade musical, a comparação de abordagens composicionais/performativas e a modelação estrutural para elucidar a tríade interligada "compositor-performer-professor" na música. Determinou-se que a composição, a execução e a educação musical interagem entre os domínios da música, da pedagogia, dos professores e dos alunos e dos contactos entre o pessoal criativo e educativo, tendo como pano de fundo a cultura global e ucraniana. A atualização e expansão dos currículos modernos através da aplicação dos princípios da trindade "compositor-intérprete-professor" melhora as interacções dos músicos profissionais com o público e os estudantes. Isto cria condições para formar pessoal musical de alto nível e sensibilizar para a igual importância de cada componente desta tríade. Chamar a atenção para esta questão pode aumentar o envolvimento das comunidades ucranianas de música/pedagogia. A aplicação do modelo da trindade cria oportunidades para renovar as abordagens educativas. Também realça a natureza multifacetada da atividade musical, que abrange a criação, a interpretação e a instrução. <![CDATA[Homo villicus no ambiente cinematográfico: justificação e limites do índice]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Homo villicus belongs to the sphere of symbolic, which allows different interpretations concerning the disability of the image of a person, which was created by it. Homo villicus is not a special innovation in the context of the reproduction of Homo images by modern philosophical discourse. New is its acratian, no governance strategy, which produces counter-hegemonic discourse and represents a local fuss against the hegemonic discourse in the world landscape of philosophical exploration. The original technology of Homo villicus self-demonstration is that the experience is living without previous presentations, by attracting modern expositions. This is another search for the path of cultural history on the terms of the human problem. The original technology of Homo villicus self-demonstration is that the experience is living without previous presentations, by attracting modern expositions. Proclaiming the next image of Homo philosophy is included in the next game imaginary and real in culture, observing how it is modified depending on this concept of culture. The turn from cinema technologies to life and vice versa activates the place of intensive interaction of the mentioned factors in the problems of Homo villicus self-management and their consequences. Homo villicus trying to balance their twilight forces "builds himself/herself" through "revolution in himself/herself." Homo villicus is not a static formal characteristic of a person, but another type in the knowledge of human nature in the cultural context, so another opportunity to characterize a culture when a person should be guided by social/common priorities and values, to have the ability to articulate them. The definition of "cinematic nature" of this process within the framework of the chosen problem allows to outline the limits of possibilities and appointment of cinema technologies in the growing alienation and exploitation of a person on the level of ontological principles and preconditions in their influence on the viewer as a subject of perception and creator of screen reality simultaneously.<hr/>Resumo O Homo villicus pertence à esfera do simbólico, que permite diferentes interpretações relativamente à incapacidade da imagem de uma pessoa, que foi criada por ele. O Homo villicus não é uma inovação especial no contexto da reprodução das imagens do Homo pelo discurso filosófico moderno. O que é novo é a sua estratégia acratiana, sem governação, que produz um discurso contra-hegemónico e representa um protesto local contra o discurso hegemónico na paisagem mundial da exploração filosófica. A tecnologia original da auto-demonstração do Homo villicus é que a experiência é viva sem apresentações prévias, atraindo exposições modernas. Trata-se de uma outra procura do caminho da história cultural nos termos do problema humano. A tecnologia original da auto-demonstração do Homo villicus é que a experiência está a viver sem apresentações anteriores, atraindo exposições modernas. A proclamação da próxima imagem da filosofia Homo está incluída no próximo jogo imaginário e real na cultura, observando como é modificada dependendo deste conceito de cultura. A passagem das tecnologias do cinema para a vida e vice-versa ativa o lugar de interação intensiva dos factores mencionados nos problemas de autogestão do Homo villicus e suas consequências. O Homo villicus que tenta equilibrar as suas forças crepusculares "constrói-se a si próprio" através da "revolução em si próprio". O Homo villicus não é uma caraterística formal estática de uma pessoa, mas um outro tipo de conhecimento da natureza humana no contexto cultural, ou seja, uma outra oportunidade para caraterizar uma cultura em que uma pessoa deve ser guiada por prioridades e valores sociais/comuns, para ter a capacidade de os articular. A definição de "natureza cinematográfica" deste processo no âmbito da problemática escolhida permite delinear os limites das possibilidades e da nomeação das tecnologias cinematográficas na