Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320240001&lang=es vol. num. 250 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Social promotion in Angola during late colonialism: circulation, controversy, convergence.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Tendo como pano de fundo a circulação de ideias e de práticas de desenvolvimento em África, no período pós-Segunda Guerra Mundial, o artigo debruça-se sobre o estabelecimento experimental de Casas do Povo em Angola, em meados da década de 1960, uma tentativa de reconfiguração de uma instituição corporativa da metrópole. Este caso revela uma disputa de poder entre dois órgãos superiores da administração pública criados no âmbito da resposta política ao início da luta anticolonial, para além de diferentes visões sobre os meios para alcançar a promoção social das populações angolanas. Esta controvérsia, porém, não compromete a convergência sobre a finalidade do desenvolvimento social: a defesa e integração nacionais.<hr/>Abstract Against the backdrop of the circulation of development ideas and practices in Africa in the post-Second World War period, the article focuses on the experimental establishment of Casas do Povo (Houses for the People) in Angola in the mid-1960s, an attempt to reconfigure a corporative institution of the metropole. This case reveals a power dispute between two higher public administration bodies created as part of the political response to the beginning of the anti-colonial struggle and different views about the means to achieve social promotion of Angolan populations. Such controversy, however, does not compromise convergence on the purpose of social development: national defence and integration. <![CDATA[Popular music and national borders: the Kalunga show from Brazil and Angola.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100030&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo discute como as músicas nacionais-populares do Brasil e de Angola se relacionaram num espaço à escala transnacional de circulação da cultura. Para isto, toma como objeto uma digressão de músicos brasileiros em Angola, em 1980, denominada Projeto Kalunga. Propõe um percurso analítico que apreende o evento enquanto objeto heurístico, isto é, para investigar como se confrontaram as duas formações musicais nacionais nas suas estratégias de nacionalização e de internacionalização. Trata-se de um esforço comparativo entre as duas realidades, priorizando o exame das construções da música nacional e popular angolana no pós-independência, a partir de investigações de campo em Angola, levantamentos de fontes documentais e bibliográficas.<hr/>Abstract This paper discusses how Brazilian and Angolan national-popular songs were related in a space of cultural circulation on a transnational scale. For this goal, it takes as its object a tour of Brazilian musicians to Angola, in 1980, called Kalunga Project. It proposes an analytical path which apprehends the musical event as a heuristic object while it aims to investigate how the two national musical formations were confronted in their nationalization and internationalization strategies. It is an attempt to compare two musical realities, prioritizing an examination of the development of the Angolan national and popular music in the post-independence period, based on field study in Angola as well as an analysis of documentary and bibliographic sources. <![CDATA[Brazilian ports in the nineteenth century.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100056&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo central deste artigo é reconhecer e limitar algumas generalidades quanto às operações portuárias ao longo da costa brasileira durante o século XIX. Guardando as especificidades locais, regionais e de constituição natural/histórica de cada porto, tecemos alguns pontos de contacto entre os grandes portos nacionais para além das redes de trocas comerciais e culturais. Neste estudo, procuramos traçar as características comuns dos portos brasileiros na tensão entre permanências e mudanças, reprodução e melhoramentos.<hr/>Abstract The central objective of this article is to recognize and limit some generalities regarding port operations along the brazilian coast during the 19th century. Keeping the local, regional and natural/historical specificities of each port, we weave some points of contact between the big national ports beyond the commercial and cultural exchange networks. In this work, we seek to trace common characteristics of brazilian ports in the tension between permanence and change, reproduction and improvement. <![CDATA[Practical wisdom in social work: ethnographic study of professional daily life.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100086&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo investigamos os desafios enfrentados por profissionais de serviços sociais, numa sociedade em mudança, cada vez mais complexa e incerta. Analisando situações específicas ocorridas num estudo etnográfico de curta duração, procuramos descrever e interpretar os vários saberes expressos por profissionais na interação social quotidiana com os seus interlocutores e destacamos a crescente relevância da sabedoria prática para enfrentar situações imprevisíveis. Ao examinarmos a interseção entre o conhecimento abstrato e a sua aplicação concreta, identificamos estratégias para abordar os desafios inerentes às dinâmicas sociais mutáveis e sublinhamos a importância de compreender o conhecimento implícito nas interações profissionais diárias.