Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320090003&lang=pt vol. num. 192 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>O seguro social obrigatório em Portugal (1919-1928)</b>: <b>acção e limites de um Estado previdente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a experiência de criação e desenvolvimento do sistema de seguros sociais obrigatórios ao longo da I República, ensaiando uma explicação para as razões do relativo fracasso desta iniciativa. Toma como referência central a actividade da instituição responsável pela concretização deste novo sistema de previdência social, assim como o ambicioso enquadramento legal produzido, destacando o papel do legado mutualista na construção do sistema de seguros sociais da I República. Procura ainda analisar a oposição política movida pelos ideólogos do regime de previdência social da fase inicial do Estado Novo (década de 30) e discutir em que medida se mantiveram os motivos responsáveis pelo reconhecido fracasso da experiência dos seguros obrigatórios.<hr/>At the end of World War I, new legislation on compulsory social insurance was introduced in Portugal. It is commonly accepted that the outcome of this experience of the Portuguese first Republic was weak. Taking into account the ambitious legal framework and the main activities of the institutions in charge of the implementation of the system of social insurance, this article seeks to explain the very foundations of the system put forward by the mutual associations in the last decade of the nineteenth century and first decades of the twentieth century. It is also the aim of this article to discuss the reasons for the opposition raised by the corporatist movement in the 1930s, in the early beginnings of the Estado Novo regime, in order to explain whether the motives for the failure of the creation of an efficient system of social insurance were maintained. <![CDATA[<b>Emigração e desenvolvimento da previdência social em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a política social do final dos anos 60 e inícios dos anos 70. Demonstra que o alargamento da previdência social corresponde a uma tentativa de ajustamento do governo face à emigração que se iniciou no fim da década de 50. Este alargamento resultou também da acção no seio do Estado de uma corrente de altos funcionários inspirados pela doutrina social da Igreja renovada pelo Vaticano II, da inserção de alguns agentes administrativos nas comunidades epistémicas internacionais ligadas às políticas sociais e de uma tentativa de legitimação do poder de Marcelo Caetano.<hr/>This article analyses social policy in the 1960s and early 1970s. It shows that the expansion of the social welfare system was an attempt by the government to adapt to the emigration which began in the late 1950s. Other factors behind the expansion of the system were measures taken within the government by a group of senior officials who were inspired by the new life given to the Church's social doctrines arising from Vatican II, the membership of some administrative officials in international communities of experts on social policy, and the attempt to legitimize the Marcelo Caetano regime. <![CDATA[<b>Os proprietários e o associativismo agrário na Catalunha (1850-1936)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o papel desempenhado pelos proprietários rurais no associativismo agrário da Catalunha (Espanha) entre 1850 e 1936. Até ao século xix, este grupo social ocupara uma posição preeminente, mas, à medida que o processo de industrialização avançava, o seu estatuto económico e social sofreu um retrocesso, deteriorando-se ainda mais depois da crise agrária do final do século. Como reacção, em finais do século xix este grupo protagonizou uma intensa mobilização social e promoveu um novo associativismo agrário de carácter corporativo, ligado ao desenvolvimento do cooperativismo. Mas a existência destas associações interclassistas não conseguiria evitar a conflitualidade crescente e nos anos 30 a classe proprietária reorientou a sua acção colectiva para a defesa patronal.<hr/>The aim of this article is to analyse the role of landowners in agrarian associations in Catalunya (Spain) from 1850 to 1936, when the Spanish Civil War started. Up to the nineteenth century they enjoyed a preeminent social position, but as industrialisation continued to grow their economic and social status declined, especially after the late nineteenth century crisis. Facingthis situation, from the end of the nineteenth century they promoted important efforts for social mobilisation and tried to obtain control of the peasantry through agrarian cooperatives and other associations. Nevertheless, as a consequence of the increasing struggle with the peasantry, landowners changed their strategy, and in the 1930s concentrated their collective action on the defence of property. <![CDATA[<b>Conceitos oitocentistas de cidadania</b>: <b>liberalismo e igualdade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O princípio da igualdade teve, no liberalismo clássico, um significado que podia estar para além da "igualdade perante a lei", contendo também a ideia de uma igualização socioeconómica, educacional e até "civilizacional". Não obstante, o ordenamento jurídico liberal oitocentista, além de ter deixado quase intactas diversas situações de desigualdade herdadas do Antigo Regime (nomeadamente a escravatura), inventou formas novas de exclusão política. Este artigo pretende mostrar como a ideia de progresso, ao permitir antever um sociedade igualitária, ajudou a resolver as tensões geradas pelo binómio igualdade/desigualdade, e analisa a forma como essa promessa de inclusão futura se reflectiu na invenção de categorias jurídicas relacionadas com o estatuto civil e político das pessoas "em transição" para a plena cidadania.