Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-045820210001&lang=pt vol. 8 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[NOTA INTRODUTÓRIA: CIDADE “SENTIENTE”- UMA PAISAGEM ATONAL]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Biopolíticas da Luz nas Cidades Modernas e Contemporâneas: Do Olhar-Luz Disciplinar às Luzes Operacionais de Controle]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, buscaremos explicitar algumas das relações entre luz e biopolítica na ci- dade moderna e na contemporânea. Consideramos a luz como uma estimulação externa ca- paz não apenas de atingir e sensibilizar os corpos como também de agir, de diversas formas e em diferentes graus, sobre eles. A partir dessa premissa, nos perguntaremos de que maneira, na modernidade e na contemporaneidade, as materialidades e práticas luminosas do espaço urbano teriam a capacidade de influenciar, determinar, capturar, vigiar, disciplinar e controlar as opiniões, discursos e práticas dos indivíduos. Com o intuito de esboçar alguns elementos parciais de resposta a essa abrangente problemática, buscaremos demonstrar, em um primeiro momento, de que maneira a iluminação pública da Paris moderna poderia ser encarada como uma tecnologia disciplinar. Em seguida, nos perguntaremos de que modo a luz poderia, ain- da na contemporaneidade, participar de diversas estratégias de poder. A partir de Paul Virilio (2002), argumentaremos que houve um deslocamento nas estratégias de controle por meio da luz em relação a épocas anteriores. Retomando uma distinção proposta pelo autor, queremos delinear dois regimes: o primeiro, oriundo da modernidade, que se caracterizaria pelo emprego de “luz direta”; ao qual se acrescentaria hoje um segundo regime de “luz indireta”, próprio às sociedades de controle. Desse modo, procuraremos desnaturalizar nossa relação com a luz, no contexto da cultura ocidental, e reconhecer seu protagonismo ao serviço de foto-políticas, termo que propomos para designar algumas das instrumentalizações (bio)políticas da luz. Por fim, analisando obras e práticas luminosas insurgentes da contemporaneidade, buscaremos refletir sobre possíveis estratégias através das quais poderiam ser erguidas contraluzes.<hr/>Abstract In this article, we seek to explain some of the relationships between light and biopolitics in modern and contemporary cities. We consider light as an external stimulation capable of not only impacting and sensitizing bodies, but also influencing them in different ways and to different degrees. Based on this premise, we ask ourselves how, in modernity and in contemporary times, the luminous materialities and practices of urban space have the capacity to influence, determine, capture, monitor, discipline and control the opinions, discourses and practices of individuals. In order to outline some partial elements of response to this wide-ranging problem, we first try to demonstrate how public lighting in modern Paris can be considered a disciplinary technology. Then, we ask how light can, even today, participate in different power strategies. Starting with Paul Virilio (2002), we argue that there has been a shift in control strategies through light in relation to previous times. Subsequently, a distinction is proposed by the author, outlin- ing two regimes: the first, coming from modernity, is characterized by the use of “direct light”; to this, we can now add a second regime of “indirect light”, characteristic of societies of control. Thereby, we attempt to denaturalize our relationship with light, in the context of western culture, and recognize its role in the service of photo-politics, a term that we propose to designate some of the (bio)political instrumentalizations of light. Finally, analyzing contemporary insurgent luminous artworks and practices, we reflect on the possible strategies through which insurgent lights could be raised. <![CDATA[Corpos Dissonantes e as Lutas Pelo Espaço Urbano: Narrativas em Documentários Internacionais Sobre o Rio de Janeiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Um dos imaginários mais sólidos do Brasil diz respeito à perfeição física, representada atualmente na forma dos corpos femininos cisgênero, brancos, magros, que ocupam as praias da zona sul do Rio de Janeiro e assumida como atributo da marca Rio na construção da “cidade olímpica”. Este artigo busca compreender, por meio de uma análise crítica de quatro documentários internacionais de televisão produzidos e exibidos por televisões estrangeiras durante o chamado “período Olímpico”, como os corpos dissonantes a esses imaginários disputam espaços, o direito à cidade e a narrar-se por meio de rompimentos com a marca oficial. Apesar da diversidade cotidiana dos corpos dissonantes, três ganham espaço na mídia internacional: mulheres trans e travestis, analisadas em Gaycation: Brazil de Page e Daniel (2016) e Rio 50 Degrees - Carry on Carioca de Temple (2014); corpos negros e pobres invisibilizados no cotidiano urbano, em Copacabana Palace de Waldron (2014) e pessoas com deficiência que lutam pelo direito à inclusão e à mobilidade em A Bumpy Road to Rio de Fox (2015). Ainda que as representações desses corpos sejam pequenas em relação à ratificação dos imaginários já sólidos dos corpos perfeitos, sua abordagem contribui para dar visibilidade a sujeitos invisibilizados pelo processo de city branding, promovendo um importante questionamento em relação ao achatamento de sujeitos e subjetividades que a estratégia de construção da marca acaba por impor, além de mostrar outras possibilidades de existência, pontos de conflito diversos e de disputas pelo espaço urbano.