Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320080002&lang=pt vol. num. 187 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Dragões, régulos e fábricas</b>: <b>espíritos e racionalidade tecnológica na indústria moçambicana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na indústria moçambicana mais actualizada (fundição de alumínio Mozal), os operários regem o seu trabalho por uma estrita racionalidade tecnológica, mas os anteriores sistemas locais de domesticação do infortúnio, envolvendo espíritos e feitiçaria, são partilhados ou suscitam uma dúvida plausível à maioria deles. Estas racionalidades coexistem em paralelo, com âmbitos de aplicação separados: ou a normalidade do funcionamento tecnológico, ou a interpretação dos acidentes que a subvertem. Por isso, e por ambos os sistemas exigirem atitudes securitárias semelhantes, não são contraditórios nem põem em causa a produtividade e a segurança. Não há razões para que a hegemonia da racionalidade tecnológica leve ao abandono das racionalidades «tradicionais».<hr/>In the most state-of-the-art Mozambican industry (the Mozal aluminium smelter), workers are guided by strict technological rationality, but earlier local systems of misfortune domestication, involving spirits and sorcery, are shared or give rise to plausible doubt amongst most of them. Such rationalities coexist in parallel, and apply in separate spheres: either in normal technological operation, or in interpreting accidents which subvert it. For this reason, and because both systems demand similar attitudes to security, they are not contradictory, nor do they adversely affect productivity and security. There is no reason for the hegemony of technological rationality to lead to the abandonment of «traditional» rationalities. <![CDATA[<b><i>Lovolo</i></b><b> e espíritos no sul de Moçambique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Moçambique, o lovolo constitui uma prática importante na sociedade urbana. Isso deve-se ao facto de o lovolo permitir estabelecer uma comunicação entre os vivos e os seus antepassados e a criação ou o restabelecimento da harmonia social. Ele inscreve o indivíduo numa rede de relações de parentesco e de aliança tanto com os vivos como com os mortos. O lovolo faz parte da identidade individual e colectiva, ligando seres humanos e mortos numa rede de interpretações do mundo e num conjunto de tradições em contínuo processo de transformação.<hr/>In Mozambique, the lobolo or bride-price is a significant practice in urban society. This is because the lobolo enables communication between living people and their ancestors, and helps to create or re-establish social harmony. It embeds the individual in a network of kinship and alliance relationships with both the living and the dead. The lobolo is a part of the individual and collective identity, tying the living and the dead together in a network of interpretations of the world and in a set of constantly changing traditions. <![CDATA[<b>Masculinidades na encruzilhada</b>: <b>hegemonia, dominação e hibridismo em Maputo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 2003 foi aprovada em Moçambique uma nova Lei da Família, propondo visões modernistas e igualitárias da família e do género. Face às mudanças ocorridas na sociedade urbana de Maputo, como estão os homens a (re)construir as suas identidades? Discutimos a pluralização das masculinidades, observando o hibridismo da dominação através de trajectos de homens «entre mundos», no cruzamento das tradições pré-coloniais, das heranças do colonialismo e de uma sociedade pós-colonial globalizada.<hr/>In 2003 a new Family Law was approved in Mozambique, based on modernist and egalitarian conceptions of family and gender. In the light of the changes which have taken place in urban society in Maputo, how are men building and rebuilding their identities? This article discusses the pluralization of masculinities, observing the hybrid nature of domination through the trajectories of men who are «between worlds», at points where pre-colonial traditions, colonial legacies and a globalized post-colonial society intersect. <![CDATA[<b>Momentos<i> liminares</i></b>: <b>dinâmica e significados no uso do preservativo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O preservativo tem sido colocado no centro das estratégias de prevenção do VIH e das gravidezes não planificadas. Este artigo analisa a dinâmica e os significados associados ao seu uso e as implicações sobre os pressupostos subjacentes à sua promoção. Enquanto os pressupostos epidemiológicos consideram o uso do preservativo condição para a prática do sexo seguro, os pressupostos sociais tendem a considerar que as relações sexuais socialmente aceitáveis são per si seguras, excluindo, por conseguinte, o seu uso. Dado que ao longo da sua vida sexual activa os actores sociais alternam as suas práticas sexuais entre perigosas e seguras, verifica-se que o seu uso é, sobretudo, inconsistente. Tal cenário obriga a repensar a centralidade do preservativo como mecanismo de redução consistente do risco de uma gravidez não planificada ou de infecções de transmissão sexual.