Scielo RSS <![CDATA[PsychTech & Health Journal]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2184-100420240002&lang=pt vol. 8 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Indexações científicas e atração de submissões de artigos: O caso Psychtech & Health Journal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042024000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Fatores de sucesso na formação de treinadores de elite em natação de alto rendimento: Análise a partir de um grupo focal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042024000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study aimed to identify the factors elite coaches consider most important in enhancing coach swimmers’ professional education and efficiency. A focus group was conducted with four Portuguese coaches recognized by the Portuguese Swimming Federation as “elite coaches” for having qualified swimmers for finals in the European Championships, World Championships, and Olympic Games. The focus group leader used a prepared set of semi-structured questions to guide the 90-minute sessions. Sessions were tape-recorded, transcribed, and analyzed by a set procedure for qualitative analysis to identify the coaches’ perspectives on the factors that enhance coach swimmers’ professional efficiency. The coach’s personal and professional characteristics and beliefs about coach education, capacity for continuous updating, and teamwork play a determining role. The results showed that coaches value and recognize the benefits of their academic and informal training, the positive experiences as swimmers, and the importance of science in sports. Multidisciplinary support involving professionals from areas such as medicine, biomechanics, physiotherapy, nutrition, psychology, and rigorous management of the training and competition process complement the determining factors for success in high-performance swimming. In conclusion, the multifactorial nature of success in this sport has highlighted the central role of promoting eclectic training for coaches, considering the challenges of elite sports.<hr/>Resumo Este estudo teve como objectivo identificar os factores que os treinadores de elite consideram mais importantes para melhorar a formação profissional e a eficiência dos treinadores de natação. Foi realizado um grupo focal com quatro treinadores portugueses reconhecidos pela Federação Portuguesa de Natação como ‘treinadores de elite’ por terem qualificado nadadores para finais em Campeonatos da Europa, Mundiais e Jogos Olímpicos. O moderador do grupo focal utilizou um conjunto preparado de questões semiestruturadas para orientar as sessões de 90 minutos. As sessões foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas através de um procedimento específico de análise qualitativa para identificar as perspectivas dos treinadores sobre os factores que melhoram a eficiência profissional dos treinadores de natação. As características pessoais e profissionais do treinador e as suas convicções sobre a formação de treinadores, a capacidade de actualização contínua e o trabalho em equipa desempenham um papel determinante. Os resultados mostraram que os treinadores valorizam e reconhecem os benefícios da sua formação académica e informal, as experiências positivas enquanto nadadores e a importância da ciência no desporto. O apoio multidisciplinar envolvendo profissionais de áreas como medicina, biomecânica, fisioterapia, nutrição, psicologia e a gestão rigorosa do processo de treino e competição complementam os factores determinantes para o sucesso na natação de alto rendimento. Em conclusão, a natureza multifactorial do sucesso nesta modalidade evidenciou o papel central da promoção de uma formação eclética dos treinadores, tendo em conta os desafios do desporto de elite. <![CDATA[O papel dos objetivos de realização e dos climas motivacionais na compreensão das emoções: Um estudo com jovens jogadores de modalidades coletivas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042024000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Youth sports can enhance adolescents’ well-being, but their impact depends on factors such as achievement goals and perceived motivational climate. This study examined the relationship between achievement goals (task/ego) and perceived motivational climate (task, performance, mistakes) with the emotional states of fear of failure and anxiety. Six hundred eighty-five male adolescent team sport players, aged between 10 and 16, completed questionnaires assessing the targeted variables. Correlational, canonical, and regression analyses revealed that task orientation and a perceived task-involvement climate were generally associated with lower levels of fear of failure and anxiety. Conversely, ego orientation and a perceived ego-oriented climate (performance - or mistakes-focused) were linked to higher levels of these emotional states. The findings highlight the importance of considering motivational climates and achievement goals in youth sports to understand better how participation influences young athletes’ emotional well-being.<hr/>Resumo A prática de desporto pode melhorar o bem-estar dos adolescentes, mas o seu impacto depende de fatores como os objetivos de realização e o clima motivacional percebido. A presente investigação analisou a relação entre os objetivos de realização (tarefa/ego) e o clima motivacional percebido (tarefa, desempenho, erros) com o medo de falhar e a ansiedade competitiva. Seiscentos e oitenta e cinco adolescentes do sexo masculino, praticantes de modalidades coletivas, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, completaram questionários que avaliavam as variáveis em análise. Análises correlacionais, canónicas e de regressão revelaram que a orientação para a tarefa e um clima de envolvimento na tarefa estavam geralmente associados a níveis mais baixos de medo de falhar e ansiedade. Por outro lado, a orientação para o ego e um clima orientado para o ego (focado no desempenho ou nos erros) foram associados a níveis mais elevados destes estados emocionais. Os resultados sublinham a importância de considerar o clima motivacional e os objetivos de realização no desporto juvenil, visando compreender melhor como a participação desportiva influencia o bem-estar emocional dos jovens atletas. <![CDATA[A realidade está nos olhos de quem a vê: Das interpretações de jovens jogadores sobre os seus pais ao modo como percebem a sua competência e o valor do desporto]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042024000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The expectancy-value theory posits that expectations of success and the value placed on a task are critical determinants of motivation and learning. This study explored the relationships between perceptions of the parental motivational climate, perceptions of competence (self-perceptions and parental reflected appraisals), and the value attributed to sport. 