<hr/>Abstract Physical perfection is one of the most solid imaginary of Brazil and it is currently represented in the form of cisgender white, thin, female bodies that occupy the beaches of the south zone of Rio de Janeiro. It was also an attribute of the brand Rio during the construction of “Olympic city”. This article aims to understand, through a critical analysis of four international television documentaries produced and exhibited by foreign televisions during the so-called “Olympic period”, how the bodies that are dissonant in relation to these imaginaries struggle over urban spaces, the right to the city and to narrate themselves, breaking with the official brand. Despite the diversity of dissonant bodies, three of them gain space in the international media: trans and transvestite women, analyzed in Gaycation: Brazil by Page and Daniel (2016) and Rio 50 Degrees - Carry on Carioca by Temple (2014); black and poor bodies made invisible in urban daily life at Copacabana Palace by Waldron (2014) and people with disabilities who fight for the right to inclusion and mobility in A Bumpy Road to Rio by Fox (2015). Although the representations of these bodies are still small in relation to the solid imaginary of the perfect bodies, their approach contributes to give visibility to subjects made invisible by the city branding process. They also promote an important question in relation to the flattening of subjects and subjectivities that the megaevent strategy ends up imposing, in addition to showing other possibilities of existence, conflicts and disputes over urban space. <![CDATA[Cidade e Performatividade: Rupturas Normativas no Espaço Público Informal - Um Estudo de Caso na Cidade do Recife, Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir do questionamento da ideia de uma cidade hegemônica e com estruturas totalizantes, este artigo toma os corpos no espaço urbano como um modo de discutir essas estruturas normativas e, por isso, procura investigar como pensar a cidade para as diversas performatividades, ao levar em consideração os corpos além dos determinados normativos. Para tanto, são utilizados como fios condutores de interpretação e construção da investigação os conceitos de performatividade da filósofa Judith Butler (1990/2020) e os de micropolítica e macropolítica dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari (1980/1996), através dos quais se chegou ao entendimento da segmentação do fazer cotidiano. Esses segmentos podem ser caracterizados como linear (os processos históricos), circular (as ocupações do território) e binário (as dualidades sociais). O processo de aplicação em campo dos conceitos estudados foi realizado no Brasil, na cidade do Recife, e a área escolhida foi o entorno do Mercado de São José, localizado no centro histórico, onde existiu, até ao ano de 2019, uma intensa atividade de comércio informal. A investigação estruturou-se em interpretar como se conformam algumas das segmentaridades sociais desse espaço, com o objetivo de caracterizar as relações de apropriação espacial pelos corpos performativos. Diante disso, chegou-se como resultado à enunciação de um conceito para caracterizar a relação entre os corpos e a área observada: os espaços performativos disruptivos. Dessa maneira, este trabalho busca contribuir para a prática do urbanismo, ao propor um olhar mais inclusivo sobre a cidade.<hr/>Abstract By questioning the idea of a hegemonic city and with totalizing structures, this article takes the bodies in the urban space as a way to argue the normative structures and, therefore, seeks to investigate the thinking of the city for various performativities, by taking into account bodies beyond certain normatives. To this end, the concepts of performativity of the philosopher Judith Butler (1990/2020) and the concepts of micropolitics and macropolitics of the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari (1980/1996) are used for the interpretation and construction of the research, through which it was possible to understand the segmentation of the everyday doing. Those segments can be characterized as linear (the historical processes), circular (the territory occupations) and binary (the social dualities). The application process in the field of the concepts studied was carried out in Brazil, in the city of Recife, and the area chosen was the surroundings of the São José market, located in the historical center, where existed an intense informal trade activity until 2019. The investigation was structured in interpreting how some of the social segmentarities of this space conform, with the objective of characterising the relations of spatial appropriation by the performative bodies. Consequently, the enunciation of a concept was reached as a result to characterize the