<hr/>The prophylactic or condom has played a key role in the development of strategies for preventing HIV and unwanted pregnancy. This article examines the dynamics and meanings associated with its use, and the implications of the assumptions which underlie the promotion of this form of contraception. Whereas those whose arguments are based on epidemiological assumptions see prophylactic use as a mean of practising safe sex, those who argue from socially-based assumptions tend to see socially acceptable sexual relations as safe in themselves, and therefore as not requiring the use of the prophylactic. Given that social actors alternate between safe and unsafe sexual practices over the course of their lives, the facts are that prophylactic use is, above all, inconsistent. This requires us to rethink the key role of the prophylactic as a mean of consistently reducing the risk of unwanted pregnancy and of sexually transmitted infections. <![CDATA[<b>Construir uma nação</b>: <b>ideologias de modernidade da elite moçambicana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a importância, para a elite moçambicana politicamente dominante, de uma ideologia de modernidade unificadora. Argumento que esta ideologia de modernidade constitui uma categoria «nativa», sendo utilizada pelas elites para reivindicarem o seu poder social e legitimarem as suas posições de privilégio perante a sociedade em geral. Não se trata de uma ideologia estática, mas antes profundamente enraizada nos antecedentes sociais da elite durante o período colonial e que acompanhou as transformações resultantes da independência do país. Aquilo que foi em tempos um projecto autoritário, mas potencialmente emancipatório, de recriação da nação, está hoje firmemente confinado às próprias elites e a antiga base do nacionalismo tornou-se cada vez mais um indicador de estatuto e de diferença social.<hr/>This paper examines the importance of a unifying ideology of modernity for a politically dominant Mozambican elite, in the capital, Maputo. I argue that this ideology of modernity forms a «native» category, which elites use as both a claim to social power and as an attempt to legitimise their positions of privilege to the wider society. This is not a static ideology, but one that is deeply intertwined with the social background of the elite in the colonial period and has transformed with thier changing through independence. What was once an authoritarian, but potentially emancipatory, project to recreate the nation is steadily being confined to elites themselves, and the former bedrock of nationalism has increasingly become an indicator of high status and social difference. <![CDATA[<b>«Governem-se vocês mesmos!» democracia e carnificina no norte de Moçambique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A linguagem de poder que os habitantes do planalto de Mueda falaram ao longo da transformação neoliberal da economia e política moçambicanas difere substancialmente da linguagem falada pelos reformadores democráticos, apesar dos pontos de convergência e das variações internas em ambas as linguagens. Na disjunção entre elas, os muedenses relacionaram-se criticamente com o processo de democratização em curso, articulando a sua própria visão acerca do funcionamento do poder no mundo que habitam. Equiparações à primeira vista paradoxais - como entre descentralização democrática e abandono por parte do Estado, entre liberdade individual e perigo colectivo de feitiçaria, ou entre democracia e carnificina - constituíram, afinal, formas em última instância democráticas de avaliação e de crítica às transformações ocorridas e às formas como o poder é exercido no novo contexto de capitalismo neoliberal.<hr/>The language of power spoken by the inhabitants of the Mueda plateau in the course of the neoliberal transformation of Mozambican political and economic life is substantially different to the language spoken by democratic reformers, despite the commonalities and internal variations in both languages. In the rift between the languages, the Muedans adopt a critical stance towards the current process of democratization, articulating their own vision of how power operates in their world. Equivalences which are at first sight paradoxical - such as equating democratic decentralization with abandonment by the state, individual freedom with the collective danger of witchcraft, and democracy with carnage - were ultimately democratic ways of evaluating and criticizing the changes taking place and the ways in which power is used in the new context of neoliberal capitalism. <![CDATA[<b>Autoridades tradicionais vaNdau de Moçambique</b>: <b>o regresso do <i>indirect rule</i> ou uma espécie de <i>neo-indirect rule?</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, partindo do exemplo Ndau de Moçambique, pretende-se compreender a importância do lugar social que as autoridades tradicionais detêm na actualidade e qual o seu papel no processo de formação do Estado ao nível distrital. Pretende-se demonstrar que, à semelhança do passado colonial, o Estado moçambicano tem procurado usar as autoridades tradicionais vaNdau em processos administrativos que se podem caracterizar como uma espécie de neo-indirect rule.<hr/>Using the example of the Ndau of Mozambique, this article seeks to interpret the significance of the social standing of traditional authorities in modern life and their role in state formation at the district level. It endeavours to show how, as in the colonial past, the Mozambican state has sought to use the traditional vaNdau authorities in administrative roles which can best be described as a kind of neo-indirect rule. <![CDATA[<b>Vínculos de sangue e estruturas de papel</b>: <b>ritos e território na história de quême (inhambane)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe um itinerário pela história local de Quême, que nos levará a entender a transição do Hosi Zunguze para o regulado Zunguze. Este processo de substituição explica-se pela tentativa de sobrepor, à ordenação territorial existente naquele reino (assente no rito e no parentesco), umas estruturas administrativas assentes, por sua vez, na escrita e nos mapas. A análise das relações de poder vigentes hoje em dia em Quême permite-nos sugerir que, apesar das múltiplas mudanças experienciadas ao longo deste processo, o parentesco e o rito continuam a gerar mais confiança que a administração pública.