643 male athletes (aged 10-16) from various team sports completed a questionnaire assessing these variables. Correlational analyses, including Pearson and canonical correlations, indicated that both parents’ reflected appraisals and a motivational climate emphasizing learning and enjoyment were positively associated with higher perceived competence and greater value attributed to sport. Hierarchical regression analyses further revealed that higher reflected appraisals (from both parents) and a less mistakes-focused climate from fathers - but a more error-focused climate from mothers - predicted greater perceived competence. Similarly, fathers’ emphasis on learning and enjoyment and high levels of reflected appraisals from both parents predicted the value attributed to sport. These findings underscore the impact of perceived parental behaviors, suggesting that reflected appraisals and specific parental motivational approaches significantly shape young athletes’ perceived competence and the value they attribute to the sport.<hr/>Resumo A teoria da expectativa-valor postula que as expectativas de sucesso e o valor atribuído a uma tarefa são determinantes fundamentais da motivação e da aprendizagem. Este estudo explorou as relações entre as perceções do clima motivacional parental, as perceções de competência (autoperceções e avaliações refletidas parentais) e o valor atribuído ao desporto. Um total de 643 atletas do sexo masculino (com idades entre os 10 e os 16 anos) de várias modalidades desportivas coletivas completaram um questionário que avaliava estas variáveis. As análises correlacionais, incluindo correlações de Pearson e correlações canónicas, indicaram que tanto as avaliações refletidas dos pais como um clima motivacional que privilegia a aprendizagem e o prazer estavam positivamente associados a uma maior perceção de competência e a um maior valor atribuído ao desporto. As análises de regressão hierárquica revelaram ainda que avaliações refletidas mais elevadas (de ambos os pais) e um clima menos centrado nos erros por parte dos pais - mas um clima mais focado nos erros por parte das mães - previam uma maior perceção de competência. De forma semelhante, a ênfase dos pais na aprendizagem e no prazer, juntamente com níveis elevados de avaliações refletidas de ambos os pais, previam o valor atribuído ao desporto. Estes resultados destacam o impacto dos comportamentos parentais percebidos, sugerindo que as avaliações refletidas e abordagens motivacionais parentais específicas desempenham um papel significativo na formação da perceção de competência e do valor que os jovens atletas atribuem ao desporto. <![CDATA[<em>Bullying</em> e autoestima em adolescentes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042024000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study analyzed the influence of bullying behaviors on adolescents’ self-esteem, considering sex and educational level variables. The research employed a quantitative and cross-sectional methodology, with a sample of 303 adolescents (158 females and 144 males) aged between 12 and 20 years (M = 14.54; SD = 1.86) from a secondary school in northern Portugal. Three instruments were used: a Sociodemographic Questionnaire, the Rosenberg Self-Esteem Scale, and the Physical and Psychological Bullying Questionnaire. Aggressive behaviors, more prevalent in males, were associated with high self-esteem, challenging the ‘Aggression Compensation Model’ theory. The study also highlighted different bullying patterns between sexes, with boys tending more towards physical aggression and girls towards relational forms of bullying. These results contribute to a better understanding of the dynamics between bullying and self-esteem in adolescence, suggesting the need for sex-specific interventions and the importance of considering high levels of self-esteem as a possible risk factor for aggressive behaviors.<hr/>Resumo O presente estudo analisou a influência dos comportamentos de bullying na autoestima dos adolescentes, considerando as variáveis sexo e escolaridade. A investigação utilizou uma metodologia quantitativa e transversal, com uma amostra de 303 adolescentes (158 do sexo feminino e 144 do sexo masculino) com idades entre 12 e 20 anos (M = 14.54; DP = 1.86), provenientes de uma escola secundária do norte de Portugal. Foram aplicados três instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Avaliação de Autoestima de Rosenberg, e Questionário de Bullying Físico e Psicológico. Os principais resultados evidenciaram que os comportamentos agressivos estão associados a níveis elevados de autoestima, sendo mais prevalentes no sexo masculino, contrastando com a teoria do “Modelo de Compensação da Agressão” que sugere que o bullying é motivado por baixa autoestima. O estudo também destacou diferentes padrões de bullying entre sexos, com os rapazes tendendo mais para agressão física e as raparigas para formas relacionais de bullying. Estes resultados contribuem para uma melhor compreensão da dinâmica entre bullying e autoestima na adolescência, sugerindo a necessidade de intervenções específicas por género e a importância de considerar níveis elevados de autoestima como possível fator de risco para comportamentos agressivos.