Scielo RSS <![CDATA[Análise Social]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0003-257320100002&lang=es vol. num. 195 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Portugal and Spain in the EU</b>: <b>paths of economic divergence (2000-2007)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper examines the integration experiences of Portugal and Spain in the European Union in order to study how it has affected their economic structures and economic performance. It analyzes the relationship between regional integration, economic growth, and economic reforms, draws some lessons based on their EU integration experience, and looks at the impact of European Monetary Union (EMU) integration in the Portuguese and Spanish economies. While the overall benefits of EU/EMU membership are undeniable in both countries, their economic performance diverged starting in 2000. In particular, the paper will examine the reasons for this divergence during the 2000-2007 period. The examination of these cases will show that the process of economic reforms has to be a domestic process led by domestic actors willing to carry them out.<hr/>Este artigo analisa as experiências de integração de Portugal e de Espanha na União Europeia, estudando as suas consequências ao nível das estruturas e do desempenho económico dos dois países. Examina a relação entre a integração regional, o crescimento económico e as reformas económicas, retira conclusões baseadas nas suas experiências de integração e observa o impacto da união monetária europeia (UME) sobre as economias portuguesa e espanhola. Apesar de os benefícios gerais da integração serem inegáveis para ambos os países, os seus desempenhos económicos revelam divergências desde o ano 2000. Este artigo discute, em particular, as causas desta divergência durante o período de 2000-2007 e procura mostrar que as reformas económicas devem ser empreendidas a um nível nacional por actores empenhados na sua prossecução. <![CDATA[<b>Youth attitudes toward difference and diversity</b>: <b>a cross-national analysis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper analyses youth attitudes toward difference and cultural diversity. Firstly, we analyse data from 65 countries showing that youths are more tolerant than older people toward both stigmatised groups and groups perceived as racially or ethnically different. Findings also show that political conservatism is a very stable predictor of intolerance to difference. Secondly, we study the appraisals of cultural diversity in 21 European countries, showing that youths express greater openness to cultural diversity than older people. In this new study, while values of conservation correlate negatively with openness to cultural diversity, values of self-transcendence correlate positively.<hr/>Analisam-se as atitudes dos jovens perante a diferença e a diversidade cultural. Examinam-se dados de 65 países, mostrando-se que os jovens são mais tolerantes relativamente a grupos estigmatizados e a grupos percebidos como diferentes a nível étnico ou racial. Os resultados também mostram que o conservadorismo político é um preditor estável da intolerância à diferença. Seguidamente, estudam-se as avaliações da diversidade cultural em 21 países europeus, mostrando-se que os jovens são mais abertos à diversidade cultural. Enquanto os valores de conservação se correlacionam negativamente com a abertura à diversidade cultural, os valores de autotranscendência correlacionam-se positivamente. <![CDATA[<b>Philanthropy without borders</b>: <b>Calouste Gulbenkian’s founding vision for the Gulbenkian Foundation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Established on his death in 1955, the Armenian oil magnate Calouste Sarkis Gulbenkian’s eponymous foundation enjoys a high profile in the cultural life of Lisbon and Portugal as a whole. Gulbenkian’s correspondence as well as that which passed among Cyril Radcliffe, José de Azeredo Perdigão, and others involved in helping plan and then establish the Calouste Gulbenkian Foundation indicates that the parameters of the latter’s activities were much fought over in its early years. The course set by the Foundation under Salazar’s dictatorship does not reflect the benefactor’s original intentions, which anticipated more recent models of charitable giving in their scope and dynamism.