crescente alienação e exploração de uma pessoa ao nível dos princípios e pressupostos ontológicos na sua influência sobre o espetador enquanto sujeito de perceção e criador da realidade do ecrã em simultâneo. <![CDATA[Dueto criativo. Especulando arquitetura via arte e computação]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca argumentar sobre as contribuições da área de conhecimento e produção de Arte Computacional para o desenvolvimento de projetos de arquitetura residencial. O objetivo é identificar estratégias criativas de design capazes de contribuir com a especulação espacial. Dentre as contribuições possíveis, dá-se ênfase a estrutura de dueto e a qualidade contingente presente em parte da produção de Arte Computacional com foco em interatividade. Metodologicamente, a teoria foi corroborada por revisão de literatura, e apresentação de duas aplicações em estado inicial de desenvolvimento, pensadas para auxiliar nas etapas iniciais de projetos de residências. As aplicações possuem algoritmos de Inteligência artificial que participam ativamente na geração de possibilidades, e o arquiteto interage com esses sistemas via participação ativa e reativa. O resultado do dueto possui influência computacional e agenciamento humano. Dessa estrutura de trabalho, observa-se um possível aumento na criatividade do arquiteto, já que esses programas o incentivam a pensar, numa relação de parceria, como aconteceria em um dueto entre arquitetos.<hr/>Abstract This article seeks to argue about the contributions of the area of ​​knowledge and production of Computational Art to the development of residential architecture projects. The goal is to identify creative design strategies capable of contributing to spatial speculation. Among the possible contributions, emphasis is placed on the duet structure and the contingent quality present in part of the Computational Art production, with a focus on interactivity. Methodologically, the theory was corroborated by a literature review, and presentation of two applications in the initial stage of development, designed to assist in the initial stages of residential projects. The applications have Artificial Intelligence algorithms that actively participate in generating possibilities, and the architect interacts with these systems via active and reactive participation. The result of the duet has computational influence and human agency. From this work structure, a possible increase in the architect's creativity can be observed, as these programs encourage him to think, in a partnership relationship, as would happen in a duet between architects. <![CDATA[A educação artística como embaixadora da cultura no espaço de formação da Ucrânia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract In the context of Russia’s current war against Ukraine, the need for the European world to disseminate systematic knowledge about the culture and art of Ukraine, which for a long time has been considered by Europeans exclusively in the context of the culture of the aggressor country, is becoming more urgent. Thus, it is crucial to distinguish Ukrainian culture/mentality and restore and strengthen Ukraine’s positive image on the world stage, in particular, by promoting the identity of Ukrainian culture. The purpose of the research is to identify and substantiate the priorities of personal and professional development of a socially responsible subject of cultural and artistic diplomacy in Ukraine, based on the value of national art education, which can reveal/form humanity in a person. The study used the methods of analysis, synthesis, deduction, comparison, and abstraction. The scientific value of the research results lies in an updated understanding of the professional formation of the subject of cultural diplomacy - a cultural ambassador who meets the needs of the modern world community for a new vision and new motivation for the system of training artistic and creative personnel. First of all, a trinity of such basic directions as developing a case of new knowledge that will determine the creative potential of art education in the processes of democratisation of Ukrainian society; justifying the feasibility of creating strategies of dialogue through respect for the Other; refuting the arguments introduced by authoritarian systems that tend to produce hybrid war hysteria. The study reveals the importance of training artists as cultural ambassadors to establish the true significance of Ukraine’s culture at the international level and identifies ways to improve the image of the state through the implementation of effective art education. The conclusions of the study will be useful for scholars in an in-depth study of the concept of “cultural diplomacy”, as well as for politicians and cultural critics in choosing approaches to restoring a positive emotional colouring of the image of Ukraine in the world public consciousness through Ukrainian culture and art.