Scielo RSS <![CDATA[Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-018020240002&lang=pt vol. 17 num. 34 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[O design de produtos de uso cotidiano e memórias de longo prazo: a influência da cor na resposta emocional e na usabilidade percebida]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Colour is an important component of product design and can influence usage interaction. This study aimed to study the influence of the colour of everyday products on the emotional response and perceived usability of senior adult females. Thirty women between 60 and 80 years old participated, who evaluated clay sausage roaster in three different colours, based on two protocols: Emotional Response Cards (ERC) and Perceived Usability Cards (PUC). The product in the “Terracotta” colour was significantly (p ≤ 0.05) better evaluated (emotional response and perceived usability) than the products in the other colours (“green” and “grey”). The colour “Terracotta” was decisive in confirming that the memory factor of long-term experiences contributed to the results achieved. The application of colours in the design of products aimed at older users must consider long-term experiences and be treated as an inclusivity factor.<hr/>Resumo Cor é um importante componente do design de produto, podendo influenciar na interação de uso. O objetivou deste estudo foi estudar a influência da cor de produtos de uso cotidiano, na resposta emocional e na usabilidade percebida de mulheres adultas seniors. Participaram 30 mulheres entre 60 e 80 anos, as quais avaliaram um produto de uso cotidiano e tradicional, em três cores distintas, com base em dois protocolos: Emotional Response Cards (ERC) and Perceived Usability Cards (PUC). O produto na cor “Terracotta” foi significativamente (p ≤ 0,05) melhor avaliado (emotional response and perceived usability) que os produtos nas demais cores (“green” and “grey”). A cor “Terracotta” foi determinante para confirmar que o fator memória de experiências de longo prazo contribuíram para os resultados alcançados. A aplicação de cores no design de produtos destinados à usuários com idades avançadas, deve considerar as experiências de longo prazo e ser tratado como fator de inclusividade. <![CDATA[Compreendendo As Emoções Típicas No Processo De Design]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Designing for users with varying physical and physiological requirements might be difficult for junior design students from the new generation. Understanding users encompasses not just what is tangible but also the emotional components of users’ lived experiences They must be taught how emotion may influence judgment and even the results of a design. In the decision-making and cognitive thinking stages of the design process, certain typical emotions are engaged. Information processing and decision-making are the major variables affecting these typical emotions. Thus, It's crucial to concentrate on the normal emotions that design students experience and to get younger designers ready for their emotional shifts as the process of design develops. Hence, junior design students do not yet easily practise design and need assistance to navigate the design process. The identification of forty common emotions in the design procedure is based on a comprehensive review of existing literature and input obtained from focus group research. To enhance the design learning experience, a novel model is developed to visually represent these typical emotions. This study provides an understanding of how junior design students could manage their design process effectively.<hr/>Resumo Projetar para usuários com requisitos físicos e fisiológicos variados pode ser difícil para os estudantes juniores de design da nova geração. Compreender os utilizadores abrange não apenas o que é tangível, mas também os componentes emocionais das experiências vividas pelos utilizadores. Devem ser ensinados como a emoção pode influenciar o julgamento e até mesmo os resultados de um design. Nas fases de tomada de decisão e pensamento cognitivo do processo de design, certas emoções típicas estão envolvidas. O processamento de informações e a tomada de decisões são as principais variáveis que afetam essas emoções típicas. Assim, é crucial concentrar-se nas emoções normais que os estudantes de design experimentam e preparar os designers mais jovens para as suas mudanças emocionais à medida que o processo de design se desenvolve. Conseqüentemente, os estudantes juniores de design ainda não praticam o design com facilidade e precisam de assistência para navegar no processo de design. A identificação de quarenta emoções comuns no procedimento de design baseia-se numa revisão abrangente da literatura existente e nos contributos obtidos a partir da investigação de grupos focais. Para melhorar a experiência de aprendizagem de design, um novo modelo é desenvolvido para representar visualmente essas emoções típicas. Este estudo fornece uma compreensão de como os estudantes juniores de design podem