relationship between the bodies and the observed area: the disruptive performative spaces. Therefore, this work seeks to contribute to the practice of urbanism, by proposing a more inclusive look at the city. <![CDATA[A Praça Nelson Mandela: Espacialidades em Fronteira]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa mais ampla, realizada no bairro Lavapiés, região central de Madrid, voltada a apreender a constituição de suas distintas espacialidades e os sentidos que elas geram na cultura. A discussão aqui proposta terá como objeto a praça Nelson Mandela, um dos principais pontos de encontro de imigrantes na região, com o intuito de verificar de que maneira ocorre a emersão de espacialidades pautadas pelos intercâmbios e tensionamentos entre os diferentes grupos que frequentam o espaço. Para tanto, a análise terá por base a ambivalência que caracteriza o funcionamento da fronteira semiótica, tal como ela foi definida pelo semioticista da cultura Iuri Lotman (1996). A deriva situacionista e a observação participante foram utilizadas como método de pesquisa. Na praça, nota-se a presença de duas espacialidades distintas: uma marcada por um distanciamento que resulta em relações pautadas por aquilo que Richard Sennett(2018/2019) indica ser o “próximo-estranho” e outra caracterizada por intercâmbios tradutórios pelos quais se constrói uma cidade diferente daquela planejada pelo urbanismo. Por meio da discussão, objetiva-se ainda pontuar de que maneira, por meio da fronteira, se torna possível apreender formas de constituição da cidade pidgin (Careri, 2016/2017), que emergem em meio a relações marcadas pela imprevisibilidade e pelo erro, decorrentes das interações estabelecidas entre distintas alteridades.<hr/>Abstract This article presents the partial result of a broader research, carried out in the Lavapiés neighborhood, central Madrid, aimed at apprehending the constitution of its distinct spatialities and the meanings they generate in culture. The object of discussion hereby proposed is Nelson Mandela square, one of the main meeting points of immigrants in the region, in order to verify how the emergence of spatialities based on exchanges and tensions among the different groups spending time at the venue occurs. To this end, the analysis will be based on the ambiva- lence that characterizes the functioning of the semiotic frontier, as defined by the culture cultural semiotician Iuri Lotman (1996). The research method includes situationist drift and the participant observation. In the square, the presence of two distinct spatialities is noticed: one marked by a distancing resulting in relationships guided by what Richard Sennett(2018/2019) indicates as the “close-stranger” and another one characterized by translational exchanges by which a city is built differently from the one planned by urbanism. Through the discussion, it is also aimed to point out how, through the frontier, it becomes possible to apprehend forms of constitution of the pidgin city (Careri, 2016/2017), which emerges in the midst of relationships marked by unpredictability and error, resulting from the interactions established between different alterities. <![CDATA[Comunicação e Mobilidade: Experiências de Deslocamento Mediado em Buenos Aires]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article aims to identify and describe the specificities of the urban mobility experience of inhabitants who use transportation apps to move around the city of Buenos Aires taking into account social, economic and cultural aspects of their experiences. We seek elements to understand how the use of these apps is part of people’s daily lives and, ultimately, to what extent it contributes to social inclusion, revealing the social aspects that are at stake. Intending to mobilize communication studies, theoretically, this paper articulates the new paradigm of mobilities in the social sciences with cultural studies. We accompanied nine participants of the study, from the first event of their days to the last, during a daily journey. When accompanying them around the city, the collection instruments included interviews and video recording of travel moments from the perspective of the participants themselves, who wore glasses with a hidden video camera. Based on the narratives of participants’ life stories during commuting, we describe how imagining, adapting and belonging to a strange and at times hostile environment relates to mobile-mediated travel experiences. Therefore, we describe processes in which the narratives about the experiences of migration and the daily flows of displacement are articulated with the mediation of transportation applications.