<hr/>Resumo No contexto da atual guerra da Rússia contra a Ucrânia, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de o mundo europeu divulgar um conhecimento sistemático sobre a cultura e a arte da Ucrânia, que durante muito tempo foi considerada pelos europeus exclusivamente no contexto da cultura do país agressor. Assim, é crucial distinguir a cultura/mentalidade ucraniana e restaurar e reforçar a imagem positiva da Ucrânia na cena mundial, em particular, através da promoção da identidade da cultura ucraniana. O objetivo da investigação é identificar e fundamentar as prioridades do desenvolvimento pessoal e profissional de um sujeito socialmente responsável da diplomacia cultural e artística na Ucrânia, com base no valor da educação artística nacional, que pode revelar/formar a humanidade numa pessoa. O estudo utilizou os métodos de análise, síntese, dedução, comparação e abstração. O valor científico dos resultados da investigação reside numa compreensão actualizada da formação profissional do sujeito da diplomacia cultural - um embaixador cultural que satisfaz as necessidades da comunidade mundial moderna para uma nova visão e uma nova motivação para o sistema de formação de pessoal artístico e criativo. Em primeiro lugar, uma trindade de direcções básicas como o desenvolvimento de um caso de novo conhecimento que determinará o potencial criativo da educação artística nos processos de democratização da sociedade ucraniana; justificando a viabilidade de criar estratégias de diálogo através do respeito pelo Outro; refutando os argumentos introduzidos por sistemas autoritários que tendem a produzir histeria de guerra híbrida. O estudo revela a importância de formar artistas como embaixadores culturais para estabelecer o verdadeiro significado da cultura da Ucrânia a nível internacional e identifica formas de melhorar a imagem do Estado através da implementação de uma educação artística eficaz. As conclusões do estudo serão úteis para os académicos num estudo aprofundado do conceito de "diplomacia cultural", bem como para os políticos e críticos culturais na escolha de abordagens para restaurar uma coloração emocional positiva da imagem da Ucrânia na consciência pública mundial através da cultura e da arte ucranianas. <![CDATA[The Influence of Genre and Species Characteristics on Musical and Performing Interpretation]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This publication addresses the critical task of assessing how genre influences musical interpretation. It aims to identify factors affecting interpretive skills development, analyze students' and independent experts' assessments of these skills in higher music education, and offer recommendations for teaching interpretation. Utilizing a variety of research methods, the study links the results to provide insights into the art of music interpretation across genres for both instrumentalists and vocalists, offering practical guidance for educators in music-related higher education and professional practice.<hr/>Resumen Esta publicación aborda la tarea crítica de evaluar cómo el género influye en la interpretación musical. Su objetivo es identificar factores que afectan el desarrollo de habilidades interpretativas, analizar las evaluaciones de estudiantes y expertos independientes sobre estas habilidades en la educación musical superior y ofrecer recomendaciones para la enseñanza de la interpretación. Utilizando una variedad de métodos de investigación, el estudio vincula los resultados para proporcionar información sobre el arte de la interpretación musical en todos los géneros, tanto para instrumentistas como para vocalistas, ofreciendo orientación práctica para educadores en educación superior relacionada con la música y práctica profesional. <![CDATA[Problemas da crise de design espacial de eventos de arte em condições de agressão militar (experiência ucraniana)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract During wartime, rethinking spatial design with a holistic approach can drive innovation. In this regard, the study of the spatial design of art events is an urgent issue that requires thorough research. The purpose of the scientific work is to study the phenomenon of “spatial design”, as well as to study the problems of the crisis, in particular, the Ukrainian design of the space of the events of the artistic direction in the realities of martial law. To study this issue, the analysis method, descriptive research method and survey were used. As a result of the scientific research, the real state of the crisis of spatial design of artistic activities in Ukraine was studied and analysed, as well as the focus of the vision and trends introduced in the field of spatial design in the conditions of war were studied and described. The development of digital technologies and their use in the field of design has greatly reduced the material and time costs associated with the mobility of planning and creating a project of artistic space. That is why the comfort of the atmosphere, where people will feel safe and comfortable, is one of the main requirements for the space of artistic events that take place during military operations. The needs of visitors to art events in Ukraine were also investigated through a survey. Based on the answers and the wartime context, the main requirements for the spatial design of artistic events in Ukraine under the conditions of military aggression from Russia were formed.