gerenciar seu processo de design de maneira eficaz. <![CDATA[Reinterpretando Tradições: O Projeto NEVE INSULAR e a Criatividade no Tecido Cultural de Cabo Verde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200041&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo explora o projeto NEVE INSULAR como um caso de estudo para entender como as práticas relacionais de arte e design podem fomentar a criatividade social e a sustentabilidade. O projeto desafia a dicotomia tradicional entre inovação e tradição, a qual, historicamente, tem promovido uma visão atomista do indivíduo e contribuído para a exploração da natureza e das culturas. O projeto NEVE INSULAR é analisado no contexto da narrativa histórica ocidental, onde a modernidade é muitas vezes vista como um avanço linear em detrimento das tradições. Esta pesquisa argumenta que mudança e inovação não implicam necessariamente a superação do tradicional pelo moderno, mas que ambos podem coexistir e enriquecer o património cultural material e imaterial. A abordagem adotada envolveu uma análise qualitativa detalhada do projeto NEVE INSULAR, considerando suas práticas, estratégias e a interação entre os participantes. Foram examinados também projetos similares e literatura relevante para comparar e contrastar as abordagens e impactos no campo da arte e design colaborativos. O estudo revelou que o projeto NEVE INSULAR contribui significativamente para a sustentabilidade e criatividade social, oferecendo uma alternativa à visão tradicional de modernidade. Ele demonstra como a arte e o design podem ser utilizados para criar um diálogo enriquecedor entre o moderno e o tradicional, promovendo a sustentabilidade cultural, social e ambiental.<hr/>Abstract Taking the Insular Snow project as a case study, I intend to show how relational art and design practices can contribute to social creativity and sustainability in the way that they run counter to the innovation/tradition dichotomy. A product of the Western historical narrative, the tradition/innovation dichotomy equates Western modernity as the universal telos and, concomitantly, everything that resists its conversion - the different knowledges or cultures - as "non-modern", "traditional". Within this narrative, the "modern" is conceived as the acceleration of change and the advancement in time through it, and the "traditional" as the static, fixed in time. In this context, the tradition/innovation dichotomy fosters an atomistic view of the individual context, separate from nature and the cultural context, contributing to the naturalization of social differences and an anthropocentric view of the world, and thus being at the heart of the exploitation of people and nature. I argue here that change and innovation do not imply the overcoming of the traditional by the modern but that, on the contrary, both constitute a flow that feeds the tangible and intangible cultural heritage as part of a political process of reinterpretation and creation of historical meaning. <![CDATA[“Difícil é sentá-los”: design para o passageiro infantil e juvenil da TAP Portugal (Décadas de 60 a 80).]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A artificialidade da vida durante uma viagem de avião é compensada através do recurso a diversos procedimentos e objectos que, no caso de estudo apresentamos, tentam controlar a natural impaciência de uma criança. O nosso artigo selecionou um conjunto de exemplares presentes a bordo dos aviões da TAP Portugal que considerámos emblemáticos do esforço para amenizar ou condicionar a sua atitude, preservando a sã convivência nesse espaço inescapável. O arco temporal compreendido entre as décadas de sessenta a oitenta pode considerado como o capítulo final de um serviço refinado entre as companhias aéreas, que se perdeu a partir da desregulação do mercado das rotas e tarifas aéreas generalizado a partir das décadas seguintes. Estes objectos, parecendo inócuos, possuíram a duplicidade funcional de entreter e simultaneamente prolongar a experiência e valores da marca TAP. O nosso artigo propõem-se resgatar a sua memória no discurso visual efémero da História do Design em Portugal.<hr/>Abstract The artificiality of life during a plane journey is compensated using various procedures and objects that, in the present case-study, attempt to control a child's natural impatience. Our article selected a set of resources on-board TAP Portugal planes that we considered emblematic of the effort to soften or condition their attitude, preserving healthy coexistence in this inescapable space. The time span between the sixties and eighties can be considered as the final chapter of a refined service among airlines, lost in the following decades due to the deregulation of routes and airfares. These objects, appearing innocuous, had the functional duplicity of entertaining and simultaneously prolonging the experience and values of the TAP brand. Our article aims to rescue its memory in the ephemeral visual discourse of the History of Design in Portugal. <![CDATA[Case study of the use of immersive 360 video