Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320090002&lang=es vol. num. 191 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Women and decision-making participation within rightist parties in Portugal and Spain</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es This article focuses on women's participation within conservative political parties in Portugal and Spain. It deals with the factors that may explain their increased participation since the 1990s, as well as the consequences thereof. Although women's political representation in both countries has increased, the differences between the Partido Popular Democrático-Partido Social-Democrata (PPD-PSD) and the Alianza Popular-Partido Popular (AP-PP) are still considerable. This study points out the factors that may have influenced the greater participation of women within the AP-PP, in comparison with the PPD-PSD, making use of interviews with leaders, both women and men, from those parties.<hr/>Este artigo analisa a participação das mulheres nos partidos políticos conservadores em Portugal e Espanha. Explora os factores que podem justificar o aumento da sua participação nestes partidos desde a década de 90 e as consequências que daí advieram. Apesar de a representação política das mulheres ter aumentado em ambos os países, as diferenças entre o Partido Popular Democrático-Partido Social-Democrata(PPD-PSD) e a Alianza Popular-Partido Popular(AP-PP) são consideráveis. Este estudo realça as condições que poderão ter influenciado a maior participação das mulheres no AP-PP em comparação com o PPD-PSD, recorrendo aos depoimentos de líderes de ambos os sexos dos referidos partidos. <![CDATA[<b>Who are the European leaders? The careers of prime ministers (1946-2006)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objectivo perceber quem são os primeiros-ministros europeus, reflectindo ainda sobre a influência que os contextos institucionais e partidários exercem sobre os seus perfis. As conclusões indicam que diferentes configurações institucionais das democracias influenciam de forma diversa as carreiras dos líderes de governo. Pelo contrário, as ideologias dos partidos, principais gatekeepers das elites políticas, não parecem afectar de forma significativa o perfil dos primeiros-ministros.<hr/>This article seeks to understand who the European prime ministers are, as well as to ascertain how institutions and parties can influence their profiles. The findings show that the different institutional organizations of democracies exert diverse influences upon their careers. On the contrary, the ideologies of the parties, the key gatekeepers of the political elite, do not significantly affect the profile of prime ministers. <![CDATA[<b>Continuities and discontinuities in Italian politics (1943-1948)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo analisam-se as continuidades da elite política italiana durante o período da transição do regime autoritário para o regime democrático (1943-1948). Pretende-se caracterizar as elites ministeriais tanto do ponto de vista das suas biografias como das suas carreiras político-profissionais e avaliar até que ponto a variável fascismo/antifascismo foi importante para a constituição da nova elite política e, sobretudo, se estamos perante uma nova classe ou apenas face a uma recuperação da antiga elite liberal.<hr/>The objective of this article is to analyze continuities in the Italian political elite during the period of transition from authoritarianism to democracy (1943-1948). It outlines both the biographies of the ministerial elites and their political and professional careers, seeking to assess to what extent fascism/anti-fascism was a significant variable in the consolidation of the new political elite and, above all, whether this produced a new class or whether the former liberal elite merely regained its former position. <![CDATA[<b>The judicialization of politics in Brazil</b>: <b>monitoring constitutionality and political rationality</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es No Brasil a Constituição de 1988 revelou um desenho institucional da revisão judicial altamente propício à judicialização da política. Veremos que o aumento das entidades com legitimidade para proporem uma revisão judicial e a autonomia do poder judicial são variáveis determinantes para a compreensão do fenómeno da judicialização da política no Brasil. Os dados demonstram, no entanto, que não existe uma participação crescente do Supremo Tribunal Federal no mundo político propriamente dito, pelo menos no que tange à revisão abstracta da legislação no contexto federal.<hr/>The Brazilian Constitution of 1988 revealed that institutional procedures for judicial review were organized in a way which was highly conducive to the judicialization of politics. This article will show that the increase in the number of bodies which could legitimately apply for judicial review, and the independent power of the judiciary, are key variables in understanding the phenomenon of the judicialization of politics in Brazil. The data also show, however, that there was no ongoing increase in the extent to which the Federal Supreme Court intervened in the world of politics as such, at least as far as the abstract revision of legislation in the federal context is concerned. <![CDATA[<b>European integration as seen by Portuguese economists - a long-term view</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os economistas portugueses acompanharam o movimento de integração europeia desde o limiar do crescimento económico moderno. Esse acompanhamento resultou na divulgação de múltiplos projectos, uma parte deles referente à Europa no seu conjunto e a outra à integração do espaço ibérico. Frequentemente frágeis na sua fundamentação e vagos no seu articulado, obtiveram um impacto limitado na sociedade e no sistema político, mas não foram irrelevantes na definição das estratégias tendentes a superar o atraso económico.