<hr/>Resumo Em tempo de guerra, repensar a conceção espacial com uma abordagem holística pode impulsionar a inovação. A este respeito, o estudo da conceção espacial de eventos artísticos é uma questão urgente que requer uma investigação aprofundada. O objetivo do trabalho científico é estudar o fenómeno do “design espacial”, bem como estudar os problemas da crise, em particular, o design ucraniano do espaço dos eventos da direção artística nas realidades da lei marcial. Para estudar esta questão, foram utilizados o método de análise, o método de investigação descritiva e o inquérito. Como resultado da investigação científica, foi estudada e analisada a situação real da crise da conceção espacial das atividades artísticas na Ucrânia, bem como foi estudado e descrito o foco da visão e das tendências introduzidas no domínio da conceção espacial em condições de guerra. O desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua utilização no domínio do design reduziram consideravelmente os custos materiais e de tempo associados à mobilidade do planeamento e da criação de um projeto de espaço artístico. É por isso que o conforto do ambiente, onde as pessoas se sentirão seguras e confortáveis, é um dos principais requisitos para o espaço dos eventos artísticos que se realizam durante as operações militares. As necessidades dos visitantes de eventos artísticos na Ucrânia também foram investigadas através de um inquérito. Com base nas respostas e no contexto do tempo de guerra, foram definidos os principais requisitos para a conceção espacial de eventos artísticos na Ucrânia em condições de agressão militar por parte da Rússia. <![CDATA[O método estrutural e de atividade do estudo da personalidade criativa universal (a partir do exemplo da cultura musical)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The trend of the global educational process aimed at developing a universal creative personality is leading young people to expand their professional spectrum. The study of the universal personality of a musical artist is a prominent issue in the context of socio-cultural changes in modern society. The aim of the research is to study the specific and characteristic features of a creative personality as well as to clarify the aspects of the formation of a musician’s universal personality. This article uses the following scientific methods to study the issue of the universal creative personality of a music student: description, analysis, synthesis, comparison, abstraction, and generalisation. The paper highlights the issues of the formation and development of the universality of the creative personality among representatives of musical culture. The authors studied the functions of leading and auxiliary activities in the process of forming a musician’s creative personality in view of personal motivation. The work analyses and highlights ways of forming and developing the creative aspects of a musician’s personality. This study also examines the typology of the universal creative personality, which resulted in the formation of the following types of musical personalities, in particular, the musician-master and the musician-creator, and the differences between them. The article explores the structure and activity of the creative personality of a composer, performer, musicologist, teacher, and public figure. The authors’ work can be the subject of further investigation by researchers and teachers who study the topic of the universal creative personality of music students.<hr/>Resumo A tendência do processo educativo global que visa o desenvolvimento de uma personalidade criativa universal está a levar os jovens a alargar o seu espetro profissional. O estudo da personalidade universal de um artista musical é uma questão proeminente no contexto das mudanças socioculturais na vida da sociedade moderna. O objetivo da investigação é estudar os traços específicos e característicos de uma personalidade criativa, bem como clarificar os aspectos da formação da personalidade universal de um músico. Este artigo utiliza os seguintes métodos científicos para estudar a questão da personalidade criativa universal de um estudante de música: descrição, análise, síntese, comparação, abstração e generalização. O artigo destaca as questões da formação e desenvolvimento da universalidade da personalidade criativa nos representantes da cultura musical. Os autores estudaram as funções das actividades principais e auxiliares no processo de formação da personalidade criativa de um músico, tendo em conta a motivação pessoal. O trabalho analisa e destaca os modos de formação e desenvolvimento dos aspectos criativos da personalidade de um músico. Este estudo também examina a tipologia da personalidade criativa universal, que resultou na formação dos seguintes tipos de personalidades musicais, em particular, o músico-mestre e o músico-criador e as diferenças entre eles. O artigo explora a estrutura e a atividade da personalidade criativa de um compositor, intérprete, musicólogo, professor e figura pública. O trabalho dos autores pode ser objeto de uma investigação mais aprofundada por parte de investigadores e professores que estudarão o tema da personalidade criativa universal dos estudantes de música.