for the representation and dissemination of procedures in a letterpress workshop]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La tecnología audiovisual e inmersiva ha evolucionado de manera considerable y espectacular en los últimos años. Esto ha posibilitado el desarrollo de contenidos educativos y divulgativos con una mayor capacidad de interacción con el espectador/usuario, así como un mayor grado de inmersión. Los avances han contribuido a incrementar la capacidad de representación del espacio donde se producen los eventos y a profundizar en diferentes grados de realismo. El potencial expresivo de estos nuevos medios, como la tecnología de realidad virtual o el vídeo 360, han aumentado las posibilidades a nivel de creación de contenidos, especialmente para la formación y la enseñanza. En este artículo, se presenta un estudio de caso de uso del vídeo 360 en los procesos de producción de composición e impresión tipográfica en el taller de la Familia Plómez, ubicado en Madrid. El estudio de caso sirve para establecer una serie de directrices y parámetros en lo referente a la enseñanza de disciplinas que tienen un elevado componente de producción artesanal y en el que las tecnologías de realidad virtual y el vídeo 360 posibilitan visualizar el conjunto del espacio y cómo se trabaja en él. El proceso de composición e impresión con tipos móviles ha sido filmado en vídeo 360, grabando todos los pasos fundamentales con el objetivo de conseguir abrir nuevas vías de divulgación de estas técnicas artesanales.<hr/>Abstract Audiovisual and immersive technology has evolved considerably and spectacularly in recent years. This has made it possible to develop educational and informative content with a greater capacity for interaction with the viewer/user, as well as a greater degree of immersion. Advances have contributed to increase the capacity of representation of the space where events take place and to deepen different degrees of realism. The expressive potential of these new media, such as virtual reality technology or 360 video, has increased the possibilities for content creation, especially for training and education. This article presents a case study of the use of 360 video in the production processes of typesetting and letterpress printing in the Plómez Family workshop, located in Madrid. The case study serves to establish a series of guidelines and parameters with regard to the teaching of disciplines that have a high component of artisan production and in which virtual reality technologies and 360 video make it possible to visualise the whole space and how work is done in it. The process of composition and printing with movable type has been filmed in 360 video, recording all the fundamental steps with the aim of opening up new ways of disseminating these craft techniques. <![CDATA[Co-design de moda com IA no cenário phygital]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract For several years, the fashion industry has been grappling with an exponential technological and digital transformation, revolutionising the way ideas are conceived, designed, produced, communicated and sold. Artificial intelligence, integrated in fashion design, gives rise to new scenarios and acts of cultural and social construction in which human creativity and technology merge into new co-creative and collaborative approaches. Through the analysis of two significant case studies, Robbie Barrat and Anna Yang, this contribution aims to investigate the methodologies and practices through which this emerging phenomenon modifies the fashion design process and the skills of the professionals involved. The analysis provides insight into the ways in which archives can be transformed into datasets and the process of human-technology collaboration in fashion design.<hr/>Resumo A indústria da moda tem lidado com uma transformação tecnológica e digital exponencial há vários anos, revolucionando a forma como as ideias são concebidas, projectadas, produzidas, comunicadas e vendidas. A inteligência artificial, integrada no design de moda, dá origem a novos cenários e actos de construção cultural e social em que a criatividade humana e a tecnologia se fundem em novas abordagens co-criativas e colaborativas. Através da análise de dois estudos de caso significativos, Robbie Barrat e Anna Yang, este contributo pretende investigar as metodologias e práticas através das quais este fenómeno emergente modifica o processo de design de moda e as competências dos profissionais envolvidos. A análise fornece uma visão sobre as formas como os arquivos podem ser transformados em conjuntos de dados e sobre o processo de colaboração humano-tecnológica no design de moda. <![CDATA[Aplicação de tecnologias de design visual (ou design multimédia) na formação contínua em design na Ucrânia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The search for effective innovative approaches to teaching and developing students’ creative potential, as well as training qualified professionals who will meet the needs of a rapidly changing society, is a