<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo identificar e descrever as especificidades da experiência de mobilidade urbana dos habitantes que utilizam aplicações de transporte para se deslocarem pela cidade de Buenos Aires, levando em conta os aspectos sociais, econômicos e culturais de suas experiências. Buscamos elementos para entender como o uso dessas apps faz parte da vida cotidiana das pessoas e, em última instância, até que ponto contribui para a inclusão social, revelando os aspectos sociais que estão em jogo. Com a intenção de mobilizar os estudos de comunicação, teoricamente, este trabalho articula o novo paradigma da mobilidade nas ciências sociais com os estudos culturais. Acompanhamos nove participantes do estudo, desde o primeiro evento de seus dias até o último, durante uma jornada diária. Ao acompanhá-los pela cidade, os instrumentos de coleta incluíram entrevistas e gravações em vídeo de momentos da viagem a partir da perspectiva dos próprios participantes, que usaram óculos com uma câmera de vídeo oculta. Com base nas narrativas sobre as histórias de vida dos participantes durante a viagem, descrevemos como imaginar, adaptar e pertencer a um ambiente estranho e às vezes hostil se relacionam com experiências de viagem mediadas por dispositivos móveis. Portanto, descrevemos processos nos quais as narrativas sobre as experiências de migração e os fluxos diários de deslocamento são articulados com a mediação de aplicações de transporte. <![CDATA[Espaço Inventário, Espaço Inventado]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo aborda a experiência de construção de territórios de escuta na cidade de Belmonte (Brasil), e discute como a escuta pode ser uma forma de conhecimento do mundo que parte do sensorial e nele mergulha intensamente, para trazer à tona insights que podem nortear compreensões sobre um objeto em diversos aspectos, no caso da cidade, desde sua estrutura urbana até as relações entre pessoas que a habitam. O texto propõe um ensaio em que os diários de viagem dialogam com a abertura para as sensações provocadas pelas paisagens sonoras e suas características reticulares onde o afeto, a convivência, as diferenças, as relações entre seres humanos e não-humanos, as geografias do poder econômico, as diferentes subjetividades, e a multiplicidade que caracteriza uma cidade se manifestam. O texto parte do princípio de que escutar é estar atento ao movimento dinâmico do mundo e à efemeridade dos acontecimentos e entrelaçamentos que nele ocorrem para traduzir o que nos afeta em palavras. Embora se centre em uma abordagem pela escuta, o ensaio reflete sobre a impossibilidade de separação entre os sentidos na percepção e sua atuação contínua nas relações seres humanos-mundo, constituindo não só subjetividades e idiossincrasias individuais, mas também perspectivas compartilháveis sobre o ser e estar no espaço comum.<hr/>Abstract This article addresses the engendering of listening territories in the town of Belmonte (Brazil) and discusses how listening can be about a way of knowing the world which starts in the senses and dives into it deeply and intensely to bring to light insights that can guide our perceptions of an object in various aspects. Regarding a city, those aspects can go from its urban structure to the relationships between people who inhabit it. The text proposes an essay in which travelogues engage in dialogue with the openness to the sensations caused by the soundscapes and their reticular characteristics where affection, coexistence, differences, the relations between human and non-human beings, the geographies of economic power, different subjectivities and the multiplicity that characterises a city are manifested. It presupposes that to listen is to be attentive to the dynamic movement of the world and the ephemerality of the events and interweav ings that occur in it to translate what affects us into words. Although the essay focuses on an approach to listening, it acknowledges the impossibility of separating the five senses in perception and their continuous action in the relations between human beings and the world, thus forming not only individual subjectivities and idiosyncrasies, but also shareable perspectives on being and acting in the shared space. <![CDATA[Janelas Sonoras em Tempos de Pandemia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As reflexões desenvolvidas neste artigo tomam como referência não só parte da literatura especializada que analisou a trajetória de algumas sociedades em tempos de pandemia e foi produzida no quadro dos estudos de som, como também o material audiovisual e narrativas levantadas durante uma pesquisa exploratória realizada na mídia tradicional e nas redes sociais da internet sobre o comportamento e reações dos atores durante as quarentenas da covid-19 que ocorreram em 2020 e 2021 em diversas localidades do globo (com destaque não só para o contexto do Brasil e dos Estudos Unidos da América, como também dos países do continente europeu). Salienta-se que se procurou analisar aqui o duplo fluxo de aproximações e afastamentos entre os atores que - privados em grande medida de sua dinâmica de interações coletivas e cotidianas nas cidades (por conta das medidas sanitárias de distanciamento social recomendadas pelas autoridades durante a pandemia) - encontraram em algumas experiências sonoras de solidariedade e de protesto (que ecoaram nos territórios) alternativas para a concretização de intercâmbios socioculturais relevantes. Assim, os atores produziram alianças e tensões peculiares e relevantes nesse contexto, as quais possibilitam que se repense - especialmente da perspectiva dos estudos de som e música - não só as dinâmicas sociopolíticas das experiências acústicas que foram geradas em várias localidades, como também os limites e a porosidade das fronteiras tradicionais entre as esferas do público e do privado.