<hr/>Abstract In this article, we investigate the challenges faced by social service professionals in a changing society, increasingly complex and uncertain. Analyzing specific situations from a short-term ethnographic study, we aim to describe and interpret the various forms of knowledge expressed by professionals in their daily social interactions with their counterparts. We emphasize the growing relevance of practical wisdom in tackling unforeseen circumstances. By examining the crossroads between abstract knowledge and concrete application, we identify strategies to address the challenges inherent in shifting social dynamics. Moreover, we highlight the importance of comprehending implicit knowledge in day-to-day professional interactions. <![CDATA[How Unconditional Basic Income encourages reciprocity.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100110&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This article explores the idea that a UBI might be a superior mechanism in promoting reciprocity in society, looking at available data from social experiments with cash transfers. The results of these experiments show that when people receive an unconditional grant, they don’t usually stop working. Instead, they tend to diversify their time-use, opting to invest in caring for family members or in community activities. Experiences also shows that unlike conditional cash transfers, basic income is less stigmatizing to beneficiaries. These results and their interpretation allow us to expand our idea of productive contribution beyond paid employment. It also allows us to discuss the role of basic income as an essential policy for promoting reciprocity in a fairer society, instead of a mechanism that violates the norm of reciprocity.<hr/>Resumo Este artigo discute o RBI como política que promove a reciprocidade na sociedade, olhando para os dados disponíveis sobre experiências sociais de transferências monetárias, em particular experiências de rendimento mínimo garantido e de rendimento básico. Os resultados destas experiências mostram que com a atribuição do rendimento incondicional os indivíduos não deixam de investir o seu tempo num emprego mas antes diversificam as suas atividades, investindo no cuidado prestado a familiares ou em atividades na comunidade. As experiências indicam também que, contrariamente a propostas de rendimento mínimo condicional (ex. rendimento social de inserção), o rendimento básico promove a redução do estigma social. Estes resultados permitem-nos expandir a nossa ideia de contribuição produtiva para além do emprego, e discutir o papel do RBI como um mecanismo que, ao invés de violar a norma de reciprocidade, funciona como política essencial para a sua promoção numa sociedade mais justa. <![CDATA[Party organization and strategic changes of the Social Liberal Party (PSL) in the Brazilian 2018 presidential elections.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100134&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em 2018, o Partido Social Liberal (PSL), até então inexpressivo, conquistou a eleição de Jair Bolsonaro para presidente do Brasil e teve sucesso também nas eleições legislativas estaduais e nacional. Partindo desses resultados, pergunta-se: que aspetos partidários contribuíram para o sucesso nas disputas legislativas? Neste artigo, analisamos os fatores organizacionais e as candidaturas do PSL e apontamos que a coordenação bolsonarista conferiu um perfil centralizador ao partido. Assim, o PSL, mesmo com uma baixa institucionalização, aproveitou os benefícios do fenómeno Bolsonaro para outras disputas além da presidencial.<hr/>Abstract In 2018, the Social Liberal Party (PSL), of little relevance until then, secured Jair Bolsonaro’s election as President of Brazil and achieved success in state and national legislative elections. Building upon these results, the question arises: which party aspects contributed to success in the legislative contests? In this article, we analyze the party’s organizational factors and candidacies, pointing out that the Bolsonaro-led coordination conferred a centralizing profile to the party. Thus, despite having low institutionalization, the PSL capitalized on the benefits of the Bolsonaro phenomenon for other contests beyond the presidential one. <![CDATA[Mining and the Xikrin people of Cateté: the banal space from the empty world to the full world.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100166&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente trabalho possui como escopo uma análise sobre a realidade do povo indígena Xikrin do Cateté, com especial ênfase nos conflitos com a indústria de extração mineira no território (Complexo Carajás). A base epistemológica consiste numa análise interdisciplinar, associando a economia ecológica e a geografia humana. Em termos metodológicos, utilizamos a pesquisa qualitativa, visando compreender a dualidade entre o “espaço banal” (conceito de Milton Santos) e a realidade do “mundo cheio” (Herman Daly). Observamos que, diferentemente de outros períodos históricos, o povo indígena encontra-se cercado por projetos de extração mineira, sendo que as suas vozes são desconsideradas. Ao se pensar na perspetiva do mundo cheio, esta configuração territorial aparece como um cerco, que faz com que essa população deixe de ter a capacidade de deslocamento, ficando numa região que apresenta os mais diversos conflitos.