<hr/>Estabelecida em 1955, por ocasião da sua morte, a fundação do magnata arménio do petróleo Calouste Sarkis Gulbenkian possui um papel destacado na vida cultural de Lisboa e do resto de Portugal. A correspondência de Gulbenkian e a que foi trocada entre Cyril Radcliffe, José de Azeredo Perdigão e as restantes personalidades envolvidas no planeamento e posterior estabelecimento da Fundação Calouste Gulbenkian revelam que as actividades a desenvolver pela instituição foram objecto de aceso debate durante os seus anos iniciais. O rumo tomado pela Fundação durante a ditadura de Salazar não reflecte as intenções originais do benfeitor, que antecipavam modelos mais recentes de beneficência no que diz respeito ao seu âmbito e dinamismo. <![CDATA[<b>From the sodomite to the lesbian</b>: <b>gender in the representations of female homo-eroticism</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de uma análise dos discursos jurídicos e clínicos produzidos em Portugal acerca do homo-erotismo feminino na transição do século xix para o século xx, pretende-se dar conta do modo como este começou por ser definido em estreita articulação com o género, desembocando numa representação da lésbica enquanto mulher máscula. À semelhança de outras sociedades europeias, também em Portugal a estabilização dos sistemas classificatórios propostos pela então emergente sexologia foi acompanhada por dificuldades em traçar claramente as fronteiras entre as novas categorias sexuais e as apropriações externas ao seu campo de produção, impedindo uma leitura linear dos seus conteúdos.<hr/>Based on an analysis of the juridical and clinical discourses about female homo-eroticism produced in Portugal during the transition from the 19th to the 20th century, this article highlights the way it began to be closely aligned with gender, leading to a representation of the lesbian as a mannish woman. As in other European societies, in Portugal the crystallization of classification systems emerging along with sexology struggled to clearly define the boundaries between the new sexual categories and their use by others outside the scope of their origin, clouding a clear reading of their contents. <![CDATA[<b>Ibero-American boundaries in the work of Sergio Buarque de Holanda</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto aborda quatro sentidos da noção de fronteira construídos a partir da obra de Sérgio Buarque de Holanda: a concepção de “zona híbrida” ou “território-ponte” na compreensão da singularidade ibérica; as fronteiras enquanto marcos de diferenças entre as colonizações portuguesa e castelhana; as frentes de expansão ou fronteiras em movimento no processo de colonização; a fronteira como transição, travessia da singularidade ibérica para um mundo moderno e urbanizado.<hr/>This article discuss four senses of the frontier/border, extending the work of Sergio Buarque de Holanda: the “hybrid zone” conception or “territory-bridge” in the understanding of Iberian singularity; frontier/border as division marker between Portuguese and Hispanic colonization; the fronts of expansion or frontiers in movement in the process of colonization; and last, the boundary as a transition, going from the Iberian singularity to a modern and urban world. <![CDATA[<b>Confucianism and china</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O confucianismo desponta hoje na China em termos intelectuais, sendo também adoptado pelo governo chinês como elemento de legitimação. Os trabalhos de Daniel Bell permitem uma visão mais próxima das potencialidades e limites desse “novo confucianismo”, que deve ser contudo inserido dentro do processo mais geral da cultura chinesa contemporânea e dos desenvolvimentos da modernidade como uma civilização global.<hr/>Confucianism is returning to the fore in China today in intellectual terms, and has been adopted by the Chinese government as an element of legitimization. The works of Daniel Bell allow for a closer view of the potentialities and limits of this “new confucianism”, which must, however, be placed into the more general process of contemporary Chinese culture, and of the developments of modernity as a global civilization. <![CDATA[<b>Associative dynamics in the informal economy</b>: <b>urban transportation in Angola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora alguns dos processos de organização e representação dos transportes urbanos de passageiros em Angola. Focando-se em duas cidades angolanas, Luanda e Huambo, o texto analisa dois processos organizacionais distintos. Por um lado, a iniciativa governamental para regular os mototáxis na cidade do Huambo, que conduziu à criação da Associação de Motoqueiros de Angola (AMOTRANG), e, por outro, a difusão, em Luanda, de associações de natureza informal, as staffs, vocacionadas para a protecção profissional e social. O artigo apresenta ainda informação sobre o aparecimento e crescimento dos transportes urbanos semioficiais e informais em ambas as cidades.