<hr/>Abstract The ideas developed in this article take as reference not only part of the literature that analyzed the trajectory of some societies in times of pandemic and was produced within the framework of sound studies, but also the audiovisual material and narratives collected during an exploratory research. This research was carried out in the traditional media and on the social networks of the internet and focused on the behavior and reactions of the actors during the quarters of the covid-19 that occurred in 2020 and 2021 in several locations around the globe (with emphasis not only on the context of Brazil and the United States of America, but also on the countries of the European continent). It should be noted that we tried to analyze here the double flow of approximations and distances between the actors that - largely deprived of their dynamics of collective and daily interactions in the cities (due to the sanitary measures of social distance recommended by the authorities during the pandemic) - found, in some sound experiences of solidarity and protest (which echoed in the territories), alternatives for the realization of relevant socio-cultural exchanges. Thus, those actors produced peculiar and relevant alliances and tensions in this context, which make it possible to rethink - especially from the perspective of sound and music studies - not only the socio-political dynamics of the acoustic experiences that were generated in various locations, but also the limits and the porosity of traditional borders between the public and private spheres. <![CDATA[Sobre Caminhar em Confinamento]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No aparente paradoxo que a ideia de “caminhar em confinamento” encerra - também na sua relação com a cidade - encontrámos, na experiência de confinamento, algumas possibilidades de operar nessa tensão paradoxal. Serão hipóteses de potência coreopolítica, se postas em oposição à sensação de auto-corepoliciamento (a autovigilância do próprio movimento) e à extrema atenção dada ao movimento do “outro” como ameaça, que pode ser transformado numa proposta de jogo social.<hr/>Abstract In the apparent paradox that the idea of “walking in confinement” contains - also in its relationship with the city - we have found, in the confinement experience, some possibilities of operating in this paradoxical tension. These will be hypotheses of choreopolitical potency, if put in opposition to the sensation of self-chorepolicing (the self-monitoring of one’s own movement) - and to the extreme attention given to the movement of the “other” as a danger - which can be transformed into propositions for social play. <![CDATA[A Derme da Crise: Imaginando Atenas em Crise Como uma Colagem Urbana]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract A close look at the urban surfaces of Athens during the years of the economic crisis reveals the extensive phenomenon of the people’s interaction with the surface of the cityscape, the skin of Athens. A derma of crises that reflects Greece’s socio-political conditions over this period, and the austerity measures enforced by the official state. This rapidly transformed and ever-changing surface imagery can be recorded and used for reading and further understanding of how the public sphere responds to this period of decline, and reacts to the recession’s strategies of sovereignty. The urgency to document, give prominence to this urban field and examine it as a whole is of pivotal importance, considering the fact that the official authorities (such as the mayor of Athens) have recently taken action to eliminate the urban traces. However, these inscriptions bear witness to the continuous crisis mirrored on the Athenian walls and architectural volumes. Over the last years, there have been numerous scholars and researchers that have engaged with the study of the Athenian cityscape. Nonetheless, they particularly focus on graffiti, street art and slogans, and this engagement sometimes facilitates the emerging artistry or the discussion of socio-political connotations. In contrast to this, this article moves towards the identification of the phenomenon as a dynamic potential of a derma-city skin and does not specifically focus on them as mere details (often intentionally made, e.g. a graffiti). It examines the wholeness, the anonymity, the unintentional activity; how they contribute to the formulation of an urban collage, an assemblage of visual elements that co-exist making Athens a unique case of an over-marked city. The study of various dimensions of this skin and of the virtual preservation means aims to add a further layer of understanding to the urban space as a main field of socio-political connota tions during the crisis.