<hr/>Abstract The goal of this work is setting out an analysis of the reality of the Xikrin do Cateté indigenous people, focusing on the conflicts with the mining industry in their territory (Carajás Complex). The epistemological approach is grounded on an interdisciplinary analysis, theoretically centered on associating ecological economics and human geography. Methods-wise, we use qualitative research, aiming to understand the conceptual dichotomy between the “banal space” (Milton Santos) and the reality of the “full world” (Herman Daly). We observe that, differently from other historical periods, indigenous people are living surrounded by mining projects, their voices remaining overlooked. Once captured through the perspective of the full world, this territorial configuration is one whereby the indigenous population has no longer any capacity to move, remaining blocked in a region characterised by the most diverse conflicts. <![CDATA[Committees and international treaties: the case of the accession of Venezuela in the Brazilian Congress.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100194&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The article assesses what determines the role played by legislators in committees when analysing international treaties. Employing Qualitative Comparative Analysis with an original dataset, the investigation covers the case of the Protocol of Accession of Venezuela to the Southern Common Market and the period in which it passed through the Brazilian National Congress. We find that belonging or not to the ruling coalition upstages other confounders.<hr/>Resumo O artigo examina o que determina o papel dos legisladores em comissões quando analisam tratados internacionais. Empregando a Análise Qualitativa Comparativa com um banco de dados original, a investigação cobre o caso do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul e o período no qual passou pelo Congresso Nacional brasileiro. Concluímos que a pertença ou não à coligação que governa se sobrepõe a outros determinantes. <![CDATA[O Processo Civilizacional da Tourada: Guerreiros, Cortesãos, Profissionais… e Bárbaros?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100223&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The article assesses what determines the role played by legislators in committees when analysing international treaties. Employing Qualitative Comparative Analysis with an original dataset, the investigation covers the case of the Protocol of Accession of Venezuela to the Southern Common Market and the period in which it passed through the Brazilian National Congress. We find that belonging or not to the ruling coalition upstages other confounders.<hr/>Resumo O artigo examina o que determina o papel dos legisladores em comissões quando analisam tratados internacionais. Empregando a Análise Qualitativa Comparativa com um banco de dados original, a investigação cobre o caso do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul e o período no qual passou pelo Congresso Nacional brasileiro. Concluímos que a pertença ou não à coligação que governa se sobrepõe a outros determinantes. <![CDATA[“Tenho o prazer de informar o Senhor Director…”. Cartas de Portugueses à PIDE (1958-1968)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100226&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The article assesses what determines the role played by legislators in committees when analysing international treaties. Employing Qualitative Comparative Analysis with an original dataset, the investigation covers the case of the Protocol of Accession of Venezuela to the Southern Common Market and the period in which it passed through the Brazilian National Congress. We find that belonging or not to the ruling coalition upstages other confounders.<hr/>Resumo O artigo examina o que determina o papel dos legisladores em comissões quando analisam tratados internacionais. Empregando a Análise Qualitativa Comparativa com um banco de dados original, a investigação cobre o caso do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul e o período no qual passou pelo Congresso Nacional brasileiro. Concluímos que a pertença ou não à coligação que governa se sobrepõe a outros determinantes. <![CDATA[Elisa Curado (1858-1933), Uma Mulher de Causas. Estudo e Antologia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732024000100231&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The article assesses what determines the role played by legislators in committees when analysing international treaties. Employing Qualitative Comparative Analysis with an original dataset, the investigation covers the case of the Protocol of Accession of Venezuela to the Southern Common Market and the period in which it passed through the Brazilian National Congress. We find that belonging or not to the ruling coalition upstages other confounders.<hr/>Resumo O artigo examina o que determina o papel dos legisladores em comissões quando analisam tratados internacionais. Empregando a Análise Qualitativa Comparativa com um banco de dados original, a investigação cobre o caso do Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul e o período no qual passou pelo Congresso Nacional brasileiro. Concluímos que a pertença ou não à coligação que governa se sobrepõe a outros determinantes.