<hr/>This article takes the reader on a journey through the local history of Quême, helping us to understand the transition from the Hosi Zunguze to the regulado Zunguze. This process of substitution can be explained as an attempt to impose word and map-based administrative organization on the existing ritual and kinship-based territorial arrangements in that kingdom. An analysis of present-day power relationships in Quême leads us to suggest that, despite the many changes which have occurred throughout this process, greater trust continues to be placed in kinship and ritual than in the state administration. <![CDATA[<b>«Antes o `diabo' conhecido do que um `anjo' desconhecido»</b>: <b>as limitações do voto económico na reeleição do partido FRELIMO</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura dedicada ao voto económico tem demonstrado que os eleitores responsabilizam o governo pelo estado da economia e que punem, igualmente, os partidos no poder que apresentem um fraco desempenho económico e que não cumpram as promessas eleitorais. Porém, tais estudos não fornecem uma explicação convincente para a repetida reeleição do partido da FRELIMO em Moçambique, o qual, não obstante os elevados níveis de pobreza, desemprego e descontentamento económico, venceu três eleições consecutivas. No presente artigo defendo que a reeleição da FRELIMO deverá ser explicada à luz de factores adicionais: o tipo de transição política, o contexto local, a inexistência de uma compreensão clara da diferença entre avaliações pessoais e económicas; o controlo de recursos, as estratégias de implementação de políticas e o tipo de partido político.<hr/>The literature on economic voting shows that voters hold governments responsible for the state of the economy and punish ruling parties who fail on the economy and do not live up to their electoral promises. These studies do not, however, provide a convincing explanation for the recurring election of FRELIMO in Mozambique, which won three successive elections despite high levels of poverty, unemployment and economic discontent. In this article I argue we should explain the re-election of FRELIMO in the light of additional factors: the type of political transition, the local context, the lack of a clear understanding of the difference between personal and economic assessments; control over resources, strategies for policy implementation and types of political party. <![CDATA[<b>Ai confini del fascismo. Propaganda e consenso nel Portogallo salazarista (1932-1944)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura dedicada ao voto económico tem demonstrado que os eleitores responsabilizam o governo pelo estado da economia e que punem, igualmente, os partidos no poder que apresentem um fraco desempenho económico e que não cumpram as promessas eleitorais. Porém, tais estudos não fornecem uma explicação convincente para a repetida reeleição do partido da FRELIMO em Moçambique, o qual, não obstante os elevados níveis de pobreza, desemprego e descontentamento económico, venceu três eleições consecutivas. No presente artigo defendo que a reeleição da FRELIMO deverá ser explicada à luz de factores adicionais: o tipo de transição política, o contexto local, a inexistência de uma compreensão clara da diferença entre avaliações pessoais e económicas; o controlo de recursos, as estratégias de implementação de políticas e o tipo de partido político.<hr/>The literature on economic voting shows that voters hold governments responsible for the state of the economy and punish ruling parties who fail on the economy and do not live up to their electoral promises. These studies do not, however, provide a convincing explanation for the recurring election of FRELIMO in Mozambique, which won three successive elections despite high levels of poverty, unemployment and economic discontent. In this article I argue we should explain the re-election of FRELIMO in the light of additional factors: the type of political transition, the local context, the lack of a clear understanding of the difference between personal and economic assessments; control over resources, strategies for policy implementation and types of political party. <![CDATA[<b>Estudos de Sociologia da Leitura em Portugal no Século XX</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura dedicada ao voto económico tem demonstrado que os eleitores responsabilizam o governo pelo estado da economia e que punem, igualmente, os partidos no poder que apresentem um fraco desempenho económico e que não cumpram as promessas eleitorais. Porém, tais estudos não fornecem uma explicação convincente para a repetida reeleição do partido da FRELIMO em Moçambique, o qual, não obstante os elevados níveis de pobreza, desemprego e descontentamento económico, venceu três eleições consecutivas. No presente artigo defendo que a reeleição da FRELIMO deverá ser explicada à luz de factores adicionais: o tipo de transição política, o contexto local, a inexistência de uma compreensão clara da diferença entre avaliações pessoais e económicas; o controlo de recursos, as estratégias de implementação de políticas e o tipo de partido político.