<hr/>This article explores some of organizational and representative processes currently seen in urban transportation in two Angolan cities, Luanda and Huambo. It describes two distinct organizational models: governmental intervention seeking to regulate the moto-taxis in Huambo, which has led to the creation of the Association of Moto-taxi Operators of Angola (AMOTRANG), and the spontaneous appearance and growth, in Luanda’s minibus segment, of informal associations, called “staffs”, whose goal is the professional and social protection of its members. The article also presents information regarding the appearance and growth of semi-official and informal urban transportation in each city. <![CDATA[<b>The Politics of Life Itself: Biomedicine, Power, and Subjectivity in the Twenty-First Century</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora alguns dos processos de organização e representação dos transportes urbanos de passageiros em Angola. Focando-se em duas cidades angolanas, Luanda e Huambo, o texto analisa dois processos organizacionais distintos. Por um lado, a iniciativa governamental para regular os mototáxis na cidade do Huambo, que conduziu à criação da Associação de Motoqueiros de Angola (AMOTRANG), e, por outro, a difusão, em Luanda, de associações de natureza informal, as staffs, vocacionadas para a protecção profissional e social. O artigo apresenta ainda informação sobre o aparecimento e crescimento dos transportes urbanos semioficiais e informais em ambas as cidades.<hr/>This article explores some of organizational and representative processes currently seen in urban transportation in two Angolan cities, Luanda and Huambo. It describes two distinct organizational models: governmental intervention seeking to regulate the moto-taxis in Huambo, which has led to the creation of the Association of Moto-taxi Operators of Angola (AMOTRANG), and the spontaneous appearance and growth, in Luanda’s minibus segment, of informal associations, called “staffs”, whose goal is the professional and social protection of its members. The article also presents information regarding the appearance and growth of semi-official and informal urban transportation in each city. <![CDATA[<b>The Handbook of Science and Technology Studies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora alguns dos processos de organização e representação dos transportes urbanos de passageiros em Angola. Focando-se em duas cidades angolanas, Luanda e Huambo, o texto analisa dois processos organizacionais distintos. Por um lado, a iniciativa governamental para regular os mototáxis na cidade do Huambo, que conduziu à criação da Associação de Motoqueiros de Angola (AMOTRANG), e, por outro, a difusão, em Luanda, de associações de natureza informal, as staffs, vocacionadas para a protecção profissional e social. O artigo apresenta ainda informação sobre o aparecimento e crescimento dos transportes urbanos semioficiais e informais em ambas as cidades.<hr/>This article explores some of organizational and representative processes currently seen in urban transportation in two Angolan cities, Luanda and Huambo. It describes two distinct organizational models: governmental intervention seeking to regulate the moto-taxis in Huambo, which has led to the creation of the Association of Moto-taxi Operators of Angola (AMOTRANG), and the spontaneous appearance and growth, in Luanda’s minibus segment, of informal associations, called “staffs”, whose goal is the professional and social protection of its members. The article also presents information regarding the appearance and growth of semi-official and informal urban transportation in each city. <![CDATA[<b>Representação Política Textos Clássicos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora alguns dos processos de organização e representação dos transportes urbanos de passageiros em Angola. Focando-se em duas cidades angolanas, Luanda e Huambo, o texto analisa dois processos organizacionais distintos. Por um lado, a iniciativa governamental para regular os mototáxis na cidade do Huambo, que conduziu à criação da Associação de Motoqueiros de Angola (AMOTRANG), e, por outro, a difusão, em Luanda, de associações de natureza informal, as staffs, vocacionadas para a protecção profissional e social. O artigo apresenta ainda informação sobre o aparecimento e crescimento dos transportes urbanos semioficiais e informais em ambas as cidades.