<hr/>Portuguese economists have followed the movement for European integration since the beginnings of the modern period of economic growth. As a result of their work, ideas for a variety of projects were disseminated, some of them for Europe as a whole, others to do with the accession of Portugal and Spain. They were often weakly argued and vaguely articulated, and their general impact on society and politics was limited, but they were of some significance in defining strategies for overcoming economic backwardness. <![CDATA[<b>Young people in the Portuguese press discourse</b>: <b>an exploratory study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A investigação tem realçado o poder do discurso dos media na constituição da "juventude" como uma categoria homogénea e problemática. Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre este discurso, praticamente inexplorado no contexto nacional. Não tendo pretensões de representatividade nem de generalização, examina o conteúdo e o estilo dos textos sobre jovens publicados durante uma semana nos principais jornais e revistas de informação geral, tendo em conta algumas das suas condições de produção, a forma como estes manifestam e constituem um modo de controlo da acção discursiva dos jovens e propiciam a reprodução de conhecimento, atitudes e ideologias adultocêntricas.<hr/>Previous research has shown how media discourse presents youth as a homogeneous and problematic category, but in Portugal media coverage of youth remains unexplored. This article is a summary of an exploratory study about this discourse, containing a detailed analysis of all reports about young people published during the period of a week in the major newspapers and news magazines. Within its limitations, it examines the contents and the style of news reports, having in mind some features of newspaper production, the way these discursive features reveal and constitute a form of controlling youth discursive action and propitiate the reproduction of ageistic knowledge, attitudes and ideologies. <![CDATA[<b>The Council of War as a locus of power</b>: <b>delimiting its authority</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo debruça-se sobre as consultas do Conselho de Guerra durante a Guerra da Restauração (1640-1668), tendo como fio condutor a delimitação da autoridade deste Conselho, uma inovação institucional imposta pela aclamação do rei da Casa de Bragança, mas seguindo o modelo institucional da Casa de Áustria. A demarcação do papel do Conselho de Guerra passou, em primeiro lugar, pela limitação dos seus poderes em relação aos poderes do próprio rei e, ao mesmo tempo, pela criação das fronteiras com o conjunto de outras instâncias de aconselhamento do monarca, nomeadamente o Conselho Ultramarino e o Desembargo do Paço.<hr/>This article examines the consultations of the Council of War (Conselho de Guerra) during the War of Restoration (1640-1668), its central thread being the delimitation of this Council's authority. The Council was an institutional innovation imposed following the acclamation of the house of Bragança king, but which adopted the institutional model of the house of Austria. The demarcation of the Council of War's role involved, first, the limitation of its powers in relation to the king's own powers and, at the same time, the setting of lines of demarcation between it and the monarchy's other consultative bodies, in particular the Overseas Council (Conselho Ultramarino) and the Replevin of the Court (Desembargo do Paço). <![CDATA[<b>Effusion et tourment le récit des corps</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo debruça-se sobre as consultas do Conselho de Guerra durante a Guerra da Restauração (1640-1668), tendo como fio condutor a delimitação da autoridade deste Conselho, uma inovação institucional imposta pela aclamação do rei da Casa de Bragança, mas seguindo o modelo institucional da Casa de Áustria. A demarcação do papel do Conselho de Guerra passou, em primeiro lugar, pela limitação dos seus poderes em relação aos poderes do próprio rei e, ao mesmo tempo, pela criação das fronteiras com o conjunto de outras instâncias de aconselhamento do monarca, nomeadamente o Conselho Ultramarino e o Desembargo do Paço.<hr/>This article examines the consultations of the Council of War (Conselho de Guerra) during the War of Restoration (1640-1668), its central thread being the delimitation of this Council's authority. The Council was an institutional innovation imposed following the acclamation of the house of Bragança king, but which adopted the institutional model of the house of Austria. The demarcation of the Council of War's role involved, first, the limitation of its powers in relation to the king's own powers and, at the same time, the setting of lines of demarcation between it and the monarchy's other consultative bodies, in particular the Overseas Council (Conselho Ultramarino) and the Replevin of the Court (Desembargo do Paço). <![CDATA[<b>Mundo Rural. Transformação e resistência na Península Ibérica (século XX)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo debruça-se sobre as consultas do Conselho de Guerra durante a Guerra da Restauração (1640-1668), tendo como fio condutor a delimitação da autoridade deste Conselho, uma inovação institucional imposta pela aclamação do rei da Casa de Bragança, mas seguindo o modelo institucional da Casa de Áustria. A demarcação do papel do Conselho de Guerra passou, em primeiro lugar, pela limitação dos seus poderes em relação aos poderes do próprio rei e, ao mesmo tempo, pela criação das fronteiras com o conjunto de outras instâncias de aconselhamento do monarca, nomeadamente o Conselho Ultramarino e o Desembargo do Paço.