<hr/>In classical liberal thought, equalizing principles meant more than just "equality before the law"; they also included the idea of a socio-economic, educational, and even "civilizational" equalization. Nevertheless, the nineteenth century liberal legal order has not only preserved some of the old legal discriminations of the Ancient Regime societies, namely those related to the institution of slavery; it also invented new forms of political exclusion. The aim of this article is to explain how the idea of progress has been important in solving the tensions generated by the binary couple equality/inequality, by allowing the pre-vision of a more egalitarian society in the future. It is also my intention to explain how that promise gave way to the emergence of legal categories related to political and civil personal status, which conformed to the notion that some persons were in transition to full citizenship. <![CDATA[<b>Henry Burnay no contexto das fortunas da Lisboa oitocentista</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo da fortuna e do património de Henry Burnay, a partir do seu inventário post mortem, pretende debater a definição de tipologias nas grandes fortunas de Lisboa da segunda metade de Oitocentos, com especial ênfase para a relação entre negócios do Estado e iniciativa privada e para a diferenciação patrimonial face às distintas estratégias de investimento. A análise do trajecto empresarial deste capitalista e da sua assinalável fortuna, na qual a firma Henry Burnay & C.ª é fundamental, conduzirá à comparação com perfis marcados pela participação nas oportunidades garantidas pelo Estado liberal e pela actividade comercial.<hr/>The study of Henry Burnay's fortune and patrimony, after his post mortem inventory, intends to address the definition of typologies at Lisbon's highest fortunes during the second half of the nineteenth century, with special attention to the relationship between the state's businesses and private initiative and to the patrimonial differentiation set by the distinct investment strategies. The analysis of Henry Burnay's business life and remarkable fortune, on which Henry Burnay & Co. is founded, leads us into the comparison with profiles derived from participation in the opportunities guaranteed by the liberal state and by the commercial activity. <![CDATA[<b>Os usos do luxo</b>: <b>alguns exemplos das cortes portuguesas entre 1480 e 1580</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The article explores the relationship between precious possessions and power strategies of their owners in the context of the reinforcement of the Crown's power between c. 1480 and the end of the Avis-Beja dynasty in 1580. Six figures are analysed from a gender perspective: kings João II, Manuel I, and João III; Beatriz, duchess of Avis, and queens Leonor and Catarina de Áustria. Their choice of precious possessions depended not only on personal circumstances but also varied according to their access to political authority. Whereas women accumulated objects in direct relation with their spirituality (with the exception of queen Catarina), men favoured the possession of religious objects as a strategy in order to reinforce political power and authority.<hr/>O presente artigo explora a relação entre os bens materiais e as estratégias de poder dos seus possuidores no contexto do reforço dos poderes da Coroa entre cerca de 1480 e o fim da dinastia de Avis-Beja em 1580. Analisam-se, segundo uma perspectiva de género, seis figuras da casa real: os reis D. João II, D. Manuel I e D. João III; a duquesa de Beja, D. Beatriz, a rainha D. Leonor, sua filha, e ainda D. Catarina de Áustria. As suas escolhas em matéria de bens de luxo dependiam não apenas de circunstâncias pessoais, mas variavam também consoante o seu acesso à autoridade política. Enquanto as mulheres acumularam objectos em relação directa com a sua espiritualidade (com a excepção provável de D. Catarina), os homens favoreciam a posse de objectos religiosos como uma estratégia de reforço de autoridade e poder político. <![CDATA[<b><i>Hip-hop </i>e<i> graffiti</i></b>: <b>uma abordagem comparativa entre o Rio de Janeiro e São Paulo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere. <![CDATA[<b>A New History of Antropology</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere. <![CDATA[<b>Gilberto Freyre. Social Theory in the Tropics</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere. <![CDATA[<b>La relation médecins-malades</b>: <b>information et mensonge</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere. <![CDATA[<b>Os Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere. <![CDATA[<b>An Introduction to the Sociology of Religion</b>: <b>Classical and Contemporary Perspective</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere. <![CDATA[<b>Media Power in Politics</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere. <![CDATA[<b>Os proprietários Florestais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732009000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma abordagem comparativa sobre as lutas pelo reconhecimento através da cultura hip-hop e particularmente do movimento graffiti no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostra-se a tensão entre a busca da inclusão social, a crítica das relações sociais segregadoras e o entusiasmo pela visibilidade oferecida pelo mercado. Destacam-se as formas pelas quais as subculturas constroem uma ordem de reconhecimento e como são apropriadas e interpretadas no espaço público.<hr/>This paper proposes a comparative analysis of the struggles for recognition through the hip-hop and graffiti cultures in Rio de Janeiro and São Paulo. It focuses on the tensions created by the search for social inclusion, the criticism toward segregationist social relationships and the appeal of market-driven visibility. It also analyzes how subcultures construct an order of recognition and how they are appropriated and interpreted in the public sphere.