<hr/>This article explores some of organizational and representative processes currently seen in urban transportation in two Angolan cities, Luanda and Huambo. It describes two distinct organizational models: governmental intervention seeking to regulate the moto-taxis in Huambo, which has led to the creation of the Association of Moto-taxi Operators of Angola (AMOTRANG), and the spontaneous appearance and growth, in Luanda’s minibus segment, of informal associations, called “staffs”, whose goal is the professional and social protection of its members. The article also presents information regarding the appearance and growth of semi-official and informal urban transportation in each city. <![CDATA[<b>Images de la mondialisation. Construction sociale d’une representation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora alguns dos processos de organização e representação dos transportes urbanos de passageiros em Angola. Focando-se em duas cidades angolanas, Luanda e Huambo, o texto analisa dois processos organizacionais distintos. Por um lado, a iniciativa governamental para regular os mototáxis na cidade do Huambo, que conduziu à criação da Associação de Motoqueiros de Angola (AMOTRANG), e, por outro, a difusão, em Luanda, de associações de natureza informal, as staffs, vocacionadas para a protecção profissional e social. O artigo apresenta ainda informação sobre o aparecimento e crescimento dos transportes urbanos semioficiais e informais em ambas as cidades.<hr/>This article explores some of organizational and representative processes currently seen in urban transportation in two Angolan cities, Luanda and Huambo. It describes two distinct organizational models: governmental intervention seeking to regulate the moto-taxis in Huambo, which has led to the creation of the Association of Moto-taxi Operators of Angola (AMOTRANG), and the spontaneous appearance and growth, in Luanda’s minibus segment, of informal associations, called “staffs”, whose goal is the professional and social protection of its members. The article also presents information regarding the appearance and growth of semi-official and informal urban transportation in each city. <![CDATA[<b>Handbook of Youth and Young Adulthood. New Perspectives and Agendas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora alguns dos processos de organização e representação dos transportes urbanos de passageiros em Angola. Focando-se em duas cidades angolanas, Luanda e Huambo, o texto analisa dois processos organizacionais distintos. Por um lado, a iniciativa governamental para regular os mototáxis na cidade do Huambo, que conduziu à criação da Associação de Motoqueiros de Angola (AMOTRANG), e, por outro, a difusão, em Luanda, de associações de natureza informal, as staffs, vocacionadas para a protecção profissional e social. O artigo apresenta ainda informação sobre o aparecimento e crescimento dos transportes urbanos semioficiais e informais em ambas as cidades.<hr/>This article explores some of organizational and representative processes currently seen in urban transportation in two Angolan cities, Luanda and Huambo. It describes two distinct organizational models: governmental intervention seeking to regulate the moto-taxis in Huambo, which has led to the creation of the Association of Moto-taxi Operators of Angola (AMOTRANG), and the spontaneous appearance and growth, in Luanda’s minibus segment, of informal associations, called “staffs”, whose goal is the professional and social protection of its members. The article also presents information regarding the appearance and growth of semi-official and informal urban transportation in each city. <![CDATA[<b>Trânsitos coloniais. Diálogos críticos luso-brasileiros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732010000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo explora alguns dos processos de organização e representação dos transportes urbanos de passageiros em Angola. Focando-se em duas cidades angolanas, Luanda e Huambo, o texto analisa dois processos organizacionais distintos. Por um lado, a iniciativa governamental para regular os mototáxis na cidade do Huambo, que conduziu à criação da Associação de Motoqueiros de Angola (AMOTRANG), e, por outro, a difusão, em Luanda, de associações de natureza informal, as staffs, vocacionadas para a protecção profissional e social. O artigo apresenta ainda informação sobre o aparecimento e crescimento dos transportes urbanos semioficiais e informais em ambas as cidades.<hr/>This article explores some of organizational and representative processes currently seen in urban transportation in two Angolan cities, Luanda and Huambo. It describes two distinct organizational models: governmental intervention seeking to regulate the moto-taxis in Huambo, which has led to the creation of the Association of Moto-taxi Operators of Angola (AMOTRANG), and the spontaneous appearance and growth, in Luanda’s minibus segment, of informal associations, called “staffs”, whose goal is the professional and social protection of its members. The article also presents information regarding the appearance and growth of semi-official and informal urban transportation in each city.