<hr/>This article examines the consultations of the Council of War (Conselho de Guerra) during the War of Restoration (1640-1668), its central thread being the delimitation of this Council's authority. The Council was an institutional innovation imposed following the acclamation of the house of Bragança king, but which adopted the institutional model of the house of Austria. The demarcation of the Council of War's role involved, first, the limitation of its powers in relation to the king's own powers and, at the same time, the setting of lines of demarcation between it and the monarchy's other consultative bodies, in particular the Overseas Council (Conselho Ultramarino) and the Replevin of the Court (Desembargo do Paço). <![CDATA[<b>Terra Calada - Os Tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo debruça-se sobre as consultas do Conselho de Guerra durante a Guerra da Restauração (1640-1668), tendo como fio condutor a delimitação da autoridade deste Conselho, uma inovação institucional imposta pela aclamação do rei da Casa de Bragança, mas seguindo o modelo institucional da Casa de Áustria. A demarcação do papel do Conselho de Guerra passou, em primeiro lugar, pela limitação dos seus poderes em relação aos poderes do próprio rei e, ao mesmo tempo, pela criação das fronteiras com o conjunto de outras instâncias de aconselhamento do monarca, nomeadamente o Conselho Ultramarino e o Desembargo do Paço.<hr/>This article examines the consultations of the Council of War (Conselho de Guerra) during the War of Restoration (1640-1668), its central thread being the delimitation of this Council's authority. The Council was an institutional innovation imposed following the acclamation of the house of Bragança king, but which adopted the institutional model of the house of Austria. The demarcation of the Council of War's role involved, first, the limitation of its powers in relation to the king's own powers and, at the same time, the setting of lines of demarcation between it and the monarchy's other consultative bodies, in particular the Overseas Council (Conselho Ultramarino) and the Replevin of the Court (Desembargo do Paço). <![CDATA[<b>A Cultura em Lisboa. Competitividade e Desenvolvimento Territorial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo debruça-se sobre as consultas do Conselho de Guerra durante a Guerra da Restauração (1640-1668), tendo como fio condutor a delimitação da autoridade deste Conselho, uma inovação institucional imposta pela aclamação do rei da Casa de Bragança, mas seguindo o modelo institucional da Casa de Áustria. A demarcação do papel do Conselho de Guerra passou, em primeiro lugar, pela limitação dos seus poderes em relação aos poderes do próprio rei e, ao mesmo tempo, pela criação das fronteiras com o conjunto de outras instâncias de aconselhamento do monarca, nomeadamente o Conselho Ultramarino e o Desembargo do Paço.<hr/>This article examines the consultations of the Council of War (Conselho de Guerra) during the War of Restoration (1640-1668), its central thread being the delimitation of this Council's authority. The Council was an institutional innovation imposed following the acclamation of the house of Bragança king, but which adopted the institutional model of the house of Austria. The demarcation of the Council of War's role involved, first, the limitation of its powers in relation to the king's own powers and, at the same time, the setting of lines of demarcation between it and the monarchy's other consultative bodies, in particular the Overseas Council (Conselho Ultramarino) and the Replevin of the Court (Desembargo do Paço). <![CDATA[<b>Travesti, a Invenção do Feminino</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo debruça-se sobre as consultas do Conselho de Guerra durante a Guerra da Restauração (1640-1668), tendo como fio condutor a delimitação da autoridade deste Conselho, uma inovação institucional imposta pela aclamação do rei da Casa de Bragança, mas seguindo o modelo institucional da Casa de Áustria. A demarcação do papel do Conselho de Guerra passou, em primeiro lugar, pela limitação dos seus poderes em relação aos poderes do próprio rei e, ao mesmo tempo, pela criação das fronteiras com o conjunto de outras instâncias de aconselhamento do monarca, nomeadamente o Conselho Ultramarino e o Desembargo do Paço.<hr/>This article examines the consultations of the Council of War (Conselho de Guerra) during the War of Restoration (1640-1668), its central thread being the delimitation of this Council's authority. The Council was an institutional innovation imposed following the acclamation of the house of Bragança king, but which adopted the institutional model of the house of Austria. The demarcation of the Council of War's role involved, first, the limitation of its powers in relation to the king's own powers and, at the same time, the setting of lines of demarcation between it and the monarchy's other consultative bodies, in particular the Overseas Council (Conselho Ultramarino) and the Replevin of the Court (Desembargo do Paço).