topical and prominent issue today. The purpose of this study was to thoroughly investigate and analyse the role of visual design technologies in the context of design education in Ukraine. The study used methods of analysis, synthesis, and a typological approach. As a result of this study, an in-depth analysis of the role of visual design technologies in the context of design education was performed. The study found that the use of modern visual design technologies creates new opportunities for students, including the ability to experiment with unique design ideas and concepts, interact with virtual objects and receive instant feedback. This approach promotes active learning, stimulates creativity, and the development of critical thinking in students. It was found that design education and multimedia technologies support the development of creative thinking, promote innovation, and interdisciplinary communication. This study confirms the importance of applying visual design technologies in design education and reveals the prospects for the development of this industry in the modern world. The findings of this study can be used to develop updated approaches to teaching in continuing design education.<hr/>Resumo A procura de abordagens inovadoras e eficazes para ensinar e desenvolver o potencial criativo dos estudantes, bem como para formar profissionais qualificados que satisfaçam as necessidades de uma sociedade em rápida mutação, é uma questão atual e proeminente. O objetivo deste estudo foi investigar e analisar minuciosamente o papel das tecnologias de design visual no contexto da educação em design na Ucrânia. O estudo utilizou métodos de análise, síntese e uma abordagem tipológica. Foi estabelecido que as modernas tecnologias de design visual têm um potencial significativo para melhorar a qualidade e a eficiência do processo educativo no domínio do design. O estudo concluiu que a utilização de tecnologias modernas de design visual cria novas oportunidades para os estudantes, incluindo a capacidade de experimentar ideias e conceitos de design únicos, interagir com objectos virtuais e receber feedback instantâneo. Esta abordagem promove a aprendizagem ativa, estimula a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Verificou-se que o ensino do design e as tecnologias multimédia apoiam o desenvolvimento do pensamento criativo, promovem a inovação e a comunicação interdisciplinar. Este estudo confirma a importância da aplicação de tecnologias de design visual no ensino do design e revela as perspectivas de desenvolvimento desta indústria no mundo moderno. As conclusões deste estudo podem ser utilizadas para desenvolver abordagens actualizadas do ensino na formação contínua em design. <![CDATA[Associationism in music education: the case of SEM-EE, the Society for Musical Education of the Spanish State]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La actividad y el trabajo colaborativo que se realiza desde las asociaciones de educación musical (AEM) pueden convertirse en un gran apoyo e impulso para el avance de la enseñanza de la música, sin embargo, no constan estudios que lo demuestren en el entorno español. Por ello, el objetivo de este artículo, es explorar el caso de la Sociedad para la Educación Musical del Estado Español (SEM-EE), a través de la percepción de los conocedores de la SEM-EE, en cuanto a la utilidad que ha tenido para ellos la asociación en el desarrollo de su trayectoria profesional docente, el valor considerado al formar parte de la organización, y la repercusión de las acciones de esta entidad en la educación musical española. Para ello, se aplicó un cuestionario diseñado ad hoc a una muestra de 53 conocedores de SEM-EE. Los resultados indican que las valoraciones respecto a las aportaciones de la SEM-EE son mayormente positivas, contribuyendo a la promoción y desarrollo de la educación e investigación musical en general, y al incremento de la implicación y el compromiso de los docentes en este ámbito educativo. Estos datos deberían ser tenidos en cuenta para fomentar la membresía y el mantenimiento de las AEM que trabajen en el avance de la educación y la investigación musical.<hr/>Abstract The activity and collaborative work carried out by music education associations (AEM) can become a great support and impetus for the advancement of music teaching, however, there are no studies that demonstrate this in the Spanish environment. Therefore, the objective of this article is to explore the case of the Society for Musical Education of the Spanish State (SEM-EE), through the perception of those who know the SEM-EE, regarding the usefulness that this association has had for them in the development of their professional teaching career, the value given to being part of the organization society, and the impact of the entity actions on Spanish music education. To this end, a questionnaire designed ad hoc was applied to a sample of 53 SEM-EE experts. The results indicate that the evaluations regarding the contributions of the SEM-EE are mostly positive, encouraging the