<hr/>The literature on economic voting shows that voters hold governments responsible for the state of the economy and punish ruling parties who fail on the economy and do not live up to their electoral promises. These studies do not, however, provide a convincing explanation for the recurring election of FRELIMO in Mozambique, which won three successive elections despite high levels of poverty, unemployment and economic discontent. In this article I argue we should explain the re-election of FRELIMO in the light of additional factors: the type of political transition, the local context, the lack of a clear understanding of the difference between personal and economic assessments; control over resources, strategies for policy implementation and types of political party. <![CDATA[<b>La réorganisation du commerce d'un centre ville: résistance et obstacles à l'action collective</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura dedicada ao voto económico tem demonstrado que os eleitores responsabilizam o governo pelo estado da economia e que punem, igualmente, os partidos no poder que apresentem um fraco desempenho económico e que não cumpram as promessas eleitorais. Porém, tais estudos não fornecem uma explicação convincente para a repetida reeleição do partido da FRELIMO em Moçambique, o qual, não obstante os elevados níveis de pobreza, desemprego e descontentamento económico, venceu três eleições consecutivas. No presente artigo defendo que a reeleição da FRELIMO deverá ser explicada à luz de factores adicionais: o tipo de transição política, o contexto local, a inexistência de uma compreensão clara da diferença entre avaliações pessoais e económicas; o controlo de recursos, as estratégias de implementação de políticas e o tipo de partido político.<hr/>The literature on economic voting shows that voters hold governments responsible for the state of the economy and punish ruling parties who fail on the economy and do not live up to their electoral promises. These studies do not, however, provide a convincing explanation for the recurring election of FRELIMO in Mozambique, which won three successive elections despite high levels of poverty, unemployment and economic discontent. In this article I argue we should explain the re-election of FRELIMO in the light of additional factors: the type of political transition, the local context, the lack of a clear understanding of the difference between personal and economic assessments; control over resources, strategies for policy implementation and types of political party. <![CDATA[<b>L'exil de soi</b>: <b>sans abri d'ici et d'ailleurs</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura dedicada ao voto económico tem demonstrado que os eleitores responsabilizam o governo pelo estado da economia e que punem, igualmente, os partidos no poder que apresentem um fraco desempenho económico e que não cumpram as promessas eleitorais. Porém, tais estudos não fornecem uma explicação convincente para a repetida reeleição do partido da FRELIMO em Moçambique, o qual, não obstante os elevados níveis de pobreza, desemprego e descontentamento económico, venceu três eleições consecutivas. No presente artigo defendo que a reeleição da FRELIMO deverá ser explicada à luz de factores adicionais: o tipo de transição política, o contexto local, a inexistência de uma compreensão clara da diferença entre avaliações pessoais e económicas; o controlo de recursos, as estratégias de implementação de políticas e o tipo de partido político.<hr/>The literature on economic voting shows that voters hold governments responsible for the state of the economy and punish ruling parties who fail on the economy and do not live up to their electoral promises. These studies do not, however, provide a convincing explanation for the recurring election of FRELIMO in Mozambique, which won three successive elections despite high levels of poverty, unemployment and economic discontent. In this article I argue we should explain the re-election of FRELIMO in the light of additional factors: the type of political transition, the local context, the lack of a clear understanding of the difference between personal and economic assessments; control over resources, strategies for policy implementation and types of political party. <![CDATA[<b>Compreender os Media. As Extensões de Marshall McLuhan</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732008000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A literatura dedicada ao voto económico tem demonstrado que os eleitores responsabilizam o governo pelo estado da economia e que punem, igualmente, os partidos no poder que apresentem um fraco desempenho económico e que não cumpram as promessas eleitorais. Porém, tais estudos não fornecem uma explicação convincente para a repetida reeleição do partido da FRELIMO em Moçambique, o qual, não obstante os elevados níveis de pobreza, desemprego e descontentamento económico, venceu três eleições consecutivas. No presente artigo defendo que a reeleição da FRELIMO deverá ser explicada à luz de factores adicionais: o tipo de transição política, o contexto local, a inexistência de uma compreensão clara da diferença entre avaliações pessoais e económicas; o controlo de recursos, as estratégias de implementação de políticas e o tipo de partido político.<hr/>The literature on economic voting shows that voters hold governments responsible for the state of the economy and punish ruling parties who fail on the economy and do not live up to their electoral promises. These studies do not, however, provide a convincing explanation for the recurring election of FRELIMO in Mozambique, which won three successive elections despite high levels of poverty, unemployment and economic discontent. In this article I argue we should explain the re-election of FRELIMO in the light of additional factors: the type of political transition, the local context, the lack of a clear understanding of the difference between personal and economic assessments; control over resources, strategies for policy implementation and types of political party.