<hr/>Resumo Um olhar atento para as superfícies urbanas de Atenas durante os anos da crise económica revela o fenómeno extensivo da interação das pessoas com a superfície da paisagem urbana, a pele de Atenas. Esta derme da crise reflecte as condições sociopolíticas da Grécia durante este período, e as medidas de austeridade impostas pelo estado oficial. A rápida transformação e as imagens de superfície em constante mudança podem ser gravadas e usadas para ler e compreender de que modo a esfera pública responde a este período de declínio, e reage às estratégias de soberania da recessão. A urgência de documentar, dar destaque a este campo urbano e examiná-lo como um todo é de importância fundamental, tendo em conta que as autoridades oficiais (como o presidente da câmara de Atenas) tomaram recentemente medidas para eliminar os vestígios urbanos. No entanto, estas inscrições testemunham a crise contínua espelhada nas paredes atenienses e nos volumes arquitetónicos. Ao longo dos últimos anos, inúmeros estudiosos e investigadores envolveram-se no estudo da paisagem urbana ateniense. No entanto, concentram-se particularmente no graffiti, na arte de rua e nos slogans, e este compromisso facilita, por vezes, a arte emergente ou a discussão de conotações sociopolíticas. Em contraste, este artigo dirige-se para a identificação do fenómeno como um potencial dinâmico de uma pele cidade-derme, não se focando especificamente neles como meros detalhes (muitas vezes intencionalmente feitos; por exemplo, um graffiti). Examina a integralidade, o anonimato, a atividade não intencional; como contribuem para a formulação de uma colagem urbana, uma montagem de elementos visuais que coexistem fazendo de Atenas um caso único de cidade sobremarcada. O estudo de várias dimensões desta pele e dos meios de preservação virtual visa aumentar a compreensão do espaço urbano como campo principal de conotações sociopolíticas durante a crise. <![CDATA[A Metrópole Carnavalizada: Os Blocos de Rua Como Performances Surrealistas e Situacionistas na Cidade do Rio de Janeiro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O carnaval de rua do Rio de Janeiro, manifestação cultural em franco crescimento nas últimas três décadas, foi alvo de recentes investimentos ordenadores pelo poder público e pelos interesses mercantis. Uma das consequências desta intervenção foi a distinção dos blocos de rua entre oficiais e não-oficiais. É acerca deste segundo tipo de blocos, caracterizados pela espontaneidade e pela horizontalidade, que este artigo tratará, tomando como caso exemplar o Cordão do Boi Tolo. Tais manifestações consubstanciam vivências da cidade que se impõem, do ponto de vista estético e cultural, como experiências criativas de performatização dos corpos. Numa perspectiva política, estas manifestações constituem formas libertárias de ocupação do espaço público e de ressignificação dos usos da cidade. Unindo análise literária, reflexão sociológica e observação etnográfica, o artigo pretende discutir este carnaval de rua como um prolongamento inesperado das propostas surrealista e situacionista de reencantamento do mundo e de mani festação do maravilhoso. Conclui-se que a magia que a literatura opera no surrealismo continua sendo atualizada nas ruas e encruzilhadas do Rio de Janeiro pelos blocos carnavalescos, em sua oposição aos poderes institucionais e ao controle do mercado. É no gozo da cidade pelos foliões que a flânerie se converte em escrita criativa da realidade. É nas ruas da metrópole carnavaliza- da que a deriva se encontra enraizada nas mais antigas tradições da praça como espaço livre e gratuito de criação popular.<hr/>Abstract The street carnival in Rio de Janeiro, cultural manifestation in rapid growth in the last three decades, has been the target of recent investments by the government and commercial interests. One of the consequences of this intervention was the distinction of blocos de rua (street carnival groups) between official and unofficial. This article will deal with this second type of groups, characterized by spontaneity and horizontality, taking as an exemplary case the group named Cordão do Boi Tolo. Such manifestations substantiate city experiences that impose themselves, from the aesthetic and cultural point of view, as creative experiences of performatization of bodies. From a political perspective, they are libertarian forms of occupation of public space and of redefining the uses of the city. Combining literary analysis, sociological reflection and ethnographic observation, the article intends to discuss this street carnival as an unexpected extension of the surrealist and situationist proposals for the re-enchantment of the world and the manifestation of the wonderful. It concludes that the magic that literature works in surrealism continues to be updated in the streets and crossroads of Rio de Janeiro by the blocos de rua, in their opposition to institutional powers and market control. It is in the enjoyment of the city by the revelers that the flânerie becomes creative writing of reality. It is in the streets of the carnivalized metropolis that the dérive is rooted in the oldest traditions of the square as a free space of popular creation. <![CDATA[Turismo e Cultura: O Carnaval na Cidade de Maceió (Brasil)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Carnaval é celebrado de forma peculiar na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas (Brasil), ao apresentar maior envolvimento da sociedade local no final de semana anterior