promotion and the development of musical education and research in general, and the increase in the involvement and commitment of teachers in this educational field. These data should be taken into account to promote membership and maintenance of AEMs that work to advance music education and research. <![CDATA[Harmonizando a mente: Explorando o impacto psicológico da terapia vocal em estudantes universitários de música]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract We consider mental health as a fundamental human value, the state of which must be maintained throughout university education. This study delves into the psychological effects of vocal therapy on university music students, addressing a gap in research on targeted mental health interventions for this group. Amidst the unique pressures of music education, this research examines how vocal therapy can aid in emotional release and personal expression, potentially influencing students’ coping strategies, social connectedness, mental health, and overall resilience. Coping strategies and social connectedness are key factors that ensure students' resilience to various life challenges and stresses. Developing and maintaining these aspects of mental health not only helps students cope with current tasks and problems but also lays the foundation for their successful adaptation and growth in the future. We have employed the following validated instruments: Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), Short Form-36 (SF-36), UCLA Loneliness Scale, Coping Inventory for Stressful Situations (CISS), and the Connor-Davidson Resilience Scale (CD-RISC). The study compares students undergoing vocal therapy with those who are not. These findings underscore the efficacy of vocal therapy as a comprehensive intervention, advocating for its integration into university mental health services. This study contributes to the growing field of music therapy and mental health, offering essential insights for educational institutions, mental health professionals, and music educators.<hr/>Resumo Consideramos a saúde mental um valor humano fundamental, cujo estado deve ser mantido durante todo o ensino universitário. Este estudo investiga os efeitos psicológicos da terapia vocal em estudantes universitários de música, abordando uma lacuna na pesquisa sobre intervenções de saúde mental direcionadas para este grupo. Em meio às pressões únicas da educação musical, esta pesquisa examina como a terapia vocal pode ajudar na liberação emocional e na expressão pessoal, influenciando potencialmente as estratégias de enfrentamento dos alunos, a conexão social, a saúde mental e a resiliência geral. As estratégias de enfrentamento e a conexão social são fatores-chave que garantem a resiliência dos alunos aos vários desafios e tensões da vida. Desenvolver e manter estes aspectos da saúde mental não só ajuda os alunos a lidar com as tarefas e problemas actuais, mas também estabelece as bases para a sua adaptação e crescimento bem-sucedidos no futuro. Empregamos os seguintes instrumentos validados: Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), Short Form-36 (SF-36), UCLA Loneliness Scale, Coping Inventory for Stressful Situations (CISS) e Connor-Davidson Resilience Scale (CD-RISC). O estudo compara estudantes em terapia vocal com aqueles que não o fazem. Estes resultados sublinham a eficácia da terapia vocal como uma intervenção abrangente, defendendo a sua integração nos serviços universitários de saúde mental. Este estudo contribui para o crescente campo da musicoterapia e saúde mental, oferecendo insights essenciais para instituições educacionais, profissionais de saúde mental e educadores musicais. <![CDATA[Envolvimento dos jovens designers de moda em Portugal: processo criativo e a relação da moda com vertentes ativistas.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Impulsionados pelas demandas da sociedade e pela crescente preocupação global, tanto em questões climáticas quanto sociais, alguns designers e marcas do setor da moda estão adotando práticas mais conscientes em relação ao ambiente e aos direitos humanos. O objetivo deste estudo é analisar o envolvimento dos jovens designers de moda e suas manifestações de ativismo no processo criativo. A pesquisa apresenta uma breve abordagem do contexto da sociedade portuguesa e do ativismo na moda, seguida por uma investigação exploratória que utiliza a abordagem metodológica qualitativa, com recurso a entrevistas em profundidade, nas quais se investigou o processo de socialização dos participantes e a relação que estabeleceram com a moda. Assim como o processo criativo e a sua relação com as diferentes dimensões da sustentabilidade, a fim de compreender o posicionamento e envolvimento desses designers.