à data oficial consagrada à festa no calendário. A “Prévia”, como é denominada, consolida-se a cada edição, mesmo que, em anos recentes, ações governamentais busquem o desenvolvimento de uma agenda carnavalesca mais ampla, que alcance as datas oficiais para tais festejos. Nesses termos, o objetivo desta investigação foi o de resgatar historicamente as dinâmicas apostas entre a cidade e o Carnaval, nas suas transversalidades com a cultura e o turismo. A estratégia investigativa associada à pesquisa, foco deste artigo, apresenta caráter qualitativo-exploratório, e a coleta de dados apoiou-se na pesquisa bibliográfica e documental e em entrevistas. O estudo, para compreensão das peculiaridades do objeto empírico, percorre os séculos XIX, XX e décadas iniciais do século XXI, em cada momento histórico questionando-se a articulação da festa carnavalesca com a própria cidade, a cultura e o turismo, quando este se faz presente. Os dados obtidos permitem caracterizar quatro ciclos no Carnaval de Maceió, períodos que podem se sobrepor: (a) de 1850 à 1930, momento em que as manifestações espontâneas do entrudo ganham maior organicidade, envolvendo especialmente afrodescendes e, em simultâneo, presença de racismo pelas elites brancas; (b) de 1930 à 1990, marcado pelo afastamento do centro histórico levando à segregação espacial; (c) de 1993 a 2005, soma-se à segregação espacial, a segregação temporal associada às Prévias; (d) após 2005, quando há expansão da festa, mas sem que a mesma venha, necessariamente, acompanhada de inclusão social.<hr/>Abstract Carnival is celebrated in a peculiar way in the city of Maceio, in the State of Alagoas (Brazil), by presenting greater involvement of local society in the weekend before the official date consecrated to the festival in the calendar. The “Previa”, as it is called, is consolidated in each edition, even if government actions seek to develop a broader Carnival agenda, which includes the official dates for such festivities. As such, the aim of this investigation was to historically rescue the dynamics between the city and Carnival, in their transversalities with culture and tourism. The investigation strategy of the research, the focus of this article is qualitative-exploratory in nature, and data collection was based on bibliographic and documentary research and interviews. The study to understand the peculiarities of the empirical object covers the 19th, 20th and early decades of the 21st centuries. At each historical moment it questions the articulation of the carnival festivities with the city itself, culture and tourism. The data obtained makes it possible to characterize four cycles in the Carnival of Maceió, periods that may overlap: (a) from 1850 to 1930, a time when the spontaneous manifestations of the entrudo gained organicity, involving especially Afro-descendants and, simultaneously, the prevalence of racism among the white elites; (b) from 1930 to 1990, marked by the distancing from the historical centre leading to the spatial segregation; (c) from 1993 to 2005, added to the spatial segregation, the temporary segregation associated to the Prévias; (d) after 2005, when the festival expanded, but was not necessarily coupled with social inclusion. <![CDATA[Entrevista com Hildegard Westerkamp: “Quando Começamos a Ouvir o Mundo Estamos a Tratar da Vida Toda”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Carnaval é celebrado de forma peculiar na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas (Brasil), ao apresentar maior envolvimento da sociedade local no final de semana anterior à data oficial consagrada à festa no calendário. A “Prévia”, como é denominada, consolida-se a cada edição, mesmo que, em anos recentes, ações governamentais busquem o desenvolvimento de uma agenda carnavalesca mais ampla, que alcance as datas oficiais para tais festejos. Nesses termos, o objetivo desta investigação foi o de resgatar historicamente as dinâmicas apostas entre a cidade e o Carnaval, nas suas transversalidades com a cultura e o turismo. A estratégia investigativa associada à pesquisa, foco deste artigo, apresenta caráter qualitativo-exploratório, e a coleta de dados apoiou-se na pesquisa bibliográfica e documental e em entrevistas. O estudo, para compreensão das peculiaridades do objeto empírico, percorre os séculos XIX, XX e décadas iniciais do século XXI, em cada momento histórico questionando-se a articulação da festa carnavalesca com a própria cidade, a cultura e o turismo, quando este se faz presente. Os dados obtidos permitem caracterizar quatro ciclos no Carnaval de Maceió, períodos que podem se sobrepor: (a) de 1850 à 1930, momento em que as manifestações espontâneas do entrudo ganham maior organicidade, envolvendo especialmente afrodescendes e, em simultâneo, presença de racismo pelas elites brancas; (b) de 1930 à 1990, marcado pelo afastamento do centro histórico levando à segregação espacial; (c) de 1993 a 2005, soma-se à segregação espacial, a segregação temporal associada às Prévias; (d) após 2005, quando há expansão da festa, mas sem que a mesma venha, necessariamente, acompanhada de inclusão social.<hr/>Abstract Carnival is celebrated in a peculiar way in the city of Maceio, in the State of Alagoas (Brazil), by presenting greater involvement of local society in the weekend before the official date consecrated to the festival in the calendar. The “Previa”, as it is called, is consolidated in each edition, even if government actions seek to develop a broader Carnival agenda, which includes the official dates for such festivities. As such, the aim of this investigation was to historically rescue the dynamics between the city and Carnival, in their transversalities with culture and tourism. The investigation strategy of the research, the focus of this article is qualitative-exploratory in nature, and data collection was based on bibliographic and documentary research and interviews. The study to understand the peculiarities of the empirical object covers the 19th, 20th and early decades of the 21st centuries. At each historical moment it questions the articulation of the carnival festivities with the city itself, culture and tourism. The data obtained makes it possible to characterize four cycles in the Carnival of Maceió, periods that may overlap: (a) from 1850 to 1930, a time when the spontaneous manifestations of the entrudo gained organicity, involving especially Afro-descendants and, simultaneously, the prevalence of racism among the white elites; (b) from 1930 to 1990, marked by the distancing from the historical centre leading to the spatial segregation; (c) from 1993 to 2005, added to the spatial segregation, the temporary segregation associated to the Prévias; (d) after 2005, when the festival expanded, but was not necessarily coupled with social inclusion. <![CDATA[Recensão do livro A Cidade em Todas as Suas Formas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582021000100257&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Carnaval é celebrado de forma peculiar na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas (Brasil), ao apresentar maior envolvimento da sociedade local no final de semana anterior à data oficial consagrada à festa no calendário. A “Prévia”, como é denominada, consolida-se a cada edição, mesmo que, em anos recentes, ações governamentais busquem o desenvolvimento de uma agenda carnavalesca mais ampla, que alcance as datas oficiais para tais festejos. Nesses termos, o objetivo desta investigação foi o de resgatar historicamente as dinâmicas apostas entre a cidade e o Carnaval, nas suas transversalidades com a cultura e o turismo. A estratégia investigativa associada à pesquisa, foco deste artigo, apresenta caráter qualitativo-exploratório, e a coleta de dados apoiou-se na pesquisa bibliográfica e documental e em entrevistas. O estudo, para compreensão das peculiaridades do objeto empírico, percorre os séculos XIX, XX e décadas iniciais do século XXI, em cada momento histórico questionando-se a articulação da festa carnavalesca com a própria cidade, a cultura e o turismo, quando este se faz presente. Os dados obtidos permitem caracterizar quatro ciclos no Carnaval de Maceió, períodos que podem se sobrepor: (a) de 1850 à 1930, momento em que as manifestações espontâneas do entrudo ganham maior organicidade, envolvendo especialmente afrodescendes e, em simultâneo, presença de racismo pelas elites brancas; (b) de 1930 à 1990, marcado pelo afastamento do centro histórico levando à segregação espacial; (c) de 1993 a 2005, soma-se à segregação espacial, a segregação temporal associada às Prévias; (d) após 2005, quando há expansão da festa, mas sem que a mesma venha, necessariamente, acompanhada de inclusão social.<hr/>Abstract Carnival is celebrated in a peculiar way in the city of Maceio, in the State of Alagoas (Brazil), by presenting greater involvement of local society in the weekend before the official date consecrated to the festival in the calendar. The “Previa”, as it is called, is consolidated in each edition, even if government actions seek to develop a broader Carnival agenda, which includes the official dates for such festivities. As such, the aim of this investigation was to historically rescue the dynamics between the city and Carnival, in their transversalities with culture and tourism. The investigation strategy of the research, the focus of this article is qualitative-exploratory in nature, and data collection was based on bibliographic and documentary research and interviews. The study to understand the peculiarities of the empirical object covers the 19th, 20th and early decades of the 21st centuries. At each historical moment it questions the articulation of the carnival festivities with the city itself, culture and tourism. The data obtained makes it possible to characterize four cycles in the Carnival of Maceió, periods that may overlap: (a) from 1850 to 1930, a time when the spontaneous manifestations of the entrudo gained organicity, involving especially Afro-descendants and, simultaneously, the prevalence of racism among the white elites; (b) from 1930 to 1990, marked by the distancing from the historical centre leading to the spatial segregation; (c) from 1993 to 2005, added to the spatial segregation, the temporary segregation associated to the Prévias; (d) after 2005, when the festival expanded, but was not necessarily coupled with social inclusion.