<hr/>Abstract Driven by society's demands and growing global concern, both in climate and social issues, some designers and brands in the fashion sector are adopting more conscious practices about the environment and human rights. This study aims to analyze the involvement of young fashion designers and their manifestations of activism in the fashion creative process. The research presents a brief approach to the context of Portuguese society and fashion activism. Moreover, it is followed by an exploratory investigation that uses a qualitative methodological approach, using in-depth interviews, in which the socialization process of the designers and the relationship they established with fashion. As well as the creative process and its relationship with the different dimensions of sustainability, to understand the positioning and involvement of these designers with activist aspects. <![CDATA[O que se ganha, o que se perde. Arte pública e gentrificação em duas cidades das Américas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Articulando noções da história das cidades, história da arte pública, morfologia urbana e urbanismo crítico, este artigo tem como objetivo investigar as respostas de dois artistas a processos de requalificação urbana e de gentrificação, apartados no tempo e no espaço. No caso do brasileiro Guga Ferraz, a cidade do Rio de Janeiro do começo do século XX, enquanto o estadunidense David Hammons responde às fortes transformações da cidade de Nova York nas últimas décadas. A metodologia se orientou por uma pesquisa de natureza exploratória, lastreada na revisão da literatura, em investigação arquivística em torno da obra dos dois artistas, além de observações críticas a partir da visita à estrutura de Hammons instalada em Nova York. De acordo com o que pudemos observar, tanto neste estudo como em outras pesquisas relacionadas, as reações de artistas a processos de requalificação de áreas urbanas e de sua reconfiguração social, impulsionados por interesses do capital, parecem oscilar entre a invisibilidade (Ferraz) e a instrumentalização perpetrada por forças que pretende enfrentar.<hr/>Abstract Articulating notions of the history of cities, the history of public art, urban morphology and critical urbanism, this article aims to investigate the responses of two artists to processes of urban requalification and gentrification, separated in time and space. In the case of the Brazilian Guga Ferraz, the city of Rio de Janeiro at the beginning of the 20th century, while the American David Hammons responds to the strong transformations of New York City in recent decades. The methodology was guided by exploratory research, based on a literature review, archival research into the work of the two artists, as well as critical observations based on a visit to Hammons' structure in New York. According to what we were able to observe, both in this study and in other related research, the reactions of artists to processes of requalification of urban areas and their social reconfiguration, driven by the interests of capital, seem to oscillate between invisibility (Ferraz) and instrumentalization perpetrated by forces that they intend to confront. <![CDATA[Transformable furnishing: from ‘modern home’ to contemporary house]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-01802024000200157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Among the many problems highlighted by the recent COVID-19 pandemic is the inadequacy of many homes to accommodate people during a health emergency. During the various lockdowns, flats that needed to be bigger, more distributed, or more modern did not help to organise one’s time or daily activities (studying, working, exercising, or simply secluding oneself) in the best possible way. Redesigning the existing seems a possible solution, not by demolishing obsolete dwellings, but by adapting them through ‘light systems,’ i.e., through furnishings: an ‘ex-post’ intervention that can redevelop spaces by leveraging the concepts of transformability and flexibility. Lessons can be learned in this respect, from the history of modern housing to contemporary experience. The article broadly traces this history (with a look at the culture of Italian living) so that from experience, we can learn solutions for living in the future.<hr/>Resumen Entre los muchos problemas que ha puesto de manifiesto la reciente pandemia de COVID-19 está la inadecuación de muchas viviendas para alojar a las personas durante una emergencia sanitaria. Durante los diversos encierros, los pisos que debían ser más grandes, más distribuidos o más modernos no ayudaban a organizar el tiempo ni las actividades cotidianas (estudiar, trabajar, hacer ejercicio o simplemente recluirse) de la mejor manera posible. Rediseñar lo existente parece una posible solución, no demoliendo viviendas obsoletas, sino adaptándolas mediante un “sistema ligero”, come el mobiliario: una intervención “a posteriori” que puede reurbanizar los espacios aprovechando los conceptos de transformabilidad y flexibilidad. Se pueden extraer lecciones en este sentido, desde la historia de la vivienda moderna hasta la experiencia contemporánea. El artículo traza a grandes rasgos esta historia (con una mirada a la cultura de la vivienda italiana) para que, de la experiencia pasada, podamos aprender soluciones para vivir en el futuro.